Sistema de Distribuição de medicamentos

28
Sistema de Distribuição de medicamentos em FARMÁCIA HOSPITALAR Farmácia - UNIVÁS

description

Sistema de Distribuição de medicamentos em farmácia hospitalar

Transcript of Sistema de Distribuição de medicamentos

Page 1: Sistema de Distribuição de medicamentos

Sistema de Distribuição de medicamentos em

FARMÁCIA HOSPITALAR

Farmácia - UNIVÁS

Page 2: Sistema de Distribuição de medicamentos

Sistemas

• Introdução• Sistema de distribuição coletivo

- Desvantagens- Vantagens

• Sistema de distribuição individualizado - Desvantagens - Vantagens

Page 3: Sistema de Distribuição de medicamentos

Sistemas

• Causas de erros de administração de medicamentos nos sistemas coletivo e individualizado - Sistema de distribuição combinado ou misto

Page 4: Sistema de Distribuição de medicamentos

Sistemas

• Sistema de distribuição por dose unitária - Acondicionamento e embalagem - Materiais utilizados no preparo da embalagem

- Considerações especificas de embalagens das seguintes formas farmacêuticas - líquidos para uso oral - sólidos para uso parenteral - outras formas farmacêuticas

Page 5: Sistema de Distribuição de medicamentos

Sistemas

- Requisitos para implantação de sistema de distribuição por dose unitária- Vantagens do sistema de distribuição por dose unitária

- Desvantagens dos sistema de distribuição por dose unitária - Causas de redução de erros de distribuição e administração de medicamentos no sistema de distribuição por dose unitária

Page 6: Sistema de Distribuição de medicamentos

Sistemas

Fluxos especiais de dispensação e distribuição- Soluções parenterais de grande volume - Preparações estéreis – misturas endovenosas, nutrição parenteral e citostáticos - medicamentos sujeitos a controle especial- medicamentos de emergências- medicamentos de uso restrito- medicamentos para ensaio clínico- medicamentos para pacientes ambulatoriais

Page 7: Sistema de Distribuição de medicamentos

Sistemas

- Medicamentos para estoque padrão- Medicamentos distribuídos por meio de kits

Page 8: Sistema de Distribuição de medicamentos

Sistemas

• - Sistema de distribuição por centralizado e descentralizado - vantagens do sistema de distribuição por centralizado e descentralizado - desvantagens do sistema de distribuição por centralizado e descentralizado - Informática, automação e sistemas de distribuição de medicamentos

Page 9: Sistema de Distribuição de medicamentos

Introdução

• Objetivo:Custos X EficáciaCustos X Eficiência

• Classificação dos tipos de sistemas em: coletivo,individualizado,combinado ou misto e dose unitária .

• Em qualquer um dos sistemas citados se houver farmácia satélite o mesmo será considerado como descentralizado e quando não houver centralizado.

Page 10: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO COLETIVO

• O sistema coletivo de caracteriza, principalmente pelo fato de os medicamentos serem distribuídos por unidade de internação e/ou serviço a partir de uma solicitação da enfermagem , implicando a formação de vários estoques nas unidades assistenciais.

• Neste sistema os medicamentos são liberados sem que o serviço de farmácia tenha todas as informações pertinentes ao pacientes, dose , horário e outros .

Page 11: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO COLETIVO

Sistema mais primitivo.Erros que ocorrem: - duplicação de doses - medicamentos, dosagem e/ou via incorretos; - administração de medicamentos não prescritos.

Uma grave conseqüência é o alto índice de erros de administração de medicamentos que este sistema gera, desde o ato da prescrição até o momento da administração dos mesmos.

Tem alto custo para a instituição devido as perdas, podem ocorrer desvios.

Page 12: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO COLETIVO

• Desvantagens:• - transcrição da prescrição média,

- falta de revisão da prescrição pelo Farmacêutico,

- maior incidência de erro na administração de medicamentos - consumo excessivo do tempo de enfermagem em atividades relacionadas ao medicamento.

Page 13: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO COLETIVO

- uso inadequado de medicamentos nas unidades assistenciais, - perda de medicamentos - impossibilidade de faturamento real dos gastos por paciente - alto custo institucional.

Page 14: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO COLETIVO

Vantagens: - grandes disponibilidades de medicamentos nas unidades assistenciais, - redução do numero de solicitação e devolução de medicamentos á farmácia, - necessidade de menor numero de funcionários na farmácia.

Page 15: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO INDIVIDUALIZADO

• O Sistema de distribuição individualizado se caracteriza pelo fato de o medicamento ser dispensado por paciente, geralmente para um período de 24 hora.

• Pode ser INDIRETO ou DIRETO.

Page 16: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO INDIVIDUALIZADO

• INDIRETO - A distribuição é baseada na transcrição da prescrição medica. A solicitação a farmácia é feita por paciente e não por unidade assistencial como no coletivo

Page 17: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO INDIVIDUALIZADO

DIRETO - A distribuição é baseada na cópia da prescrição médica, eliminando a transcrição.

As prescrições podem ser encaminhadas a farmácia de diversas formas tais como: - Prescrição com copia carbonada. - Prescrição por fotocópias. - Prescrição via fax. - Prescrição informatizada. - Sistema de radiofreqüência interligando computadores e leitores.

Page 18: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO INDIVIDUALIZADO

• O sistema de distribuição individualizado pode ser operacionalizado de várias formas:

a) os medicamentos são dispensados em um único compartimento, podendo ser um saco plástico identificado com a unidade assistencial, o numero do leito, nome do paciente, contendo todos os medicamentos de forma desordenada, para um período de 12 a 24 horas ou um turno de trabalho.

Page 19: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO INDIVIDUALIZADO

b) Os medicamentos são fornecidos em embalagens, dispostos segundo o horário de administração constante na prescrição medica, individualizados e identificados para cada paciente e para no máximo 24 horas. Sua distribuição pode ser feita por embalagens plásticas.

Page 20: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO INDIVIDUALIZADO

• Desvantagens: - Erros de distribuição e adminstração de

medicamentos. - Consumo significativo do tempo da enfermagem

em atividades relacionadas aos medicamentos.- Necessidade por parte da enfermagem por cálculos e preparo de doses.- Perdas de medicamentos devido a desvios caducidade e uso inadequado.

Page 21: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO INDIVIDUALIZADO

• Vantagens: - Possibilidade da revisão da prescrição

Médica, - Maior controle sobre o medicamento.

- Redução de estoque nas unidades assistenciais,. - pode estabelecer devoluções. - permite o faturamento mais apurado do gasto por paciente.

Page 22: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO INDIVIDUALIZADO

• Causa de erros de administração nos sistemas coletivo e individualizado: - prescrição médica inadequada - transcrição de prescrição - dificuldade da enfermagem em correlacionar a especialidade com a forma farmacêutica. - dificuldade da enfermagem em conhecer sobre estabilidade e incompatibilidade dos fármacos e seu armazenamento adequado.

Page 23: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO INDIVIDUALIZADO

• Sistema de distribuição combinado ou misto: - No sistema de distribuição combinado ou misto, a farmácia distribui alguns medicamentos mediante solicitação e outros por copia da prescrição médica portanto, parte do sistema é coletivo e parte individualizado.

Page 24: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO POR DOSE UNITÁRIA

• O Sistema de distribuição por dose unitária é o que oferece melhores condições para um adequando seguimento da terapia medicamentosa do paciente.

• O conceito de distribuição por dose unitária é a distribuição ordenada dos medicamentos com formas e dosagens prontas para serem administradas a um determinado paciente de acordo com a prescrição medica.

Page 25: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO POR DOSE UNITÁRIA

• Um outro principio básico da dose unitária é que haja uma analise da prescrição medica e a elaboração de um perfil farmacoterapêtico de cada paciente por este do farmacêutico e registro da administração por parte da enfermagem.

Page 26: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO POR DOSE UNITÁRIA

• Vantagens: - identificação do medicamento até o momento de sua administração sem necessidade de transferências e cálculos; - redução da incidências de erros de administração de medicamentos; - redução do tempo de enfermagem com atividades relacionadas ao medicamento;

Page 27: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO POR DOSE UNITÁRIA

- diminuição quantidade de estoques nas unidades assistenciais com conseqüente redução de perdas;- melhoria da qualidade de assistência prestada ao paciente.

Page 28: Sistema de Distribuição de medicamentos

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO POR DOSE UNITÁRIA

Desvantagens: - dificuldade de se obter no mercado farmacêutico todas as formas e dosagens para uso em dose unitária. - resistência dos serviços de enfermagem;

- aumento de recursos humanos e infra-estrutura da farmácia hospitalar; - necessidade da aquisição de materiais e equipamentos específicos; - necessidade inicial de alto investimento financeiro.