MEIOS DE CONTRASTE NA RADIOLOGIA.pptx

Post on 08-Aug-2015

117 views 3 download

Transcript of MEIOS DE CONTRASTE NA RADIOLOGIA.pptx

MEIOS DE CONTRASTE NA RADIOLOGIA

PROF. MAYRA NUNES DE FREITAS BARCELLOS

Introdução

•Os exames radiológicos são de suma importância como recurso diagnóstico na prática clínica, e podem ser classificados em:•Exames radiológicos simples.•Exames radiológicos contrastados.

O que são meios de contraste radiológicos?

Meios de contrastes radiológicos são compostos que, quando introduzidos no organismo por diferentes vias, conseguem dar melhor definição às imagens radiográficas feitas pelos vários métodos de diagnóstico por imagem.

Neste caso torna-se necessária a utilização de meios decontrastes radiológicos, para possibilitar a visualização de tais órgãos, considerando que essas substâncias são mais densas que a estrutura anatômica do órgão a ser radiografado.

Classificação dos Meios de Contrastes

Os Meios de contrastes radiológicos se classificam quanto a:

Capacidade de absorver radiação;Composição;Solubilidade;Vias de administração.

•Positivos ou Radiopacos.

•Negativos ou Radiotransparentes.

Quanto a este tipo, os meios de contrastes podem ser:

1-Capacidade de Absorver Radiação

Positivos ou Radiopacos.•São aqueles que, quando presentes em determinados órgãos, absorvem mais radiação do que as estruturas anatômicas que o circundam.•Os meios de Contrastes positivos absorvem raios X com maior intensidade que as partes moles e ossos do corpo humano,devido a sua elevada densidade e suas propriedades químicas.

EXEMPLOS

Radiografia de abdome em AP sem administração de contraste radiológico

Radiografia de abdome em AP com administração de contraste radiológico

EXEMPLOS

Contrastes negativosNegativos ou radiotransparentes: é o caso de ar e dos gases que permitem a passagem dos RX mais facilmente servindo assim como contraste negativo. Exemplos – Sonrisal, ar comprimido

2 - Composição

Iodados: são os que contem iodo (I) como elemento radiopaco em sua formula.Não iodados: não contem iodo, mas utiliza substâncias como bário (Ba SO4) ou gadolínio em sua fórmula.

Sulfato de Bário

Solubilidade

Solubilidade:Hidrossolúveis: dissolve-se em água.Lipossolúveis: dissolve-se em lipídios (gordura).Insolúveis: não se dissolvem. Ex: sulfato de bário.

Vias de administração:

Oral: quando o meio de contraste é ingerido pela boca.Parenteral: quando o meio de contraste é ministrado por vias endovenosas ou artérias.Endocavitário: quando o meio de contraste é ministrado por orifícios naturais que se comunicam com o meio externo. (ex: uretra, reto, útero, etc).Intracavitário: quando o meio de contraste é ministrado via parede da cavidade em questão. (ex: fístula).