almoxarifado

Post on 19-Jun-2015

1.205 views 4 download

Transcript of almoxarifado

NOÇÕES BÁSICAS DE ALMOXARIFADO CONCEITO: Local destinado à fiel guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado a sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localização, equipamento e disposição interna condicionados à política de estoques da empresa. OBJETIVO DO ALMOXARIFADO: Impedir divergências e perdas de qualquer natureza. A autoridade para a retirada do estoque deve estar definida com clareza e somente pessoas autorizadas poderão exercer essa atribuição, protegendo-os contra furtos e desperdícios. Comparação funcional entre Almoxarifado e Banco. BANCO ALMOXARIFADO

Entrada para estoque Ficha de depósito bancário Nota Fiscal de compra

Saída do estoque Cheque Requisição de Material

Diagrama Conceitual de Almoxarifado. EFICIÊNCIA DO ALMOXARIFADO A eficiência de um Almoxarifado depende fundamentalmente: a) Da redução das distâncias internas percorridas pela carga e do conseqüente

aumento das viagens de ida e volta; b) Do aumento do tamanho médio das unidades armazenadas; c) Da melhor utilização de sua capacidade volumétrica.

DESCARGA

RECEBIMENTO E IDENTIFICAÇÃO

VERIFICAÇÃO DA QUANTIDADE E QUALIDADE

DECISÃO DE ACEITE OU DEVOLUÇÃO AO FORNECEDOR

TESTES

ARMAZENAGEM

INVENTÁRIO

SEPARAÇÃO DAS REQUISIÇÕES DE MATERIAL

EXPEDIÇÃO

DISTRIBUIÇÃO

Organograma padrão funcional de um Almoxarifado.

ALMOXARIFADO

ARMAZENAGEM DISTRIBUIÇÃO RECEBIMENTO

GUARDA

PRESERVAÇÃO

DESCARGA

CONFERÊNCIA QUANTITATIVA

PROGRAMAÇÃO

ENTREGA

CONFERÊNCIA QULITATIVA

SEPARAÇÃO

LIBERAÇÃO PARA ENTREGA

REGULARIZAÇÃO

VENDA DE ISERVÍVEIS

CONTROLE: Para agilização das atividades, o controle, em particular das funções referentes ao Almoxarifado, deve fazer parte do conjunto de atribuições de cada setor envolvido, qual seja, recebimento, armazenagem e distribuição. RECEBIMENTO: A função de recebimento de materiais é módulo de um sistema global integrado com a áreas de contabilidade, compras e transporte e caracterizado como interface entre o atendimento do pedido pelo Fornecedor e os estoque físico e contábil. O recebimento compreende quatro fases:

a) 1ª fase: Entrada de Materiais; b) 2ª fase: Conferência Quantitativa; c) 3ª fase: Conferência Qualitativa; d) 4ª fase: Regularização.

DOCUMENTOS UTILIZADOS. a) Ficha de controle de estoque; b) Ficha de localização; c) Ficha de assinatura credenciada; d) Comunicação de irregularidades; e) Relatório técnico de inspeção; f) Requisição de material; g) Devolução de material.