sabadao_7

8
ESPORTES PG6 OPINIÃO PG2 HORÓSCOPO PG7 VOCÊ PG8 LENÇÓIS PAULISTA - SP - SÁBADO, 12 DE NOVEMBRO DE 2011 - EDIÇÃO Nº 7 - ANO 1 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Coluna Policial 500 Mil no asfalto PÁG. 5 PÁG. 6 Será inaugurada neste domingo a Igreja Evangélica Pentecostal LUZ PARA AS NAÇÕES No Jardim Santa Terezinha l na rua Humberto Paccola, 70 COMPAREÇA Terrenos da Contente serão desapropriados Os bastidores do poder político no Café na Câmara A diretoria de Obras da Prefeitura Municipal vai desapropriar parte de imóveis de pelo menos quatro terrenos localiza- dos na Vila Contente para dar continuidade às obras de contenção do córrego Corvo Branco. Entre os imóveis que terão que ser desocupados estão as casas que foram atingidas pelas mesmas obras, como foi divulgado no início do mês de novemnbro pelo Jornal Sabadão.. Página 5 ESPERA | Diretoria de Educação informou que problema não é exclusividade de Lençóis Paulista mas sim, dos municípios do Brasil Página 3 Na Coluna Café na Câma- ra você fica sabendo de tudo que acontece nos bastidores da Câmara e Prefeitura Mu- nicipal. Das personalidades políticas e os assuntos que tramitam pelos poderes da Praça das Palmeiras, mesmo que em alguns casos, esses assuntos não sejam públi- cos. Fique ligado e leia tudo na Página 3 Lençóis tem mais de 1.500 crianças na fila das creches Uso de crack pode ser maior que de bebidas alcóolicas Um ponto de en- contro tradicional aos domingos, que torna a mesa do lençoense mais saudável. Esse é o Va- rejão, que há anos tem sido opção de compra saudável e barata para grande parte da popula- ção lençoense. Uma das mais tradicionais forne- cedoras da feira chega por volta das 4h. Doraci Souza Ruiz e seu filho montam sua barraca de verduras e legumes. Nascida na zona rural, Doraci, com 78 anos, demonstra uma dispo- sição e agilidade típicas de quem está habituada com a vida na roça do Faxinal. Página 4 A vovó mais querida do domingo Mesmo com a tradição de ser uma das principais produtoras de aguardente da região, Len- çóis Paulista segue uma triste realidade brasileira na qual o uso do crack supera o consumo de álcool. A informação foi confirmada ontem pelo diretor de Saúde, Márcio Santarém, mas a indicação do problema nacional foi feita por uma pes- quisa divulgada essa semana pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que revela que o crack está substituindo o álcool nos municípios de peque- no porte e áreas rurais. A facilidade de acesso e o custo baixo fazem com que a droga se alastre pelo país. Nas ruas da cidade, o que se compro- va é que se o acesso a bebidas alcóolicas, uma droga lícita, por menores não é difícil, como mostrou matéria publicada pelo Jornal de Sábado recentemente, também é muito fácil adquirir por até R$ 5 uma pedra de crack, na maioria das praças públicas da cidade. Página 6 HOJE DOMINGO Máxima: 32C° Minina: 21C° Máxima: 29C° Minina: 21C° Fotos: Billy Mao

description

Jornal semanal de Lençóis Paulista

Transcript of sabadao_7

Page 1: sabadao_7

ESPORTES PG6 OPINIÃO PG2 HORÓSCOPO PG7 VOCÊ PG8

LENÇÓIS PAULISTA - SP - SÁBADO, 12 DE NOVEMBRO DE 2011 - EDIÇÃO Nº 7 - ANO 1 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Coluna Policial

500 Mil no asfalto

PÁG. 5 PÁG. 6

Será inaugurada neste domingo a Igreja Evangélica Pentecostal

LUZ PARA AS NAÇÕESNo Jardim Santa Terezinha lna rua Humberto Paccola, 70

COMPAREÇA

Terrenos da Contenteserão desapropriados

Os bastidores do poderpolítico no Café na Câmara

A diretoria de Obras da Prefeitura Municipal vai desapropriar parte de imóveis de pelo menos quatro terrenos localiza-dos na Vila Contente para dar continuidade às obras de contenção do córrego

Corvo Branco. Entre os imóveis que terão que ser desocupados estão as casas que foram atingidas pelas mesmas obras, como foi divulgado no início do mês de novemnbro pelo Jornal Sabadão.. Página 5

ESPERA | Diretoria de Educação informou que problema não é exclusividade de Lençóis Paulista mas sim, dos municípios do Brasil Página 3

Na Coluna Café na Câma-ra você fica sabendo de tudo que acontece nos bastidores da Câmara e Prefeitura Mu-nicipal. Das personalidades políticas e os assuntos que tramitam pelos poderes da Praça das Palmeiras, mesmo que em alguns casos, esses assuntos não sejam públi-cos. Fique ligado e leia tudo na Página 3

Lençóis tem mais de 1.500crianças na fila das creches

Uso de crack pode ser maior que de bebidas alcóolicas

Um ponto de en-contro tradicional aos domingos, que torna a mesa do lençoense mais saudável. Esse é o Va-rejão, que há anos tem sido opção de compra saudável e barata para grande parte da popula-ção lençoense. Uma das mais tradicionais forne-cedoras da feira chega por volta das 4h. Doraci Souza Ruiz e seu filho montam sua barraca de verduras e legumes. Nascida na zona rural, Doraci, com 78 anos, demonstra uma dispo-sição e agilidade típicas de quem está habituada com a vida na roça do Faxinal. Página 4

A vovó mais querida do domingo

Mesmo com a tradição de ser uma das principais produtoras de aguardente da região, Len-çóis Paulista segue uma triste realidade brasileira na qual o uso do crack supera o consumo de álcool. A informação foi confirmada ontem pelo diretor de Saúde, Márcio Santarém, mas a indicação do problema

nacional foi feita por uma pes-quisa divulgada essa semana pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que revela que o crack está substituindo o álcool nos municípios de peque-no porte e áreas rurais.

A facilidade de acesso e o custo baixo fazem com que a droga se alastre pelo país. Nas

ruas da cidade, o que se compro-va é que se o acesso a bebidas alcóolicas, uma droga lícita, por menores não é difícil, como mostrou matéria publicada pelo Jornal de Sábado recentemente, também é muito fácil adquirir por até R$ 5 uma pedra de crack, na maioria das praças públicas da cidade.

Página 6

HOJE DOMINGO

Máxima: 32C°Minina: 21C°

Máxima: 29C°Minina: 21C°

Fotos: Billy Mao

Page 2: sabadao_7

EDITORIAL

Um novo jornal, de novo!

FALE CONOSCO

Mau atendimento e a elegância perdida

OPINIÃO LENÇÓIS PAULISTA, 12 DE NOVEMBRO DE 20112

ANTENADO... para pensar

“ Um homem não pode fazer o certo numa área da

vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra.

A vida é um todo indivisível ”.

Diagramação e fotografiaBilly Mao

ReportagensTânia Morbi

(MTB 52.193) e Billy Mao(MTB 39650)

Tiragem3.000 exemplares

Artigos assinados não exprimem a

opinião do jornal e são de responsa-bilidade de seus

autores

CNPJ: 00830.218/0001-73

Redação e administração Lençóis PaulistaRua 15 de Novembro, 753 – Beco Amarelo

Telefone – (14) [email protected]

Pautas: 9104.6460

Jornalista ResponsávelTânia Morbi

(MTB 52.193)

EXPEDIENTE

IVAN POSTIGO

O nada da existência no BrasilBILLY MAO

B a t e P a p o

Quem paga o pato!!!

Grande parte das queixas dos consu-midores não reside nos problemas téc-nicos e físicos de suas compras, mas na falta de atenção, que sequer os permitem encaminhar a questão devidamente. Por que empresas que se dedicam a orientar seus funcionários não obtêm o sucesso esperado?

Você mesmo pode verificar o atendi-mento de sua empresa: ligue ou peça a alguém que faça uma ligação, mande um fax ou e-mail, e acompanhe o processo. Tenho certeza que vai se surpreender.

Telefones tocam sem que sejam aten-didos, e-mails ficam sem respostas, isso quando não somos transferidos para inúmeros ramais até que a linha caia ou do outro lado encontremos o mau humor.

Poucos se dão conta, mas você que está fazendo contato é quem garante o emprego de muitos que não o tratam com a atenção devida.

Nas entrelinhas fica a mensagem: “Como você se atreve a reclamar?”

Ora, e porque não: “Como vocês se atrevem a colocar no mercado um pro-duto que me causa prejuízo e me toma tempo em busca de solução?”

Haveria um jeito de minimizar o impacto, não tendo de escolher uma ou outra forma?

Sim, sem a menor dúvida, e o fun-

damento está na elegância. Por isso, os treinamentos para atendimento pouco resolvem se esta não for observada.

Elegância não tem a ver apenas com o fato de se estar ou não bem trajado, o conceito é bastante amplo.

Elegância é a harmonia pela leveza. A elegância está nos movimentos das

mãos da pianista, que desliza pelas teclas e gera o som, sem esforço, e não provoca ruídos na música. A elegância está na voz do cantor que encanta, enternece e não agride. A elegância está nos movi-mentos do pintor, cujos pincéis criam formas e quase dão vida às imagens.

A elegância está na batida firme no cinzel do escultor, que da pedra tira o excesso, deixando à amostra a figura que ali já “residia”. A elegância está no caminhar da moça que passa, tomando--nos o ar, cujo som, apenas o sopro do vendo ouvimos.

A elegância está no sorriso sincero, no encontro com seu entrevistador ou entrevistado. A elegância está no “sor-riso da voz” que nos acolhe ao telefone. A elegância está na singela e prazerosa resposta aos e-mails, ainda que tratando de queixas.

A elegância está na cordialidade da recepção e no sincero agradecimento da visita, apenas pelo fato de ser lembrado.

A elegância está na ética, na hones-tidade, na correção. A elegância está na simplicidade da condução de soluções que permitem a eficácia e eficiência. A elegância está na delicadeza e boas maneiras que fazem amigos.

A elegância está na atração que mexe com as pessoas. A elegância está na emoção que nos motiva a retribuir com carinho e solidariedade. A elegância é a base da gentileza, da graça, do bom gosto, do refinamento.

Elegância é a sutileza que permite à mulher ser escandalosamente bela. Paul Valéry dizia que “a elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir”. A elegância abre os olhos, a mente e o coração. Segundo Ovídio: “É pela elegância que somos seduzidos.”

Quando pensar em treinamentos para atendimento, que tal deixar de lado um pouco os procedimentos e manuais e tratar da elegância? Os costumes da casa têm ido à praça, mas não têm se mostrado elegantes.

Nas empresas, muitos problemas são encontrados pela elegância perdida.

Ivan Postigo é diretor de Gestão

Empresarial, articulista, escritor e palestrante

Sabadão online issuu.com/billymao/docs/

Sim, existe uma terra chamada Brasil. Nela vivem seres separados por aquilo que chamam desigualdade social. A desigual-dade social nessa terra não é só medida por quem tem mais ou menos dinheiro, mas sim, por aqueles que se submetem ao vil metal como única forma de Lei.

Essas questões “morais” do dinheiro, dei-xam perplexo quem tenta entender. Quantas pessoas trabalham duro para chegar “aonde chegaram” e quando chegam, no alto do pódio, olham para trás como quem nunca esteve em outra situação. De certo modo, olhar o futuro, esquecendo o passado, pode ser bom, porém, com o esquecimento vão-se também todos os erros e tropeços e até as pequenas pedras que estavam no caminho ajudando no crescimento, que não para.

Conheço muita gente nesse lugar chama-do Brasil. Gente que luta dia após dia para colocar comida na mesa dos filhos; gente que mendiga pelas ruas sem absolutamente, nenhum horizonte onde possam depositar seus sonhos; E conheço gente que men-diga migalhas deixadas pelos poderosos.

Migalhas que essas pessoas ruminam dia-riamente no desespero de um dia perder. O que pensar de gente que vive do propósito de prejudicar seus semelhantes sem saber que verdadeiramente estão prejudicando também a si, simplesmente para continuar conseguindo suas migalhas?

Nesse lugar lodoso existem também muitos vermes, parasitas e sanguessugas. Penso que seja pelo clima agridoce, um misto de açúcar e enxofre que europeus descobriram há muito tempo. Talvez não, talvez seja apenas pelo simples fato de que esse tipo de vida também seja necessário na evolução das espécies. Na evolução da vida.

Mas o lavro da desigualdade permane-ce. Os seres que vivem no Brasil não se permitem serem iguais. Mesmo rezando o mesmo terço cristão. Não, eles não se vêem como semelhantes, mas sim como maior ou menor; mais e menos; ser ou não ser? Eis a grande questão! Quem tem mais, manda mais, quem não tem submete-se, ou então, vira subserviente daqueles poderosos donos

da moeda (para sentir o gostinho de que também às têm).

Essa terra tão díspare tão intrínseca de seu sertanismo tem uma exceção interes-sante, digna de nota: Alguns de seus mais poderosos adoradores do vil metal, entre outras coisas, se submetem aos prazeres proporcionados pelos mesmos ruminadores que eles não querem se igualar. Nem em histórias.

A terra chamada Brasil já teve outros nomes que pelo decorrer do tempo, foram transformando-se. O nome, nisso tudo não importa, na verdade. Nem o nome dos seres dessa terra importa. Com o tempo, e ele chegará, todos os seres dessa terra chamada Brasil terão a tão sonhada(?) igualdade. Custe o tempo que custar, mas chegará o dia e todos no Brasil, sem exceção, serão, assim como alguns já o são, nada alem de nada, revolvidos na tão adorada terra...

Billy Mao é jornalista - Repórter fo-tográfico. Artigo inspirado no escritor Fernando Pessoa.

O Jornal de Sábado agora é oficialmente Sabadão. Dentro da mesma linha editorial e com a proposta de levar ao leitor o que acontece e o que aconte-ceu no decorrer da semana, o agora Sabadão continuará com sua cobertura dinâmica e de compromisso com a sua comu-nidade. A opção pelo nome Sabadão nasceu da própria recepção que o leitor lençoense deu ao jornal. O “apelido’ carinhoso foi entendido como uma demons-tração de que o leitor lençoen-se quer que o jornal cresça, se torne grande, um grande jornal: Sabadão. Para isso sua equipe vem trabalhando desde o seu lançamento.Assim, com a troca do nome, a equipe do Sabadão renova seu compromisso de estar, verda-deiramente, ao lado do leitor e do anunciante que acredita no novo, desde que feito por pro-fissionais experientes e com-provadamente comprometidos com a boa prática do jornalis-mo. Muito obrigado!

Estas foram as capas do Saba-dão com o nome Jornal de sá-bado. Para as próximas edições estamos preparando matérias exclusivas com informações que vão ao encontro do cidadão. É só apreciar o Sabadão que está ai.

ESPORTES PG6 OPINIÃO PG2 HORÓSCOPO PG7 VOCÊ PG8

LENÇÓIS PAULISTA - SP - SÁBADO, 5 DE NOVEMBRO DE 2011 - EDIÇÃO Nº 6 - ANO 1 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Mãe se desespera apósfilhos serem presos

Coluna social

Drogasna vila

PÁG. 6 PÁG. 8

Jornal de Sábado é distribuído

gratuitamente nos bairros e

centro da cidade

Jovens usam “Viagra”por diversão em Lençóis

Adefilp inaugura novaacademia com piscina

Jonadabe é reeleito

É cada vez maior o consumo de comprimidos para disfunção erétil, os chamados ‘viagras’, entre os jovens de Lençóis Paulista. E os medicamentos são comprados em bares, lanchonetes e ‘sacoleiros’ do Paraguai. Em farmácias e dro-garias as vendas são para homens acima dos 40 anos.

J.M., 22 anos, não deixa

faltar a pílula azul no carro. “Já faz uns dois anos que tomo sempre que vou ter alguma re-lação sexual. Acho que dá mais força e consigo ter uma ereção mais prolongada”, diz ele. “Tem alguns amigos que dizem que misturam com cerveja ou outra bebida e fica melhor ain-da”. Página 6

HOJE DOMINGO

Máxima: 32C°Minina: 16C°

Máxima: 33C°Minina: 18C°

Embora conste no Estatuto do Idoso, o direito ao acesso gratuito a ônibus do transporte coletivo urbano, o aposentado Luiz de Camargo, 67 anos, teve que pagar,

essa semana, para retirar a segunda via de um cartão que lhe garanta o direito em Lençóis Paulista. Luiz

contou que ao entrar no ônibus circular, teve seu cartão engolido pela máquina que faz a

leitura. Um funcionário “forçou” o equi-pamento na esperança de tirar o cartão.

“Ao buscar o cartão que caiu no chão, o funcionário avisou que havia quebrado”. A orientação da empresa

foi para que procurasse o escritório para retirar um novo cartão, mas o usuário ficou surpreso ao ter que pagar por ele, sob pena de não poder utilizar mais o serviço, apenas apresentando docu-mento de identidade, como

consta na lei. Revoltado, Luiz pagou pelo cartão e registrou um Boletim de Ocorrência contra a empresa. “Não fui eu quem quebrou o cartão, então a empresa precisava me dar outro”, desabafa.

Procurada pela reportagem, a empresa Elizline se defende afirmando que a primeira via do cartão é cedida gratuitamente, mas que cobra pela segunda via, já que há mal uso do cartão por parte de muitos idosos. Eduardo Grecco, que se apresentou como encarregado da empresa, se prontificou a estudar o caso de Luiz, mas confirmou que a exigência do cartão ocorre para que a empresa possa controlar o uso do transporte pelos idosos.

A empresa afirma que não impede o acesso aos ônibus de idosos sem cartão, mas que dessa forma é impossível passar na catraca, o que é obrigatório e indiretamente impede que o idoso faça o percurso desejado. O idoso pagou R$ 11,50 pelo novo cartão, mas se sentindo lesado.

CRESCIMENTO | Programa de IncentivoFiscal recebe nova emenda na Câmara Municipal visando dar mais chances a uma faixa maior de em-presários Página 3

Como já era esperado, a chapa encabeçada pelo atual presidente Jonadabe José de Souza venceu a eleição da Associação dos Servidores Públicos de Lençóis Paulista para comandar a entidade pelos próximos quatro anos, com 482 votos. Em segundo lugar ficou o grupo liderado pelo vereador Gumercindo Ticianelli Júnior, com 256 votos, e em terceiro, o servidor Paulo Sérgio. Pá-gina 4

Idoso faz B.O. por desrespeito

Uma ocorrência esta semana mostrou um pouco do que o mundo das drogas pode fazer com uma família. Na tarde do Dia de Finados, uma mãe entrou em deses-pero ao ver que os dois filhos menores de idade aguardavam em uma delegacia de-pois de serem flagrados vendendo drogas. A reportagem do Sabadão acompanhou no feriado o registro de boletim de ocorrência envolvendo menores que praticavam o tráfico de drogas no Jardim Príncipe. Se-gundo os policiais que efetuaram a ação, o local era frequentado principalmente por usuários que se utilizavam de veículos para pegar a droga. CAMBURÃO Pág. 6

Com o objetivo de oferecer atividades de recreação, mas também de tratamento a pes-soas com deficiência física foi inaugurada na quinta-feira, dia 3, a primeira etapa do Centro de Esportes e Reabilitação José Carlos de Oliveira, da Adefilp (Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista). O evento contou com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Lina-mara Baptistella. Página 5

ESPORTES PG6 OPINIÃO PG2 HORÓSCOPO PG7 VOCÊ PG8

LENÇÓIS PAULISTA - SP - SÁBADO, 29 DE OUTUBRO DE 2011 - EDIÇÃO Nº 5 - ANO 1 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Recape na Cruzeirocomeça segunda-feiraRecape na Cruzeirocomeça segunda-feira

Polícia usa cão farejadorpara acabar com “disk pó”

CASQUINHA|O trabalho de recape das ruas do município que começou no início desse mês entrou em nova fase de aplicação da camada asfálti-ca. Depois de ter feito o recape em ruas do centro e terminado as ruas do Jardim Ubirama a equipe que faz o serviço com valor estimado em R$271,9 mil, segue com a execução das obras nos bairros Cruzeiro e Núcleo Habitacional Luiz Zillo. Página 5

ITBI é mais alto na periferia da cidade

Coluna social

Horta eterapia

PÁG. 6 PÁG. 8

Jornal de Sábado é distribuído

gratuitamente nos bairros e

centro da cidade

Recuperação, mitigação, compensação ou ...

Vereadores debatemincentivo a empresas

Um projeto do Executivo, que tramitava para ser votado em segunda e última votação, aparentemente sem maiores questionamentos, foi a causa da única polêmica ocorrida na Câmara, na sessão de segunda--feira, dia 24. A proposta da prefeita Izabel Cristina de dar incentivos fiscais para que empresas se instalem em Len-çóis Paulista gerou discussão e desentendimento entre os vereadores. Página 3

O que envolve o ser hu-mano na língua espanhola é denominado ambiente; já em português é meio ambien-te. A coisa já começa pela metade no próprio nome: ambiente é sempre tratado pela metade. Poderíamos dizer que o meio ambiente é sempre consertado na base da meia sola. Pretendo tra-tar neste artigo de um dos temas mais controvertidos

dentro do em si mesmo con-trovertido meio ambiente: os valores da “compensação ambiental”. Aliás, a forma como a compensação am-biental tem sido compreendi-da nesta Terra dos Papagaios, na qual as araras são salvas de helicóptero, como nas melhores cenas policiais de filmes americanos, enquanto tiroteios e assaltos ocorrem à luz do dia. Página 2

Página 3

HOJE DOMINGO

Máxima: 34C°Minina: 20C°

Máxima: 30C°Minina: 22C°

Casa Esperançacompleta um ano

A casa de recuperação Projeto Esperança, dirigida pelo Pastor Marcelo Peres recebe semanalmente cerca de seis famílias em busca de ajuda para seus familiares dependentes de álcool ou drogas. O trabalho da casa existe há um ano e tem sido

o último recurso para depen-dentes e familiares que não sabem mais a quem recorrer. O lamento de quem trabalha para ajudar essas pessoas, a maioria como voluntários, é saber que são doentes que na maioria das vezes se recusam a serem tratados. Página 6

Lixeiras do Parque do Povo são insuficientes

Área polêmica desde sua criação, o Parque do Povo, como é chamado o Lago da Prata, também conhecido pelos jovens como Guarujá, volta a causar comentários. Durante esta se-mana a reportagem do Sabadão esteve no local a pedido de um morador do bairro Itamarati e constatou a enorme quantidade de lixo no local. Ambiente sau-dável é também local de abuso e inconsciência. Página 4

Cumprindo quatro manda-dos de busca e apreensão, os policiais localizaram drogas em três endereços de bairros diferentes da cidade. Foram apreendidos maconha e crack. Uma moto zero quilômetros, um veículo e muitas peças de roupa de marcas caras também foram apreendidas. Depois de 60 dias investi-gando o setor de inteligência da Polícia Civil de Lençóis Paulista conseguiu prender cinco homens acusados de tráfico de drogas e associa-ção ao tráfico. Três pontos importantes de distribuição de drogas foram fechados, segundo o delegado titular Luiz Cláudio Massa, que comandou a operação, com apoio do pelotão da Força Tá-tica e Canil da PM, de Bauru. CAMBURÃO - Página 6

LEMBROU| Durante ação da Polícia, rapaz detido na Vila Capoani, gritava chamando por sua mãe enquanto era levado para a delegacia da cidade

CALOR| Crianças do Jardim Caju, alheias à placa de proibido nadar se refrescavam na tarde de ontem, no Parque do Povo, como João Pedro, que caprichou no mergulho

ESPORTES PG6 OPINIÃO PG2 HOJE PG8 SOCIAL PG10

Amador segue com todo vapor

PÁG. 3 PÁG. 5

CHUTEO

BALDEPÁG. 3

LENÇÓIS PAULISTA - SP - SÁBADO, 15 DE OUTUBRO DE 2011 - EDIÇÃO Nº 3 - ANO 1 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Até quando a greveColetivoA falta dos serviços bancários causa

problemas sérios na vida do cidadão comum, é o que pensa o aposenta-do José Porcel Bielma, morador do Jardim Nova Lençóis. José é morador de Lençóis Paulista há 28 anos e afirma que está se sen-tindo humilhado, por necessitar de um serviço não disponível. Página 4

A Câmara de Vereadores de Lençóis Paulista recebeu na segunda-feira, 10, antes da sessão, a visita de Eduardo Grecco, gerente da empresa Eliz Line, responsável pelo transporte público no município. O encontro serviu para que os vereadores pudessem questio-nar algumas reclamações que têm recebido sobre o serviço. Página 3

Menores à beira do alcoolismo

Trens descarrilham em dois acidentes

Dois acidentes com trens foram registrados essa semana pró-ximos a Lençóis Paulista. No primeiro, oito vagões descarrilaram por volta das 7h30 da última quinta-feira. Equipes da América Latina Logística trabalharam no km 337 da ferrovia para remover os vagões. A composição, carregada de combustível seguia para Campo Grande. Quando os funcionários previam que recolocariam os trens nos trilhos, outro acidente ocorreu na madrugada de ontem, próximo ao local. Dessa vez, duas locomotivas saíram dos trilhos. O Sindicato da categoria afirma que as condições da via contribuem para a ocorrência de acidentes e a chuva aumenta o risco.

ESCRITORA ADOLESCENTE LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO - PÁG. 5

As chuvas da noite de quinta-feira, dia 13, e madruga-da de ontem assustaram quem viu a alta do Rio Len-çóis e do Córrego Corvo Branco, em Lençóis Paulista. Em alguns pontos da cidade, como na Vila Contente e na avenida Adriano Foganholi, o acúmulo de água causou receio de que ocorresse uma nova enchente e como a do ano passado, quando casas foram invadi-das e famílias desalojadas. Segundo a Defesa Civil, entre a madrugada e manhã dos dois dias foram 70 e 80 milímetros, respectivamente. Para o presidente da Defesa Civil, José Antonio Marise, a possibilidade de que uma inundação como a de 2010 ocorra depende da união de fatores específicos: grande quantidade de chuva em um solo já encharcado. As obras de pre-venção realizadas pela Prefeitura garantem algum tempo para a reação emergencial, caso ocorra a com-binação trágica de 2010, mas não evitam os danos.

Chuva: temporada começa e já causamedo de enchente

O alcoolismo entre adultos e a facilidade em adquirir bebida alcóolica entre menores levaram o Jornal de Sábado a abrir um série de reportagens. Na próxima, a série enfoca a angústia dos familiares que tentam, em vão, ajudar dependentes Página 3 e 4

Fotos: Billy Mao

Sueli Botaro

Pipoca, algodão doce, sor-vete e refrigerante foi o que mais se viu, em vários pontos da cidade, durante todo Dia da Criança, em Lençóis Paulista. Seja nos bairros ou no centro da cidade, as iniciativas fizeram a diferença no 12 de Outubro des-

se ano e garantiram a alegria de muitos pequenos lençoenses.

Uma das primeiras festas a começar foi promovida no bairro Jardim João Paccola, pelo pro-jeto Ação Social nos Bairros, do vereador Nardeli da Silva e Grupo Scarparo.

Ação Social nos Bairrosleva alegria ao Jd. Paccola

INUSITADO Na manhã de quarta-feira, 12, enquanto a cida-de comemorava o Dia das Crianças, um Tiú (grande lagarto) passeava tranquilo pela rua Januária.

Lá vem o solA 41ª edição do Horário de Verão no Brasil começa a zero hora, dia 16. Por isso, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro--Oeste, Distrito Federal e também no Estado da Bahia. O Horário de Verão terá duração de 133 dias, terminando à meia-noite do dia 26 de fevereiro de 2012.

ESPORTES PG6 OPINIÃO PG2 HORÓSCOPO PG7 VOCÊ PG8

LENÇÓIS PAULISTA - SP - SÁBADO, 22 DE OUTUBRO DE 2011 - EDIÇÃO Nº 4 - ANO 1 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Mais de R$ 170 mil noscofres municipais

Em uma sessão sem projetos polêmicos, as atenções dos vereadores e do público presente se voltaram para a apresen-tação feita pelo diretor de Finanças da Prefeitura Júlio Gonçalves sobre o orçamento de 2012, na Câmara de Vereadores, na última segunda-feira, 17. Pr incipalmente quanto à d is t r ibuição de sub-venções entre entidades sociais da cidade.

A Prefeitura terá R$

178.759.000,00 em caixa para administrar a cidade no ano que vem. As três principais receitas, fonte de onde vêm os recursos, são a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que em 2012 será de R$ 52, 8 milhões, depois o Fundeb (Fundo de Manutenção e De-senvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), pelo qual Lençóis receberá R$ 27 milhões. Página 3

SAAE despeja 100% de esgotono Rio Lençóis

CARO| Com obra beirando os R$ 20 milhões, ETE continua parada e sem tratar o esgoto que é despejado direto no Rio Lençóis. O Jornal de Sábado foi em busca de desvendar os recentes despejos de óleo no leito do rio, que continuam ocorrendo, e confirmou que todo o esgoto da cidade é despejado direto nas águas sem nenhum tipo de tratamento. Todas as estações elevatórias intermediárias construídas estão paradas e a ETE, que deveria tratar o esgoto está sem funcionamento desde sua inauguração, em maio de 2010. Página 4

HOJE DOMINGO

Máxima: 30C°Minina: 15C°

Máxima: 31C°Minina: 15C°

Coluna social

Famílias sofrem

PÁG. 8 PÁG. 5

Jornal de Sábado é distribuído

gratuitamente nos bairros e

centro da cidade

Ubirama não tem pressão na água

Associação comemora20 anos de trabalho

MP chama Juruna e atual mesa diretora

SP 261coloca emrisco motorista

A rodovia Osny Matheus, SP 261, que liga a Rodovia Castelo Branco à Comandan-te João Ribeiro de Barros, em nossa região, coloca em risco a vida dos motoristas que uti-lizam aquela via. Do trecho

entre Lençóis Paulista até a divisa da cidade de Macatuba, a pista é quase intransitável, e se estende até Pederneiras, oscilando entre trechos de asfalto bom e trechos deterio-rados. Página 5

O presidente da Associação Amigos de Bairro do Jardim Ubirama Valdevino Miguel entrou em contato com a repor-tagem do jornal Sabadão esta semana para reclamar pela falta de melhorias. Segundo Miguel, a Prefeitura já começou fazer obras no bairro depois de rei-vindicações dos moradores, “ as máquinas já estão trabalhando no recapeamento e sarjetões, mas isso é pedido antigo dos moradores”, diz. Página 5

A Associação dos Servido-res Públicos Municipais de Lençóis Paulista comemora no próximo dia 28, dia do servidor público, 20 anos de atividades no município. Para marcar a data o presidente da entidade, Jonadabe José de Souza, anun-cia um jantar dançante para os associados, no Grêmio Lwart. Paralelo ao aniversário corre a campanha para eleger o novo presidente ou a reeleição de Jonadabe Souza. Página 3

A partir do próximo dia 3, o promotor Daniel Passanezi Pego-raro, que investiga possíveis con-tratações e viagens irregulares do Legislativo de Lençóis Paulista passará a ouvir os vereadores que faziam parte da mesa diretora da Câmara, durante a gestão do presidente Ailton Rodrigues de Oliveira (PTB), o Juruna. Adil-son Acácio (PMDB), que ainda ocupa o cargo de primeiro se-cretário; Gumercindo Ticianelli

Júnior (DEM), vice-presidente da mesa; Nardeli da Silva (PSC), que ocupava o cargo de segundo--secretário e o próprio Juruna já receberam intimações para depor perante a promotoria.

Único a deixar a mesa, Nardeli adiantou que irá depor diante do promotor para explicar por que não assinou, segundo ele, nenhu-ma das contratações e licitações promovidas durante o mandato de Juruna.

Foto

s: B

illy

Mao

ESPORTES PG6 OPINIÃO PG2 CULTURA PG8 SOCIAL PG10

Preços de locação de caçambas disparam

A ambulância entregue on�tem pela prefeita Bel Lorenzetti e pelo diretor de Saúde Márcio Santarém ao Serviço de Resgate Integrado conta com respirador mecânico, monitor cardíaco, bomba de infusão e cardiorever�sor, utilizado para a reversão de paradas cardíacas. No transporte dos pacientes, o veículo será conduzido por um socorrista, acompanhado por um médico e dois enfermeiros. A administra�. A administra�ção municipal investiu R$ 113,8 mil para adquirir e preparar o veículo, e completar sua iden�tificação visual. A Prefeitura já havia investido R$ 136,7 mil na compra de uma Montana LS e duas Kombis.

Paredes de casas e muros apresentaramrachaduras depois que prefeitura elevou as margens do Córrego Corvo Branco, na Contente

Área poderá ser conglomerado de opções no esporte no Núcleo

Prefeitura e Saúde entregam ambulância para Resgate

Obra danificou imóveis, dizem moradores

Diretor reclamae verba sai em menos de 3 dias

Ranger é encontrada queimada no canavial

Depois da afirmação, no início da semana, do diretor de Esportes, José Lenci Neto, que a obra do Estádio Municipal João Roberto Vagula havia sido interrompida porque a emenda que destinaria R$ 300 mil para a construção havia sido engavetada pelo então deputado federal Rodrigo Garcia, na última quinta�feira, 29, a prefeita Bel Lorenzetti (PSDB) anun�ciou a liberação do recurso. Página 6

Uma caminhonete Ford Ranger foi encontrada queimada em um canavial na zona rural de Len�çóis Paulista. O veículo foi localizado por funcio�nários de uma empresa agrícola, que foram comu�nicados do incêndio no canavial de propriedade da empresa. Ao se aproximarem , encontraram o veículo ainda queimando. O dono FSA informou à polícia que havia cedido a caminhonete para que um desconhecido testasse o veículo colocado à venda. Página 9

“Quando per-cebi, as máqui-nas já estavam trabalhando e caminhões des-pejando terra e o muro ficou desse jeito”

“ H a v i a o u -tras prioridades para o esporte”, afirmou o dire-tor de Esportes José Lenci Neto, ao se referir aos investimentos feitos na obra do Estádio Mu-nicipal Vagulão

Plantão na Câmara poderáser obrigatório

Sabadão circula hojeem Lençóis

PÁG. 3 PÁG. 4

GREVE NOS BANCOS DEVE CONTINUAR

PÁG. 9

PESOU NO BOLSO | Enquanto o mercado da construção civil se mantém aquecido, a disparada do preço do aluguel de caçambas em Lençóis Paulista vai na contramão da oferta e da procura, e passa a pesar no bolso de quem reforma ou constrói. O reajuste, de acordo com levantamento feito pelo Jornal de Sábado foi superior a 50% desde o início do ano. O motivo da alta, alegam donos de empresas do setor, é o aumento da distância do local de despejo do entulho. Ao mesmo tempo, o poder público afirma que cabe às empresas transportadoras a escolha das áreas onde serão jogados os dejetos. Página 5

Para um casal, ver sua casa pronta, com pintura nova, pisos colocados e muros erguidos é motivo de muita alegria. Para alguns moradores da vila Con�tente, no entanto, essa sensação foi abalada por um incidente. A obra de alargamento e limpeza do leito do córrego Corvo Bran�co fez com que muita terra fosse depositada encostada em muros ou muito próxima às paredes de alguns imóveis. A pressão teria causado rachaduras e outros da�nos aos imóveis. A obra preven�tiva, feita pela diretoria de Obras, tem objetivo de justamente evitar danos aos moradores, como os causados pela enchente do início desse ano. Página 4

Divlgação/PM

Billy Mao

LENÇÓIS PAULISTA - SP - SÁBADO, 01 DE OUTUBRO DE 2011 - EDIÇÃO Nº 1 - ANO 1 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

ESPORTES PG8 OPINIÃO PG2 HOJE PG8 SOCIAL PG10

Câmara homenageiacidadãos

Avião é abandonadoem canavial

PÁG. 3 PÁG. 5

GUSTAVODE NOVO NA

SELEÇÃOPÁG. 8

LENÇÓIS PAULISTA - SP - SÁBADO, 08 DE OUTUBRO DE 2011 - EDIÇÃO Nº 2 - ANO 1 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Violência doméstica: grito solitário

MORDIDA | O passeio com o cachorro de esti-mação em qualquer praça da cidade pode ser um momento de prazer para o dono e seu fiel amigo, mas também pode se tornar um risco para um como para o outro. A falta de consciência de alguns do-nos de cães ferozes coloca em perigo a segurança de quem apenas quer aproveitar o espaço público. Por outro lado, existe falha por parte de quem sai de casa com seu ‘amigão’ sem se preocupar em levar consigo um recipiente para recolher, jus-tamente do espaço público, as fezes depositadas pelos animais. Página 7

Remédio em postos de saúde é padronizado - Pág. 5

Formigão ganhaforça no PSDB eé lider de Bel

Legislação define jogo político rumo às eleições 2012

Ciclistas em riscoOpção de transporte em diversos países do mundo, as bicicletas são ecologicamente corretas, além de saudáveis, pois seu uso reflete diretamente na saúde do ciclista. Mas, em Lençóis Paulista, a caminho de se tornarem tão comuns quanto as tradi-cionais, são as motorizadas que ganham as ruas. José Bento de Lima é um desses usuários dessa nova mania. Morador do bairro Jardim Primavera se locomove pela cidade com sua Track & Bike, sem se im-portar muito com o visual do veículo, que pelas características do motor, aparenta estranheza. Página 7

Uma história de horror e medo é o que vive a mulher personagem dessa matéria. Vítima de graves agressões físicas e de extremas hu-milhações há quase 20 anos, essa moradora de Lençóis Paulista acu-

mula cicatrizes no corpo e na alma, por isso se diz sem esperanças de viver em paz com os filhos, longe das agressões diárias cometidas pelo marido. Depois de vencer o medo e procurar a delegacia para

registrar os crimes cometidos contra ela e seus filhos, de passar diversas vezes por médicos para tratar os ferimentos, inclusive e perda de um rim, a vítima não acredita mais em leis que garantam seus mais básicos

direitos. Seu último grito de socorro não pode ecoar como deveria. “Se ele desconfiar que sou eu, no outro dia você pode ir no meu velório. Eu só vejo um futuro: ou ele morre ou morro eu”, resume.

Uma grande festa vem sendo preparada para marcar o Dia das Crianças, em Lençóis Paulista, na próxima quarta-feira, 12 de Outubro. Mas, além de festejar com pipoca, balas, algodão doce e atrações culturais, a Acilpa (As-sociação Comercial e Industrial de Lençóis Paulista), que promove o evento, lançou a promoção que vai agradar a criançada ao mesmo tempo em que aquece as vendas relativas à data, uma das mais im-portantes do calendário comercial. Página 6

12 de outubro

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Lençóis Paulista e atual vereador Ismael de Assis Carlos (PSDB), o Formigão, é o novo líder da bancada dos tucanos na Câmara de Lençóis Paulista. A posição, que o define também como líder da prefeita Izabel Cristina Campanari Loren-zetti (PSDB), aparece em certidão divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que divulga os nomes dos integrantes da comissão executiva municipal dos partidos pro-tocolada na Justiça Eleitoral. Página 3

O jogo eleitoral começou a ser disputado. É que a lei eleitoral exige que o candidato a cargo eletivo tenha domi-cílio eleitoral na cidade onde deve concorrer e, no mesmo prazo, que os candidatos estejam filiados a um partido político um ano antes do dia da eleição. Portanto, o último dia para filiações foi na sexta-feira, 7.

Junto com as definições partidárias, o cenário político tam-bém começa a ser desenhado. Em Lençóis Paulista já é possível ter um rascunho do cenário político que o eleitor vai encontrar no ano que vem. É claro que em política o momento de agora pode ser totalmente diferente do daqui a pouco. Página 4

Page 3: sabadao_7

HOJELENÇÓIS PAULISTA, 12 DE NOVEMBRO DE 2011 3

Lei de incentivo fiscal ficapara o final de novembro

Diretoria de Educação estima que há falta de 800 vagas em Lençóis; vereador aponta que falta pode chegar a 1500

CRESCIMENTO

Fotos: Billy Mao

Mais um – É forte o comentário nos bas-tidores políticos que o professor e verea-dor Adilson Bernar-des (PMDB), pode ser candidato a prefeito em 2012.

Apoio – A ideia teria surgido através de amigos próximos do vereador que veem nele uma via forte de oposição. Adilson é irmão do ex-prefeito Adimilson Vanderlei Bernardes, o Dingo, que, segundo dizem, apoiaria a iniciativa do irmão.

Agradecimento – O vereador Carlos Pacola (PV) agrade-ceu o deputado esta-dual José Domingos Bitencourt, na sessão da segunda-feira, 7, pelo intermédio junto a Secretaria Estadu-al de Educação para liberação de recurso para a construção de um novo estaciona-mento para a escola Paulo Zilo.

Perigo – De acordo com o vereador, hoje existe risco para os alunos na hora do embarque e desem-barque e o novo es-tacionamento com a entrada pelos fundos diminuirá o volume de veículos na frente da escola.

Festa do peão – A realização do 4º En-contro de Tropeiros, realizado em Lençóis Paulista na semana passada, foi motivo de várias moções de aplausos na Câma-ra de Vereadores. O vereador Nardeli da Silva foi o autor das moções e destacou o empenho de José Carlos Pinheiro, o dono do sítio do Pica--Pau, local onde foi realizado o evento.

Prefeita – Narde-li também apresen-tou moção de aplau-sos à prefeita Izabel Cristina Campanari Lorenzetti (PSDB), a Bel, pelo recapea-mento e infra-estru-tura realizados nos bairros Bela Vista 1 e 2.

Ele - Durante ma-teria do sabadão no Varejão domingo passado a reporta-gem se deparou com um retrato de Narde-li da Silva, bem novi-nho, ao lado de Lídio Ruiz, que dá nome ao local indicado por Nardeli.

De fininho - Duran-te a inauguração do Centro Esportivo da Adefilp, na semana passada, o Deputado do PSDB, Pedro To-bias, saiu de fininho depois de fazer seu discurso.

Hum - A assessoria informou que era um compromisso inadi-ável e desmarcou entrevista com o sa-badão sobre outra inauguração, só que esta já havia ocorri-do. A ETE do SAAE.

Não é comigo - A reportagem do sa-badão queria saber sobre a posição do deputado que inau-gurou uma obra que nunca funcionou.

Sem querer, que-rendo - Na ausência de Tobias, a repor-tagem procurou pelo Diretor do SAAE. O diretor disse que não se pronunciaria so-bre a ETE porque já havia falado muito sobre o assunto e vol-taria a se pronunciar diante de um fato que fosse novidade envol-vendo a autarquia.

Tá difícil – A falta de vagas em creches, em Lençóis Paulista, foi o assunto abor-dado pelo vereador Claudemir Rocha Mio (PR), na ses-são. Comentou que o problema é sério e que deve ser um dos principais assuntos durante a campanha eleitoral.

Vaso ruim - Um aci-dente envolvendo o repórter do sabadão esta semana causou preocupação na re-dação. Por sorte, não foi nada grave.

Solidário - No aci-dente, equipamentos e veículo ficaram no local sob os cuidados do cantor Matheus. Da dupla André & Matheus. A redação agradece.

Cachimbo - Du-rante coletiva com o diretor de Saúde, Márcio Santarén, ficou claro a preo-cupação com o con-sumo de drogas na cidade. Perguntado sobre o consumo de crack estar últra-passando o consu-mo de bebidas alc-cólicas, SAntarem foi categórico: está! E esse quadro pre-cisa ser revertido, disse.

Mães esperam por criação de vagas

Da redação

O projeto que cria o pro-grama de incentivos fiscais a empresas que querem se ins-talar em Lençóis Paulista foi adiado a pedido do vereador Nardeli da Silva (PSC), autor da emenda que reduz de R$ 24 milhões para R$ 6 milhões a arrecadação anual de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que autoriza que a empresa seja beneficiada pelo programa.

Nardeli fez o pedido de adiamento depois que seus colegas Carlos Pacola (PV) e Claudemir Rocha Mio (PR), o Tupã, apontaram algumas dúvidas em relação ao projeto. O debate rendeu várias argu-mentações e posicionamentos em relação ao valor sugerido por Nardeli. Por isso, para melhor análise, o projeto foi retirado de votação.

Na edição passada, o Jornal de Sábado trouxe ampla repor-tagem explicando o projeto de incentivo fiscal e na opor-tunidade o vereador explicou o motivo de diminuir o valor de R$ 24 para R$ 6 milhões. “O estudo que fiz mostra que para a gente arrumar uma empresa que incorpore R$ 24 milhões de ICMS acima do nosso que está projetado em R$ 52,7 milhões, é totalmente inviável. Nós não vamos achar empresas que possam vir a ter esse incentivo. Então, abaixa-mos para no mínimo alcançar algum objetivo”, comentou o vereador.

Para exemplificar o que pode ser alcançado com sua emenda, Nardeli citou no estudo uma empresa de mó-veis de Dois Córregos, que faturou R$ 56 milhões, com 300 funcionários, considerada de médio porte e recolheu de ICMS menos de R$ 5 milhões. Em outras cidades, o incentivo atinge empresas que arreca-

dem a partir de R$ 1 milhão até R$ 350 milhões.

A forma de avaliação das empresas, que pelo projeto que tramita na Câmara, seria através de decreto, também é um risco da iniciativa, de acordo com o vereador. “De-creto não funciona, abre a possibilidade da Prefeitura fazer o que quiser, um recebe e outro não. Em Campinas,

se o empresário apoiasse a Prefeitura tinha incentivo, se não apoiasse, era reprovado. Então, se deixar nas mãos do Executivo corre o risco de ocorrer o ‘toma lá da cá’. Estamos tentando mudar esse rumo. Então se juntar um pouquinho de Indaiatuba, So-rocaba e Campinas, ver onde erraram e pegar só os acertos, a gente consegue aperfeiço-

ar (o projeto)”, exemplifica Nardeli.

Da forma como foi pro-posto, o projeto de incentivo à instalação de empresas da cidade, na opinião do verea-dor não irá facilitar para que a vinda ocorra.

O vereador Adilson Bernar-des (PMDB) comentou que não é preciso ter pressa para votar o projeto.

Da redação

O assunto falta de vagas em creches voltou a ser as-sunto abordado pelo vereador Claudemir Rocha Mio (PR), o Tupã, na sessão da segunda--feira, 7, depois que recebeu as respostas do requerimento feito à diretoria de Educação questionando número de vagas e quantidade de crianças ma-triculadas aguardando vagas.

E a resposta não foi das melhores. Em números gerais, nas 11 creches do município, há mais de 1.500 crianças, de 0 a 6 anos, esperando vagas. “Há muitas mães que recla-mam que querem vagas para seus filhos nas creches e nos procuram para pedir isso. Mas nós não temos essa facilidade de conseguir e sabemos que há uma lista de espera que segue uma sequência bastante rígida”, disse Tupã. “E esse é um problema sério porque a gente sabe que a cidade tem crescido e a cada novo bairro seria preciso uma creche”.

Tupã comentou que esse será um dos principais pontos de debates na eleição munici-pal de 2012. “Precisa ser feito algo, mas não é fácil. Não se constrói uma creche com menos de R$ 1 milhão e o mu-nicípio não consegue dispor

desse dinheiro. Estamos com o orçamento na Casa para ser votado e é necessário que se faça alguma coisa em relação às creches”, disse.

EsperaLevantamento realizado

pela diretoria de Educação aponta em torno de mil crian-ças de 0 a 3 anos na lista de espera das creches. Porém, esse número contém muitos nomes repetidos segundo a assessoria de comunicação da diretoria. “Muitas mães bus-caram vagas em mais de uma creche e, assim, constam nas

listas de muitas. Estimamos que o número real seja entre 800 e 900 crianças na lista de espera”, informa nota enviada ao Jornal de Sábado.

A diretoria responde ainda que o município não conse-gue atender a totalidade de famílias que têm interesse em colocar seus filhos nas creches e frisa que esta não é uma realidade de Lençóis, mas sim do Estado e do Bra-sil. “Lençóis está trabalhando para cada vez ampliar mais a oferta de vagas. Neste ano foi inaugurada a Creche Ma-ria Inez Crepaldi, no Jardim

Maria Luíza, que também oferece atendimento noturno. Existe previsão de ampliação da Creche Wilson Trecenti, no Núcleo Habitacional Luiz Zillo, cujas obras aguardam liberação de recursos já plei-teados nas esferas estadual e federal”, informa. A assesso-ria diz ainda que a Educação busca viabilizar recursos para instalar uma creche municipal para funcionar na Rua Richieri Jácomo Dalben, onde funcionava a EMEI Lú-cio de Oliveira Lima, e para outra que seja instalada na Vila Repke.

CRESCIMENTO|Nardeli aponta maior crescimento com incentivo fiscal.”Não podemos deixar ocorrer o tomalá, dá cá”

ALEGRIA|Crianças brincam, indiferentes ao problema de falta de vagas

Café na Câmara

Page 4: sabadao_7

LENÇÓIS PAULISTA, 12 DE NOVEMBRO DE 2011HOJE4

CARINHO|Cuidadosa, Doraci, a vovó do Varejão, atende seus clientes oferecendo produtos cultivados em sua roça

GELADO|Peixes são alimentos saborosos e o mercado continua crescendoSAUDOSO|Lídio e Doraci Ruiz em foto reprodução

Chute na canela [email protected] - 3263.4801

Leia e Anuncie no Sabadão Distribuição grátis no seu bairro e no Beco Amarelo

TODOS OS SABADOS

BOLA BOA|Apesar de não estar em perfeitas condições de uso, a quadra existente na Cecap é ponto de encontro da garotada do bairro. Uma das melhores maneiras de manter os jovens longe das drogas, que tem assolado nossa cidade é o esporte. Vamos esperar que o CDHU também pense assim.

CALOR|Com os altos índices de calor do verão que se aproxima, uma opção de lazer que está se tornando comum é a procura, principalmente por adolescentes, pelo Lago da Prata. Acontece que o local é impró-prio para nadar e muito perigoso. O Sabadão fará uma série sobre os locais preferidos por esses banhistas.

Tradicional, Varejão é atual na oferta de produtos orgânicos Cerca de 50 barraqueiros oferecem grande variedade de produtos na feira mais popular de Lençóis Paulista

COMÉRCIO

Fotos: Billy MaoDa Redação

Um ponto de encontro tra-dicional aos domingos, que torna a mesa do lençoense mais saudável. Esse é o Va-rejão, que há anos tem sido opção de compra saudável e barata para grande parte da população lençoense.

O Varejão, que fica no re-cinto Lídio Ruiz, em home-nagem a um pequeno mas tra-dicional agricultor, é a maior feira livre da cidade, reunindo mais de 50 barracas de pro-dutos, sendo que 23 delas são exclusivas para hortifrutis.

A diferença do que é vendi-do no local, é a forma de cul-tivo dos produtos, mais pró-ximos da produção orgânica, por utilizarem praticamente este tipo de adubo, sem adição de agrotóxicos. A produção é trabalhosa, e na venda também só permanece quem não tem medo de acordar cedo, conta o encarregado geral do Varejão, Vanderci Barbosa. “O pessoal começa a chegar aqui por vol-ta das 3h30 e leva até por volta das 6h para montar as barra-cas. A maior preocupação dos pequenos produtores rurais é trazer para a feira produtos de boa qualidade”, diz Barbosa.

Disposição Segundo o gerente, apesar

dos produtos serem de boa qualidade, muita gente ainda desconhece tudo o que é ofere-cido nas manhãs de domingo, no local.

Mas quem conhece, garante Vanderci, passa a tradição de pai para filho. “Mesmo muita gente não sabendo da quali-dade dos produtos do Varejão, percebo que quem frequen-tava em outras épocas, hoje vem com os filhos e netos, em busca de vários produtos nas manhãs de domingo”, comenta Vanderci.

Uma das mais tradicionais fornecedoras da feira chega

por volta das 4h. Doraci Souza Ruiz e seu filho montam sua barraca de verduras e legumes. Nascida na zona rural, Doraci, com 78 anos, demonstra uma disposição e agilidade típicas de quem está habituada com a vida na roça. O hábito é re-petido todos os dias, para que possam dar conta dos afazeres do seu sítio Lote da Serra, no bairro rural Faxinal.

Doraci era esposa de Lídio Ruiz, falecido em1995, e diz que ‘Seo’ Lídio se sentia realizado com a criação do Va-rejão, onde conseguia agrupar muitos dos pequenos produ-tores rurais da cidade. “Ele sentia orgulho de fazer parte dessa feira e eu também. O acompanhava desde o início. Ele sabia de tudo aqui, como montar as barracas, onde mon-tar, tudo”, lembra.

“Um dia o Lídio me disse assim, se algo acontecesse com ele e eu ficasse sozinha, que eu não abandonasse isso aqui, não”. O pedido foi atendido.

Em seu sítio a idosa cuida de tudo, desde dar comida aos animais até a capinação dos canteiros e da roça. “Eu gosto de estar em contato direto com a terra, não gosto de serviços domésticos não”. Enquanto

falava com a reportagem, Do-raci ia atendendo os clientes que chegavam a todo instante em busca de

verduras e legumes de qualidade, como ela mesma confirma. “É tudo com adubo orgânico e cuidado com muito amor”, diz ela.

Para manter a boa saúde e disposição, a receita da agricultora é tomar pelo me-nos meio litro de leite toda manhã e se alimentar bem no almoço.

Depois de trabalhar na fabricação de cachaça na fa-zenda Tubunas, durante a ado-lescência, desde os 18 anos, quando se casou, a agricultora

reside no mesmo endereço, no bairro rural Faxinal.

PescadosSirlene Souza Ferreira, 43

e seu filho Anderson Hen-rique Ferreira, montam sua barraca de pescado às 6h15. Ela conta que trabalha com peixes de várias procedên-cias, tanto de água doce quan-to de salgada, buscando esses produtos na região, inclusive no Ceagesp, de Bauru. “Aqui a gente vende muito peixe que é da época, como por exemplo, a corvina e também o tucunaré. O que também é muito procurado na nossa barraca é o lambari, que é

possível comercializar o ano todo”.

Apesar de estar apenas há seis meses no Varejão, Sir-lene aposta no aumento de suas vendas. “Penso que na medida em que as pessoas vêm para o Varejão, vão se familiarizando com nossa barraca e conhecendo as va-riedades de peixes que temos aqui”, conta.

Vanderci explica que é difícil precisar a quantidade de pesso-as que passam pelo Varejão aos domingos. “Nos dias próximos ao pagamento, o fluxo de pesso-as é maior, mas no restante do mês, a movimentação ainda é grande”, comemora.

Page 5: sabadao_7

HOJELENÇÓIS PAULISTA, 5 DE NOVEMBRO DE 2011 5

EXEMPLO|Crianças da Cecap jogam uma ‘pelada’ de futsal em quadra abandonada pelo CDHU. Esporte como opção de lazer

BARRO|Área do Distrito Empresarial que já foi asfaltada

PASSARELA|Funcionário público trabalha onde será construída a rua

ENCHENTES

Casas na Contente serão desapropriadasConstrução de uma rua no local faz parte das obras de contenção das chuvas; casas danificadas por aterramento estão na lista de desocupação da Prefeitura Municipal e moradores já aceitaram a desapropriação

Fotos: Billy Mao

A Prefeitura de Len-çóis Paulista acaba de receber da Secretaria de Planejamento e Desen-volvimento Regional a confirmação da primeira parte dos R$ 1 milhão destinados à pavimenta-ção do Distrito Empre-sarial. Nesta etapa serão liberados R$ 500 mil.

Os recursos servirão para o asfaltamento de v ias do Dis t r i to Em-presarial, permitindo à diretoria de Desenvolvi-mento, Geração de Em-prego e Renda continuar os trabalhos para tornar o local apto a atender

empresas instaladas e também para a instalação de futuros empreendi-mentos.

De acordo com o dire-tor de Desenvolvimento, Altair Toniolo, 60% do distri to está asfaltado e com esse aporte f i -nanceiro será possível pavimentar todas as ruas internas.

A diretoria de Desen-volvimento já deu início à elaboração de projetos, planilha de custos, para iniciar o processo de lici-tação da obra. A previsão é de que em janeiro de 2012 as obras tenham início.

Da Redação

A diretoria de Obras da Prefeitura Municipal vai de-sapropriar parte de imóveis de pelo menos quatro terrenos localizados na Vila Contente para dar continuidade às obras de contenção do cór-rego Corvo Branco. Entre os imóveis que terão que ser de-socupados estão as casas que foram atingidas pelas mesmas obras, como foi divulgado pelo Jornal de Sábado em sua primeira edição.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, as casas estão em Área de Pro-teção Permanente (APP) e os moradores teriam aceitado a proposta, cujo valor não foi divulgado, para deixar seus imóveis. A proposta é de construção de uma rua no local como parte do projeto que pretende evitar o trans-bordamento do córrego no

período de chuvas, a partir desse mês.

Serão atingidas pela obra casas das ruas Martim Afon-so e duas da Colombo – onde será desapropriada parte de um galpão.

A rua que deve ser cons-truída, de acordo com a assessoria, servirá de acesso e será feita às margens do córrego do Corvo Branco. Ainda segundo a assessoria, no local serão implantadas bombas que permitirão o escoamento da água da chu-va quando houver risco de enchentes.

Danos No dia 1º de outubro,

a primeira edição do Jor-nal de Sábado destacou os problemas enfrentados por moradores que tiveram seus imóveis afetados pelo deslocamento de grande quantidade de terra, feito

pela diretoria de Obras, da Prefeitura Municipal, como parte das obras de contenção das chuvas, às margens do córrego Corvo Branco.

A t é u m b o l e t i m d e ocorrência de preserva-ção de direito foi feita na época pelos moradores , revoltados com a decisão da Prefei tura de re t i rar a te r ra das margens do córrego e depositar todo ma te r i a l encos t ado em seus imóveis.

A terra depositada muito próxima a muros e paredes causou trincos e rachaduras nos imóveis, como de Su-zete Antunes Santos, Maria Aparecida Oliveira e sua mãe Tereza.

No caso de Maria e Tere-za, a terra ficou da altura da janela do quarto, o que cau-sava transtornos constantes. O imóvel das duas terá que ser desocupado.

Campo na vila Antonieta fica pronto só no mês de dezembro

Da redação

Embora o espaço ainda esteja com aparência de aban-dono, um campo de futebol localizado nas ruas Antonio Brandi e Américo Giacometti, na vila Antonieta, passa por reformas da Prefeitura, que deve concluir os trabalhos até novembro, de acordo com a assessoria.

Depois de ouvir a reclama-ção de moradores quanto ao estado do espaço de lazer, e em contato com a Prefeitura Municipal, a informação é de que a última vez que o local foi utilizado foi no mês passado, mas que passa por reformas desde então.

A reforma do espaço, infor-mou a assessoria da Prefeitura, ocorre a pedido do presidente da Associação de Moradores dos bairros Antonieta e Vila Paccola. Foi alterado de cam-po com grama para campo de areia tendo em vista a im-possibilidade de recuperação do gramado. “Nesta semana a empresa contratada para fazer os reparos na estrutura de alambrados iniciou seu trabalho e agora continuare-mos com a pintura dos canos e alambrados. As diretorias de Planejamento e Espor-

tes estão fazendo as ações necessárias para entregar o campo totalmente remodelado à população dentro do mês de novembro”, informou em nota a Prefeitura.

CecapNa Cecap a reforma de uma

quadra esportiva localizada no

final a rua Carlos Drummond de Andrade com a Paulo Ro-nai não deve ser realizada tão cedo, apesar do lamento dos moradores. Ocorre que o es-paço pertence à CDHU (Com-panhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), o que impede que a Prefeitura realize obras no local, apesar

das péssimas condições de conservação. “Em junho desse ano a diretoria de Esportes enviou ofício à CDHU para que essa área passe para o patrimônio do município e estamos aguardando resposta para poder efetuar algum tipo de melhoria no local”, infor-mou a assessoria por nota.

Estado libera R$ 500 mil para asfalto no Distrito Empresarial

Todo sábado, no beco amareloLEIA E ANUNCIE

3263.4801

SABADÃO

OFERTAS VÁLIDAS ATÉ O FINAL DO ESTOQUE

Assessoria Comunicação PM Lençóis

Page 6: sabadao_7

LENÇÓIS PAULISTA, 12 DE NOVEMBRO DE 2011GERAL6

A Casa CaiuSAÚDE MENTAL

Assim como em Bauru, diretor de Saúde confirma que drogas como o crack pode ser mais utilizada que bebidas alcoólicas entre jovens lençoenses

NA LATA|O uso de drogas como o crack, na foto abaixo apreen-dido pela PM, está acima do consumo de álcool

TATAME|Equipe campeã em Tupã posa para foto com os troféus

Adriano Filiol

Divulgação

Consumo de crack pode ser maiorque o de álcool em Lençóis Paulista

A equipe Tribo Jiujitsu de Lençóis Paulista participou no último domingo da 6° Copa Probiótica de Jiu jitsu na ci-dade de Tupã, e ficou com o segundo lugar no quadro geral de medalhas.

Os destaques da equipe foram os atletas Vitória Ma-nuela, campeã no infanto--juvenil e vice no juvenil; Luiz Gustavo Basso, campeão absoluto faixa branca e ter-ceiro colocado na categoria peso médio; Rodrigo Fran-co, campeão peso leve faixa branca adulto; José Augusto (Sacuraba) campeão peso leve faixa roxa; Diego Guarido, terceiro colocado faixa roxa.

A equipe agradece todos os patrocinadores, a direto-ria de Esportes e Recreação de Lençóis Paulista e ao diretor José Lenci Neto, A.R.L.S de Lençóis Paulis-ta, Ferragens São Carlos e Emerson Coneglian.

Jiu jitsu fica em segundo em torneio ESPORTE

Polícia Militar cumpriu, na tarde de ontem, um mandado de prisão que foi expedido contra Joel Gonçalves, 46 anos, acusado de ter participado de um roubo seguido de sequestro no ano de 1991. Ainda há suspeitas de que ele também tenha participação na quadrilha que sequestrou Wellington Camar-go, irmão dos cantores Zezé di Camargo e Luciano em 1997. Gonçalves irá a julgamento no dia 25, depois de passados 20 anos do crime. De acordo com o delegado Marcos Jefferson da Silva, o mandado de prisão foi expedido pela comarca da cidade de Apucarana (PR). Ele foi detido em uma casa localizada na rua Rodrigues Alves e apresentado ao Plantão Policial. O acusado participou do roubo e do sequestro de um empresário em Maringá na década de 90.

Na época o crime teve repercussão nacional porque a qua-drilha entrou em confronto com a polícia em Nova Tebas (PR), local do cativeiro. Nesta ação morreram um refém, um dos sequestradores e um policial que acompanhava a ação.

“Os outros membros da quadrilha foram condenados a cum-prir 133 anos de prisão e estão presos. Estes mesmos membros participaram do sequestro do irmão da dupla Zezé di Camargo e Luciano em 1997, mas ainda não sabemos se há envolvimento do Joel neste caso. Ele nega tudo”, destacou o delegado.

Segundo Marcos Jefferson, recentemente Joel chegou a ser detido por falsidade ideológica, mas foi liberado. “Sabemos que ele tentou se passar por outra pessoa porque achou que estava procurado por Apucarana. Não sabemos se ele já possui mais passagens policiais”.

Joel foi encaminhado na tarde de ontem a uma unidade prisional que teve o nome mantido em sigilo por conta da periculosidade do acusado. Hoje ele será encaminhado a outro presídio em Apucarana, onde permanecerá até a data do julgamento, 25 de novembro, nesta mesma cidade.

Membro de quadrilha, acusado de sequestro é preso em Lençóis

A Polícia Militar de Lençóis Paulista registrou duas ocorrên-cias de tráfico de drogas, no último fim de semana, em menos de duas horas.

No primeiro flagrante, por volta das 19h50 de sábado, Lucas Viana da Silva, 18 anos, foi abordado no cruzamento das ruas Flávio Paccola e Artur Canova. Durante revista pessoal, foram localizadas sete porções de maconha dentro da cueca de Silva. Com a permis-são da mãe do indiciado, a polícia localizou um tijolo de maconha escondido dentro da uma fronha de travesseiro em sua residência.

A segunda ocorrência foi registrada às 21h50, na rua Madri. Sidnei Aparecido Gonçalves, 28 anos, foi avistado em uma praça após denúncias de que estaria vendendo drogas no local. Com o suspeito foram localizadas 24 pedras de crack, R$ 10 em dinheiro e um telefone celular.

Os dois rapazes foram encaminhados à delegacia da cidade, onde foram ratificadas as prisões em flagrante por tráfico de drogas, e encaminhados posteriormente para cadeias públicas da região.

PM registra duas ocorrências de tráfico

Da redação

Mesmo com a tradição de ser uma das principais produ-toras de aguardente da região, Lençóis Paulista segue uma triste realidade brasileira na qual o uso do crack supera o consumo de álcool. A infor-mação foi confirmada ontem pelo diretor de Saúde, Márcio Santarém, mas a indicação do problema nacional foi feita por uma pesquisa divulgada essa semana pela Confedera-ção Nacional de Municípios (CNM), que revela que o cra-ck está substituindo o álcool nos municípios de pequeno porte e áreas rurais.

A facilidade de acesso e o custo baixo fazem com que a droga se alastre pelo país. Nas ruas da cidade, o que se comprova é que se o acesso a bebidas alcóolicas, uma droga lícita, por menores não é difí-cil, como mostrou matéria pu-blicada pelo Jornal de Sábado recentemente, também é muito fácil adquirir por até R$ 5 uma pedra de crack, na maioria das praças públicas da cidade.

A pesquisa da CNM mostra que dentre os 4,4 mil muni-cípios pesquisados, 89,4% indicaram que enfrentam problemas com a circulação de drogas em seu território e 93,9% com o consumo. O uso de crack é algo comum em 90,7% dos municípios.

O diretor Santarém disse que as drogas estão no topo da lista das grandes preocu-pações das administrações públicas, principalmente na Saúde pública, e admitiu que faltam ferramentas para corri-gir o problema.

O diretor citou que expe-riências mostram que hoje está mais fácil adquirir nas ruas das cidades uma pedra

de crack do que uma dose de aguardente, mas taxou a falta de recursos públicos como o grande vilão no combate a esse mal. “O problema é muito grande, e hoje a gente vê a falta de médicos, a falta de recursos para a Saúde para combater as drogas e para o atendimento hospitalar”.

Não admitir o estrondoso

crescimento no número de usuários em Lençóis Paulis-ta, a exemplo do que ocorre em todo país, demonstraria irresponsabilidade por parte dos poderes públicos. “A gente fechar o olho e falar que em Lençóis não está aumentando o número de usuários eu vou estar muito ausente. Com certeza está

aumentando sim”, afirmou.Segundo a pesquisa, o custo

efetivo das ações de combate ao crack e outras drogas nos municípios brasileiros chega a mais de R$ 2,5 milhões. De acordo com o CNM, faltam profissionais capacitados e verbas destinadas para a ma-nutenção das equipes e dos centros de atenção que de-veriam estar disponíveis aos usuários.

O relatório mostra que 63,7% dos municípios en-frentam problemas na área da saúde devido à circulação da droga. A fragilidade da rede de atenção básica aos usuários, a falta de leitos para a internação, o espaço físico inadequado, a carência na disponibilidade de remédios e a ausência de profissionais especializados na área da dependência química são os principais entraves apontados pelos gestores municipais.

Os serviços de saúde, coleta de lixo, o setor operacional do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e as creches municipais funcionam nor-malmente na segunda-feira, 14 de novembro, véspera de feriado do Dia da Procla-

mação da República. Já no feriado, na terça-feira, apenas o SAAE estará em plantão.

Outros serviços municipais serão alterados em função do feriado. Os pacientes que ne-cessitam agendar viagem para quarta-feira, 16 de novembro,

por exemplo, devem realizar o agendamento no dia 14 de no-vembro na Central de Regula-ção, que fica no Ambulatório de Especialidades da avenida Bra-sil, das 7h às 10h. Os demais setores da Prefeitura, como o Paço Municipal, emendam o

feriado e estarão em recesso na segunda-feira, retornando às atividades normais na quarta--feira, 16 de novembro.

Os bancos funcionam nor-malmente na segunda-feira, fecham na terça e retornam na quarta-feira, dia 16.

Saúde atende na véspera do feriado

Na tarde de ontem, policiais da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) prenderam R.W.F, 18 anos, (apenas as iniciais foram divulgadas), acusado de ser um dos líderes na organização do tráfico de drogas em Len-çóis. Contra ele havia um mandado de prisão temporária por roubo. Mas, de acordo com os policiais, R.W.F. era conhecido dos meios policiais, por seu envolvimento com tráfico de drogas.

Os policiais da Rocam foram chamados para atender uma ocorrência de desinteligência no Jardim Ubirama. Chegando ao local, identificaram o acusado que fugiu ao ver a presença dos policiais.

Fugindo entre casas do bairro, o acusado foi perseguido por cerca de 800 metros pelos policiais até ser detido.

Na tarde de ontem, o rapaz foi levado para delegacia de polícia e seria encaminhado para a cadeia pública de Duartina.

Depois de atender a uma corrida para a cidade de Bauru, o mototaxista Flávio Cachone Francesquini, 24 anos, foi roubado pelo passageiro que solicitou a viagem. O crime aconteceu na madrugada de sexta-feira, dia 11.

Segundo contou a vítima, ele atendeu a uma chamada feita a empresa de mototaxistas onde trabalha por volta dos primeiros 20 minutos de sexta-feira. O passageiro afirmou que precisava ir a Bauru e havia perdido o último ônibus. O mototaxista então apanhou o passageiro na rodoviária da cidade.

Depois do trajeto de cerca de uma hora, ao chegar à aveni-da Nuno de Assis, na altura de um supermercado de vendas no atacado, o passageiro pediu para que o condutor parasse.

O mototaxista então apresentou o valor da corrida, R$ 50, e o passageiro pediu troca para R$ 100, mas ao pegar a carteira para voltar o troco, Francesquini foi surpreendido por um soco nas costas, quando o passageiro tentou roubar sua carteira. A vítima tentou se defender, mas o ladrão orientou que queria apenas o dinheiro. O ladrão fugiu em seguida levando R$ 88 do motociclista.

Rocan prende homem que organizava tráfico

Mototaxista é roubado em Bauru

Page 7: sabadao_7

VOCÊLENÇÓIS PAULISTA, 12 DE NOVEMBRO DE 2011 7

Page 8: sabadao_7

LENÇÓIS PAULISTA, 12 DE NOVEMBRO DE 2011Sua Imagem8

Priscila, Ana e CarlaDébora Oliveira e Juliano

Marielle e Gisa Helena e Suzana

Fotos: Adriano Filiol

Gabi Peraltaaniversaria dia14/11 e recebe os parabéns dos amigos e familiares

UM PASSEIO RÁPIDO PELO CENTRO COMERCIAL DA CIDADE E ALGUNS CLICKS!!!

As garotassensação da Marus-kas Modas. Priori-zando o bom atendi-mento

Junior e Bete que comemora aniversário no próximo dia 16.Parabéns!

Fernanda aniversaria dia 18 e comemora ao lado

do esposo Cris.Felicidades!