Unimed Cerrado em foco - n.51 (2007)

8
Unimed Cerrado INFORMATIVO DA FEDERAÇÃO DAS UNIMEDS DOS ESTADOS DE GOIÁS E TOCANTINS Nº 51 - ANO XI - SETEMBRO/NOVEMBRO 2007 anos Quatro décadas de sucesso Sistema Unimed chega aos 40 anos com um histórico de muitas conquistas e sucesso do qual a Unimed Cerrado se orgulha de fazer parte em foco unimed mont.qxp 8/2/2008 15:15 Page 1

description

Jornal n.51, set./nov. 2007

Transcript of Unimed Cerrado em foco - n.51 (2007)

Page 1: Unimed Cerrado em foco - n.51 (2007)

Unimed CerradoINFORMATIVO DA FEDERAÇÃO DAS UNIMEDS DOS ESTADOS DE GOIÁS E TOCANTINS

Nº 51 - ANO XI - SETEMBRO/NOVEMBRO 2007

anos

Quatro décadas de

sucesso

Sistema Unimed chega aos 40 anos com um histórico de muitasconquistas e sucesso do qual a Unimed Cerrado se orgulha de fazer parte

em foco

unimed mont.qxp 8/2/2008 15:15 Page 1

Page 2: Unimed Cerrado em foco - n.51 (2007)

UnimedCerrado

2. setembro/novembro 2007

Ao chegarmos ao final de mais um ano, pareceinevitável fazermos um balanço dos mesespassados. E o saldo de 2007, sem dúvida, é

muito positivo para o Sistema Unimed. Afinal,estamos comemorando 40 anos de trabalho, lutas,planos, algumas decepções e muitas conquistas.

Uma trajetória nascida do sonho de um grupo demédicos santistas e que resulta, hoje, na maiorcooperativa de saúde do mundo. Também na maior

estrutura de saúde suplementar do Brasil, país ondecerca de 40 milhões de pessoas dependem da assistência médico-hospitalar privada.

A conquista pela Unimed, há 14 anos consecutivos, do primeiro lugarna pesquisa Folha Top of Mind, como a marca da categoria planos desaúde mais lembrada pelos clientes, é apenas uma das provas que osistema cooperativista deu certo. Com 28 anos de atuação na área docooperativismo médico, sabemos que não poderia ser diferente.

Sempre acreditamos na força do cooperativismo. Na Unimed Cerrado,que se orgulha de fazer parte das quatro décadas de história da Unimed,estamos trabalhando para fortalecer o sistema cooperativista em Goiás eno Tocantins.

Neste ano, a Unimed Cerrado promoveu dois grandes eimportantes seminários para discutir a relação com o mercado e ointercâmbio entre as cooperativas, temas fundamentais para oaperfeiçoamento do trabalho e o desenvolvimento das Singulares. Aindapromovemos encontros, debates e cursos para a capacitação de nossoscolaboradores e cooperados.

Em 2007, a Unimed Cerrado também cresceu como operadora,ampliando sua carteira, bem atendendo e satisfazendo seus clientes. Em2008, queremos dar seqüência a esse trabalho e ir além.

Sabemos que temos desafios pela frente. O cumprimento dasnovas exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),como a adequação ao novo rol de procedimentos, é apenas um deles epoderá exigir esforços extras das cooperativas. E a Unimed Cerrado estáe estará sempre ao lado de suas Singulares e de todo o Sistema Unimednessa luta em busca da excelência, do fortalecimento do cooperativismomédico e do bom atendimento ao cliente.

Feliz Natal e muita saúde,

conquistas e realizações em 2008!

Dr. José Abel Ximenes

Presidente da Unimed Cerrado

UUmm bbaallaannççoo((mmuuiittoo)) ppoossiittiivvoo

ÍÍNNDDIICCEEUnimed: muito a comemorar

�As comemorações dos 40 anos daUnimed de Santos marcam a

celebração das quatro décadas de sucessodo Sistema Unimed e sua consolidaçãocomo a maior cooperativa de saúde domundo. Página 3

Seminário: intercâmbio:

�Um seminário promovido, emsetembro, pela Unimed Cerrado

abordou o intercâmbio e o novo manualdo Sistema Unimed, em vigor desdenovembro. O público aprovou o evento.Página 4

AINDA NESTA EDIÇÃO

GPA: melhor atendimento...........Página 6ANS: reunião...............................Página 7

DDiirreettoorriiaa DDiirreettoorr PPrreessiiddeennttee:: Dr. José Abel Ximenes

DDiirreettoorr AAddmmiinniissttrraattiivvoo--FFiinnaanncceeiirroo:: Dr. Luiz Antônio Fregonesi

DDiirreettoorr ddee MMeerrccaaddoo:: Dr. Jonas Ubirajara Husni

Unimed Cerrado em FocoÓrgão informativo da Unimed CerradoNúmero 51 Ano XI Setembro/Novembro 2007

JJoorrnnaalliissttaa RReessppoonnssáávveell:: Rosane Rodrigues da Cunha

MTb 764/JP Fone (62) 9975 4316

[email protected]

DDiiaaggrraammaaççããoo ee aarrttee:: Caio César

TTiirraaggeemm:: 5 mil exemplares

As matérias assinadas são de responsabilidade

de seus autores e não refletem, necessariamente,

a opinião do Unimed Cerrado em Foco

UUNNIIMMEEDD CCEERRRRAADDOO (Federação das Unimeds dos

Estados de Goiás e Tocantins)

Rua 8-A, número 111,

Setor Aeroporto, Goiânia - Goiás

CEP 74075-240 Fonefax (62) 3221 5100

www.unimedcerrado.com.br

UnimedCerrado

unimed mont.qxp 8/2/2008 15:15 Page 2

Page 3: Unimed Cerrado em foco - n.51 (2007)

UnimedCerrado

37ª Convençăo

3. setembro/novembro 2007

Parabéns

Fundada em 18 de dezembro de1967, a Unimed Santos anteci-pou as comemorações de

seus 40 anos com uma festa que reu-niu as principais lideranças do coope-rativismo médico brasileiro, autori-dades da área da saúde e da esferapolítica. A solenidade, realizada emSantos (SP) no dia 1º de dezembro,festejou não só a fundação da primei-ra cooperativa médica do País, mas onascimento da maior cooperativa desaúde do mundo: o Sistema Unimed.

O presidente da Unimed Cerra-do, José Abel Ximenes, participoudas celebrações do aniversário dacooperativa pioneira da Unimed, sis-tema que hoje congrega 103 mil mé-dicos e beneficia 14,4 milhões deusuários por meio de 378 singulares

espalhadas por 75% do território na-cional. "Não estamos comemorandoapenas o aniversário da UnimedSantos, mas celebrando a criaçãodo Sistema Unimed", enfatizou opresidente da Unimed Santos, Rai-mundo Macedo.

E a Unimed tem muito a come-morar. Idealizada pelo então presi-dente do Sindicato dos Médicos deSantos, Edmundo Castilho, e 23 co-operados, que buscavam combater aproletarização do médico e asseguraruma assistência de qualidade aos pa-cientes, a pequena cooperativa san-tista venceu os obstáculos e se tor-nou o berço da maior estrutura suple-mentar de saúde do Brasil. E a Uni-med Cerrado orgulha-se de fazer par-te dessa história.

Representantes de Unimeds detodo o País participaram em Natal(RN) da 37ª Convenção NacionalUnimed, que, a partir do temaUnidos pela Excelência, debateuassuntos como a conquista e asatisfação dos clientes, a regula-mentação dos planos de saúde e aimportância da marca para asempresas. O principal evento doSistema Unimed foi realizado entre10 e 13 de outubro.

Goiás e Tocantins marcarampresença com a participação do

presidente da Unimed Cerrado,José Abel Ximenes, do diretor Admi-nistrativo-Financeiro, Luiz AntonioFregonesi, do diretor de Mercado,Jonas Ubirajara Husni, e dedirigentes e representantes de 12cooperativas médicas dos doisEstados. Os debates aconteceramem clima de descontração, como asimulação de um julgamento daLei 9656/98. Não houve consenso,mas defesa e acusação proporcio-naram muitas reflexões sobre aregulamentação do setor de saúde

suplementar.A programação também in-

cluiu cursos e seminários. Ao fi-nal, a convenção reforçou a ne-cessidade de união das coopera-tivas médicas. "Se mantivermosum objetivo único, seremos im-batíveis", disse Celso Barros,presidente da Unimed do Brasil.

Em comemo-ração ao Dia doMédico, celebra-do em 18 de ou-tubro, o presiden-te da UnimedCerrado, JoséAbel Ximenes, foihomenageadopela AssociaçãoMédica de Goiás(AMG) com a ou-torga, no dia 19,da Comenda de

Honra ao Mérito daAMG Dr. Luiz Rassi.

Natural de Crateús (CE),ele formou-se em medicina naUniversidade Federal de Goiás(UFG), em 1976. Especialistaem Gastroenterologia e em En-doscopia Digestiva, é mestrepelo Instituto de Patologia Tro-pical e Saúde Pública da UFG,professor da Faculdade de Me-dicina da UFG e membro daAcademia Goiana de Medicina.

Foi diretor e membro funda-dor do Sindicato dos Médicos

de Goiás, conselheiro por doismandatos do Conselho Regio-nal de Medicina do Estado deGoiás e ex-presidente da AMG.Há 28 anos, se dedica aocooperativismo médico, tendose consagrado como uma dasgrandes lideranças cooperati-vistas em Goiás e reconhecidanacionalmente.

Especialista em Gestão deCooperativas de Saúde, foipresidente da Aliança Coopera-tivista Nacional Unimed econselheiro fiscal, conselheirotécnico, vice-presidente e presi-dente Unimed Goiânia. Em suagestão, fundou a Usimed e aUnicred Goiânia, hoje UnicredCentro Brasileira.

Na presidência da UnimedCerrado, fundou a Univendas(Cooperativa dos Promotoresde Vendas). Casado com aodontóloga Margareth, é paido médico Rodrigo, do forman-do em medicina Rafael e doacadêmico de Administração,Renato.

Unimedcomemora

A celebração da fundação da Unimed Santos marca também as quatro décadas de criação do Sistema Unimed

Com um número recorde de convencionais,

o principal evento do Sistema discutiu esses

4400 anos

A busca da união e da excelência

Ximenes é homenageado pela AMG

RRaaiimmuunnddoo MMaacceeddoo,, EEddmmuunnddoo CCaassttiillhhoo ee JJoosséé AAbbeell XXiimmeenneess:: ccoommeemmoorraaççããoo

unimed mont.qxp 8/2/2008 15:15 Page 3

Page 4: Unimed Cerrado em foco - n.51 (2007)

UnimedCerrado

4. setembro/novembro 2007

Intercâmbio

O mercado exige

competênciaNo encerramento do

1º Seminário deIntercâmbio, o consultorEduardo Corceliinformou, motivou edivertiu o público comuma palestra sobre omercado de trabalho e aqualificaçãoprofissional. Segundoele, o maior desafio doprofissional, hoje,independentemente desua área de atuação, éser desejável no mercado.

"E para isso, competência éfundamental", alertou o consultor, quedefine a competência como o resultado dasoma de saber, saber fazer e ter atitude. Deacordo com Eduardo Corseli, osprofissionais devem cuidar da carreira,buscar ampliar seus conhecimentos, estarsempre atualizados e prontos para trabalharem equipe, pois o mercado está altamentecompetitivo.

Ele explica que, atualmente, o bomprofissional não é apenas o que sabe fazer,mas o que faz melhor. "E ter atitude ajuda oprofissional a se destacar no mercado",afirma Eduardo Corseli, para quem teratitude é ter vontade de aprender sempre,ter prazer em trabalhar e não deixar paraamanhã o que pode ser feito hoje.

Para esclarecer dúvidas de seus diri-gentes e colaboradores sobre o novoManual de Intercâmbio do Sistema

Unimed, que entrou em vigor no dia 1º denovembro, a Unimed Cerrado promoveu, nodia 29 de setembro, seu 1º Seminário de In-tercâmbio. No evento, realizado em Goiânia,os participantes conheceram as principaismudanças inclusas no manual e puderamsanar dúvidas sobre essa troca de infor-mações entre as cooperativas, que garanteo atendimento aos clientes Unimed em todoo território nacional e é considerada um dosprincipais diferenciais do sistema.

"O intercâmbio é o maior diferencial etambém o maior ponto de conflito do Siste-ma Unimed", observou o presidente da Uni-med Cerrado, José Abel Ximenes, ao abrir oencontro que reuniu 107 colaboradores e di-rigentes de cooperativas de Goiás e Tocan-tins. Para ele, tudo o que parece um proble-ma deve ser encarado como um desafio aser vencido.

A fim de orientar os participantes a ven-cer o desafio do intercâmbio, a consultora daUnimed do Brasil, Maria do Carmo Massarel-li Hernandes, detalhou as principais mu-danças trazidas pela nova versão do manual(leia mais na página 5). Antes da palestra de-la, o superintendente de TI da Unimed doBrasil, Mauro Back, falou sobre a importân-cia da união das cooperativas e do respeito

às lideranças eleitas para o fortalecimentodo Sistema Unimed.Em outra palestra, Mauro Back recorreu aobom humor e a brincadeiras com os partici-pantes para explicar a implantação do siste-ma que mexeu com o setor de saúde suple-mentar em 2007: o Tiss (Troca de Infor-mações em Saúde Suplementar). Mesmoem vigor, o Tiss ainda gera muitas dúvidasentre operadoras e prestadores de serviçosde saúde, principalmente devido às váriasmudanças de exigências e prazos ocorridas.O superintendente chamou a atenção de to-dos para três aspectos do Tiss: as guias, alinguagem e a segurança da troca de infor-mações. "Entendendo esses aspectos épossível entender todo o Tiss", disse. Simul-taneamente, em salas separadas, enquantoos dirigentes assistiam a palestras sobre Au-ditoria Operativa e Analítica, os colabora-dores das áreas de atendimento e fatura-mento acompanhavam as explicações sobreintercâmbio, automação e informática.

Recursos HumanosSeminário debatemmuuddaannççaass nnoo ssiisstteemmaa

A nova versão do Manual de Intercâmbio foi o principal tema

do seminário promovido, em setembro, pela Unimed Cerrado

A palavra dos participantes...

Na avaliação doseminário, 88% dosentrevistadosconsideraram o eventomuito importante e100% aprovaram aprogramação. Confiraas opiniões de algunsparticipantes:

"No seminário, pudeatualizar meusconhecimentos eesclarecer dúvidas sobre onovo Manual deIntercâmbio e sobre o Tiss.Foi muito produtivo"JJoosséé MMáárrcciiooFFeerrnnaannddeess -- UUnniimmeeddRReeggiioonnaall SSuull

"Estou há 12 anos naUnimed e já participei devários seminários e cursos eesse foi um dos melhores. Ospalestrantes foram muitobem escolhidos e certamentenos ajudaram a sanar dúvidassobre o intercâmbio"DDiivvaannii SSoouussaa RReesseennddee --UUnniimmeedd MMiinneeiirrooss

"O seminário foi muitobem organizado e aspalestras de ótimo nível,muito esclarecedoras.Adorei também a palestramotivacional"MMaarríílliiaa CCaammppooss ddaaCCoossttaa -- UUnniimmeedd JJaattaaíí

"Atuo na área de vendas,mas acho importanteconhecer tudo o que envolveo Sistema Unimed e esseseminário me ajudou aentender melhor ointercâmbio"MMaarrqquueess JJoosséé MMaatteeuuss --UUnniimmeedd CCaallddaass NNoovvaass

O resumo das palestras do 1º

Seminário de Intercâmbio pode

ser encontrado no site da

Unimed Cerrado:

www.unimedcerrado.com.br.

unimed mont.qxp 8/2/2008 15:15 Page 4

Page 5: Unimed Cerrado em foco - n.51 (2007)

UnimedCerrado

5. setembro/novembro 2007

ENTREVISTAMARIA DO CARMO MASSARELLI HERNANDES

"Todos precisam entender o novo

manual de intercâmbio"Desde 1º de novembro, o Sistema Unimed contacom uma nova versão de seu manual de intercâmbio,uma revisão da atualização feita em abril de 2006 nomanual criado dez anos antes. Uma das principaismudanças contidas no novo manual é a redução doprazo para a apresentação de notas de serviços.Nesta entrevista, Maria do Carmo Massarelli Her-nandes, consultora da Unimed do Brasil e uma daspalestrantes do 1º Seminário de Intercâmbio promo-vido pela Unimed Cerrado, fala sobre o novo manuale aponta alguns obstáculos para a realização do in-tercâmbio.

Como é feita a revisão do manual de intercâm-bio?Ela é anual e fica a cargo de um comitê formado portécnicos de federações e Unimeds de grande porte,que levam em conta as necessidades de melhoria nomanual vigente e o que pode ser feito para dar maistranqüilidade às Unimeds.

Quais as principais mudanças inclusas no novomanual?No caso das autorizações, por exemplo, o não-retor-no do processo passa a implicar a autorização au-tomática da guia. Mas, o impacto maior é sobre aapresentação das notas do intercâmbio, cujo prazopassou de 180 para 150 dias.

As Unimeds podem ter dificuldades para seadaptar às mudanças?

No começo sim, porque elas terão uma reduçãode prazos, que vai exigir, inclusive, um agenda-

mento prévio com o próprio prestador deserviço. Mas, deve haver um treinamento

firme dentro do Sistema, em cada Singu-lar, junto a seus prestadores, suasequipes de trabalho. Todos precisam,obrigatoriamente, entender as regrasdo manual, que desde setembro já es-tava disponível no Portal Unimed.

A implantação do sistema de Troca de Infor-mações em Saúde Suplementar (Tiss) teve algumimpacto na elaboração do novo manual de inter-câmbio do Sistema Unimed?Sim e ainda estamos avaliando como vamos alteraralgumas regras do manual para adaptá-lo ao Tiss,tendo em vista que a partir de 2008 não deverá exis-tir transação em papel, mas apenas eletrônica.

O intercâmbio é apontado como o grande diferen-cial da Unimed. O que acontece no Sistema queainda gera falhas no funcionamento desse instru-mento? Onde está o problema?Na área operacional. Acho que tem de haver umcontrole melhor. Ainda não temos um controle deprocessos, temos sistemas de gestão variados, sãodezenas deles atualmente, sendo que o ideal seriaum sistema único para todas as cooperativas, paraque todas falassem a mesma língua.

O que há por trás desses problemas?Acho que várias questões, inclusive políticas, finan-ceiras, de interesses individuais. Problemas que pre-cisam e devem ser superados.

Durante sua palestra em Goiânia, pouco mais deum mês antes do início da vigência do manual, asenhora se mostrou surpresa com o fato de mui-tos colaboradores e dirigentes do Sistema Uni-med ainda desconhecerem as novas normas dointercâmbio. Porque isso acontece?Acho que faltaram incentivos e treinamentos, como oseminário promovido pela Unimed Cerrado para dis-cutir os problemas, desafios e as novas normas dointercâmbio.

Quem ainda tiver dúvidas sobre o manual o quedeve fazer?As áreas de Intercâmbio e de Tecnologia da Infor-mação da Unimed do Brasil estão à disposição paradirimir quaisquer dúvidas relacionadas a esse assun-to. Basta que o interessado entre em contato conos-co pelos e-mails [email protected] [email protected]

““EEssttaammoossaavvaalliiaannddoo ccoommooaalltteerraarr aallgguummaassrreeggrraass ddoommaannuuaall ppaarraaaaddaappttáá--lloo aaooTTiissss""

MMaarriiaa ddoo CCaarrmmoo:: pprroobblleemmaass aa ssuuppeerraarr

unimed mont.qxp 8/2/2008 15:15 Page 5

Page 6: Unimed Cerrado em foco - n.51 (2007)

UnimedCerrado

6. setembro/novembro 2007

GPA

Personagem

Marly Brito Rezende Pires: "a vitória já é sua"

Diagnoseassina contrato

com Unimed Cerrado

Ela tem 48 anos e há 13 trabalhana gerência da Unimed Mineiros. For-mada em Contabilidade, Marly Brito Re-zende Pires encara cada dia de traba-lho como um desafio a ser vencido comesforço e dedicação. Mas um desafiogratificante.

"A Unimed é uma empresa na qualvale a pena trabalhar e espero conti-nuar contribuindo para o crescimento eo desenvolvimento da cooperativa ain-da por muito tempo", diz a mãe de Ra-

faela e a jovem avó de Maria Eduarda eFelipe. Os planos para o futuro da ge-rente, natural de Mineiros e casada há27 anos com o advogado Milton DantasPires, incluem também mais tempo pa-ra a família e a busca de uma melhorqualidade de vida.

Ela conta que planeja administrarmelhor seu tempo em favor de seu pró-prio bem-estar e da família. "Sou umapessoa simples, curto muito a tranqüili-dade do campo e não perco uma opor-

tunidade de passar os finais de semanano sítio em companhia da família", dizMarly, que revela uma paixão especialpelos netos, que define como "verda-deiros anjos da alegria".

Ela aproveita o final do ano paradesejar aos colegas unimedianos ummundo repleto de paz, harmonia, saú-de, felicidade e realizações."Entenden-do que isso nunca virá sem esforços elutas, pois o fracasso só vem se vocêpermitir e a vitória já é sua", diz.

Quando decidiu oferecer um plano de saú-de a seus colaboradores, a Clínica Diagnose,de Ceres - município do Vale do São Patrício,distante 180 quilômetros da capital -, pensouna contratação de uma empresa que garantisseaos trabalhadores e a seus dependentes umaboa cobertura e também contasse com umaampla rede de profissionais e estabelecimentosde saúde credenciados. Se no pacote da ope-radora estivesse incluída a chance de o usuárioser atendido também em outros municípios eaté em outros Estados, melhor ainda.

E foi a oferta dessas vantagens buscadas -inclusive do intercâmbio que possibilita aousuário contar em outras localidades com omesmo tipo de atendimento ao qual tem direitoem Ceres -, que levou a Clínica Diagnose a setornar, em setembro, um dos mais novosclientes da Unimed Cerrado. Dos 35 colabora-dores da clínica, que é uma referência na reali-zação de diagnóstico por imagem em todas ascidades do Vale do São Patrício, cerca de 20aderiram ao plano.

A Unimed Cerrado garante também oatendimento a aproximadamente dez depen-dentes desses colaboradores, que têm parte dovalor do plano custeada pelo empregador.E, segundo a administradora da clínica, SimoneJosé de Oliveira, os dois primeiros meses devigência do contrato já foram suficientes paraos usuários aprovarem o plano e a escolha daoperadora.

Entre as vantagens citadas pelos usuários,segundo Simone, está a carência reduzida. "Émenor do que a de outros planos de saúde",compara. A administradora acredita que a satis-fação dos clientes da Unimed Cerrado, poderámotivar os outros colaboradores da ClínicaDiagnose a migrarem para esse plano. Inaugu-rada em maio de 1992 , a clínica, que atual-mente atende a cerca de 70 pacientes por dia,além de cliente é também prestadora de ser-viços à Unimed Cerrado.

AUnimed Cerrado sediou, no dia 25 de se-tembro, o segundo encontro do GrupoPermanente de Atendimento (GPA) Re-

gional com a participação de representantes dafederação goiana e tocantinense, de Singularesdos dois Estados e de Unimeds do Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O aper-feiçoamento e a padronização do atendimento noSistema Unimed, visando à satisfação do cliente,foram os principais temas do encontro.

O GPA Regional foi criado em junho de 2007para unificar e normatizar o atendimento aosclientes das Unimeds. "Queremos implantar o jei-to Unimed de atender", diz a coordenadora deAtendimento da Unimed Confederação Centro-Oeste e Tocantins, Eulália Cristina de Souza, quefoi eleita no encontro a coordenadora do GPA Re-gional. Segundo ela, o grande desafio a ser venci-do para a padronização do jeito Unimed de aten-der é a superação das falhas que ainda existemno intercâmbio.

"O novo Manual de Intercâmbio traz mu-danças significativas, que buscam essa excelên-

cia no atendimento", diz Eulália, que alerta asUnimeds a ficarem atentas às novas normas. OGPA Regional espera reunir-se quatro vezes porano - sempre um mês após a reunião do GPA Na-cional - para debater os problemas do atendimen-to na região, trocar experiências positivas e discu-tir formas para conquistar, agradar e fidelizar ocliente Unimed.

Na reunião realizada na Unimed Cerrado, vá-rias Singulares aproveitaram para apresentar asações desenvolvidas no Dia do Cliente, celebradoem 15 de setembro. Em muitas delas, foram dis-tribuídas aos clientes mudas de ipê amarelo, a ár-vore símbolo da beleza do Cerrado. A Unimed RioVerde, por exemplo, distribuiu 330 mudas. Omesmo foi feito na Unimed Jataí. Na Unimed Cer-rado, os colaboradores trabalharam vestindo acamiseta da campanha e dispostos a ampliarsuas ações no próximo Dia do Cliente. Outras da-tas comemorativas, segundo Eulália, também de-vem ser aproveitadas para aproximar as Unimedsde seus clientes e melhorar o atendimento nascooperativas.

Grupo Permanente de Atendimento (GPA) trabalha pelo

aperfeiçoamento e padronização do "jeito Unimed de atender"

DDee oollhhoo na satisfação do clienteGrupo Permanente de Atendimento (GPA) trabalha pelo

aperfeiçoamento e padronização do "jeito Unimed de atender"

GGPPAA:: ttuurrmmaa aanniimmaaddaa ee ddiissppoossttaa aa ssaattiissffaazzeerr oo cclliieennttee UUnniimmeedd

unimed mont.qxp 8/2/2008 15:15 Page 6

Page 7: Unimed Cerrado em foco - n.51 (2007)

UnimedCerrado

7. setembro/novembro 2007

XVI Sueco

Realizado em Brasília, entre 14 e 17 de novembro, o XVISimpósio das Unimeds do Centro-Oeste e Tocantins(Sueco) teve como tema central A Competividade Inter-

na e Externa do Sistema Unimed. O presidente da Unimed Cer-rado, José Abel Ximenes, o diretor de Mercado Jonas UbirajaraHusni, diretores e colaboradores da federação, além de repre-sentantes das Unimeds de Goiás e do Tocantins participaramdo encontro, que discutiu também assuntos como o Intercâm-bio Eletrônico como Ferramenta de Satisfação, Aspectos da

Saúde Pública e Privada no Brasil e a Relação Trabalhista emCooperativas.

No dia 16, José Abel Ximenes presidiu a mesa-redondaque abordou o papel da Agência Nacional de Saúde Suplemen-tar (ANS) e sua relação com as operadoras de planos de saú-de. Também participaram dos debates, representantes da Uni-das e da Golden Cross. Todos reivindicaram maior objetividadenas determinações da ANS para facilitar a atuação das opera-doras de planos de saúde.

O maior encontro das Unimeds do

Centro-Oeste e Tocantins foi

realizado em Brasília e debateu a

competitividade do Sistema

José Abel Ximenes apresenta reivindicações e

discute temas de interesse do cooperativismo

A competitividade doSistema Unimed em debate

Mais agilidade no registrodos planos de saúde. Essa foiuma das reivindicações apre-sentadas ao diretor-presidenteda Agência Nacional de SaúdeSuplementar (ANS), FaustoPereira dos Santos, pelo presi-dente da Unimed Cerrado, JoséAbel Ximenes, durante umareunião no dia 4 de dezembro,em Brasília. O diretor-presiden-te da ANS comprometeu-se aavaliar o pedido da Federação.

No encontro, Ximenes - que

estava acompanhado do asses-sor jurídico da Unimed Cerrado,Daniel Rodrigues de Faria -,abordou ainda outros assuntosde interesse do cooperativismoe da Federação, como as ga-rantias exigidas da operadorase a liquidação da Aliança Co-operativista Nacional Unimed.Na próxima edição de UnimedCerrado em Foco, publicaremosuma entrevista com o diretor-presidente da ANS sobre o se-tor de saúde suplementar.

Unimed Cerrado na ANS

flash...

As Assembléias GeraisExtraordinárias da Organizaçãodas Cooperativas Brasileiras doEstado de Goiás (OCB-GO),realizadas em 28 de novembro,aprovaram a reforma estatutária, aatualização da contribuiçãosindical, mudanças no cálculo dacontribuição de manutenção e o

orçamento da entidade para 2008.E ainda, a adequação do estatutoda OCB-GO às determinações daConfederação Nacional doCooperativismo e da Federaçãodos Sindicatos das Cooperativasdo Distrito Federal e dos Estadosde Goiás, Mato Grosso, MatoGrosso do Sul e Tocantins.

Mudanças na OCB-GO

A Strategy Consultoria avaliou 3milhões de beneficiários de planosde saúde no Brasil e constatou que13,1% deles respondem por 53,2%

das despesas assistenciais dosplanos. O mapa das despesas foidivulgado em novembro comdados consolidados de 2006.

Mapa das despesas

A Unimed Cerrado e a FundaçãoUnimed vão promover, emGoiânia, o curso de Pós-graduação Lato Sensu emPromoção da Saúde, que buscaqualificar profissionais para atuar

em medicina preventiva e emcentros de promoção da saúde. Acertificação será emitida pelaUniversidade Gama Filho eFundação Unimed. Maisinformações: (62) 3221 5100.

Promoção da saúde

UUnniimmeedd CCeerrrraaddoo nnoo XXVVII SSuueeccoo

XXiimmeenneess ee FFaauussttoo PPeerreeiirraa ddooss SSaannttooss:: rreeuunniiããoo

unimed mont.qxp 8/2/2008 15:15 Page 7

Page 8: Unimed Cerrado em foco - n.51 (2007)

UnimedCerrado

8. setembro/novembro 2007

Cooperativismo

Ocooperativismo na área dasaúde foi tema do quartoencontro setorial promovi-

do, em Goiânia, pela Organizaçãodas Cooperativas Brasileiras -seção de Goiás (OCB-GO) e o Ser-viço Nacional de Aprendizagem doCooperativismo no Estado deGoiás (Sescoop/GO). Cerca de 30representantes de cooperativasmédicas e odontológicas participa-ram do evento, realizado no dia 7de dezembro, e clamaram pormaior engajamento dos colegas nocooperativismo goiano.

Membro do Conselho de Admi-nistração da OCB-GO, o presidenteda Unimed Cerrado, José Abel Xi-menes, destacou a dificuldade em

reunir a classe médica e ressaltou ovalor dos que participam do coopera-tivismo e de encontros como esse. "Éimportante que a gente insista paraque tenhamos um movimento maiscoeso", declarou. Presidente da

Uniodonto Goiânia, Karla JoramaBrandão, defendeu ainda a intercoo-peração entre Unimed e Uniodonto.

O presidente da OCB-GO, Anto-nio Chavaglia, afirmou que a organi-zação tem procurado atender aos

anseios do ramo saúde tanto emGoiás, quanto nacionalmente. Cha-vaglia também ressaltou a necessi-dade de integração de todos osramos para o fortalecimento do tra-balho político e institucional docooperativismo goiano.

Palestrante do encontro, o médi-co Fausto Jaime afirmou que o mo-delo de saúde passa por uma profun-da reavaliação e não só no Brasil."Em virtude do envelhecimento dapopulação e do aumento dos casosde patologias crônicas", exemplifi-cou, ressaltando que os sistemas desaúde público e suplementar preci-sam entender saúde como sinônimode ausência de doença e não ape-nas como tratamento.

Saúde defende maior uniãoRepresentantes de cooperativas da área da saúde clamam por maior engajamento dos profissionais

CChhaavvaagglliiaa,, XXiimmeenneess ee KKaarrllaa:: uunniiããoo

No início dos anos 90,quando presidia a UnimedGoiânia, José Abel Ximenesfundou a Unicred Goiânia, a co-operativa de Crédito dos profis-sionais da área de saúde.Atualmente denominada Uni-cred Centro, a cooperativa co-memora 15 anos de trabalho.

É uma década e meia deatuação em busca da concreti-zação de seu objetivo de seruma das melhores cooperati-vas de crédito do Brasil. Presi-dida por Fernando Antônio Es-meraldo Justo, a Unicred Cen-tro Brasileira conta com cercade 5.000 associados.

São profissionais da áreada saúde, colaboradores dacooperativa ou de cooperativasassociadas e pessoas jurídicasque também atuam em ativi-dades relacionadas à saúde.A eles, a Unicred oferece van-tagens em produtos e serviços em relação às instituições bancárias e a partici-pação anual, na forma de so-bras, dos resultados obtidospela cooperativa.

A Unimed Cerrado junta-seà Unicred Centro Brasileira nascomemorações desses 15 anose deseja sucesso à cooperativade crédito.

Mais uma vez, a alegria emuita animação tomaram contada festa anual de confraterni-zação da Unimed Cerrado. Reali-zada na Mansão Cristal, emGoiânia, no dia 7 de dezembro, afesta reuniu dirigentes, colabora-dores e cooperados da Fede-ração e das Singulares de Goiás

e Tocantins. Todos aproveitarampara colocar a conversa em dia,rever os colegas, comemorar asconquistas de 2007, fazer planospara 2008 e se divertir muito.

Os 15 anos da Unicred

Criado há dez anos e reformuladoem junho de 2006 para se adequarà nova realidade da Unimed Cerrado,que passara a atuar também comooperadora, o jornal interno da Fede-ração conquistou o segundo lugarno 3º Prêmio de Comunicação doSistema Unimed.

Unimed Cerrado em Fococoncorreu com publicações de Uni-

meds de todo o País na categoria"Jornal Interno - Pequena Unimed".O resultado do concurso, de grandeimportância para a área de comuni-cação do Sistema Unimed, foi divul-gado em setembro. A boa classifi-cação foi recebida como um estímuloao aperfeiçoamento do jornal editadopela jornalista e especialista em As-sessoria de Comunicação Rosane

Rodrigues da Cunha e cujoConselho Editorial é formado pelopresidente da Unimed Cerrado,José Abel Ximenes, o diretorde Mercado, Jonas Ubirajara Hus-ni,o diretor Administrativo-Finan-ceiro, Luiz Antônio Fregonesi, e agerente Comercial, Marta Fer-nandes.

A classificação, de acordocom editora e assessora de Co-municação da Unimed Cerrado,mostra que a publicação, que fazparte do projeto de comunicaçãoda Federação e busca integrar,informar e proporcionar a troca deinformações entre a Unimed Cer-rado e suas Singulares, está nocaminho certo. A meta, a cadaedição, é superar a qualidade daanterior.

Unimed Cerrado em Foco

é premiado

Entre os Melhores

Confraternização

22000077

IInnffoorrmmaattiivvoo:: nnoo ccaammiinnhhoo cceerrttoo

unimed mont.qxp 8/2/2008 15:15 Page 8