todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum... Já são 20 provas do ENEM desde...

12
_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum

Transcript of todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum... Já são 20 provas do ENEM desde...

_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum

Em 2018, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) completa 20 anos de existência. Durante essas duas décadas, uma preocu-pação é quase unânime aos estudantes que realizam a prova: o que pode cair na redação? Para tentar desmistificar essa parte do exame, colocamos todos os assuntos que já foram pauta desde 1998 lado a lado e encontramos várias semelhanças entre eles que podem ajudar o aluno a identificar possíveis temas para a próxima prova e se preparar ainda melhor.

Quais foram os temas da redação do ENEM desde 1998

Quais são as semelhanças entre esses temas

Como identificar possíveis temas para a próxima prova

Possíveis temas para a redação do ENEM 2018

O que os corretores querem e o que eles não querem encontrar na redação

O que você vai aprender neste e-book:

1998

1999

2009

2000

2010 2012

2013 2017

20062002

2003 2005

2015

2016

2007

2004

2011

2014

2001

2008

“Viver e aprender”

“Direitos da criança e do adolescente:

como enfrentar esse desafio

nacional”

“Cidadania e participação

social”

“Desenvolvimento e preservação

ambiental: como conciliar os

interesses em conflito?”

“Preservação da floresta Amazônica: suspender

imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que

deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização”

“O indivíduo frente à ética nacional”

“Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o

privado”

“Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”

“Publicidade infantil em questão no Brasil”

“O trabalho na construção da

dignidade humana”

“Movimento imigratório para o Brasil no século 21”

“A persistência da violência contra a

mulher na sociedade brasileira”

“Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

“Caminhos para combater a intolerância

religiosa no Brasil”

“A violência na sociedade brasileira:

como mudar as regras desse jogo”

“O trabalho infantil na sociedade

brasileira”

“O desafio de se conviver com as diferenças”

“O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?”

“Como garantir a liberdade de

informação e evitar abusos nos meios de comunicação”

“O poder de transformação

da leitura”

Tem

as d

as R

edaç

ões

do E

NEM

(19

98-2

017)

ci

dada

nia

e te

mas

ge

rais

da so

cied

ade

prob

lem

as re

laci

onad

os a

m

eios

de

com

unic

ação

viol

ênci

a ou

di

scrim

inaç

ãosu

sten

tabi

lidad

e

Já são 20 provas do ENEM desde 1998. De lá para cá, vimos temáticas diferentes sobre os mais variados assuntos caírem na redação. No entanto, é possível apontar algumas semelhanças entre elas. A primeira e mais básica é que todas, sem exceção, tratam de algo universal. Universal, no sentido de que qualquer brasileiro já foi afetado, direta ou indiretamente por isso, seja através de meio de comunicação, através da vida pessoal ou de algum amigo ou paren-te. Parte-se do pressuposto de que cada aluno deva ter uma afinidade e um conheci-mento mínimo para saber opinar a respeito. Dessa forma, é possível afirmar que os temas são sempre sociais e, então, dividi-los em quatro subtemas:

Sustentabilidade – duas vezesViolência ou discrimicação – cinco vezesPoblemas relacionados a meios de comuni-cação – três vezesCidadania e temas gerais da sociedade – dez vezes

Cidadania é a temática que engloba o maior número de pessoas e, por isso, é a mais escolhida pelo ENEM. Afinal, o pressuposto para entender a maioria delas é apenas ser um cidadão residente no Brasil. Isso facilita para que o assunto seja bem aceito diante de algo que abranja apenas uma área específica.

Em segundo lugar, é possível constatar que todos os temas, com exceção dos de 1998 e do de 2017, tratam de assuntos que a mídia vem debatendo com frequência. Grandes exemplos disso são a liberdade de informação, movimento imigratório, descriminação contra minoria, vários tipos de violência, entre outros.

_semelhanças entre os temas das redações do ENEM

Além disso, outra curiosidade é que, em quase todas as propostas de redação, o ENEM traz uma problematização à tona, com o intuito de que o estudante possa propor algo diferente para melhorar a sociedade. Não é, meramente, para que o aluno comente sobre o assunto e sim para que ele desenvolva uma boa linha de raciocínio, que possibilite modificar os paradig-mas atuais propondo algo novo.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, é possível dizer que na maioria dos casos, o ENEM não coloca temas muito polêmicos, como por exemplo, privatizações, cotas em universidades, entre outros. É claro que, para gerar discussão e pontos de vista alternativos, é inevitável que haja um pequeno grau de polêmica, mas com moderação. Até porque o grande intuito do exame é ver o poder argumentativo de cada um e não, propriamente, a opinião.

Para identificar possíveis temas da próxima redação é preciso pensar em algo que seja de interesse de toda a sociedade e que esteja afetando a vida de uma parcela da população nos últimos anos. A tendência é que seja algum assunto com pequeno grau de polêmica, que está ou esteve em debate. Pensando em 2018, um bom exemplo é a proliferação de fake news.

No entanto, nem sempre o ENEM é previsível. Nos últimos anos, tivemos exemplos de que pautas atuais não entram na prova com tanta facilidade – até pelo fato de estarem passando por constantes mudan-ças de opinião da população. Um exemplo que prova que temas atemporais também podem cair é a redação de 2013: “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Um assunto que ninguém cogitava, pois se tratava de uma lei que havia sido implantada há mais de cinco anos e nem vinha receben-do grande atenção da mídia. Ainda, o tema da redação de 2017: “Desafios para a formação

_como identificar possíveis temas para a próxima prova

educacional de surdos no Brasil” – algo que poderia cair em qualquer ano, pois não possui uma validade.

Em suma, é possível afirmar: temas abrangentes, envolvendo transporte, educação, saúde, segurança pública, descrimi-nação, entre outros assuntos, que estiveram em discussão em jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão com frequência nos últimos anos, podem cair. Não necessariamente será algo que surgiu em 2018 e a tendência é que, realmente, não seja. Isso acontece, até para que o aluno não reproduza opiniões que ouviu na televisão recentemente, por exemplo, mas sim, que utilize argumentos próprios.

_Bullying e cyberbullying

_Proliferação de fake news

_Sustentabilidade

_Os problemas da automedicação

_A sobrevivência da cultura indígena

_Superlotação do sistema carcerário

_A deficiência do sistema de segurança pública

_possíveis temas para a redação de 2018

Os corretores, que avaliam as provas do ENEM, esperam que o candidato construa uma redação dissertativo-argumentativa. Ou seja, eles querem que o estudante mostre seus argumentos, defenda um ponto de vista e consiga convencê-los de que sua opinião tem um embasamento, independente de qual seja ela. A cereja do bolo é o chamado repertório sociocultural, no qual o estudante mostra seu conhecimento amplo sobre a sociedade, mas também específico sobre o que foi proposto.

Como os temas são voltados para interesses sociais, é extremamente importante que o aluno não desrespeite os direitos humanos ou minorias, pois isso acarretaria em uma grande perda de pontos e também de credibilidade com o corretor, o qual não deseja ler isso e pode acabar descontando ainda mais em outros quesitos da redação.

Além disso, é necessário que a redação tenha uma estrutura bem definida, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

_o que os corretores querem ver na redação

Primeiramente, estabeleça uma tese na introdução da redação. Apresente a ideia que será defendida no decorrer do texto. Vale ressaltar que, para construir algo sólido, é preciso ler com atenção o enunciado e também o conteúdo de apoio fornecido pela equipe técnica do ENEM.

Em seguida, estabeleça seus argumentos, ou seja, o que será apresentado para justificar o leitor de que sua ideia é correta. Nessa parte, utilize dados estatísticos, estudos, ideias de especialistas, alusões históricas, entre outras ferramentas acadêmicas.

Por fim, você deve apresentar sua conclusão com uma proposta de intervenção. Com base nos argumentos mostrados, revele uma solução para o problema e conclua o texto de maneira clara e concisa.

_introdução

_desenvolvimento

_conclusão

Cada uma das 5 competências avaliadas pelos corretores recebem uma nota entre 0 e 200. No fim, elas são somadas e compõem a nota final. Veja quais são abaixo:

Domínio da língua culta brasileira.Compreensão da proposta da redação e aplicação dos conceitos de várias áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões, e argumentos em defesa de um ponto de vista.Conhecimento dos mecanismos linguísticos ne-cessários para a construção da argumentação.Elaboração de uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.Vale ressaltar que são dois corretores que participam da correção de uma prova e a nota final é obtida pela média da pontuação dada por cada um.

1

2

3

4

5

Algumas atitudes do aluno podem fazer com que a redação receba nota zero no ENEM. Confira quais são:

Quando o texto não atender à proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumen-tativo, o que configurará “fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual”;Quando inexistir texto escrito na folha de redação, ela será considerada “em branco”;Quando o texto apresentar até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, o que configu-rará “texto insuficiente” – quando a redação contiver linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de ques-tões, serão desconsideradas para efeito de cor-reção e de contagem do mínimo de linhas;*Caso o texto contenha impropérios, desenhos e outras formas propositais de anu-lação, bem como que desrespeite os direitos humanos e apresente parte do texto desconec-tada com o tema proposto de forma a caracte-rizar descompromisso com o exame, quando a redação será considerada “anulada”.

_o que os corretores não querem ver na redação

*A parte que se refere aos direitos humanos foi anulada pelo Ministério da Educação para o ENEM 2017 e permanece suspensa para o ano de 2018.

1

2

3

4