Doença de Chagas - Parasitologia

Post on 19-Jan-2017

110 views 11 download

Transcript of Doença de Chagas - Parasitologia

PARASITOLOGIA HUMANA Aluno: Genivaldo Icaro S. Araújo

ENFERMAGEM 2013.2

DOENÇACHAGAS

de

DOENÇACHAGAS

Em 1909, Carlos Chagas, pesquisador do Instituto Osvaldo Cruz, descobriu uma doençainfecciosa que acometia operários dointerior de Minas. Esta, causada peloprotozoário Tripanosoma Cruzi, é conhecida como doença de Chagas, em homenagem a quem a descreveu pela primeira vez.

de

\\ HISTÓRICO

DOENÇACHAGAS

de

\\ CLASSIFICAÇÃOReino: ProtistaFilo: SarcomastigophoraOrdem: KinetoplastidaFamília: TrypanosomatidaeGênero: Trypanosoma

Vetor: Triatoma Infestans

Agente EtiológicoTrypanosoma Cruzi

DOENÇACHAGAS

de

\\ MORFOLOGIA

DOENÇACHAGAS

A maioria das espécies conhecidas vive no meio silvestre, associadas a uma diversidade de fauna e flora. São insetos de hábitos noturnos que também vivemnas frestas das casas depau-a-pique, ninhos depássaros, tocas de animais,casca de troncos de árvorese embaixo de pedras.

de

\\ HABITAT

DOENÇACHAGAS

de

\\ TRANSMISSÃO Vetorial Transfusão Sanguínea Via Oral

Transmissão Sexual

DOENÇACHAGAS

de

\\

CICL

O B

IOLÓ

GICO

DOENÇACHAGAS

de

\\ SINTOMATOLOGIAFebre, aparecimentode gânglios, crescimentodo baço e do fígado,alterações elétricas docoração e/ou inflamaçãodas meninges nos casos graves. Na fase aguda, os sintomas duram de três a oito semanas. Na crônica, os sintomas estão relacionados a distúrbios no coração e/ou no esôfago e no intestino. Cerca de 70% dos portadores permanece de duas a três décadas na chamada forma assintomática ou indeterminada da doença.

DOENÇACHAGAS

de

\\ PATOGENIAAfeta os gânglios,fígado e o baço,coração, intestino eesôfago. Na fase crônica da doença, pode haver destruição da musculatura e sua flacidez provoca aumento desses três órgãos, o que causa problemas como cardite chagásica (aumento do coração), megacólon, e megaesôfago, cujo principal sintoma é a regurgitação dos alimentos ingeridos. Essas lesões são definitivas.

DOENÇACHAGAS

de

\\ DIAGNÓSTICO CLÍNICOAfeta os gânglios, fígado e o baço, coração, intestino e esôfago. Na fase crônica da doença, pode haver destruição da musculatura e sua flacidez provoca aumento desses três órgãos, o que causa problemas como cardite chagásica (aumento do coração), megacólon, e megaesôfago, cujo principal sintoma é a regurgitação dos alimentos ingeridos. Essas lesões são definitivas, irreversíveis.

DOENÇACHAGAS

de

\\ DIAGNÓSTICO LABORATORIALFase aguda:

ParasitológicoSorologia - reação de precipitação, inoculação em camundongo RIFI, ELISAFase crônica:Parasitológico – xenodiagnóstico, inoculação em camundungos e hemocultura.Sorológico – RFC, RHA, RIFI, ELISAPCR

DOENÇACHAGAS

de

\\ EPDEMIOLOGIASegundo dados recentes da OMS, a doença de chagas atinge 16 a 18 milhões de pessoas em 18 países, causando cerca de 21.000 mortes anuais e uma incidência de 300.00 novos casos por ano.No Brasil cerca de6 milhões de habitantes são infectados.

DOENÇACHAGAS

de

\\ PROFILAXIA A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor, e entre elas temos:

Melhoria de habitações rurais Controle da transmissão congênita, acidental e

transplantes Educação sanitária e comunitária

DOENÇACHAGAS

de

\\ TRATAMENTOO tratamento para a doença de chagas é feito com a tomada de medicamentos antiparasitários, eficazes na eliminação do parasita do sistema sanguíneo.Quando o parasita já não se encontra presente na corrente sanguínea e fica alojado nos tecidos que formam os órgãos, ele pode gerar complicações no órgão afetado. Neste caso, o tratamento deverá ser direcionado para alívio dos sintomas causados pela doença, já que nesta fase não há cura para a doença de Chagas.

DOENÇACHAGAS

de