Projeto interdisciplinar de matemática

Post on 06-Jun-2015

17.071 views 0 download

description

Projeto Interdisciplinar MatemáticaIAVM - 4º périodoGraduação em PedagogiaGrupo: Educação Inclusiva

Transcript of Projeto interdisciplinar de matemática

Instituto a Vez do Mestre

Projeto Interdisciplinar

Ensino da Matemática: Fundamentos e

Metodologia

Projeto InterdisciplinarProjeto InterdisciplinarTema gerador 2010.2Tema gerador 2010.2

Educação para a Educação para a sustentabilidadesustentabilidade

A importância da matemática na construção da cidadania

• A matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar.

• A matemática precisa estar ao alcance de todos e a democratização do seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente.

• A seleção e a organização de conteúdos não devem ter como critério único a lógica interna da matemática.

• Deve-se levar em conta sua relevância social e a contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno. Trata-se de um processo permanente de construção.

• De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma formação básica para a cidadania consiste em criar meios para que os estudantes estejam preparados para o mundo do trabalho, para as relações sociais e da cultura, no âmbito de nossa sociedade.

• A diversidade cultural da qual o estudante brasileiro faz parte, exige uma educação matemática com características particulares.

• Esses estudantes trazem consigo, para a escola, diferentes experiências, ideias, intuições, conhecimentos que foram construídos ao longo de suas vidas , por meio de experiências próprias, adquiridas nos ambientes que frequentam.

PESQUISA DE CAMPOPESQUISA DE CAMPOPESQUISA DE CAMPOPESQUISA DE CAMPORealizada no Colégio Realizada no Colégio

Laranjeiras, observação de uma Laranjeiras, observação de uma aula de matemática de uma aula de matemática de uma turma do 1º ano do ensino turma do 1º ano do ensino

fundamental.fundamental.

Mural com números de 1 a 150.Material Dourado utilizado na aula.

Conteúdo e Objetivos• Centenas, dezenas e unidades• O objetivo da aula era estender a

compreensão dos alunos sobre centenas , dezenas e unidades.

• As crianças foram estimuladas a montar objetos com o apoio do material dourado, com as quantidades pedidas, e depois escreviam em algarismos no caderno.

• Os alunos também foram estimulados a usar o mural com números na sala para facilitar a compreensão da escrita dos números.

PESQUISA DE CAMPO - 2PESQUISA DE CAMPO - 2PESQUISA DE CAMPO - 2PESQUISA DE CAMPO - 2Realizada no SESI – Nova Realizada no SESI – Nova Iguaçu, Aula prática de Iguaçu, Aula prática de

matemática de uma turma do 1º matemática de uma turma do 1º ano do ensino fundamental.ano do ensino fundamental.

Projeto Cultivar.Projeto Cultivar.

Projeto Cultivar• O Sistema FIRJAN por meio do SESI-RJ e do

SENAI-RJ e de sua atuação como entidade de representação empresarial, elaborou um programa de mobilização da sociedade por uma atuação concreta para combater as mudanças climáticas.

• Foi com essa preocupação que nasceu o Cultivar. Sua proposta é mobilizar empresas, alunos, colaboradores do Sistema FIRJAN e toda a sociedade para enfrentar os problemas ambientais e ajudar na recuperação da Mata Atlântica através do plantio de árvores nativas.

Conteúdo e Objetivos

• Apresentar as dimensões (maior/menor, mais alto/mais baixo/ pequeno, grande) e figuras geométricas.

• Observar a profundidade e a distância entre as covas, comparar quantidade, números pares e ímpares na colocação das sementes etc.

• Diferenciar os tipos de tamanho das árvores nativas que serão plantadas.

• Trabalhar conceitos matemáticos relacionados ao espaço da horta como área e perímetro.

• Na semeadura contagem de sementes e covas. • Explorar o conhecimento de formas geométricas.

Na Prática

• Usando a natureza para associar os conhecimentos matemáticos e fazendo os alunos vivenciarem na pratica tais conceitos, estaremos desenvolvendo os elementos emocionais e motores, não somente o cognitivo.

Em uma sala de aula como a apresentada no exemplo, o uso da ETNOMATEMÁTICA pode ser relacionado com as possibilidades cotidianas que as experiências próprias que cada aluno trás .O uso de utensílios domésticos de medição de gramas na culinária pode servir de parâmetro e servir de ponte significante para se chegar ao conteúdo específico e na percepção da ligação entre os numerais , as unidades, dezenas e centenas.

Outra alternativa seria o uso da fita métrica e de utensílios de costura para se falar de centímetros nas séries mais avançadas.

Também podem ser lançadas aulas-passeio, para o supermercado(verificação de preços, quilos, litros, etc.), para o metrô, à feira e demais localidades que possam fazer significar de forma interiorizada os conceitos matemáticos de forma que os alunos os assimilem de forma prazeirosa e definitiva.

De acordo com o texto apresentado, as comunidades indígenas utilizam-se desde os mais remotos tempos de uma lógica própria proveniente da racionalidade deles.

Para eles, o que é existe é uma lógica apenas ,o que muda são suas representações de acordo com as possibilidades e as necessidades que se apresentem, por exemplo: utilizam-se do conhecimento sobre refração, numeração,além da utilização de um calendário próprio.

Baseado nestes conceitos podemos relacionar o texto com a pedagogia atual exercida em nossas escolas de forma a refletirmos em como , em algumas ocasiões desenvolvemos métodos tão avançados quando na verdade poderíamos estar utilizando a racionalização dos conteúdos, das metodologias e dos trabalhos para uma melhor compreensão e assimilação dos conteúdos que gostaríamos que nossos alunos atingissem, e para tal , para a obtenção destes métodos podemos nos pautar em exemplos simples e racionais que encontramos nas sociedades de outrora , sabendo que a simplicidade de sua aplicabilidade pode ajudar na diversificação dos métodos de ensino.

Instituto a Vez do MestreGraduação em Pedagogia

4º período

Disciplina: Ensino da MatemáticaProfessor: Heitor Achilles

Discentes:Edione Zelenka Lourenço

Daniela Marques da Silva CardosoSimoni Nogueira Marinho Vianna

Marcia Conceição da SilvaJulia de Oliveira Godinho Ferreira

Heloísa Garcia

• Fontes:• textos : Etnomatemática em ação• A racionalidade dos índios

brasileiros• Cadernos de Estudos: Ensino da

matemática: fundamentos e metodologia.