Texto 20_02_16

2
Em Finanças, a hipótese do mercado eficiente afirma que mercados financeiros são "efic ientes em relação à informação". Ou seja, um agente não consegue alcançar consistentemente ornos superiores à média do mercado (com um determinado nível de risco), considerando as informações publicamente disponíveis no momento em que o investimento é feito. Existem três versões principais da hipótese: "fraca", "semi forte" e "forte". A hipótese "fraca" considera que os preços negociados para os bens (por exemplo, ações, obrigações ou propriedade) refletem toda a informação histórica disponível publicamente. A hipótese "semi forte" afirma que os preços refletem todas as informações publicamente disponíveis, e também que os preços mudam instantaneamente para refletir as novas info rmações públicas. A hipótese "forte" afirma que os preços refletem instantaneamente até mesmo informações oc ultas ou "privilegiadas". Há evidências a favor e contra as hipóteses "fraca" e "semi forte", ao passo que há evidências fortes contra a hipótese "forte". A validade da hipótese tem sido questionada por críticos que culpam a crença nos merca dos racionais por muito da crise econômica de 2008-2009.[1] [2] [3] Defensores da hipótese alertam que a hipótese não consegue garantir a estabilidade de um mercado; se  a informação publicamente disponível for instável, o mercado pode também ficar instável.

Transcript of Texto 20_02_16

Page 1: Texto 20_02_16

7/24/2019 Texto 20_02_16

http://slidepdf.com/reader/full/texto-200216 1/1

Em Finanças, a hipótese do mercado eficiente afirma que mercados financeiros são "eficientes em relação à informação". Ou seja, um agente não consegue alcançar consistentementeornos superiores à média do mercado (com um determinado nível de risco), considerandoas informações publicamente disponíveis no momento em que o investimento é feito.

Existem três versões principais da hipótese: "fraca", "semi forte" e "forte".

A hipótese "fraca" considera que os preços negociados para os bens (por exemplo, ações,obrigações ou propriedade) refletem toda a informação histórica disponível publicamente.A hipótese "semi forte" afirma que os preços refletem todas as informações publicamentedisponíveis, e também que os preços mudam instantaneamente para refletir as novas informações públicas.A hipótese "forte" afirma que os preços refletem instantaneamente até mesmo informações ocultas ou "privilegiadas". Há evidências a favor e contra as hipóteses "fraca" e "semiforte", ao passo que há evidências fortes contra a hipótese "forte".A validade da hipótese tem sido questionada por críticos que culpam a crença nos mercados racionais por muito da crise econômica de 2008-2009.[1] [2] [3] Defensores dahipótese alertam que a hipótese não consegue garantir a estabilidade de um mercado; se a informação publicamente disponível for instável, o mercado pode também ficar instável.