1º Va Grupo 06

33
RECURSOS NATURAIS E RECURSOS NATURAIS E CRESCIMENTO CRESCIMENTO ECONOMICO ECONOMICO

Transcript of 1º Va Grupo 06

Page 1: 1º Va   Grupo 06

RECURSOS NATURAIS E RECURSOS NATURAIS E CRESCIMENTO CRESCIMENTO ECONOMICOECONOMICO

Page 2: 1º Va   Grupo 06

OS RECURSOS ENERGÉTICOS DO OS RECURSOS ENERGÉTICOS DO BRASILBRASIL

►PETRÓLEO;PETRÓLEO;►CARVÃO MINERAL;CARVÃO MINERAL;►HIDRELÉTRICAS;HIDRELÉTRICAS;►GÁS NATURAL;GÁS NATURAL;►XISTO;XISTO;►FONTES ALTERNATIVAS;FONTES ALTERNATIVAS;►BIOCOMBUSTIVEIS;BIOCOMBUSTIVEIS;►ÁLCOOL.ÁLCOOL.

Page 3: 1º Va   Grupo 06

PETRÓLEOPETRÓLEO

►O petróleo é uma substância oleosa, O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro. o negro e o castanho escuro. Embora objeto de muitas discussões no Embora objeto de muitas discussões no passado, hoje tem-se como certa a sua passado, hoje tem-se como certa a sua origem orgânica, sendo uma combinação de origem orgânica, sendo uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio.moléculas de carbono e hidrogênio.

Page 4: 1º Va   Grupo 06

PETRÓLEOPETRÓLEO

► Admite-se que esta origem esteja ligada à decomposição Admite-se que esta origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton - organismos em dos seres que compõem o plâncton - organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas tais como suspensão nas águas doces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros - causada pela pouca protozoários, celenterados e outros - causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. oxigenação e pela ação de bactérias. Estes seres decompostos foram, ao longo de milhões de Estes seres decompostos foram, ao longo de milhões de anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substância oleosa que é o transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo.Ao contrário do que se pensa, o petróleo não petróleo.Ao contrário do que se pensa, o petróleo não permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas desloca-se até encontrar um terreno apropriado para se desloca-se até encontrar um terreno apropriado para se concentrar. concentrar.

Page 5: 1º Va   Grupo 06
Page 6: 1º Va   Grupo 06
Page 7: 1º Va   Grupo 06

CARVÃO MINERALCARVÃO MINERAL

►O carvão mineral é formado por troncos, O carvão mineral é formado por troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que cresceram há 250 milhões de anos em que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos. Essas partes vegetais, após pântanos rasos. Essas partes vegetais, após morrerem, depositaram-se no fundo lodoso morrerem, depositaram-se no fundo lodoso e ficaram encobertas. e ficaram encobertas.

Page 8: 1º Va   Grupo 06

CARVÃO MINERALCARVÃO MINERAL

► O CARVÃO MINERAL O CARVÃO MINERAL APESAR DO GRANDE APESAR DO GRANDE CONSUMO DE SUA CONSUMO DE SUA COMBUSTÃO PARA COMBUSTÃO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA GERAÇÃO DE ENERGIA TERMEOTÉRMICAS ENTRE TERMEOTÉRMICAS ENTRE OUTROS, TAMBÉM OUTROS, TAMBÉM FAVORECE A GRANDES FAVORECE A GRANDES IMPACTOS AMBIENTAIS, IMPACTOS AMBIENTAIS, NÃO SÓ PELAS EMISSÕES NÃO SÓ PELAS EMISSÕES ATMOSFÉRICAS, MAS ATMOSFÉRICAS, MAS TAMBÉM PELO DESCARTE TAMBÉM PELO DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS E DE RESÍDUOS SÓLIDOS E POLUIÇÃO TÉRMICA, POLUIÇÃO TÉRMICA, ALÉM DOS RISCOS ALÉM DOS RISCOS INERENTE À MINERAÇÃO.INERENTE À MINERAÇÃO.

Page 9: 1º Va   Grupo 06
Page 10: 1º Va   Grupo 06

HIDRELÉTRICASHIDRELÉTRICAS

►AS USINAS HIDRELÉTRICAS APESAR DE AS USINAS HIDRELÉTRICAS APESAR DE SEUS GRANDES RISCOS E INUNDAÇÃO SEUS GRANDES RISCOS E INUNDAÇÃO NOS GERAM UM ALTO ÍNDICE DE ENERGIA NOS GERAM UM ALTO ÍNDICE DE ENERGIA SENDO CAPAZ DE APENAS 1 (UMA) USINA SENDO CAPAZ DE APENAS 1 (UMA) USINA GERAR ENERGIA SUFICIENTE PARA UM GERAR ENERGIA SUFICIENTE PARA UM ESTADO PERNAMBUCANO.ESTADO PERNAMBUCANO.

Page 11: 1º Va   Grupo 06

HIDRELÉTRICASHIDRELÉTRICAS► CARACTERISTICAS CARACTERISTICAS

DE UMA USINA E DE UMA USINA E SEU PROCEDIMENTO SEU PROCEDIMENTO DE GERAÇÃO DE DE GERAÇÃO DE ENERGIA.ENERGIA.

Page 12: 1º Va   Grupo 06
Page 13: 1º Va   Grupo 06

GÁS NATURALGÁS NATURAL

►O gás natural é um tipo de gás constituído, O gás natural é um tipo de gás constituído, majoritariamente, por metano. Geralmente, majoritariamente, por metano. Geralmente, é encontrado junto com combustíveis é encontrado junto com combustíveis fósseis (petróleo ou carvão mineral). Esse fósseis (petróleo ou carvão mineral). Esse gás pode ser usado como combustível, gás pode ser usado como combustível, sendo aproveitado como um dos sendo aproveitado como um dos componentes dos adubos.componentes dos adubos.

Page 14: 1º Va   Grupo 06
Page 15: 1º Va   Grupo 06

GÁS NATURALGÁS NATURAL

► O GÁS NATURAL (GN) É UMA MISTURA DE O GÁS NATURAL (GN) É UMA MISTURA DE HIDROCARBONETOS E OUTROS COMPOSTOS QUIMICOS, HIDROCARBONETOS E OUTROS COMPOSTOS QUIMICOS, ENCONTRADA EM FASE GASOSA OU EM SOLUÇÃO COM O ENCONTRADA EM FASE GASOSA OU EM SOLUÇÃO COM O PETRÓLEO EM RESERVATÓRIOS NATURAIS PETRÓLEO EM RESERVATÓRIOS NATURAIS SUBTERRÂNEOS.SUBTERRÂNEOS.

► RESERVAS MUNDIAIS DE GÁS NATURAL: SUPRIMINDO RESERVAS MUNDIAIS DE GÁS NATURAL: SUPRIMINDO CERCA DE 21% DO CONSUMO ENERGÉTICO MUNDIAL, O CERCA DE 21% DO CONSUMO ENERGÉTICO MUNDIAL, O GÁS NATURAL É A TERCEIRA FONTE DE ENERGIA, APÓS GÁS NATURAL É A TERCEIRA FONTE DE ENERGIA, APÓS O PETRÓLEO E O CARVÃO. AS RESERVAS CONFIRMADAS O PETRÓLEO E O CARVÃO. AS RESERVAS CONFIRMADAS SÃO DE, APROXIMADAMENTE, 147,2 BILHÕES DE m³, SÃO DE, APROXIMADAMENTE, 147,2 BILHÕES DE m³, SUFICIENTES PARA 65,8 ANOS DE ATUAL CONSUMO, E AS SUFICIENTES PARA 65,8 ANOS DE ATUAL CONSUMO, E AS RESERVAS ÚLTIMAS ( A SEREM DESCOBERTAS RESERVAS ÚLTIMAS ( A SEREM DESCOBERTAS ECONFIRMADAS) 240 MILHÕES DE m³ ECONFIRMADAS) 240 MILHÕES DE m³

Page 16: 1º Va   Grupo 06
Page 17: 1º Va   Grupo 06
Page 18: 1º Va   Grupo 06

FONTES ALTERNATIVASFONTES ALTERNATIVAS

►AS FONTES ALTERNATIVAS SÃO AS FONTES ALTERNATIVAS SÃO SUGESTÕES, OU SEJA, ALTERNATIVAS DE SUGESTÕES, OU SEJA, ALTERNATIVAS DE RECURSOS ENERGETICOS DO BRASIL RECURSOS ENERGETICOS DO BRASIL COMO GÁS NATURAL, HIDRELÉTRICAS, COMO GÁS NATURAL, HIDRELÉTRICAS, PETRÓLEO ENTRE OUTROS.PETRÓLEO ENTRE OUTROS.

Page 19: 1º Va   Grupo 06

FONTES ALTERNATIVASFONTES ALTERNATIVAS

► O BRASIL É CITADO UM O BRASIL É CITADO UM RICO PAÍS DE FONTES RICO PAÍS DE FONTES ALTERNATIVAS ALTERNATIVAS PROPORCIONANDO PROPORCIONANDO ENERGIA COM ENERGIA COM DIVERSIDADE COMO DIVERSIDADE COMO ENERGIA NATURAL , UMA ENERGIA NATURAL , UMA ENERGIA ECONOMICA, ENERGIA ECONOMICA, UMA ENERGIA UMA ENERGIA PRODUTIVA E ETC.PRODUTIVA E ETC.

Page 20: 1º Va   Grupo 06
Page 21: 1º Va   Grupo 06

FONTES ALTERNATIVASFONTES ALTERNATIVAS

► COMO VIMOS NA IMAGEM ANTERIOR: PODEMOS COMO VIMOS NA IMAGEM ANTERIOR: PODEMOS OBSERVAR QUE O CONTINENTE EUROPEU TEM OBSERVAR QUE O CONTINENTE EUROPEU TEM GRANDE CONSENTRAÇÃO DE FONTES GRANDE CONSENTRAÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS PRINCIPALMENTE O PETRÓLEO ALTERNATIVAS PRINCIPALMENTE O PETRÓLEO COM ISSO PROPORCIONANDO UMA GRANDE COM ISSO PROPORCIONANDO UMA GRANDE RIQUEZA EM SUA ECONOMICARIQUEZA EM SUA ECONOMICA

► NOS DIAS ATUAIS A EXPLORAÇÃO DE FONTES NOS DIAS ATUAIS A EXPLORAÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS ESTÁ CONCENTRADA NO ALTERNATIVAS ESTÁ CONCENTRADA NO CORAÇÃO MUNDIAL, OU SEJA, O CONTINENTE CORAÇÃO MUNDIAL, OU SEJA, O CONTINENTE AFRICANO, POR UMA CONCENTRAÇÃO DE AFRICANO, POR UMA CONCENTRAÇÃO DE PETRÓLEO, GÁS E CARVÃO Q SÃO OS PRINCIPAIS PETRÓLEO, GÁS E CARVÃO Q SÃO OS PRINCIPAIS RECURSOS ENERGETICOS.RECURSOS ENERGETICOS.

Page 22: 1º Va   Grupo 06

BIOCOMBUSTIVEISBIOCOMBUSTIVEIS

►é todo combustível produzido de fontes é todo combustível produzido de fontes renováveis da biomassa*, como, por renováveis da biomassa*, como, por exemplo, o álcool e resíduos de exemplo, o álcool e resíduos de madeira.Quanto ao biodiesel, que, também, madeira.Quanto ao biodiesel, que, também, é um biocombustível, consiste de ésteres é um biocombustível, consiste de ésteres metílicos ou etílicos produzidos pela metílicos ou etílicos produzidos pela transesterificação de óleos vegetais ou transesterificação de óleos vegetais ou gorduras animais.gorduras animais.

Page 23: 1º Va   Grupo 06
Page 24: 1º Va   Grupo 06

BIOCOMBUSTÍVEISBIOCOMBUSTÍVEIS

► OS TIPOS DE OS TIPOS DE BIOCOMBUSTIVEIS ESTÃO BIOCOMBUSTIVEIS ESTÃO ENTRANDO NA VIDA ENTRANDO NA VIDA COTIDIANA A POUCO TEMPO, COTIDIANA A POUCO TEMPO, POIS ESSA DESCOBERTA NÃO POIS ESSA DESCOBERTA NÃO PREJUDICIAL E Q GERA PREJUDICIAL E Q GERA ECONOMIA PARA O PAÍS ESTÁ ECONOMIA PARA O PAÍS ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA EM SENDO DESENVOLVIDA EM MEADOS DO SÉCULO XIX, JÁ MEADOS DO SÉCULO XIX, JÁ PODEMOS OBSERVAR QUE PODEMOS OBSERVAR QUE ALGUNS PAISES JÁ ESTÃO COM ALGUNS PAISES JÁ ESTÃO COM UM ALTO INDICE DE UM ALTO INDICE DE UTILIZAÇÃO DOS TIPOS DE UTILIZAÇÃO DOS TIPOS DE BIOCOMBUSTIVEISBIOCOMBUSTIVEIS

Page 25: 1º Va   Grupo 06

XISTOXISTO

►XISTO XISTO É O NOME GENERICO DE VARIOS É O NOME GENERICO DE VARIOS TIPOS DE ROCHAS METARMORFICAS TIPOS DE ROCHAS METARMORFICAS FACILMENTE IDENTIFICAVEIS POR SEREM FACILMENTE IDENTIFICAVEIS POR SEREM FORTEMENTE LAMINADAS. EM LIGUAGEM FORTEMENTE LAMINADAS. EM LIGUAGEM POPULAR, EM PORTUGAL, É TAMBEM POPULAR, EM PORTUGAL, É TAMBEM CONHECIDA POR “LOUSE” (E, POR CONHECIDA POR “LOUSE” (E, POR EXTENSÃO, DESIGNA-SE COMO “ TERRA EXTENSÃO, DESIGNA-SE COMO “ TERRA LOUSINHA” AO SOLOS COM BASE LOUSINHA” AO SOLOS COM BASE XISTOSA)XISTOSA)

Page 26: 1º Va   Grupo 06
Page 27: 1º Va   Grupo 06

XISTO

►A ARGILA METAMORFIZADA, DEVIDO AO AUMENTO DE PRESSÃO E TEMPERATURA (METAMORFISMO), TORNA-SE PRIMEIRO UM FOLHELHOO E EM SEGUIDA, AO CONTINUAR A O METAMORFISMO, PASSA ARDÓSIA, QUE VIRA FILITO, QUE FINALMENTE PASSA A XISTO. OU SEJA, A SEQUENCIA DE FORMAÇÃO É ARGILA – FOLHELHO – ARDÓSIA – XISTO – GNAISSE.

Page 28: 1º Va   Grupo 06
Page 29: 1º Va   Grupo 06

XISTO

►O QUE É XISTO?►É UMA ROCHA MERTAMORFICA FORMANDA

POR ACUMULO DE CIANOFICEAS (ALGAS VERDES AZULADAS, FIXADORAS DE NITROGENIO) HÁ CERCA DE 250 MILHÕES DE ANOS.

Page 30: 1º Va   Grupo 06
Page 31: 1º Va   Grupo 06

ÀLCOOLÀLCOOL

► o álcool é um líquido claro à temperatura o álcool é um líquido claro à temperatura ambiente;ambiente;

► o álcool é menos denso e evapora em o álcool é menos denso e evapora em temperaturas mais baixas do que a água (essa temperaturas mais baixas do que a água (essa propriedade permite que ele seja propriedade permite que ele seja destiladodestilado - - aquecendo uma mistura de álcool e água, o álcool aquecendo uma mistura de álcool e água, o álcool evapora antes);evapora antes);

► o álcool se dissolve facilmente em água;o álcool se dissolve facilmente em água;► o álcool é inflamável (tão inflamável que pode ser o álcool é inflamável (tão inflamável que pode ser

usado como combustível).usado como combustível).

Page 32: 1º Va   Grupo 06

0,50

0,55

0,60

0,65

0,70

0,75

0,80

mai/07

jul/07 set/07

nov/07

jan/08

mar/08 mai/08

jul/08 set/08

nov/08

jan/09

mar/09

Preço produtor -Álcool Hidratado (R$/litro)

Custo de Produção Hidratado

Page 33: 1º Va   Grupo 06

GRUPO 6

►CASSIANO►LEONARDO►RAFAEL G.►JOÃO PAULO►ISRAEL