Relatorio Eletroimã

8
Relatório Elementos de Eletrotécnica I2083TD Paulo Cezar F. da Silva – 2008208028 14/12/2010 Página | 1

Transcript of Relatorio Eletroimã

Page 1: Relatorio Eletroimã

Relatório

Elementos de Eletrotécnica

I2083TD

Paulo Cezar F. da Silva – 2008208028

14/12/2010

Página | 1

Page 2: Relatorio Eletroimã

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................pg. 3

1.1. ORIGEM DO MAGNETISMO..............................................................pg. 3

1.2. ORIGEM DO ELETROMAGNETISMO..................................................pg. 3

2. OBJETIVOS........................................................................................pg. 3

3. EPROCEDIMENTOS EXPERIMENTAISE................................................pg. 4

3.1. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS........................................................pg. 4

4. METODOS..........................................................................................pg. 4

4.1. MONTAGEM DO CIRCUITO MAGNETICO...........................................pg. 4

4.2. MONTAGEM DO CIRCUITO ELETRICO..............................................pg. 5 5.

CIRCUITOS EM FUNCIONAMENTO......................................................pg. 6

6. CONCLUSÃO......................................................................................pg. 7

Página | 2

Page 3: Relatorio Eletroimã

Introdução

Origem do Magnetismo

Os gregos descobriram a mais de 2000 anos na região da Magnésia (na Ásia Menor), região onde hoje chamamos de Turquia, um minério com capacidade de atrair ferro e outros minérios semelhantes. . Estas pedras são conhecidas hoje como Magnetita, as magnetitas são constituídas por óxido de ferro (Fe3O4) e manifestam propriedades naturais que chamamos de fenômenos magnéticos.

As primeiras experiências com o magnetismo referiam-se, principalmente, ao comportamento dos ímãs permanentes. Na China, no século Ι a.C., observou-se que um imã suspenso por um fio, alinha-se, aproximadamente, na direção norte-sul terrestre. Isto deu origem à Bússola.

Origem do eletromagnetismo

Até o início do século XIX acreditava-se que não existia relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos. Em 1820, o professor e físico dinamarquês Hans Christian Oersted observou que uma corrente elétrica era capaz de alterar a direção de uma agulha magnética de uma bússola.

Quando havia corrente elétrica no fio, Oersted verificou que a agulha magnética movia-se, orientando-se numa direção perpendicular ao fio, evidenciando a presença de um campo magnético produzido pela corrente. Este campo originava uma força magnética capaz de mudar a orientação da bússola. A este campo magnético de origem elétrica chamamos de Campo Eletromagnético. Observou-se, então, a existência de uma relação entre a Eletricidade e o Magnetismo.

Objetivos

O objetivo deste relatório foi descrever de forma básica e simplista um pouco sobre a descoberta e transformações apresentadas ao longo do contexto histórico do magnetismo e eletromagnetismo a fim de se ter um entendimento maior sobre a experiência feita em sala de aula.

Página | 3

Page 4: Relatorio Eletroimã

Procedimentos Experimentais

Materiais e Equipamentos

Fonte de tensão alternada 127 V Lâmpada incandescente 60 W / 126 V Isolador duplo simples Pé cônico de ferro Cabos condutores com bitola de 2,5 mm2

Contato móvel (inferior e superior) Bobina com 300 espiras Núcleo de ferro laminado Chave faca Fonte de tensão continua para 20 V

Métodos

Montagem do Circuito Magnético

Primeiramente foi explicado em teoria que um eletroímã é composto por uma bobina, que se trata de nada mais nada menos que um fio elétrico enrolado em forma de espiral múltiplas vezes; e um núcleo de ferro laminado. Quando o eletroímã é ligado ele gera um capo magnético que tem a capacidade de repeli ou atrair substancias magnéticas.

A montagem do circuito magnético foi realizada com os elementos a seguir: núcleo de ferro laminado, bobina com 300 espiras, cabos condutores com bitola de 2,5 mm2 e uma fonte de corrente continua 20V.

Logo após ao entendimento teórico do funcionamento e das partes que compõe o eletroímã foi acoplado dentro da bobina o fragmento retangular de ferro laminado, em seguida foi conectado dois fios ao eletroímã , um provinha do terminal negativo da fonte de tensão, o outro era de origem do terminal positivo da fonte de tensão.

Página | 4

Page 5: Relatorio Eletroimã

Montagem do Circuito Elétrico

Foram apresentados os seguintes itens para montagem do circuito elétrico: uma fonte de tensão CA de 127V, uma lâmpada incandescente de 60W / 126V, uma chave faca e dois cabos condutores de eletricidade.

Observou-se que fora montado um cabo condutor no terminal negativo da fonte de tensão é ligada diretamente a lâmpada, logo então foi notado que outro cabo condutor tinha sido ligado a lâmpada porem esse cabo estava conectando a lâmpada a chave faca, que por sua vez estava montada encima de uma base isoladora; ao voltar o olhar para a fonte de tensão notou-se que um cabo condutor havia sido conectado ao terminal positivo da fonte de tensão de modo a não fechar o circuito com a chave faca.

Página | 5

Page 6: Relatorio Eletroimã

Circuitos em Funcionamento

Percebeu-se dois circuitos completamente independentes. O primeiro era composto por uma fonte de tensão continua, uma bobina de 300 espiras e um núcleo de ferro laminado sendo esses dois últimos unidos a formar um eletroímã; neste circuito um interruptor controlava a passagem de corrente, quando o interruptor era ligado , o eletroímã (bobina com núcleo de ferro laminado) era ativado e atraia a chave faca com o seu campo magnético, pois a chave faca era sem duvida nenhuma composta de algum material magnético.

O segundo circuito era composto por uma fonte de tensão alternada, uma lâmpada e uma chave faca. A chave faca funcionava como um interruptor neste circuito, e sobre o efeito externo do eletroímã (do primeiro circuito) ela fechava contato, fazendo com que a lâmpada acende-se.

Quando o eletroímã era desenergizado a chave faca voltava a sua posição anterior abrindo o circuito, pois não havia mais nenhum campo magnético exercendo influencia sobre ela. Neste caso a lâmpada apagava.

Página | 6

Page 7: Relatorio Eletroimã

Conclusão

As experiências realizadas em sala mostraram um exemplo simples de como os fenômenos magnéticos e elétricos estão diretamente correlacionados, foi notado o funcionamento do eletroímã é a ação do campo magnético que o mesmo produziu. O descobrimento do magnetismo foi de extrema importância, pois seu estudo relacionado com o estudo da eletricidade e eletrônica possibilitou um grande avanço tecnológico, isso pode ser visto desde o advento da bússola ao desenvolvimento dos motores e geradores elétricos, celulares, televisores, etc.; onde os conhecimentos do magnetismo são utilizados em conjunto com os elétricos e eletrônicos.

Página | 7