Relatório Anual de Atividades - Mundo Aflora · em parceria com o Google e Rede Mulher...

13
Relatório Anual de Atividades 2019

Transcript of Relatório Anual de Atividades - Mundo Aflora · em parceria com o Google e Rede Mulher...

Page 1: Relatório Anual de Atividades - Mundo Aflora · em parceria com o Google e Rede Mulher Empreendedora, realizado pela primeira vez para 24 meninas que estão ou estiveram em medidas

RelatórioAnual deAtividades

2019

Page 2: Relatório Anual de Atividades - Mundo Aflora · em parceria com o Google e Rede Mulher Empreendedora, realizado pela primeira vez para 24 meninas que estão ou estiveram em medidas

Salve

Resultados

Sobre nós

Atividades realizadasem 2019

5 Programas dentrodos centros12 Articulação13 Mundão

Transparência

Onde atuamos

Desenvolvimento institucional

Quem faz o IMA acontecer

2 3 4

5 14 16

17 19

Índice

1

Este relatório foi produzido com o apoio financeirodo Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, que apostouno desenvolvimento institucional do Instituto Mundo Aflora. Gostaríamos de agradecer cada funcionário que votoue acreditou na nossa causa dentro do ProgramaFuncionário Apresenta, para que fôssemos uma das15 organizações selecionadas.

“Aprendi que nós temos sempre que crescer, porque a vida é uma jornada longa e se for ver, nossas histórias são iguais.” Participante Programa De Olho nos Talentos

Page 3: Relatório Anual de Atividades - Mundo Aflora · em parceria com o Google e Rede Mulher Empreendedora, realizado pela primeira vez para 24 meninas que estão ou estiveram em medidas

A missão do Instituto Mundo Aflora é a reintegração efetiva de meninas que estão ou já estiveram no sistema de justiça juvenil, levando oportunidades dentro e fora dos centros para fazerem novas escolhas, apoiando no desenvolvimento de vínculos, objetivos e habilidades necessárias para romper os ciclos de pobreza, trauma, crime. Assim, tornar-se um agente de mudança na sociedade, reduzindo e prevenindo a violência contra adolescentes.

Escolhemos trabalhar com meninas, pois elas são a população mais vulnerável dentro do sistema de justiça. Além de todo o sistema ser construído exclusivamente para o público masculino, deixando de lado necessidades básicas das mulheres, essas jovens recebem menos visitas que os meninos e muitas vezes são abandonadas pela família. A sua reintegração é carregada de julgamentos por parte da sociedade de forma geral.

Desde 2016, nossa abordagem transdisciplinar já impactou mais de 4.400 meninas, que vivem em ambientes vulneráveis, que estão ou já passaram por medidas socioeducativas. O IMA acredita na redefinição do conceito de justiça, por meio da implementação de iniciativas que ajudam essas meninas a desenvolverem seus potenciais, trabalhando com articulação de rede para impactar políticas públicas, e mentoria para as meninas que já saíram das medidas, direcionando-as para oportunidades de cursos e empregos.

A atuação do Instituto Mundo Aflora está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU da seguinte forma:

Promover igualdade de gênero e empoderar meninas e mulheres provenientes de realidade vulneráveis para que possam fazer novas escolhas.

ODS 5 ODS 16O Instituto Mundo Aflora almeja contribuir para uma sociedade inclusiva e de paz, promover acesso para todes no sistema de justiça e participar da construção de instituições responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Sobre nósSalve2019 foi um ano de muita atividade e profissionalização para o Instituto Mundo Aflora. O crescimento do Instituto foi marcado por grandes realizações em diversas frentes de atuação. Utilizando uma abordagem baseada em gênero e oportunidades, as nossas atividades contribuíram para desenvolver habilidades sociais, profissionais e de direitos humanos junto às meninas que cumpriram ou estão em cumprimento de medida socioeducativa.

Do ponto de vista estratégico, participamos da mentoria do Projeto Construindo o Futuro para aprimorar nossas habilidades de gestão, planejamento estratégico, comunicação e captação de recursos. Consolidamos o plano de negócios do IMA, que permitiu uma maior estruturação, deu um norte para onde queremos ir e teve resultados significativos: a entrega do site institucional e da maior captação de recursos na história da organização.

Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, fomos convidadas pelo gabinete da Deputada Estadual Marina Helou para compor o Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência.

No campo das atividades oferecidas para meninas dentro do sistema socioeducativo, tivemos a entrada no CASA Feminino Parada de Taipas com grandes parceiros, como Edu Seidenthal e o projeto piloto “VOZES! Um programa de autoconhecimento para potencializar meninas”. Foi emocionante acompanhar o crescimento de cada menina

participante e poder contar com servidores da Fundação CASA que acreditaram no potencial transformador da iniciativa.

Vibramos com as conquistas das meninas que se aproximaram das nossas atividades: 5 das jovens em liberdade, após um período em cumprimento de medida socioeducativa, conseguiram se colocar no mercado de trabalho em 2019, 3 iniciaram cursos de educação superior e 3 delas iniciaram cursos técnicos. E 24 delas estiveram no evento de empoderamento feminino Womenwill, promovido pelo Google. Por acreditarmos que cada jovem tem a chance de realizar novas escolhas em suas vidas, independente de sua trajetória e do contexto social em que está inserida, enche nosso coração vernossas meninas conquistandoo mundão.

Presidente do IMA

Obrigada a todes que acreditam no n

osso

trab

alho

!

2 3

Page 4: Relatório Anual de Atividades - Mundo Aflora · em parceria com o Google e Rede Mulher Empreendedora, realizado pela primeira vez para 24 meninas que estão ou estiveram em medidas

O IMA atua por meio de 3 frentes principais: • Dentro dos centros de medidas socioeducativas, com programas de fortalecimento de vínculos e aumento de repertório em habilidades socioemocionais, socioeconômicas e direitos humanos;• Articulação de rede e advocacy, com seminários, desenho de políticas públicas para essa população e informação sobre práticas restaurativas dentro do contexto da justiça;• Encaminhamento das meninas após a medida para mentoria e oportunidades de cursose trabalho.

Programa focado em desenvolver habilidades socioemocionais, profissionais e de direitos humanos, preparando as meninas para o mundo que as espera fora da Fundação CASA.

Atividades realizadas em 2019

Programas Dentro dos Centros

Programa De Olho nos Talentos

CASA Chiquinha Gonzaga

CASA Chiquinha GonzagaRua Japuruchitá, 300 - Vila Prudente• Desde 2003, com o Projeto Aparigraha;• Desde 2016, com o Programa De Olhonos Talentos.

Fundação CASARua Florêncio de Abreu, 848 - Luz• Desde 2016, responsável por viabilizar as ações nos demais centros.

CASA de Semiliberdade AzaléiaRua Padre Benedito de Camargo, 688 - Penha de França• Desde 2017, com o Programa De Olhonos Talentos.

CASA Feminina Parada de TaipasRua Ilha da Juventude, 470-516 - Jaraguá• Desde 2019, com os Programas De Olho nos Talentos e VOZES!

Onde atuamos

CASA Feminina Parada de Taipas

Fundação CASA

CASA de Semiliberdade Azaléia

Projeto AparigrahaActveda

4 5

Page 5: Relatório Anual de Atividades - Mundo Aflora · em parceria com o Google e Rede Mulher Empreendedora, realizado pela primeira vez para 24 meninas que estão ou estiveram em medidas

Total: 1.346 atendimentos às meninas da CASA Chiquinha Gonzaga, por meiode 11 atividades e eventos realizados, totalizando 138 horas.

De Olho nos Talentos • CASA Chiquinha Gonzaga

O Projeto Aparigraha oferece Yoga,valores e técnicas de auto gerenciamento emocional,

como ferramentas de transformação.

As meninas tiveram a oportunidade de conheceras profissões que gostariam de exercer após a saída,

por meio de uma mentoria.

Proporcionar uma viagem virtual à Índia, compartilhando diferentes costumes do berço

do Yoga, para gerar ampliação de diálogos.

Orientação como criar um e-mail, utilizaçãodo Google Docs, como pesquisar vagas de emprego, e uso do Google Maps para se locomover pela cidade.

Sensibilizar as meninas para o ciclo de seis encontros, voltados para o desenvolvimento

de competências socioemocionais.

Oportunizar um espaço de acolhimento para ogrupo de agentes de apoio educativo.

Realizou-se um sarau para potencializar a reflexãoe as virtudes das meninas presentes.

Desenvolver competências socioemocionais,gerar aceitação da diversidade e transformar

relações humanas através do exercício da empatia. Temas trabalhados: Criação de Vínculo, Educação Emocional, Empatia, Comunicação, Protagonismo

e Novo Olhar para a Diversidade.

Festa anual para confraternização com os funcionários, meninas, familiares e parceiros.

Partida de futebol e roda de conversa“Ninguém solta a mão de ninguém”.

Conversa com a jornalista Renata Veneri, para inspirar as meninas a traçar trajetórias com coragem.

Conversa com a jornalista da Globo News,Aline Midlej, com o tema “A educação transforma”.

Janeiro a Dezembro78 aulas de 1h

YogaActveda

JulhoEncontro de 2h

Feira de ProfissõesGoogle Serve Day

Janeiro2 encontros de 2h

Viagem à ÍndiaActveda

JulhoEncontro de 2h

Ferramentas GoogleGoogle Serve Day

Janeiro2 encontros de 2h

Fevereiro a Maio6 encontros de 2h

Junho a Setembro6 encontros de 2h

SocioemocionalCarlotas

JulhoEncontro de 2h

Sonhos e PoesiaGoogle Serve Day

Maio4 encontros de 2h

Socioemocional • AgentesCarlotas

Dezembro6h

Festa JulinaDiversos parceiros

JulhoPartida de 2h

FutebolPerifeminas

DezembroEncontro de 2h

CoragemRenata Veneri

Julho2 sessões de 2h

Carreira e EducaçãoAline Midlej

624

58

42

58

30

30

30

48

36 agentes

106

58

50

212

TemaDataDuração

AtividadeParceiro

AtendimentosMeninas x Encontros

6 7

Page 6: Relatório Anual de Atividades - Mundo Aflora · em parceria com o Google e Rede Mulher Empreendedora, realizado pela primeira vez para 24 meninas que estão ou estiveram em medidas

Em maio de 2019, realizou-se o Programa Womenwill, evento que durou 4 dias, 32 horas, em parceria com o Google e Rede Mulher Empreendedora, realizado pela primeira vez para 24 meninas que estão ou estiveram em medidas socioeducativas. O foco do programa foi autonomia econômico-financeira e geração de renda através do emprego e empreendedorismo, para preparar as meninas nessa transição da saída do cumprimento da medida.

Participaram 15 meninas em cumprimento de medida socioeducativa, sendo 3 meninas da CASA Chiquinha Gonzaga, 2 meninas da unidade CASA Feminina Parada de Taipas e 10 meninas da CASA de Semiliberdade Azaléia, e 9 meninas em liberdade.

“Eu quero trabalhar com meninas que estão passandopor medidas socioeducativas e mostrar a elas que se eu consegui

superar as dificuldades, elas também conseguirão.”

Depoimento de uma das meninas em liberdade

18 1.728 36

Em 2019, realizaram-se por meio do Programa De Olho nos Talentos - CASAs Chiquinha Gonzaga e Taipas, e por meio do projeto especial Womenwill:

atividades e eventos, com duração total de 227 horas;

atendimentosàs meninas;

servidores capacitados.

EUpreendedorismoEdu Seidenthal

Carreira e EducaçãoAline Midlej

Corte de CabeloLuciano de Paris

Sexualidade FemininaDr. Luiz Perez

WomenwillGoogle/RME

Projetos especiais

Resultados

Total: 358 atendimentos às meninas da CASA Feminina Parada de Taipas, por meiode 6 atividades e eventos realizados, totalizando 57 horas.

De Olho nos Talentos • CASA Feminina Parada de Taipas

Apoiar as jovens a refletirem sobre quem são,quais recursos internos tem disponíveis,

talentos e valores, para que tenham a força necessária para buscar formações e trabalhos

que possam dar sustento para um novo caminhar, quando saírem da CASA.

Janeiro8 encontros de 2h30

Fevereiro a Abril4 encontros de 2h30

Julho4 encontros de 2h30

EUpreendedorismoEdu Seidenthal

120

48

80

TemaDataDuração

AtividadeParceiro

AtendimentosMeninas x Encontros

Conversa com a jornalista da Globo News, Aline Midlej, com o tema “A educação transforma”.

Capacitar as meninas para tomaremdecisões financeiras em suas vidas,

de forma inteligente e estruturada.

Abordar e tirar dúvidas sobre cuidadosda pele e sexualidade.

Workshop para apresentar a fotografia como opçãode profissão e a visão das fotos através do celular.

Corte de cabelo das meninas que participaramdo Programa VOZES!, proporcionando contato

com o feminino e o autocuidado.

Julho2 sessões de 2h

JulhoSessão de 2h

JulhoSessão de 2h

OutubroSessão de 3h

DezembroEncontro de 6h

Carreira e EducaçãoAline Midlej

Educação FinanceiraJuliana Achcar

Consultoria

Sexualidade FemininaDr. Luiz Perez

Registro da ExclusãoRicardo Rojas

Corte de CabeloLuciano de Paris

40

20

25

15

10

8 9

Page 7: Relatório Anual de Atividades - Mundo Aflora · em parceria com o Google e Rede Mulher Empreendedora, realizado pela primeira vez para 24 meninas que estão ou estiveram em medidas

Vida Saudável e Jornada Adiante, totalizando 18 sessões de 90 minutos cada. As sessões foram realizadas por 3 facilitadoras.

A participação no piloto do programa foi feita de forma voluntária e através de sorteio eletrônico com o primeiro nome das jovens. Para isso, a equipe de implementação do IMA realizou 3 dias de sensibilização no centro escolhido, sendo os dois primeiros para falar com todos os servidores que trabalhavam no centro na época, e o último para explicar o que era o programa para todas as adolescentes da CASA, para que assim elas pudessem se voluntariar para o programa.No dia 16 de dezembro, aconteceu uma

celebração de encerramento no centro,no qual as meninas participantes puderam celebrar o processo que vivenciaram durante os meses do programa e compartilharcom os servidores, diretoria, representantes da sede da Fundação CASA e parceirossuas conquistas.

Para concluir a fase 2, faremos um seminário para mostrar os resultados da pesquisa feita pela PUC-SP sobre a implementação do programa piloto. A Fase 3 consiste no treinamento de facilitadoras para disseminação da metodologia no Brasil e países de língua Portuguesa, a partir da validação da efetividade no contexto Brasil.

Um estudo recente feito pela Fundação CASA, mostrou que as meninas que cometem delitos têm uma história de trauma decorrente de abusos emocionais, físicos ou sexuais de membros da família e amigos, violência e vícios dentro da família e da comunidade, encarceramento de membros da família ou abandono. O trauma está diretamente ligado ao comportamento destrutivo e violento. Se o trauma não for tratado adequadamente, os afetados entram no “ciclo de trauma”. Como resultado, as adolescentes que passam pela medida socioeducativa correm grande risco de se tornarem reincidentes após sua libertação, ao retornarem ao ambiente traumático formado por sua família, amigos ou comunidade.

Além disso, a justiça no Brasil sempre abordou o sistema prisional sob o ponto de vista exclusivamente masculino, a mesma metodologia que foi feita para os homens também é utilizada para as mulheres. E esse parâmetro é utilizado tanto no que se refere às pessoas do gênero feminino adultas como adolescentes. Partindo do universo das adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas, observa-se a necessidade da utilização de uma metodologia complementar ou exclusivamente voltada para essa população feminina juvenil.

A partir desse cenário, o Instituto Mundo Aflora desenhou um projeto de 3 fases pensando em formas de melhorias desse cenário, sendo a Fase 1 a realização do seminário intitulado “Violência e o Gênero Feminino”, em 2018, no qual trouxe para São Paulo a renomada psicóloga norte-americana

Stephanie Covington, para falar sobre o ciclo do trauma e o “VOZES!”, um programa de auto-conhecimento para potencializar meninas, que ela criou especificamente para o gênero feminino, a fim de ajudar meninas adolescentes a superarem o ciclo do trauma, e a se transformarem por meio da autodescoberta e do empoderamento. O programa já foi aplicado com sucesso em contextos de justiça nos EUA, Inglaterra e Austrália.

A Fase 2 foi a realização do piloto do programa VOZES!, que aconteceu de setembro a dezembro de 2019, com um grupo de 10 meninas da Fundação CASA Feminina Parada de Taipas, e contou com a parceria do Centro de Estudos e Atendimento a Vítima de Trauma do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUCSP para mensuração do impacto social.

A metodologia é baseada na realidade das meninas e em princípios de resposta sensíveis ao gênero, além de ser fundamentado em teoria, pesquisa e experiência clínica. O currículo do VOZES! utiliza uma variedade de abordagens terapêuticas, incluindo abordagens psicoeducacionais, cognitivo-comportamentais e orientadas para o corpo, bem como teoria relacional, artes expressivas e mindfulness. A expressão artística é utilizada como uma maneira lúdica e agradável para assimilação do conteúdo do programa.

O currículo VOZES! é formado por um Guia para Facilitadoras e um Diário Interativo para as participantes. Ambos foram traduzidos para a língua portuguesa pelo IMA, para serem utilizados no projeto piloto. Composto de 4 módulos: Eu, Conexão com os outros,

Programa VOZES!

O grupo do projeto piloto VOZES! foi composto por 10 meninas participantes, por meio de 18 encontros, com duração total de 36 horas, e mais 7 meninas que fizeram parte do grupo controle, para os quais foi aplicada pesquisa realizada pelo Centro de Estudos e Atendimento a Vítima de Trauma do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUCSP.

“Quando falamos de confiança, eu não sabia se podia confiar. Eu não sabia me expressar muito, lá eu aprendi. Às vezes

estava inquieta, quando saia do curso, estava em paz.”Participante Programa VOZES!

10 11

Page 8: Relatório Anual de Atividades - Mundo Aflora · em parceria com o Google e Rede Mulher Empreendedora, realizado pela primeira vez para 24 meninas que estão ou estiveram em medidas

Sabemos que existem poucas políticas públicas desenhadas para as necessidades de meninas em alta vulnerabilidade no Brasil. Hoje não há nenhuma organização ou política pública específica para jovens que estão em conflito com a lei, principalmente com o olhar de informação ao trauma, com foco em trauma responsivo, dentro do sistema de justiça juvenil. Nós, do Instituto Mundo Aflora, ouvimos as necessidades das meninas e pensamos juntos com a nossa rede de parceiros para cobrir as lacunas existentes.

Em 2019, realizamos diversas reuniões com o poder público: • Reuniões com a sede sobre a viabilização dos programas De Olho nos Talentos e VOZES!;• Reuniões para implementação do Seminário Womenwill, articulação do setor privado como público;• Reuniões com a sede da Fundação CASA para implementar o Programa Ação de Impacto Social, que visava a integração das políticas públicas na saída das adolescentes. Esse programa foi paralisado no 2º semestre, após a mudança de diretoria da CASA;• Reunião de planejamento estratégico com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo junto com o Telos;• Visita à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas e ao centro feminino de medida socioeducativa em Manaus, para entender a realidade de meninas em cumprimento de medida socioeducativa nesta região, as melhores práticas e lacunas político-sociais;• Sensibilização para a capacitação do Programa VOZES!;• Entrada no Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania, da Alesp e do UNICEF. A articulação entre esses três parceiros tem como objetivo elaborar diagnósticos sobre a questão dos homicídios de adolescentes no Estado, definir indicadores e fomentar políticas públicas intersetoriais voltadas à prevenção de homicídios de adolescentes no Estado de São Paulo. O IMA participa do grupo de trabalho de Políticas Públicas Intersetoriais, juntamente com representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo, da Faculdade de Medicina da USP e outras organizações da sociedade civil.

As meninas em situação de justiça juvenil muitas vezes se encontram sozinhas à medida que são estigmatizadas pela sociedade e abandonadas por sua família. Assim, para ajudar nesse processo, o IMA definiu seu papel na construção da confiança, por meio do Programa de Olho nos Talentos, para as meninas adolescentes nos procurarem em sua saída.

O Instituto Mundo Aflora realiza parceria com empresas e organizações que possam oferecer o primeiro emprego e oportunidades educacionais na saída dessas jovens.

A mentoria é feita com as meninas que procuram o IMA após o cumprimento de suas medidas. Hoje essa mentoria é feita pela equipe do Instituto Mundo Aflora por meio de encontros, mensagens de texto, ligações e direcionamento para procurar empregos e fazer inscrições em cursos, além de manter o vínculo e suporte na jornada no mundão.

Voltar para o mundão após o cumprimento da medida pode ser bem desafiador, porque significa retornar ao mesmo contexto de antes. Por isso, fazemos questão de apostar e acreditar nos novos caminhos que irão traçar. Em 2019, acompanhamos a saída de dezenas de meninas que nos procuraram e acompanhamos a realização de seus sonhos.

Mentoria para algumas meninas

Muitas conquistas a celebrar!

Articulação Mundão

Desde 2016, 109 meninas entraram em contato com o Instituto Mundo Aflora após a saída da medida socioeducativa, sendo que 2 delas se tornaram reincidentes em 2019.

Em 2019, 76 horas de trabalho da equipe do Instituto Mundo Aflora foram destinadas à mentoria de 26 meninas.

12 13

Page 9: Relatório Anual de Atividades - Mundo Aflora · em parceria com o Google e Rede Mulher Empreendedora, realizado pela primeira vez para 24 meninas que estão ou estiveram em medidas

mais votadas pelos funcionários do banco para receber um aporte de recursos de R$15.000,00. Optamos por investir os recursos em desenvolvimento institucional, com o objetivo de fortalecer a visibilidade da nossa causa.

No segundo semestre, também demos dois importantes passos com o apoio de grandes parceiros: lançamos a primeira fase do site do IMA, realizado pela equipe da CAVE Digital e pelo designer Lucas Mano, e nosso primeiro vídeo institucional, produzido pela equipe da Lívia Cappellari.

Outro resultado a ser comemorado, a Campanha “Mundão tá te esperando” representou a maior captação de recursos da organização até hoje, inspirada na fala da jovem Esther, para incentivar as meninas que ainda estão cumprindo suas medidas: “tem um mundão te esperando, não desista dos seus sonhos”. Iniciada no Dia de Doar, dia 3/12, um dia especial para promover a cultura de doação no país e no mundo, e um momento de refletir sobre hábitos de consumo, a nossa campanha atingiu em 20 dias as 4 metas de captação, totalizando um valor de R$28.100,00, com o apoio de80 benfeitores.

Um dos principais objetivos da campanha foi arrecadar recursos para custear gastos com transporte e alimentação, para que as meninas que já estão no mundão possam participar de entrevistas, capacitações ou encontros com mentores. A segunda meta alcançada permitirá a realização de uma capacitação para funcionários da Fundação CASA por meio da metodologia “Academia de Líderes Ubuntu”, da filosofia Ubuntu. A terceira meta permitirá a realização do sonho de uma jovem que acompanhamos após

o cumprimento de sua medida de cursar ensino superior. E a última meta apoia alguns custos administrativos do IMA e irá permitir a manutenção do trabalho da equipe voluntária.

Entre os diversos apoiadores da campanha, os restaurantes Teva, em São Paulo e no Rio de Janeiro, destinaram o mesmo valor para cada R$1 doado pelos seus clientes no dia 3/12.

No campo de desenvolvimento institucional, demos um salto em direção a uma gestão mais eficiente e à sustentabilidade financeira do IMA.

Passamos pela aceleração do Projeto Construindo o Futuro, do Instituto Espírita de Educação, com duração de 11 meses. O foco foi estruturar a nossa organização por meio

de workshops específicos e mentorias com profissionais especializados em diversas áreas da gestão.

Em agosto, nos inscrevemos para participar do Programa Funcionário Apresenta, do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, em que concorremos com outras 34 organizações. Ficamos em 7º lugar entre as organizações

Desenvolvimentoinstitucional

No mês de dezembro, levamos 6 meninas em cumprimento de medida socioeducativa na peça de teatro Escola do Rock, em parceria com o Atelier de Cultura.

Eventos

5 meninas começaram a trabalhar em empresasou organizações;

2 meninas ganharam bolsa para curso técnico para geração de renda;

3 meninas começaram a cursar faculdade e 1 entrou em uma ETEC;

1 menina ganhou bolsa de estudos para estudar inglês;

3 meninas se inscreveram no Enem;

1 menina ganhou bolsa para curso de meditação.

Em 2019, a equipe do IMA foi informada sobre as seguintes conquistas:

14 15

Page 10: Relatório Anual de Atividades - Mundo Aflora · em parceria com o Google e Rede Mulher Empreendedora, realizado pela primeira vez para 24 meninas que estão ou estiveram em medidas

Resultados 2019

Resultados desde 2016

Resultados TransparênciaDemonstração do resultado do período consolidado

Exercício Financeiro de 2019 2019 2018

Receitas 98.830,45 24.297,98

Receitas com Restrição 14.354,38 -

Doação Pessoa Física 2.520,00 -

Doação Pessoa JurídicaCredit SuisseDia de Doar

11.834,389.790,382.044,00

---

Receitas Sem Restrição 84.476,07 24.297,98

Doação Pessoa FísicaDoação Pessoa Física

33.813,6633.813,66

24.248,78-

Doação Pessoa JurídicaRede Mulher Empreendedora

12.000,0012.000,00

--

Receitas FinanceirasRendimentos de aplicação

462,41462,41

49,2049,20

Receitas de GratuidadesVoluntário

38.200,0038.200,00

--

Despesas 98.316,33 8.646,20

Prestação de Serviços de Pessoa JurídicaDesignTraduçõesRevisãoDiagramação

25.514,801.000,0020.345,603.419,20750,00

-----

Despesas com AtividadesImpressões e Materiais GráficosConfecções de Materiais (Sacolas e Camisetas)Ajuda de CustosDespesas de TransporteDespesas com alimentaçãoCompra de material

24.307,851.849,311.788,6617.623,491.597,05717,61731,73

7.728,20------

Despesas AdministrativasAssessoria ContábilCartórioEquipamentos

8.474,732.400,0038,006.036,73

918,00---

Despesas FinanceirasTarifa bancáriaTarifa de Câmbio

1.572,731.032,73540,00

---

Impostos, Taxas e ContribuiçõesIOF - Imposto sobre Operações FinanceirasTFE - Taxa de Fiscalização de Estabelecimento

246,2283,39162,83

---

Superávit (Déficit) do Exercício 514,12 15.651,78

4.421

18

29

109

1.728

26

53

10

2.126

atendimentos a meninas que estão ou estiveram em medidas socioeducativas;

atividades e eventos realizados no ProgramaDe Olho nos Talentos;

parceiros foram responsáveis por atividades dentro e fora do sistema socioeducativo;

meninas entraram em contato com o IMA após a saída da medida socioeducativa;

atendimentos às meninas dentro e fora da medida socioeducativa;

meninas em liberdade participaram de mentorias com a equipe do IMA;

parceiros já contribuíram com as atividades do IMA dentro e fora dos centros de medida socioeducativa.

meninas participaram do Programa VOZES!;

horas de trabalho pro bono foram cedidas pela equipe do IMA.

16 17

Page 11: Relatório Anual de Atividades - Mundo Aflora · em parceria com o Google e Rede Mulher Empreendedora, realizado pela primeira vez para 24 meninas que estão ou estiveram em medidas

Demonstração do fluxo de caixa • método indireto

Balanço patrimonial

Encerrado em 31 de Dezembro de 2019 • VALORES EM REAIS • BRL

Ativo 2019 2018

Ativo CirculanteDisponível e Equivalente de CaixaBancos Conta MovimentoAplicações Financeiras

22.636,6122.636,6122.636,61-

16.912,8716.912,8716.912,87-

Clientes e Outros RecebíveisContas a Receber

--

--

Ativo Não CirculanteAtivo Realizável a Longo PrazoAtivo Imobilizado

--

--

Total do Ativo 22.636,61 16.912,87

Passivo 2019 2018

Passivo CirculanteDespesas a reembolsarPrestadores de Serviços a PagarObrigações Fiscais a Recolher

5.209,62---

----

Saldo de projetos a realizarCredit Suisse

5.209,625.209,62

--

Patrimônio LíquidoPatrimônio LíquidoResultado do Exercício

17.426,9916.912,87514,12

16.912,871.261,0915.651,78

Total do Passivo 22.636,61 16.912,87

Exercício Financeiro de 2019 2019 2018

RecebimentosSuperávit do Exercício(Déficit) / Superávit do Exercício Ajustado

514,12514,12

15.651,7815.651,78

Acréscimo / Decréscimo do AC + ANC(Aumento) Redução de Contas a ReceberTotal de Acréscimo / Decréscimo do AC + ANC

--

--

Acréscimo/Decréscimo do PC + PNCAumento (Redução) Despesas a ReembolsarAumento (Redução) Serviços Prestados a PagarAumento (Redução) Saldo de ProjetosTotal de Acréscimo / Decréscimo do PC + PNCCaixa Líquido das Atividades Operacionais

--5.209,625.209,625.723,74

----15.651,78

Atividades de InvestimentosVenda de ImobilizadoCompra de ImobilizadoCaixa Líquido das Atividades de Investimento

---

---

Atividades de FinanciamentoEmpréstimos BancáriosCaixa Líquido das Atividades de Financiamento

--

--

Aumento Líquido no Caixa e Equivalentes de CaixaCaixa e Equivalentes de Caixa - Início do AnoCaixa a Equivalentes de Caixa - Final do Ano

5.723,74 16.912,8722.636,61

15.651,78 1.261,0916.912,87

Governança

Conselho ConsultivoFlavia MangePatricia FerrazPatrick DufourPedro DorlhiacRoberta Fernandes

Conselho FiscalFernando RibeiroSonia Mendes

Equipe 2019

DiretoriaAndrea Mendes (Presidente)Renata Mendes (Fundadorae Vice Presidente)

Programas e Desenv. InstitucionalAna MongiatAna Helena OliveraFernanda PradoLeticia MacorinLucas ManoMichele Muñoz NaranjoYaniré Llanco

Equipe de Pesquisa PUCGabriela LatorracaHelena BretosProf.ª Dr.ª Denise Gimenez RamosProf. Dr. Roberto Garcia

Agradecimento especial aos funcionários da Fundação CASA, meninas que participaram das nossas atividades e confiaram em nossa equipe, indivíduos que doaram para a campanha e divulgaram, todos que doaram algo para as meninas, parceiros institucionais e parceirosde execução.

Menção EspecialAline MidlejAndreia MagalhaesBárbara Alves Becca BoltonBianca PereiraBruno GaribaldiBruno GuimarãesCamila MorataCristiano BreuelDaniel MirolliDaniela LorenzettiDaniella Silvarolli BurtiDayane SaraivaElisabete NishiEmerson Martins FerreiraEsther FerreiraFabio Barbato Fabricio GonçalvesFernanda ChusterGabriela Baptista Gabriela MoraGloria Pereyra Henrique FudissakoLorrany BarrosLuciana TemerLuciano SantosLuiza Tassinari Moraes Affonso FerreiraMaria Carolina BalroMaria Carolina ZemellaMaria Cecília LinsMarcelo LobiancoMarília GessaMarília TauficMarina Troncoso EspositoRachel AñónRafael RibeiroRita Teofilo Sarah LinderSusana AyarzaThais PadilhaToyin Inniss-Agaja

Nossos parceiros

Parceiros Campanha “Mundão tá te esperando” / Dia de Doar 2019ArtériaActvedaCia Barbixas de HumorEdu SeidenthalIrritaJamon The PigLuludy AstrologiaMauricio de Sousa ProduçõesSissaTEVAThiago Wolbert

Doadores PF Campanha“Mundão tá te esperando”Adriana BogéaAdriana Pestana BogéaAlexandre FerreiraAlexandre SayãoAna Catarina Motta FerreiraAna Elisa JustinoAna Helena OliveiraAna Lucia Abdulkader JeronimoAna Lucia Mongiat BezerraAndrea B MendesAndreia BalestreroAndreia KalvonAntonio Carlos MendesBeatriz BouskelaCamila AppelCarolina Gouveia AraujoChristiano FreireCintia AmaralClaudia AlvesCristiano Malanga BreuelDaniel OelsnerDaniela LorenzettiDaniella SilvarolliDavid L NeustadtDébora NogueiraDiego Nunes Rodrigues

Quem faz oIMA acontecer

18 19

Page 12: Relatório Anual de Atividades - Mundo Aflora · em parceria com o Google e Rede Mulher Empreendedora, realizado pela primeira vez para 24 meninas que estão ou estiveram em medidas

Eduardo FleuryElisabete Massami NishiEvadne PerugineFernanda Vianna PradoFernando MuramotoFlavia MangeGabriela Azambuja Neves VieiraGlaucia BarrosGustavo A M PereiraHenry GoldsmidIzabel Cristina Mongiat MilanJanaina PassosJoão ChieregatiJoao Pedro BarbosaLarissa HarariLuana CarvalhoLucas NeustadtLuciano VazLuiz AlexandreLuiz Fernando do AmaralLuiz Guilherme Azevedo RibeiroLuiz Victor Afonso dos SantosLuiza Tassinari MoraesMarci MarcianoMarcia Maria Broglia FontesMaria Cecília LinsMaria Letícia de Almeida CapobiancoMaria Carolina ZemellaMariana Chacoff

Marina EspositoMonalisa OliveiraNora NeustadtPaula HuertasPaula Pereira AbPedro DorlhiacRenata Del Vecchio GessulloRodrigo Octávio Broglia MendesSarah LinderSergio MindlinShanti CorreaSilvia KalvonSonia MendesThais Speranza RighettoThayne Pontes GarciaVanessa Lopes BertolinoVictoriana L. C. Gonzaga

Doadores Festa Junina 2019Adriana MesquitaAndré CardoneBruno MontoroEduardo Fleury CamargoElizandra PaivaEvadne PerugineGustavo VieiraLu BastosManoela PortoRodrigo Mendes

Tatiana OlivaValeria Barbosa ZorzanVeridiana Tossato

Parceiros ProgramaDe Olho nos TalentosActvedaAtelier de CulturaCarlotasEdu SeidenthalPerifeminasVoluntários Google Serve Day

Parceiros Programa VOZES!Fundação CASA Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São PauloAlmaapbbdoCenter for Gender & JusticeConsulado Americano em São Paulo Conceito Visual Departamento de Execuções da Infância e Juventude (DEIJ) e Ministério Público GENDER AND JUSTICE Gráfica P+EInstituto Amani Lívia CappellariPonte a Ponte

Parceiros institucionais

Secretaria da Justiça e Cidadania

20

Page 13: Relatório Anual de Atividades - Mundo Aflora · em parceria com o Google e Rede Mulher Empreendedora, realizado pela primeira vez para 24 meninas que estão ou estiveram em medidas

Vem com a gente: mundoaflora.org @mundoaflora_org /mundoaflora