Revista Enconros 71

10
Revista Encontros - Abril de 2010 1

description

POLÊMICA O FUTURO A QUEM PERTENCE?

Transcript of Revista Enconros 71

Revista Encontros - Abril de 2010 1

4 Revista Encontros - Abril de 2010

EditorialPor Bete Santos

IndiceABRIL 2010 - EDIÇÃO 70

4 Editorial

6 Ponto de Encontro

8 Amparo 60 anos

7,9,10,11,14 Te Encontrei

20 Capa

24 196 Anos de Maricá

26 Dia das Mães

29 Especial Copa

40 Roteiro da Boa Comida

42 Esportes

43 Imóveis

45 Cidades

46 a 49 Guia de Serviços

50 Olho Vivo

Presidente e Editora: Bete Santos - (21) 8322-8999 Jornalista Responsável: Bete Santos (MTb18905-RJ)Criação da nova marca EncontrosLuciano LucenaSecretaria:Carol SantosDesigner e Diagramação: André Celestino

Pontos de Venda da Encontros:

Loja Doce Leitura - das 7 às 18 hs. e aos sábados até às 15hs. Tel: (21) 9803-6981Banca de Cordeirinho (próx. ao merc.), Rua 89 - Barra - Tel: (21) 2648-9024 e Guaratiba (R 30)Banca Maricá 2 - Em frente ao Rest. Lúpulo do Gato - Tel.: (21) 9675-4007Banca da Dona Rita - Ao lado do Esporte Clube MaricáBanca do Centro - Em frente a Caixa EconômicaBancas em Itaipuaçu: no BarrocoBanca em Ponta NegraRestaurantes: Varandão do Zé Carlos;Tonny Netto Coiffeur (Centro Empresarial Costa do Sol - Sala 306)

Nossa capa: Arte do nosso desiger Bruno Campos que caprichou na ilustração da

matéria Polêmica: O futuro a quem pertence?

Assistente de Designer:Bruno CamposReportagens:Bete Santos e Carlos ZucaFotografias:Pedro Menezes e Laurecy MonteiroColaboradores nesta edição:Cel. Pedro Gomes, Dr. David Ranhol, Adilson Pereira, Prefeituras de Araru-ama e Maricá, Sávio Chaia, Luciene Ferreira

Comercial:Sylvana Rocha Tatiana Muylaert

Atendimento ao Leitor:Email: [email protected]: www.revistaencontro.com(21) 2634-2267 - 7164-5338

É expressamente proibida a repro-dução total ou parcial das artes sem

prévia autorização da editora. O conteúdo dos anúncios vinculados, bem como a prestação de serviços é de responsabilidade única e exclusiva dos anunciantes. Assim como os tex-tos assinados também são de inteira responsabilidade dos seus autores.

A revista Encontros é uma publicação mensal da

Carol & Santos Gráfica e Editora Ltda.

Esse mês a revista Encontros parabeniza as mamães através de mulheres que estão no dia a dia da nossa cidade e seus filhos que representam o futuro do nosso município. Lembramos também o Dia dos Namorados, data importante para o comercio local. Temos ainda a Copa do Mundo que está ai e que tantas alegrias com certeza deverão nos presentear. Vamos torcer pelo Brasil. A matéria de capa deste mês fala da polêmica entre o desenvolvimento que chega e com ele sabemos que muitas coisas não muito boas poderão chegar, que o diga os ambientalistas de plantão. Mas quem está certo? Não podemos arriscar uma resposta, deixamos a discussão aberta para vocês, queridos leitores. Outro assunto de muita importância e do qual não devemos esquecer está na coluna Olho Vivo. Trata-se da limpeza dos rios da cidade que ainda continuam a desejar, pois o perigo de grandes chuvas não se pode descartar.

Mudando de assunto, aproveito o espaço e parabenizo o pároco da Matriz de Santa Teresinha, em Rio do Ouro, que através de ações acertivas, entre elas um grande bingo, conseguiu a verba necessária para uma grande reforma na igreja. Confidencio aqui que a Viação Nossa Senhora do Amparo, foi uma das apoiadoras. Aliás, esta tem sido a marca da Amparo, que este mês com-pletou 60 anos, o apoio a eventos e projetos.

Moradores de Itapeba, aproveitaram a visita do Prefeito Washington Quaquá, durante a inauguração

do Centro de Treinamento em Arco, para solicitar mais uma vez o asfalto da rua. Na oportunidade

prometeu o prefeito: “Até o dia 15 de agosto estarei aqui inaugurando esta obra. Com a proteção de

Nossa Senhora do Amparo”.

Revista Encontros - Abril de 2010 3

Maria do Céu Fashion Dance 2No último dia cinco de maio aconteceu o Marica do Ceu Fashion Dance II com a apresentação das lojas Ondas Surfwave, Mer-

catto, Valentina, Clepton Moda Masculina e Leamington Modas. Com destaque para o especial da Colcci. As empresárias Ma-risete Cardoso (Ondas Surfwave), Kelly Stallonio (Valentina - Calçados e Bolsas) foram as organizadoras do evento. Parabe-nizamos ainda as empresárias Socorro Carvalho (Leamington Modas), Wagner Ouverney (Clepton) e Priscila representando a Mercatto em Maricá. Na ocasião as marcas sortearam muitos brindes para as centenas de pessoas que prestigiaram o evento.

Valorizar o comércio local é missão do maricaense de nascimento e de coração. O comércio cresceu e não precisamos mais sair de Maricá para estarmos na moda. A ordem é prestigiar as lojas de nossa cidade. Qualidade, sofisticação, bom atendi-mento e preços excelentes.

A união faz a força. Agradecemos aos apoiadores:

10 Revista Encontros - Abril de 2010

As melhores publi

TE ENCONTREI

O estúdio Tonny Netto comemorou os 478 Itens, meia tone-lada de alimentos arrecadados durante os dias da promoção Fome 0 x Beleza 10. Na foto Tonny e equipe entregam os ali-mentos à representantes da LBV Maricá. Que mais ações as-sim possam acontecer.

O casal Martins e Marlene, proprietários do sítio MM, no Es-praiado são nossos leitores fiéis. Obrigada!!

INCA PEDE SOCORROO Instituto Nacional do Câncer - INCA - está precisando urgentemente de doadores de sangue. O banco de sangue está quase vazio e o Hospital enfrenta dificuldades, até para marcar cirurgias, muitas vezes, precisando recorrer a outros bancos de sangue da cidade, que também passam pela mesma dificuldade: falta de doadores. A transfusão de sangue para pessoas com câncer é muito importante. Faça a sua parte // Muitas vidas agradecem!

Revista Encontros - Abril de 2010 11

cações para você!

TE ENCONTREI

NAIR - No último dia 20 de maio aconteceu na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Alerj, a premiação da Escola de Samba Embaixadores da Alegria, a primeira escola de samba do mundo essencialmente com portadores de necessi-dades especiais. Este ano a escola abriu oficialmente o Carnaval 2010 no Sambó-dromo. A iniciativa da diplomação é do deputado estadual, Tucalo Dias, de Maricá, que está abraçando esta causa. Na ocasião estiveram presentes ao evento o grupo do NAIR de Maricá.

Nossa amiga Eliete Gonçalves prepa-rou uma linda torta no dia das mães e promete, em breve nos enviar a receita. Vamos cobrar!

Publicações Carol e Santos Gráfica e Editora

8 Revista Encontros - Abril de 2010

No último dia 10 de maio a diretoria da empresa Viação Nossa Senhora do Amparo comemorou com funcionários, amigos, clientes e parceiros 60 anos de vida no município de Maricá.

Uma Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Am-paro foi seguida de recepção com um lindo buffet organizado pela Venturi Festas, no espaço Sal da Terra, Centro da cidade, onde todos foram rece-bidos com apresentação da Orquestra Infantil da Viação Nossa Senhora do Amparo.

José Francisco Caetano, um dos sócios da empresa, lembrou do em-penho de seu pai Jacintho Luiz Caetano em ajudar a desenvolver a ci-dade, motivo pelo qual criou a empresa de transporte. Através de uma breve retrospectiva ele falou do caminho de sucesso que a empresa per-correu até os dias de hoje: “Em 1950 tínhamos apenas uma linha e dois carros. Hoje, nossa frota soma 210 ônibus, transportamos 70 mil passa-geiros por dia e somos a maior empregadora e arrecadadora privada do município”, contou.

Sete funcionários foram homenageados e receberam um mini ônibus da Viação. O motorista Jorgino Ribeiro foi agraciado por sua colaboração à empresa mesmo depois de aposentado; Maria Edinalva Oliveira da Sil-va, pelo trabalho que desempenha na gerência de recursos humanos; o gerente de linha Francisco Carlos como o funcionário mais antigo; Paulo Rocha Ferreira, motorista ficha limpa durante todo o ano de 2009; Luci-val Cardoso Barbosa se destacou pelo trabalho na manutenção; Ronaldo Batista, na administração; Cláudio Augusto Figueiredo, na operação e, por fim, Almir de Mendonça recebeu uma homenagem póstuma, repre-sentado por sua esposa Maria Célia Mendonça.

Personalidades da cidade e do setor prestigiaram a festa. Dentre eles, estavam presentes Marcio Barbosa, Superintendente do SETRERJ, Gui-lherme Ferreira das Chagas, Diretor do DETRAN-Maricá, Almir Andrade, ex-secretário de Transporte do Município, Jorge Castor, Vereador, Al-berto Moreira, Vereador, Ricardo Alvarenga, Tabelião do 1º Oficio, Jorge Monteiro, Diretor de Relações Públicas da Associação Comercial de Ma-ricá, entre outros.

Viação Amparo comemora 60 anos em Maricá

16 Revista Encontros - Abril de 2010

Fashion and RevoltA moda esta mais rock ‘n’ roll do que nunca! Esse estilo mu-

sical que se desenvolveu anos 40, durante e após os anos 50, com todas as suas figuras e atitudes são uma forte tendência neste inverno e servem de fonte de inspiração para diversas marcas famosas como a Balmain e a Dsquared2 criarem aque-las roupitchas descoladas para você se integrar ao new style. Para você ter uma idéia dessa proposta dá um pulinho na lo-cadora e pegue o filme Easy Rider (Título em português Sem Destino) de 1960 ou veja no You Tube, videclips do rapper Emi-nem. Um ar rebelde toma conta dos armários: o preto, aplica-ções de tacheados e os metais que lembram os punks, o couro, o vinil, o veludo stretch, o jeans desfiado e desgastado, a boa e velha camiseta com estampas de motos, de grupos de rock e frases, estamparia de grafites e temas de tatuagem, meias coloridas, botas de todos os tipos, tênis na cor néon, jaquetas estilo motociclista e aviador.

Se lembrarmos de alguns famosos ícones do mundo do rock, poderemos ter umas dicas para complementar o visual tanto nos penteados como na maquiagem, vale quase tudo: cabelos lisos com chapinhas, descoloridos, ondulados, pontas clarea-das ou mechas vermelhas dão um ar rebelde.

Na maquiagem olhos marcados, divertidos, rímel de volume com possibilidade de cores diferentes que o preto e o marron, batom nude para as mais discretas ou com glitter para as mui-to roqueiras. Mas é importante ter bom senso para compor o “visu”. Se você tem um estilo mais formal ou um lifestyle bási-co não vai pegar bem.

Para seguir as tendência se deve ter a noção de quem você é e do que realmente valoriza seu estilo pessoal. E não adianta usar só porque esta na tv ou nas revistas. É bom apelar para o velho e bom companheiro espelho e fazer aquela perguntinha clássica: “Espelho, espelho meu....”

O que já foi: camisas xadrez tipo grunge, camuflado tradicio-nal, camisetas baby-look e casacos muito acolchoados.

Muito promissor o evento realizado pela Revista Encon-tros em parceria com a OFIS no último dia 20 inaugurou o círculo de palestras que a Encontros pretende continu-ar até o final deste ano, ainda dentro das comemorações dos 6 anos da revista. Na ocasião o tema Encontros com a Moda teve como palestrante o designer Sávio Chaia, estilis-ta e consultor, formado em Design de Moda e associado da ABPMODA (Associação Brasileira de Profissionais de Moda). Na programação: exibição de desfile Inverno 2010, palestra sobre tendência de moda e como elas surgem e chegam até as lojas; estilo pessoal, qual é o meu tipo físico e que roupa fica bem em mim. Além de sorteios de “fashion brindes”.

O evento além de educativo também teve cunho solidário e por isso foi pedido a cada participante uma lata de leite em pó que foi doado ao NAIR, instituição de apoio a jovens e adultos especiais.

ENCONTROS COM A MODA

O Estilista Abre o JogoPor Sávio Chaia

Revista Encontros - Abril de 2010 29

Camisas e bandeiras recém saídas do armário, torcida de amigos, ruas ornamentadas, batuque, samba, alegria, ca-ras pintadas e corações esperançosos para acompanhar o

maior campeonato mundial de futebol.Com o reconhecimento da FIFA as competições de futebol dos jogos

olímpicos como campeonatos mundiais de futebol amador, que pas-sou a ficar responsável pela organização do evento. Isso possibilitou a oficialização do futebol nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920, onde o torneio foi vencido pela Bélgica.O Uruguai foi campeão em 1924 e 1928, ano em que a FIFA decidiu organizar seu próprio campeonato.

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Verão de 1932 não queriam incluir o futebol na competição, devido à sua baixa popula-ridade nos Estados Unidos. A FIFA e o Comitê Olímpico Internacional também divergiam a respeito da definição de “atleta amador” e, en-tão, o futebol ficou fora dos jogos.

Então, o francês Jules Rimet criou a primeira Copa do Mundo, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (abreviação de Federation Interna-tional Football Association).

A taça de ouro original levou o nome de Jules Rimet e foi disputada três vezes nos anos de 1930, antes da Segunda Guerra Mundial interromper o campeonato por doze anos. Foram escolhidas treze sele-ções previamente selecionadas pela FIFA para participar do evento sem disputa de eliminatórias. E o Uruguai se consagrou campeão.

Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um sim-ples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uru-guaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.

O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mun-do, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o

melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Quatro anos após a con-quista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira con-quistou pela segunda vez a taça.

Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Riveli-no, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela ter-

ceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definiti-vo com a posse da taça Jules Rimet.

Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A con-quista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perde-ria o título para o pais anfitrião: a França.

Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul liderada pelo goleador Ro-naldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão

ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competi-

ção retornou para os gramados da Europa. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.

Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será re-alizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento. Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento re-tornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.

Copas do Mundo e sua história

OS CAMPEÕES DE TODOS OS TEMPOS

Uruguai 1930• Campeão: Uruguai

• Vice: Argentina• Terceiro: EUA

• Quarto: Iugoslávia

O sonho do presidente da FIFA, Jules Rimet, tornou-se realidade com a escolha do Uruguai para sediar a primeira Copa do Mundo da FIFA no ano em que o país sul-americano comemorava o centenário da sua independência.

Itália 1934• Campeão: Itália

• Vice: Tchecoslováquia• Terceiro: Alemanha

• Quarto: Áustria

A Itália encantou os seus fervorosos torcedores ao vencer de virada a Tchecos-lováquia e conquistar a primeira Copa do Mundo da FIFA em solo europeu. O Uruguai foi o primeiro e único país a não defender o seu título da competição.

ESPECIALTe

xto:

Syl

vana

Roc

ha -

Fon

te: f

ifa.c

om -

Fot

o: In

tern

et

- O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine com 13 gols;

- O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;

- O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;

- A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Ingla terra e França possuem apenas um título cada;

- A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;

- As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coréia do Sul (2002) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções.

- A Copa do Mundo da Alemanha 2006 teve o mesmo número de seleções participantes.

Curiosidades sobre a Copa

50 Revista Encontros - Abril de 2010

Olho VivoA revista ENCONTROS disponibiliza aos seus leitores o espaço “Olho Vivo”. Se algo estiver acontecendo e chamar sua atenção, nos envie um email para [email protected]. Faça valer o seu olhar.

Fiquem tranqüilos! Não tem aponte, mas tem uma manilha

Você acredita que uma manilha pode ser a salvação de Ma-ricá se outra tempestade cair sobre a cidade? Pois é amigos leitores, depois da abertura do canal da barra para solucionar as cheias das chuvas de abril que deixou Maricá em “Estado de Calamidade”, a construção da tão sonhada “ponte” parece-nos que só vai ficar mesmo no sonho. A solução provisória ou “permanente” encontrada foi a colocação de uma manilha (veja foto). Com a passagem liberada para pedestres e veículos, os moradores de Guaratiba, Cordeirinho e adjacências voltam para sua rotina. E a ponte? E se chover de novo?

Arrancaram a cruz de AnchietaO primeiro Ministro Religioso a pisar em Maricá foi o Padre

José de Anchieta. Além da catequização, o Padre José de An-chieta realizou na Lagoa de Araçatiba a pesca milagrosa, onde antecipava aos índios o tipo de peixe que seria pescado. A pes-caria foi tão abundante e variada que a praia se abarrotou de homens que eram poucos para a salga de tantos peixes. No lo-cal “já teve” uma estátua em sua homenagem, e bem próximo uma cruz que indica o local da primeira missa realizada por ele. A estátua foi arrancada e nunca mais foi recolocada e hoje se encontra na Casa de Cultura. A cruz, no entanto, foi arrancada dia desses e assim permanece. Em frente ao monumento histó-rico está localizada a secretaria de Obras e Serviços Públicos da cidade, e nem por isso uma providência foi tomada. Onde estão àqueles responsáveis pelo patrimônio histórico da cidade?

Um ano depois e continua do mesmo jeito

Há exatamente um ano estreávamos o nosso “Olho Vivo”. Na oportunidade recebemos um e-mail de uma moradora da Rua Fernando Henrique Assumpção, centro da cidade, reclamando da falta de limpeza no canal, e por conseqüência a mosquitada. A secretaria de Obras e Serviços Públicos da prefeitura de Ma-ricá informava dos mutirões que estavam sendo realizados nos canais da cidade, e que em breve o citado canal seria revitaliza-do. Passou-se um ano, e a situação continua da mesma forma. Será que existe justificava para esse descaso?

E por falar em ponte...Olha a da Mumbuca aí gente...

Continua do mesmo jeito. Você acredita que a Mumbuca terá uma ponte que vai mudar de forma magnífica a entrada da cidade? E que será construída em caráter de urgência? Ela custará 1 milhão e 800 mil reais e terá mão dupla e passagem para ciclistas e pedestres. Quer saber mais? O início das obras seria no dia 15 de maio. Mas ó, espere um pouquinho tá?, pois o recurso ainda vai chegar...

52 Revista Encontros - Abril de 2010

Quer ver mais?Quer ver mais?

Já nas bancasde Maricá

Faça sua assinaturaFaça sua assinaturapelo telefone: 2634-2267pelo telefone: 2634-2267

ou acesseou acessewww.revistaencontros.blogspot.comwww.revistaencontros.blogspot.com