UNIDADE DE ENSINO 2ª ETAPA 2017 -...

25
UNIDADE DE ENSINO 2ª ETAPA 2017 Disciplina: BIOLOGIA Professor: WELLERSON BRITTO Série: 2ª Segmento: ENSINO MÉDIO OBJETIVOS: Desenvolver o raciocínio lógico dos alunos em relação às adaptações anatômicas, fisiológicas e comportamentais dos diferentes grupos de seres vivos aos ambientes por eles ocupados, compreendendo a diversidade, a seleção natural e a evolução dos seres vivos. TEMA: Fisiologia Sistema Cardiovascular Ciclo Cardíaco Distúrbios fisiológicos Circulação linfática OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM: Identificar a importância do sistema cardiovascular no mecanismo de transporte de nutrientes e gases pelo organismo. Reconhecer o funcionamento do coração (movimentos cardíacos). Reconhecer as principais disfunções fisiológicas encontradas nesse sistema. Relacionar a circulação linfática com o mecanismo de defesa do corpo (sistema imunológico). Diferenciar imunização passiva de ativa (vacina e soro) e os diversos mecanismos de resposta imunológica. Reconhecer os prejuízos causados pela redução no sistema imunológico (imunodeficiências). TEMA: Fisiologia Sistema Respiratório Metabolismo: Respiração Pulmonar (Hematose) Distúrbios fisiológicos OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM: Relacionar os mecanismos envolvidos nas trocas de gases entre os seres vivos e seus respectivos ambientes. Reconhecer a importância da Hemoglobina no transporte de gases pelo organismo. Relacionar a importância da redução de poluição atmosférica com a qualidade de vida. Reconhecer as principais disfunções fisiológicas encontradas nesse sistema TEMA: Fisiologia Sistema Digestório Metabolismo: Respiração Celular (obtenção de energia) Distúrbios fisiológicos OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM: Relacionar os processos envolvidos na transformação e aproveitamento dos nutrientes: digestão. Relacionar a importância das biomoléculas com o processo digestivo e obtenção de energia. Reconhecer as principais disfunções fisiológicas encontradas nesse sistema.

Transcript of UNIDADE DE ENSINO 2ª ETAPA 2017 -...

UNIDADE DE ENSINO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: BIOLOGIA Professor: WELLERSON BRITTO Série: 2ª Segmento: ENSINO MÉDIO

OBJETIVOS:

Desenvolver o raciocínio lógico dos alunos em relação às adaptações anatômicas, fisiológicas e comportamentais dos diferentes grupos de seres vivos aos ambientes por eles ocupados, compreendendo a diversidade, a seleção natural e a evolução dos seres vivos.

TEMA: Fisiologia

Sistema Cardiovascular

Ciclo Cardíaco

Distúrbios fisiológicos

Circulação linfática

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Identificar a importância do sistema cardiovascular no mecanismo de transporte de nutrientes e gases pelo organismo.

Reconhecer o funcionamento do coração (movimentos cardíacos).

Reconhecer as principais disfunções fisiológicas encontradas nesse sistema.

Relacionar a circulação linfática com o mecanismo de defesa do corpo (sistema imunológico).

Diferenciar imunização passiva de ativa (vacina e soro) e os diversos mecanismos de resposta imunológica.

Reconhecer os prejuízos causados pela redução no sistema imunológico (imunodeficiências).

TEMA: Fisiologia

Sistema Respiratório

Metabolismo: Respiração Pulmonar (Hematose)

Distúrbios fisiológicos

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Relacionar os mecanismos envolvidos nas trocas de gases entre os seres vivos e seus respectivos ambientes.

Reconhecer a importância da Hemoglobina no transporte de gases pelo organismo.

Relacionar a importância da redução de poluição atmosférica com a qualidade de vida.

Reconhecer as principais disfunções fisiológicas encontradas nesse sistema

TEMA: Fisiologia

Sistema Digestório

Metabolismo: Respiração Celular (obtenção de energia)

Distúrbios fisiológicos

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Relacionar os processos envolvidos na transformação e aproveitamento dos nutrientes: digestão.

Relacionar a importância das biomoléculas com o processo digestivo e obtenção de energia.

Reconhecer as principais disfunções fisiológicas encontradas nesse sistema.

TEMA: Fisiologia Comparada e Qualidade de vida

Fisiologia comparada dos sistemas digestório, respiratório e circulatório nos Filos do Reino Animal

Qualidade de vida

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Comparar a fisiologia dos sistemas digestório, respiratório e circulatório entre os diferentes Filos do Reino Animal, identificando as adaptações que favoreceram a sobrevivência dos seres vivos em seus respectivos ambientes.

Reconhecer comportamentos e hábitos que contribuem para o bom funcionamento dos sistemas digestório, respiratório e circulatório.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO

Em sala: Copie os esquemas, resumos, conceitos e informações diversas que o professor escrever no quadro e os apresentados nas aulas multimídia. Participe e faça os relatórios de aulas práticas. Anote suas dúvidas no caderno e sempre tente solucioná-las com o professor. Faça todos os exercícios propostos. Preste atenção aos vídeos assistidos em sala de aula, anotando suas dúvidas e respondendo aos questionários propostos.

No laboratório: Leia todo o roteiro de prática antes de iniciar o experimento. Seu conteúdo é complementar ao estudado em sala de aula e, portanto,

deve ser feito com atenção e pontualidade. Para melhor organização, é indispensável a utilização de uma pasta específica para guardá-lo. Faça, em casa, os exercícios propostos.

Em casa: Leia os capítulos ou páginas sugeridas antes ou depois das aulas, conforme informado pelo professor. Leia os textos propostos para discussão

em sala. Resolva os exercícios do livro ou a lista de exercícios. Faça as pesquisas nas fontes solicitadas pelo professor. Visite o site da escola com frequência para rever as aulas multimídia ou imprimir segunda via de exercícios extras.

Sugestões Bibliográficas: AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia em Contexto. Volume único. São Paulo: Moderna, 2013.

AMABIS, José M. Fundamentos da biologia moderna. v. 3. São Paulo: Moderna, 2009. GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Ed. Interamericana, 1981.

AMABIS, José Mariano, MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. Das células - Origem da vida, Citologia, Histologia e Embriologia. 3. ed. São Paulo: Moderna Plus, 2009.

AMABIS, José Mariano, MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. Dos organismos - Classificação, estrutura e função nos seres vivos. v. 2. 3. ed. Moderna Plus, 2009.

Periódicos: Ciência Hoje, Globo Ciência, Galileu, Scientific American Brasil, Superinteressante e Nature.

AVALIAÇÃO: - 1ª objetiva: 8 questões – 1,0 ponto cada. - 2ª objetiva: 8 questões – 1,0 ponto cada. - Discursiva: 4 questões – 2,0 pontos cada. Atividades desenvolvidas em sala de aula e no laboratório – 6,0 pontos Simulados CSA: 5,0 pontos

1

UNIDADE DE ENSINO – 2ª ETAPA -2017

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Professores: EDUARDO BREGUNCI e PETRÔNIO ALVES Série: 2ª SÉRIE Segmento: ENSINO MÉDIO

OBJETIVO (GERAL):

Conhecer-se e construir sua identidade pessoal e cultural, identificando seus próprios interesses na relação com o mundo físico e social, convivendo e conhecendo os costumes e as tradições de seus grupos de pertencimento.

Experimentar, desfrutar e apreciar a pluralidade das práticas corporais, compreendendo suas características e a diversidade de seus significados vinculados à origem e à inserção em diferentes épocas e contextos socioculturais, sendo capaz de interpretar e recriar os valores, os sentidos, os significados e os interesses atribuídos às diferentes práticas.

Preservar manifestações da cultura corporal de movimentos de outras épocas como forma de constituir a memória cultural e torná-la acessível às novas gerações.

Compreender a relação entre a prática de atividade física e a complexidade de fatores coletivos e individuais que afetam o processo de saúde/doença, reconhecendo os vínculos entre as condições de vida socialmente produzidas e as possibilidades/impossibilidades do cuidado de si e dos outros.

Compreender a origem e a dinâmica de transformação nas representações e práticas que se relacionam com as atividades corporais de tempo livre, saúde e educação do corpo, seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual, bem como os agentes sociais envolvidos na sua produção.

Interferir na dinâmica de produção da cultura corporal de movimento local em favor da fruição coletiva, bem como reivindicar condições adequadas para as práticas de lazer, saúde e educação do corpo, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e direito do cidadão.

Estabelecer relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando as condições socioeconômicas, as diferenças de gênero, idade, nacionalidade/regionalidade, raça/cor/etnia, tipo de corpo, habilidades físicas e os limites de desempenho (pessoais e dos outros), repudiando a violência sob todas as formas.

Reconhecer e utilizar as práticas corporais sistematizadas para compreender outras culturas, como uma forma de refletir sobre os próprios padrões culturais, ponderar sobre as relações de pertencimento e valorizar a pluralidade sociocultural.

Utilizar a linguagem corporal para produzir e expressar ideias, atribuindo significado às diferentes intenções e situações de comunicação, e para interpretar e usufruir das produções culturais com base nos movimentos expressivos.

TEMAS/CONTEÚDOS: JISA: Dê eficiência à diferença Festa Junina: Cultura e consumo Dança: Cultura, história e conflitos em movimento ESPORTE E MÍDIA

2

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Praticar, com autonomia, o(s) esporte(s) escolhido(s) para realizar, fazendo uso das habilidades técnico-táticas e combinações táticas básicas, e sistemas de jogos simples de forma proficiente;

Identificar e utilizar estratégias individuais e coletivas para ajudar outrem na solução de situações problemáticas no(s) esporte(s) escolhido(s) para poder praticá-los de forma autônoma;

Identificar o esporte como uma das dimensões do lazer, portanto, como direito de todos;

Relacionar os conceitos de eficiência, deficiência e diferença, com os valores sociais inerentes às práticas corporais;

Organizar torneios internos de diferentes modalidades das práticas corporais;

Problematizar as relações entre esporte e aprendizagem de valores sociais;

Assumir diferentes papéis na prática esportiva (jogador, árbitro, torcida);

Explicar as implicações das diferentes formas de organização de eventos esportivas para os participantes;

Problematizar as diversas manifestações de competição, relacionando-as com os interesses, valores e condutas sociais;

Envolver-se e cooperar na produção de contextos de práticas esportivas balizadas por princípios de equidade e solidariedade, procurando oportunizar a participação e fruição de todos, independentemente do nível de desempenho, gênero, ou qualquer outra característica;

Criar diferentes formas de movimentos e sequências coreográficas a partir de temas propostos;

Fruir/desfrutar da experiência de dançar de forma autônoma; Relacionar os movimentos corporais expressivos e o lazer (fruição como espectador e participante, espaços para vivência, grupos sociais e políticas

públicas);

Discutir a mercadorização do corpo e das danças na sociedade contemporânea;

Avaliar a influência da mídia na divulgação de ritmos e na padronização de gestos nas danças;

Relacionar a dança a contextos sociais, culturais e históricos específicos;

Analisar aspectos relacionados ao gênero, etnias e habilidades nas danças;

Identificar o esporte como espetáculo;

Explicar a influência da mídia nas práticas esportivas;

Identificar a influência do discurso esportivo e suas implicações na sociedade;

Explicar as relações entre o esporte, contexto social, político e econômico e suas implicações na valorização, incentivos, espaço na mídia, entre outros;

Analisar torneios esportivos oficiais nacionais e internacionais nos aspectos políticos, sociais, culturais, históricos e econômicos;

Analisar a história e a participação da mulher nos esportes.

AVALIAÇÃO: Durante a etapa, o processo de ensino será avaliado através de diferentes instrumentos: Registro escrito, Apresentação prática, observação e registro e autoavaliação. A obtenção do conceito do aluno partirá dos seguintes critérios:

Conceitual:

Simulado

Apresentação de dança

Narrativa JISA

Atitudinal:

3

Empenho em todas atividades desenvolvidas.

Participação em todas atividades desenvolvidas.

Procedimental:

Capacidade de usufruir do jogo de maneira prática.

Autoavaliação.

RECURSOS PEDAGÓGICOS:

Material audiovisual:

Vídeos e músicas representativos da memória da Festa Junina;

Vídeos relacionados à conduta dos jogadores em relação às regras do jogo;

Vídeos e músicas sobre funk e axé:

https://www.youtube.com/watch?v=4aJwV8cWxDM

https://www.youtube.com/watch?v=xajtlm5WQMM

https://www.youtube.com/watch?v=IZ9QIkq6OTo

https://www.youtube.com/watch?v=qbgoqgoBiKU

https://www.youtube.com/watch?v=qu_IHMwOLk8

Material literário:

"A favela tem nome próprio: a (re)significação do local na linguagem do funk carioca", Adriana Carvalho Lopes, Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 369-390, 2009. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbla/v9n2/02.pdf NOGUEIRA, A G R. Diversidade e sentidos do patrimônio cultural: uma proposta de leitura da trajetória de reconhecimento da cultura afro-

brasileira como patrimônio nacional. Anos 90, Porto Alegre, v 15, n 17, p 233-255, jul. 2008.

NASCIMENTO, C G. “Backlash” e fragmentação do corpo feminino no pagode do grupo baiano Black Style. Anais do V ENECULT. Faculdade de Comunicação da UFBA. Maio, 2009.

Sites:

"O Mundo Funk Carioca", Hermano Vianna, Ed. Zahar, 1988. Apresenta uma discussão aprofundada sobre o início do funk na cidade do Rio de Janeiro. Disponível também em http://www.overmundo.com.br/banco/o-baile-funk-carioca-hermano-vianna. Programa Cultura Urbana (TV Alerj, 2005), especial sobre funk. Contém entrevistas com DJ Marlboro e o antropólogo Hermano Vianna.

Disponível no YouTube em três partes: parte 1, parte 2 e parte 3. Sugestões de leitura e pesquisa:

PINHEIRO, T. M. I., RODRIGUES, M. L. Ideias linguísticas expressas através do discurso do Funk Ostentação. Revista Philologus, ano 19, n 57. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2013.

BONFIM, L. L. Corpo e poder no funk carioca. Seminário Internacional Fazendo Gênero (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2013.

DAYRELL, J. O rap e funk na socialização da juventude. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p.117-136, jan/jun, 2002.

SILVA, M. S. As donas e as vozes: Uma interpretação sociológica do sucesso das estrelas-intérpretes no carnaval de Salvador. Salvador, 2007. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Filosofia Professora: Fernanda Figueiral Série: 2ª Segmento: Ensino Médio

OBJETIVOS:

Contextualizar o pensamento moderno como resultado da mudança epistemológica, social e cultural vividas no ocidente, discutindo a relevância da produção filosófica desse tempo para o desenvolvimento do mundo até os dias atuais.

TEMA: Filosofia Moderna

I – Renascimento

Maquiavel

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Apresentar vida e obra do autor; Descrever a filosofia política de Maquiavel; Contextualizar a política do autor com as formas de governo; Analisar os conceitos desenvolvidos em sua obra e sua pertinência para o

desenvolvimento da ciência política moderna e contemporânea.

II – Revolução Científica

Ptolomeu

Copérnico

Kepler

Galileu

Newton

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Contextualizar o movimento científico e seus desdobramentos no pensamento filosófico;

Descrever o conceito de revolução Científica e inferir suas consequências para o desenvolvimento da das ciências até o momento hodierno;

Descrever a gradação conceitual e prática entres os autores respectivamente; Inferir a contribuição de cada um dos autores para a visão de mundo moderna

e seus impactos sociais, políticos, econômicos e culturais.

III – Descartes

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Apresentar vida e obra do autor;

Descrever o método cartesiano como desencadeador da concepção de subjetividade moderna: inferir o self;

Inferir a relevância do pensamento cartesiano para o desenvolvimento da filosofia e ciência modernas;

Descrever os principais elementos da obra cartesiana e sua pertinência para uma análise contemporânea da filosofia e da cultura.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO Em sala:

VOCÊ É PROTAGONISTA DA SUA APRENDIZAGEM: fique atento às explicações do professor, anotando o que de relevante surgir da fala e do que for escrito no quadro. Esteja atento às intervenções dos colegas e participe dos debates promovidos em sala de aula. Ao fazer isso, você estará exercitando sua habilidade de

síntese e argumentação, que são elementos importantes para o bom desenvolvimento da escrita, tanto em momentos avaliativos discursivos quanto em suas produções de texto.

LEIA! Não se desenvolve o conhecimento filosófico sem leitura. Portanto, não deixe de ler o que for solicitado pelo professor. Todo o material de leitura estará disponível para você na biblioteca, no ConeCSA ou de forma impressa, entregue em sala de aula.

PPT: esta metodologia é importante, mas funciona como uma forma de sintetizar e sistematizar alguns conteúdos e competências. Portanto este não é o material essencial para o seu estudo. Estudar somente pelos PPT’s não sustenta a necessidade dos conteúdos e nem sua aprendizagem.

SEJA CRÍTICO: não deixe de apresentar suas dúvidas em sala. Esse procedimento é importante e deve ser respeitado por todos na turma. Aprenda a questionar, criticar, analisar os conteúdos que são apresentados, buscando outras conexões além das que são apresentadas a você no momento da explicação. Procure perceber os conteúdos de forma ampliada, compreendendo seus contextos e suas influências.

SEJA ORGANIZADO: nos momentos de trabalho em grupo, nas rodas de conversa ou discussões mediadas, utilize sua fala para tratar do tema em andamento, buscando oferecer aos colegas elementos que possam ser úteis também às suas questões. Aproveite o tempo e não o gaste com conversas paralelas em demasia ou brincadeiras despropositadas.

Sapere Aude (ouse pensar): busque você mesmo apresentar suas teorias de forma bem fundamentada, utilizando-se dos conhecimentos já veiculados. Em casa:

TENHA DISCIPLINA: separe ao menos uma hora de um dos dias da sua semana para sistematizar seus conhecimentos fazendo o estudo dirigido da etapa de forma gradativa, conforme a progressão dos conteúdos. Faça as atividades dispostas para você no ConeCSA, AppPROVA ou de forma impressa, entregue pelo professor.

INFORME-SE: nosso conhecimento tem o tamanho de nossas informações e vocabulário. Portanto, leia não somente o seu material de base (livro e textos) como também jornais, revistas, sites que possam enriquecer seus estudos.

NÃO SE PERCA NOS ATRASOS: todos os trabalhos previamente organizados e agendados devem ser apresentados ou entregues nas datas estipuladas. Proceder contrário a isto acarretará uma AVALIAÇÃO PARCIAL ou mesmo uma NÃO AVALIAÇÃO do seu material. Lembre-se que todo material entregue para o professor deve estar em modelo formal, contendo a bibliografia.

Sugestões bibliográficas:

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. MEIER, Celito. Filosofia: por uma inteligência da complexidade. São Paulo: Esfera, 2016. PECORARO, Rossano. Os filósofos. v. 1, 2 e 3. Petrópolis: Vozes, 2011.

AVALIAÇÃO:

2ª etapa

Prova Valor total

Prova 1 - objetiva 8,0

Prova 2 - discursiva 10,0

Trabalho em sala 5,0

Trabalho para casa 6,0

Simulado App 2,0

Simulado CSA 3,0

Conceito 1,0

Total 35,0

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Física Professor: Luciano Silva Barbosa Série: 2ª Segmento: Ensino Médio

OBJETIVOS:

Aplicar as Leis de Newton a situações cotidianas.

Resolver situações-problema que envolvam os princípios de conservação.

Distinguir as grandezas características do movimento circular.

Calcular as forças que agem sobre um corpo em trajetórias curvilíneas.

TEMA: As Leis de Newton

A Primeira Lei de Newton

A Segunda Lei de Newton

A Terceira Lei de Newton

Aplicações das Leis de Newton

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Utilizar as Leis de Newton no reconhecimento do tipo de movimento de um corpo.

Calcular as forças envolvidas em movimentos uniformes e acelerados.

Relacionar as grandezas força, aceleração e massa.

Analisar aplicações da Segunda Lei de Newton.

Diferenciar peso e massa. TEMA: Trabalho e Energia

Trabalho e potência

Energia cinética

Energia potencial

Princípio de Conservação da Energia

Forças dissipativas

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Descrever o significado físico de Trabalho e de Potência.

Relacionar o Trabalho de uma força com a variação de energia cinética do corpo.

Determinar quantitativamente as energias cinética e potenciais.

Analisar situações nas quais atuam forças conservativas e/ou forças dissipativas.

Aplicar a conservação de energia mecânica em situações quantitativas para prever os valores das grandezas envolvidas.

TEMA: Quantidade de movimento

Impulso

Quantidade de movimento (momento linear)

Teorema do Impulso

Conservação da Quantidade de Movimento

Colisões

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Descrever o significado físico de impulso e de quantidade de movimento.

Relacionar o impulso de uma força com a variação da quantidade de movimento de um corpo.

Aplicar a conservação da quantidade de movimento em situações quantitativas para prever os valores das grandezas envolvidas.

Analisar colisões elásticas e inelásticas.

Determinar o coeficiente de restituição.

TEMA: Movimento Circular

Período e frequência

Velocidades linear e angular

Transmissão de movimento circular

Acelerações centrípeta e tangencial

Forças no movimento circular

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Determinar o período e a frequência de um movimento circular.

Calcular a velocidade linear e a velocidade angular.

Relacionar as diversas grandezas lineares e angulares.

Calcular a aceleração centrípeta de um objeto em movimento circular uniforme.

Aplicar a Segunda Lei de Newton a trajetórias circulares.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO Em sala: Ficar atento ao que é explicado, procurando concluir o assunto junto com o professor. Anotar, além do conteúdo do quadro, suas próprias observações, registrando dúvidas e questionamentos. Procurar tirar dúvidas do conteúdo anterior antes de o professor iniciar outro.

Em casa: No livro didático, fazer a leitura do assunto a ser tratado na próxima aula. Registrar as dúvidas e levá-las para a sala de aula. Após a aula, fazer uma nova leitura. Fazer os exercícios marcados do livro didático. Não esperar “acumular matéria” para fazer as atividades. Usar a biblioteca da escola.

AVALIAÇÃO: - 2 avaliações objetivas de 8 questões cada, no valor de 8,0 pontos cada. - 1 avaliação discursiva com 4 questões no valor de 8,0 pontos. - Atividades em sala, para casa, laboratório e Projetos: 6,0 pontos.

- Simulado valendo 5,0 pontos.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Geografia Professor: Daniel Moreira Série: 2ª Segmento: Ensino Médio

OBJETIVOS

Propiciar que o aluno tenha uma visão abrangente do funcionamento do capitalismo, sua importância na produção do espaço geográfico, suas contradições e influências no modo de vida contemporâneo, por meio da dinâmica demográfica e do processo de urbanização.

EIXO TEMÁTICO III: Capitalismo

Capitalismo e Fases do Capitalismo

Mundo Socialista (Espacialização)

Subdesenvolvimento

Ordem Mundial Vigente (Estado do Bem-Estar Social. Neoliberalismo)

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Analisar o capitalismo e suas transformações históricas, sociais e espaciais, relacionando a evolução do sistema da 1ª Revolução Industrial até os dias atuais;

Analisar a desigualdade entre os países na inserção da economia mundial (DIT);

Identificar, contextualizar e analisar os principais blocos econômicos no mundo;

Analisar as potencialidades do BRICS e sua importância na economia mundial;

Analisar a desigualdade e a exclusão no Brasil e no mundo;

Analisar as dinâmicas das redes em diferentes escalas.

Trabalho com atualidades como eixo norteador da discussão: Políticas de Austeridade no Brasil e no mundo.

Utilizar um processo atual e que é vivenciado e discutido atualmente pelos alunos para abstraírem conceitos acerca do capitalismo.

Eixo temático IV: Globalização.

O que é Globalização?

As fases da Globalização

Sistemas de produção capitalistas (Taylorismo, Fordismo, Toyotismo)

Uberização e economia compartilhada

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Analisar a ligação entre o comércio, o processo de globalização e o papel do capital no mercado financeiro, principalmente o jogo especulativo;

Por uma outra globalização e a globalização no cotidiano.

Trabalho de mídias com foco na temática e na relação da globalização nos esportes e sua espacialização.

Avaliar o papel das inovações tecnológicas na esfera da produção de bens e serviços, que possibilitaram a mundialização do mercado financeiro e do consumo, criando novos meios de comunicação e o comércio virtual;

Comparar o comércio realizado pelos países centrais, pelos países subdesenvolvidos e pelos mercados emergentes;

Analisar as questões que afetam, diferentemente, toda a superfície terrestre, a população, a sociedade e a ordem política e econômica mundial.

ATUALIDADES GEOGRÁFICAS / GEOGRAFIA DO COTIDIANO

Trabalho de atualidades sobre as políticas de Austeridade fiscal no Brasil e no mundo.

Trabalho de atualidades sobre economia de compartilhamento e sua relação socioespacial na atualidade. Como as empresas como Uber, Airbnb, entre outras, mudam a lógica do sistema global por meio do compartilhamento de capital.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS DE ESTUDO

Em sala - Anotar, no caderno, todas as informações disponibilizadas pelo professor através de qualquer meio – multimídia, quadro, exposição oral do professor. - Participar das aulas expositivas e dialogadas com questionamentos e perguntas. - Participar de atividades orientadas em duplas e grupos. - Participar de debates e seminários.

Em casa - Rever a matéria já trabalhada em sala com o auxílio do livro didático adotado. - Registrar as dúvidas e apresentá-las ao professor na aula seguinte. - Realizar as atividades para casa. - Realizar a leitura de textos selecionados e disponibilizados pelo sistema e/ou impresso. DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS 1ª avaliação objetiva – 8 2ª avaliação objetiva – 8 3 ª avaliação discursiva – 8 Trabalho em grupo sobre esportes e mídia – 3 Simulados: 5 Atividades de para casa/em sala – 3

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: História Professor: Robinson Alves Série: 2ª Segmento: Ensino Médio

OBJETIVOS Compreender o panorama social e político do século XVIII e seus desdobramentos no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, bem como analisar a transformação nos processos produtivos nesses mesmos espaços e nesse tempo.

TEMA Brasil – Século XVIII: Sociedade Mineradora Reflexos na atualidade Tragédia de Mariana: 1 ano de descaso

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Explicar o panorama da sociedade colonial patriarcal e escravista;

Analisar o processo de expansão territorial para além dos limites de Tordesilhas;

Analisar as especificidades políticas, econômicas e sociais da região mineradora.

TEMA Iluminismo Reflexos na atualidade O sistema político brasileiro O republicanismo na América do século XXI

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Caracterizar pensamento liberal quanto aos valores políticos, econômicos e sociais;

Relacionar as ideias iluministas ao processo revolucionário francês;

Reconhecer traços do iluminismo na política contemporânea.

TEMA Revolução Francesa Reflexos na atualidade O cidadão trabalhador: A Reforma Trabalhista no Brasil

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Explicar as linhas gerais da evolução política da França, ao longo dos séculos XVII e XVIII;

Identificar os legados civis relacionados à Revolução Francesa.

TEMA Rebeliões Coloniais no Brasil A) Guerra dos Mascates B) Revolta de Beckman C) Inconfidência Mineira D) Conjuração Baiana

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Identificar as principais motivações e propostas dos nativistas e separatistas nos conflitos coloniais.

TEMA: Independências na América A) Estados Unidos (1776) B) Haiti (1798) C) América Espanhola (1810-1825) D) Brasil (1792-1822) Reflexos na atualidade As identidades do Brasil: a construção desigual do poder

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Relacionar as mudanças da política inglesa na administração colonial e o processo de emancipação das Treze Colônias;

Analisar o modelo político implementado após a emancipação das Treze colônias;

Relacionar a expansão napoleônica na Europa com a emancipação da América Espanhola;

Analisar o modelo de organização política das colônias hispânicas após a emancipação;

Identificar as peculiaridades do movimento de independência do Haiti;

Analisar o contexto europeu que motivou a transferência da corte portuguesa para o Brasil;

Analisar a organização da administração joanina, sob forte influência inglesa, e seus reflexos políticos na emancipação política brasileira;

Reconhecer a existência de manifestações de descontentamento com proposições separatistas em relação à política centralizadora no centro sul do país.

TEMA: Brasil - Primeiro Reinado (1822-1831) Reflexos na atualidade Governo Temer: um novo poder moderador?

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Reconhecer os arranjos políticos necessários para a concretização do processo de emancipação política;

Relacionar organização do Estado e a exclusão política da maioria dos brasileiros;

Identificar e caracterizar as elites brasileiras no Império, seus interesses e projetos políticos.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO Em sala:

Anotações frequentes sobre o conteúdo ministrado nas aulas, como elemento facilitador da construção de uma linha de estudos coerente e processual;

Leitura, análise e interpretação de textos, imagens, tabelas, gráficos, mapas relativos ao conteúdo;

Análise de reportagens e fatos atuais, destacando as relações de semelhança/diferença e continuidade/ruptura entre o passado e o presente;

Interpretação, discussão, análise e síntese de trechos de filmes;

Desenvolvimento de trabalhos individuais, em duplas e grupos, seguidos de exposições orais e debates. Em casa: Pesquisas, leitura do livro didático e de anotações feitas no caderno, além de eventuais textos extras e execução de exercícios relacionados ao conteúdo. Sugestões bibliográficas: BASSANEZI, Carla; PINSKY, Jaime (Org.). História da Cidadania. Contexto. OLIC, Nelson Bacic; CANEPA, Beatriz. África: Terra, sociedades e conflitos. São Paulo: Moderna, 2004. VAINFAS, Ronaldo. História. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. Volume único.

AVALIAÇÃO: Três avaliações no valor de 8,0 pontos cada (questões objetivas e discursivas), totalizando 24 pontos. Atividades no valor total de 6 pontos: - 3 pontos computados para a atividade “Dança: Cultura, História e Conflitos em movimento”, em parceria com a disciplina de Educação Física. - 2 pontos computados para a atividade “A identidade do Brasil no século XIX a partir do olhar literário”, em parceria com a disciplina de Literatura. - 1 ponto para atividade desenvolvida a partir do projeto “Cabeças que pensam, atitudes que movem”. Simulados: - 2 pontos – Simulado APP Prova. - 3 pontos – Simulado interno.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Laboratório de Física Professor: Patrick Bonnereau Série: 2ª Segmento: Ensino Médio

OBJETIVOS

Aprimorar o entendimento do conteúdo visto em sala de aula;

Reconhecer a conexão entre os conhecimentos de áreas diferentes;

Participar de atividades sociointerativas e transdisciplinares;

Relacionar os conceitos/conteúdos e a vida/carreira;

Aplicar a criatividade no enfrentamento dos problemas;

Integrar conhecimentos de áreas distintas na investigação/solução dos problemas propostos.

TEMA:

Mecânica

Leis de Newton

Trabalho e Energia

Quantidade de Movimento

Movimento circular

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Propor estratégias para solução de problemas;

Modificar um objeto de uso cotidiano para um novo uso;

Explorar instrumentos de medida propondo novos usos;

Discutir problemas em grupo;

Compartilhar conhecimento com os colegas;

Assumir a liderança nas atividades alternadamente;

Reconhecer as propriedades naturais estudadas em sala dos fenômenos observados nas práticas;

Manusear com segurança objetos delicados (vidrarias) ou perigosos (fogo).

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO

No laboratório:

1. Durante os encontros, as atividades serão conduzidas segundo um dos três formatos possíveis – listados abaixo. 2. A escolha de uma ou outra estratégia dependerá de disponibilidade de recurso e tempo. 3. As aulas sempre terão um momento de fechamento, qualquer que seja o modelo aplicado.

Práticas Seguindo o modelo já bastante difundido em laboratórios, as práticas são bem guiadas e úteis à verificação de fenômenos. Os roteiros guiam o aluno, que executa o que já estava estabelecido.

Demonstração As demonstrações servem às situações em que se tem pouco tempo para tratar um tema (condução do professor) ou quando não há recursos (material/ espaço) para que todos os alunos realizem por si a atividade.

Investigação Os alunos recebem a incumbência de investigar um fenômeno e levam consigo um kit para utilizar com esse propósito. O grupo deve desenvolver estratégias para a investigação. O professor orienta o processo.

Em casa:

O estudante receberá atividades complementares, as quais poderá fazer on-line.

Sugestão bibliográfica:

HEWITT, Paul. Fundamentos de Física Conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2009. (Será disponibilizado um por grupo nas bancadas) VERMA, Surendra. Ideias geniais: os principais teoremas, teorias, leis e princípios científicos de todos os tempos. São Paulo: Ed. Gutemberg, 2011. PIRES, Antônio. Evolução das ideias de Física. São Paulo: Livraria da Física, 2008.

AVALIAÇÃO: Os pontos de atividades serão distribuídos entre trabalhos, exercícios em sala e em casa, projetos, trabalhos, práticas, tarefas, etc., ou seja, todas as atividades de sala e de laboratório desenvolvidas na etapa. 0 ponto: Não entregou o que foi pedido; 1 ponto: Entregou parcialmente ou fora do prazo; 2 pontos: Atendeu à proposta.

Ao final da etapa, uma planilha fará a média simples de todas as entradas e esta será a nota final do aluno. A avaliação é individual, mesmo que a atividade seja em grupo.

Atividades avaliativas:

1. Mural Descoberta. 2. Relatórios (quando solicitados). 3. Participação em atividades em grupo (quando couber). 4. Pesquisas. 5. Deveres de casa.

6. Atividades em sala.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Literatura Professor: Anselmo Luiz Pereira Campos Série: 2ª Segmento: Ensino Médio

A) TEMAS E TÓPICOS:

Literatura Brasileira: Romantismo.

Poesia social no Brasil.

Prosa romântica no Brasil.

B) SUBTÓPICOS:

A poesia social na França;

A poesia social no Brasil;

Poesia do Romantismo - Terceira Geração: Castro Alves;

História da prosa no Romantismo brasileiro;

Prosa do Romantismo - José de Alencar;

Tipos de romance;

Romance urbano.

C) HABILIDADES EM FOCO

Relacionar o texto literário ao contexto social, histórico e político de sua produção;

Relacionar obras literárias aos contextos sociais e culturais em que se situam;

Inferir, em obras do domínio literário, valores, sentidos e julgamentos decorrentes de um dado contexto social e histórico;

Analisar razões históricas, filosóficas, sociais e culturais que contextualizam e alteram uma estética literária;

Reconhecer, nos textos da estética romântica, marcas de uma estética brasileira e de identidade nacional;

Analisar a importância do movimento romântico literário brasileiro para a formação da consciência crítica e política nacional;

Elaborar textos orais e escritos de análise e apreciação de textos literários sobre a Terceira Geração do Romantismo e sobre a prosa romântica;

Inferir efeitos de sentido decorrentes dos recursos expressivos explorados pelo “eu” lírico na poesia da estética romântica, sobretudo os efeitos políticos;

Analisar representações do negro e da mulher em textos literários da Terceira Geração do Romantismo e na prosa romântica do século XIX;

Caracterizar a contribuição dos principais autores da prosa romântica nacional do século XIX para a literatura brasileira;

Relacionar intertextualmente textos literários da Terceira Geração do Romantismo e da prosa romântica a outras manifestações literárias e culturais de épocas diferentes;

Posicionar-se, como pessoa e como cidadão, frente a valores, ideologias e propostas estéticas representadas em obras literárias de poesias românticas;

Elaborar textos orais e escritos de análise e apreciação de textos literários da Terceira Geração do Romantismo e da prosa romântica;

Analisar, em textos contemporâneos, a presença de elementos da estética da Terceira Geração do Romantismo e da prosa romântica.

D) SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Em sala: Participações ativas nas situações de aprendizagem apresentadas por meio de questionamentos, resolução de situações-problemas,

envolvimento nas atividades propostas e manutenção de atitude de curiosidade e responsabilidade, sobretudo com as leituras indicadas.

Em casa: Realização das tarefas orientadas para serem feitas em casa, como pesquisas, leituras, atividades e outras. Manutenção de postura constante de estudo, registro, diagnóstico, envolvimento e leitura. Obs.: Tanto em sala quanto em casa, os alunos poderão utilizar o ConeCSA para trabalho teórico ou prático com a literatura.

E) AVALIAÇÃO: DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS

1) Avaliação Objetiva 1 – 8,0 pontos

2) Avaliação Objetiva 2 – 8,0 pontos

3) Avaliação Discursiva – 8,0 pontos

4) Atividade Literatura – 3,0 pontos

5) Atividade Literatura e História - 3,0 pontos

6) Simulado - 5,0 pontos Obs.: Este documento é flexível e pode sofrer alterações ao longo da etapa.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Jean Santos Otoni Série: 2ª Segmento: Ensino Médio

A) TEMAS E TÓPICOS

Compreensão de gêneros discursivos orais e escritos, verbais e não verbais, impressos e digitais e sua relação com a cultura

• Discurso (expositivo, argumentativo, narrativo e instrucional); • Contexto de produção e de circulação dos gêneros selecionados; • Gêneros textuais: resenha, artigo de opinião, cartas, anúncio publicitário, conto, cartum, charge, tirinha e crônica; • Coerência temática; • Textualização do discurso (expositivo, argumentativo, narrativo e instrucional).

Apropriação da língua, do seu funcionamento e uso reflexivo da língua e sua relação com o patrimônio linguístico nacional e cultural

• Regência verbal e nominal; • Concordância verbal e nominal; • Emprego de pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e relativos; • Emprego de preposições e conjunções.

B) SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Em sala: Participações ativas nas situações de aprendizagem apresentadas por meio de questionamentos, resolução de situações-problemas, envolvimento nas atividades propostas e manutenção de atitude de curiosidade e responsabilidade.

Em casa: Realização das tarefas orientadas para serem feitas em casa, como pesquisas, leituras, atividades, registros e outras. Manutenção de postura constante de estudo, registro e envolvimento.

C) AVALIAÇÃO O processo de avaliação nesta disciplina é qualitativo e quantitativo e se dá por meio da correção de cadernos, da observação, de provas e atividades diversas, que pretendem identificar as habilidades desenvolvidas ao longo da etapa. A avaliação será tratada como ferramenta do processo de ensinar e aprender.

DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS

Avaliações objetivas: serão aplicadas 2 avaliações com questões objetivas, cada uma no valor de 8,0 pontos, totalizando 16,0 pontos.

Avaliação discursiva: será aplicada 1 avaliação com questões discursivas, no valor de 8,0 pontos.

Atividades da disciplina serão avaliadas em 6,0 pontos; ao final, será feita uma média aritmética das notas obtidas.

Simulado será avaliado em 5,0 pontos.

A ortografia, nas questões discursivas, será avaliada mediante critérios previamente estabelecidos por professor e alunos em sala de aula. O aluno poderá perder pontos nessas questões caso sua escrita não se adeque aos critérios predeterminados. Obs.: Este documento é flexível e pode sofrer alterações ao longo da etapa.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: MATEMÁTICA Professor: RENATO FRADE Série: 2ª Segmento: ENSINO MÉDIO

OBJETIVOS

Resolver problemas aplicando as relações fundamentais entre as razões trigonométricas. Utilizar a linguagem matricial e as operações com matrizes como instrumento para interpretar dados, relações e equações. Utilizar o cálculo de determinantes para a resolução e discussão de sistemas lineares.

TEMA: TRIGONOMETRIA (Capítulos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7) Razões trigonométricas de um ângulo agudo. Razões trigonométricas no triângulo retângulo. Seno e cosseno de ângulos suplementares. Lei dos cossenos. Lei dos senos. Área de um triângulo qualquer. Circunferência: arco, ângulo central, comprimento. Ciclo trigonométrico. Seno, cosseno e tangente de um arco. Secante, cossecante e cotangente de um arco. Equações trigonométricas. Identidades trigonométricas. Valor numérico de uma expressão trigonométrica.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Desenvolver o conceito de razões trigonométricas no triângulo retângulo.

Resolver problemas aplicando as relações fundamentais entre as razões trigonométricas.

Reconhecer e aplicar a lei dos cossenos e a lei dos senos na resolução de triângulos.

Expressar a medida de um ângulo em graus e radianos.

Conceituar seno, cosseno e tangente no arco (para ângulos de 0º a 360º).

Desenvolver o conceito de cotangente, secante e cossecante de um arco.

Reduzir arcos ao primeiro quadrante.

Construir, ler e interpretar gráficos das funções seno, cosseno e tangente.

Resolver equações trigonométricas.

Resolver e simplificar expressões trigonométricas.

TEMA: MATRIZES (Capítulo 8) Conceito de matriz. Matriz quadrada. Igualdade de matrizes. Adição e subtração de matrizes. Multiplicação de um número real por uma matriz. Multiplicação de matrizes. Inversa de uma matriz.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Desenvolver o conceito de matriz.

Representar e interpretar uma tabela de números como uma matriz, identificando seus elementos e os tipos mais frequentes de matrizes.

Interpretar e realizar operações com matrizes.

Reconhecer e aplicar as propriedades das operações com matrizes.

Determinar as matrizes transposta, simétrica, oposta, antissimétrica e a matriz inversa de uma matriz dada.

TEMA: DETERMINANTES (Capítulo 10)

Determinante de uma matriz quadrada.

Determinante de uma matriz de 2ª ordem.

Determinante de uma matriz de 3ª ordem – Regra de Sarrus.

Cofator.

O teorema de Laplace.

Determinante de uma matriz de ordem maior que 3 (priorizando propriedades).

Propriedades e teoremas.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Conceituar determinante de uma matriz quadrada e cofator de seus elementos.

Calcular o determinante de uma matriz de 1ª, 2ª e 3ª ordem.

Calcular um determinante pela regra de Sarrus e o teorema de Laplace.

Calcular o determinante de uma matriz de Vandermonde.

Aplicar as propriedades dos determinantes e os teoremas de Jacobi e de Binet.

TEMA: SISTEMAS LINEARES (Capítulo 9)

Regra de Cramer.

Classificação e resolução de um sistema linear por escalonamento.

Discussão de um sistema linear.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Construir e identificar equações lineares e sistemas lineares.

Classificar sistema linear.

Utilizar a linguagem matricial e as operações com matrizes como instrumento para interpretar dados, relações e equações.

Utilizar o cálculo de determinantes, a regra de Cramer e o escalonamento para a resolução e discussão de sistemas lineares.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO

Em sala: Participar ativamente das atividades propostas e das correções de exercícios. Em casa: Fazer as atividades propostas, listar possíveis dúvidas para que o professor, durante a correção dos exercícios, esclareça-as; ler o livro. Sugestão Bibliográfica: DANTE, L.R. Contexto e Aplicações. v.2. São Paulo: Ática, 2011.

AVALIAÇÃO

Avaliações trimestrais, simulado, lista de exercícios, Circuito ENEM e atividades em grupo. DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS: - avaliação objetiva: 8,0 pontos - avaliação objetiva: 8,0 pontos - avaliação discursiva: 8,0 pontos - 1º Simulado Físico APP Prova: 2,0 pontos - 1º Simulado CSA – Contagem: 3,0 pontos - atividades diversas: 6,0 pontos (média aritmética das atividades a serem desenvolvidas).

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Produção de Textos Professor: Jean Santos Otoni Série: 2ª Segmento: Ensino Médio

OBJETIVOS

Fazer uso da língua em diversas situações sociais, sabendo assumir a palavra e produzir textos, tanto orais como escritos, adequados aos destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados;

Ser capaz de produzir textos coesos e coerentes, de usar a linguagem adequada, de atender ao gênero pedido e de ser pertinente ao tema proposto.

CONTEÚDOS

Produção de textos escritos: carta argumentativa, depoimento, resenha e artigo de opinião;

Produção de texto oral seminário;

Mecanismos de coesão referencial e articulação frasal;

Modalizadores linguísticos;

Argumentação e contra-argumentação;

A regência verbal e nominal no português padrão e não padrão;

O texto dissertativo-argumentativo.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO Em sala

Mantenha seu caderno organizado e em dia.

Registre as anotações passadas no quadro pelo professor. Elaboração de textos

Leia as propostas antes de proceder à escrita do texto;

Planeje o que você pretende escrever, considerando a situação comunicativa proposta;

Elabore o seu texto, tendo ao lado um dicionário;

Revise seu texto antes de apresentá-lo;

Reescreva seu texto quando solicitado, observando as orientações da correção. Em casa

Ao fazer as atividades, sinalize as questões que geraram dúvidas. Lembre-se: acúmulo de dúvidas é acúmulo de problemas.

Ao ler os textos entregues, utilize um marca-texto para grifar as partes que se destacam.

Marque as palavras desconhecidas e procure inferir o seu sentido de acordo com o contexto. Caso isso não seja possível, consulte o dicionário.

AVALIAÇÃO O processo de avaliação, nesta disciplina, é qualitativo e quantitativo e se dá por meio da correção de cadernos, observação, provas e atividades diversas que pretendem identificar as habilidades e competências desenvolvidas ao longo da etapa.

Avaliações: serão aplicadas 02 avaliações no valor de 10,0 pontos, totalizando 20,0 pontos.

As atividades da disciplina e a pasta serão avaliadas em 4,0 pontos.

Simulados: serão aplicadas 02 propostas de redação no valor de 3,0 pontos, totalizando 6,0 pontos.

Coletânea: os textos produzidos serão avaliados em 5,0 pontos.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: QUÍMICA Professor(a): Raquel Malta Série: 2ª Segmento: Ensino Médio

OBJETIVOS:

Compreender a relação entre conceitos químicos e suas aplicações no cotidiano.

Aplicar a proporcionalidade na execução de cálculos.

Compreender e relacionar a energia envolvida nas transformações físicas e químicas.

TEMA: Concentração das soluções

O fenômeno da dissolução.

Solubilidade.

Concentração das soluções: g/L, mol/L, percentuais e ppm.

Diluição de solução.

Mistura de soluções com reação química.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Interpretar o conceito de solução.

Interpretar o conceito de coeficiente de solubilidade.

Explorar os tipos mais comuns de concentração e a relação desses com o cotidiano.

Reconhecer as soluções do cotidiano a partir da análise de rótulos de produtos.

Explorar medidas e relações proporcionais.

Executar cálculos envolvendo reações químicas e soluções.

TEMA: Propriedades Coligativas

Pressão máxima de vapor.

Pressão máxima de vapor e temperatura de ebulição.

Gráficos de pressão x temperatura.

Temperatura de congelamento.

Propriedades coligativas e as soluções.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Conceituar pressão máxima de vapor.

Relacionar a pressão máxima de vapor com a temperatura de ebulição e de congelamento.

Analisar gráficos de pressão de vapor x temperatura para diferentes sistemas.

Interpretar a variação das propriedades de um solvente com a adição de um soluto não volátil.

TEMA: Termoquímica

Calor e temperatura.

Processos endotérmicos e exotérmicos.

Conceito e gráficos de entalpia.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Distinguir o conceito de calor e temperatura.

Interpretar as relações entre uma transformação e o calor associado ao processo.

Analisar diagramas de energia.

Relacionar a mudança de estado físico com a energia envolvida.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO: Em sala: anotações da matéria dada, atividades em grupo, realização de atividades no laboratório de química. Em casa: rever a matéria exposta pelo professor no dia, realizar os exercícios propostos, associar os conceitos químicos aos materiais do cotidiano, leitura do livro didático e artigos de revista e jornais relacionados à química. Sugestão bibliográfica complementar: os livros indicados encontram-se disponíveis na biblioteca da escola USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química volume único. 9ª edição. São Paulo: Saraiva, 2013. PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo do Leite. Química na abordagem do cotidiano, volume único. 3ª edição. São Paulo: Moderna, 2007. NOVAIS, Vera. Química 2. São Paulo: Escala Educacional, 2010.

AVALIAÇÃO: Exercícios em sala, testes diagnósticos, atividades realizadas em casa, simulados e avaliações. Distribuição de pontos:

duas avaliações objetivas (8,0 pontos cada)

uma avaliação discursiva (8,0 pontos)

simulado (5,0 pontos)

Avaliação prática (2,0 pontos)

Projeto interdisciplinar (2,0 pontos)

Atividades diversas - média aritmética de todas as atividades realizadas durante a etapa (2,0 pontos)