Recuperação de fisica

5
Recuperação de Física acional 03 s Gustavo (34); Jhonatan da Hora (20); Bárbara (04); Bruna (06); Matheus Bar a (33). º B

Transcript of Recuperação de fisica

Page 1: Recuperação de fisica

Recuperação de Física

Centro Educacional 03Alunos: Matheus Gustavo (34); Jhonatan da Hora (20); Bárbara (04); Bruna (06); Matheus Barros (32);Matheus Batista (33).Série/Turma: 1º B

Page 2: Recuperação de fisica

Vetores» CONCEITO «

Um vetor é um segmento de reta orientado utilizado para definir uma grandeza vetorialque é uma grandeza que além do módulo, é determinado por uma direção e sentido.

» MÓDULOÉ o tamanho do vetor ou o valor da grandeza que ele representa.

» DIREÇÃOCorresponde à posição ocupada pela reta suporte do vetor.

» SENTIDOÉ a posição da seta do vetor, para onde ele aponta.

Ex.: Exemplo de vetores: a figura representa um cruzamento de ruas, tal que você, situado em O, pode realizar os deslocamentos indicados pelos vetores d1, d2, d3, e d4. Diferenciando estes vetores segundo suas características, tem-se que:

Os vetores d1 e d3 têm a mesma direção, mesmo módulo, e sentidos opostos. Os vetores d2 e d4 têm a mesma direção, módulos diferentes e sentidos opostos. Os vetores d1 e d2 têm o mesmo módulo, direções e sentidos diferentes. Os vetores d3 e d4 têm módulos, direções e sentidos diferentes.

Page 3: Recuperação de fisica

Lancamento horizontal» CONCEITO «

A partir de um ponto situado a uma altura h, acima do solo, o móvel é lançado horizontalmente e percorre uma trajetória parabólica, que pode ser construída utilizando-se a composição de dois movimentos independentes: 

a) Movimento horizontal – Nesse movimento, o corpo percorre espaços iguais (designados por L, na figura) em tempos iguais: movimento uniforme (velocidade constante).

Importante: para corpos lançados da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo, independente das massas dos corpos e de suas velocidades horizontais de lançamento (desprezando-se os efeitos do ar). Aplicação 01. Uma bolinha rola por toda a extensão de uma mesa horizontal de 5m de altura e a abandona com uma velocidade horizontal de 12m/s. Calcule o tempo de queda e a distância do pé da mesa ao ponto onde cairá a bolinha (g = 10m/s2). Solução: Calculemos, inicialmente, o tempo de queda, considerando apenas o movimento vertical (queda livre – MUV acelerado): 

Considerando agora o movimento horizontal (uniforme), teremos: 

(o corpo cairá a 12m do pé da mesa). 

É importante lembrarmos que o tempo de queda não irá depender da velocidade horizontal de lançamento.

Page 4: Recuperação de fisica

Movimento circular» MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME (MCU) «

1. A trajetória é uma circunferência. 2. A velocidade vetorial é constante em módulo e variável em direção e sentido. 3. A aceleração tangencial é nula. 4. A aceleração centrípeta é constante em módulo e variável em direção e sentido. 

Funções horárias escalar e angular (de fase):  A função horária do espaço, para um MCU de raio 2m, é S = 5 + 4 t (SI).

Determine:

a) A função horária de fase.  

b) As velocidades escalar e angular do movimento. Das funções horárias do espaço e da fase, respectivamente, retiramos:   

c) As acelerações tangencial e centrípeta para esse movimento.   

Page 5: Recuperação de fisica

Movimento circular» MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORMEMENTE VARIADO (MCUV) «

1. A trajetória é uma circunferência. 2. A velocidade vetorial é variável em módulo, direção e sentido. 3. A aceleração tangencial é constante em módulo, mas é variável em direção e sentido. 4. A aceleração centrípeta é variável em módulo, direção e sentido. 

Movimento uniformemente retardado: Movimento uniformemente acelerado: