RESUMO TV Digital: Pesquisa e aplicabilidade como...

2
TV Digital: Pesquisa e aplicabilidade como instrumento no processo de educação e inclusão digital RESUMO AUTOR PRINCIPAL: João Marcos Floriano E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Pibic CNPq CO-AUTORES: Eduardo Saute ORIENTADOR: Adriano Canabarro Teixeira ÁREA: Ciências Exatas, da terra e engenharias ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional UNIVERSIDADE: Universidade de Passo Fundo INTRODUÇÃO: As tecnologias de comunicação, concernentes à otimização ampliativa dos meios de desenvolver os processos de transmissão de informações, vem ao longo de sua história aprimorando-se em seus diversos extremos, desde os componentes dos dispositivos responsáveis pelo processo até a diversificação das formas de acesso. Em meio a sociedade contemporânea, a TV Digital surge, no horizonte da evolução, possibilitando por meio da interatividade um novo campo de pesquisa para os diversos aspectos envolvendo a área comunicacional e consequentemente a educação, pois vincula-se diretamente ao processo de transmissão de informações. O Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, por meio do projeto Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Inclusão Digital, Processos Educativos e TV Digital, propõe, através da apropriação desta tecnologia, avaliar seu potencial na promoção da inclusão digital e de acesso ao conhecimento. Este projeto conta com o apoio do Edital Universal MCT/CNPq N.° 14/2011. METODOLOGIA: Como passo inicial do desenvolvimento das atividades de pesquisa foi realizado (1) uma interação geral sobre a TV Digital desde a criação e fundamentação do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), estendendo-se pelos (2) detalhes referentes à transmissão do sinal, até o (3) conhecimento das aplicações e as duas principais linguagens de programação. Já com uma base teórica consideravelmente apropriada para avançar para o próximo passo, iniciou-se o (4) suporte ao processo metodológico investigativo da produção monográfica dos mestrandos em Educação do programa de pós graduação da Universidade de Passo Fundo por meio do auxílio técnico envolvendo a busca, estudo, avaliação e ajuste de aplicações para TV Digital, para posteriormente serem utilizadas num processo de avaliação educacional na dissertação de um dos mestrandos e em efeito cascata pelo outro.

Transcript of RESUMO TV Digital: Pesquisa e aplicabilidade como...

TV Digital: Pesquisa e aplicabilidade como instrumento no processo de educaçãoe inclusão digital

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:João Marcos Floriano

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Pibic CNPq

CO-AUTORES:Eduardo Saute

ORIENTADOR:Adriano Canabarro Teixeira

ÁREA:Ciências Exatas, da terra e engenharias

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional

UNIVERSIDADE:Universidade de Passo Fundo

INTRODUÇÃO:As tecnologias de comunicação, concernentes à otimização ampliativa dos meios de desenvolver os processos detransmissão de informações, vem ao longo de sua história aprimorando-se em seus diversos extremos, desde oscomponentes dos dispositivos responsáveis pelo processo até a diversificação das formas de acesso. Em meio a sociedadecontemporânea, a TV Digital surge, no horizonte da evolução, possibilitando por meio da interatividade um novo campo depesquisa para os diversos aspectos envolvendo a área comunicacional e consequentemente a educação, pois vincula-sediretamente ao processo de transmissão de informações. O Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, por meio doprojeto Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Inclusão Digital, Processos Educativos e TV Digital, propõe, através daapropriação desta tecnologia, avaliar seu potencial na promoção da inclusão digital e de acesso ao conhecimento. Esteprojeto conta com o apoio do Edital Universal MCT/CNPq N.° 14/2011.

METODOLOGIA:Como passo inicial do desenvolvimento das atividades de pesquisa foi realizado (1) uma interação geral sobre a TV Digitaldesde a criação e fundamentação do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), estendendo-se pelos (2) detalhesreferentes à transmissão do sinal, até o (3) conhecimento das aplicações e as duas principais linguagens de programação.Já com uma base teórica consideravelmente apropriada para avançar para o próximo passo, iniciou-se o (4) suporte aoprocesso metodológico investigativo da produção monográfica dos mestrandos em Educação do programa de pósgraduação da Universidade de Passo Fundo por meio do auxílio técnico envolvendo a busca, estudo, avaliação e ajuste deaplicações para TV Digital, para posteriormente serem utilizadas num processo de avaliação educacional na dissertação deum dos mestrandos e em efeito cascata pelo outro.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:Com relação aos resultados dos processos metodológicos apontados anteriormente, é possível dizer que: (1) A TV Digitalencontra-se muito incipiente em seu processo de desenvolvimento, apresentando-se como potencial objeto de estudo paradiversas áreas como tecnológica, comunicação e consequentemente educacional, principalmente referenciando-se aoBrasil que almeja sua utilização como ferramenta de inclusão sócio-digital; (2) O sinal digital resulta de diversos estágios deprocessamento, não possuindo transmissão mediana como o analógico. Ou é apresentado de forma consistente ou nãorealiza-se-a. Ainda, é possível apontar para a possibilidade de existência de um canal de retorno que possibilita níveis deinteratividade; (3) A apropriação das linguagens, padrão para desenvolvimento das aplicações, realizou-se por meio deestudos teórico-prático de materiais bibliográficos e disponibilizados na rede. Quanto as aplicações, realizou-se pequenosajustes nos códigos-fonte; (4) O suporte aos mestrandos consistiu-se na triagem das aplicações publicadas em repositóriosweb, realização de ajustes de dimensionamento, alinhamento e funcionalidades que se apresentaram inoperantes natransmissão. Além disso, o auxílio estendeu-se quanto ao entendimento das funcionalidades concernentes a TV Digital.Segundo Soares e Barbosa (2009, p. 6), o sistema de TV Digital permite uma flexibilidade inatingível com a difusãoanalógica, pois permite expandir as funções do sistema por meio aplicações interativas, possibilitando que a sociedadedeixe a inércia do isolamento para elevar-se ao patamar de interconexão mutua, derrubando assim a muralha que impediao acesso a informações. Com o advento da TV Digital o processo de Inclusão digital acaba por adquirir uma nova epoderosa ferramenta para auxiliar a sua luta contra a privação de conhecimento. Crocomo afirma que ¿a criação da SBTVDpossibilita o uso dos recursos da TV Digital na democratização do acesso a informação¿ (2007, p. 63).

CONCLUSÃO:Embora a pesquisa ainda esteja em desenvolvimento é possível concluir que a TV Digital possui potencial para consolidar-se como espaço de aprendizagem. Entretanto, é preciso que se aponte a necessidade de amadurecimento das tecnologiasde desenvolvimento de aplicações para TV Digital, da ampliação de pesquisas na área e de aplicativos educacionais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:CROCOMO, Fernando Antonio. TV Digital Produção Interativa: A Comunidade Recebe e manda notícias. Florianópolis: Ed.da UFSC, 2007.

SOARES, Luiz Fernando G.; BARBOSA, Simone J. TV Digital: Fundamentos e Padrões. In:______. Programando em NCL3.0: desenvolvimento de aplicações para middlware Ginga, TV Digital e Web. Rio de Janeiro : Ed. Elsevier, 2009.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador