Questões juridicas

1
Adoção Independente da orientação sexual das pessoas interessadas na adoção é importante analisar as famílias que se oferecem as crianças, quais são os aspectos a serem enfocados nas famílias candidatas? As motivações de cada família (explícitas e implícitas); A estabilidade e a estrutura psíquica e emocional de cada um dos seus integrantes; Experiências familiares e de vida; Crenças e expectativas com relação ao filho a ser adotado; Compreensão dos aspectos relacionados à adoção e à história anterior do adotado. Para a psicanálise é possível afirmar que todos nós somos adotados, a partir de uma “adoção simbólica”, ou seja, seres humanos se tornam pai, mãe e filho no dia-a-dia de sua existência. Assim, não haveria diferenças com relação aquelas realizadas por casais homoafetivos. Explique. O que importa é garantir a estabilidade da criança a ser adotada, proporcionando-lhe não apenas uma “casa” ou a “sobrevivência pela satisfação de suas necessidades”, mas o que chamamos comumente de “um lar” e “uma vida”. No âmbito da Psicanálise, essas orientações e esses procedimentos sequer se diferenciariam daqueles que se espera da família em geral. Direitos Humanos

description

Questões juridicas

Transcript of Questões juridicas

Page 1: Questões juridicas

Adoção

Independente da orientação sexual das pessoas interessadas na adoção é importante analisar as famílias que se oferecem as crianças, quais são os aspectos a serem enfocados nas famílias candidatas?

As motivações de cada família (explícitas e implícitas);

A estabilidade e a estrutura psíquica e emocional de cada um dos seus integrantes;

Experiências familiares e de vida;

Crenças e expectativas com relação ao filho a ser adotado;

Compreensão dos aspectos relacionados à adoção e à história anterior do adotado.

Para a psicanálise é possível afirmar que todos nós somos adotados, a partir de uma “adoção simbólica”, ou seja, seres humanos se tornam pai, mãe e filho no dia-a-dia de sua existência. Assim, não haveria diferenças com relação aquelas realizadas por casais homoafetivos. Explique.

O que importa é garantir a estabilidade da criança a ser adotada, proporcionando-lhe não apenas uma “casa” ou a “sobrevivência pela satisfação de suas necessidades”, mas o que chamamos comumente de “um lar” e “uma vida”. No âmbito da Psicanálise, essas orientações e esses procedimentos sequer se diferenciariam daqueles que se espera da família em geral.

Direitos Humanos