Revista A Colheita | Edição 30

12
Colheita Colheita INFORMATIVO DO PROGRAMA DE ADOÇÃO MISSIONÁRIA - PAM ANO VI - N° 30 - NOVEMBRO - DEZEMBRO - 2009 Pág. 3 Pág. 12 Pág. 2 A A Projeto para os surdos do Oriente Médio Primeiros batismos em Cuenca PEPE lança CD com 16 músicas ENVELOPAMENTO AUTORIZADO - Pode ser aberto pela ECT

description

Sua revista de conexão missionária

Transcript of Revista A Colheita | Edição 30

Page 1: Revista A Colheita | Edição 30

Colheita ColheitaINFORMATIVO DO PROGRAMA DE ADOÇÃO MISSIONÁRIA - PAM

ANO VI - N° 30 - NOVEMBRO - DEZEMBRO - 2009

Pág. 3 Pág. 12Pág. 2

AA

Projeto paraos surdos doOriente Médio

Primeirosbatismos emCuenca

PEPE lança CD com 16 músicas

ENVELOPAMENTO AUTORIZADO - Pode ser aberto pela ECT

Page 2: Revista A Colheita | Edição 30

PROJETOS DE MISSÕES MUNDIAISPALAVRA DA REDAÇÃO

A COLHEITA

Europa para Cristo

Missões Mundiais da CBB

Diretor Executivo (interino):

Textos:

Projeto Gráfico:Joatan de Souza Designer: Luciana Simas

Pr. Sócrates Oliveira de SouzaGerente de Comunicação e Marketing: Luiz Cláudio MartelettoJornalista Responsável: Aílton de Faria Figueiredo (20975/DRT-RJ)

Aílton de Faria, Márcia Pinheiro e Sérgio Dias

Redação: Rua Senador Furtado, 71 Praça da Bandeira, Rio de Janeiro. CEP 20270-021. - Tel.: (21) 2122-1900 [email protected]: Tel. (21) 2122-1922 / Fax: (21) 2122-1944 - [email protected]

Casa de Cultura para Surdos

Em 2006 os missionários Ad e Sara Rachel receberam uma casa no território israelense que fazia fronteira com o setor palestino. Ali, eles implantaram a Casa de Cultura para Surdos. A previsão de

conclusão desse projeto é até o final de 2010. Mas eles tiveram que deixar o local e se transferiram para um outro país do Oriente Médio.

A Casa de Cultura ajuda os surdos em suas necessidades básicas que, naquela cultura, são muito discriminados. O casal missionário visita as igrejas batistas de seu país e de outras denominações para divulgar o seu trabalho, que está aberto para receber grupos de surdos turistas, proporcionando intercâmbio desses com os locais. Também são oferecidos estudos bíblicos em grupos para evangelizar e capacitar surdos no conhecimento dos locais mais visitados pelos turistas.

Objetivos do Projeto· Treinar e oferecer oportunidades aos surdos locais para trabalharem como guias turísticos de surdos e seus acompanhantes. · Proporcionar a pesquisa e a documentação da Língua de Sinais local, especialmente para termos históricos, nomes e lugares bíblicos hoje existentes.· Viabilizar o entendimento, a interação e a cooperação entre os surdos, oferecendo atividades educacionais, artísticas e espirituais.

O melhor comunicador do Evangelho, para um surdo, é o próprio surdo. Por isso, a Casa de Cultura para Surdos investe no treinamento deles e em sua capacitação missionária.

Necessidades do Projeto:· Pessoas para o trabalho. Atualmente eles contam com 6 pessoas, mas ainda precisam de 25 pessoas no estafe.· Estabelecer uma grande rede de intercessores. · Espaço físico – o atual é muito limitado – há necessidade de uma propriedade para abrigar pelo menos 200 surdos por semana. · Equipamentos de informática.· Veículo próprio para o transporte dos surdos. De preferência uma Van, de nove lugares, que pode ser comprada com isenção de impostos.

Como você pode ajudar· Se apresentar como voluntário para trabalhar no projeto;· Adotando o projeto em oração e financeiramente;· Enviando equipamento de informática para a Casa de Cultura;· Ajudar na compra do veículo para o projeto.

Se você deseja participar desse projeto, entre em contato com o PAM:E-mail: [email protected] ou ligue para a JMMTelefones: (21) 2122-1901 (de cidades com DDD21) e 0800 709 1900 (das demais localidades)

A COLHEITA

2A COLHEITA

Ao contrário do que muitos afir-mam, que evangelizar na Europa é uma tarefa muito difícil e quase

infrutífera, os missionários de Missões Mundiais têm alcançado muitas vidas para Cristo naquele continente.

Neste informativo, nas páginas 3 e 4, destacamos alguns trabalhos realizados no Velho Continente. O Pr. Hans Behrsin desenvolve um ministério de plantação de igrejas em toda a Letônia; o Pr. Fernando Pasi reuniu centenas de pessoas num culto em ar livre em Milão, Itália; o casal Ricardo e Priscilla Magalhães ajuda na plantação de uma igreja no Parque das Nações, em Lisboa, Portugal. Esses e os demais missionários dos batistas brasileiros têm levado muitos europeus ao conhecimento da Palavra de Deus e à salvação em Cristo Jesus.

Veja também na seção Notícias dos Campos como es tão os jovens Voluntários Sem Fronteiras do Projeto Radical África, no Senegal, e os primeiros batismos em Cuenca, Equador.

Missões Mundiais e a Convicção Editora Ltda. lançam o livro “O mundo no coração de Deus – 100 anos da Junta de Missões Mundiais da CBB”, veja o anúncio neste número.

Querido adotante, vale a pena investir em Missões. Continue sendo usado por Deus para levar Cristo até os confins da Terra!

Boa leitura!

Você não pode ficar de fora deste grande mover de Deus!

Casa deCultura para

SurdosOs surdos do Oriente Médio precisam receber as boas novas de Jesus

Fotos da capa: Joatan de Souza

Page 3: Revista A Colheita | Edição 30

Segundo uma pesquisa feita no país, em 2008, apontou que somente 3% de sua população se diz “muito feliz”. Outra pesquisa, realizada pela Revista Veja (21/abril/2009) nos países da União Européia, mostrou que as crianças menos felizes do mundo se encontram na Letônia, Lituânia e Malta, respectivamente. Também, em 2007, a Letônia ficou em quarto lugar em índice de suicídio. É neste contexto, na capital do país, em Riga, que

o casal missionário Pr. Hans e Elaine B e h r s i n e s t ã o inser idos . E les estão envolvidos com o projeto de Treinamento de L i d e r a n ç a e P l a n t a ç ã o d e Igrejas em toda L e t ô n i a e j á começaram esse trabalho na capital.

Nos meses de setembro a dezem-

bro eles estarão, quase todos os domingos, visitando igrejas no país com a incumbência de levar um desperta-mento vocacional aos jovens. Esses serão encaminhados ao Baltic Pastoral Institute, ligado à União das Igrejas Batistas da Letônia, onde serão preparados para a tarefa missionária e pastoral. Serão treinados líderes, até maio de 2010, para que se tornem multiplicadores nesse ministé-rio. “Ore para que o Senhor desperte, através de nossos testemunhos e mensagens, jovens para o ministério de plantação de igrejas; e que Ele levante muitos sustentado-res para esse projeto”, pede o Pr. Hans Behrsin.

Batismos em Cuenca

Os missionários Pr. Heinrich e Olga Friesen receberam a aprovação da documentação da Igreja “La Senda” em Cuenca, no Equador. Além disso, agora com a igreja legalmente constituída, eles realizaram os primeiros batismos ali. No dia 13 de setembro quatro pessoas, atendendo ao mandato do Senhor, foram batizadas naquela igreja. Entre elas estão Edmundo e Elizabeth, que há algum tempo procurou ajuda do missionário, pois estavam praticamente separados. Mas, graças a Deus, se reconciliaram um com o outro e, principalmente, com Deus. Outra que pediu ajuda foi a Gabriela, cujo esposo a abandonara e estava muito desorientada. Mas Cristo mudou completamente sua vida. A quarta é a irmã Jhoana, que recebeu o Senhor já há muito tempo mas, finalmente, tomou a decisão e se juntou ao grupo. “Os testemunhos desses irmãos foram emocionantes e trouxeram muita alegria a nossa igreja”, disse o Pr. Heinrich. Além desses batismos uma outra irmã, de Milagro, também pediu reconciliação com Deus. Com isso, os missionários esperam que novos candidatos se apresentem para batismo.

Andréa Chrysóstomo, missionária Efetiva Radical responsável pela imersão cultural dos Voluntários Sem Fronteiras no Senegal, informa que os jovens do Projeto Radical África, da sexta turma, já estão se comunicando bem na língua francesa. Eles, em breve, estarão seguindo para os seus campos missionários definitivos. Seus ministérios serão desenvolvidos em aldeias no interior de alguns países do noroeste africano. Enquanto isso, em Dacar, Deus continua se utilizando da vida desses Radicais para impactar milhares de jovens africanos. “No mês de agosto, os Voluntários Sem Fronteiras participaram de um acampamento que reuniu cerca de 500 jovens. Naquela oportunidade, eles puderam fazer muitas amizades e compartilharam sobre o amor e a obra de Deus em suas vidas”, diz a missionária.

Riga, capital da Letônia

Pr. Heinrich (à esq.) e os candidatos ao batismo (à dir.)

NOTÍCIAS DOS CAMPOS

A COLHEITA3

Plantação de igrejas

LETÔNIA

Etapa cumprida

RADICAL ÁFRICA

Sexta Turma do Radical África

EQUADOR

Page 4: Revista A Colheita | Edição 30

Nos primeiros dias de setembro, a Primeira Igreja Batista de Milão, na Itália, realizou um culto ao ar livre, em frente ao seu templo, com a participação do cantor evangélico italiano Nicola Milone. Apesar de ser incomum no país, o evento conseguiu reunir cerca de 100 pessoas; outras acompanharam a programação da sacada de seus prédios. Após a mensagem de Deus, ministrada pelo missionário Pr. Fernando Pasi, duas pessoas entregaram suas vidas ao Senhor Jesus.

Segundo o missionário, realizar programações que alcancem pessoas longe da misericórdia e do amor de Deus é mais do que uma missão, é cumprimento ao que está escrito em Atos 1.8: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até

os confins da Terra”. Este foi o v e r s í c u l o lembrado pelo Pr. Fernando Pasi para ilustrar o p r o p ó s i t o d o culto ao ar livre.

O povo kalanga, segundo maior grupo étnico de Botsuana, recebeu o Novo Testamento e Salmos traduzidos em sua própria língua. Girlan Silva, missionário de Missões Mundiais e pastor da Igreja Batista de Sebina, participou do lançamento da obra com alguns irmãos kalangas. “Foi uma celebração emocionante, de muita alegria! O tema foi: “Deus também fala minha língua - Dama le Ndzimu vula ye butjilo”, conta o missionário. Mas, segundo ele, o desafio ainda não foi concluído, pois falta traduzir o Antigo Testamento.

O missionário tem experimen-tado a simplicida-de do Evangelho n o m e i o d e pessoas simples, de valores morais ainda intactos. Segundo o Pr. G i r l a n , o s a f r i c anos s ão desprovidos do atual “evangelicalismo sofisticado e/ou avançado”, proveniente do Ocidente. Eles são pedras a serem lapidadas pela Palavra de Deus, traduzida em suas próprias línguas. O missionário agradece a Deus e, ao mesmo tempo, pede para que o “vírus suíno” das heresias que infectam a comunidade evangélica, filhas da Reforma Protestante, não atrapalhe o crescimento e desenvolvimento da Igreja de Cristo em Botsuana.

Ar-livre alcança comunidade

ITÁLIA

NOTÍCIAS DOS CAMPOS

4A COLHEITA

BOTSUANA

A Palavra em kalanga

Noêmia Cessito e a Dra. Maria da Conceição, missionárias em Moçambique, receberam o apoio de uma caravana de 22 voluntários da Igreja Batista do Bacacheri, Curitiba. Eles se dividiram em três frentes de trabalho: Chimoio, numa fazenda experimental, Dondo e Beira. O irmão Walmir Kesseli, um dos organizadores do grupo, esteve na sede de Missões Mundiais e relatou a experiência naqueles campos, recentemente.

O grupo multifuncional contava com uma adolescente entre profissionais das áreas de saúde, educação e outros. Os voluntários aprenderam a fazer pão, rapadura, melado, artesanato etc.. Eles realizaram 200 atendimentos médicos, concentrando a equipe de saúde no Posto de Mafarinha e no Hospital de Dondo; deram aulas nos institutos e trabalharam com adolescentes. Em uma das programações chegou a reunir cerca de 350 crianças.

MOÇAMBIQUE

Apoio missionárioO c a s a l

missionário Pr. Roberto Carlos e Edna Carmo-na, que está em Joanesburgo, África do Sul, completa 10 anos de casa-dos no dia 17 de dezembro. O sonho deles era ter uma filha, motivo de suas orações diárias. Em julho os missioná-rios conheceram Ana Khalipha, uma menina zimbabuana que estava em um orfanato em África do Sul, e sentiram o desejo de adotá-la. Ela já está com eles e, no momento, estão em processo de adoção da criança. Edna, que fez aniversário no dia 25 de setembro, sente que Ana é um presente de Deus em sua vida, embora o processo de adoção possa durar até dois anos. Os missionários pedem oração aos irmãos para que seja feita a vontade do Senhor em suas vidas.

Um presente de Deus

ÁFRICA DO SUL

Casal Carmona com a filha Ana

Pr. Girlan (à esq.) e irmãos kalangas

Culto ao ar livre em Milão

Page 5: Revista A Colheita | Edição 30

01/11: Chile – Os missionários da JMM iniciaram mais uma parceria visando alcançar jovens carentes e que vivem em acampamentos na cidade de Alto Hospício. A estratégia é apresentar-lhes a salvação através da EBD e de aulas de futebol. (Samya Freire – Senegal; Josiane dos Santos – Radical África) Lucas 22 a 24

02/11: Espanha – Agradeça a Deus pela inauguração do templo da IB Boas-Novas. Num país onde templos são fechados, e para reabri-los são muitas as exigências, esta foi uma grande vitória. Ore pelo fim da dureza espiritual entre as autoridades espanholas. (Alexandre Porcides – Espanha) João 1 a 3

03/11: Albânia – Apesar de ser o país mais pobre da Europa, o materialismo e a indiferença a Deus são muito fortes. Ore para que os albaneses vejam a Cristo através da vida dos missionários. (Sylvia de Araújo – Espanha; Jorgelina Burgos – Radical África) João 4 a 6

04/11: Ucrânia – Os ucranianos aceitam melhor o contato dos missionários da terra do que os estrangeiros. Muitos promovem uma guerra dos ortodoxos contra os protestantes. Além disso, o materialismo continua forte no país. Ore para que essas ações contra o cristianismo cessem. João 7 a 9

05/11: Chile – Ore pelos jovens de San Pedro de Atacama, influenciados cada vez mais pelas drogas, pelo álcool e pela prostituição. A prefeita e a secretária de educação não permitem que evangélicos trabalhem na única escola da cidade. Peça a Deus por uma oportunidade para os missionários trabalharem na escola. João 10 a 12

06/11: Espanha – Ore pela criação do grupo de capelania hospitalar, seus

treinamentos e grupos de oração. Interceda também pela legalização de uma ONG, que possibilitará as solicitações para autorizações de visitas aos hospitais. (Fernando Nicodemo – Itália; Kátia Fernandes – Sudeste da Ásia) João 13 a 15

07/11: Letônia – Ore pelo projeto de treinamento de liderança e plantação de igrejas em toda Letônia. Até dezembro, durante visitas às igrejas, os missionários encaminharão os jovens vocacionados ao Baltic Pastoral Institute – ligado à União das Igrejas Batistas da Letônia, onde serão preparados para a tarefa missionária e pastoral. João 16 a 18

08/11: Europa – Ore pela Letônia, pela Estônia e pela Lituânia. A Letônia, em especial, passa por uma terrível crise financeira. Muitos vão trabalhar em outros países devido ao altíssimo nível de desemprego. João 19 a 21

09/11: Espanha – Os missionários continuam evangelizando e discipulando os espanhóis, os catalães e os povos do nordeste espanhol. peça a Deus que faça uma grande obra nos corações desses europeus. (Joshua Nogueira – Espanha; Dulcerly Tejada – República Dominicana) Atos 1 a 3

10/11: Romênia – Interceda pela vida de um homem que sempre amaldiçoava os crentes, mas que felizmente acabou se convertendo. Ele havia sofrido uma paralisia e assim que regressou do hospital recebeu a visita dos missionários; ali ele entregou sua vida a Cristo. Sua atitude tem influenciado positivamente outros membros da família. Atos 4 a 6

11/11: Portugal – O centro de estudos, oriundo do Instituto Bíblico Português, avança em vários locais do país. Ore para que o objetivo de inserir o ensino teológico e missionário seja alcançado. Atos 7 a 9

Entre parênteses estão os nomes dos aniversariantes do dia.

No final de cada pedido de oração aparece a referência

para a sua leitura diária da Bíblia.

Diário deoração

Page 6: Revista A Colheita | Edição 30

12/11: Itália – O inimigo continua dificultando a vida dos novos convertidos. Sempre antes ou após o batismo, ao informar aos seus familiares, os batizandos enfrentam uma grande luta e perseguição. Ore para que o Senhor ajude estes novos irmãos na caminhada. Atos 10 a 12

13/11: Espanha – Leve ao Senhor a vida de uma mulher que largou a prostituição para seguir a Jesus Cristo. Ela está sendo ameaçada de morte pelo seu antigo companheiro. Com pouco mais de 30 anos, duas filhas e sem recursos, ela se converteu consciente de que só o Senhor pode livrá-la dos problemas. (Priscila Pancoti – Guiné) Atos 13 a 15

14/11: Romênia – Ore pela legalização da missão em Sintesti, para que os missionários não tenham mais problemas com as autoridades e possam encontrar um outro local; atualmente, as reuniões acontecem numa tenda, de forma improvisada. Atos 16 a 18

15/11: Senegal – Continue a orar pelo objetivo de alcançar 10 senegaleses, discipulá-los e prepará-los para o batismo ainda este ano. Hoje o maior desafio é adquirir um terreno para a construção do templo. Ore por isso também. (Davi Ferreira – Moçambique; Eduardo Barcellos – Radical África) Atos 19 a 21

16/11: Guiné-Bissau – Ore pelo projeto de construção do templo da igreja na aldeia de Dara. Ainda faltam recursos financeiros. Em contrapartida, o número de mesquitas cresceu rapidamente. Após quatro anos foram construídas três, próximas da casa dos missionários. Atos 22 a 24

17/11: Guiné-Equatorial – Ore pelo povo desse país que, embora esteja em contato com o Evangelho, ainda vive nas trevas, escravizado pelos enganos da bruxaria. Que as missionárias sejam usadas para mudar essa situação. (Rodrigo de Souza – Radical Luso-Africano) Atos 25 a 28

18/11: República da Guiné – Ore por uma mulher que se converteu, mas foi repudiada pela família, inclusive seu marido a expulsou de casa. Ela levou somente o bebê, tem passado dificuldades e está com a saúde debilitada. (Rafael Carrilho – Chile; Elvira Rangel – esposa do Representante da JMM/MG; Lilian Grance – Guiné-Bissau) Romanos 1 a 3

19/11: Senegal – Leve ao Senhor os encontros que têm acontecido com as lideranças da igreja. Os membros são incentivados a assumirem mais responsabilidades. Lembre de Cristine, uma jovem muito talentosa para a liderança do Ministério de Surdos na Igreja. (Lídia Klava – Paraguai; Loide Silveira – Aposentada; Lian Godoy – Sul da Ásia; Pr. Tiago Lincoln – Representante da JMM/RJ) Romanos 4 a 6

20/11: Senegal – Ore para que o povo, muçulmano, tenha seus corações

quebrantados pelo poder do Espírito Santo e sejam salvos. Que muitasvidas tenham vivido uma experiência com Jesus no período do Ramadã. (Pr. Tomé Fernandes – Portugal) Romanos 7 a 9

21/11: Moçambique – Lembre-se da Tenda da Esperança, que tem evento programado para este mês. Ore pelo lugar, estratégias e equipe, para que em tudo haja direção de Deus e que o nome de Jesus seja glorificado. (Géssika Oliveira – Radical África 6) Romanos 10 a 12

22/11: Radical Latino – Peça ao Senhor pelo bairro de Calle-i, no Paraguai. Há muita violência, alcoolismo e delinquência. Que Deus use a equipe como bênção na vida dos moradores deste bairro. Romanos 13 a 16

23/11: Rede do PEPE – O Senhor continua operando maravilhas por meio deste Programa. Para continuar desenvolvendo esse profícuo trabalho, os coordenadores e educadores precisam ser capacitados continuamente. Ore pela capacitação desses obreiros. 1Coríntios 1 a 3

24/11: PEPE Mali – Agradeça por essa unidade que tem sido dirigida pelos Radicais. São muitos os desafios, entre eles o convívio com a comunidade muçulmana. Na unidade, as crianças recebem ensino de boa qualidade e a comunidade pode sentir e testificar do amor de Deus. 1Coríntios 4 a 6

25/11: Moçambique – Peça a Deus que continue usando a vida da missionária Noêmia Cessito no Hospital Central do Dondo. Ela tem desenvolvido um relevante trabalho na área de saúde e capelania. 1Coríntios 7 a 9

26/11: Senegal – Dedique tempo de oração em favor do povo senegalês. Eles acreditam que estão no caminho correto e, por isso, seguem com tanto zelo as leis estabelecidas pelo islamismo. Ore para que conheçam a verdade: Jesus Cristo. (Pr. Marcos Grava – Coordenador do PEM) 1Coríntios 10 a 12

27/11: Moçambique – Agradeça a Deus pela aquisição do terreno para a Missão Batista das Palmeiras. Agora, a luta é para construir as salas para o PEPE e a EBD. Ore pelos recursos para a conclusão das obras. (Terezinha Candieiro – Coordenadora do PEPE; Pr. Ezequiel Luz – Portugal) 1Coríntios 13 a 16

28/11: Guiné-Bissau – A perseguição foi muito grande por parte dos familiares de Adulai Baldé, um ex-muçulmano convertido, hoje pastor. Ele foi expulso de casa e seu sogro ameaçou levar sua esposa e seus quatro filhos. Interceda por Adulai, sua família, ministério e por tantos outros ex-muçulmanos convertidos espalhados pelo mundo. (Elaine Behrsin – Letônia) 2Coríntios 1 a 3

Page 7: Revista A Colheita | Edição 30

29/11: Moçambique – Interceda pelas crianças do orfanato, pois elas estão felizes com Jesus e com aquilo que Ele tem realizado em suas vidas. Agradeça pelos jovens que cresceram no orfanato e tiveram uma real experiência com Deus. Isso tem sido um grande testemunho na sociedade. (Sergio Márquez – Paraguai; Leila Cardoso – Sede da JMM) 2Coríntios 4 a 6

30/11: Botsuana – Este foi um dos primeiros países a receber o Evangelho no sul da África, ainda no Século XIX. Porém, só agora o segundo maior grupo étnico do país, o povo kalanga, recebeu o Novo Testamento e Salmos traduzidos em sua própria língua. Louve a Deus por essa vitória e ore para que mais tradutores sejam levantados. 2Coríntios 7 a 10

01/12: Norte da África – Clame diariamente ao Pai por sabedoria e conhe-cimento para as missionárias que lá estão, para que saibam aproveitar as oportunidades. (Jonatas Cessito – Moçambique) 2Coríntios 11 a 13

02/12: Moçambique – Agradeça a Deus pelo crescimento da igreja no país, tanto em qualidade como em maturidade espiritual. De acordo com os missionário, é emocionante ver pessoas permanecendo firmes na fé ao longo dos anos. (Guilherme Behrsin – Letônia; Pr. Fernando Félix – Japão) Gálatas 1 a 3

03/12: Ásia – Agradeça a Deus pela alvo alcançado para o Projeto do Centro de Desenvolvimento Comunitário no Norte da Índia. A bondade e a graça do Senhor foram abundantes. Gálatas 4 a 6

04/12: Sudão – Uma adolescente, que perambulava pelas ruas, foi chamada para ajudar a missionária na Escola Batista Seguindo a Luz. Interceda pela vida dessa menina, para que conheça a salvação em Jesus. (Mariana Ferreira – Botsuana; Deolinda Galvão – esposa do Representante JMM/RJ; Fabíola Dutra – Radical África) Efésios 1 a 3

05/12: Oriente Médio – Ore pela escolinha de futebol, que funciona duas vezes na semana, sempre à tarde, com crianças na Jordânia. Nesse horário não há transporte coletivo e a frequência cai. Ore para que essa oportunidade tão preciosa com as crianças não se perca. Efésios 4 a 6

06/12: Ásia – Rogue ao Pai pelo fim dos conflitos entre o povo uigur e os chineses. Muitos morreram e milhares estão presos. Nada foi feito com os chineses que invadiram casas, faculdades e mataram centenas de uigures. Agradeça a Deus pelo livramento que Ele concedeu às missionárias e pelos irmãos uigures que foram protegidos da morte e deram testemunhos maravilhosos. Filipenses 1 a 4

07/12: Moçambique – Os missionários precisam do apoio de voluntários em projetos que serão realizados. Ore para que o Senhor providencie

ajudantes, especialmente para os eventos entre fevereiro e abril de 2010. (Andréa Chrysóstomo – Senegal) Colossenses 1 a 4

08/12: Malásia – Os missionários que chegaram recentemente ao país tem avançado na imersão cultural. Peça a Deus pelo desafio em aprender uma cultura tão diferente e pela adaptação da família missionária. (Davi Candieiro – PEPE) 1Tessalonicenses 1 a 5

09/12: Uzbequistão – O missionário da terra e presidente da União Batista de Uzbequistão, Pr. Pavel Peychev, foi acusado de violar a lei do país em dois artigos: sonegação de impostos e ensinar o cristianismo às crianças contra a vontade de seus pais. O governo do país tem usado vários métodos para derrubar a obra evangélica. 2Tessalonicenses 1 a 3

10/12: PEPE Equador – Peça a Deus pela vida de Albiery, um menino de 4 anos, muito rebelde, mas que, pela intervenção do Espírito Santo, melhorou muito no PEPE. Por causa da separação de seus pais ele mudou para Guayaquil e não vai mais ao PEPE. Ore, também, pela família de Albiery. 1Timóteo 1 a 3

11/12: Chile – Continue orando por recursos para as construções de quatro templos. Entre eles o Primeiro templo Batista Aimará, em Pozo Almonte, que começou em 2008. (Meng Zeng – Sudeste da Ásia; Neila Soares – Sede da JMM) 1Timóteo 4 a 6

12/12:. Espanha – Interceda ao Senhor em favor da obra no bairro Puente Mayorga, em São Roque, onde não há trabalho evangélico. Os missionários iniciaram uma ação para distribuir material e proclamar o nome de Jesus. 2Timóteo 1 a 4

13/12: Sul da Ásia – Cristãos foram agredidos em suas residências. A perseguição tem servido de oportunidade para o crescimento da igreja naquela região, pois muitos ficam sensibilizados com a resistência e passam a frequentar os cultos e confessam a Cristo. (Fabrizio Nicodemo – Itália; Gabriel Sanches – Portugal; Renata Santos – São Tomé e Príncipe) Tito 1 e 2

14/12: Malásia – Os missionários fizeram contato com um pastor que tem trabalhado somente com treinamento de líderes para alcançar muçulmanos. O trabalho precisa do apoio de mais obreiros. Ore por isso. (Olívia Sanches – Aposentada) Tito 3 e Filemom

15/12: Malásia – Dezesseis meninos, hindus, fizeram amistosos contra a equipe da escolinha dirigida pelos nossos missionários. Oito deles ficaram hospedados na casa dos missionários e ouviram do amor de Deus. Interceda para que a semente lançada dê frutos no tempo certo. (Maria Luiza Ferreira – Aposentada) Hebreus 1 a 3

Page 8: Revista A Colheita | Edição 30

16/12: PEPE Paraguai – Uma parceria entre a Escola Batista, dirigida pelos missionários da JMM, com a Sociedade Bíblica Paraguaia criou o programa “A Fé vem pelo ouvir”, que leva diariamente o Novo Testamento em áudio para 90 alunos, entre crianças e adolescentes, e nove professores. Ore para que a mensagem de Cristo brote nos corações dos que ouvem. (Carmen Lígia – Colômbia) Hebreus 4 a 6

17/12: Guiné-Bissau – O novo presidente já tomou posse. O povo está esperançoso de melhorias no país, em todos os aspectos. Ore para que Deus abençoe e sare essa nação. Hebreus 7 a 9

18/12: Paraguai – Marta, uma jovem da igreja, nova convertida, está sendo treinada como professora do PEPE. Ela tem passado grandes tribulações em sua casa. O pai é descrente, alcoólatra, não trabalha para manter a casa e explora os filhos. Ore para que Deus transforme esse homem. (Vivien Rachel – Radical África) Hebreus 10 a 13

19/12: Haiti – Os cursos do Centro de Teologia Integral começaram em outubro. A administração tem compromissos financeiros pendentes e alguns professores ameaçam sair. Ore por essa situação, para que o Senhor providencie os recursos necessários à obra. (Matheus Ferreira – Botsuana) Tiago 1 a 5

20/12: África do Sul – Em 2010, cerca de 300 voluntários servirão, nos meses de junho e julho, durante a Copa do Mundo. Atletas de nações fechadas ao Evangelho, como a Coréia do Norte, estarão presentes e poderão ouvir a mensagem de salvação em Cristo. Ore por essa ação missionária. (Jônatas Teixeira – Timor-Leste; Aline Siqueira – Efetivo Radical) 1Pedro 1 a 5

21/12: Colômbia – Peça ao Senhor pelo ponto de pregação em Duitama. Há um contato de um crente, formado em Pedagogia, e quer começar um colégio cristão, o primeiro da região. No prédio do colégio há possibilidade iniciar a igreja em Duitama. (Pr. Diné Lóta – Canadá; Camila Pinto – Radical África) 2Pedro 1 a 3

22/12: Haiti – Ore pela libertação espiritual do Haiti do poder do vodu e da miséria espiritual e social. Lembre dos professores do Seminário Teológico e do levantamento de missionários para o Haiti. 1João 1 a 4

23/12: Atletas para Cristo – Ore para que as igrejas na Europa, na Ásia e na África estejam prontas para perceber e entender que o atleta tem um ministério singular no meio esportivo, e para que saibam como usá-los sem torná-los uma exclusividade delas. (Priscilla Magalhães – Portugal) 1João 5; 2João

24/12: Índia – Dez pastores brasileiros foram ajudar no trabalho de treinamento dos obreiros no Estado de Uttar Pradesh e na capital. Ore pelos frutos alcançados no treinamento ministrado pelos pastores. (Antônio Galvão – Representante JMM/RJ; Marlene Tiede – Chile; Vládia Soares – Paraguai) 3João; Judas

25/12: Jordânia – Mohammed, um jovem convertido, tem como principal objetivo ver sua esposa aos pés de Cristo. E, para isso, ele tem buscado apresentar uma real mudança de vida. Ela está se mostrando interessada em entender os verdadeiros motivos dessa mudança de comportamento. Ore pela esposa de Mohammed para que encontre a mesma fé de seu marido em Jesus Cristo. (Pr. Carlos Alberto da Silva – Paraguai; Pr. Samuel Mitt – Aposentado; Calebe – Oriente Médio) Apocalipse 1 a 3

26/12: Botsuana – Ainda não é possível saber aonde a igreja vai se reunir a partir do dia 1º de janeiro. Mas os missionários estão confiantes de que o Senhor proverá um lugar, segundo suas necessidades até que tenham um templo. Interceda pela conclusão do templo. (Gabriel la Banca Neves – Chile; Almir Felipe da Silva – Radical África) Apocalipse 4 a 6

27/12: Letônia – Ore pelo projeto de plantação de igreja em Riga, capital do país, pelo treinamento de liderança e plantação de igrejas em toda Letônia. Desde setembro, os missionários visitam as igrejas da Letônia com a incumbência de levar um despertamento vocacional aos jovens. Apocalipse 7 a 9

28/12: Europa – Interceda pela Letônia, Estônia e Lituânia. A Letônia, em especial, passa por uma terrível crise financeira. Muitos vão trabalhar em outros países devido ao altíssimo nível de desemprego. Apocalipse 10 a 12

29/12: Letônia – Entregue ao Senhor a vida de uma senhora chamada Ingela, que passou por duas cirurgias no cérebro e está em recuperação. Ore também por um jovem de 23 anos, missionário local, chamado Normunds. Ele está com sérios problemas de saúde. Apocalipse 13 a 16

30/12: Romênia – Há um ano começou a missão em Carpenichu, distrito de Giurgiu. Louve a Deus pois, mesmo num salão pequeno de 20m2, há uma frequência média de 15 adultos que já tomaram a decisão ao lado de Cristo (três deles já batizados) e um grupo de 30 crianças. (Pr. Francisco Cid – Aposentado) Apocalipse 17 a 19

31/12: Voluntários Sem Fronteiras – Louve a Deus pelas equipes de jovens que retornaram ao Brasil em novembro, após conclusão do Projeto Radical. Certamente colheram muitos frutos e muitas sementes foram plantadas para que outros colham. Apocalipse 20 a 22

Page 9: Revista A Colheita | Edição 30

0800 709 1900

www.jmm.org.brE-mail: [email protected]

Tel.: 21 2122-1901Fax: 21 2122-1944

ESPAÇO DO ADOTANTE

A COLHEITA

9

Central do Adotante

Eliel Baccelli SilvaIgreja Evangélica de Tatuapé, São Paulo/SP

Deus supre nossas necessidades

“Em janeiro de 2008 meu pai faleceu, desde então pensei

em parar com o PAM várias vezes. Mas Deus tem dado graças e todos os meses envio minha oferta para Missões Mundiais. O Senhor tem suprido todas as minhas necessidades.”

Pierri dos Santos MoreauIBC Bangu, Niterói/RJ

Bênçãos sobre bênçãos

“No primeiro ano de adoção minha situação financeira

apertou pois tive que pagar aluguel no valor do meu salário. Mantive minha oferta e dízimo fiel. Hoje, eu e minha esposa juntos temos dez vezes o salário da época. Portanto, nosso dízimo é o valor que eu ganhava e pagava de aluguel. Ah, também estamos pagando a prestação do nosso apartamento.”

Nadia Valeria Gonçalves BatistaIB Memorial em Camorim, Angra dos Reis/RJ

Dez anos como adotante

“Sou sempre abençoada por adotar um missionário nesses

dez anos aproximadamente, pois cada carta que recebo me serve de estímulo e a certeza do agir de Deus.”

Maria Neuraci Pereira Leonel CândidoIB Vila Galvão em Senador Canedo/GO

A bênção de ser adotante

“Minha vida tem sido ricamente abençoada, financeira e

espiritualmente falando. O informativo “A Colheita” tem me edificado e incentivado à leitura bíblica e oração diárias”.

Marcos Sérgio Silva LeiteIB Missionária Brumado/BA

Até o último minuto da vida

“Es tou a ma i s de do i s meses

desempregado, mas Deus tem me dado condições de ofertar para Missões Mundiais. Quero contribuir com esse trabalho, através de minhas ofertas e orações, até o último minuto de minha vida. Sempre peço a Deus por todos os missionários e, também, para que cada adotante nunca desanime nas suas orações e contribuições. Creio que o Senhor ainda me dará mais condições para adotar outros missionários. Louvado seja Deus pelo esforço de cada missionário em proclamar o Seu Evangelho até os confins da Terra.”

Pr. Natan Thompson RufinoPIB em Rio Muqui, Cachoeiro de Itapemirim/ES

Um mel de missões

“Dois irmãos de minha igreja ofertaram, para missões, a produção de uma colméia que

rendeu oito litros de mel. O dinheiro da venda desse produto já foi enviado para Missões

Mundiais. A partir dessa ação, outros irmãos também foram despertados para contribuir

com a obra mis s ionár ia mundial.”

Kevin Bazeth de AraújoPIB Vila Serrana, Fragoso, Magé/RJ

Missões – compromisso com Deus

“Tenho 12 anos e firmei um

compromisso com Deus: contribuir com a Sua obra através de Missões Mundiais. Após esse compromisso me tornei uma criança mais responsável em tudo.”

Page 10: Revista A Colheita | Edição 30

ESPAÇO DO PAM

01A COLHEITA

ANDRÉ AMARALCoordenador de Projetos e

Desenvolvimento de Recursos

nossas lentes pelas lentes do outro.

“Um homem foi soterrado, acidentalmente, por uma barreira que desabou e muitos estavam cavando energicamente para libertá-lo. No local estava alguém indiferente, apenas contemplando o drama, quando foi informado: 'É seu irmão quem está lá embaixo!'. Estas palavras operaram nele uma imediata mudança. No mesmo instante pôs-se a trabalhar arduamente para resgatá-lo. Se realmente desejamos salvar nossos semelhantes da ira vindoura, é preciso que sintamos simpatia, compaixão e ansiedade, numa única frase: paixão e amor ardente. Que Deus nos conceda tais sentimentos” (Charles Haddon Spurgeon, Um ministério Ideal – Vol. 2, PES, SP, 1990, pág. 69).

Minha interpretação dessa ilustração é que as primeiras pessoas que se puseram a resgatar aquele homem tinham sido imbuídas de um sentimento divino e prioritário pela vida de um desconhecido. Para que esta mudança fosse estabelecida, deixaram suas prioridades para atuarem naquele cenário. Também percebi que existe um outro tipo de pessoa, exemplificado pelo irmão da vítima, que está um

melhor maneira de compreender a necessidade de alguém é tentar observar a situação do lugar onde ele está. Ou seja, tudo muda quando trocamos

“É seu irmão quem está lá embaixo!”

passo atrás no processo do resgate. Pessoas que só se posicionam após um forte impacto em sua vida ou na vida de alguém muito querido.

Quando aquele observador trocou de lugar e percebeu o sofrimento que atingiu seu irmão, tudo mudou. Seus olhos passaram a ver através dos olhos da vítima. Sua “zona de conforto” se desmoronou e uma urgência apareceu!

Neste mês, os surdos do Oriente Médio aguardam nossa contribuição para a Casa de Cultura para Surdos. São milhares de pessoas consideradas, pelos árabes, como vítimas de uma maldição divina. Vivem em quase completo desprezo no contexto familiar e social. Elas são excluídas da sociedade, não têm acesso à educação, formação profissional, artes etc. Não têm influência social e são pobres, vivendo debaixo de muita rigidez.

Logo que acabar de ler este artigo, leve seus pensa-mentos a Deus e considere, em oração, a possibilidade de enviar uma oferta de amor para a Casa de Cultura. Peça uma visão que atravesse desertos e oceanos e alcance pessoas até então desconhecidas. Ore por eles!

Faça isso, crendo que o sentido de sua vida será alterado para a direção da prioridade de Deus: a salvação eterna do homem.

A

Prezado adotante,Prezado adotante,

(de cidades com DDD 21) (de outras localidades)

E-mail: [email protected]

Central do Adotante:

21 2122-1901 0800 709 1900 •

Caso você não esteja recebendo o boleto para envio de sua oferta missionária em até 5 dias antes do vencimento, ligue para a Central do Adotante e nos informe. Enviaremos seu boleto em caráter de urgência. O mesmo acontece para o informativo A Colheita. Não deixe de informar, caso a entrega não esteja ocorrendo ou se chega atrasada. Ainda há tempo para enviar sua pesquisa missionária. Os calendários serão postados na próxima edição de “A Colheita” (Jan/Fev).

Em Cristo Jesus,André Luís Teixeira Avila Amaral

Page 11: Revista A Colheita | Edição 30

participou e passou a amar ainda mais missões. Ela adota o casal missionário Pr. Henrique e Henriqueta Davanso e seu sonho é ser missionária na China.”

IGREJAS MISSIONÁRIAS

11A COLHEITA

Missões em minha igreja

11

A irmã Sylmara Maia de França, Promotora de Missões da IB do Bairro Novo, Guarabira/PB, está feliz da vida. Ela informa que em 2008, ao assumir esse ministério, teve um certo medo de não conseguir alcançar os alvos propostos para a igreja. Mas, logo na primeira campanha que fez, ela apresentou o PAM a alguns irmãos. Muitos nem sabiam da existência do mesmo, mas contribuíram com alegria. Dentre esses irmãos estava até um seminarista da igreja. “Naquele ano ainda éramos congregação, mas ultrapas-samos o alvo, embora modesto, pois não tínhamos muitos recursos. Graças a Deus, hoje, missões faz parte da minha igreja! Nosso povo foi educado no que diz a Palavra de Deus: 'Portanto ide e pregai a Palavra a toda a criatura, simultaneamente, no Brasil, em Samaria e até os confins da Terra'.”

Crianças conectadas em missões“ Estou feliz com minha

igreja que realizou, no final de setembro, o primeiro Conecta. E s s e é u m c o n g r e s s o multiministerial, mas sua ênfase foi missões. O Conecta Kids contou com a participação da família missionária Luiz César, Deise Queiroz e seus filhos: Pedro Henrique, Luiz Felipe e Ana Júlia. O preletor na última noite do Conecta foi o Pr. Fernando Brandão, Diretor E x e c u t i v o d e M i s s õ e s Nacionais, que mostrou os desafios da evangelização no Brasil.

Amo a obra de Deus e plantei esse amor no coração de meus filhos também. Minha f i lha, Virgínia (9 anos),

1º congresso missionárioDe 25 a 27 de setembro a Igreja Batista Central da Barra,

no Rio de Janeiro, pastoreada por Josué Valandro Jr., promoveu seu 1º Congresso Missionário. Estiveram presentes missionários que atuam no Brasil e no exterior. O Pr. Khalil Samara (Supervisor dos obreiros da terra no Oriente Médio) foi um dos preletores. O Pr. Adilson Ferreira (Representante de Missões Mundiais para o Estado de São Paulo), que seria também preletor, devido ao falecimento de sua mãe não pôde comparecer.

As crianças tiveram seu espaço no evento, dentro da Conferência Missionária Infantil. Centenas de pessoas foram tocadas pelas mensagens e aceitaram o desafio de serem usadas por Deus para participar de Sua obra no mundo.

Wanessa Alves – PIB de Irajá, Rio de Janeiro/RJ

ERRAMOS:

A matéria sobre a Igreja Batista Jerusalém, em Altamira/PA, (A Colheita 28/Julho-Agosto) consta, erroneamente, o nome de Daelson Figueiredo como seu pastor. A irmã Sílvia Irene Dalcolmo de Melo informa que, atualmente, quem está à frente dos trabalhos naquela igreja é a missionária Lúcia Vieira Ribas, onde desenvolve um bom trabalho de despertamento missionário de seus membros.

O Expediente de “A Colheita” (Setembro/Outubro) foi publicado com erros . O correto é:Gerente de Comunicação e Marketing: Luiz Cláudio MartelettoJornalista Responsável: Ailton de Faria Figueiredo (20975/DRT-RJ)Textos: Ailton de Faria, Márcia Pinheiro e Sérgio Dias

Virgínia (à esq.) e Gabriele no Conecta Kids Casal missionário Luiz César e Deise com os filhos

Culto na IBC da Barra

Page 12: Revista A Colheita | Edição 30

Missões Mundiais e a Convicção Editora lançam o livro “O mundo no coração de Deus – 100 anos da Junta de Missões Mundiais da CBB”. A obra sobre o centenário da JMM propõe cultivar, ainda mais, no coração do povo batista brasileiro e evangélico em geral o amor por missões.O l i v ro ab r ange de sde a s

circunstâncias que envolveram a organização da JMM, em 1907, com a chegada dos

primeiros missionários americanos ao Brasil, passando pela abertura dos primeiros campos missionários (Chile e Portugal) até a gestão dos pastores José dos Reis Pereira, Alcides Telles e Waldemiro Tymchak. Este último, em função dos 27 anos em que esteve à frente de Missões Mundiais, recebeu um capítulo inteiro. Neste há uma narrativa do crescimento gradual do trabalho missionário e, consequentemente, ampliação da visão missionária entre os batistas brasileiros.

PEPE lança CD para apoiar trabalho

O PEPE Network lançou seu CD em um culto realizado na IB Itacuruçá, no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, dia 29 de setembro. Essa é uma nova ferramenta para apoiar o trabalho desenvolvido nas mais de 300 unidades do PEPE em 15 países onde está instalado.

Um pedido da JMM

A Junta de Missões Mundiais pede aos irmãos para que não veiculem nos sites de suas igrejas informações de missionários, desta ou de outras agências missionárias, que atuam em áreas de risco. Alguns – no desejo de divulgar a obra – postam vídeos missionários em sites como YouTube, MySpace e outros, sem atentar para o risco que é expor os missionários. Por melhor que seja a intenção, a exposição pode desencadear uma perseguição aos obreiros, especialmente aos que estão no Sul da Ásia, no Norte da África, no Oriente Médio ou em países de minoria cristã.

Portanto, aconselhamos que retire os vídeos da internet o quanto antes. Em hipótese alguma coloquem fotos! Por favor, tenham o máximo de cuidado ao divulgarem nomes de missionários e cidades onde estão. Vamos preservar a integridade física das famílias que estão realizando a obra do Senhor em campos considerados perigosos.

O CD, com o lema “PEPE – Esperança e alegria para a criança”, contém 16 músicas e playbacks. A produção desse trabalho é de Mônica Coropos, Ministra de Música da PIB de Irajá, Rio de Janeiro. Segundo a missionária Terezinha Candieiro, Coordenadora Geral do PEPE Network, a inclusão da música no currículo do Programa justifica-se pelo fato dela contribuir para o desenvolvimento das crianças em várias áreas. “A música aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória”, diz a missionária. Ela defende a tese de que o uso pedagógico da música deve se estender a todas as áreas da aprendizagem e deve fazer parte do currículo pré-escolar.

O CD tem uma tiragem inicial de 1.000 unidades e foi produzido em português. Ele será distribuído nas várias unidades do PEPE no Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Os interessados em adquirir o CD devem enviar uma doação, no valor de R$ 10,00, para o PEPE Network.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected], ou através do telefone (11) 3739-0302, de segunda à sexta-feira, no horário das 9:00 às 15:00h

Mônica Coropos (segunda da dir.p/esq.) e grupo de missionários

Informações e pedidos do livro “O mundo no coração de Deus – 100 anos da Junta de Missões Mundiais da CBB” no telefone (21) 2122-1900.

INFORME

12A COLHEITA