Apresentação Belo Horizonte

Post on 03-Jul-2015

2.264 views 2 download

Transcript of Apresentação Belo Horizonte

Belo Horizonte Vem Até Você

COMPLEXO DA PAMPULHAO Complexo Arquitetônico da Pampulha rompeu com os traços retos e conservadores da arquitetura nacional da década de 40 e se transformou na mais arrojada realização do governo de Juscelino Kubitschek, então o prefeito da cidade. Até hoje, após ter sido tombado pelos Institutos do Patrimônio Histórico nacional e estadual, o conjunto de obras se configura como referência da arquitetura modernista no Brasil e no mundo

Projetado pelo mestre da arquitetura Oscar Niemeyer, o Cassino Pampulha, que mais tarde se transformou no Museu de Arte, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube levaram apenas nove meses para sair do papel e se tornar realidade, em maio de 1943. Pouco depois, em 44, foi erguida a Igreja de São Francisco de Assis, criada para abençoar as obras da Pampulha.

CASA DO BAILE

MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA

MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

JARDIM JAPONÊSCOM UMA ÁREA DE 5.000 M², TEM AVES E ÁRVORES TÍPICAS COMO O PINHEIRO ORIENTAL, A AZALÉIA, A CEREJEIRA E O BAMBU, ALÉM DE PONTES E LANTERNAS ORNAMENTAIS, LAGO COM CARPAS COLORIDAS, CASCATAS ARTIFICIAIS E A TRADICIONAL CASA DE CHÁ, FEITA EM MADEIRA, UMA RÉPLICA DE CONSTRUÇÃO JAPONESA.

O MONUMENTO CELEBRA AMIZADE ENTRE MINAS E JAPÃO.

AXÉ BRASIL

MINEIRÃO

O Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão – é considerado um dos mais belos estádios de futebol. É palco de grandes espetáculos esportivos e culturais.

O Mineirinho – Estádio Jornalista Felipe Drummond – é um ginásio poliesportivo coberto, com capacidade para 25 mil pessoas. Destinado ao incremento do esporte especializado e para grandes shows e eventos, já registrou recordes mundiais de público

AQUÁRIO DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO

COM CERCA DE 3 MIL METROS QUADRADOS, DOIS PAVIMENTOS E UMA INFRA ESTRUTURA COMPOSTA POR AUDITÓRIO, ESPAÇOS DE EXPOSIÇÃO LUDICOS, JARDINS , LABORATÓRIO, LAGOA, LANCHONETE E LOJA , O LOCAL É O PRIMEIRO A RETRATAR , EXCLUSIVAMENTE A VIDA NA BACIA DO SÃO FRANCISCO.

A EXPOSIÇÃO DO AQUÁRIO RESPEITA RIGOROSAMENTE O TRAÇADO DO RIO SÃO FRANCISCO .

É CONSIDERADO O MAIOR AQUARIO TEMÁTICO DE ÁGUA DOCE DA AMÉRICA DO SUL.

MERCADO CENTRAL

GASTRONOMIA, ARTESANATO, ESPECIARIAS, QUEIJOS, CACHAÇA.

TUDO REUNIDO EM UM SÓ LUGAR.

PRAÇA DA ESTAÇÃO MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS

De origem ligada à construção de Belo Horizonte, é datada da década de 20, quando o antigo ponto de trem era portão de entrada para a capital.

O museu de artes e Ofícios conta a história do trabalho no Brasil. Primeiro do gênero no país, reúne um acervo de 1800 peças do sec. XVII ao XX que explica o fazer popular ao longo do tempo, mostrando a origem e a evolução das profissões.

MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES

INAUGURADO EM FEVEREIRO DE 2007, O MUSEU POSSUI UM CONCEITO REVOLUCIONÁRIO DE EXPOSIÇÃO. CONTA A AVENTURA E A HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DE TELEFONES, APARELHOS DE TELEX, TELAS DE PLASMA, LCD, COMPUTADORES E SEIS HORAS DE VÍDEO.

MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO

O Museu Histórico Abílio Barreto mescla o casarão secular com uma construção modernista . É o único remanescente do antigo Curral del-Rey, onde é contada a história de Belo Horizonte .

Praça da Liberdade é um dos melhores passeios para quem visita Belo Horizonte. Construída na época da fundação da capital, mistura vários estilos que são o retrato vivo da evolução da cidade: neoclássico (final do séc. XIX), art-déco (década de 1940), moderno (décadas de 1950 e 1960) e pós-moderno (1980).

PALÁCIO DAS ARTES

Localizado na região central da cidade, o Palácio das Artes é um dos mais modernos e avançados centros de exibição e produção artística da América Latina. Uma obra grandiosa que agrega num só endereço teatros, galerias de exposições, sala para concertos de câmara, espaços multimeios, cinema, áreas de convivência internas e externas, salas de ensaio, biblioteca, musicoteca, videoteca, ateliês, oficinas cenográficas, Centro de Formação Artística, com escolas de música, teatro e dança, além do Centro de Artesanato Mineiro.

Idealizada por artistas e críticos de arte, é a maior feira em espaço aberto da América Latina. São mais de 3 mil expositores que vendem roupas, acessórios em couro, bijuterias, decoração e artesanato típico mineiro a preços bem competitivos, além das barracas de comidas e bebidas típicas. É lá, sob o colorido das barracas e o verde das árvores da Afonso Pena, que BH pulsa aos domingos.

Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena

INHOTIM 

O Centro de Arte Contemporânea Inhotim é um encontro de arte e natureza. Localiza-se na região rural de Brumadinho, a aproximadamente 40 minutos de Belo Horizonte, numa fazenda devastada pela mineração.

Sua coleção apresenta um recorte conceitual baseado na produção artística dos anos 1960 até os dias de hoje, e reúne cerca de 450 obras de 60 artistas contemporâneos brasileiros e estrangeiros.

O INHOTIM é considerado um local para a criação, fruição e formação cultural, muito além da arquitetura convencional dos museus urbanos e parques de escultura.  

O PROJETO PAISAGÍSTICO POSSUI UMA RELEVÂNCIA INQUESTIONÁVEL, NÃO APENAS POR SUA DIMENSÃO E HARMONIA, MAS POR SUA IMPORTÂNCIA COMO CENTRO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. NOS JARDINS, PREDOMINAM DIFERENTES ESPÉCIES DE PALMEIRAS. O CONJUNTO É CONSIDERADO UM DOS MAIORES EM ESPAÇO PRIVADO DO PAÍS.  

Com a recuperação ambiental de uma área de aproximadamente 3 milhões m2 de mata, sendo 350 m2 de jardins tropicais, parte deles projetados por Burle Marx, a instituição apresenta sete espaços dedicados a exposições de arte e um centro de estudos botânicos.   

Belo Horizonte é  um dos principais centros brasileiros de comercialização de gemas. O Museu de Minerais da IRFFI Internacional, abriga mais de 500 espécies de minerais do Brasil e do mundo, expostas em suas mais variadas formas.  

Museu de Minerais da IRFFI Internacional 

Belo Horizonte recebe os maiores espetáculos nacionais e internacionais de dança, teatro e música, além de ser um importante pólo difusor da cultura.

O FIT é um dos maiores festivais do gênero no país. De periodicidade bienal, o Festival ocupa diversos locais de Belo Horizonte teatros, espaços alternativos, praças e ruas com apresentações gratuitas ou a preços populares, além de realizar workshops, seminários e palestras. Grupos de países como França, Itália, Suíça, Espanha, Polônia, China, Japão, Singapura dentre outros.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATROPALCO & RUA DE BELO HORIZONTE

FIT BH

FIT BH

ENCONTRO MUNDIALDE ARTES CÊNICASECUM

O Encontro Mundial de Artes Cênicas (ECUM) é um dos poucos fóruns mundiais de debate sobre propósitos e rumos do teatro. Com periodicidade bienal, promove a troca de experiências entre culturas e torna-se um palco de reflexão para o desenvolvimento de novas linguagens, conceitos e percepções diversas das artes cênicas

FIQ FESTIVAL INTERNACIONAL DE

QUADRINHOSMaior evento de arte seqüencial da América Latina, o FestivalInternacional de Quadrinhos é bienal e já está consagrado nocalendário cultural de Belo Horizonte.

Maior evento de arte seqüencial da América Latina, o FestivalInternacional de Quadrinhos é bienal e já está consagrado nocalendário cultural de Belo Horizonte.

FESTIVAL INTERNACIONALDE QUADRINHOSFIQ

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRODE BONECOS DE BELO HORIZONTE

FITBConsiderado o maior evento do gênero da América Latina e um dos maiores do mundo devido ao número de companhias internacionais participantes (são 85 grupos de 20 países e 10 estados brasileiros), é hoje um sucesso de público e crítica.

FESTIVAL MUNDIALDE CIRCO DO BRASIL

FMCB

O Festival, que acontece em praças e espaços alternativos, conta com a participação de circos de todo o mundo, além de artistas e grupos de diversos países, como Canadá, Estados Unidos, China, Rússia, França, Inglaterra, Itália, Espanha, entre outros.

O FID engloba espetáculos, seminários, palestras, oficinas, publicação de livros, ação social e acesso democrático às atividades, com entradas gratuitas e ingressos a preços populares.

FID - FÓRUM INTERNACIONAL DE

DANÇA

SÃO 43 GRUPOS DE QUADRILHAS, TOTALIZANDO QUASE 2000 COMPONENTES. A COMPETIÇÃO DE DANÇA DE QUADRILHA ACONTECE EM TODAS AS REGIÕES DA CIDADE DURANTE OS MESES DE JUNHO E JULHO.

O ARRAIAL DE BELÔ É A MAIOR FESTA JUNINA DA REGIÃO SUDESTE. A FESTA CONTEMPLA MANIFESTAÇÕES CULTURAIS SINTONIZADAS COM AS TRADIÇÕES E VALORES PRESENTES NAS PRÓPRIAS COMUNIDADES.DE BELÔ

AXÉ BRASIL

EVENTO QUE REUNE NA CAPITAL MINEIRA O MELHOR DE TODAS AS BANDAS DO BRASIL. EM 2010 MAIS DE 120 MIL FOLIOES DE TODO O PAÍS PULANDO POR MAIS DE 15 HORAS NOS DOIS DIAS DE SHOWS NO MINEIRÃO.

AAXÉ BRASIL

COMIDA DI BUTECOA CULINÁRIA É UMA DAS MAIS GENUÍNAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE UM POVO. E AQUI, A AUTENTICIDADE DÁ UM TOQUE ESPECIAL AOS PRATOS TÍPICOS E QUITUTES MINEIROS, PREPARADOS EM DIVERSOS RESTAURANTES

O CONCURSO GASTRÔNOMICO REUNE 41 BARES DE BELO HORIZONTE.A CULINÁRIA SE MISTURA POR VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS, SEMPRE ACOMPANHADA DE GENTE BONITA E CERVEJA GELADA.

COMIDA DI BUTECO- A SAIDEIRA

EXPOCACHAÇA

EVENTO ANUAL DESTINADO AOS PRODUTORES DA AUTÊNTICA CACHAÇA MINEIRA.

Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa foi aberto um "caminho novo". A rota de Paraty passou a ser o "caminho velho", a partir do século XVIII.

Estrada Real

Caeté

Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Constituída, ainda, pelas vias de acesso, os pontos de parada, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo.

Estrada Real

Em suma, Belo Horizonte e seus inúmeros atrativos, se inovam e se renovam continuamente e encantam os amantes das artes plásticas, da música, do teatro, da dança e da literatura. Mistura de tradição, criatividade, jovialidade e tranqüilidade, Belo Horizonte se revela uma cidade contemporânea e surpreendente. Esta é a capital de Minas Gerais.

Nos vemos em BH.Ana Paula AzevedoDiretora de Promoção Turística

www.belohorizonte.mg.gov.br