Download - Programação Novembro 2014 - CCP

Transcript
Page 1: Programação Novembro 2014 - CCP

Novembro/2014

Page 2: Programação Novembro 2014 - CCP

CIRCUITO SÃO PAULO DE CULTURA ARTES CÊNICAS

CAFÉ CONCERTO (CIRCO)Ficha Técnica: ELENCO: Marcelo Lujan e Pablo Nordio Nome da Com-panhia: CIRCO AMARILLO Release: CAFÉ CONCERTO, traz ao público o clima descontraído das variétés cômico musicais. Neste espetáculo o público poderá apreciar o melhor da pesquisa de clown excêntrico mu-sical realizada pelo grupo ao longo da carreira. A música tocada ao vivo serve de trilha sonora pro humor dos personagens e envolve a plateia fazendo com que o espetáculo seja uma verdadeira comemoração ao cir-co. Serviço: Centro Cultural da Penha. Dias 01/11 e 02/11. Sábado às 20hs e domingo às 19h. Duração: 45 minutos. Classificação: livre. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).

2

Page 3: Programação Novembro 2014 - CCP

CIRCO MALABARÍSTICO (CIRCO)Ficha Técnica: Elenco: Grupo Irmãos Becker; Direção: processo cola-borativo Grupo Irmãos Becker Nome da Companhia: GRUPO IRMÃOS BECKER Release: Os Irmãos Becker exploram a criatividade, a plastici-dade e a diversidade de materiais. Além das tradicionais bolas e claves, o espetáculo inclui os mais variados objetos: tochas, facas; cones de rua são explorados em manobras e improvisos com ângulos e escala sur-preendentes! Serviço: Centro Cultural da Penha. Dias 08/11 e 09/11. Sábado e domingo às 16h. Duração: 50 minutos. Classificação: li-vre. Entrada gratuita. (O espetáculo acontece na frente do Centro Cultural da Penha sem restrição de público. Em caso de chuva, o espetáculo acontecerá dentro do Centro Cultural da Penha).

3

Page 4: Programação Novembro 2014 - CCP

Foto: Tito Oliveira

UM DIA OUVI A LUA (TEATRO)Ficha Técnica: Texto/Autor: Luís Alberto de Abreu; Elenco: Adriana Bar-ja, Ana Cristina Freitas, Andréia Barros, Jessica Lane, Vander Palma, Wallace Puosso; Direção Geral: Eduardo Moreira Nome da Companhia: CIA TEATRO DA CIDADE Release: Três canções gravadas pela famosa dupla caipira Tonico & Tinoco foram inspiração para Um Dia Ouvi a Lua, texto de Luís Alberto de Abreu, que narra os dramas e conflitos de três mulheres: Beatriz, Tereza e S´Maria, na busca para encontrar o verdadei-ro amor. Serviço: Teatro Martins Penna. Dias 08/11 e 09/11. Sábado às 20h e domingo às 19h. Duração: 70 minutos. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora an-tes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).

4

Page 5: Programação Novembro 2014 - CCP

Foto: Vivian Zerbatto

PELO CANO (TEATRO)Ficha Técnica: Criação: Paola Musatti e Vera Abbud; Supervisão: Fer-nando Sampaio; Elenco: Vera Abbud e Paola Musatti Nome da Compa-nhia: CIA. PELO CANO Release: Pelo Cano é um espetáculo onde duas palhaças vivem pequenas situações onde revelam sua forma de interagir com o mundo, em geral de forma ridícula e catastrófica. Serviço: Te-atro Martins Penna. Dias 29/11 e 30/11. Sábado às 20h e domingo às 19h. Duração: 60 minutos. Classificação: livre. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).

5

Page 6: Programação Novembro 2014 - CCP

Foto: Alvaro Barcellos

CIRCUITO SÃO PAULO DE CULTURAINFANTIL

CADA QUAL NO SEU BARRIL (TEATRO)Ficha Técnica: Elenco, concepção e dramaturgia corporal: Bruna Longo e Daniela Flor; Direção,: Kleber Montanheiro Nome da Companhia: CIA. DA REVISTA Release: Inspirado nos famosos personagens de desenhos animados e utilizando o teatro físico como linguagem, a peça conta a história de Igor e Vladimir, dois náufragos em uma ilha deserta tendo que dividir um mesmo espaço. A intransigência faz essa relação virar uma divertida batalha de egos, com um final inesperado. Serviço: Teatro Martins Penna. Dias 01/11 e 02/11. Sábado e Domingo às 16h. Dura-ção: 45 minutos. Classificação: Livre. Entrada gratuita. (Os ingres-sos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).

6

Page 7: Programação Novembro 2014 - CCP

Foto: Vitor Vieira

AS TRÊS MULHERES SABIDAS (TEATRO)Ficha Técnica: Direção: André Garolli e Luciana Viacava; Elenco: Di-nah Feldman, Fernanda Viacava e Iris Yazbek Nome da Companhia: CIA DEDO DE PROSA Release: Neste espetáculo criado a partir de três con-tos de fadas da tradição oral britânica, as protagonistas são mulheres sabidas que figuram como verdadeiras heroínas e, diferentemente das donzelas indefesas que geralmente vemos nos contos de fadas, utilizam o poder da sabedoria feminina para enfrentar monstros, bruxas e ou-tros desafios que aparecem em seus caminhos. Espetáculo contemplado pelo 15º Cultura Inglesa Festival. Serviço: Teatro Martins Penna. Dias 29/11 e 30/11. Sábado e domingo às 16h. Duração: 55 minutos. Clas-sificação: livre. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).

7

Page 8: Programação Novembro 2014 - CCP

CIRCUITO SÃO PAULO DE CULTURA

DANçAUM DIáLOgO ENTRE DANçA E MúSICAmoreNa NascimeNto e beNjamiN taubkiNFicha Técnica: Concepção: Morena Nascimento e Benjamim Taubkin. Música: Benjamim Taubkin (Exceto “My Blues on You”, de Marcelo Polet-to e Morena Nascimento, arranjo de Benjamim Taubkin). Dança: Morena Nascimento. Release Este trabalho de música e dança surge do encontro entre os artistas Benjamim Taubkin e Morena Nascimento, que em 2002 se conheceram em Salvador, BA e a partir daí iniciaram um constante diálogo sobre as experiências de criação na vida de cada um. A partir de uma admiração curiosidade pelo trabalho um do outro começaram a descobrir mais de perto o trabalho um do outro, até surgir no início de 2010 a ideia de comporem algo juntos. A criação em parceria fundiu naturalmente ideias de Benjamim e de Morena, resultando numa coleção de paisagens sonoras dançadas que compõem o roteiro do espetáculo.Serviço: Teatro Martins Penna. Dias 15 e 16/11. Sábados às 20h e do-mingo às 19h. Duração: 45min, classificação livre, entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa)

8

Page 9: Programação Novembro 2014 - CCP

9

Page 10: Programação Novembro 2014 - CCP

10

Page 11: Programação Novembro 2014 - CCP

ofcinas de férias

não percam!!TEATRO PARA jOVENS E ADULTOS

com catia pires

DANçA PARA A TERCEIRA IDADE com edsoN silva

BIODANzA - A DANçA DA VIDA com ilsoN de barros

O DESENHO E A PINTURA com isis gaspariNi

CONSTRUINDO OLHARES PARA O CARNAVALcom guilherme de almeida

TÉCNICAS DE CRIAçÃO COM maria cecília

TÉCNICAS CORPORAIS - YOgA com pedro moNteiro

CANTO CORALcom priscila cevada

ARTES VISUAIS PARA CRIANçAS com joão pereira e euNice okuyama.

11

Page 12: Programação Novembro 2014 - CCP

12

Page 13: Programação Novembro 2014 - CCP

LIVROS EM gERALQUADRINHOS

MANgáS E gIBISREVISTAS E

jORNAISLIVROS EM BRAILLE

EMPRÉSTIMOS DE LIVROS

XADREzRODAS DE LEITURA

SARAU

MEDIAçÃO DE LEITURAESPAçO E ACERVO INFANTIL

CONTAçÃO DE HISTóRIAS

MAIS DE 38.000 ITENS DISPONÍVEIS PARA EMPRÉSTIMOS

Tudo isso no espaço da Biblioteca esperando por você, estamos no 1º andar, venha nos visitar!

Acesse o catálogo on-line: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa

Maiores informações: 2091 3944 / 2227 1170

13

Page 14: Programação Novembro 2014 - CCP

SARAU DA PENHA: ECOS DE zUMBIMediadora: Luciana Campos Público: Livre/ Ingresso: gratuito/Inscrições: não é necessária a inscrição prévia Sarau é uma reunião de amigos amantes e aficionados das diversas formas de arte, dança, música, teatro e poesia, leitura de textos e etc. Neste mês de novembro homenageará “Zumbi dos Palmares” em referência ao dia da consciência negra e Carolina Maria de Jesus pelo centenário de seu nascimento. Com a organização de James Lino (POTENCIAL 3) participação especial de Liberto Trindade e dos alunos da oficina “Poéticas de HIP-HOP”.. Serviço: dia 07/11//2014 às 18h, classificação: livre, duração 120 minutos.

14

Page 15: Programação Novembro 2014 - CCP

PALESTRAS E DEBATES. tema: ideNtidade racial Em referência ao mês da consciência negra, haverá um debate sobre Identidade Racial cujo objetivo é apresentar os heróis negros que fizeram a história e que juntamente com Zumbi lutaram para promover a grande mudança nas relações raciais do país. Os participantes serão convidados a refletir sobre o tema e posteriormente debater sobre os avanços do negro na sociedade atual. Serviço: dias 18 e 19/11//2014 às 14h, classificação: livre, entrada gratuita

CONTANDO MONTEIRO : com shirlei moura A atividade visa proporcionar oportunidade para que crianças e adolescentes desenvolvam o gosto pela leitura, colocando-os em contato com um dos maiores escritores brasileiros Monteiro Lobato, contando a sua biografia e despertando através do canto e da performance cênica, a curiosidade pelo escritor e pela literatura paulista. Com a era digital cada vez mais presente, o grande público infantil tem deixado de ir às bibliotecas. Para reverter essa situação, a contadora Shirlei trará para a roda de conversa personagens como Emília, Saci, Visconde de Sabugosa e outros mais. Serviço: dia 26/11//2014 às 10h e às 14h, classificação: livre, entrada gratuita

RODA LEITURA : Com: Luciana Campos/ Público: a partir de 14 anos / Vagas: 20/ Ingresso: gratuito. Não é necessário fazer inscrição. Encontro entre pessoas que queiram compartilhar descobertas através da leitura de contos clássicos e contemporâneos de variados autores. Serviço: Dia 28/11/2014 sexta-feira/ 17h às 19h. A cópia do texto estará disponível para retirada na biblioteca.

MEDIAçÃO DE LEITURA:Todas as quintas-feiras das 15h às 16h na Biblioteca José Paulo Paes. Público: livre. A mediação visa aproximar o público das diferentes formas de leitura utilizando o acervo disponível da biblioteca. A leitura de narrativas, histórias e contos em voz alta servem como estratégia para despertar o gosto pela leitura e estimular o potencial criativo e o prazer de ler.

15

Page 16: Programação Novembro 2014 - CCP

ocupação preta22/11/2014 sábadoa partir das 14h

14H - RODA DE CONVERSA: braNquitude e braNqueameNto: recoNstruiNdo os lugares raciaisA ideologia da mestiçagem sustenta um discurso de igualdade formal que impede a real luta por igualdade de oportunidade entre negros e brancos. Essa discussão tem como objetivo refletir criticamente o lugar de privilégios do grupo social branco frente às novas configurações raciais brasileiras.

palestraNtes Ana Helena Ithamar Passos - Doutora em Serviço Social e professora da Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO. Suas pesquisas versam sobre os Estudos Críticos da Branquitude e História e Cultura Afro-brasileira.Cristiana Ramos - Assistente social formada pela Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELORosangela Malachias - Pós-doutoranda da Cátedra UNESCO na Universidade Metodista de São Paulo, linha “Comunicação Cidadã nos espaços situados em Regiões Midiáticas . Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Fulbright Fellow/Hubert H. Humphrey - Program na University of Maryland - College Park - Philip Merrill College of Journalism - Estados Unidos - Mestre em Integração da América Latina pelo PROLAM/USP - Programa de Pós Grad. em Integração da

16

Page 17: Programação Novembro 2014 - CCP

América Latina da Universidade de São Paulo tendo realizado pesquisa em Havana, Cuba. Graduada em Comunicação Social Jornalismo - pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado. Pesquisadora do NEINB-USP (Nucleo de Apoio a Pesquisa e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro, Universidade de Sao Paulo) e do NCE-USP (Núcleo de Comunicação e Educação) da ECA-USP. Docente dos cursos do CEA-USP - Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo.Nabor (mediação) - é jornalista especializado em jornalismo cultural e fotógrafo. Fundador e diretor da revista O Menelick 2º Ato, dedica-se a compreender, e a escrever, sobre o lugar das manifestações artísticas da diáspora africana na cultura pop global.

iNterveNções: ESCLARECIMENTOOlívia Bynum - Artista plástica na empresa A negra, estuda artes visuais na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Esta performance aborda a problematização do processo de embranquecimento que o afro-diaspórico vivencia através da experiência social de ser negro em uma sociedade colonialmente eurocêntrica; percebe-se que os processos coloniais de embranquecimento são uma constante na sociedade contemporânea, dos alimentos que consumimos aos padrões de beleza, a maneira como o afro-diaspórico é representado na mídia, as informações visuais da sociedade contemporânea fazem-nos perceber que a diversidade, a proposta universalista é um mito que mascara relações de dominações econômicas, históricas e culturais. A través da minha experiência cotidiana de mulher e de negra, percebo colonização é uma prática constante naturalizada e impregnada, a ponto de embranquecermos uns aos outros sem nos dar conta. Quando digo embranquecimento relaciono a uma etnia e estética podada por não ser plenamente vivenciada e naturalizada socialmente, uma ancestralidade sequestrada.

17

Page 18: Programação Novembro 2014 - CCP

(...) QUAL É O PENTE?(...)Juliana dos Santos- artista visual - graduada pelo Instituto de Artes - UNESP Questiona a que condições a mulher negra teve e tem que se colocar para ser aceita e se aceitar num ideal estético alheio e alienante de si. A ação do artista visa questionar os padrões de beleza que representam valores estéticos branco e eurocêntrico. Ao alisar o cabelo com pente quente Juliana remete a toda uma história de negação da representação do ser negro numa sociedade racista.

18

Page 19: Programação Novembro 2014 - CCP

16H30 áS 19H - PENHAROL RAP A DUBO Projeto Penharol Rap-a-Dub foi inicialmente formado por Rone Carva-lho, André Andrade (Orelha) e Sergio Luís. O nome “Penharol” é compos-to pelo nome do bairro Penha onde os três nasceram e cresceram mais as iniciais dos nomes Rone, Orelha e Luís, Rap-a-Dub é um trocadilho com Rub-a-Dub que é uma vertente do estilo de reggae Jamaicano. É um projeto cultural que faz a interação entre a música e o esporte. A idéia é levar o Rap e o Dub para a galera do Skate ouvir enquanto flips, switchs e frontsides são jogados aos nossos olhos.DISCOTECAgEM COM ANDRÉ ORELHA

20H - SHOw: BANDA ALáFIABatuque de umbigada, ensaio de escola de samba, jongo e baile Black podem ser referências. Uma banda de gente revivendo nos corpos que dançam, cantam e tocam, as muitas histórias do espírito da Terra. Na especificidade, no entanto, Aláfia cria uma performance que perpassa a inteligência do canto e da harmonia, do lirismo poético e exemplar con-cepção de arranjos de base influenciados pela música preta de todo o planeta. Composta por baixo elétrico, bateria, percussão, metais, guitarra, violões e voz, Aláfia busca a atenta, espontânea e progressiva ocupação de uma sonoridade que identifique-se como atemporal. O revezamento entre batidas silenciosas e grooves efusivos, spokenword e arranjos ela-borados constantemente ao longo dos ensaios e shows faz com que a banda crie-se e renove-se a cada canção. Em fase de pré-produção de seu primeiro disco que será gravado ao vivo, Aláfia pretende manter a idéia principal do processo de criação: a junção do hip-hop, com música tradicional, a imagem e a presença do MC, os vocais à frente e constante inspiração no jazz. O batuque acaba nunca.

19

Page 20: Programação Novembro 2014 - CCP

exposição

20

Page 21: Programação Novembro 2014 - CCP

mina d´água dos orixás

Movido pela paixão por sua ancestra-lidade, a cultura Afro e os Orixás Jorge Rodrigues, conhecido como Todynho, traz para o Centro Cultural da Penha sua mais recente criação: “Mina D’Água dos Orixás” expressando de maneira única sua arte.Nascido na cidade de Nazaré das Fari-nhas (BA), Todynho, teve como um divi-sor de águas em sua carreira artística a exposição: “ Deuses d’África” com Caribé no Museu Afro-Brasileiro, expressando então nesta exposição o sentimento de agradecimento. A exposição composta por imagens de divindades afro-brasilei-ras em fontes representa o universo cul-tural– religioso africano de forma lúdica a encantar o público. Serviço: Abertura oficial dia 12/11 às 20h com apresenta-ção do Grupo Batakarê.

Pelo Artista Plástico Jorge Rodrigues (Todynho)

21

Page 22: Programação Novembro 2014 - CCP

22

Page 23: Programação Novembro 2014 - CCP

PROjETOTERçA TEM

CINEMA

Nas terças-feiras às 14h e 19h30, no Teatro Martins Penna - sessões gratuitas. Os filmes que exibimos possui a liberação e licença da MPLC (Motion Pictures Licensing Coporation) e parceria com a programadorabrasil.org.br. No mês de novembro o cinema estará voltado à Consciência Negra tendo como objetivo de fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É o mês de comemorar e mostrar profundo apreço pela

cultura afro-brasileira.

23

Page 24: Programação Novembro 2014 - CCP

MOSTRA ENTRE TODOSENTRETODOS – 7º FESTIVAL DE CURTAS-METRAGENS DE DIREITOS HUMANOSIniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o 7º Festival Entretodos acontece em diversos espaços culturais da cidade, entre os dias 03 e 07 de novembro. O festival reúne uma seleção de curtas-metragens brasileiros e estrangeiros que tratam do tema dos direitos humanos ao redor do mundo. Parte de um conjunto de atividades continuadas que se desenvolveram ao longo de 2014, o Entretodos é uma das principais ações públicas em favor da construção educativa da cultura de direitos humanos na cidade de São Paulo. O evento é co-realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação. Confira a programação completa no catálogo do festival ou no site www.entretodos.com.br. Serviço: dia 04/11/2014 às 19h30, classificação: livre, Ingressos: R$ 1,00 (inteira) / R$ 0,50 (meia) .(retirar ingresso 1 hora antes do início da sessão, limitado a um por pessoa)

24

Page 25: Programação Novembro 2014 - CCP

HISTóRIAS CRUzADASFilme: The Help (Histórias Cruzadas), Estados Unidos, 2011, Drama, cor, vídeo, 146m Sinopse: O filme é um retrato sobre uma mulher caucasiana, Eugenia “Skeeter” Phelan, e o seu relacionamento com duas empregadas negras durante a era americana dos Direitos civis nos Estados Unidos de 1960. Skeeter é uma jornalista que decide escrever um livro da perspectiva das empregadas (conhecido como The Help), mostrando como elas estão sofrendo racismo na casa de brancos. Serviço: Teatro Martins Penna. Dia 11/11 ás 14h00. Reexibição ás 19h30 Terça-feira. Classificação 12 anos. Entrada Gratuita. Retirar Ingresso com uma hora de antecedência. Duração: 146m

25

Page 26: Programação Novembro 2014 - CCP

STEVE & STAN APRESENTA NU, POgODI!ciNema com trilha soNora ao vivo.Famoso por lançar uma galeria de mestres do cinema como Serguei Eisenstein, Dziga Vertov e Vsevolod Pudovkin, o cinema soviético foi também prolífico na produção de outro gênero de filmes – as animações. Dispostas a sensibilizar as classes populares para os ideais da Revolução Russa, as autoridades da URSS investiram recursos, desde os anos 1920, na criação de ícones e personagens animados para o cinema, à semelhança de Walt Disney e seu célebre Tom & Jerry – aliando entretenimento e conteúdo educativo para um público massivo. Parte dessa curiosa produção será exibida em novembro, no Centro Cultural da Penha, com trilha sonora executada ao vivo pelo duo francês Steve & Stan. Formado pelos músicos Pierre Pollet e Romain Quartier, o Steve & Stan apresenta músicas especialmente compostas para o programa Nu, pogodi!, reunião de curtas da série homônima lançada pela Soyuzmultfilm em 1969. Nu, pogodi! segue as aventuras do malévolo lobo Volk, que tenta a todo custo jantar o coelho Hare. Serão exibidos seis curtas. Romain Quartier é guitarrista, trompetista, contrabaixista e compositor de trilhas para dança, cinema e teatro. É também autor de filmes rodados em super 8, nos quais desenvolve sua pesquisa musical, e fundador do sexteto ET HOP. Pierre Pollet é baterista, compositor e metalofonista. Tocou com músicos importantes como Hermeto Pascoal, Emmanuel Bex e Michael Attias. Atualmente, trabalha com os grupos Initiative H, Philippe Laudet Jazz Odyssée, DavidHQuartet e com o ET HOP. O repertório do duo Steve & Stan mistura jazz, rock e funk. Serviço: Dia 18/11 às 19h30 Teatro Martins Penna. Classificação livre, entrada gratuita. (retirar ingresso 1 hora antes do início da sessão, limitado a um por pessoa)

26

Page 27: Programação Novembro 2014 - CCP

27

Page 28: Programação Novembro 2014 - CCP

28

Page 29: Programação Novembro 2014 - CCP

III MOSTRA DE CINEMA DA QUEBRADA DO CINUSP SESSÃO CULTURA NEGRA 2 Djandjuma: Nossa Essência.| Realização: Núcleo de Comunicação Alternativa - NCA | São Paulo/SP, 2012, 37’, Doc | Sinopse: Um olhar sensível e aproximado sobre o trabalho de pesquisa dos ritmos do oeste africano desenvolvido pelo Ballet Afro Koteban, em excursão com umespetáculo que celebra a cultura mandingue, passa por diversos pontos das periferias paulistanas comungando e conclamando a essência africana que resiste nos espaços mais oprimidos da cidade. No meio do caminho | Dir. Kauê Palazolli | São Bernardo do Campo/SP, 2010, 12’, Ficção | Sinopse: No meio do Caminho” é um retrato da vida, onde os personagens são coletivos, e também expressões sociais. A cidade de São Bernardo do Campo é o pano de fundo para contar uma história comum nas grandes metrópoles brasileiras: dois jovens em uma moto indo para casa são abordados por policiais. “Enquadrados”, cada um expõe seu ponto de vista ante a simples pergunta – “Onde você está indo?”. Sob a suspeita dos policiais, o resultado pode não ser apenas a violência. Vaguei os livros e me sujei com a m... Toda | Dir. Allan da Rosa, Mateus Subverso e Akins kinte | São Paulo/SP, 2007, 27’, Doc | Sinopse: O vídeo aborda a presença apodrecida e patética, ou a ausência estratégica de personagens e autores negros, na literatura que a gente apreende e se lambuza nas escolas, que podem carimbar no nosso peito eternamente o desgosto pela leitura. Mas toca também na história das páginas negras do brasil e do planeta, nos conhecimentos e paisagens acesas da história da áfrica e de sua literatura, no hip hop como tição emparceirado dos livros pretos e na literatura das ladeiras de hoje, das quebradas e rodas paulistanas, literatura de escadão. O dia de Jerusa | Dir. Viviane Ferreira | São Paulo/SP, 2014, 20’, FicçãoSinopse: Bixiga, coração de São Paulo. Jerusa, moradora de um sobrado envelhecido pelo tempo, em um dia especial, recebe Silvia, uma pesquisadora de opinião que circula pelo bairro convencendo as pessoas à responderem questionários para uma pesquisa de sabão em pó. No momento em que conhece Silvia, Jerusa a proporciona uma tarde inusitada repleta de memórias, convidando-a à compartilhar momentos de felicidade com uma “desconhecida”. Serviço: dia 25/11/2014. às 14h, classificação: livre, entrada gratuita. (retirar ingresso 1 hora antes do início da sessão, limitado a um por pessoa)

29

Page 30: Programação Novembro 2014 - CCP

30

Page 31: Programação Novembro 2014 - CCP

BAILE DA PENHACoordenado pelo bailarino e coreógrafo Rogério da Col com seus 25 anos dedicados ao ensino de Dan-ça de Salão, os bailes da Penha acontecem em dois domingos por mês e nesses encontros os participan-tes além de aprenderem a arte da Dança de Salão se utilizam dele (o baile) como meio de interação e convivência entre as pessoas, tornando os domingos dias incríveis para dançar e fazer novas amizades. Não percam! Serviço: Espaço Mário Zan. Dias 02 e 16/11 Domingos das 15h30 e as 18h30 Classifica-ção: Livre. Entrada gratuita

COLETIVO DE DANçA VOCACIONALQuais são os momentos marcantes que retemos du-rante a vida? Para alguns, as relações interpessoais que, em seu desenrolar, suas idas e vindas, seus inícios e fins, transformam e deixam rastros pelo ca-minho. Para outros, são cenas simples, porém subli-mes, revisitadas pela memória cada vez sob um pon-to de vista diferente. São ações e sensações trazidas sempre e de novo pela poeira das lembranças que ora aproxima-se suave e quase imperceptivelmente, ora estrondosa e arrebatadora.Serviço: Teatro Mar-tins Penna. Dia 23/11 às 19h. Classificação livre, entrada gratuita

31

Page 32: Programação Novembro 2014 - CCP

32

Page 33: Programação Novembro 2014 - CCP

ORELLANA & ORLANDINIO duo Orellana & Orlandini é integrado pelos músicos chilenos Romilio Orellana e Luis Orlandini. Concer-tistas de vasta trajetória internacional, reconhecidos por sua excelência e qualidade artísticas, vêm desen-volvendo com êxito um trabalho de difusão e promo-ção da música para violão, especialmente a chilena e latino-americana. Durante sua carreira como duo, apresentaram-se nas mais importantes salas de con-certo do Chile e do exterior, tanto como solistas como com orquestra.Serviço: Teatro Martins Penna, dia 07/11/2014 às 20h. classificação: livre, duração 60 minutos. Entrada gratuita (os ingressos devem ser retirados a partir de um dia antes do show, das 18h às 22h, limitado a um por pessoa)

33

Page 34: Programação Novembro 2014 - CCP

Foto: Stela Handa

ANGELA MARIA EM VOZ E VIOLÃOAngela Maria apresenta pelo Brasil seu novo show, “Angela em Voz e Violão”, espetáculo em que é acompanhada pelo grande violonista Ro-naldo Rayol. No repertório estão clássicos de sua carreira, como “Gente Humilde”, “Vida de Bailarina” e “Lábios de Mel”, além de musicas que foram regravadas por ela em seu mais recente álbum, “Eu Voltei”, entre elas “O Portão (Roberto e Erasmo Carlos), “Esse Cara” (Caetano Veloso” e “Pra Você” (Silvio César). Angela apresenta também temas de Car-tola (“As Rosas Não Falam”), Dorival Caymmi (“Só Louco”) e Lupicínio Rodrigues (“Nunca”). Em 63 anos ininterruptos de carreira, a cantora apresenta pela primeira vez um show no formato acústico, voz e violão. Poucos meses atrás, a cantora lançou um álbum com seu companheiro de palco Cauby Peixoto, “Reencontro” (que continua em turnê pelo Bra-sil) e o DVD com o documentário musical “Angela Maria - Estrela da Can-ção Popular”, produzido pelo Canal Brasil. Nele, a própria cantora conta histórias marcantes de sua carreira e interpreta seus grandes sucessos entre cenas de um show realizado em maio do ano passado no Teatro Fecap, em SP, e imagens de arquivo da TV Cultura e da TV Globo e de filmes dos anos 50. Serviço: Teatro Martins Penna, dia 14/11/2014 às 20h. classificação: livre, duração 60 minutos. Entrada gratuita (os ingressos devem ser retirados a partir de um dia antes do show, das 18h às 22h, limitado a um por pessoa)

34

Page 35: Programação Novembro 2014 - CCP

LILIAN E WANDERLEY CARDOSO Lilian Knapp fez sucesso em todo o Brasil, chegando a vender mais de 3 milhões de cópias, e a ganhar dois Discos de Ouro em sua carreira solo. Nesse show, a cantora recebe o cantor Wanderley Cardoso, autor de hits como “O bom rapaz”, “Preste atenção”, e “Minha namorada”. Na estra-da desde 1965, Wanderley Cardoso fez muito sucesso em países como Uruguai, Chile, Venezuela, Argentina e Portugal. Serviço: Teatro Mar-tins Penna, dia 21/11/2014 às 20h. classificação: livre, duração 60 minutos. Entrada gratuita (os ingressos devem ser retirados a partir de um dia antes do show, das 18h às 22h, limitado a um por pessoa)

OS wALDICkSOs Waldicks, projeto que resgata as músicas românticas dos anos 60 a 80, vulgarmente conhecidas como “brega”. No repertório músicas de Reginaldo Rossi, Odair José, Evaldo Braga, Lindomar Castilho, Sidney Magal, Diana, Jane & Herrondy, Amado Batista, Waldick Soriano, entre outros. Uma viagem ao tempo através dos clássicos românticos da ver-dadeira MPB (Música Popular Brega). Serviço: Teatro Martins Penna, dia 25/11/2014 às 20h. classificação: livre, duração 60 minutos. En-trada gratuita (os ingressos devem ser retirados a partir de um dia antes do show, das 18h às 22h, limitado a um por pessoa)

35

Page 36: Programação Novembro 2014 - CCP

MORAES MOREIRAMoraes Moreira começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e em outros eventos da cidade de Ituaçu. Na adolescência, aprendeu a tocar violão e, tempos depois, em Salvador, conheceu Tom Zé e o rock n’ roll. Mais tarde, juntou-se a Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, para formar os Novos Baianos, um dos principais grupos da moderna música brasileira. Moraes é um dos mais versáteis compositores do Brasil, misturando ritmos como fre-vo, baião, rock, samba, choro e música erudita.Serviço: Teatro Martins Penna, dia 28/11/2014 às 20h. classificação: livre, duração 60 minu-tos. Entrada gratuita (os ingressos devem ser retirados a partir de um dia antes do show, das 18h às 22h, limitado a um por pessoa)

36

Page 37: Programação Novembro 2014 - CCP

MúSICA NA PRAçA

PASSADA BRASILEIRA APRESENTA “BRASIL DA CABEçA AOS PÉS”Inspirada na boa musica brasileira; o projeto “BRASIL DA CABEçA AOS PÉS” tem por principal objetivo levar ao publico grandes clássicos do samba, um dos estilos mais charmosos e antigos da música brasileira. Interpretando grandes nomes tais como, Chico Buarque e João Bosco e Luiz Gonzaga. A banda garante um espetáculo homenageando can-ções como: De frente pro crime, Regra 3 e Só quero um xodó. Contudo levamos ao público um belíssimo show instrumental, com arranjos de Gabriel Kaspar e participação do cantor e compositor Kadú Ayala. Ser-viço: Praça do CCP dias 1,8,15,22,29/11/2014 às 11h, classificação: livre, duração 60 minutos. Entrada gratuita

37

Page 38: Programação Novembro 2014 - CCP

Equipe:

Departamento de Expansão CulturalFormado em 2005, pelo Decreto n° 46.434, o DEC é a fusão de dois antigos órgãos da SMC:o Departamento de Teatro e o Departamento de Ação Cultural Regionalizada. O nome do departamento é uma homenagem à estrutura do pioneiro De-partamento de Cultura, criado em 1935 por Mário de Andrade, que contava com uma divisão de “expansão cultural”.

Diretor Geral: Eduardo Augusto Sena.Assistência Técnica: Rodrigo Marx MatiasDiretor de Programação: Rafael Nascimento da Cunha Car-valhoDiretor Administrativo: Marcelo Rugério Bianchi.

Centro Cultural da PenhaDiretora do Centro Cultural da Penha: Teca SperaCoordenadora Administrativo: Janete Cheila Alves da SilvaAuxiliar Administrativo: Isabel Cristina FavottoEstagiária Administrativo: Camila Varlese JapurCoordendora da Biblioteca José Paulo Paes: Ana Carolina D´Eça RodriguesMediadora de Leitura: Luciana CamposAuxiliares da Biblioteca José Paulo Paes: Celia Barbosa dos Santos Silva, Hélio Mendes de Souza, Joelmo de Sá Silva, Lídia Zilnay Gomes, Mauro Thomaz da Silva.Coordenadora de Produção: Patricia RoggeroTécnicos Produtores: João Batista Bernardino da Cruz, Jorge Rodrigues do Espirito Santo, Marcelo Cavalcanti Bessa, Celso AlvesAuxiliares Administrativos: Claudeti Kovacs de Oliveira,Geraldo de Matos Miranda.Estagiária Design Gráfico: Débora Cabral Padovani

Page 39: Programação Novembro 2014 - CCP

INFORMAÇÕES DO CENTRO CULTURAL DA PENHA

Horário de FuncionamentoCentro Cultural da Penha: de terça à domingo

das 10h às 22h.Biblioteca José Paulo Paes: de terça à sexta das

10h às 19h e sábados das 10h às 16h.Recepção: de terça à domingo das 10h às 22h.

Dúvidas entrar em contato pelos telefones

(11) 2295-0401 / 2225-0365 / 2227-2668 ou email: [email protected]

[email protected]

facebook: fb.com/ccdapenhatwitter: @ccdapenha

site: http://www.centroculturaldapenha.sp.gov.br

Page 40: Programação Novembro 2014 - CCP

CENTRO CULTURAL DA PENHALargo do Rosário, 20 - Penha - São Paulo-SPCEP 03634-020Tel.: (11) 2295-0401E-mail: [email protected]://www.centroculturaldapenha.sp.gov.br

PROGRAMAçÃO SUJEITA A ALTERAçÕES