Relatório de Mercado out18 · 1 Relatório de mercado Outubro/18 Safra : CONAB lançou relatório...

7
1 Relatório de mercado Outubro/18 Safra : CONAB lançou relatório em 11 de outubro e manteve a mesma previsão do relatório de setembro. Ou seja, 2.005,8 mil tons de pluma, safra 17/18. A qualidade da pluma continua muito boa, colheita finalizada, mês que vem devemos ter o término do benefício ai sabermos com exatidão os resultados de produtividade e qualidade. Neste momento, no serrado, é época de plantio de soja. CONAB também divulgou previsão para a safra 18/19, 2.202,4 mil tons. Cerca de 10% maior que a safra atual. Hoje, acreditamos que este número deva ser maior, embora os preços, hoje, sejam menores que o dos últimos anos. Comparando a soja e milho a rentabilidade do algodão ainda é melhor. ROBERT DANIEL CORRETORA www.robertdaniel.com.br Consumo interno: ABIT informou que a produção têxtil cresceu apenas 0,7% nos últimos 12 meses. Além disso, as confecções tiveram queda de 1,7% no mesmo período. Espera-se que estes números tenham uma recuperação depois do período eleitoral. Industriais relatando que, há muito tempo, não havia tanto estoque dentro das fábricas aguardando as vendas no varejo. Tendo Black Friday e Natal pela frente, todos esperam que os estoques sejam vendidos. Mais do que um desejo de que as vendas aconteçam, há uma expectativa de que o próximo governo olhe para as indústrias e aprove mudanças importantes ao setor o mais rápido possível. Exportação : as exportações da safra 17/18 continuam em ritmo menor que o esperado, com aproximadamente 72 mil tons exportadas. Acaba sendo uma quantidade 3,3 vezes maior que a do mês de agosto, que foi baixíssima, e pouco mais da metade do que foi exportada em agosto de 2017. Devemos lembrar que esta safra, nos números da CONAB, é mais de 30% superior à do ano anterior e esta sendo escoada, até a presente data, num ritmo mais lento. A justificativa para as exportações menores é explicada pela baixa movimentação da navegação comercial no Brasil. Com a diminuição das importações, sobram menos linhas para incrementar a exportação, especialmente para o algodão. Importação : Em setembro, mantivemos uma quantidade menor do que 1 mil tons. Estoque de passagem para entrada da próxima safra : OFERTA: *2.050 mil tons (produção estimada) + 15 mil (importação) = 2.065 mil tons DEMANDA: 1.150 tons exportação (estimativa exportação) + 700 mil tons (consumo estimado) = 1.850 tons Saldo de 215 mil tons.

Transcript of Relatório de Mercado out18 · 1 Relatório de mercado Outubro/18 Safra : CONAB lançou relatório...

Page 1: Relatório de Mercado out18 · 1 Relatório de mercado Outubro/18 Safra : CONAB lançou relatório em 11 de outubro e manteve a mesma previsão do relatório de setembro. Ou seja,

1

Relatório de mercado Outubro/18

Safra : CONAB lançou relatório em 11 de outubro e manteve a mesma previsão do relatório de setembro. Ou seja, 2.005,8 mil tons de pluma, safra 17/18.

A qualidade da pluma continua muito boa, colheita finalizada, mês que vem devemos ter o término do benefício ai sabermos com exatidão os resultados de produtividade e qualidade.

Neste momento, no serrado, é época de plantio de soja. CONAB também divulgou previsão para a safra 18/19, 2.202,4 mil tons. Cerca de 10%

maior que a safra atual. Hoje, acreditamos que este número deva ser maior, embora os preços, hoje, sejam menores que o dos últimos anos. Comparando a soja e milho a rentabilidade do algodão ainda é melhor.

ROBERT DANIEL CORRETORA www.robertdaniel.com.br

Consumo interno: ABIT informou que a produção têxtil cresceu apenas 0,7% nos últimos 12 meses. Além disso, as confecções tiveram queda de 1,7% no mesmo período. Espera-se que estes números tenham uma recuperação depois do período eleitoral. Industriais relatando que, há muito tempo, não havia tanto estoque dentro das fábricas aguardando as vendas no varejo. Tendo Black Friday e Natal pela frente, todos esperam que os estoques sejam vendidos. Mais do que um desejo de que as vendas aconteçam, há uma expectativa de que o próximo governo olhe para as indústrias e aprove mudanças importantes ao setor o mais rápido possível.

Exportação : as exportações da safra 17/18 continuam em ritmo menor que o esperado, com aproximadamente 72 mil tons exportadas. Acaba sendo uma quantidade 3,3 vezes maior que a do mês de agosto, que foi baixíssima, e pouco mais da metade do que foi exportada em agosto de 2017. Devemos lembrar que esta safra, nos números da CONAB, é mais de 30% superior à do ano anterior e esta sendo escoada, até a presente data, num ritmo mais lento. A justificativa para as exportações menores é explicada pela baixa movimentação da navegação comercial no Brasil. Com a diminuição das importações, sobram menos linhas para incrementar a exportação, especialmente para o algodão.

Importação : Em setembro, mantivemos uma quantidade menor do que 1 mil tons.

Estoque de passagem para entrada da próxima safra : OFERTA: *2.050 mil tons (produção estimada) + 15 mil (importação) = 2.065 mil tons DEMANDA: 1.150 tons exportação (estimativa exportação) + 700 mil tons (consumo estimado) = 1.850 tons Saldo de 215 mil tons.

Page 2: Relatório de Mercado out18 · 1 Relatório de mercado Outubro/18 Safra : CONAB lançou relatório em 11 de outubro e manteve a mesma previsão do relatório de setembro. Ou seja,

2

Vendas : os negócios estiveram mais lentos durante todo o mês de setembro. Porém, com a queda de NY e, principalmente, o câmbio (leia-se eleição), a conta para as tradings venderem no mercado interno tornou-se bem mais favorável. Mesmo com preços mais baixos nas últimas semanas, muitas negociações e pouco volume vendido. A indústria acredita que definido o cenário político, o dólar pode cair mais e consequentemente o preço das tradings. Uma definição maior deste quadro deve intensificar as vendas, tanto no disponível quanto para o primeiro semestre de 2019.

Por mais que o preço tenha caído, ainda assim, hoje, o preço é cerca de 30% superior ao mesmo período do ano passado. O algodão aumentou de preço do final de novembro até o final de junho deste ano (saiu de R$2.40/lp para R$3,80/lp, aumento de mais de 70%). É fato que grande parte deste aumento/custo foi absorvido pelas empresas e não o cliente final. Este impacto e grandes oscilações fazem com haja ainda mais cautela na compra. Quadro abaixo : Resumo das vendas acumuladas até 10/10/18, fonte : https://www.bbmnet.com.br (em mil tons)

Relatório de mercado Outubro/18

ROBERT DANIEL CORRETORA www.robertdaniel.com.br

Page 3: Relatório de Mercado out18 · 1 Relatório de mercado Outubro/18 Safra : CONAB lançou relatório em 11 de outubro e manteve a mesma previsão do relatório de setembro. Ou seja,

3

Relatório de mercado Outubro/18

ROBERT DANIEL CORRETORA www.robertdaniel.com.br

Comportamento dos preços no mercado interno : pouca alteração até fim de setembro, acompanhando o menor volume de vendas nas últimas semanas. Começo de outubro e os preços cederam um pouco mais. Gráfico abaixo : fonte www.cepea.esalq.usp.br (03/09/18 – 10/10/18)

Comparando as vendas registradas no site da BBM desde o último relatório que divulgamos, temos o seguinte quadro (em mil tons):

Quadro acima : Resumo das vendas nos últimos 30 dias, fonte : https://www.bbmnet.com.br

Page 4: Relatório de Mercado out18 · 1 Relatório de mercado Outubro/18 Safra : CONAB lançou relatório em 11 de outubro e manteve a mesma previsão do relatório de setembro. Ou seja,

4ROBERT DANIEL CORRETORA www.robertdaniel.com.br

Relatório de mercado Outubro/18

Fonte : https://tradingeconomics.com/commodity/cotton

Abaixo, evolução dos preços do algodão em NY nos últimos 12 meses:

Abaixo, evolução do câmbio nos últimos 12 meses:

Fonte : https://br.advfn.com/bolsa-de-valores/fx/USDBRL/cotacao#1y

Page 5: Relatório de Mercado out18 · 1 Relatório de mercado Outubro/18 Safra : CONAB lançou relatório em 11 de outubro e manteve a mesma previsão do relatório de setembro. Ou seja,

5ROBERT DANIEL CORRETORA www.robertdaniel.com.br

Relatório de mercado Outubro/18

Com a junção dos dois gráficos acima fica muito fácil explicar porque tivemos preços subindo de novembro/17 até junho de 2018. Agora as variáveis permanecem:

- O dólar irá realmente cair após as eleições? Quanto? - Cairá somente aprovação das reformas? - Haverá o tão falado retorno do investimento externo? - O dólar cairá realmente? - NY tem sustentação nos 75, assim como teve em abril?

Oferta e demanda mundial de algodão : O relatório (WASDE) de oferta e demanda do departamento de agricultura dos Estados Unidos divulgado em 11/10/2018 da safra 2018/19, apresentou novamente queda nos estoques iniciais mundiais, totalmente atribuído a Índia, e leve queda na produção mundial.

Os estoques finais mundiais passaram de 77.46 milhões de fardos para 74.45 milhões de fardos – queda de 3,89%. Nos Estados Unidos houve leve aumento de produção em 80 mil fardos e queda nas exportações em 200 mil fardos. Os estoques finais dos EUA passaram de 4.7 milhões de fardos para 5 milhões de fardos. Austrália apresentou queda na produção em 500 mil fardos – para 2.5 milhões de fardos. Queda nas exportações foram reportados em 300 mil fardos, passando para 3.6 milhões de fardos. Os estoques finais Australianos passaram de 2.01 para 1.81 milhões de fardos. Índia apresentou nova queda nos estoques inicias em 2.90 milhões de fardos, deixando os estoques finais mais baixos em 8.98 milhões de fardos. Na China não houve alteração alguma.

O consumo mundial baixou de 127.94 milhões de fardos para 127.76 milhões de fardos. A relação estoque/uso mundial projetada para a safra 2018/19 é de 58,27%, ante 60,54% do relatório passado.

Page 6: Relatório de Mercado out18 · 1 Relatório de mercado Outubro/18 Safra : CONAB lançou relatório em 11 de outubro e manteve a mesma previsão do relatório de setembro. Ou seja,

6

ROBERT DANIEL CORRETORA www.robertdaniel.com.br

Relatório de mercado Outubro/18

Vendas e embarques de algodão dos Estados Unidos – Upland Cotton : Os últimos relatórios de vendas e embarques de exportação dos EUA para a safra 2018/19 tem sido decepcionantes, efeito causado basicamente pela trade war entre EUA e China.

Nos últimos 05 relatórios semanais de vendas, de 30/08/2018 a 27/09/2018, apenas 363.789 fardos líquidos foram negociados e 780.542 fardos foram exportados. Volumes bem aquém dos que vinham sido reportados semanas atrás. Muitos cancelamentos da China estão sendo reportados.

Abaixo gráficos das vendas e embarques de exportação em comparação com anos anteriores:

Page 7: Relatório de Mercado out18 · 1 Relatório de mercado Outubro/18 Safra : CONAB lançou relatório em 11 de outubro e manteve a mesma previsão do relatório de setembro. Ou seja,

7

ROBERT DANIEL CORRETORA www.robertdaniel.com.br

Relatório de mercado Outubro/18

USA: O relatório de condições de safra dos EUA emitido em 09/10/2018 trouxe estabilidade nas situações das lavouras. A situação ruim/muito está em 25%. 33% das lavouras encontram-se razoáveis e 42 % em boas/excelentes condições. 78% do algodão já está aberto e 25% do algodão já está colhido nos EUA. Estes dados foram fechados até o dia 07/10/2018.

O furacão Michael que chegou aos EUA passou sobre lavouras de algodão dos Estados da Geórgia e das Carolinas do Sul e do Norte. Perdas quantitativas e poderão ocorrer, pois o algodão está bem aberto e pouco colhido. Nos próximos dias informações devem ser divulgadas.

China : Os comerciantes internacionais estavam ativos na semana passada, já que as fiações eram compradoras ativas de algodão brasileiro, grego e indiano. Algodão norte-americano não está sendo negociado devido à guerra comercial e os Estados Unidos, que não tomam medidas para criar acesso ao mercado.

Como esperávamos, o algodão brasileiro e o grego são populares devido ao fato de serem colhidos em máquinas, conterem baixos níveis de contaminação e estarem disponíveis em níveis de base atraentes. Espera-se que as fiações locais tenham a cota de importação em mãos esta semana. A grande incógnita é o volume de cotas que estarão disponíveis e que permitiriam a compra de algodão norte-americano. Após 18 anos de adesão da China à OMC, o procedimento de importação de algodão fora da cota da OMC (que foi violada no imposto de 25% sobre o algodão importado dos EUA) permanece indefinido como era em 1990.

Todo o poder permanece nas mãos do governo e nenhum procedimento foi publicado. Isso deixa o comércio de algodão, nacional e estrangeiro, sempre no escuro. Essas condições custam aos produtores bilhões de dólares em todo o mundo e têm um impacto duradouro na indústria de algodão dos EUA. Os níveis de base CFR ficaram estáveis na semana passada, uma vez que a demanda chinesa sustentou os tipos brasileiro e grego.

Este foi um ano de baixa comercialização que também refletiu o fato de que no momento os comerciantes estão empurrando as origens brasileiras, gregas e outras. A principal razão para isso é que a safra brasileira está completa e a safra norte-americana está ganhando força com grande parte da safra ainda exposta ao risco climático. Como discutimos anteriormente, a safra norte-americana enfrenta um grande risco climático à medida que os períodos de chuva indesejada continuam.

As vendas a termo são robustas e um grande volume de algodão 1.1/8 de melhor qualidade e mais antigo já foi comprometido em níveis baixos. Os comerciantes estão muito relutantes em aumentar as vendas das melhores notas até que o beneficiamento termine. fonte : https://www.jerniganglobal.com/