Professor: Jorge Augusto Conteúdo: Gestão da Qualidade ...€¦ · O diagrama de...

Post on 22-Jul-2020

2 views 0 download

Transcript of Professor: Jorge Augusto Conteúdo: Gestão da Qualidade ...€¦ · O diagrama de...

Professor: Jorge Augusto Conteúdo: Gestão da Qualidade Total

Data: 03/12/2018

Conceitos de Qualidade

NBR ISO 9000:2005

É o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz arequisitos.

(Requisitos: necessidade ou expectativa que é expressa,geralmente, de forma implícita ou obrigatória Característica:propriedade diferenciadora, que pode ser inerente ou atribuída,qualitativa ou quantitativa)

1

Conceitos de Qualidade

PNQ 2008

Totalidade de características de uma entidade (atividade ouprocesso, produto), organização, ou uma combinação destes, quelhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas eimplícitas dos clientes e demais partes interessadas.

2

Parâmetros da Qualidade de Produto

Fatores de Satisfação• Desempenho funcional;• Disponibilidade, confiabilidade;• Durabilidade;• Conformidade;• Mantenabilidade;• Facilidade/conveniência de uso;• Instalação e orientação de uso;• Interface com o usuário• Meio ambiente;• Atendimento pós-venda, assistência;• Estética;• Qualidade percebida, imagem da marca• Custo do ciclo de vida do produto.

3

Abordagens Práticas Associadas ao Conceito da

Qualidade

• Abordagem Centrada no Processo

• Abordagem Centrada no Produto

• Abordagem Centrada no Valo

• Abordagem Transcendental

• Abordagem Centrada no Usuário4

Ampliação da Gestão da Qualidade

Qualidade de projeto do processo

Qualidade de fabricação

Projeto do Produto

& Processo

Produção

Qualidade de fabricação

Pós-Venda

Planejamento e Concepção de

produto

SATISFAÇÃO

DOS

CLIENTES

5

Conceito de Produtividade

6

Conceito de Produtividade

É Produzir cada vez mais e melhor

com cada vez menos

7

Conceito de Produtividade

Qualidade

Produtividade

+

Foco no Mercado+

Competitividade=

8

Conceito de Sobrevivência

A produtividade cresce com a qualidade dos produtos, imprimindo maior

competitividade à empresa e garantindo a sua sobrevivência no mercado.

9

Fundamentos de

Gestão

10

Fundamentos de Gestão Fundamentos de Excelência - PNQ 2010

Pensamento sistêmico: entendimento das relações de interdependência entre osdiversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e oambiente externo.

Aprendizado organizacional: busca e alcance de um novo patamar deconhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação ecompartilhamento de experiências.

Cultura da inovação: promoção de um ambiente favorável à criatividade,experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencialcompetitivo para a organização.

11

Fundamentos de Gestão Fundamentos de Excelência - PNQ 2010

Liderança e constância de propósitos: atuação de forma aberta, democrática,inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura daexcelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses daspartes interessadas.

Orientação por processos e informações: compreensão e segmentação doconjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para aspartes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deveter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideraçãoas informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.

12

Fundamentos de Gestão Fundamentos de Excelência - PNQ 2010

Visão de futuro: compreensão dos fatores que afetam a organização, seuecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando a suaperenização.

Geração de valor: alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidadeda organização pelo aumento de valor tangível e intangível de forma sustentadapara todas as partes interessadas.

Valorização das pessoas: estabelecimento de relações com as pessoas, criandocondições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente,maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, desenvolvimentode competências e espaço para empreender.

13

Fundamentos de Gestão

Fundamentos de Excelência - PNQ 2010

Conhecimento sobre o cliente e o mercado: conhecimento eentendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor deforma sustentada para o cliente e, conseqüentemente, gerando maiorcompetitividade nos mercados.

Desenvolvimento de parcerias: desenvolvimento de atividades emconjunto com outras organizações, a partir da plena utilização dascompetências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambasas partes.

14

Fundamentos de Gestão

Fundamentos de Excelência - PNQ 2010

Responsabilidade social: atuação que se define pela relação ética etransparente da organização com todos os públicos com os quais elase relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável dasociedade, preservando recursos ambientais e culturais paragerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo aredução das desigualdades sociais como parte integrante daestratégia da organização.

15

Fundamentos de Gestão

Atividade 1

Fundamentos de Excelência

16

Gestão da Qualidade

Total

17

Gestão da Qualidade Total

• É o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação detodas as pessoas.

• É a busca da satisfação de todas as “pessoas” que se relacionamcom a organização “stakeholders” (partes interessadas) deforma simultâne.

18

Gestão da Qualidade Total

É o sistema de atividades dirigidas para se atingir clientessatisfeitos, empregados com responsabilidade e autoridade, maiorfaturamento e menor custo” (Juran)

É uma estratégia de fazer negócios que objetiva maximizar acompetitividade de uma empresa através da melhoria contínua daqualidade dos seus produtos, serviços, pessoas, processos eambiente (Goetsch).

19

Princípios Fundamentais da Gestão da

Qualidade Total

• Foco no cliente

• Qualidade em primeiro lugar

• Melhoria contínua de produtos e processos

• Envolvimento, comprometimento e desenvolvimento de recursoshumanos

20

Elementos da Gestão da Qualidade Total

21

Gestão da Qualidade Total

22

Dim

en

es d

a Q

uali

dad

e T

ota

l

23

Modelo de Excelência

da Gestão®

24

Mo

de

lo d

e

Ex

ce

lên

cia

em

Ge

stã

o

25

Diagrama de Gestão

26

Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da

Qualidade

O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) é um reconhecimento à excelência nagestão das organizações sediadas no Brasil.

O Prêmio busca promover:

Amplo entendimento dos requisitos para alcançar a excelência do desempenho e,portanto, a melhoria da competitividade; e

Ampla troca de informações sobre métodos e sistemas de gestão que alcançaramsucesso e sobre os benefícios decorrentes da utilização dessas estratégias.

27

Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da

Qualidade

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é concebido tendo como base osFundamentos da Excelência, sendo constituído por oito critérios:

1 Liderança2 Estratégias e Planos3 Clientes4 Sociedade5 Informações e Conhecimento6 Pessoas7 Processos8 Resultados

28

Critério - Liderança

Este critério examina a governança da organização, incluindo aspectosrelativos: à transparência, equidade, prestação de contas eresponsabilidade Corporativa.

Também examina como é exercida a liderança, incluindo temas como oestabelecimento dos padrões de trabalho, aprendizado e mudançacultural.O critério aborda a análise do desempenho da organização enfatizandoa comparação com o de outras organizações, o atendimento aosrequisitos das partes interessadas e a avaliação do êxito dasestratégias.

29

Critério – Estratégias e Planos

Este critério examina o processo de formulação das estratégias,enfatizando a análise do setor de atuação, do macroambiente edo modelo de negócio da organização. Também examina oprocesso de implementação das estratégias, incluindo a definiçãode indicadores, o desdobramento das metas e dos planos para asdiversas áreas da organização e o acompanhamento dosambientes internos e externos.

30

Critério – Clientes

Este critério examina a gestão do conhecimento de mercado daorganização, destacando a identificação, análise e compreensãodas necessidades e expectativas dos clientes e dos mercados.também examina a gestão da imagem, incluindo a divulgação dasmarcas e dos produtos, e como a organização se relaciona com osclientes, incluindo a avaliação da satisfação, da fidelidade e dainsatisfação dos clientes.

31

Critério – Sociedade

Este critério examina como a organização cumpre a suaresponsabilidade socioambiental, destacando ações voltadas parao desenvolvimento sustentável. Também, examina como aorganização promove o desenvolvimento social, incluindo arealização ou apoio a projetos sociais ou voltados para odesenvolvimento nacional, regional, local ou setorial.

32

Critério – Informações e Conhecimento

Este critério examina a gestão das informações, incluindo aobtenção de informações comparativas pertinentes.Também, examina como a organização identifica,desenvolve, mantém e protege os seus ativos intangíveis.

33

Critério – Pessoas

Este critério examina os sistemas de trabalho da organização,incluindo a organização do trabalho, a estrutura de cargos osprocessos relativos à seleção e contratação de pessoas, assimcomo a gestão do desempenho de pessoas e equipes.

Também, examina os processos relativos à capacitação edesenvolvimento das pessoas e como a organização promove aqualidade de vida das pessoas interna e externamente aoambiente de trabalho.

34

Critério – Processos

Este critério examina como a organização gerencia, analisa emelhora os processos principais do negócio e os processos deapoio. também examina como a organização gerencia o processode relacionamento com os fornecedores, destacando odesenvolvimento da sua cadeia de suprimento. o critério abordacomo a organização gerencia seus processos econômico-financeiros, visando à sustentabilidade econômica do negócio.

35

Critério – Resultados

Este critério examina os resultados da organização, abrangendo oseconômico-financeiros e os relativos aos clientes e mercados,sociedade, pessoas, processos principais do negócio e de apoio,assim como os relativos ao relacionamento com fornecedores. aavaliação dos resultados inclui a análise da tendência e do nível atualde desempenho, pela verificação do atendimento dos requisitos daspartes interessadas e pela comparação com o desempenho de outrasorganizações.

36

Fu

nd

am

en

tos x

Cri

téri

os d

e

Exc

elê

nc

ia

37

Atividade

1. Quais são o princípios fundamentais da Gestão da QualidadeTotal?

2. Conceitue com sua palavras qualidade..

38

MÉTODO PARA PLANEJAMENTO,

CONTROLE E MELHORIA DA QUALIDADE

39

Gestão da QualidadeDIAGRAMA DE ISHIKAWA

2

DIAGRAMA DE ISHIKAWATambém conhecido como Espinha de Peixe

Proposto por Kaoru Ishikawa na década de 60

3

DIAGRAMA DE ISHIKAWA de KaoruIshikawa - 60

O diagrama de Ishikawa, conhecido como Espinha de Peixe ou Causa e Efeito, éuma ferramenta da qualidade onde causas são levantadas para se chegar araiz de um problema específico, através da análise de todos os fatores quepuderam contribuir para sua geração.

O diagrama leva em conta que toda causa vai produzir um efeito, essas causasrepresentam hipóteses que precisam ser analisadas e testadas uma a uma,a fim de comprovar sua veracidade e determinar o grau de influência ouimpacto sobre a situação em análise.

Na prática, é uma ferramenta muito utilizada para realizar análise de causa emavaliação de não conformidades. Vejamos um exemplo.

4

Produto com defeito

Máquina PessoalFalta de

manutenção

Falta de treinamento

Jornada e excessiva

Falta de controle

MétodoMateriais

Matéria prima com defeito

Ferramenta sem corte

Conversas paralelasEquipamento

obsoleto

43

AtividadePeça autorização da direção da tua escola para fazer um diagramade Ishikawa com objetivo de avaliar o alto índice de reprovação emdeterminada disciplina. Considere os seguintes elementos:Professores;Alunos;Local;Método;Recursos.Obs.: O relatório da análise deve ser enviado para o professor JorgeAugusto Costa por e-mail jct.jac2705@gmail.comContato de dúvidas: 86 99851-5570 whatzap

6

Atividade SoluçãoAnálise para descobrir as causas de reprovações em

determinada disciplina

7

Método PDCAUso do PDCA

46

O PDCA é utilizado no ambiente organizacional,predominantemente, para manter e melhorar resultadospor meio da identificação, observação e análise deproblemas, bem como para o alcance das metas.

Auxilia os gestores e todos os empregados na tomada dedecisão adequada.

47

Por que estudar PDCA? Para ...• Reduzir ineficiências

• Não conformidades,• Falhas,• Erros,• Desperdícios,• Retrabalhos

• Reduzir custos• Melhorar a qualidade• Melhorar a produtividade• Melhorar a eficiência• Aumento da satisfação dos clientes

48

Definição de Problema

49

Definição de Problema

Problema é o resultado indesejável de um processo

50

De

fin

içã

o d

e

Pro

ble

ma

51

Definição de MetaÉ um objetivo a ser alcançado. Determinando-se um valor e um prazopara se chegar a esse objetivo

Componentes de uma meta:• Objetivo gerencial• Valor• Prazo• Exemplos:• Aumentar a taxa comercial de embarque do píer I em 10% até

dezembro de 2018.• Reduzir o número de reclamações dos clientes do restaurante X-

Sabor em 30% até 31/12/2018.52

Definição de Método

Método: Palavra de origem gregaMétodo = Meta + Hodos (Caminho)

53

Méto

do

PD

CA

54

Método PDCA

55

PD

CA

pa

ra

Ge

renc

iam

en

to d

e

Pro

ce

ssos

56

PDCA para Solução de Problemas

57

Re

so

lve

nd

o p

rob

lem

a

se

m o

PD

CA

58

Sis

tem

a t

ípic

o p

ara

tra

tam

en

to d

e N

C*

* N

ão

co

nfo

rmid

ad

es

, F

alh

as

, P

rob

lem

as

,

An

om

ali

as

, D

efe

ito

s e

De

svio

s

Nota: O “Princípio dos 3 Gen”, significa ir ao local da ocorrência (Genba),

observar o equipamento (Genbutsu) e o fenômeno (Gensho).59