Relatório 2008/2010

53
1

Transcript of Relatório 2008/2010

Page 1: Relatório 2008/2010

1

Page 2: Relatório 2008/2010

Ministério da EducaçãoGabinete do Ministro

Secretaria Executiva Adjunta

PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃORELATÓRIO DE ATIVIDADES

2008/2010

INTRODUÇÃO

Famílias de alunos de escolas públicas em mais de 1500 municípios brasileiros foram alcançadas pelas ações da Mobilização Social pela Educação e tomaram conhecimento sobre a importância do envolvimento dos pais na formação escolar dos filhos e sobre os reflexos desse comportamento para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Esta conquista resulta do trabalho realizado, de maio de 2008 a dezembro de 2010, por mais de 6 mil voluntários cadastrados no Banco de Dados do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE). Esse Banco de Dados é o sistema do Ministério da Educação (MEC) de registro de informações sobre a inscrição desses voluntários e a inserção ou participação de indivíduos e grupos nas ações de Mobilização.

No cumprimento das ações previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e como um de seus pilares, o Plano de Mobilização de Mobilização Social pela Educação, lançado em maio de 2008, também conquistou a parceria e a colaboração de gestores públicos, empresários, lideranças sociais e religiosas e representantes de diversos segmentos sociais organizados.

Esses atores atenderam de maneira solícita ao chamado do MEC para a soma de esforços no sentido de sensibilizar a sociedade e, em especial, as famílias, para a internalização da educação como valor. A viabilização dessas adesões ao PMSE decorre da identificação, por parte da equipe do MEC, de potenciais mobilizadores e do convite a esses atores para o envolvimento no programa e para a promoção da Mobilização em suas redes locais de relacionamento.

A ampliação das ações do PMSE decorre, ainda, da realização de reuniões e da participação da equipe do MEC em eventos e encontros com gestores, representantes de empresas, segmentos sociais organizados, igrejas e órgãos públicos, atividades estas cujas abordagens permearam a Mobilização Social pela Educação.

Essas atividades contaram com expressiva participação da sociedade local nas capitais e em municípios do interior. Nesse contexto, foram promovidas 50 Oficinas de Formação de Mobilizadores, das quais participaram cerca de 2600 voluntários.

Depois de capacitados, esses agentes passaram a atuar de maneira intensa como mobilizadores e multiplicadores na sensibilização de comunidades e

2

Page 3: Relatório 2008/2010

famílias em relação à importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Ao incentivar essa participação, os mobilizadores têm se defrontado com a necessidade de conscientizar os profissionais da escola – professores, coordenadores, diretores e demais funcionários – sobre a importância de aceitar e criar condições que facilitem a interação escola-família. Qualquer que seja a frente trabalhada, a ênfase tem sido dada aos ganhos mútuos dessa parceria.

O Plano de Mobilização Social pela Educação ganhou força, também, por meio da iniciativa de secretarias municipais de educação e organizações não governamentais (ONG) que custearam a impressão de exemplares da cartilha da Mobilização, em suas duas versões. As secretarias também foram responsáveis pela organização de oficinas de formação e eventos de lançamento do PMSE que contaram com a participação de gestores de cidades adjacentes, além da formação de Comitês de Mobilização em diversas localidades.

Outro destaque de 2010 foi a participação, nos eventos da Mobilização, de autoridades como juizes, promotores e vereadores. Prefeitos também têm valorizado a inserção da Mobilização Social pela Educação em suas cidades. Se, em 2009, tais eventos foram prestigiados pelos prefeitos de Belo Horizonte (MG) e Canoas (RS), em 2010, por sua vez, mais de 20 chefes do executivo municipal marcaram presença nos lançamentos do Plano de Mobilização em cidades como Bagé (RS), São Bernardo do Campo (SP), Bataguassu (MS), Periquito (MG), com a presença de outros três prefeitos de cidades adjacentes, São Gonçalo do Pará (MG), Resende (RJ), Belo Oriente (MG), Conceição da Barra (ES), Teixeira de Freitas (BA), Nova Viçosa (BA), Pindamonhangaba (SP) e Cidade Ocidental (GO).

3

Page 4: Relatório 2008/2010

LÓGICA DA MOBILIZAÇÃO O aprendizado acumulado durante a implementação do Plano de Mobilização Social pela Educação e o referencial teórico nacional e internacional sobre interação família-escola levaram à definição da lógica da mobilização. A pesquisa elaborada pela Unesco e o Ministério da Educação, Programa de interação escolas-famílias, julho de 2009, foi destaque entre as referências.

Assim, se o propósito imediato é garantir o direito de aprender, os esforços não poderiam ser concentrados apenas nas escolas e nas famílias. A criação de condições para que esse propósito se concretize depende da articulação de uma rede de proteção social à criança e ao adolescente que assegure outros direitos ao público dessas faixas etárias e a seus familiares. Desse modo, se a proteção integral das crianças e dos adolescentes extrapola as funções escolares, ela deve ser articulada por meio de ações que integrem as políticas públicas intersetoriais, sendo o sistema de educação, por meio das escolas, parte indispensável dessa rede de proteção. Da mesma forma, a proteção social a crianças e jovens deve envolver, ainda, conselhos tutelares, promotorias da infância e juventude e órgãos de apoio como secretarias de estado e municípios de Assistência Social, Saúde e Trabalho e Emprego.

Essa lógica está expressa na figura a seguir, sendo:• Objetivo da mobilização: garantir a todos e a cada um dos brasileiros o direito de

aprender.• Foco da mobilização: escolas e conselhos escolares; famílias; órgãos e entidades de

proteção à criança e ao adolescente.• Mobilizadores: entidades, lideranças e voluntários de diversos segmentos sociais.

Direito de Aprender

FamíliaEscola

Órgãos de proteção das famílias

Instituições religiosas Institutos de

responsabilidade social Empresas

Lideranças comunitáriasLideranças sociais

Entidades de representaçãoPoder Legislativo

Semed/Seduc

Lógica da Mobilização Social pela Educação

Objetivo

Mobilizadores

Foco de atuação

As ações de suporte à mobilização, como a prospecção de novos interessados e a abertura de novas frentes, estão orientadas para seguir a lógica anteriormente exposta.

4

Page 5: Relatório 2008/2010

INSTRUMENTOS DA MOBILIZAÇÃO

1. Plano de Mobilização2. Manual de capacitação para mobilizadores3. Oficinas de Formação de mobilizadores4. Encontros de lideranças da Mobilização5. Cartilhas da Mobilização

1. Plano de Mobilização - Propostas de atuação elaboradas a partir das 28 diretrizes do Plano de Metas do PDE. A Estratégia de Ação apresenta três pontos fundamentais: Diretrizes, Atividades e Sugestões de Implementação. A partir dessa orientação, os mobilizadores definem seu próprio Plano de Ação, com previsão de itens como: formação de novos mobilizadores, público a ser mobilizado, oportunidades de onde e quando desenvolver as atividades, recursos necessários, metas e prazos. Informações detalhadas sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação podem ser acessadas nos seguintes endereços:

http://familiaeducadora.blogspot.comehttp://familiaeducadora.blogspot.com/p/materiais-para-mobilizacao.html

2. Manual de capacitação para mobilizadores - Informações básicas sobre a educação brasileira e os principais programas de apoio aos sistemas de ensino e às escolas. Apresenta o Plano de Mobilização e as estratégias para a atuação do mobilizador. É dirigido a lideranças com potencial para expandir as ações do Plano. O manual pode ser acessado no seguinte endereço:

http://familiaeducadora.blogspot.com/p/materiais-para-mobilizacao.html

3. Oficinas de Formação de mobilizadores – Eventos de formação que tomam como base o mesmo conteúdo do Manual de Capacitação. Nesses encontros, são oferecidas orientações para o trabalho em grupo e a elaboração de planos específicos de ações. São discutidos, ainda, os resultados de ações implementadas e as formas de ampliar as adesões nas comunidades dos mobilizadores. Os participantes devem ter tido experiência prévia com o projeto e estar dispostos a atuar como mobilizadores e multiplicadores.

Estrutura Básica da formação oferecida na oficina:

• Abertura• Dados da educação no Brasil• Por que mobilizar• Importância do envolvimento familiar na educação dos filhos• Importância do envolvimento da comunidade • Desafios para a interação família-escola• O Plano de Mobilização Social pela Educação

Lógica e objetivos• Panorama da educação no Brasil

Organização da educação no Brasil Transformando a situação: principais programas

• Sistemas de informação (Portal do MEC, do INEP, do FNDE)

5

Page 6: Relatório 2008/2010

• Oficina de mobilização social – elaboração, pelos participantes, de Planos específicos de mobilização direcionados aos públicos com os quais interagem.

Trabalho interativo Conclusões

4. Encontro de lideranças da Mobilização – Reúne, a cada semestre, as principais lideranças - cerca de 200 agentes, incluindo secretários de educação -, responsáveis pela mobilização em diversas localidades do País. Durante esses encontros são compartilhados relatos e experiências, balanços das atividades e projeções de ações.

CONAE

Nos dias 27 e 28 de março de 2010, foi realizado o primeiro Encontro de Lideranças do ano, em Brasília. A atividade reuniu cerca de 50 participantes, representando 16 estados. Na seqüência, as lideranças participaram, como observadores, da Conferência Nacional de Educação (CONAE) - evento realizado de 28 de março a 1º de abril, também na capital federal. Durante a CONAE, as lideranças também movimentaram o stand da Mobilização, onde divulgaram o tema aos visitantes e conferencistas. Apresentaram, ainda, suas experiências, em duas mesas de interesse, relatando práticas sobre: a) a mobilização das famílias para participar da vida escolar dos filhos e b) a interação escola-família, exposta por secretarias municipais de educação parceiras do Plano de Mobilização.

5. Cartilhas da Mobilização

Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos

Escrita em linguagem simples, é o principal instrumento pedagógico de sensibilização e orientação das famílias e comunidades sobre a importância do acompanhamento, por parte dos pais, na educação de seus filhos. No biênio 2008/2009, foram disponibilizados pelo MEC, como subsídio ao trabalho dos mobilizadores, 2,65 milhões de exemplares. Os parceiros custearam, ainda, a impressão de mais 780 mil exemplares. A versão digital também esteve disponível no site da Mobilização e no Blog da Mobilização até junho de 2010.

- Instituto Votorantin: imprimiu e distribuiu 60 mil cartilhas para seus colaboradores.- Natura: imprimiu 120 mil cartilhas para distribuição às famílias dos alunos do Ensino Fundamental das redes municipais de 25 cidades da Chapada Diamantina. - Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso: imprimiu 500 mil cartilhas para distribuição às famílias da rede de ensino.

6

Page 7: Relatório 2008/2010

- As secretarias municipais de educação parceiras da Mobilização imprimiram cerca de 150 mil exemplares da cartilha para distribuição às comunidades de suas redes de ensino. Para isso, encaminharam ao MEC a logomarca do município para inserção na arte gráfica, antes da reprodução.

Cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos

Versão elaborada para substituir a publicação anterior, em razão das restrições legais impostas ao período eleitoral. É disponibilizada no Blog da Mobilização em versão digital, sem a logomarca do Governo Federal. Em 2010, foram impressos 10 mil exemplares pela Fundação SM e 4 mil pela Miranda Computação, empresa localizada em Natal (RN). A versão digital também está disponível no Blog da Mobilização desde julho de 2010.

http://familiaeducadora.blogspot.com/2010/07/mobilizacao-conta-com-nova-cartilha.html

AVANÇOS DA MOBILIZAÇÃO DE 2008 A 2010

1. Mais de 2600 voluntários desenvolvem, em diversas regiões do País, ações de mobilização social pela educação. Esses atores receberam capacitação em Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizadas pelo MEC ou promovidas por iniciativa de parceiros como as secretarias municipais de Educação e empresas.

2. Secretarias Municipais de Educação passaram a liderar a Mobilização Social pela Educação em várias localidades, sendo responsáveis pela promoção de eventos de lançamento do Plano de Mobilização e pela criação de Comitês de Mobilização. Também tomaram a iniciativa de imprimir a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos nas cidades de Oliveira, em Minas Gerais; Lages, em Santa Catarina; Capivari, Araçariguama, Tupi Paulista e Jacareí, em São Paulo; e Bagé, no Rio Grande do Sul.

3. Cerca de 1500 municípios foram alcançados pela Mobilização, por meio das ações dos multiplicadores e mobilizadores.

4. De 2008 a 2010, lideranças locais organizaram mais de 59 grupos de trabalho denominados Comitês de Mobilização Social pela Educação.

5. De 2008 a 2010, foram realizadas, pela equipe do MEC, 50 Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Na tabela que segue, são dispostos as localidades onde as oficinas foram promovidas e o número de realizações:

7

Page 8: Relatório 2008/2010

Oficinas de Formação de MobilizadoresUF Cidade Ano RealizaçõesBA Salvador 2010 1

2009 1CE Pacajus 2010 1

Juazeiro do Norte 2010 1Fortaleza 2009 1

DF Brasília 2010 12009 2 2008 2

GO Pirenópolis 2010 1Ceres 2010 1

MA São Luís 2009 1MG Belo Horizonte 2010 1

2009 2MS Campo Grande 2010 1PA Belém 2009 1PB Campina Grande 2010 1

2009 1Conde 1

PR Curitiba 2008 1PI Teresina 2010 1

2009 1RJ Rio de Janeiro 2010 1

2009 1Nova Iguaçu 1Belford Roxo 1

RN Natal 2010 1RS Arroio do Sal 2009 1

Canoas 2009 1RO Porto Velho 2008 1SC Capivari de Baixo 2009 1

Gravatal 2009 1SP Assis 2010 1

Campinas 2010 1Pindamonhangaba 2010 1

São Paulo 2009 42008 4

Bauru 2009 1Caraguatatuba 2009 1

Restinga 2009 1Ribeirão Pires 2009 1

Franca 2008 1Total 50

Ministradas por nossa equipe, algumas dessas Oficinas foram realizadas por iniciativa dos parceiros, conforme relação a seguir:

Local N.º de eventos Convite/organização/iniciativaArroio do Sal (RS) 1 SME *Belo Horizonte (MG) 2 SME

8

Page 9: Relatório 2008/2010

Belford Roxo (RJ) 1 SMENova Iguaçu 1 SMEBrasília (DF) 1 Igreja Assembléia de DeusCapivari de Baixo (SC)

1 SME

Gravatal (SC) 1 SMESão Paulo (SP) 2 Instituto VotorantimRestinga (SP) 1 SME

*Secretaria Municipal de Educação (SME)

As atividades realizadas em 2010 nos municípios relacionados a seguir contaram com a participação de representantes de prefeituras e secretarias municipais de Educação adjacentes, conforme discriminado abaixo:

Assis (SP) - co-patrocínio da secretaria de Educação local e presença de gestores de Assis, Presidente Prudente, Tarumã, Cruzália, Maracaí, Ibirarema, Itararé, Itatinga, Platina, Reginópolis, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Jaú, Lutécia, Marília e Florínia. 100 participantes

Natal (RN) - presença de gestores de Natal, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Parnamirim, Bom Jesus, Riachuelo, Currais Novos, Senador Elói de Souza, Rodolfo Fernandes, Mossoró, Upanema, Tenente Laurentino Cruz, Rodolfo Fernandes, Martins e Maxaranguape. 40 participantes

Pindamonhangaba (SP) - co-patrocínio da secretaria de Educação local e presença de gestores de Pindamonhangaba, Taubaté, São José dos Campos, Caçapava, Campos do Jordão, Mogi das Cruzes, Tremembé e Santo Antônio do Pinhal. 30 participantes

Pirenópolis (GO) – presença de gestores de Pirenópolis e Jaraguá. 40 participantes

Campina Grande (PB) - presença de gestores da Paraíba: Campina Grande, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Rio Tinto, São João do Cariri, Igaracy, Patos, Ingá, Caturité, Olivedos, Sousa, São José dos Ramos, Caturité, Cuité, Ibiara, Juazeirinho, Esperança, Queimadas, São Francisco, Amparo, Puxinanã, Lagoa Seca, Pocinhos e Borborema. De Pernambuco: São Bento do Una, Vicência, Cedro, Itapissuma, São José do Egito, Caetés e Paranatamá. Do Rio Grande do Norte: Natal. De Alagoas: Pilar. 80 participantes

Rio de Janeiro (RJ) - presença de gestores da cidade do Rio de Janeiro e de Campos, Iguaba Grande, São João da Barra, Belford Roxo, Rio das Ostras, Mimoso do Sul, São Francisco de Itabira, Mesquita, Nilópolis, São Fidelis, Nova Iguaçu, Três Rios, Campos dos Goitacazes, São João de Meriti, Duque de Caxias, Valença e Maricá e Angra dos Reis. 100 participantes

9

Page 10: Relatório 2008/2010

Campinas (SP) - presença de gestores de São Bernardo dos Campos, São Paulo, Santo André, Cubatão, Itaim Paulista, Pindamonhangaba, Pereiras, Guarulhos, Sorocaba, Jacareí, Cosmópolis, Campinas, Itobi, São José do Rio Preto, Capão Bonito e Piracicaba. 80 participantes

Pacajus (CE) - presença de gestores de Pacajus, Chorozinho e Cascavel. 40 participantes

Juazeiro do Norte (CE) – presença de gestores de Juazeiro do Norte, Iguatu, Barbalha e Pentecoste. 40 participantes

Salvador (BA) – presença de gestores de Salvador, Canavieiras, Ilhéus, Amélia Rodrigues, Cabaceiras de Paraguaçu, Juazeiro, Amargosa, Esplanada, Muritiba, Lauro de Freitas, Governador Mangabeira, Saúde, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana e Nova Viçosa. Do estado de Sergipe: Poço Verde e Propriá. 50 participantes

Teresina (PI) – presença de gestores do estado do Piauí: Teresina, São Raimundo Nonato, Lagoa de São Francisco, Altos, Batalha, Esperantina, Barras, Parnaíba, Angical do Piauí e Valença do Piauí. Do estado do Maranhão: São Luís, Caxias, Carolina, Arari, Trizidela do Vale, Monção, Estreito, Morros, Timon, Bom Jardim, Barreirinhas, Rosário, Coroatá, Humberto de Campos, Olinda Nova do Maranhão, Porto Franco, Imperatriz, Santa Inez e Matões do Norte. 70 participantes

Campo Grande (MS) – presença de gestores de Campo Grande, Pedro Gomes, Bataguassu, Tacuru, Jaraguari, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Ribas do Rio Pardo, Nioaque, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Alcinópolis, Aquidauana, Taquarussu, Eldorado, Anastácio, Itaquiraí, Paranaíba, Bodoquena e Jardim. Do estado do Acre: Rio Branco. 100 participantes

Recife (PE) – patrocinado pelo Instituto WalMart para voluntários do bairro Bomba do Hemetério. 40 participantes

Belo Horizonte (MG) - presença de gestores de Belo Horizonte, Betim, Periquito, Oliveira, Formiga, Alfenas, Senador Firmino, Pará de Minas, Divinópolis, Prata, São Gonçalo do Pará, Belo Oriente, Carandaí, Rio Manso, Pedra Dourada, Caratinga e Jaguaraçu. 70 participantes

Brasília (DF) – participação de representantes do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

10

Page 11: Relatório 2008/2010

Presença de gestores, funcionários de secretarias municipais de Educação e de lideranças sociais de cidades goianas do entorno do Distrito Federal: Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Cidade Ocidental. Participação de lideranças sociais de Brasília e de regiões administrativas do Distrito Federal: São Sebastião e Paranoá. Participação de lideranças sociais do Maranhão: Pedreiras e Imperatriz. De Minas Gerais: Montes Claros e Fortaleza de Minas. 40 participantes.

Ceres (GO) – presença de gestores e lideranças sociais de Ceres, Alto Horizonte, Carmo do Rio Verde, Itapaci, Ipiranga de Goiás, Nova Iguaçu de Goiás, Nova Glória, Mara Rosa, Rianápolis, Rubiataba, Rialma, Santa Isabel, São Patrício, Uruana e Uruaçu.

6. Em 2009, foram realizados 45 Lançamentos ou Apresentações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação. Prefeitos, secretários municipais e estaduais de Educação, vereadores, deputados e promotores participaram desses eventos nos municípios de: Arroio do Sal e Canoas (RS); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro e Belford Roxo (RJ); Campo Mourão (PR), Gravatal e Capivari de Baixo (SC); Pindamonhangaba e Restinga (SP); e Uruaçu (GO).

7. Em João Pessoa (PB), o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, esteve presente à reunião do Comitê de Mobilização local.

8. Famílias, representantes de igrejas e de ONGs também estiveram presentes nesses eventos.

9. Nos municípios de Belford Roxo e Nova Iguaçu (RJ); Belo Horizonte (MG); Canoas e Arroio do Sal (RS); Capivari de Baixo, Gravatal e São Miguel do Oeste (SC); Campo Mourão (PR) e Restinga (SP), as secretarias municipais de Educação convidaram para os eventos (oficinas e/ou lançamentos do Plano de Mobilização) os gestores de Educação das cidades adjacentes. Estiveram representados nesses eventos outros 72 municípios.

10. Nas apresentações do Plano de Mobilização aos promotores da Infância e da Juventude, às lideranças do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e da Adolescência (Fórum /DCA) e aos presidentes estaduais da UNDIME, estiveram envolvidos cerca de 200 participantes.

11. Nas apresentações do Plano de Mobilização e/ou oficinas para gestores, representantes de ONGs, empresas, lideranças de igrejas (bispos, padres, pastores e fiéis), cerca de 250 mil pessoas foram alcançadas.

12. Assim, em 2009, foram realizados 45 lançamentos e apresentações do Plano de Mobilização nas seguintes localidades:

UF Cidade Nome do evento

Iniciativa

RJ Rio de Janeiro Apresentação Evento MEC/Undime para gestores da educação

11

Page 12: Relatório 2008/2010

Audiência Pública

Câmara Municipal e Comitê da Mobilização

LançamentoApresentação Encontro da Pastoral da Família

Valença Apresentação Secretaria Municipal de Educação (SME) Encontro para professores da Rede

MunicipalBelford Roxo Lançamento SME

CE Fortaleza Apresentação Evento MEC/Undime para gestores da educação

MA São Luis Apresentação Igreja Presbiteriana IndependenteMG Belo Horizonte Lançamento Prefeitura Municipal e SMED

Instalação do Comitê

SMED, instituições religiosas, representações da sociedade civil e

empresariaisApresentação Igreja Batista LagoinhaApresentação Associação de Escolas Cristãs da Educação

por Princípios (Aecep)Passos Apresentação SME e Instituto VotorantimAlfenas Apresentação SME

Unaí Apresentação SME/Conferência Municipal de EducaçãoMT Cuiabá Lançamento Secretaria de Estado da Educação (SEE)

Lançamento da Cartilha da MobilizaçãoApresentação Fórum dos Conselhos Estaduais de

Educação – Região Centro-OesteSP São Paulo Apresentação Empresas associadas do Grupo de Institutos

Fundações e Empresas (GIFE)Apresentação Dirigentes do Grupo Santander Brasil

Encontro Nacional de Voluntários do Projeto Escola Brasil (PEB)

Itaici Apresentação Comissão de Comunicação, Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - 46ª

Assembléia Geral da entidade.Balanço de atividades

Comissão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - 47ª Assembléia

Geral CNBBRestinga Lançamento Prefeitura Municipal/SME e Comitê de

MobilizaçãoFranca Lançamento Pastoral da Educação e Ordem de Pastores

EvangélicosPindamonhangaba Lançamento Prefeitura Municipal, Igreja Evangélica

Assembleia de Deus e Igrejas EvangélicasAL Maceió Apresentação Encontro Regional de Pastores da

Assembléia de DeusApresentação Encontro Conselho Nacional do Laicato do

Brasil (CNLB) da Igreja CatólicaSão Miguel Apresentação Encontro regional dos pastores da Igreja

BatistaRS Canoas Lançamento Prefeitura Municipal e SMEDF Brasília Seminário Seminário sobre Mobilização Social e

Interação Escola-Família para membros da União Nacional dos Dirigentes Municipais de

Educação (UNDIME)

12

Page 13: Relatório 2008/2010

Apresentação Secretaria Executiva Adjunta (SEA/MEC) e Ministério Público

Apresentação SEA/MEC para Conselhos Estaduais e Municipais de Educação

Apresentação SEA/MEC para Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

(Conanda)PE Recife Apresentação Instituto WalMart para comunidade Bomba

do HemetérioApresentação Encontro Regional de Pastores da Igreja

Assembléia de Deus de Abreu e LimaPI Piauí Apresentação Encontro Estadual de Pastores da Igreja

Assembléia de DeusPB João Pessoa Lançamento Pastoral da Educação e Ordem dos Pastores

EvangélicosApresentação Igreja Evangélica Assembléia de Deus –

Reunião de Mulheres coordenadoras de ações sociais com crianças

Campina Grande Apresentação Dirigentes e pastores da Igreja Evangélica Assembleia de Deus

SC São Miguel do Oeste

Apresentação Encontro Regional da UNDIME

Florianópolis Apresentação Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude do Ministério Público/SC

GO Uruaçu Instalação do Comitê

Igreja Católica, Ordem de Pastores Evangélicos, Câmara Municipal, SME,

Promotoria da Infância e da AdolescênciaPA Belém Instalação do

ComitêConselho Amazônico de Igrejas Cristãs

(CAIC)AP Macapá Lançamento e

Instalação do Comitê

Governo do Estado, UNDIME Estadual e Comitê de Mobilização - Conferência

Estadual de Educação PR Campo Mourão Apresentação Prefeitura Municipal e SMERO Porto Velho Apresentação Fórum dos Conselhos Estaduais de

Educação – Região NorteTotal 45

13. Em 2010, foram realizadas, por parte da equipe da Mobilização MEC, cerca de 50 novas exposições sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação em eventos realizados por iniciativas de parceiros.

Dentre essas atividades, foram promovidos encontros e eventos coordenados por empresas e segmentos organizados, além de reuniões técnicas de Comitês de Mobilização. Os objetivos dessas atividades foram divulgar a Mobilização e ampliar a adesão de indivíduos e da sociedade às ações de sensibilização das famílias para a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos e sobre os reflexos desse comportamento para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Famílias, juizes, promotores e secretários estiveram presentes nesses eventos.

Confira:

13

Page 14: Relatório 2008/2010

UF Cidade Evento IniciativaBA Lauro de Freitas Reunião do Comitê Comitê de

MobilizaçãoTeixeira de Freitas Palestra Instituto

Votorantim/FíbriaNova Viçosa PalestraDF Brasília Palestra Agência de

Mobilização Social Aracati

Brasília/Sobradinho Palestra Instituto VotorantimES Conceição da Barra Palestra Instituto

Votorantim/FíbriaGO São Luís de Montes

BelosPalestra SMED

Cidade Ocidental Oficina Comitê de Mobilização

Santo Antônio do Descoberto

Reunião do Comitê Comitê de MobilizaçãoLançamento do PMSE

MA Trizidela do Vale Palestra Congresso de Educação-SMED

MG Belo Horizonte Oficina SMED*Palestra ArcelorMittal

Seminário/Dia Mul. De Mobilização

SMED e Comitê

São Gonçalo do Pará

Lançamento do PMSE e formação do Comitê de

Mobilização

SMED

Periquito SMEDBelo Oriente SMED

Ipatinga Palestra SMEDMS Bataguassu Lançamento do PMSE SMED PA Belém Oficina Comitê de

MobilizaçãoPE Recife Oficina WalMartPR Curitiba Palestra

Araucária Encontro de Mobilizadores

Instituto Razão Social/Consórcio

CCPRRJ

Rio de JaneiroReunião do Comitê Comitê Rio

Reunião BrazilFoundationInstituto Crescer

Resende Palestra Instituto VotorantimSão João da Barra Palestra SMED

Campos dos Goytacazes

Oficina SMED

Volta Redonda Lançamento do PMSE e formação do Comitê de

Mobilização

SMED

RN Natal Reunião do Comitê Comitê de Mobilização

14

Page 15: Relatório 2008/2010

RS Bagé Oficina SMEDLançamento do PMSE SMED

Jaraguá do Sul Palestra SMEDSP São Paulo Lançamento do PMSE e

formação do Comitê de Mobilização

3 anos Compromisso Campinas pela

EducaçãoReunião Instituto Crescer

Palestra/Premiação do Concurso Tempos de

EscolaInstituto Votorantim

São Paulo Oficina para novos Mobilizadores

Comitê de São Paulo

São Paulo/ Zona Leste

Palestra para associação de

moradores de Cidade Kemel

Reunião mobilizadores de Vila Bela, São

Mateus e Sapopemba

São Paulo/ Zona Noroeste

Reunião com mobilizadores de

Brasilândia e Freguesia do Ó

Campinas Palestra Compromisso Campinas pela

EducaçãoMesa Redonda durante Semana da Educação

Piracicaba Palestra em evento da Igreja Metodista

Encontro Nacional sobre Educação e Escola Dominical

São Bernardo do Campo

Lançamento do PMSE SMED

Presidente Prudente Oficina SMED e lideranças locais

Pindamonhangaba Palestra/Semana de Mobilização

Comitê de Mobilização

Aparecida Entrevista Rádio LocalOsasco/Barueri Palestra Comitê de

MobilizaçãoSanto André PalestraBrodowski Lançamento do PMSE SMED

Total

50

SMED* - Secretaria Municipal de Educação

Durante estas exposições realizadas em 2010, nas localidades dispostas a seguir, estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de educação, secretários municipais de outras pastas, vereadores, juizes, promotores, profissionais da educação e famílias de alunos de escolas públicas.

15

Page 16: Relatório 2008/2010

A participação dos prefeitos, em especial, tem demonstrado o reconhecimento, por parte do executivo municipal, em relação à importância da interação família-escola para a melhoria do ensino nessas cidades. Do mesmo modo, evidencia o compromisso, por parte desses gestores, na implementação da Mobilização Social nas cidades sob sua administração.

Confira a seguir os municípios onde as exposições sobre a Mobilização contaram com expressiva participação de autoridades locais:

Bagé (RS) – cerca de 500 participantes.São Bernardo do Campo (SP) - Cerca de 800 participantes.Bataguassu (MS) - Cerca de 300 participantes.Periquito (MG) – Presença de outros três prefeitos de cidades adjacentes.

Cerca de 300 participantes. São Gonçalo do Pará (MG) - Cerca de 100 participantesResende (RJ)Belo Oriente (MG)Conceição da Barra (ES)Teixeira de Freitas (BA)Nova Viçosa (BA)Pindamonhangaba (SP)Cidade Ocidental (GO)

14. De 2008 a 2010, pastores, padres e leigos voluntários apresentaram o Plano e discutiram a cartilha em reuniões com fiéis e membros de suas comunidades. Nessas ações, foram alcançadas, aproximadamente, 315 mil pessoas. Trabalho semelhante tem sido feito pelas empresas e ONGs parceiras que, em suas atividades, envolveram mais de 135 mil pessoas, nos anos de 2009 e 2010. 15. A equipe do MEC responsável pelo Plano de Mobilização Social pela Educação realizou, de 2008 a 2010, sete Encontros de Lideranças da Mobilização Social pela Educação.

Um desses Encontros de Lideranças da Mobilização Social pela Educação, realizado em 2010, reuniu cerca de 100 representantes de 18 unidades da Federação, de 30 de junho a 02 de julho, no Rio de Janeiro. Ao longo da programação do evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), os mobilizadores trocaram experiências e fizeram um balanço das ações realizadas em todo o País com o objetivo de envolver as famílias na vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino.

16. Os 6 mil voluntários conquistados por meio dessa Mobilização têm atuado em cerca de 1500 municípios, conforme relação a seguir:

Acre: 7 municípiosAlagoas: 17 municípiosAmapá: 3 municípiosAmazonas: 14 municípiosBahia: 68 municípios

Ceará: 37 municípiosDistrito Federal: 15 municípiosGoiás: 52 municípiosEspírito Santo: 21 municípiosMaranhão: 31 municípios

16

Page 17: Relatório 2008/2010

Mato Grosso: 29 municípiosMato Grosso do Sul: 31 municípiosMinas Gerais: 114 municípiosPará: 22 municípiosParaíba: 91 municípiosParaná: 95 municípiosPernambuco: 71 municípiosPiauí: 56 municípiosRio de Janeiro: 52 municípios

Rio Grande do Norte: 51 municípiosRio Grande do Sul: 71 municípiosRondônia: 16 municípiosRoraima: 6 municípiosSão Paulo: 173 municípiosSanta Catarina: 65 municípiosSergipe: 17 municípiosTocantins: 10 municípios

PARCEIROS DA MOBILIZAÇÃO

A Mobilização Social pela Educação conta com o apoio dos seguintes parceiros para o desenvolvimento de suas atividades:

Instituições Religiosas:

Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI)Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic)Convenção Geral das Assembléias e Deus do Brasil (CGADB)Igreja BatistaIgreja Católica Apostólica RomanaIgreja da Confissão Luterana do Brasil (ICLB)Igreja do Evangelho QuadrangularIgreja Episcopal Anglicana do BrasilIgreja Evangélica CongregacionalIgreja Evangélica de Confissão Luterana no BrasilIgreja MetodistaIgreja Ortodoxa AntioquiaIgreja Presbiteriana Independente (IPI)Igreja Presbiteriana Unida (IPU)

Empresas:

ArcelorMittalBradescoCoca-ColaNatura

Grupo VotorantimWal-MartMiranda Computação (Natal)Consórcio CCPR

Organizações não governamentais (ONGs):

• Agência SOMA – Comunicação e Cidadania

• Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios (AECEP)

• Atletas pela Cidadania• Federação de Bandeirantes do

Brasil (FBB)• GIFE

• Instituto Razão Social• Olhar Cidadão• Rede Mãos Dadas• Todos pela Educação• Compromisso Campinas pela

Educação• Instituto Crescer

Secretarias Municipais de Educação:

Águas de Chapecó, Alfenas, Angra dos Reis, Aracariguama, Arantina, Assis, Bag, Barão de Cotegibe, Bataguassu, Bauru, Belo Horizonte, Belford Roxo, Belo Oriente,

17

Page 18: Relatório 2008/2010

Brejo dos Santos, Cacique Doble, Campinorte, Cana Verde, Canelinha, Capanema, Capivari de Baixo, Capivari, Caratinga, Cariacica, Carmo do Rio Verde, Cedro do Abaete, Ceres, Cidade Ocidental, Colorado, Conceição da Barra, Conselheiro Lafaiete, Cotegibe, Cuiabá, Dois Irmãos do Buriti, Echaporã, Estrela d’Oeste, Fátima, Formosa do Sul, Franca, Francisco Beltrão, Ipiranga de Goiás, Ipuã, Itacurubi, Itariri, Itatiba do Sul, Jaraguá, Jaú, Lages, Luziânia, Matelândia, Monteiro, Nova Glória, Nova Viçosa, Oliveira, Alto do Rodrigues, Orlândia, Palmas, Patos, Periquito, Pindamonhangaba, Pirenópolis, Pombos, Prado, Presidente Prudente, Quatis, Querência, Realeza, Restinga, Riacho da Cruz, Rialma, Rianápolis, Rio Pardo de Minas, Rubiataba, Salete, Santa Isabel Santo Antônio do Descoberto, São Bernardo do Campo, São João da Lagoa, São João do Meriti, São Joaquim de Bicas, São Patrício, Sarandi, Suzano, Teixeiras, Tomazina, Três de Maio, Tupi Paulista, Ubatuba, Uruaçu, Valparaíso, Volta Redonda.

Secretarias Estaduais de Educação:

Ceará, Mato Grosso, Pará e Piauí.

Outros setores governamentais:

Ministério do Desenvolvimento SocialMinistério do Planejamento Orçamento e Gestão - Secretaria de Recursos HumanosMinistério da Saúde – Coordenação de Gestão de Atendimento Básico: programas Saúde da Família e Saúde da Escola (desenvolvido em conjunto a Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secad/MEC)Casa Civil da Presidência da República – Programa Servidor Voluntário

Outros segmentos:

União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)Fórum dos Conselhos Estaduais de EducaçãoFórum dos Conselhos Municipais de Educação

Associações:

Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP)

Organismos internacionais:

Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO)Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)

Municípios mobilizados pelo Instituto Votorantim:

BA: 11 municípiosCE: 02 municípiosES: 02 municípiosGO: 02 municípiosMT: 01 municípioMS: 04 municípiosMG: 12 municípiosPA: 01 municípioPB: 01 município

PR: 03 municípiosPE: 02 municípiosRJ: 04 municípiosRS: 03 municípiosRO: 01 municípioSC: 02 municípiosSP: 38 municípiosSE: 01 municípioTO: 01 município

Confira a relação nominal de municípios no seguinte endereço: http://www.blogeducacao.org.br/

18

Page 19: Relatório 2008/2010

COMITÊS DE MOBILIZAÇÃO

Os Comitês de Mobilização Social pela Educação são instâncias que articulam a implantação do Plano em determinada região. São compostos pelas lideranças com maior capacidade de articulação e disponibilidade entre as diversas instituições da sociedade, como Igrejas, entidades de classe empresariais e dos trabalhadores, conselho tutelar, conselhos e secretarias municipais ou estaduais de Educação, universidades, clubes de serviço e Ministério Público.

Os membros dos Comitês de Mobilização realizam atividades que oferecem espaço para discussões e reflexões com a sociedade e as famílias a respeito da realidade da Educação no País, com base nas informações e nos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Durante as ações promovidas pelos Comitês de Mobilização, as famílias são orientadas a buscar informação sobre o cotidiano escolar dos filhos. São conscientizadas, ainda, a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos alunos e sobre a contribuição dessa iniciativa para a melhoria da qualidade do ensino.

19

Page 20: Relatório 2008/2010

Os Comitês de Mobilização estão instalados em 59 diferentes localidades, nas seguintes Unidades da Federação:

Comitês de MobilizaComitês de MobilizaççãoãoAlagoasPalmeira dos Índios

AmapáMacapá

BahiaSalvadorIlhéusLauro de Freitas

CearáFortalezaPacajusJuazeiro do Norte

GoiásUruaçu CeresPirenópolisCidade OcidentalSto. Antônio do Descoberto/Carmo do Rio Verde/Nova Glória/Rialma/Rianáplis/Rubiataba/Santa Isabel/São Patrício/Campinorte

Maranhão São Luís Santa InêsTrizidela do Vale

Mato Grosso do SulBataguassuCampo Grande

Minas GeraisBelo HorizonteBelo OrienteSão Gonçalo do Pará

ParáBelém

ParaíbaJoão PessoaCondeCampina GrandeSão João do Cariri

PiauíTeresinaFloriano

Rio de Janeiro(2) Rio de JaneiroCampos, Volta Redonda, Vassouras, Nova Iguaçu, Belford Roxo

Rio Grande do NorteNatal (11 Mul.)Parnamirim

Roraima Boa Vista

Santa CatarinaCapivari de Baixo

São PauloSão Paulo, Osasco e Região Metropolitana, Jaú, Pindamonhangaba, Vale do Paraíba, Bauru, Franca e Restinga, Assis, Presidente PrudenteUbatubaSão BernardoCNLB

A relação desses Comitês de Mobilização está publicada no seguinte endereço: http://familiaeducadora.blogspot.com/2009/07/comites-de-mobilizacao.html

Dia Municipal de Mobilização Social pela EducaçãoOs municípios listados a seguir incluíram, por meio de lei, a Mobilização Social pela Educação no calendário local de datas comemorativas:

Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação

São João do Cariri (PB) -15 de abrilSanta Inês (MA) - 10 de julhoUnaí (MG) - último dia de aula do primeiro semestreCana Verde (MG) - primeiro dia de aula do segundo semestreBelo Horizonte (MG) - 19 de setembroCapivari de Baixo (SC) - 19 de setembroLages (SC) - Dia da Família na Escola - comemorado desde 2007, no dia 25 de maio

Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação

A comemoração passou a constar no calendário oficial de festas e eventos das seguintes localidades:

Uruaçu, Pirenópolis e Jaraguá (GO) - última semana do mês de abrilPindamonhangaba (SP) – semana do dia 19 de setembro

Leia mais sobre o Dia ou Semana de Mobilização pela Educação nessas localidades: http://familiaeducadora.blogspot.com/2010/07/os-municipios-listados-seguir-incluiram.html

20

Page 21: Relatório 2008/2010

Notas Institucionais

Estabelecemos parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) - por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS), órgão coordenador dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) - para o desenvolvimento de ações conjuntas direcionadas aos públicos alcançados pelo MDS e pelo MEC, no tocante à Mobilização Social pela Educação. Com esse objetivo, a SNAS vem planejando suas ações com base no Plano de Mobilização Social pela Educação.

Equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação:

Oroslinda Maria Taranto GoulartAssessora especial do Ministro da EducaçãoCoordenadora da Mobilização Social pela Educação

Ediene Costa – secretária executivaJoão Marcos - estagiárioLívia Frederico e Silva – agente administrativoLoide Medeiros Oliveira – agente administrativoMagda da Silva Marinho Pessoa - chefe do Recursos humanosMaria Léia Gonçalves Dias – agente administrativoOtto Cavalcante Medina – agente administrativoVera Lúcia Gonçalves Brito Santos – agente administrativoGustavo Mendes Rodrigues Paraguassu – agente administrativo

Consultores MEC/OEI: Denise Maria dos Santos Paulinelli Raposo, Maisa Aparecida Silva Alvares Cardoso e Sérgio Benedito Maia

21

Page 22: Relatório 2008/2010

Imagens das atividades de Mobilização de 2008 a 2010

Alagoas

Apresentação da Cartilha Acompanhem da vida escolar de seus filhos aos pais de alunos da Escola Municipal José Patrício da Costa, na cidade de Boca da Mata (AL)

Reunião com professores das escolas estaduais de Alagoas. Evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas para apresentação da Cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos.

22

Page 23: Relatório 2008/2010

Bahia

Oficina de Formação de mobilizadores sociais pela educação na Bahia

Mobilização promovida junto aos funcionários da Fíbria/Votorantim nos estados da Bahia e do Espírito Santo.

Reunião Técnica do Comitê de Mobilização de Lauro de Freitas (BA). 09/2010

23

Page 24: Relatório 2008/2010

Ceará

]

Apresentação do Plano à comunidade do bairro Padre Andrade, em Fortaleza

Encontro com famílias de alunos de Juazeiro do Norte. Atividade promovida pela SMED em 06/2010.

24

Page 25: Relatório 2008/2010

Distrito Federal

Reunião dos servidores da Presidência da República, que integram o Programa Servidor Solidário, com os pais de alunos da Escola Classe Vila do Boa, para apresentação da Cartilha Acompanhem da vida escolar de seus filhos. Cidade satélite de São Sebastião, Distrito Federal.

Goiás

Apresentação da Cartilha na Casa da Gestante, em Uruaçu-GO

25

Page 26: Relatório 2008/2010

Apresentação da Cartilha para beneficiários do programa Renda Cidadã, Uruaçu (GO)

Apresentação da Cartilha na Catedral em Uruaçu-GO

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, Pirenópolis (GO)

26

Page 27: Relatório 2008/2010

1ª Caminhada de Mobilização Social pela Educação realizada no município de Jaraguá (GO). 09/2010.

1ª Oficina de Formação de Mobilizadores em Ceres (GO). 05/2010

27

Page 28: Relatório 2008/2010

Maranhão

Ação promovida no Povoado de Tabocas pelos mobilizadores do município de Barreirinhas 11/ 2010

Mobilização de famílias em São Luís (MA)

28

Page 29: Relatório 2008/2010

Mobilização de famílias em São Luís (MA)

Marcha pela Educação, no bairro Barro Vermelho, em Santa Inês (MA)

29

Page 30: Relatório 2008/2010

Marcha pela Educação, no bairro Barro Vermelho, em Santa Inês (MA)

Mato Grosso

Mobilização de famílias promovida pela Votorantim, em Morada dos Nobres (MT)

Mato Grosso do Sul

30

Page 31: Relatório 2008/2010

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Campo Grande (MS). 06/2010.

Oficina de Formação de Mobilizadores promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Bataguassu (MS). 08/2010

Minas Gerais

Atividade de Capacitação de Mobilizadores realizada pela Fundação ArcelorMittal Brasil, em Belo Horizonte. 08/2010.

31

Page 32: Relatório 2008/2010

Apresentação do Comitê de Mobilização de Belo Horizonte na Igreja Batista da Lagoinha

Mobilização em igreja de Belo Horizonte (MG)

32

Page 33: Relatório 2008/2010

Entrega da cartilha em escola do município de Contagem (MG)

Apresentação do PMSE em Alfenas (MG)

33

Page 34: Relatório 2008/2010

Encontro Municipal de Mobilização Social pela Educação promovido em Belo Oriente(MG) por iniciativa da SMED. 11/2010.

Lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação no município de Jaíba (MG), em evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação. 08/2010

34

Page 35: Relatório 2008/2010

Encontro de Mobilização Social pela Educação promovido pela Secretaria Municipal de Periquito. 07/2010

Pará

II Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). 08/2010

35

Page 36: Relatório 2008/2010

Lançamento do PMSE e instalação do Comitê de Mobilização em Belém (PA)

Paraíba

Roda de conversa com famílias em João Pessoa (PB)

36

Page 37: Relatório 2008/2010

Primeira reunião do Comitê de Mobilização Social pela Educação, no município de Campina Grande (PB)

Apresentação da cartilha na Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro dos Bancários, em João Pessoa (PB)

37

Page 38: Relatório 2008/2010

Apresentação da Cartilha na Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro dos Bancários, em João Pessoa (PB)

Exposição sobre o Plano de Mobilização realizada pelo Conselho Tutelar em São João do Cariri (PB)

38

Page 39: Relatório 2008/2010

Paraná

Mobilização em Capanema (PR)

Imagens 1 e 2 - Encontro de Mobilizadores Sociais pela Educação em Araucária, Paraná. Parceria Consórcio CCPR – formado pela construtora Camargo Corrêa e a Promon Engenharia – e o Instituto Razão Social. 11/2010

39

Page 40: Relatório 2008/2010

Imagens 1 e 2 - Encontro de Mobilizadores Sociais pela Educação em Araucária, Paraná. Parceria Consórcio CCPR – formado pela construtora Camargo Corrêa e a Promon Engenharia – e o Instituto Razão Social. 11/2010

Palestra sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação, em Curitiba (PR)

Palestra sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação, em Curitiba (PR)

40

Page 41: Relatório 2008/2010

Pernambuco

Mobilização em Igarassu (PE)

Apresentação da cartilha do PMSE na Igreja Assembleia de Deus, em Olinda (PE)

41

Page 42: Relatório 2008/2010

Apresentação da cartilha do PMSE na Igreja Assembleia de Deus, em Abreu e Lima (PE)

Mobilização na Igreja Assembleia de Deus, em Caruaru (PE)

42

Page 43: Relatório 2008/2010

Mobilização na Igreja Assembleia de Deus, em Fernando de Noronha (PE)

Rio de Janeiro

Mobilização na Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu (RJ)

43

Page 44: Relatório 2008/2010

Comitê da Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro em atividade nas comunidades do Morro do Chapéu Mangueira e Babilônia (RJ)

Dia E pela Educação, evento realizado no município de Resende (RJ). 10/2010

44

Page 45: Relatório 2008/2010

Mobilização com famílias de Belford Roxo (RJ).06/2010

Mobilização com famílias de Mesquita (RJ).06/2010

Mobilização com famílias de Três Rios (RJ).06/2010

45

Page 46: Relatório 2008/2010

Oficinas de Formação de Mobilizadores no Rio de Janeiro. 05/2010

Membros da Representação do Ministério da Educação no Rio de Janeiro (REMEC/RJ), David Arcenio e Almir da Silva, divulgaram a Mobilização à equipe de Inspeção Escolar e à secretária municipal de Educação de Barra do Piraí, Anna Maria de Azevedo Silva Rothe 10/2010

Encontro Regional do Plano de Mobilização em Volta Redonda. 10/2010

46

Page 47: Relatório 2008/2010

Rio Grande do Norte

Mobilização na Escola Estadual Stella Gonçalves, em Natal. 11/2010

Santa Catarina

A aprovação da Lei que estabelece o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação foi divulgada durante o desfile de 7 de Setembro no município catarinense de Capivari de Baixo. 09/2010.

47

Page 48: Relatório 2008/2010

O balanço das ações locais de mobilização foi apresentado durante o Encontro Regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME-SC), realizado em Jaraguá do Sul. 09/2010

São Paulo

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente, em conjunto com o Comitê local de Mobilização e o Ministério da Educação (MEC). 11/2010

48

Page 49: Relatório 2008/2010

Apresentação do Plano de Mobilização na Zona Leste de São Paulo (São Mateus, Sapopemba e Vila Bela). 09/2010.

Aniversário de três anos do Compromisso Campinas pela Educação (CCE). 11/2010

49

Page 50: Relatório 2008/2010

Encontro de Mobilização Educacional no município de Barueri (SP), promovido pela Pastoral da Educação da Diocese de Osasco. 09/2010.

Lançamento do Comitê de Mobilização da Região Metropolitana de São Paulo. Evento realizado em Osasco. 05/2010

Mobilização na Paróquia Nossa Senhora da Graça, em Franca (SP)

50

Page 51: Relatório 2008/2010

Apresentação da Cartilha do PMSE em Igreja evangélica de Bauru (SP)

Representantes das igrejas Assembleias de Deus Ministério Belém, de Guaratinguetá (SP), recebendo informações acerca da mobilização social pela Educação.

51

Page 52: Relatório 2008/2010

Atividade da Mobilização realizada pela Associação de Moradores do bairro Cidade Kemel, na capital paulista.

Primeira reunião do Comitê de Mobilização, em Restinga (SP)

Sala de aula instalada no Centro de Produção Municipal (CEPROM) de Jaú, por iniciativa das secretarias de Educação e de Serviços Municipais, para alfabetizar os funcionários do setor. 09/2009

52

Page 53: Relatório 2008/2010

Apresentação da cartilha do PMSE para 102 famílias de um loteamento social denominado Residencial Liberdade, em Pindamonhangaba (SP)

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Assis. 05/2010

Busdoor afixado no vidro traseiro de ônibus e microônibus do transporte escolar em Assis (SP).

53