Por dentro · Por dentro do Incaper 20 de Maio de 2013 Incaper dissemina conhecimento pelo Norte...

Post on 09-Dec-2018

216 views 0 download

Transcript of Por dentro · Por dentro do Incaper 20 de Maio de 2013 Incaper dissemina conhecimento pelo Norte...

Novo modelo de Gestão no Norte e Extremo Norte

Por dentro doProtocolo: conheça a forma de entrada e saída de documentos

Por dentro Incaper dissemina conhecimentopelo Norte capixaba Páginas 3

Páginas 2 e 3

Págs.7 e 8

Ano 1 - Número 6 - 20 de Maio de 2013

Ioga: equilíbrio do corpo e da mente

Página 5

do

Bolsa de mestrado para servidora do DEF Pág.2

Abastecimento de veículos no Incaper Pág.4

Página 6

Entrega de livros no Ceier de Águia Branca

Por dentro do Incaper

20 de Maio de 2013

O trabalho do Incaper por toda parte

Equipe do Incaper no lançamento da colheita do café.

2

Balançando a peneira em São Domingos do Norte!

Servidora do DEF é premiada com bolsa de mestrado

Os servidores do Incaper no Centro Norte e Extremo Norte compareceram em peso ao Lan-çamento da colheita do café e da Campanha pela melhoria da qua-lidade do produto, na última terça-feira (14), no viveiro da Cooabriel, em São Domingos do Norte. A atividade, já tradicional no Espírito Santo, deixou, nas terras do coni-lon, a mensagem de que, além da produtividade, é necessário colocar qualidade na mesa do consumidor. E esse é mais um dos compromis-sos do Incaper!

A chefe da área financeira do Incaper, Clarissa Vassem Cam-pos, concorreu ao 11º Prêmio Excelência Acadêmica da Fucape

e ficou em 1º lugar entre 114 con-correntes de todo o país. Ela ga-nhou uma bolsa integral de Mes-trado na área de Administração e Ciências Contábeis.

O referido prêmio seleciona as melhores monografias ou traba-lhos de conclusão de curso de es-pecialização na área de negócios. Clarissa inscreveu a monografia que apresentou à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para concluir o curso de Ciências Contábeis, com o tema “A teoria institucional aplicada à nova con-tabilidade pública: estudo de ca-

sos múltiplos em municípios da Grande Vitória”. Ela foi a única mulher, capixaba, entre os três primeiros lugares da premiação.

“Eu não esperava que meu tra-balho fosse selecionado porque a Fucape tem maior foco na inicia-tiva privada e minha monografia é na área pública”, falou Clarissa. Ela disse que está dividida entre duas linhas de pesquisa no mes-trado: contabilidade e controla-doria aplicadas ao setor público ou contabilidade gerencial e tri-butária. As aulas terão início no segundo semestre.

Clarissa é Técnica de Suporte e ingressou no Incaper em Fevereiro deste ano.

Por dentro do Incaper

20 de Maio de 2013

Incaper dissemina conhecimentopelo Norte capixaba

3

Dez escolas de nove municípios do Norte do Espírito Santo e mais de mil estudantes envolvidos. O Sementes do Conhecimento deixou sua marca por São Gabriel da Pa-lha, Águia Branca, Vila Pavão, Nova Venécia, Boa Esperança, Pinheiros, Montanha, São Mateus e Jaguaré, compartilhando conhecimento, pa-ra instituições de ensino ligadas ao meio rural, por meio das publica-ções do instituto.

Participaram de todas as entregas o Diretor-Presidente, Evair Vieira de Melo, a bibliotecária, Meirielem Frassom, a jornalista Milan Salvia-to e o servidor do DCM, Augusto Barraque. Em todos os municípios, os servidores dos escritórios locais acompanharam as entregas, das quais também participaram autori-dades locais.

“Em cada escola, houve uma surpresa boa. Fomos recebidos com mística, poesia e emoção. A comuni-dade escolar ficou muito agradecida com a parceria, que já ocorria com o instituto e agora está se consolidan-

do pelo Projeto Sementes do Conhe-cimento. Continuaremos enviando os materiais, que são reconhecidos como de alta qualidade”, relatou a bi-bliotecária do Incaper, Meirielem.

“Gostaria de deixar meu agra-decimento especial aos colegas dos escritórios locais, que deram toda a atenção para que o Projeto se con-cretizasse primeiro. Como nova servidora, foi minha primeira expe-

riência de visita ao interior e eu me senti em casa”, afirmou Meirielem.

O servidor do DCM, Augusto Barraque, se emocionou durante as entregas. “Em 36 anos de Incaper, este foi um dos momentos mais emocionantes que já vivi. Eu revivi o tempo em que estava na roça e me emocionei, chorei mesmo. Tanto que declamei um poema, que tinha tudo a ver com o momento”, disse Augusto.

Poema declamado na Escola Família Agrícola de Km 41, Nestor Gomes, pelo servidor do Incaper, Augusto Barraque.

Incaper por toda a parte

“Quando acordo de manhãa paisagem corro a vergosto de olhar o soltambém de vê-lo nascerComo é linda esta paisagemsei que é obra da naturezaQuem é, meu Deus, que não gosta de olhar essa beleza

A primeira colocada do 11º Prêmio Excelência Acadêmica, Clarissa Vassem Campos, com o gerente geral de controladoria da ArcelorMittal Brasil, Paulo Wanick, e o coordenador de Prêmio e diretor da FUCAPE, Valcemiro Nossa. Ela é Técnica de Suporte e ingressou no Incaper em fevereiro deste ano.

Servidor Augusto Barraque se emociona durante entregas.

Entrega do kit “Sementes do Conhecimento” no Ceier de Boa Esperança

Por dentro do Incaper

20 de Maio de 20134

Você sabe como deve ser feito o abastecimento de um veículo do Incaper?

O procedimento para abaste-cimento de combustível nos veí-culos do Incaper é simples, mas que deve ser conhecido por todos os servidores.

CadastroEm primeiro lugar, cada servi-

dor que faz uso de veículos deve realizar um cadastro junto à Área de Transportes e Serviços Gerais. Os documentos necessários são cópia da Carteira de Habilitação e o número funcional, os quais podem ser enviados para o e-mail atsg@incaper.es.gov.br, aos cuidados de Denildo.

A partir desse cadastro, será fornecida uma senha para o ser-vidor, que irá utilizá-la durante o abastecimento do veículo.

Uso do cartãoCada veículo do Incaper pos-

sui um cartão magnético da em-presa contratada pelo Governo do Estado/Incaper, o Goodcar, personalizado com a placa do veículo, o qual é apresentado na hora do abastecimento nos pos-tos credenciados. O servidor in-forma a quilometragem do veí-culo, seu número funcional e, por fim, digita sua senha.

Caso algumas dessas informa-ções sejam digitadas de maneira incorreta, o cartão poderá ser bloqueado. O bloqueio também pode ocorrer se for excedido o li-mite do cartão. Em qualquer uma dessas situações, a orientação é de que os servidores entrem em contato com a Área de Transpor-tes pelo telefone (27) 3636-9835 ou pelo celular (27) 8849-2177 para que seja feito o desbloqueio do cartão.

Dicas de economiaNo contrato celebrado entre

Incaper e empresa, existe um determinado valor para atender toda a frota de veículos do insti-tuto. Considerando o valor con-tratual existente, solicita-se o uso racional desse recurso para que se possa cumprir o programado sem exceder o contrato.

Para economizar, a sugestão é que, quando possível, os servi-dores, tanto da Sede quanto das unidades descentralizadas, orga-nizem-se para viajar a um deter-minado roteiro no mesmo veículo.

Postos credenciadosPara saber quais os pontos

credenciados da Goodcar, basta acessar http://www.ecofrotas.com.br/pt/localizador-de-postos-e-ofi-cinas

O motorista Marcos André Uchoa, da sede, realiza o abastecimento do veículo de forma correta.

Por dentro do Incaper

20 de Maio de 2013 5

Ioga: equilíbrio do corpo e mente na Sede do Incaper

Equilíbrio do corpo e da mente: esse é o princípio da Ioga. Duas ve-zes por semana, servidores da Sede do Incaper realizam essa prática e apontam vários benefícios para o seu cotidiano. “Faço Ioga porque me faz bem e é uma atividade físi-ca que se adequa às minhas neces-sidades. Nos momentos de estres-se, lembro dos exercícios da Ioga, respiro, e sigo adiante. Tenho mais domínio sobre as emoções. Me faz falta quando não vou à aula”, afir-mou a servidora do Departamen-to de Planejamento e Captação de Recursos (DPC), Irisnei Alcure.

O servidor do Geobases, Le-andro Feitoza, destaca a pratici-dade da Ioga no local de trabalho. “Além da qualidade das aulas, que me atraíram muito, temos a facili-dade de sair da sala do trabalho e ir direto para a Ioga. Percebi que,

Qualidade de vida

aliada a caminhadas que faço nos fins de semana, me proporciona um bem-estar”, relatou.

De acordo com a professora Karla Paste, a Ioga tem a intenção de proporcionar o equilíbrio físi-co e mental, o que se consegue por meio das posturas e da respiração. “A Ioga que fazemos no Incaper é a Hatha Ioga, que se inspira nas posturas de animais, plantas e ou-tros elementos da natureza. Visa ao relaxamento e meditação”, dis-se Karla.

Ela destacou que a realização da Ioga imediatamente após o horário de trabalho tem uma grande vanta-gem. “As pessoas descarregam todos os seus problemas relacionados ao trabalho durante a Ioga e esvaziam a mente antes de chegar em casa, o que contribui para melhorar o relaciona-mento com a família”, afirmou Karla.

Melhoria da concentração e maior controle emocional;

Auxílio no aspecto emocional, pois ajuda a permanecer sereno e positivo diante da vida;

Auxílio na respiração de ma-neira correta, mesmo nos mo-mentos de estresse;

Diminuição da pressão arterial;

Controle glicêmico (da diabetes);

Ajuda no tratamento de pesso-as que tiveram câncer;

Melhoria do convívio social e com a família;

Equilíbrio do corpo e da mente;

Alongamento, estabilidade e resistência física, adquirindo força na musculatura;

Benefícios da Ioga

A prática da Ioga faz parte do Projeto de Qualidade de Vida para os servidores do Incaper e é realizada na Sede desde setembro de 2011, com a professora de edu-cação física, Karla Paste. Cerca de 10 servidores participam da ativi-dade, que ocorre duas vezes por semana, no auditório do Incaper, no horário de 17h40 às 18h40. Para se inscrever, basta entrar em contato com a assistente social do Incaper, Hildeneia Patrício, pelo telefone (27) 3636-9853. Os cus-tos das aulas são dividos entre os participantes.

As aulas de ioga ocorrem às terças e quintas-feiras na sede

Projeto Qualidade de Vida

Por dentro do Incaper

20 de Maio de 20136

Por dentro do Protocolo

“O protocolo é o coração da instituição”. Foi com essa definição que os servidores do protocolo, Magno, Aylton e Jorge, definiram o setor onde trabalham. Acompa-nhe a entrevista que o Por dentro do Incaper fez ao Protocolo:

Qual a importância do protocolo?O protocolo é por onde trami-

ta toda a documentação do Inca-per, de âmbito interno e externo. Sem o protocolo, não há inter-câmbio de informações entre os setores do Incaper e do instituto para fora.

Que tipo de trabalho é realizado no protocolo?

Abertura de processos; recebi-mento de documentação; envio e

Magno, Edmara, Aylton e Jorge integram a equipe do protocolo.

Por dentro dos setores

recebimento de malotes e de cor-respondências de correio; registro de correspondências; serviço de mensageria oficial, que é um con-trato do Governo com os Correios para envio de correspondências.

Quais as dúvidas mais frequen-tes que os servidores possuem em relação ao protocolo?

Embalagem de materiais: Os setores devem entregar os mate-riais já embalados e lacrados para o protocolo. Não é função desse setor embalar materiais, apenas gerar as etiquetas com o endereço e enviar o material. O pacote deve ser entregue no protocolo com a especificação do que contém em seu interior, uma vez que é entre-gue lacrado.

Uso de Sedex: Muitas unida-des enviam materiais, via Sedex, para setores da Sede em envelo-pes separados, o que gera gastos desnecessários. Os servidores po-dem reunir todos os documentos direcionados à Sede em um único envelope, pois o protocolo realiza a triagem do material e direciona para os setores específicos. Pelo seu custo elevado, o Sedex deve ser utilizado somente para o en-vio de documentos de grande im-portância ou de urgência. Para os demais casos, deve-se utilizar car-ta simples.

Forma de envio e horários: Se-dex 10: correspondências de ur-gência que chegam até às 10h do dia seguinte; Sedex Hoje: corres-pondências de urgência para en-dereços estaduais que chegam no mesmo dia, caso enviadas até 12h; PAC: sistema de envio de pacotes, mais econômico, e que chega com a diferença de dois a três dias em relação ao Sedex; carta simples: é indicada para documentos que não possuem caráter de urgência.

Correspondências pessoais: Não é função do protocolo entregar ou se responsabilizar por materiais de cunho pessoal que chegam ao Incaper, como contas de energia, água, luz e telefone. É responsabi-lidade de cada servidor.

Magno Rodrigues da Silva, que atua há 31 anos do Incaper; Aylton do Couto Carvalho, há 27 anos na instituição e Jorge Rangel Vitório, há 35 anos. Também há uma estagiária, Edmara Turial de Souza.

O Incaper possui três contratos para atender a essas necessidades: Contrato de postagem, que atende todas as correspondências da institui-ção que tramitam através dos Correio;

Contrato de Malote, que atende o trâ-mite de documentos entre os regionais e a sede do Incaper e vice-versa; e o Contrato de mensageria do Governo do Estado, que atende o trâmite de do-cumentos entre os órgãos estaduais na Grande Vitória.

Quem é a equipe do protocolo?

Você sabia?

Por dentro do Incaper

20 de Maio de 2013 7

O Incaper do futuro

Centro Norte e Extremo Norte discutem novo modelo de gestão

Chegou a hora de os servidores do Centro Norte e Extremo Nor-te conhecerem os rumos do Inca-per no futuro. A apresentação do Modelo Integrado de Gestão por Resultados e do Escritório de Ge-renciamento de Processos e Pro-jetos (EGPP) ocorreu na última terça-feira (30), na UAB/Faceli, em Linhares.

A atividade, além de apre-sentar aos servidores a forma de implantação do Planejamento Estratégico, possibilitou uma dis-cussão coletiva e o levantamento de sugestões e propostas para o redesenho do processo “Integra-ção Pesquisa x Ater”, apresenta-do pelo pesquisador do Centro Serrano e líder do grupo, André Guarçoni.

O chefe do Centro Regional Extremo Norte, Nilson Araújo, integrante do grupo que redese-nhou esse fluxo, também men-cionou que o Programa de Assis-tência Técnica e Extensão Rural (Proater)está sendo reelaborado. “Nossa expectativa é de que no dia 11 de junho haja uma reunião com um grupo de extensionistas que irá multiplicar a nova meto-dologia do Proater”, afirmou Nil-son.

Também foi discutida a estru-turação de projetos prioritários do Incaper a uma metodologia que facilitará o monitoramento e acompanhamento, e consequen-temente, o alcance dos resultados esperados.

“Essa foi uma apresentação inicial sobre o novo modelo de gestão. A partir de agora, iremos manter uma comunicação per-

Servidores do Centro Norte e Extremo Norte discutem o Modelo Integrado de Gestão por Resultados.

manente com os servidores acer-ca dessas mudanças”, explicou a integrante do EGPP, Virgínia, Vasconcelos.

Continua

Por dentro do Incaper

20 de Maio de 2013

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010 Tel / Fax (27) 3636 9865 Departamento de Comunicação e Marketing comunicacao@incaper.es.gov.br www.incaper.es.gov.br Twitter: @incaperFacebook: Incaper

Diretor-Presidente: Evair Vieira de MeloDiretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Es-teves/Luciana SilvestreEdição: Luciana Silvestre Diagramação: Cristiane Silveira/ Rafael Teixeira (estagiário)Periodicidade: Semanal

Expediente

ELDR Laranja da Terra O servidor Ernesto de Moraes

Muzzi, irá exercer a função de chefe do ELDR de Laranja da Terra no pe-ríodo de 24 de maio a 22 de junho, por motivo de férias do titular.

Movimentação de servidores

Desde o dia 07/05, o Técnico de Desenvolvimento Rural do ELDR de Santa Teresa, José Luiz Nunes, afas-tou-se por aposentadoria. Ele traba-lhou durante 36 anos e seis meses

Aposentadoria:José Luiz Nunes

na extensão rural. Ele ingressou na Emater em 1977 e atuou nos mu-nicípios de Domingos Martins, São Roque do Canaã e Santa Teresa. De acordo com seu depoimento, reali-zava várias atividades na extensão, com destaque para assistência técni-ca na área de irrigação. Ele disse que agora ficará em casa, irá descansar e viajar.

21/05 a 23/05: Módulo 7 da Capacitação dos novos servidores

23/05: Ponto Facultativo

24 a 26/05: Expotur (Praça do Papa, Vitória)

47ª Festa da Fruta, em Conceição do Castelo e Concurso da Ponkan de Qualidade do Polo de Tangerina

Agenda

“A gestão por resultados valoriza as pessoas que pro-duzem mais, ou seja, é por merecimento, e proporcio-na um resultado mais efeti-vo para as ações do Incaper. Além disso, as ações integra-das de pesquisa e Ater serão institucionalizadas, o que fa-vorece o trabalho com o pú-blico-alvo do instituto”.

“Eu acredito que o insti-tuto irá melhorar com essas mudanças. Tenho 32 anos de Incaper e, mesmo depois da junção da Emater e Emcapa, não houve integração real da pesquisa e Ater. Com a im-plantação do planejamento estratégico, isso irá mudar: o extensionista, trabalhará inte-grado com o produtor e com os pesquisadores, que irão es-tudar o que realmente interes-sa à sociedade. Quem mais irá ganhar com essa integração é o agricultor”.

Vinícius Nascimento Extensionista do ELDR de São Domingos do Norte

Sarah Ola MoreiraPesquisadora em Melhoramento Vegetal Centro Norte

“A extensão rural foi a minha vida. Se fosse começar a trabalhar de novo, começaria novamente na extensão rural”, relatou.

O Incaper do futuro

Opiniões

José Luiz Nunes se aposentou após 36 anos na extensão rural