Trigonometria no Triângulo Retângulo

11
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO VERA MOREIRA GONÇALVES SELEÇÃO DE ATIVIDADES 1º ano do Ensino Médio Euclides painel em mármore, Museu dell'Opera del Duomo

description

Projeto de Aprendizagem da disciplina Informática Educativa I do Curso NTEM/UFF

Transcript of Trigonometria no Triângulo Retângulo

Page 1: Trigonometria no Triângulo Retângulo

TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

VERA MOREIRA GONÇALVESSELEÇÃO DE ATIVIDADES1º ano do Ensino Médio

Euclides painel em mármore, Museu dell'Opera del Duomo

Page 2: Trigonometria no Triângulo Retângulo

O que é trigonometria?

A palavra trigonometria (τριγωνομετρία) tem origem grega e formada por três radicais:

Tri = três gonos= ângulo

metron= medida

Daí seu significado: medida de triângulos.

Estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo.

Page 3: Trigonometria no Triângulo Retângulo

Breve história...• Existem dados históricos de estudos trigonométricos entre os

babilônios, que usavam para resolver problemas de navegação, de agrimensura e astronomia. Mas o desenvolvimento da trigonometria foi principalmente impulsionada pelos os gregos e os egípcios;

• Hoje a trigonometria não se limita a estudar somente os triângulos, sua aplicação se estende a: astronomia, agrimensura, eletricidade, mecânica, acústica, música, engenharia, medicina, geodésia, ciência náutica, cartografia, topografia e em muitos outros campos.

Sugestão: propor a pesquisa de outros episódios e personagens que contribuirão para a história e/ou estudo do conteúdo. Estas pesquisas vão ser arquivada em um Portfólio da disciplina e disponível para os alunos para consulta.

Page 4: Trigonometria no Triângulo Retângulo

Alguns instrumentos

Page 5: Trigonometria no Triângulo Retângulo

Atividade 1:triângulos emborrachados

a) O que esses triângulos têm em comum? b) Compare os ângulos dos triângulos. Para isso você pode utilizar o transferidor ou sobrepor os triângulos. Relembre com seus colegas o que duas figuras devem ter para serem classificadas como semelhantes. Podemos afirmar que esses três triângulos são semelhantes? c) Os três triângulos são retângulos e semelhantes?d) Agora encontre asmedidas dos lados de cadatriângulo e registrando nafolha de atividades.

Page 6: Trigonometria no Triângulo Retângulo

e) Calcule agora as razões entre os lados indicados na sua folha de atividade. Escreva as suas impressões e conclusões. (Exemplo abaixo)

TRIÂNGULO ∆AGF (VERDE)

SENO COSSENO TANGENTE

Cateto oposto ao ângulo Â

Cateto adjacente ao ângulo Â

Hipotenusa do ∆AGF

Page 7: Trigonometria no Triângulo Retângulo

Atividade 2:construção no aplicativo Geogebra.

a) Em duplas, construir os triângulos retângulos semelhantes (usando os conceitos da homotetia) e depois usando as ferramentas do programa, calcular as razões trigonométricas. (com a mediação da professora) b) Plenária sobre os cálculos apresentados .

Page 8: Trigonometria no Triângulo Retângulo

Atividade 3:Leituras e problemas

a) Ler dos textos: Astrônomos desenham triângulos no céu e O mundo na palma da mão.b) Usar a ferramenta de aprendizagem Construindo relações trigonométricas (Ciência a Mão – USP) e responder as questões da folha de atividade. c) Debate coletivo. ( Relação entre as leituras e os resultados da ferramenta virtual ).

Page 9: Trigonometria no Triângulo Retângulo

Outro problema...Observe a gravura abaixo e responda usando a calculadora científica do computador:a) Como você poderia determinar a altura deste monumento a essa distância?b) Suponha que uma pessoa que se encontra no ponto A na Praia de Botafogo consegue observar o topo do monumento do Cristo Redentor sob um ângulo de elevação de 30º. Ao andar 867 metros até um ponto D, essa pessoa observa o topo sob um ângulo de elevação de 60º. Com essas informações, determine a que altura se encontra o topo do monumento. (Do roteiro de ação – Razões trigonométricas no triângulo retângulo)

Sugestão: nada impede de a questão ser também construídano programa Geogebra depois desta proposta.

Page 10: Trigonometria no Triângulo Retângulo

Produto final: construção do teodolito e cálculo de outra distância inacessível

Os alunos depois de vivenciarem o estudo da Trigonometria no triângulo Retângulo e com os conhecimentos desenvolvidos durante as aulas irão calcular uma distância inacessível a escolha e que seja próxima a região que circula e depois apresentarão para a comunidade escolar. Para isto, como suporte, também vão construir o seu próprio teodolito caseiro (reciclável) . O Portfólio da turma será material igualmente importante para consulta e elaboração da proposta.

Page 11: Trigonometria no Triângulo Retângulo

Implementação do Projeto de Aprendizagem da disciplina Informática Educativa ICURSO NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICAINSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA – UFF

Vera Moreita Gonçalves – Grupo 8Referências:LIMA, Elon Lages. CARVALHO, Paulo Cezar Pinto. WAGNER, Eduardo. MORGADO, Augusto Cesar. Temas e Problemas. Rio de Janeiro, SBM, 2003.

ROTEIRO DE AÇÃO – RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO. 1ª série, 2º bimestre, 2º campo conceitual. Material do Curso de Formação Continuada para professores de Matemática - SEEDUC/CECIERJ)

(Geogebra) Disponível em: <http://www.geogebra.im-uff.mat.br/>. Acesso em : 21 de outubro de 2012. (Medindo alturas inacessíveis) Disponível em: <www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=riv&cod=_construindorelacoestrigonometricas> Acesso em: 21 de outubro de 2012.

(Construindo relações trigonométricas) Disponível em: <www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=riv&cod=_construindorelacoestrigonometricas> Acesso em: 21 de outubro de 2012.

(Astrônomos desenham triângulos no céu) Disponível em: <http://super.abril.com.br/tecnologia/astronomos-desenham-triangulos-ceu-437747.shtml>. Acesso em: 21 de outubro de 2012. (O mundo na palma das mãos) Disponível em: <http://super.abril.com.br/tecnologia/localizacao-terra-mundo-palma-maos-440278.shtml>. Acesso em: 21 de outubro de 2012.

(Imagens de instrumentos de medição) Disponível em: <http://projetos.educacional.com.br/paginas/pp/3190001/4373/>. Acesso em: 21 de outubro de 2012.