Revista FelizCidade #06

40

description

Revista FelizCidade

Transcript of Revista FelizCidade #06

Page 1: Revista FelizCidade #06
Page 2: Revista FelizCidade #06
Page 3: Revista FelizCidade #06

Ares de Doação

Quem SomosCom distribuição semanal em todos os Campi e Igrejas da Cidade, nossa revista tem como objetivo trazer matérias que informem, sensibilizem e tragam satisfação ao leitor. Nosso foco é levar boas notícias da nossa região e da família PIB, qualidade editorial e excelência quanto a forma, linguagem e conteúdo.

Conselho GestorCarlito Paes - Erich Prates - José Luiz Ovando Lázaro Carvalho – Marcos Madaleno

EditoresErich Prates - Mariana Madaleno

Coordenação ExecutivaErich Prates

Jornalista ResponsávelTalyta Grandchamp – MTB 57.760

RevisoresAline Costa e Viviane Godoy

Direção de ArteFelipe Cavalcanti

Projeto GráficoAllan Marcel - Erich Prates

DesignersLucas Anacleto - Júlio César Silva - Wagner Bonfim

Fotos Acervo de fotografia Felizcidade

Anuncie(12) [email protected]

Informações(12) 3941-4108 - [email protected] Euclides Miragaia, 548 - Centro – CEP: 12245-820 São José dos Campos - SP

A Revista FelizCidade é uma publicação semanal da Editora Inspire em parceria com a PIB em São José dos Campos.As publicidades contidas nesta edição são de única e exclusiva responsabi-lidade dos anunciantes, não cabendo a Editora Inspire qualquer obrigação de responder sobre o conteúdo e veracidade de tais peças. Fica também a critério da Editora Inspire selecionar as propagandas que serão veiculadas.O conteúdo e informações contidos nas matérias e artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos articulistas.

CirculaçãoCaçapava, Caraguatatuba, Jacareí, Jambeiro, Paraibuna, São José dos Campos e Taubaté

Impressão Allcor Gráfica

Distribuição3.600 exemplaresProibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Para soli-citar autorização envie e-mail para [email protected]

Auditagem

__________________________________________________

Diretor ExecutivoJoão Carlos Púpio

Diretor ComercialMárcio Keske

Diretora de RedaçãoMariana Ceruks Madaleno

Coordenação EditorialViviane Godoy

Informações(12) 3911 [email protected]

@mari_crksfacebook.com.br/mariceruks

Mariana Madaleno faz parte da equipe editorial da

Revista Felizcidade, conecte-se com ela

www.felizcidade.net

ISSN 1983760-7

“A medida da vida de um homem é o tamanho de sua entrega a Deus.” Essa é uma das muitas máximas com as quais vamos nos deparar nos próximos dias, quando inicia a Campanha 40 Dias de Doação, na PIB em SJC e Igrejas da Cidade. Nossa matéria de capa, preparada com muita expectativa, traz todas as novidades, programa-ções e desafios das próximas semanas que prometem mexer com a igreja e as cidades. Dando o tom para o resto de 2013, o ano de Doação, a Campanha será lançada juntamente com o mais novo devocional do pastor Carlito Paes, “O Grande Doador”, e terá sua conclusão com a realização do maior Auto de Páscoa já realizado, em sua décima edição.

Confira também nossa editoria Conteúdo, que conta sobre a inau-guração do curso teológico da PIB em SJC. O curso, realizado pelo Instituto de Ensino Propósitos (IPE), aprofundará a formação teológica, pessoal e espiritual de 76 alunos recém egressos na turma. Conheça um pouco de suas histórias e expectativas, bem como da aula inaugural de Carlito Paes sobre a importância do estudo teológico.

Nossa entrevista da semana vem de além-mar. Murilo Neves é o pastor da mais nova Igreja da Cidade, em Cascais, na região metro-politana de Lisboa, Portugal. Murilo conta como começou seu rela-cionamento com a PIB em SJC, a transição para se tornar uma IC e as expectativas para o próximo ano. Os resultados já chegaram em meio aos nossos irmãos portugueses, com novos visitantes e decisões por uma nova vida com Cristo. 

Em meio a tantas novidades, vale lembrar que tudo diz respeito a você: ao seu coração, sua entrega, sua expectativa, sua vontade de, assim como Deus fez por nós, compartilhar e doar sem medida. Não há outra forma de viver.

Aproveite!

felizcidade.net | 3

PRA VOCÊconteúdo de primeira

Page 4: Revista FelizCidade #06
Page 5: Revista FelizCidade #06

Jovens em ação“Gostei muito da revista porque tratou do assunto em destaque na semana, em Santa Maria e mostrou que nossa igreja não ficou somente assistindo, mas teve participação no suporte às famílias. Assim conseguimos ver que somos uma igreja para o mundo. Também achei muito legal falar sobre as Redes em Universidades, que mostra que poucos minutos reunidos faz a diferença na vida de um jovem, evitando assim que eles sejam atraídos a esse tipo de lugar.” Wellington Lanzilotti - e-mail

Queremos sua participação no conteúdo da revista FelizCidade. Envie suas sugestões de matérias e faça parte da revista.Você pode estar na proxima edição.

06Pastoral O outro lado da tragédia de Santa Maria 22

ConteúdoInício das aulas do curso de Teologia

08Quem?Murilo Neves: conheça mais do pastor que as-sume a IC em Cascais

24ConheçaRetiro Restauração está de volta

11 HummCarne seca

FamíliaCrianças de 4 anos

27Reconquistas Conheça e entenda o Celebrando a Recuperação13 Elas

A prisão da alma

CabideGuia de estilo no trabalho

33Pequenos GruposMultiplicando para doar mais14

35 SolidariedadeTrilhas da profissão15

38 ReflitaOuvir e ser ouvido21 Imagine

Compromisso sempre!

25ConheçaO esporte como desen-volvimento de pessoas

1740 dias de doação: nossa quaresma com grandes propósitos

CAPA

DIZ AÍ

NESTA EDIÇÃO

expressão e atitude

[email protected]

facebook.com/revistafelizcidade

Você também pode acessar as edições anteriores da revista FelizCidade pelo site www.felizcidade.net e conferir todo conteúdo.

ERRATANa edição passada, na pág. 27 - Alvorada, divulgamos que a Campanha da Vitória acontece na terça-feira, às 19h. Na realidade ela acontece na QUINTA-FEIRA, às 19h. Apenas a Alvorada da Vitória, às 6h30, acontece na terça-feira.

Page 6: Revista FelizCidade #06

PASTORALjuntos somos melhores

abemos que todo acidente com perdas de vidas, por si só, é uma grande tragédia, independen-temente do número de vítimas.

Vidas são vidas, e por detrás de cada uma delas, existem uma família e uma história. Por isso, choramos e lamen-tamos a perda com todos os familiares e amigos enlutados de Santa Maria, ainda mais porque falamos de 238 vidas e carreiras interrompidas, em média, aos 20 anos de idade. Quantos sonhos, planos, projetos e realizações foram cancelados; realmente é chocante e muito triste.

Qualquer pessoa, com um mínimo de sensibilidade, está com seu coração solidário para com essas famílias; contudo, como cristãos, que enten-demos que a vida não é simples obra do acaso e que existe uma outra natureza, a espiritual - que rege tudo nesse mundo físico - não podemos apenas fazer uma leitura natural sobre um fato dessa magnitude e proporção.

Acredito que, além de chorar e solidarizar-se – ou até mesmo como fez imediatamente a PIB em SJC, enviar uma equipe de jovens e profissionais ao local para encorajar, orar e abençoar os familiares, o que fizemos como um dever cristão – precisamos continuar a refletir sobre o estilo de vida e comportamento que temos levado no mundo dos vivos. Precisamos pensar sobre limites e valores.

Um dos pais referiu-se à boate Kiss como ”inferninho”; o que ele estava querendo dizer? Todos sabemos, infe-lizmente, que em todas as grandes cidades do Brasil e do mundo existem lugares como aqueles em que se paga para entrar e consumir, e depois saem de lá, mais vazios do que quando entraram, enquanto homens grandes

O OUTRO LADO DA TRAGÉDIA DE SANTA MARIA

e musculosos garantem a “ordem” em meio ao caos do álcool.

Nossa cidade tem muitos lugares como aquele, onde bebidas, tabaco, sensualidade e o culto ao hedonismo é uma realidade; onde as meninas que se vestem como as chamadas “periguetes” fazem fila para entrar. Em alguns casos, tem até prostituição, fornicação e drogas, todos celebrados em nome do prazer, cada um matando a sua sede.

O show “Agromerados” acontecia dentro da boate com sugestivo nome de “beijo” em inglês, às 2h da madrugada. Será mesmo que essa é a melhor forma de lazer para nossa juventude? Será que essa é uma realidade saudável para as famílias? Será que os que estavam bêbados tinham total condição de admi-nistrar uma frenética evacuação em tal situação de emergência? Questiono, então: será que não existe outro estilo de vida que possa ser incentivado pelos meios de comunicação e pelas pessoas? Mas um fato é ainda mais chocante: se um cristão, diante dessa realidade, emite seu ponto de vista sobre esse tipo de entretenimento, nós é que somos errados? Fui criado, independentemente de religião ou Bíblia, sobre valores que dizem respeito a certos lugares que não devemos frequentar e também a que horas deveríamos retornar para casa. Será que apenas eu penso assim?

Vamos separar as coisas. Uma realidade é o luto pela tragédia dos que se foram, mas outra realidade é conti-nuar com os olhos fechados sobre os efeitos colaterais que tais ambientes têm gerado na vida de milhares de pessoas, como brigas, violências, comas alcoó-licos, drogas e overdoses. Será que tais práticas não afetam negativamente a vida de uma pessoa? O que acontece,

infelizmente, é que muitos amigos e pais incentivam esse tipo de entreteni-mento, porque eles também participam e querem continuar participando. Há um interesse hedonista por detrás desse tipo de lazer. Portanto, quando a igreja, por meio da sua juventude quer mudar essa realidade, ela é chamada de proselitista, alienada e aproveitadora da tragédia para pregar o evangelho. Não aceito essas acusações. Está escrito: “Pregue o Evangelho a tempo e fora de tempo”(2 Timóteo 4.2). Esse é o imperativo apostólico da igreja. Querem imputar culpa à igreja por pregar em meio às tragédias da vida, sejam elas enchentes, acidentes ou no carnaval. Mas precisamos continuar, porque a igreja é a esperança do mundo; se ela não condenar o pecado e amar o pecador, ela perderá completamente a razão de ser, como sal da terra e luz do mundo. A igreja não precisa se comunicar como no século passado para ser igreja, mas precisa continuar pregando o mesmo evangelho de vinte e um séculos.

O desafio de sermos uma igreja contemporânea, contextualizada e presente na vida comunitária, seja através de missões, evangelismo, ação social ou atos de bondade, é o desafio de viver isso sem deixar de sermos agentes de transformação e não conformação.

Será que se a tragédia de Santa Maria tivesse acontecido em SJC, algum jovem da nossa igreja teria morrido? Jesus frequentaria baladas regadas à bebidas e sensualidades? Note bem, não estou sendo moralista. Meus irmãos, estou mais acostumado a ser criticado por ser liberal do que conservador, mas entendam que existem limites. Nunca serei a favor de misturar os dois mundos; quando aproveitamos oportunidades

S

6 | felizcidade.net

Page 7: Revista FelizCidade #06

Carlito PaesPastor Sênior da

Primeira Igreja Batista emSão José dos Campos/SP

@carlitopaesfacebook.com/carlitopaesoficial

felizcidade.net | 7

“Vou continuar lutando com a maior arma que temos, a comunicação, para que todos saibam

que o estilo de vida hedonista e depravado que o mundo escolheu

viver não é o único.”

para ir a entradas de festas na cidade é de cara limpa, sob oração, unidos com os irmãos dentro de uma proposta de resgate e nunca de conivência. Não aceito que o mundo tente me obrigar a aceitar como normal 238 vidas serem ceifadas dentro de uma casa noturna, pois isso poderia sim ter sido evitado.

Digo isso sem nem entrar na questão do desleixo que muitas autoridades fazem em fiscalizar esses lugares, por aceitarem propinas por baixo das mesas. Sou a favor da vida e não da morte, pois meu Senhor já denunciou: “O Diabo veio matar, roubar e destruir mas Jesus veio trazer vida e vida plena”, assim como Pedro também advertiu que “o Diabo anda ao nosso derredor procu-rando a quem possa devorar” (João 10:10 e I Pedro 5.8). Ele é a Serpente, sedutora e enganadora, que deseja devorar os que são atraídos a ela. Não podemos ignorar esse fato e achar que o Diabo é bonzinho e nada vai fazer para cumprir seu plano de matar e destruir tudo e todos, que são frutos da obra da criação da natureza divina. Precisamos não dar oportuni-dades ao inimigo da nossa vida. Santi-dade é o caminho para a vitória, longevi-dade e prosperidade (Isaías 1.9 e Salmos 23.6). Sem obediência a Deus não existe prazer verdadeiro e duradouro, tudo é efêmero e passageiro, mas que no final, se apresenta com um alto preço.

Existe uma ordem apostólica: “Não vos conformeis com este mundo” (Romanos 12.1-2). Jesus já nos alertou em muitos textos nos evangelhos que seríamos perseguidos, maltratados e humilhados por pregarmos o evangelho e seguirmos Jesus. Em um determinado momento, precisamos decidir entre filosofias, popularidades, correntes alter-nativas ou se de fato seremos pregadores

do evangelho. Existem dois mundos espirituais, mesmo tendo apenas uma raça humana e, uma hora ou outra, essas realidades se chocam. Precisamos tomar posição e fazer escolhas.

O mundo jaz no Maligno e o lado que a sociedade secular e pseudo-ateísta não quer enxergar é que o pecado e a iniquidade são uma realidade. Não podemos viver como se isso não exis-tisse. Para nós, cristãos verdadeiros, está claro que o fato das mortes serem de jovens aglomerados em uma boate é um agravante a tamanha tragédia. Não estamos falando de um teto de uma igreja que desabou na hora do culto, enquanto irmãos estavam louvando a Deus, ou pessoas que estavam fazendo compras em um supermercado quando aconteceu um terremoto, ou mesmo trabalhadores que estavam numa fábrica e uma fatalidade ceifou sua vida; são jovens que poderiam estar em casa, descansando com seus familiares ou mesmo em um outro entretenimento mais saudável.

Espero que o nosso país continue dando liberdade de ir e vir, de livre expressão e de culto, para que cada um possa escolher onde deseja ir ou não, possa expressar sua opinião seja ela qual for, contra ou a favor e, ter liberdade de culto e pensamento. Se essa não conti-nuar sendo uma coluna de nossa Cons-tituição, apodreceremos como pessoas, morreremos vivos, porque fomos chamados para a liberdade (Gálatas 5.13) e para santidade (1 Pedro 1.16).

Sei que para muitos seculares, a simples opinião de um cristão ou de um pastor é recebida com todos os preconceitos possíveis e imagináveis, mas não será por isso que deixaremos de expressar nossas crenças e valores

de moral e fé. Não espero que o mundo venha aplaudir Jesus, o Seu evangelho e Sua igreja, porque o mundo já o cruci-ficou. Mas vou continuar lutando com a maior arma que temos, que é a comu-nicação, para que todos saibam que o estilo de vida hedonista e depravado que o mundo escolheu viver não é o único. Podemos repartir o amor de Deus por meio da livre pregação do evangelho em momentos difíceis, e isso certamente não é proselitismo religioso.

Page 8: Revista FelizCidade #06

os 26 anos o jovem Murilo Neves já assume grandes responsabilidades. Assumiu em novembro do ano passado a liderança do ministério até então designa-do aos pais, num processo de transição durou quase

dois anos. A igreja começa 2013 em um novo momento, ao firmar-se como a Igreja da Cidade em Cascais, Portugal. O pastor celebra as conquistas com a esposa Priscila, com quem é casado há 5 anos e com os dois filhos: Jónatas (4 anos) e Rebeca (2 anos). Juntos sonham com o crescimento do Evan-gelho nas ruas do país que sofre com o pessimismo.

Como e quando iniciou a igreja CCAC em Portugal? A “Comunidade Cristã a Colheita”, teve início em março de 2004, com um pequeno grupo sob a liderança do pastor Cézar Zago. Em 2007, com o retorno dele ao Brasil, os pastores An-dré e Eunice Neves (meus pais) assumiram a liderança princi-pal da igreja.

Quando e como iniciou seu relacionamento com a PIB em SJC e com o pr. Carlito?Em 2010, decidimos aplicar na totalidade a visão ICP (Igreja com Propósitos), eu era o gestor de Ministérios da igreja, estava em busca de recursos em português para treinar nossa lideran-ça. Descobrimos que o Pr. Carlito era o coordenador para o Brasil das ICP’s e que a PIB SJC, através do ministério propó-sitos, fazia a produção e distribuição dos recursos. Compramos todos os kit’s disponíveis. Cerca de um ano depois, soube que o Pr. Carlito Paes, estaria em Lisboa para uma Conferência das Igrejas Batistas. Marcamos um encontro com ele, que pôde conhecer nossas instalações, um pouco da nossa história e cora-ção. A partir daí, passamos a manter contato e os nossos PG’s usavam os mesmos estudos que a PIB SJC.

QUEM vida que faz a diferença

Igreja da Cidade chega à Cascais, em Portugal

• Texto Talyta Grandchamp

A

8 | felizcidade.net

Como tem sido a aplicação dos Propósitos na Igreja?Com esse relacionamento com a PIB inserimos o sistema de Classes e o Circuito Vida. Todos os ministérios foram organi-zados por propósitos, realizamos os 40 Dias de Comunidade e de Propósitos. Os PG’s vivem as quatro estações, iniciamos uma turma com o Curso Fundamentos e quase todas as séries de mensagens foram realizadas na igreja. O resultado, é uma igreja saudável, equilibrada e crescente!

Como foi a decisão da igreja de se tornar uma Igreja da Cidade?Uma das grandes verdades da Bíblia, é que há um tempo de-terminado para todas as coisas. É maravilhoso ver o “timing” de Deus! No dia 11 de novembro, assumi a liderança principal da CCAC e em 04 de dezembro, o Pr. Carlito esteve em Lisboa como orador numa conferência. Combinamos de almoçar jun-tos, conosco também o Pr. Sérgio Eduardo, na conversa percebe-mos o quão alinhadas as nossas igrejas estavam em relação à vi-são, propósitos e estratégias. Percebemos que podíamos ser mais eficazes e fortes se nos uníssemos. O sentimento de paz e alegria nessa possibilidade foi muito forte, e entramos num período de jejum e oração. O curioso é que já tínhamos uma assembleia geral de membros marcada para 09/12, e decidimos propor esta fusão lá. Proposta que foi aceita por unanimidade pela membre-sia e liderança. Foi algo cuidadosamente alinhado por Deus. A PIB SJC já era a nossa referência e, muito do que nos tornamos e fazíamos vinha daí. Entendemos que esta aliança é uma evo-lução natural de uma parceria que tinha bons frutos.

Murilo Neves: esse é o pastor da mais nova Igreja da Cidade da Primeira Igreja Batista em SJC. Dessa vez o desafio atravessa o oceano para alcançar o coração dos portugueses

Page 9: Revista FelizCidade #06

felizcidade.net | 9

Como foi o culto de lançamento? Como foi a frequência? Teve decisões?Foi uma manhã marcante, com uma atmosfera fantástica! Para a primeira celebração, tivemos cerca de 60 pessoas, 11 delas pela primeira vez e duas decisões por Cristo. Na segunda--feira anterior, havíamos feito uma sessão de pré-lançamento para os voluntários, com 17 pessoas.

Como é o novo espaço de cultos no cinema?A ida para o cinema veio da necessidade de conciliarmos um local de fácil acesso, confortável, amplo e que tivesse impacto junto aos portugueses. O orçamento limitado, fez com que de-cidíssemos alugar para os domingos, pela manhã, uma das 7 salas de Cinema do Beloura Shopping. Localizado numa região nobre da Cascais, o auditório conta com 87 lugares e ar condi-cionado, temos ainda a disposição três espaços para crianças, um hall para a recepção com cafetaria e mesas, e ainda uma sala para os ensaios. Tudo é montado e desmontado aos domin-gos pela equipe de logística.

Como foi receber a mensagem do nosso pastor, por vídeo conferência?Foi uma experiência muito boa! Tínhamos receio que o am-biente se tornasse frio e impessoal, mas a atitude e unção do Pr. Carlito Paes permitiram ultrapassar os mais de 8.000km que nos separam. A ótima edição do vídeo e o grande tela da sala, deixou um ambiente caloroso e intimista. O feedback foi exce-lente, certamente será algo que iremos repetir outras vezes.

Quais são as expectativas?São altas, apesar dos enormes desafios! Já a partir de 01 de abril, passaremos a realizar as celebrações de domingo numa sala de 147 lugares, iniciamos três novos PG’s, queremos trazer o Eleve para Portugal, assim como a Editora e a Rede de Igrejas Inspire. A médio prazo também seria muito relevante trazer a ABAP para Portugal. Precisamos com urgência alugar um outro espaço para a igreja, que será uma base para atividades de meio de semana.

Como Portugal está atravessando a crise?Esta crise é bastante desafiadora para a nação, que nos últi-mos 20 anos experimentou muita prosperidade e agora é con-frontada com uma austeridade muito dura. Portugal é um dos países mais pessimistas do mundo, é o maior consumidor de anti-depressivos, tem uma mídia que só foca no que dá errado e a crise só acentua essas características. Também por causa da crise, o desemprego praticamente dobrou em cinco anos. Por outro lado, as pessoas estão mais abertas para o evangelho e mais conversões têm acontecido em todo o país. Vivermos o tema deste ano de “Doação”, é necessário e desafiador, pois a previsão é que a economia só retome o crescimento em dois ou três anos.

Deixe uma mensagem para sua igreja no BrasilÉ uma enorme alegria para todos nós da Igreja da Cidade em Cascais, sermos adotados pela família PIB SJC, e nos tornar-mos um só povo. Quero agradecer o carinho com que fomos recebidos pelos pastores, à equipa da House de Comunicação que foi sempre irrepreensível na transição para a nova ima-gem e aos membros que têm manifestado seu carinho pelas redes sociais e e-mails. Que vocês continuem a inspirar e equipar uma nova geração de cris-tãos, e que a PIB continue a sinalizar o reino de Deus, em São José dos Campos, no Brasil e nas nações! Estamos juntos, uma Igreja, muitos lugares!

felizcidade.net | 9

Veja mais em nosso site: www.pibnet.com.br#DICA

Page 10: Revista FelizCidade #06
Page 11: Revista FelizCidade #06

arne-seca, carne-do-sertão, xergão, jabá, chalona, charque ou xarqui, são muitos nomes para a mesma iguaria, que existe há mais de 5 mil anos. Criada pelos egípcios, a

carne seca faz parte da culinária mundial, especialmente a do Brasil.

Praticamente em todos eventos históricos do país, ela foi fundamental, pois o que seria dos bravos bandei-rantes, se não tivessem a resistente carne-seca para se nutrir durante as longas viagens? Durante a implan-tação da economia açucareira no nordeste, como suprir tantos trabalhadores? No descobrimento do Brasil e na vinda da corte portuguesa, qual outro alimento resis-tiria tão bem nas viagens transcontinentais?

Hoje, desde as regiões missioneiras, passando pela depressão central e chegando à região serrana gaúcha, encontramos o charque, consumido cozido, grelhado, frito e ao forno em pratos tão famosos como arroz-de--carreteiro e escondidinho.

C

felizcidade.net | 11

www.aboacozinha.comfacebook.com/aboacozinha.gastronomia

[email protected]#CONECTE

HUMMMbom apetite

• Texto Chef Marco Antonio

A Carne Seca

Bolinho de Carne SecaIngredientesRecheio500g de carne seca desfiada cozidaCheiro verde a gosto1 cebola média bem picadinha1/2 pimentão verde e vermelho bem picadinhos2 colheres de óleo de soja

Massa1 kg de batata cozida e esmagada1 ovo2 xícaras de farinha de trigo1/4 xícara de leiteSal

Para empanarFarinha de rosca2 ovos

Modo de PreparoRefogue a cebola e pimentões no óleo, junte a carne seca e cheiro verde. Reseve.Numa tigela grande, misture a batata (cozida e amassada como purê), o ovo, o leite, a farinha, o sal e misture até ficar homogêneo.Pegue um pouco da massa, faça uma bola, depois amasse com as palmas das mãos, coloque o recheio e termine de moldar com cuidado para que todo o recheio fique coberto pela massa.Passe no ovo, depois na farinha de rosca, frite em óleo quente até dourar e escorra sobre toalhas de papel. Sirva na hora.

Imag

em m

eram

ente

ilus

trativ

a

Page 12: Revista FelizCidade #06
Page 13: Revista FelizCidade #06

unca estive em um cárcere feminino, mas já conversei com mulheres que estiveram lá, ou presen-ciam isso mensalmente quando fazem visitas a seus entes queridos. Mas creio que não precisamos estar

em uma cela para imaginarmos como deve ser. Além das limi-tações físicas, acredito que a mente e o coração perdem a sensi-bilidade com o tempo, assim como as lágrimas secam ao longo dos dias, descolorindo o olhar.

Não importa se houve ou não razão para estarem ali, todas são inocentes até que se prove o contrário. Não sabemos o porquê da prisão, mas uma coisa é fato: a dor das grades conta-minará aos poucos cada área de seu corpo.

Tenho descoberto, depois de conviver e atender a muitas mulheres, que há uma prisão que traz também dano para elas além da prisão física: a prisão da alma.

Com um impacto diferente, essa dor chega ao coração de uma mulher e pode passar a vida inteira a aprisionando em uma caverna sem ninguém saber, nem ela mesma.

A Prisão da Alma

• Texto Viviam Ribeiro

ELaSum caminho de determinação

felizcidade.net | 13

N Ficamos presas por traumas, decepções, traições, injus-tiças, abusos e lutos, cada uma de nós vai vivenciar situações diversas de uma maneira diferente. Não tem como impedir que elas cheguem, vivemos com pessoas o tempo todo, vivemos diante do mundo totalmente vulneráveis aos seus impactos e “surpresas”.

Diante de uma crise, após a situação em si, surge o primeiro momento quando pensamos que não vamos aguentar. Seguem--se os dias e daí percebemos que sobrevivemos e que a vida prosseguiu. Então retomamos e começamos a caminhar, mas durante esse processo de sobrevida percebemos que mudamos, que não conseguimos mais fazer certas coisas ou não temos forças nem ânimo para fazer outras.

Nesse momento, presenciamos, muitas vezes, um desejo de não viver um dia, de não mais sonhar ou de não querer mais sorrir.

O que fazer, para onde correr?Jesus disse que Ele viria para nos dar vida em abundância,

significa que em qualquer lugar ou circunstância temos vida através de Jesus.

Se esse breve texto chamou sua atenção, procure saber mais sobre o Autor da Vida, por ser especialista em você e por te amar intensamente saberá lhe ouvir e dizer o que você deve fazer.

Seu inimigo vem para matar, roubar e destruir, e as prisões da alma são oportunidades que ele tem para fazer isso.

Mas Jesus tem poder maior para te tirar de lá.Vamos, experimente Jesus, experimente seu poder, experi-

mente sua VIDA.O tempo de sua sentença está chegando ao fim.“Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de

Deus, não tem a vida.” 1 João 5:12

Page 14: Revista FelizCidade #06

uando você pensa em crianças de 4 anos, o que vem à sua mente? Muita bagunça? Dependência total dos pais? Choro? Xixi na cama? Fraldas? Ou você ouve coisas como: essa criança está muito desenvolvida

para a idade, parece um adulto! Uma criança de 4 anos já faz muitas coisas sozinha: cuida

de sua higiene bucal e corporal, salta, pula, corre, sobe, desce, atira e dribla bem uma bola. Ufa! Quanta disposição!

As mudanças continuam no desenvolvimento cognitivo. Elas falam frases completas, inventam palavras e canções, escrevem o próprio nome e sabem bem onde moram e qual o telefone de casa. Gostam de perguntas e também respondem tudo com muita facilidade. A capacidade de atenção já chega à casa dos quinze minutos!

Nessa fase, também percebemos a crescente sensibili-dade. Elas já se dão conta dos sentimentos dos outros, são capazes de dar carinho e cuidar quando notam que alguém está chateado. O senso de humor também é ótimo. A imagi-nação é vívida, apressados em tudo e confiantes. A curio-

FAMILIAas relações que importam

14 | felizcidade.net

Crianças de 4 anos

• Texto Regina Godoy Insfran

14 | felizcidade.net

Q sidade continua, com questões mais complicadas como o nascimento e a morte.

No convívio social, elas são uma graça! Partilham as brin-cadeiras, são mais independentes em relação aos adultos e gostam de ter aprovação dos mesmos. Brincam com crianças da mesma idade e normalmente do mesmo sexo.

O estimulo dos pais também é fundamental. Se ela aparecer vestida de manhã ou guardar os brinquedos sem você mandar, parabenize-a pela sua iniciativa e diga o quanto é importante essa cooperação.

Lembre-se que educar não é uma tarefa fácil. Repre-ender a criança pelos seus atos o tempo todo, bater e gritar não vai resolver o problema. O melhor caminho é conversar – olho no olho e na altura da criança - e explicar a consequência de seus atos.

Tenha certeza de que passa informações coerentes com a realidade e use o seu bom senso para falar sobre os assuntos mais delicados. Lembre-se que a melhor maneira de descobrir o mundo é através de brincadeiras, leituras e passeios.

Page 15: Revista FelizCidade #06

cada dia vejo uma crescente dúvida sobre como se vestir no trabalho. Apesar de a moda estar cada vez mais acessível, ela também está mais democrática. Pode-se tudo, ou quase tudo. A cada estação, temos mais cores, modelos, estilos e uma enorme criatividade que nos alcança todos os dias nas vitrines e na internet.

Com tanta informação, é fácil se perder quando falamos de se vestir para trabalhar! Eu sempre digo que sua roupa também é uma forma de comunicação. Você passa uma mensagem com o seu estilo e jeito de se vestir. Essa mensagem deve ser adequada ao seu ambiente de trabalho. Seu visual no trabalho pode contribuir – ou não – com sua credibilidade.

Esse assunto rende muitas páginas! Vamos começar nesta edição com algumas dicas que valem para qualquer ambiente de trabalho – formal ou informal:

• Maquiagem: sempre leve e discreta. De preferência, use o quarteto básico: base (pouca base!) batom, blush e rímel.

• Decotes e comprimentos: Limite-se a mostrar seu colo até no máximo quatro dedos abaixo da clavícula. As saias, vestidos e bermudas ideais são até quatro dedos acima do joelho. Chamar atenção para seu corpo é desviar a atenção da sua competência.

Se você tem dúvidas sobre como usar cores, prefira produções com cores básicas (preto, branco, bege, azul marinho) e use apenas um acessório de cor forte (lenço, pulseira, colar ou sapato).

Acessórios:• Maxi colar e maxi brinco estão super em alta, mas se você

deseja usar no trabalho, escolha apenas um deles e combine com uma roupa bem básica sem detalhes ou cores.

• Um lenço é sempre ótimo aliado no trabalho! Ele pode disfarçar o decote de uma blusa que você gosta muito de usar, pode aquecer o pescoço e o colo quando você fica perto do ar condicionado e ainda dá um toque de charme ao look.

• Lembre-se do básico: legging é roupa de academia, barriga de fora é para praia ou piscina.

Nas próximas edições, traremos mais dicas sobre como usar cada item do seu guarda roupa para trabalhar.

CABIDEdo seu estilo

• Texto Paula Talmelli

A

Guia de Estilo: Seu visual no trabalho te dá credibilidade?

www.glammais.com.brfacebook.com/paulatalmelli#CONECTE

Page 16: Revista FelizCidade #06
Page 17: Revista FelizCidade #06

• Texto Talyta Grandchamp

felizcidade.net | 17

A maior campanha entre Carnaval e Páscoa da história da PIB em SJC e Igrejas da Cidade

CAPA

o dicionário, a palavra “doação” quer dizer trans-mitir bens gratuitos. Quando refletimos nesse sentido, podemos pensar sobre tudo que recebemos de Deus, sem “pagarmos” nada por isso. Ele nos

entregou tudo sem cobrar valor algum. Nosso Pai nos pede para amarmos a Ele e aos outros como a nós mesmos. O que é amar o próximo para você? Agir com amor, levando carinho, doando seu tempo, conhecimentos e habilidades, são apenas algumas formas de doação de amor ao próximo. Comece já a fazer sua parte e plante suas sementes. Decida em seu coração, família e comunidade, descobrir o poder da vida doadora.

N

“As questões mais importantes da vida não são resolvidas pelo que

temos que fazer e sim naquilo que precisamos ser e crer.”

“Se desejamos testemunhar trans-formação na vida das pessoas, precisamos repartir o Espírito

Santo de Deus que vive em nós.”

“Nossa alma e nosso espírito precisam mais de um relaciona-mento com Deus do que nossa própria razão possa admitir.”

“A questão não é se você será abençoado, você já é!”

“A unção que temos enquanto filhos de Deus é o sinal de que

nossas dívidas espirituais já foram pagas!”

“Viva em compaixão; que seu estilo de vida seja o de sentir com o

coração do outro.”

“Não temos outra postura a adotar senão a de devedores.”

* Citações do livro: O Grande Doador – Porque a vida é maior que a nossa insatisfação!

Page 18: Revista FelizCidade #06

CAPA

18 | felizcidade.net

“Toda vez que você decide dar, você se torna mais parecido com o Seu Criador.”

Quando falamos em doar, logo pensamos em entregar a alguém elementos de valor financeiro. Mas a doação que Deus nos propõe vai muito além. Nesse Ano de Doação, a Primeira Igreja Batista em SJC e sua rede de Igrejas da Cidade, propõem a todos viver mais para o próximo e menos para nós mesmos.

Encontrar exemplos de doação na Bíblia é uma tarefa fácil, afinal, o que Deus fez por todos nós? Doou amor, carinho, acolhimento, perdão, compaixão, vida e, entre tantas outras, doou seu único Filho por nós. E se recebemos tudo, somos eternos devedores. Em Provérbios 11.28 podemos entender que a vida dedi-cada à coisas materiais é em vão, mas a vida entregue a Deus é frutificante. Essa será a tônica da próxima campanha da PIB em SJC: “40 Dias de Doação - Aprendendo com o Grande Doador”.

“Não temos outra postura a adotar senão a de devedores.”

40 dias de DoaçãoO período da Quaresma, que marca o intervalo de 40 dias antes da

celebração da Páscoa, será marcado pelas ações em favor do próximo. Por isso, entre os dias 17 de fevereiro e 31 de março, a PIB quer:

• Inspirar os membros e os frequentadores a um compromisso espiritual com o tema profético anual, 2013, o Ano de Doação, forta-lecendo esse conceito na vida de cada um.

• Motivar a prática da doação por diversas ações pessoais e em grupo, expandindo a amor doador por meio da Igreja.

Alguns alvos também foram definidos pela liderança da igreja, como: • 5.000 conversões • 2.000 batismos• 5.000 livros devocionais “O Grande Doador” lidos pelos membros e frequentadores• 100 novos Pequenos Grupos• 2 mil pessoas frequentando cada celebração no Campus Colina • Arrecadação de R$ 400 mil para a construção do Batistério (Campus Colina)• Distribuição de 30 mil folhetos evangelísticos “Um novo nasci-mento para vocꔕ 500 atos de bondade pelos nossos Pequenos Grupos

sua participação na Campanha dos 40 dias de Doação

Como você pode participar da campanha?

• Ore diariamente pelo sucesso da Campanha 40 Dias de Doação• Participe de um Pequeno Grupo• Leia diariamente o devocional “O Grande Doador”• Memorize o texto bíblico da semana• Frequente as sete celebrações dominicais• Realize os desafios propostos em cada mensagem pregada• Participe dos jejuns semanais• Participe das sete semanas da Alvorada da Vitória (terças-feiras, às 6h30) ou Campanha da Vitória (quintas-feiras, às 19h)

A semente confiada por Deus a nós não foi feita para que comamos, mas sim para que a semeamos. Ao decidir olhar para as necessidades das pessoas, você certamente encontrará oportunidades de doar amor, recursos, uma palavra ou um sorriso.

Nesse ano, a começar por essa campanha, experimente viver além de si mesmo, deixando um legado permanente para a eternidade. Deus já nos entregou tudo que precisamos. Esse é o caminho da doação.

Ministérios e ABAPA PIB em SJC oferece diversas ferramentas

para quem quer começar a doar. A sua partici-pação pode acontecer com a doação de tempo, de habilidades, de conhecimentos, de carinho, de amor e de atenção. Tudo isso é possível nos mais de 156 ministérios existentes na PIB em SJC, que acontecem em meio às faixas etárias de crianças à terceira idade.

NA ABAP (Associação Beneficente de Ajuda ao Próximo) também é possível exercer a doação. Através da entrega de roupas, móveis, alimentos, serviços prestados, tempo, apoio, cuidado, carinho aos moradores de rua e muito mais.

“A menos que você compreenda que já tem o que precisa, nunca poderá desenvolver uma vida doadora.”

Page 19: Revista FelizCidade #06

www.ograndedoador.editorainspire.com.br#CONECTE

felizcidade.net | 19

“A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje e cria

uma visão para o amanhã.”

Auto de Páscoa 2013 O Auto de Páscoa faz parte da campanha e promete muitas

novidades para esse ano. Na última segunda-feira, no Campus Colina, mais de 700 voluntários atenderam o chamado para servir nesse grande espetáculo. Os que disseram “sim” ao desafio tiveram uma noite especial de adoração e meditação na Palavra.

De maneira destemida, a pastora Leila Paes levou uma palavra sobre a passagem bíblica que conta a história de uma mulher com um vaso de alabastro, remetendo à entrega total e incondicional que ela fez a Jesus Cristo. Em um ato de adoração, sua atitude foi de silêncio em meio à acusação. Com essa medi-tação, os doadores de amor presentes se dispuseram em um auditório repleto a estarem comprometidos com esse grande e importante projeto.

O Auto de Páscoa comemora 10 anos em 2013. Esse lindo espetáculo, que tem levado milhares de pessoas a aceitarem Jesus em todas as suas edições, acontece em novo local nesse ano. As apresentações serão realizadas no Centro de Juventude da Prefei-tura de SJC, na rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América, região Sul da cidade.

Você quer fazer parte dessa equipe doadora? A PIB ainda precisa de voluntários para o estacionamento, contra regra e camarim, brigada de incêndio e recepção.

“O lugar onde está o seu coração determinará a sua esperança.”

Prepare seu coração, é tempo de mais crescimento!Palavra: pastora Viviam Ribeiro, Base de Discipulado da PIB em SJC

“Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês”. Josué 3:5

Tudo o que cresce de maneira saudável e que dá bons resul-tados, antecede um bom preparo.

Crescer envolve mudar, receber e renunciar. Esses verbos, muitas vezes, não são tão confortáveis e animadores assim. Nossa natureza humana pode nos impedir de sair da zona de conforto para recebermos o novo ou ousar transpor a barreira do desconhecido.

No próximo domingo, chega à nossa comunidade a campanha 40 Dias de Doação, na qual juntos iremos aprender o conceito de doação e como andar nesse caminho, tendo como referência o próprio Deus. Não é mais uma campanha que chega, mas uma grande oportunidade de crescer.

Um preparo para este desafio é imprescindível. Pense comigo: Deus nos impulsiona a uma vida à semelhança de seu Filho e nós, em obediência, o faremos por entender que este é o propósito da vida cristã de um discípulo. Então, por que não nos prepararmos?

Quero trazer uma palavra de encorajamento, pois estamos prestes a viver uma linda e poderosa campanha. Vamos juntos viver este chamado, sem impedimentos.

Esse tempo será de muito altruísmo, pois diz muito mais a respeito do nosso próximo do que de nós mesmos, para arrebatar nossa vida como um todo para uma verdadeira vida de doação.

Durante as próximas semanas, vamos aprender com o Grande Doador. Ele estará à nossa frente, será nosso norte e nos cercará com seu cuidado e amor. Sim, o Senhor fará mara-vilhas! Contudo, vamos nos preparar, vamos nos santificar para que sejamos apresentados para esse tempo, prontos para receber suas diretrizes.

Gostaria de incentivar você para que ainda nesta semana:• Tenha um momento específico para orar por esta campanha.• Durante sua leitura diária da Bíblia, grife ou mesmo escreva em algum lugar versículos referentes ao tema Doação, e acompanhe a leitura do devocional. • Compartilhe com um amigo de oração seu entendimento sobre isso.• Não perca as celebrações e seus encontros de Pequenos Grupos.

Vamos gerar em oração e viver na expectativa do que o Senhor fará entre nós. Seja um autêntico discípulo de Cristo, pois foi para isso que um preço foi pago na cruz. Ele se entregou, se doou por inteiro. O que daremos a Ele por todas as demonstra-ções de amor que temos recebido?

O tempo é hoje para que você esteja conosco nesta jornada de 40 Dias de Doação. Não seremos os mesmos: nem nossa Igreja, muito menos nossa comunidade.

Nossa resposta será de acordo com nossa gratidão e reconhe-cimento aos feitos do Grande Doador.

* Citações do livro: O Grande Doador – Porque a vida é maior que a nossa insatisfaço!

Page 20: Revista FelizCidade #06
Page 21: Revista FelizCidade #06

felizcidade.net | 21

IMAGINEconstrução do Campus Colina

• Texto Marcos Madaleno

Compromisso em dia

Veja o nosso cenário hoje - CARNÊ Imagine:

Obras em andamento

VAGA ASFALTADA: Chegamos a 72%

alvo 100%Parcelas Pagas66%Alcançado

alvo 100%Parcelas Pagas72%Alcançado

Participe da campanha Vaga Asfaltada, investindo na colocação de asfalto em uma vaga! Caso você já cola-borou e queira trocar o seu selo, procure a tenda Imagine ou o stand da campanha, perto do estacionamento. Vamos incentivar uns aos outros a construir um estacio-namento com mais segurança e conforto.

Galeria parcialmente pronta - nesse fim de semana recebe o Reação e depois será o espaço para as celebrações dos adolescentes

ivemos uma boa adesão ao compromisso de 12 meses com o carnê Imagine, agora é preciso ser fiel até o final.

Renove sua fidelidade e seu sonho por este lugar, afinal, não é sobre terra, ferro e tijolo, é sobre vidas! Sobre os sonhos de Deus para nossa cidade.

Precisamos avançar com o projeto, por isso, o pagamento em dia do carnê é muito importante para que as obras continuem e novas obras iniciem como o novo Batistério e o novo Auditório.

Coloque em dia seu carnê e faça parte da realidade que é o Imagine.

T

O Campus Colina já é uma realidade, mas ainda temos muitos desafios

Piso do Hangar do Eleve em fase final. A partir desse fim de semana recebe o Reação e outras celebrações

Page 22: Revista FelizCidade #06

CONTEÚDOamplie seu conhecimento

Aula inaugural do curso de teologia empolga alunos

expectativa dos 76 alunos do curso de Teologia da Primeira Igreja Batista em SJC estava a mil na primeira aula, que aconteceu na última segunda. Diná Carrilhos S. Araújo, de 58 anos é formada em Direito

e diz que quer fazer o curso para ampliar seus conhecimentos. Conta que a prova não foi fácil:“Achei o nível da prova bem alto, foi muito bem elaborada”.A aula inaugural foi conduzida pelo pastor Carlito Paes, no Recanto Inspire, com o tema “O estudo da Teologia”. Além de falar da importância de estudar teologia e suas concorrentes, o pastor também explicou como vai funcionar o curso, que será dividido em duas turmas de acordo com a classificação da prova do vesti-bular. Essa medida visa facilitar o ensino e identificar as debili-dades de cada aluno, para oferecer reforço de acordo com o nível de dificuldade de cada um.

“Achei que tinha ido mal na prova e fui surpreendida com o resultado. Não tenho o hábito de assistir TV, apenas leio as notí-cias na internet, então tive receio pelas questões de conhecimentos gerais. Meu ponto forte é a redação, pois eu gosto de ler e escrever”, explicou Heliete Oliveira, segunda colocada do vestibular. Heliete contou que espera conseguir se formar e que seu o chamado é pastoral, ela ainda falou do peso do segundo lugar no vestibular: “as pessoas vão olhar para mim de maneira diferente sempre espe-rando algo mais, espero conseguir manter o meu foco”.

A faixa etária dos alunos é bem variada apesar disso, eles têm em comum o fato de já exercem uma função de liderança na igreja, o que também é mais um momento de aprendizado. Dalila Sanches Mizoguchi, de 62 anos fez aniversário no dia da aula inau-gural, “é um presente para mim, sei que terei muito trabalho pela frente, é um novo momento. Gosto muito de ler e sou bem curiosa o que vai me ajudar, não me vejo pastora, porém Deus é quem sabe das coisas”, explica Dalila, que é técnica em nutrição e lidera um Pequeno Grupo de homens e mulheres.

A

• Texto Talyta Grandchamp e Luma David

Com faixa etária variada o curso terá avaliação acadêmica, ministerial e de vida

22 | felizcidade.net

ipe

Page 23: Revista FelizCidade #06

felizcidade.net | 23

As aulasO curso acontece no Campus Centro e

é realizado pelo IPE (Instituto Propósitos de Ensino). Esse nome está relacionado ao sonho de, futuramente, oferecer mais cursos, além de Teologia. Murilo Dantas, que é coordenador do IPE, explicou que durante o curso, os líderes serão levados a novos desafios, “Como todos já estão envolvidos em alguma função ministe-rial a expectativa com esta turma é bem elevada. Estamos diante dos pastores e líderes que vão sacudir o Brasil”, afirmou Murilo, que deixou a turma empolgada. Ele ressaltou para os alunos que nessa fase é muito importante ter foco, ir fundo nos estudos com disciplina e determinação. “A avaliação será tanto acadêmica, quanto ministerial e de vida. Teremos muitos desa-fios por ser a primeira turma, mas quem se adianta governa, eu aposto muito em vocês”, disse Murilo.

A pastora Viviam Ribeiro explicou que o curso tem o objetivo de fazer com que os alunos cresçam na vida acadêmica e em outros campos. Nesse sentido, o curso é estruturado em três eixos:

1º - Eixo Pessoal: uma área determinante, pois é ali onde o aluno decide se aproveitará o máximo do curso. “O posi-cionamento de cada um vai determinar o rumo e o destino de chegada, cada aluno pode não apenas crescer, mas para fazer com que o curso também evolua, é importante dedicação”, afirmou a pastora.

2º Eixo Relacional: nessa área o aluno será avaliado por seus relacionamentos interpessoais e no ministério.

3º Eixo Educacional: aqui o que vale é o estudo das maté-rias e as leituras indicadas.“A igreja não quer só que os alunos saibam, quer também que eles creçam espiritualmente”, conclui a pastora Viviam.

O pastor Carlito Paes também chamou a atenção dos alunos para o alto índice de desistência, comum nos cursos de Teologia, e pediu que os alunos permaneçam. “Começar algo e não terminar deixa uma sensação muito ruim”, explica o pastor. Ele também aconselhou a nova turma a ter atenção especial com as matérias que menos gostam, porque é assim que eles vão adquirir mais conhecimento e crescimento.

Ele ressaltou a importância da leitura no curso de Teologia, “é primordial desenvolver esse hábito. Pelas provas pudemos perceber quem já tem e quem ainda não tem, por isso a divisão de turmas de acordo com a classificação, quem não tem vai ser estimulado constantemente, será um trabalho diferenciado. Teologia é sempre de baixo para cima, portanto é questionável, eu quero que vocês pensem, questionem, formem opinião. Vai ser preciso observar e compor uma dialética com o que foi escrito”, afirmou Carlito.

Aulas no Campus Centro, rua Euclides Miragaia, 548 – CentroFoco da Teologia do IPE: Teologia Bíblica e PastoralProfessores do curso: Pr. Gilson Pinho (Introdução ao Novo Testamento); Pr. Paulo Mizoguchi (Hermenêutica); Andrei Alves (Teologia Bíblica do Novo Testamento) e Pr. Jay Gomes (Introdução a Teologia)

InstitutoPropósitosde Ensino

Page 24: Revista FelizCidade #06

Depósito BetâniaMateriais para Construção

Tel: (12) 3907-6786e-mail: [email protected]

Estrada do Bairrinho, no 1.300 - Santa Hermínia - São José dos Campos-SP

24 | felizcidade.net

Uma auto avaliação diante de Deus

CONHEÇAfique por dentro

Primeira Igreja Batista em SJC procura sempre apoiar as pessoas que chegam para participar de nossa igreja.

Através do Ministério Restauração, é possível levar as pessoas a se autoavaliarem diante de Deus, trazendo,

à mente, passado, presente e futuro. Esse contato faz com que a pessoa conheça a verdade em Cristo e no poder da Cruz, quebre alianças passadas, confesse pecados que as acompanham e recons-trua relacionamentos.

A intenção é levar membros da igreja que tenha se convertido há pelo menos 6 meses, com uma média de 40 pessoas a cada retiro, e levar as pessoas salvas a construirem um relacionamento íntimo com Deus, livres de pecados, culpa e prisões da alma.

 Esse ministério realiza retiros mensais, que duram de sexta--feira à noite até o domingo à tarde, em local fora da Igreja, também ministra e acompanha os participantes com apoio de 12 voluntários.

Retiros como esse trazem mudanças para o coração de quem participa e para os voluntários. “Servir no Restauração a cada dia me lembra o quanto necessito de Jesus e como preciso manter continuamente um relacionamento íntimo e contínuo com Ele. Vejo que a cada dia preciso Dele e que nada posso fazer sozinha. Minha única opção é ser um vaso em Suas mãos. Aprendo que tenho que ser dependente e que devo confiar, pois somente Ele pode tomar a vida de cada pessoa um milagre através da Sua graça e misericórdia, como tem feito com a minha vida e de outras pessoas a quem temos servido por meio do Restauração. É maravilhoso e desafiador estar neste ministério, pois tenho que ir além dos meus medos e confiar em Deus sempre”, Carina Veiga.

A

• Texto Talyta Grandchamp

No Retiro Restauração as pessoas conseguem quebrar alianças, confessar pecados e reconstruir relacionamentos

Agenda do Restauração

Adultos22 a 24 de fevereiro – Recanto Inspire22 a 24 de março – Recanto Inspire12 a 14 de abril – Recanto Inspire14 a 16 de junho – Recanto Inspire19 a 21 de julho – Recanto Inspire

Adolescentes17 a 19 de maio – Acampib

Crianças e Juniores5 a 7 de julho – Acampib

Page 25: Revista FelizCidade #06

#CONECTE www.pibnet.com.br | [email protected]

felizcidade.net | 25

Esporte: uma ferramenta para o corpo e para alma

governo e instituições trabalham o esporte como uma forma de transformar a vida de crianças e ado-lescentes. O esporte traz inclusão social, de idade, de gênero e de capacidade. Sabendo de todos esses

benefícios a igreja também aplica esse diferencial. “A ideia principal desse ministério é receber, incluir, discipular e trazer a Jesus todas as pessoas através dessa atração que o esporte cria. Esse ministério sempre será aberto a todas as faixas etárias sem exclusão, pois o esporte é uma ferramenta de evangelização através da inclusão”, explica Geraldo Gontijo, pastor do Minis-tério de Esportes da PIB em SJC.

A finalidade do Ministério de Esportes é agrupar em uma só visão (ganhar todas as pessoas para Jesus). A Primeira Igreja Batista em SJC, entende que os esportes coletivos e in-dividuais fornecem uma avenida perfeita para relacionamen-tos, que podem ser construídos dentro do qual o evangelho deve ser compartilhado.

“Nosso país vai sediar logo mais, os dois maiores eventos esportivos do mundo, pessoas de todas as nacionalidades vão chegar por aqui, quem melhor para falar de Jesus para essas

O

• Texto Talyta Grandchamp

O Ministério de Esportes da Primeira Igreja Batista em SJC atua para desenvolver o melhor das pessoas

pessoas que amantes do esporte? É claro que os filhos de Deus, servos de Jesus e apaixonados por esportes também! As relações que formam naturalmente dentro do contexto esportivo ofe-recem oportunidades únicas e numerosas para que as pessoas venham a Cristo. O ministério de esportes deve figurar como uma parte fundamental dos esforços de evangelismo global da igreja”, conta Geraldo.

O Ministério de Esportes tem muitos sonhos para alcançar entre eles a construção de quadras para diversos esportes, im-plantação de ciclismo e criação de escolinhas nos bairros das extensões da PIB. “Nosso sonho é ter um ministério forte para que na Copa do Mundo possamos impactar e expandir o nome de Jesus nos estádios e eventos pré e pós Copa e Olimpíadas-RJ, tornando o ministério influente, ensinável, prático e dinâmico. Um ministério que atinge todas as classes sociais e totalmente voltado a saúde física e principalmente a espiritual. Sempre colocando o amor e a piedade em primeiro plano, um ministério com o DNA PIB, pronto e disposto a im-pactar o mundo através da mensagem de Jesus e dos esportes”, finaliza Geraldo.

Page 26: Revista FelizCidade #06
Page 27: Revista FelizCidade #06

Celebrando a Recuperação é um dos ministérios da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos voltado para a recuperação da saúde emocional das pessoas através da fé em Jesus Cristo, autoconheci-

mento e responsabilidade pessoal. Em uma linguagem bíblica, leva as pessoas para desfrutarem da vida abundante conquis-tada por Jesus. É baseado nos 12 passos do AA (Alcoólatras Anônimos) e nas Bem-aventuranças de Mateus 5.

Muita gente se questiona: afinal, não tenho problemas com drogas ou álcool, não tenho do que me recuperar. Pois bem, no Celebrando a Recuperação, você descobre que existem muitas outras áreas para serem tratadas como: todos os tipos de traumas, maus hábitos, mágoas, vícios, pecados escravizadores e obsessões.

Alguns programas de recuperação trabalham apenas com álcool, drogas ou outros problemas individualmente. Mas o programa Celebrando a Recuperação é um enorme “guarda--chuva” sob o qual não existe limite de problemas que podem ser tratados.

felizcidade.net | 27

O

Reconquistasvidas restauradas

Descubra o Celebrando a Recuperação

• Texto Claudio Lopes

Momentos de entender as dores e superá-las

Todo mundo precisa de Recuperação!Tudo sobre o qual você não pode falar já está fora de

controle em sua vida! Temos um encontro marcado no CR de Férias e, na próxima sexta dia 15/02, às 19h30, o pastor Paulo Mizoguchi traz o tema: “Incredulidade X Fé”.

Ciclo 2013Dia 1o. de março, inicia o Ciclo 2013, que vem com

grandes expectativas para ser o melhor ciclo até hoje!

• Exemplificando primeiro os motivos de maior cons-cientização que são temas de necessária recuperação: ira, dependência química (drogas, álcool, cigarro e remédios), depressão, distúrbios na área sexual (compulsão sexual, porno-grafia, adultério, homossexualismo), mulheres dependentes de relacionamentos destrutivos, distúrbio alimentar (compulsão alimentar, bulimia, anorexia).

• Temas que não conhecia e temas que não sabia que preci-sava buscar por recuperação: codependência, procrastinação, autocomiseração, baixa autoestima, medo, impaciência, compulsão por compras, julgamento, murmuração, male-dicência, ressentimento, culpas falsas, falsidade, mentira, rebeldia, egoísmo, materialismo.

• Temas que nem considerava como errados: perfeccio-nismo, trabalho excessivo (workaholic), timidez, religiosi-dade (farisaísmo).

retiro rendição7 e 8 de junho – Recanto Inspire5 e 6 de julho – Recanto Inspire19 e 20 de julho – Acampib26 e 27 de julho - Acampib

Page 28: Revista FelizCidade #06
Page 29: Revista FelizCidade #06

Igrejas da cidadecomunidade de fé

felizcidade.net | 29 felizcidade.net | 29

• Texto Talyta Grandchamp

IC de Caçapava começa 2013 cheia de boas novas

cidade com pouco mais de 84 mil habitantes têm sido impactada com a Igreja da Cidade, implantada em maio do ano passado. Durante 2012 foram muitas novidades na igreja. Mas 2013 chegou com cara de

novo. Com a chegada da IC em São Paulo, alguns pastores e ministros foram remanejados para outras igrejas, dessa forma o ministro Claudio Lopes deixou a liderança e passou esse desafio para o pastor David Tiburcio. Claudio assumiu interinamente o Celebrando a Recuperação.

O primeiro mês desse novo ano já traz números animadores para a igreja continuar no caminho trilhado:

• De 110 membros foi para 120;• Oito pessoas foram batizadas;• De sete equenos grupos para 11;• A frequência na igreja subiu de 250 para 450 pessoas por

semana;• A vigília passou a fazer parte da programação, que também

ganhou a celebração das 17h no domingo;• Foi realizado um evento ponte de esportes que reuniu 350

jovens, com lutas de Jiu Jitsu, Taekwondo, Muay Tay, Hapikido e Capoeira, com 15 decisões;

• A igreja oferece aulas gratuitas de Taekwondo, Jiu Jitsu e futebol masculino e feminino;

• Todas as entradas da cidade foram ungidas, declarando que Caçapava é do Senhor Jesus;

• Início de quatro novos ministérios;• Todos os líderes da ICC que prestaram vestibular no IPE

foram aprovados; em breve a igreja terá novos pastores;• Durante a segunda-feira de carnaval um evento é realizado

para as crianças e juniores, durante todo dia, das 9h às 17h, com expectativa de receber mais de 300 pessoas e dezenas de decisões;

A

Não para por aí, nos próximos meses mais novidades. “Estamos com vários projetos para fevereiro e março, como a ampliação ou mudança de local, abertura de novos ministérios, lançamento de um projeto antidrogas nas escolas e lançamento de uma ação social para ajudar as famílias carentes da cidade”, conclui o pastor David Tiburcio.

Page 30: Revista FelizCidade #06

30 | felizcidade.net

Page 31: Revista FelizCidade #06

PodostetClínica de Podologia

Podóloga

Tel.:(12)3021.3050Cel.:(12)8174.6057

Av. Andrômeda, 693 - sala 41º andar - Espaço Andrômeda

Jd. Satélite - SJCampos - SP

Zilene de Oliveira

felizcidade.net | 31

A cidade de Taubaté está em festa e nós também!

• Texto Mônica Barbosa

RADARfique ligado

Saiba o que é o “Resgate Eleve”No Ano da Doação, vem aí um projeto movido a paixão pelas vidas. A nova campanha “Resgate Eleve”, dirigida para a compra de uma VAN, tem como objetivo salvar vidas durante as noites de sábado, nas portas das baladas. E começa com você! Fique por dentro e participe!

É com grande alegria que nos dias 15 e 16 de fevereiro, celebraremos os 2 anos da Igreja da Cidade de Taubaté. Temos recebido a cada dia os presentes desse nascimento e não poderíamos deixar de celebrar. Você é nosso convidado especial!

Fique por dentro da programação:15 fevereiroPr. Paulo Mizoguchi / Samuel Mizrahy16 fevereiroPr. Max Souza / Felippe Abreu

livreto Eleve sua vidaREAÇÃO! Durante todo feriado de carnaval, a juventude da PIB é desafiada ao evangelismo pessoal nas ruas de São José dos Campos e região. Para ajudar nesse momento, o livreto “Eleve sua vida”, novo material do pr. Marcos Madaleno, que vem para ajudar você, que será desafiado a levar a verdade de Jesus ao outros jovens.

Negócio Fechado O negócio é esse: devido a programação do REAÇÃO, não teremos na segunda-feira, dia 11, o encontro Negócio Fechado. Retornaremos na próxima semana, dia 18, com mensagens encorajadoras, não fiquei de fora!

Page 32: Revista FelizCidade #06
Page 33: Revista FelizCidade #06

MDAMeu Discípulo

Amado

Igreja do Senhor JesusIgreja Local

Pequeno Grupo

Encorajo você a três atitudes nesta etapa que vão te levar a doar-se ao máximo:

1 - Celebre cada momento da sua vida. Não perca tempo reclamando da vida ou comparando-se a outras pessoas. Adore a Deus! Seu tempo é precioso, invista no que lhe trará maturidade – viva as estações de Deus. Tenha uma atitude de conquista, vitória e gratidão por tudo o que Deus realiza por você e por meio de você no pastoreio desta igreja.2 - Esteja pronto para colher. É tempo de arregaçar as mangas. Celebramos vidas transformadas e continuamos cuidando e enviando essas pessoas para gerar outras. Colher significa receber, capacitar e enviar. Para tanto, é necessário disposição, proatividade e prontidão. Você está preparado? Colha em abundância!3 - Esteja pronto a doar. Comprometa-se com a próxima estação. A Estação Cultivo está chegando. Serão três meses de intensidade no evangelismo pessoal e coletivo com o PG. Nossa cidade tem mais de 600 mil pessoas ainda não alcançadas para Jesus, além das outras seis Igrejas da Cidade do Vale e uma em São Paulo. Vamos juntos doar o nosso melhor?

A Palavra de Deus nos revela que: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita.” Mt 9.37

Como Igreja do Senhor, temos um compromisso com a formação de cristãos maduros que farão parte desta grande colheita. Junte-se a nós neste desafio, entre em um Pequeno Grupo PIB, cresça e desenvolva sua liderança. Sonhe, envolva-se e dê o seu melhor!

Creio intensamente no seu potencial. E, juntos, em compaixão e muita doação, mudaremos a história da nossa cidade e nação!

Celebrando a Multiplicação para Doar Mais!

pEQUENOS GRUPOSvida em comum

felizcidade.net | 33

• Texto David Tiburcio

“Celebrem a festa da colheita dos primeiros frutos do seu trabalho de semeadura. Celebrem a festa do encerramento da colheita quando, no final do ano, vocês armazenarem as colheitas.” Ex 23.16

Estamos no último mês da Estação Colheita. São três meses (dezembro, janeiro e fevereiro) de celebração e adoração ao Senhor por meio da maturidade alcançada durante as esta-ções que passaram. Cultivamos, cuidamos e crescemos juntos. Pessoas foram alcançadas pelo amor de Deus, centenas de vidas foram transformadas e agora se preparam para “disci-pular” e pastorear outros.

Realizamos no início da estação a grande Festa da Colheita. Multiplicamos centenas de Pequenos Grupos em 2012 e hoje somos mais de 450, pastoreando cerca de 5.000 pessoas semanalmente!

Em nossos Pequenos Grupos, esse é um tempo de muita alegria e consagração. Os PG’s que multiplicaram agora se preparam para iniciar a Estação Cultivo novamente, reno-vando o ciclo, na total dependência de Deus. Celebre conosco esse tempo de multiplicação do pastoreio PIB por meio dos PGs que tem nos preparado de forma efetiva para o máximo de doação.

QUER PARTICIPAR UM PEQUENO GRUPO?Entre no site da Primeira Igreja Batista www.pibnet.

com.br vá até “Conecte” e depois clique em “Encontre um PG”. Você também pode enviar um e-mail para [email protected] solicitando um pequeno grupo. Coloque seu nome, bairro onde mora ou em quais bairros você poderia ir para participar e o perfil desejado (jovem, adulto, casais). Caso queira falar diretamente conosco por telefone, ligue para: 4009-4300.

Page 34: Revista FelizCidade #06
Page 35: Revista FelizCidade #06

SOLIDARIEDADEo que vale é a ação

Projeto “Trilhas da Profissão” atua na área de educação para qualificação profissional. Consiste em capacitar profissionalmente 180 jovens com idade entre 18 e 29 anos, a cada ano, das comunidades

carentes de São José dos Campos, nos seguintes cursos:

• Auxiliar de cozinha • Auxiliar de panificação e confeitaria• Auxiliar de cabeleireiro

São 40 vagas para cada curso onde além da formação específica, os alunos serão capacitados também em noções de cuidados com a apresentação pessoal, higiene, manipulação de alimentos e postura profissional, habilidades para lidar com as pessoas, com ética, senso analítico e crítico. Ao final de cada curso, os alunos estarão preparados para o mercado de trabalho com conhecimentos específicos de cada área e em noções de ética, direitos humanos, sociais e de cidadania com possibilidades grandes de empregabilidade.

Os alunos serão selecionados por meio de uma triagem, onde deverão comprovar que se enquadram nos critérios socioeconômicos do público que o projeto atende. A ABAP realiza até o dia 28 de fevereiro inscrições para participação

TRILHAS DA PROFISSÃO

• Texto Sergio Ivo

O

felizcidade.net | 35

ABAP – Associação Beneficente de Ajuda ao Próximo Registro de Utilidade Pública Municipal: Lei n° 5.758 de 05 de outubro de 2000.

Registro de Utilidade Pública Estadual: Lei nº 13.520 de 29 de abril de 2009.Avenida Deputado Benedito Matarazzo, 8333. Vila Betânia - São José dos Campos/SP. Contato: (12) 3923-1544/3308-1354

Contribua para a continuidade dos projetos.Banco Bradesco: Agência: 2858-4 Conta Corrente: 19780-7 CNPJ da ABAP 01.372.496/0001-97

www.abapsjc.org.br facebook.com.br/abapsjc#CONECTE-SE

dos cursos com início em 04 de março de 2013. Novas turmas serão formadas. Os cursos são gratuitos e patrocinados pela Petrobras, dentro do Programa Desenvolvimento & Cida-dania que vai oferecer todo material didático, uniforme e passagem de ônibus para os alunos, que receberão certificado de conclusão emitido em conjunto com a Escola Methodo, certificada pelo MEC. Ajude a ABAP a divulgar estes cursos em sua rede de influência.

Os interessados devem comparecer pessoalmente para agendar entrevista com Assistente Social da ABAP ou pelos telefones 3923-1544/3923-1363.

Trilhas da profissão, o melhor caminho para o mercado de trabalho

Você profissional em uma dessas áreas tem a possibilidade de trabalhar em parceria com a ABAP nesses projetos. Preci-samos de profissionais da área de beleza como cabeleireiros, manicures para trabalhar no IBA – Instituto de Beleza ABAP. Venha nos visitar e participar desse projeto.

Page 36: Revista FelizCidade #06

DVD

Chip Ingram  Sua fé não pode ser um processo aleatório de crescimento. O discipulado proativo — aquele que almeja ser grande aos olhos de Deus — produz mais maturidade e fruto que o discipulado reativo. Em Grande aos olhos de Deus, o autor nos fala de 10 princípios que são a essência na vida singular de grandes cristãos que deixaram uma marca indelével no mundo. Permitem a qualquer leitor sincero a maximização de seu potencial para a glória de Deus.

Segredos – Quando o seu passado vem à tonaSe os seus segredos mais íntimos fossem

descobertos? Durante o funeral de Chris Hayden, um cristão considerado exemplo na cidade, nove

amigos descobrem o quanto pode ser explosivo quando o passado deles vem à tona. Segredos é

uma história de amor, amizade, redenção e fé. Um filme engraçado e comovente. 

TÔ DE FOLGAcultura, lazer e afins

36 | felizcidade.net

Bíblia em AçãoA Bíblia em Ação mostra a história

da salvação do mundo através de uma linguagem jovem, como os quadrinhos

da Marvel, DC Comics. São vários capí-tulos, desde “No Princípio” (Gênesis 1-2)

até “Os últimos dias” (Apocalipse).  São mais de 700 páginas de lindas ilustra-

ções e a poderosa Palavra de Deus.

#NOVIDADES

#nostALGIA

#LIVRARIA

Chris TomlinUm dos líderes de louvor mais influentes, Chris Tomlin retorna com seu mais recente álbum, Burning Lights (Luzes acesas). Autor de várias músicas com versões em português e sucessos como «How Great Is Our God», «Jesus Messiah», «Holy Is The Lord» e «Forever», Chris continua a escrever canções que conectam as pessoas ao coração de Deus e as leva a uma intimidade maior de adoração com o Pai. 

Grande aos olhos de Deus

LIVRO

LIVRO

CD

A música dentro e fora da igrejaAtilano Muradas 

Autor de Decolando nas asas do louvor, Atilano Muradas conhece essas questões

bem de perto. Ele já ministrou em muitas igrejas e conhece muito bem as múltiplas formas de louvor da igreja brasileira e os

problemas mais comuns existentes. De forma aberta e franca, Atilano compartilha a experiência adquirida ao longo de muitos

anos de militância na área.

Encontro de Casais Três casais, desiludidos com o rumo de seus

casamentos, decidem participar de um encontro de casais em um resort, em um lugar paradisíaco nas

montanhas. Os homens e mulheres vão para lá com objetivos diferentes. Quando tudo parece perdido, o

verdadeiro amor lhes é revelado, e eles descobrem que a solução para salvar o casamento não é necessariamente

o que, porém quem. Um filme romântico e leve, que fala sobre relacionamento conjugal e mostra, de forma

prática, como reviver ou salvar um casamento.

Burning Lights

Page 37: Revista FelizCidade #06

felizcidade.net | 37

Page 38: Revista FelizCidade #06

ocê já percebeu como as pessoas estão desesperada-mente querendo ser ouvidas? Filhos com atitudes cada vez

mais rebeldes e distorcidas para chamar a atenção dos pais, pedindo alucinada-mente: OUÇA-ME; casamentos sendo destruídos, pois mulheres não conse-guem ser ouvidas, e muitos maridos nunca ousam falar de si e seus senti-mentos; idosos sendo completamente desconsiderados, porque o ouvir tem sido uma habilidade pouco praticada. Muitas vezes, quando as pessoas falam, isso acontece em conversas de elevador. Até mesmo amigos, saem para se encontrar e falam só superficialidades. Literalmente, gastam o tempo, jogam conversa fora.

Mário Quintana diz no poema DEFICIÊNCIAS: “SURDO é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês. MUDO é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia. MISERÁVEIS são todos aqueles que não conseguem falar com Deus.”

Por que é tão difícil ouvir e ser ouvido? Ouvir implica em gastarmos tempo, em intimidade, em focar nas necessidades do outro, em amar.

Ser ouvido implica em abrir mão do orgulho, demonstrar fragilidade, vulne-rabilidade, pedir ajuda, abrir mão da reputação. Por isso muitos têm optado por ser surdo, mudo e, consequente-mente miserável. Como podemos ouvir a

OUVIR E SER OUVIDO

REFLITAvalores para vida

V

38 | felizcidade.net

Deus, quem não vemos, se não ouvimos quem vemos?

Há uma grande paralisia diante da intimidade, pois ela derruba as máscaras, expõe quem verdadeiramente somos, gerando grandes medos, medo de rejeição, medo de não ser amado.

Ouvir é ousar amar, ser ouvido é ousar ser amado.

Ouvir é cultivar a paciência, o amor, o domínio próprio, a bondade, a alegria, a amabilidade, a fidelidade, a mansidão e a paz. Ser ouvido é receber consolo, apoio e luz na escuridão.

Uma passagem da história de Jó chamou muito minha atenção no início desse ano sobre OUVIR e SER OUVIDO. “Escutem com atenção as minhas pala-vras; seja esse o consolo que vocês haverão de dar-me. Suportem-me enquanto eu estiver falando; depois que eu falar poderão zombar de mim.” (Jó 21.2-3)

Jó perdeu muito, na verdade tudo o que tinha. Era bom com as pessoas, ajudava os pobres, não fazia nada de errado e por isso, não conseguia aceitar as dificuldades que passava, afinal não merecia aquilo que estava passando. Já se sentiu assim? Diante dessa situação Jó teve a coragem de pedir: ESCUTEM--ME, OUÇAM-ME. No momento de desespero, perturbação e impaciência que vivia, ele demonstra a importância de ser ouvido. Ele precisava falar e ousou falar. Mesmo correndo o risco de zombarem dele, ele não se deixou para-lisar pelo medo.

Ouse ouvir aos que estão perto de você. Filhos, cônjuges, avós, vizinhos, chefes, subordinados, amigos e, prin-

Carmen Rangel Ministra do Propósito de Serviço da

Primeira Igreja Batista em São José dos Campos

Ouvir é ousar amar, ser ouvido é ousar ser amado.

Ouvir é cultivar a paciência, o amor, o domínio próprio,

a bondade, a alegria, a amabilidade, a fidelidade,

a mansidão e a paz. Ser ouvido é receber consolo, apoio e luz na escuridão.

cipalmente, Deus. Sempre será uma oportunidade de amar. Ouse falar, se expor. Assim como Jó, corra o risco de ser amado.

Não tenha medo, pois “o perfeito amor expulsa todo o medo” 1 Jo 4.18. Seja aperfeiçoado pelo perfeito amor de Deus em sua vida. Corra riscos. Ouça e seja ouvido, ame e seja amado.

Page 39: Revista FelizCidade #06
Page 40: Revista FelizCidade #06