Simulado -...

20
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Ciências Humanas e suas Tecnologias 2 a . série Volume 1 2016 Simulado enem G a b a r i t o

Transcript of Simulado -...

Page 1: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GRA

TUIT

A

Ciências Humanase suas

Tecnologias

2a. série

Volume 1

2016Simuladoenem

G a b a r i t o

Page 2: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

2a. série – Volume 12

Questão 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa A

Comentários: O texto descreve, nas palavras do governador Massa-chusetts, as atribuições das colônias, que consiste no fato destas assumirem a função de enriquecimento da metrópole, subordinando-se às regras comerciais e às políticas exclusivistas estabelecidas pela Inglaterra. Entretanto, o mal entendimento por parte dos colonos, especialmente os colonos do Norte, que usufruíam de significativa liberdade comercial, foi responsável pelos atritos entre as duas, atritos estes intensificados pelo conjunto de medidas metropolitanas que objetivavam enrijecer o pacto colonial, conhecido como leis fiscais.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Questão 2 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: De acordo com seus objetivos, estrutura e tamanho das propriedades, o IBGE adota uma divisão apresentando duas modalidades de agricultura no Brasil: a familiar e a não familiar. As características apresentadas no comando da questão permitem identificar que a modalidade corres-pondente é a agricultura familiar. Está correta, portanto, a alternativa (B). A alternativa (A) está incorreta, pois o concei-to de “agronegócio”, embora também possa abranger uma parcela das propriedades familiares, está mais associado, no caso brasileiro, à agricultura não familiar, que prioriza a produção de commodities para a exportação em grandes fazendas monocultoras. A alternativa (C) está incorreta, pois o conceito de “agroecologia” se aplica a um tipo de pro-dução agrícola que não incorpora o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Essa não é, necessariamente, a op-

ção técnica adotada por todas as propriedades familiares no Brasil, mas apenas por uma parcela delas. A alternativa (D) está incorreta, pois o sistema de plantation, introduzido no Brasil, desde o Período Colonial, está mais associado à agricultura comercial não familiar, praticada em latifúndios e visando às exportações, não correspondendo, portanto, à descrição presente no comando da questão. Finalmente, a alternativa (E) também está incorreta, inicialmente porque a agricultura familiar não necessariamente será comercial, visto que em muitos casos pode estar sendo praticada com foco na subsistência e também porque o conceito de agricultura de jardinagem, embora também se apoie fundamentalmente em mão de obra familiar, está mais associado a formas produtivas predominantes no sudeste asiático, em propriedades maiores e monocultoras.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos..

Habilidade ENEM: 26 – Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

Questão 3 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa D

Comentários: O documento enumera as condições existentes na In-glaterra para o crescimento do setor fabril inglês. Entre eles, o autor evidencia a organização da produção aliada à divisão do trabalho, fator decisivo para o aumento da produção, a existência de mercadores externos oriun-dos das áreas coloniais, além do fato de o crescimento da população gerar o aumento do consumo e ampliar o mercado interno.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 16 – Identificar registros sobre o pa-pel das técnicas e tecnologias na organização do traba-lho e/ou da vida social.

Page 3: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

3Ciências Humanas e suas Tecnologias

Questão 4 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: O fenômeno da ressurgência provoca a vinda de águas mais profundas e frias para perto da superfície, a fim de ocupar o espaço antes preenchido por águas mais aquecidas, que são deslocadas pelos ventos. Ricas em nitratos e fosfatos, as águas que afloram no fenômeno atraem a presença de fitoplâncton e zooplâncton, que, por sua vez, atraem a presença de variadas espécies de peixes, dinamizando a cadeia alimentar local. As áreas de ressurgência constituem, por isso, as mais importan-tes regiões pesqueiras dos oceanos. Está correta, por-tanto, a alternativa (D). A alternativa (A) está incorreta, pois o mapa apresentado como suporte demostra que as áreas de ressurgência oceânica não necessariamente coincidem com regiões de plataforma continental, como revela, por exemplo, a extensa faixa que acompanha a região equatorial. A alternativa (B) está equivocada, pois as áreas de ressurgência oceânica, embora influencia-das pelos ventos, não indicam que eles sejam constan-tes e com a mesma direção, facilitando a instalação de matrizes eólicas, conforme sugerido. A alternativa (C) está incorreta por apresentar o cultivo de algas mari-nhas como uma atividade econômica relevante, o que não é o caso, e, ainda, considerar de forma errada que nas áreas de ressurgência as águas são necessariamen-te quentes. Uma simples conferência no mapa permite identificar áreas de ressurgência ocorrendo em latitudes elevadas, o que contraria essa informação. Finalmente, a alternativa (E) está incorreta, pois a relação entre as áreas de ressurgência oceânica e a altura das marés ali verificadas, mesmo que possa existir em alguns casos, é insignificante para justificar a produção de energia ma-remotriz nesses locais.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 6 – Interpretar diferentes representa-ções gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Questão 5 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa E

Comentários: O documento contém uma definição clássica do siste-ma colonial, pois argumenta que o monopólio comercial, imposto pela metrópole às suas colônias, garantia à bur-guesia mercantil metropolitana o controle do mercado e dos preços nas relações comerciais entre as colônias e as metrópoles, gerando, como consequência, a margem de lucro necessária à manutenção dos mercadores e do próprio sistema colonial.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Questão 6 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa A

Comentários: A prática das queimadas é diretamente responsável pelo declínio da quantidade de nutrientes dos solos, o que resulta na redução de sua fertilidade. Além disso, a quei-ma do substrato tende a expor os solos a maior ação da erosão fluvial, que transporta um volume mais elevado de sedimentos à rede hidrográfica local, provocando, no longo prazo, o assoreamento dos rios. Está correta, por-tanto, a alternativa (A). A alternativa (B) está incorreta por aplicar de forma equivocada o conceito de “laterização”, visto que esse fenômeno está associado aos solos, e não às plantas. A alternativa (C) está incorreta, pois, ao con-trário do que ali foi afirmado, as queimadas são comu-mente utilizadas para remover o substrato resultante da plantação anterior, ou limpar terrenos tomados pela ca-poeira, para um novo plantio, não havendo, dessa forma, o acúmulo de substrato natural – muito pelo contrário. A alternativa (D) está incorreta por aplicar de forma inade-quada o conceito de “eutrofização” e sugerir que a vazão dos rios, nos locais afetados, aumente, quando, na verda-

Page 4: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

2a. série – Volume 14

de, tende a ocorrer o oposto, tendo em vista os maiores índices de assoreamento de seus leitos. Finalmente, a al-ternativa (E) está incorreta, pois o regime pluviométrico, em áreas onde ocorrem queimadas, tende a registrar a diminuição do volume total de precipitação: embora ela tenda a ocorrer de forma mais concentrada. Além disso, a poluição decorrente das queimadas é um dos agentes que provocam o aumento do teor da acidez pluvial e não a diminuição, como foi afirmado.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos..

Habilidade ENEM: 29 – Reconhecer a função dos re-cursos naturais na produção do espaço geográfico, rela-cionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

Questão 7 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: O aluno deve se lembrar das principais características da Moral e da Ética. As normas morais também podem ser entendidas como os “bons costumes” de uma deter-minada sociedade, não estando somente ligada às nor-mas jurídicas, que são as leis propriamente ditas. Essa definição, mais aproximada de normas morais, aparece na definição 01. A área da Filosofia que estuda os funda-mentos da Moral, tornando-se assim uma reflexão sobre a Moral e a Ética, como expresso na alternativa (B).

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 4 – Comparar pontos de vista ex-pressos em diferentes fontes sobre determinado aspec-to da cultura.

Questão 8 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa A

Comentários: A agricultura itinerante, conforme descrito no comando da questão, é uma das modalidades mais praticadas no

mundo periférico tropical por pequenos camponeses, especialmente em locais marcados pelo rigor das con-dições naturais, fato este que contribui para a vulnera-bilidade das lavouras. No caso do Sahel africano, o fator natural que motiva o caráter itinerante do cultivo é a irre-gularidade das chuvas – similar ao que ocorre no Sertão Nordestino no Brasil. O sistema descrito é o da roça tro-pical, o que caracteriza a alternativa (A) como correta. A alternativa (B) está incorreta, pois associa dois conceitos contraditórios entre si. A produção hidropônica é mar-cada pela alta tecnologia empregada, já que as plantas não se desenvolvem sobre o solo, mas de forma suspen-sa, recebendo uma solução de nutrientes. Dessa forma, esse sistema não tem a menor necessidade de ser iti-nerante, por apresentar menor dependência das condi-ções naturais do local em que é praticado. A alternativa (C) cita outro sistema produtivo que, embora também seja praticado em locais com baixas taxas de precipita-ção, ao contrário da roça tropical, envolve elevado grau de mecanização e tecnologia para sua implantação, pois a técnica de dry-farming revolve o solo, trazendo à su-perfície as camadas mais úmidas escavadas. A alterna-tiva (D) não apresenta um sistema agrícola específico, mas o nome pelo qual ficou conhecida uma etapa da produção agrícola mundial, marcada pela incorporação de expressivo uso de adubos químicos e fertilizantes não naturais, além da mecanização, características bem diferentes das apresentadas no comando da questão. Fi-nalmente, a alternativa (E) está incorreta, pois o sistema agroflorestal apresenta outras características (plantio uti-lizando o sombreamento das árvores, combinado com a silvicultura e a produção frutífera), que não caracterizam a produção de cereais no Sahel africano.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos..

Habilidade ENEM: 28 – Relacionar o uso das tecnolo-gias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

Questão 9 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa A

Comentários:

Page 5: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

5Ciências Humanas e suas Tecnologias

As reformas urbanas do Rio de Janeiro, do início do sé-culo XX, destruíram os cortiços do centro da cidade e não ofereceram nenhuma alternativa de moradia aos seus habitantes. O resultado foi a migração de quase todo esse contingente para os morros, engrossando as favelas cariocas. Assim, se as condições de vida da po-pulação pobre já eram ruins nos cortiços, ficaram ainda piores com as reformas de Pereira Passos. O gabarito do item é a alternativa (A). Todas as outras opções de resposta, por sugerirem que essas reformas foram boas para a população do Rio de Janeiro, estão erradas.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 8 – Analisar a ação dos estados na-cionais no que se refere à dinâmica dos fluxos popula-cionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

Questão 10 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: O aluno deve interpretar o texto de Santo Agostinho. Com isso, ele deve identificar alguns elementos. Em primeiro lugar, o conceito de livre-arbítrio, que é funda-mental para que ele responda corretamente o item. Em seguida, é importante analisar as características desse conceito: trata-se de uma vontade livre, concedida por Deus. Contudo, ela não foi concedida para que o ho-mem peque. Desse modo, ela não deve ser utilizada à revelia, mas sempre direcionada para o bem, e não para o pecado, como o texto propõe. Portanto, a opção que contém a análise correta é a alternativa (B).

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Questão 11 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa C

Comentários: O documento evidencia a opção de Portugal pelo traba-lho escravo em detrimento do trabalho assalariado na co-lônia brasileira, pois este, além de encarecer a montagem da empresa colonial de base agrícola, opunha-se à lógica e à continuidade da produção colonial, voltada ao merca-do externo e tendo como finalidade o enriquecimento e desenvolvimento da metrópole. Dessa forma, a escravidão significou um elemento de fundamental importância por ser adequado aos interesses da metrópole na colonização.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Questão 12 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa B

Comentários: No Brasil Colonial, ser senhor de engenho era sinônimo de prestígio e honra, título semelhante aos dos fidalgos do reino. O senhor de engenho usufruía de vários benefí-cios, entre eles os lucros oriundos da produção açucarei-ra, a propriedade de latifúndios, de escravos e o controle da vida social, econômica e política da colônia, visto que todos lhe deviam obediência.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Questão 13 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa A

Page 6: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

2a. série – Volume 16

Comentários: O aluno, ao ler o fragmento de texto, deverá atentar para sua principal característica: vários critérios (matemáti-cos, em certa medida), para tomar uma atitude. O filóso-fo que lançou mão de cálculos para medir uma atitude ética, foi Jeremy Bentham, autor do cálculo utilitarista. O final do fragmento de texto mostra uma característica importante: no cálculo, não entram somente os interes-ses do indivíduo, mas também o número de pessoas envolvidas em cada ação. Deste modo, o cálculo busca a felicidade, sempre, do maior número de pessoas possí-vel, como exposto na alternativa (A).

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 23 – Analisar a importância dos valo-res éticos na estruturação política das sociedades.

Questão 14 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa D

Comentários: A ilustração simboliza um dos aspectos da religiosidade colonial no Brasil, o sincretismo religioso. Além das duras condições de vida às quais estava submetida à popu-lação escrava, a ela era também proibida a manifesta-ção de suas tradições culturais e religiosas. Ao negro era imposta uma religião tipicamente europeia, estranha ao seu universo cultural. No intuito de preservar sua cultura e religião, o sincretismo religioso serviu como uma alter-nativa para o escravo cultuar suas tradições, pois minimi-zava a possibilidade de repressão ideológica ao cultuar publicamente a cultura cristã.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

Questão 15 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: Entendendo que seu pai foi vítima de vítimas e que o Brasil continuará tendo assassinatos, se não priorizar educação, saúde e segurança, a filha explica a criminali-dade no país por meio de razões sociais, tal como o ga-barito, alternativa (B), indica. Como a pobreza, por mais que seja uma das principais causas da criminalidade, de acordo com o senso comum, não é sequer citada no depoimento; dessa forma, a alternativa (A) está errada. A alternativa (C) é incorreta porque, de acordo com a filha, quem deve priorizar saúde, segurança e educação é o país, e não somente o governo estadual. Já a alternativa (D) é incorreta porque afirma o oposto do que o texto de suporte ressalta. Finalmente, a alternativa (E) está errada porque a filha afirma que morrem cidadãos em toda a cidade e, não só, na região em que seu pai morreu.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Questão 16 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: A alternativa (A) está incorreta, pois, embora o arroz e o feijão constituam um dos mais tradicionais pratos da culinária brasileira, a produção nacional destina-se mais para o abastecimento do mercado interno do que para as exportações, como foi demandado no comando da questão. Além disso, o Brasil não está entre os maiores exportadores mundiais de batata. A alternativa (B) está incorreta, pois embora o milho e a carne suína tenham destaque nas exportações brasileiras – eventualmente atingindo a condição de figurar entre os três maiores ex-portadores mundiais – isso não ocorre com o trigo, por ser um cereal cuja produção atinge maior rendimento em planícies de clima temperado. Assim, os maiores ex-portadores mundiais de trigo são os países de grande extensão situados no Hemisfério Norte, além da Argen-

Page 7: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

7Ciências Humanas e suas Tecnologias

tina. A alternativa (D) está incorreta, pois, apesar de o Brasil ser o maior exportador mundial de aves, isso não se repete em relação aos vinhos e à erva-mate – produ-tos em que estão distantes de figurar entre os maiores exportadores mundiais. A alternativa (E) apresenta três produções, nas quais as exportações brasileiras não se destacam, ou pelo volume produzido ser relativamen-te pequeno (especialmente nos casos do algodão e do centeio), ou pelo fato de serem destinados mais ao abas-tecimento interno, como no caso da mandioca. A alter-nativa correta corresponde à letra (C). Há muitos anos, os três produtos mencionados se destacam nas expor-tações agropecuárias brasileiras e, em 2010, o Brasil figu-rava como o maior exportador mundial de todos eles.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Questão 17 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: Realidade muito debatida nas mídias brasileiras atual-mente, a manifestação de posturas discriminatórias na internet é um tema bastante polêmico. A Sociologia, contudo, indica que, se há posturas preconceituosas na sociedade em geral, elas certamente serão manifesta-das nas redes sociais da internet. Afinal, se a sociedade apresenta uma imensa diversidade de posicionamentos, qualquer veículo comunicacional também vai expressar a mesma diversidade, ainda mais se houver liberdade em seu uso, como é o caso da internet. O gabarito é a alternativa (C). Por afirmar o oposto do texto de suporte, a alternativa (A) está errada. A alternativa (B) é incorreta porque a internet, de acordo com Castells, explicita di-versidade antes de construir consensos. A alternativa (D) está errada porque, mesmo sendo preconceituosas, opi-niões racistas e sexistas acabam aparecendo na internet porque o conceito de liberdade é um valor da demo-cracia. Portanto, a democracia, por mais paradoxal que

possa parecer, é construída pela internet, e não agredida. Já a alternativa (E) é incorreta porque, mesmo diante de tanto esforço para suprimir visões discriminatórias, elas ainda aparecem publicamente na internet. Desse modo, não se pode dizer que a rede conscientiza eticamente a comunidade.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.

Questão 18 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa B

Comentários: O episódio da Tomada da Bastilha, em 1789, foi um marco no processo da Revolução Francesa, pois representava o poder absoluto de Luís XVI. Embora não funcionasse como prisão na época, foi o local onde os opositores da monar-quia foram presos. O fato de o povo francês invadir a antiga fortaleza significou a vitória dos ideais revolucionários. A Revolução, a partir deste episódio, ganhou força e se ex-pandiu pela França, muito embora o rei Luís XVI tenha sido preso e guilhotinado apenas em 1793.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 22 – Analisar as lutas sociais e con-quistas obtidas no que se refere às mudanças nas legis-lações ou nas políticas públicas.

Questão 19 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa C

Comentários: O líder Marat, assassinado por Charlotte Corday, repre-senta a luta entre os dois partidos mais importantes no processo da Revolução Francesa: de um lado, a ala mais radical, liderada por Marat, Danton e Robespierre,

Page 8: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

2a. série – Volume 18

os jacobinos, que representavam a média e a pequena burguesia e buscavam o apoio político das massas po-pulares e defendiam mudanças mais significativas para a França – como a prisão e execução do rei; de outro, os girondinos, representantes da alta burguesia, que defen-diam o exílio do rei e um governo composto por uma liderança alçada ao poder por meio do voto censitário.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Questão 20 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa E

Comentários: A charge mostra uma figura que representa, ao mesmo tempo, uma árvore e um agricultor adepto da agroeco-logia, enfrentando figuras agressivas que, na charge, re-presentam três práticas reconhecidamente nocivas ao meio ambiente: o desmatamento, o uso de agrotóxicos e o plantio de transgênicos. Essas práticas, largamente praticadas, no Brasil e comumente associadas aos gran-des produtores do agronegócio, os quais produzem prio-ritariamente commodities para abastecer o mercado internacional, não são utilizadas na perspectiva agroeco-lógica, que, ao contrário, as denuncia e combate, em de-fesa de uma produção agropecuária menos impactante ao ambiente. Está correta, portanto, a alternativa (E), que mostra essa interpretação à charge apresentada no su-porte da questão. A alternativa (A) está incorreta, pois inverteu o significado da charge ao sugerir que a agroe-cologia estaria associada ao desmatamento e ao uso de transgênicos e agrotóxicos. A alternativa (B) está incor-reta, pois a agroecologia constitui, sim, uma importante modalidade de produção agropecuária. A alternativa (C) apresenta uma interpretação incorreta e preconceituosa da charge, visto que a foice ali representada não simbo-liza a apologia ao uso da violência, mas sim a maneira de o agricultor se defender, portando seu instrumento de trabalho, da ameaça representada pelo desmatamen-

to, pelos agrotóxicos e pelos transgênicos. Além disso, a afirmação que associa os produtores agroecológicos à violência no campo é inverídica. A alternativa (D) tam-bém propõe uma interpretação incorreta para a charge, visto que ela representa claramente uma forma de re-sistência oferecida por uma determinada modalidade de produção agropecuária: a agroecologia. Não se trata, portanto, de agricultores em geral, como sugerido na afirmação. Além disso, não há qualquer referência, na charge, à questão da especulação imobiliária.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 30 – Avaliar as relações entre preser-vação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

Questão 21 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: Os alunos devem se lembrar que as teorias éticas de Aris-tóteles têm um conceito central, a saber, a mediania ou jus-ta medida. Todas as atitudes que o sujeito for tomar deve levar em consideração a medida justa entre duas virtudes. Desse modo, ao observar a notícia, percebe-se que a ati-tude dos jogadores não estaria de acordo com as teorias de Aristóteles, justamente por ser “extrema”. Já o posiciona-mento de Mano Menezes aponta para uma ação mais con-ciliadora, estando mais de acordo com as teorias do antigo filósofo. Desse modo, a opção correta é a alternativa (C).

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Questão 22 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa B

Page 9: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

9Ciências Humanas e suas Tecnologias

Comentários: O texto apresentado como suporte defende o uso da biotecnologia como ferramenta que pode trazer benefí-cios tanto à produção de biocombustíveis quanto à de alimentos, elevando a produtividade sem que seja ne-cessária a ampliação das áreas cultivadas. Segundo o texto, esse fator pode contribuir para reduzir a tendência de comprometimento da segurança alimentar, que se verifica especialmente em países pobres, diante do uso crescente de suas terras para a produção de biocom-bustíveis. Os autores posicionam-se claramente a favor de que, nesses países, seja priorizada a produção de ali-mentos, destacando como a biotecnologia pode auxiliar nessa tarefa. Está correta, portanto, a alternativa (B). A al-ternativa (A), embora até aponte uma realidade reconhe-cida mundialmente, não é o aspecto central do trecho destacado e apresentado como suporte, e, dessa forma, não responde corretamente ao comando da questão, que trata especificamente de um problema associado ao uso das terras. A alternativa (C) está incorreta por su-gerir que o aumento do uso das terras pela produção de biocombustíveis implique necessariamente em redução da produtividade, quando o texto apresentado como su-porte exalta, primordialmente, um potencial oposto. As alternativas (D) e (E) estão incorretas, pois abordam con-trovérsias que não foram abordadas no texto apresen-tado como suporte. Além disso, não há fundamento em afirmar que o uso de biotecnologia resulte na redução da produtividade, como dito na alternativa (E).

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 20 – Selecionar argumentos favorá-veis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

Questão 23 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: Pela ilustração do projeto analisado, nota-se que as diversas modalidades de produção, praticadas na fazenda, não afe-tam a conservação das matas ciliares, preservadas no entor-

no do rio, em ambas as margens e em uma área de floresta nativa. Segundo o Novo Código Florestal Brasileiro, as matas ciliares constituem APP (Áreas de Preservação Permanente), com a metragem de conservação variando de acordo com a largura do rio. Conforme o próprio nome sugere, nessas áreas não é permitida, permanentemente, a prática de qual-quer atividade produtiva. De acordo com critérios variados e dependendo da extensão das APP, existentes na proprieda-de, será obrigatório ao proprietário rural preservar uma área de RL (Reserva Legal) que, no caso da ilustração, é identifi-cada pela área de floresta nativa, a qual não é utilizada para atividades produtivas. Está correta, portanto, a alternativa (C). A alternativa (A) está incorreta, pois o conceito de “unidades de conservação” já estava consolidado pela legislação bra-sileira, por meio do SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – muito antes da vigência do Novo Código Florestal, e agrega territórios bem mais amplos do que as matas ciliares que figuram na ilustração. Além disso, a área de floresta nativa representa a Reserva Legal do imóvel rural que consta no suporte proposto, e não sua APP. A alternativa (B) aplica, incorretamente os conceitos de hotspot, que não têm qualquer relação com o suporte e com o comando da questão e, também, de Unidade de Conservação. A alternativa (D) inverte o conceito adequado às matas ciliares (que são APP e não, necessariamente, RL), e insere outro conceito equivocado para se referir à floresta nativa, visto que a expressão “matas galerias” é usada como sinônimo para as “matas ciliares”, que surgem no entorno de cursos d’água. Finalmente, a alternativa (E) utiliza um concei-to inexistente no Novo Código Florestal Brasileiro (“áreas de preservação hídrica”) e aplica incorretamente o conceito de Área Rural Consolidada – que se refere às áreas que já so-freram transformações pela ação humana, devendo ou não ser recuperadas de acordo com os critérios da legislação – à Floresta Nativa, que, como já foi dito, corresponde à área de Reserva Legal da fazenda-modelo ilustrada.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 28 – Relacionar o uso das tecnolo-gias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

Questão 24 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Page 10: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

2a. série – Volume 110

Gabarito: Alternativa A

Comentários: Diderot descreve a origem do poder do soberano e es-clarece que tal poder nasce das leis da natureza, do Esta-do e do consentimento que é dado ao príncipe por seus súditos. Dessa forma, o soberano tem de estar atento aos limites de seu poder, pois, se for usado em oposição ao contrato que foi deferido, se o príncipe usar de sua autoridade contra as leis do Estado e da natureza, per-derá o consentimento para o exercício do seu governo.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 23 – Analisar a importância dos valo-res éticos na estruturação política das sociedades.

Questão 25 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa E

Comentários: O texto resume claramente a prática mercantilista ingle-sa. O mercantilismo comercial, prática econômica da co-roa inglesa, que incentiva a balança comercial favorável como prática comum do sistema mercantilista, o qual objetiva resguardar a saída e acumular com a exporta-ção (sempre maior que a importação) o metal dos co-fres reais. O mercantilismo inglês conhecido como “mer-cantilismo comercial” baseava-se na lógica econômica de comprar barato e vender caro.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Questão 26 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: O selo de certificação de “produto orgânico”, apresenta-do no suporte da questão, segundo a legislação brasi-leira, indica que não foram usados adubos e defensivos agrícolas artificiais de origem industrial no processo produtivo, garantindo ao consumidor a ausência da apli-cação de qualquer “veneno” ou agrotóxico no produto. Está correta, portanto, a alternativa (C). A alternativa (A) está incorreta, pois o beneficiamento pode ocorrer inde-pendentemente do produto ser ou não de origem orgâ-nica. A alternativa (B) está incorreta, pois, como qualquer outro produto agrícola, o produto orgânico pode chegar ao consumidor final por meio de intermediários, ou ser comercializado diretamente pelo produtor em feiras li-vres, ou seja, não existe a relação direta condicionada na alternativa. A alternativa (D) está incorreta, pois não há qualquer norma que estabeleça o tamanho da pro-priedade para que uma determinada produção seja classificada como “orgânica”. Finalmente, a alternativa (E) inverte o sentido de interpretação do termo “orgânico”, já que as sementes não naturais, alteradas tecnologica-mente, além de indicarem o uso de produtos industriais na cadeia produtiva (ao contrário do que sugere o selo), tendem a estar mais associadas ao ramo majoritário da agricultura brasileira: o agronegócio, do que ao segmen-to da produção de orgânicos.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Questão 27 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa E

Comentários: A Comissão Nacional da Verdade (CNV) teve como objetivo esclarecer as circunstâncias em que houve violação dos di-reitos humanos por parte do Estado, sobretudo durante a di-tadura militar. Segundo o texto de suporte, tal esclarecimen-to contribui para construção da cidadania e da democracia no Brasil contemporâneo, porque, trazendo à luz abusos de

Page 11: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

11Ciências Humanas e suas Tecnologias

poder, elabora uma memória coletiva sobre o que, de fato, aconteceu no passado do país. Assim, o gabarito é a alter-nativa (E). Como a CNV não tem qualquer poder jurídico, as alternativas (A), (B) e (D) são incorretas. Uma vez que a CNV tinha como objeto de estudo as ações de Estado, e não da população em geral, a alternativa (C) também está incorreta.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 24 – Relacionar cidadania e demo-cracia na organização das sociedades.

Questão 28 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: Em linhas gerais, o conceito sociológico de classe social aponta para desigualdades de condições e de oportuni-dades em sociedades capitalistas. Tal apontamento gera uma crítica ao modo como essas sociedades geralmente são vistas pelos seus membros, isto é, como igualitárias e livres, em que o trabalho e a dedicação individuais seriam os únicos fatores que explicariam o sucesso profissional. O texto de suporte articula tanto o apontamento quanto a crí-tica, fazendo com que o gabarito esteja na alternativa (D). Por afirmar o oposto do texto de suporte, a alternativa (A) está incorreta. Já a alternativa (B) está errada porque as in-justiças das sociedades capitalistas não estão nas leis, mas nas condições sociais. A alternativa (C) é incorreta porque, por mais que a aparência física seja um fator importante para o sucesso profissional, o texto de suporte está apon-tando para outros fatores, de ordem social e econômica. A alternativa (E) está incorreta porque o texto de suporte não julga nem categoriza as sociedades capitalistas como individualistas. Antes, ele analisa suas realidades e aponta para diferenças entre discurso e prática.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técni-cas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produ-ção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.

Questão 29 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa D

Comentários: O documento explora o incentivo à produção agríco-la e o desenvolvimento da domesticação de animais como áreas econômicas destinadas ao abastecimento das áreas mineradoras. Fato este que explica, em gran-de parte, o diferente escopo das haciendas espanholas, quando comparadas às demais, estabelecidas em solo colonial, já que não visavam ao abastecimento do mer-cado consumidor europeu, salvo em algumas áreas, es-pecialmente nas Antilhas, onde a produção seguia a lógi-ca da economia complementar em relação à metrópole.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 16 – Identificar registros sobre o pa-pel das técnicas e tecnologias na organização do traba-lho e/ou da vida social.

Questão 30 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: O sistema industrial capitalista produz e reproduz, a um só tempo, as desigualdades socioeconômicas entre os países. No início do século XX, essa geopolítica da desigualdade já era uma realidade e só se aprofundou no atual momento de globalização. Assim, o gabarito corresponde à alterna-tiva (C). As alternativas (A) e (B) são verdadeiras para uma certa dimensão da globalização contemporânea, aquela preocupada com a sustentabilidade. No entanto, ambas es-tão erradas porque, além de a globalização como um todo não contemplar totalmente o conceito de sustentabilidade, no início do século XX, como o texto de suporte demons-tra, a preocupação ambiental era bastante incipiente, para não dizer nula. Já a alternativa (D) está incorreta porque o imperialismo europeu se esfacelou ao longo da segunda metade do século XX, sendo, ao menos, oficialmente, ine-xistente nos dias atuais. A alternativa (E) é incorreta porque,

Page 12: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

2a. série – Volume 112

diferentemente do que a afirmativa sugere, os países do Hemisfério Sul, como o Brasil, continuam sendo países des-privilegiados na divisão global da produção capitalista.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 17 – Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territoria-lização da produção.

Questão 31 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa A

Comentários: Tanto o aço quanto as máquinas e equipamentos são pro-duzidos pelas chamadas indústrias de base, ou pesadas, sendo, portanto, considerados, ambos, bens de produção, e não de consumo. No entanto, pelo fato de que ainda será reprocessado e transformado, o aço é classificado como bem de produção intermediário, enquanto as máquinas e equipamentos, que não serão mais transformados, cons-tituem bens de produção de capital. Está correta, portan-to, a alternativa (A). A alternativa (B) está incorreta, pois a terminologia utilizada na classificação não é adequada e, além disso, a referência ao termo “leve”, na classificação das indústrias, indica a produção de bens de consumo, o que não é o caso das máquinas e equipamentos. Este mesmo raciocínio aplica-se à alternativa (C) que, embora utilize nes-se caso a terminologia adequada, classifica as máquinas e equipamentos incorretamente como bens de consumo. A alternativa (D) está incorreta, pois, como já foi dito, nem o aço nem as máquinas e equipamentos são classificados como bens de consumo. Finalmente a alternativa (E) está incorreta por aplicar, inadequadamente, a terminologia e, também, pelo fato de a expressão “de transformação” se referir, na conceituação industrial, mais comumente a pro-dutos que sofram reprocessamento ou transformação, o que, no caso das ilustrações do suporte, seriam processos relativos ao aço e não ao maquinário.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 16 – Identificar registros sobre o pa-pel das técnicas e tecnologias na organização do traba-lho e/ou da vida social.

Questão 32 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa E

Comentários: De acordo com Norbert Elias, a política pública, em-preendida por Luís XIV, espelhava a conduta da auto-ridade em relação à sociedade de corte, órgão social composto pela nobreza que gravitava e era sustentada pelo rei. Desse modo, é compreensível que o rei tratasse o que hoje se entende por algo público, por exemplo, a receita estatal, como algo que fosse privado, caracteri-zando uma cultura patrimonialista, que não obrigava o rei a justificar os seus gastos.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 23 – Analisar a importância dos valo-res éticos na estruturação política das sociedades.

Questão 33 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: A consolidação da classe operária e dos sindicatos, nas primeiras décadas do século XX, foi fundamental para a governabilidade do primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945), já que garantiu o amplo apoio social para as medidas de regulamentação das leis trabalhistas e para a inclusão dos sindicatos nas estruturas burocráticas do Estado Nacional. Assim, o gabarito do item é a alternati-va (D). A alternativa (A) está errada porque os operários fabris brasileiros eram pobres e destituídos do poder de compra que caracteriza uma classe média em socieda-des capitalistas. Essa realidade só mudaria no início do século XXI. A alternativa (B) é incorreta porque no pri-meiro governo de Vargas foi instituída uma ditadura em 1937, o Estado Novo. A alternativa (C) está incorreta por-que é justamente a economia cafeeira de exportação

Page 13: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

13Ciências Humanas e suas Tecnologias

que sofreu um revés com a crise de 1929 e, consequen-temente, com o governo instituído a partir do golpe de Estado, chamado por alguns de Revolução de 1930. Já a alternativa (E) é incorreta porque os direitos civis, como liberdade de expressão e de oposição política, e os di-reitos políticos, como o de votar, foram suprimidos pela ditadura do Estado Novo, com base em censura ideoló-gica e autoritarismo.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 10 – Reconhecer a dinâmica da orga-nização dos movimentos sociais e a importância da par-ticipação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.

Questão 34 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: O aluno, ao ler o fragmento de texto, deve notar que Niet-zsche adota uma posição de questionamento – e até certa ironia – com respeito à Moral. Desse modo, já se percebe que ele não é a favor do que é produto dessa conduta Mo-ral, já eliminando um alternativa. Essa postura também não evidencia um posicionamento neutro, porque o texto reve-la a crítica feita por Nietzsche com respeito à Moral. Desse modo, ao fazer a análise de texto, o aluno deve constatar que o posicionamento do filósofo é de negação da Moral, como exposto na alternativa (C).

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 23 – Analisar a importância dos valo-res éticos na estruturação política das sociedades

Questão 35 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: Pela classificação adotada para diferenciar os tipos de atores sociais, as Organizações Não Governamentais, ou, simplesmente, ONGs, integram o chamado “Tercei-ro Setor”, uma vez que não se enquadram nem no pri-meiro (estatal) nem no segundo (empresarial) setores. A Abong, sendo uma instituição representativa das ONGs brasileiras, também se enquadra nesse perfil, estando correta, portanto, a alternativa (D). A alternativa (A) está incorreta, pois a expressão “corporativo”, no que se refe-re a atores sociais, é comumente utilizada para identifi-car o mundo empresarial, que se enquadra no Segundo e não no Terceiro Setor. A alternativa (B) está incorreta, pois as ONGs não integram o setor público estatal, classi-ficado como primeiro setor. A alternativa (C) está incorre-ta, pois a prestação de serviços é uma característica que tipifica um dos setores da economia (o chamado “setor terciário”), e não os setores sociais. Sendo assim, ativi-dades de prestação de serviços podem ser verificadas tanto no setor público estatal (o Primeiro), como no em-presarial privado (o Segundo) ou no Terceiro Setor, não caracterizando, exclusivamente, as ONGs. Finalmente, a alternativa (E) está incorreta, pois, embora o texto apre-sentado no suporte revele as preocupações da Abong em promover a sustentabilidade e um melhor equilíbrio ambiental, a expressão “setor ambientalista” não se refe-re a nenhum dos três mais importantes setores usados para classificar a organização social.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Questão 36 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa C

Comentários: É notória, na obra, a representação de indígenas explo-rando o pau-brasil. A obra retrata a exploração extrativis-ta que vicejou no Brasil, no Período Pré-Colonial, quando Portugal explorava o território brasileiro por meio da concessão do direito de extração, transporte e comer-

Page 14: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

2a. série – Volume 114

cialização de pau-brasil aos burgueses metropolitanos, o que não exigia uma colonização efetiva do território.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Questão 37 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa A

Comentários: A mita consistia na ressignificação de um tributo inca em forma de prestação de serviço obrigatória, periódica, remunerada e por tempo determinado, geradora de um excedente de produção que era utilizado pelo impera-dor inca para o sustento de órfãos e viúvas, bem como no abastecimento da sociedade em momentos de crise econômica. Os espanhóis a utilizaram como uma forma de trabalho compulsório, também periódico, remunera-do e por tempo determinado, porém sua concretização, em função dos baixos salários auferidos pelos indígenas, gerava servidão por dívidas, colocando-os em situação análoga à da escravidão.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Questão 38 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: Nos primeiros países que se industrializaram – grupo que agrega praticamente a totalidade dos países ricos ou desenvolvidos da atualidade – a urbanização ocorreu

de forma mais lenta, fato este que permitiu que, mes-mo com dificuldades, as cidades tivessem mais tempo de se adaptar ao volume maior de moradores. A urba-nização não ocorreu de forma tão caótica e, em alguns casos, chegou inclusive a obedecer alguns critérios de planejamento urbano. Ao contrário, nos países de in-dustrialização tardia – grupo que agrega os chamados “emergentes”, em que o processo mais intenso de urba-nização ocorreu a partir da segunda metade do século XX (como é o caso do Brasil) – e, em alguns países ain-da não industrializados (especialmente nos continentes africano e asiático), as cidades cresceram de forma mui-to mais rápida e caótica, e como o êxodo rural nesses países ainda não estancou, elas continuam crescendo. Está correta, portanto, a alternativa (B). A alternativa (A), embora coerente, está incorreta, pois as melhores con-dições tecnológicas dos países ricos não podem ser apontadas como o fator determinante para o fenôme-no abordado, como solicitado no enunciado da ques-tão. Se o afluxo de um elevado contingente populacio-nal tivesse se concentrado em poucas décadas, como ocorreu nas principais cidades do mundo periférico, e já não tivesse estancado, possivelmente nem as melhores condições tecnológicas evitariam severos prejuízos ao planejamento urbano. A alternativa (C) apresenta uma hipótese incorreta e se mostra controversa e preconcei-tuosa em relação à capacidade de se autogovernar dos povos do mundo periférico. As melhores condições edu-cacionais do mundo rico não podem ser consideradas determinantes nesse caso. A alternativa (D) está incor-reta, pois houve êxodo rural também nos países ricos, durante o processo de industrialização lá ocorrido, com a diferença que este processo ocorreu ao longo de um maior período de tempo e já se estabilizou, ao contrário do que se verifica no mundo periférico. A alternativa (E) está incorreta por inverter as realidades apresentadas: a melhor distribuição de população em cidades de médio porte é uma característica dos países ricos, e não dos emergentes e pobres.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 26 – Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

Page 15: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

15Ciências Humanas e suas Tecnologias

Questão 39 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa E

Comentários: O aluno deve estabelecer uma comparação entre o fragmento de texto e o da canção. O texto expressa ca-racterísticas do existencialismo Sartriano, que envolvem, essencialmente, uma responsabilidade absoluta pelas escolhas do indivíduo, refletindo nas escolhas da huma-nidade inteira. Já o fragmento da canção expressa o con-trário disso, visto que trechos como “quem sou eu para mudá-lo”, representam o contrário do que o peso das escolhas expressam no existencialismo. Desse modo, a canção e o texto revelam posicionamentos contrários, como exposto na alternativa (E).

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 23 – Analisar a importância dos valo-res éticos na estruturação política das sociedades.

Questão 40 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa E

Comentários: O fluxo migratório citado no comando da questão foi motivado pelo deslocamento da capital federal para o interior do país, com a construção de Brasília, ocorrida durante a gestão do presidente Juscelino Kubitschek. Está correta, portanto, a alternativa (E). As demais alter-nativas apresentam hipóteses que não são válidas para justificar o fluxo migratório mencionado. Na alternativa (A), cita-se incorretamente uma política pública que se-quer existiu, visto que a expansão da produção de soja, no Cerrado brasileiro, só ocorreu várias décadas após o período mencionado. A alternativa (B) sugere um fator que jamais justificaria o fluxo migratório apontado, até porque as infraestruturas turísticas instaladas na região do Pantanal Mato-Grossense não são concentradas nem são tão expressivas. Na alternativa (C), cita-se incorreta-mente uma obra que ainda, na atualidade, encontra-se

em fase de implantação (a ferrovia Norte-Sul) e que não demandaria a concentração de trabalhadores num úni-co ponto, como foi descrito no comando, e outra obra que só foi levada a cabo no final da década de 1970 e que não se situa na Região Centro-Oeste, a Hidrelétrica de Itaipu. A hipótese apresentada na alternativa (D) tam-bém é inválida, sobretudo porque a atividade pecuarista, embora seja uma das principais praticadas no Centro-Oeste, tende a provocar o esvaziamento populacional dos espaços em que é praticada, e não o oposto.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 8 – Analisar a ação dos estados na-cionais no que se refere à dinâmica dos fluxos popula-cionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

Questão 41 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa B

Comentários: Portugal não foi uma metrópole europeia que exerceu com exclusividade a exploração agrícola, nos moldes plantation, durante o período colonial americano, já que essa era comum nas colônias inglesas do Sul, em algu-mas áreas de colonização espanhola e em boa parte das Antilhas, cuja ocupação foi feita por diversas nações eu-ropeias. Mas a gravura em questão tinha o objetivo de retratar a produção açucareira brasileira, mais especifica-mente a fase inicial da pré-manufatura para a produção do açúcar, consubstanciada na moenda da cana para a extração de seu caldo.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Questão 42 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Page 16: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

2a. série – Volume 116

Gabarito: Alternativa C

Comentários: Conforme sugere a própria expressão, a “multifunciona-lidade” que configura uma importante tendência mun-dial, com destaque no caso europeu, caracteriza-se pelo acúmulo de outras atividades para além da simples produção agropecuária. Embora haja outras potenciali-dades, o texto destaca a importância das atividades re-lacionadas à exploração das áreas rurais para atividades de lazer e para a preservação ambiental. Está correta, portanto, a alternativa (C). A alternativa (A) está incorreta, pois a constatação de que em tais propriedades haja o compromisso de preservação ambiental, contribuindo para a redução do risco de incêndios florestais, não sig-nifica que os produtores rurais tenham passado a atuar como bombeiros. A alternativa (B) está incorreta, pois as outras atividades praticadas comumente somam-se à produção agropecuária, que não é abandonada como sugerido. A alternativa (D) está incorreta, pois o texto, em nenhum momento, menciona a tendência de abando-no das terras e o deslocamento para as cidades, mesmo que isso possa até ocorrer em alguns casos. Finalmente, a alternativa (E) também está incorreta por apresentar uma interpretação inadequada do texto utilizado como suporte, já que tanto o turismo rural como as atividades de proteção ambiental também representam possibi-lidades de rendimento econômico para os produtores, inserindo-se, portanto, numa perspectiva de mercado.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos..

Habilidade ENEM: 27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e/ou geográficos.

Questão 43 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: O aluno deve se lembrar, fundamentalmente, do princí-pio de igualdade de Peter Singer. Para ele, o direito de um indivíduo é igual ao de qualquer outro, sem distinção

de raça, gênero e espécie. A notícia mostra situações de maus tratos com respeito a animais, o que fere a questão da igualdade entre espécies, ferindo também o princípio de Igualdade de Singer, como exposto na alternativa (D).

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos..

Habilidade ENEM: 30 – Avaliar as relações entre preser-vação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

Questão 44 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa E

Comentários: O sociólogo Domenico de Masi propôs o conceito de ócio criativo como uma alternativa ao predomínio do trabalho na vida dos indivíduos em sociedades capita-listas contemporâneas. A proposta de Domenico é a de que todos consigam aliar, em seus afazeres, produtivida-de, descanso e ludicidade, conferindo assim mais prazer ao cotidiano. O gabarito encontra-se na alternativa (E). A alternativa (A) está errada porque a eficiência, como a afirmativa indica, reproduz a preocupação com a pro-dutividade, diferentemente do que o texto de suporte defende. A alternativa (B) é incorreta porque, aceitando todas as tarefas, mesmo sem tempo, os indivíduos tra-balham mais do que podem e, assim, perdem prazer em seus afazeres, indo contra o que o sociólogo deseja. A alternativa (C) está errada porque o conceito de ócio criativo, como o texto de suporte indica, não depende de mais especialização da mão de obra. A alternativa (D) é incorreta porque o sociólogo pede aos indivíduos que coloquem produtividade e lazer no mesmo plano e não um na frente do outro.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 20 – Selecionar argumentos favorá-veis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

Page 17: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

17Ciências Humanas e suas Tecnologias

Questão 45 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: O infográfico apresentado como suporte aponta, nas pri-meiras décadas do século XXI, para uma tendência de estabilidade nas populações urbanas da Europa, Amé-rica Latina e Caribe, América do Norte e Oceania. Isso não significa, no entanto, que tal estabilidade se estenda em nível mundial, visto que as taxas de urbanização re-gistradas e previstas para a África e a Ásia continuam se elevando expressivamente, dando sequência a uma ten-dência que já se configurava desde as décadas finais do século XX. A dinâmica verificada nesses dois continen-tes, que possuem contingente populacional expressivo (especialmente o asiático), impacta decisivamente nas taxas de urbanização mundiais, que continuam se ele-vando, apesar da tendência de estabilidade nos demais locais verificados. Está correta, portanto, a alternativa (D). A alternativa (A) está incorreta por desconsiderar o im-pacto do elevado crescimento da urbanização da África e da Ásia no cômputo geral. A alternativa (B) interpreta

incorretamente o infográfico apresentado como supor-te, já que as previsões não apontam o declínio da popu-lação urbana na Oceania. A alternativa (C) está incorreta, pois a população urbana mundial já superou a rural no ano de 2007. Independentemente do conhecimento, pelo aluno, dessa informação, não seria possível, apenas com as informações apresentadas no infográfico, identi-ficar com precisão quando exatamente o fenômeno des-crito ocorreria, já que a análise só poderia ser conduzida considerando os efetivos contingentes populacionais de cada região – que não constam no suporte. Finalmente, a alternativa (E) também apresenta uma interpretação incorreta do infográfico, já que a tendência de aproxima-ção entre as taxas de urbanização nas diversas regiões apontadas não significa que esteja ocorrendo uma dimi-nuição nas diferenças socioeconômicas mundiais, visto que o infográfico trata de uma questão demográfica e não socioeconômica.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 6 – Interpretar diferentes representa-ções gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Anotações

Page 18: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

Simulado ENEM – 2016

2a. série – Volume 118

Anotações

Page 19: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar

CARTÃO-RESPOSTA

SIMULADO ENEM 2016 – 2.a SÉRIE – VOLUME 1

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Nome da Escola:

Aluno(a):

Série:

Turma:

Data:

Assinatura:

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A

B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C

D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D

E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A

B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C

D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D

E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

Page 20: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/2c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 ecnologias 3 ... está incorreta por apresentar