RECRUTAMENTO

2
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO O recrutamento é um método em que as empresas utilizam quando tem a necessidade de ocupar algum cargo. Mas antes de começar o recrutamento cabe as empresas saber os requisitos necessários para que tenha um reconhecimento eficaz do cargo. Segundo Chivenato ( 1994, p53) para ser eficaz o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos e suprir a seleção de pessoal de matéria-prima básica (candidatos) . Existem vários tipos de recrutamento, o interno quando a uma vaga disponível na empresa e ela é preenchida por um dos seus funcionários ou seja, uma promoção. A vantagem é que o custo e menor em relação ao recrutamento externo e motiva os funcionários, mas em contrapartida pode causar a desmotivação dos não aproveitados e falta de novas ideias e experiências na empresa. O recrutamento externo é com pessoas fora da empresa , utilizando de anúncios de jornais, internet agencias especializadas e etc. A vantagem desse tipo de recrutamento é que com novos empregados vem novas ideias, novas experiências, hábitos costumes valores, assim otimizando a produção da empresa. Porem o custo é maior, devido aos gastos para execução do processo, como contratação de agências os anúncios em meios de comunicação e entre outros, além de também do tempo gasto de adaptação do novo empregado. Além desses dois tipos de recrutamento existe o recrutamento misto que é quando a empresa escolhe por desenvolver o interno e o externo, esse tipo de recrutamento é o mais comum entre as empresas. Após a fase de recrutamento, existe a seleção do candidato. É de muita importância saber selecionar o candidato certo para determinado cargo, porque as habilidades, conhecimentos e as atitudes dos funcionários são uma das principais coisas para um desenvolvimento de uma organização. Existe vários métodos de seleção como por

Transcript of RECRUTAMENTO

Page 1: RECRUTAMENTO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

O recrutamento é um método em que as empresas utilizam quando tem a necessidade de ocupar algum cargo. Mas antes de começar o recrutamento cabe as empresas saber os requisitos necessários para que tenha um reconhecimento eficaz do cargo. Segundo Chivenato ( 1994, p53) para ser eficaz o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos e suprir a seleção de pessoal de matéria-prima básica (candidatos) .

Existem vários tipos de recrutamento, o interno quando a uma vaga disponível na empresa e ela é preenchida por um dos seus funcionários ou seja, uma promoção. A vantagem é que o custo e menor em relação ao recrutamento externo e motiva os funcionários, mas em contrapartida pode causar a desmotivação dos não aproveitados e falta de novas ideias e experiências na empresa. O recrutamento externo é com pessoas fora da empresa , utilizando de anúncios de jornais, internet agencias especializadas e etc. A vantagem desse tipo de recrutamento é que com novos empregados vem novas ideias, novas experiências, hábitos costumes valores, assim otimizando a produção da empresa. Porem o custo é maior, devido aos gastos para execução do processo, como contratação de agências os anúncios em meios de comunicação e entre outros, além de também do tempo gasto de adaptação do novo empregado. Além desses dois tipos de recrutamento existe o recrutamento misto que é quando a empresa escolhe por desenvolver o interno e o externo, esse tipo de recrutamento é o mais comum entre as empresas.

Após a fase de recrutamento, existe a seleção do candidato. É de muita importância saber selecionar o candidato certo para determinado cargo, porque as habilidades, conhecimentos e as atitudes dos funcionários são uma das principais coisas para um desenvolvimento de uma organização. Existe vários métodos de seleção como por exemplo entrevistas, currículos, testes vocacionais além do teste medico que é obrigatório toda empresa fazer.

De acordo com a CLT, art. 373, I, II e V, e o art. 1° da lei n° 9.029/1995, as empresas não podem selecionar candidatos com critérios discriminativos, tais como: idade, sexo, cor, boa aparência e etc.

A Pizzaria Florença escolheu por optar pelo recrutamento misto. Pois supri as desvantagens do interno e externo e além de ser melhor para o nosso negocio os candidatos (internos ou externos) possuem as mesmas oportunidades. E anunciaremos vagas através de agências de contratação, pois tende a oferecer candidatos qualificados. Depois que a agencia nos recomendar alguns candidatos iremos, fazer testes vocacionais, entrevistas para assim escolher o mais qualificado.