3 edição

4
Informativo da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Ano XXIV - Edição 269-JULHO 2011 Garanhuns-PE Missionários Redentoristas Garanhuns, cenário de fé, arte e cultura ELO PAROQUIAL Suas paisagens e beleza natural se espalham pelas descidas e subidas das setes colinas (Magano, Triunfo, Quilombo, Sinai, Columinho, Ipiranga e Antas), pelas fontes de água mineral e pelos seus parques. Por estes valores naturais, tem sido cantada em verso e prosa, e apelidada de “Cidade das Flores”, “Suíça Pernambucana”, “Cidade Serrana” e, segundo o nosso Luiz Gonzaga, de “Cidade onde o Nordeste Garoa”. Equipe paroquial realiza com êxito a primeira semana do dízimo. Nelson Wanderley Página 03 Página 03 Página 03 Durante uma semana, de 11 a 19 de junho, a equipe paroquial do dízimo visitou todas as comunidades da paróquia para refletir sobre a importância do Dízimo na vida da comunidade paroquial.Um dos próximos passos a ser dado é a instituição do dízimo mirim e juvenil. Festa de Santo Afonso na Vila Lacerdópolis O santo fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, os Redentoristas, dá nome à comunidade católica da Vila Lacerdópolis. Apostolado da Oração celebra o Coração de Jesus Página 04

description

jornal elo para amigos

Transcript of 3 edição

Informativo da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ano XXIV - Edição 269-JULHO 2011Garanhuns-PEMissionários Redentoristas

Garanhuns, cenário de fé, arte e cultura

ELO PAROQUIAL

Suas paisagens e beleza natural se espalham pelas descidas e subidas das

setes colinas (Magano, Triunfo, Quilombo, Sinai, Columinho, Ipiranga e

Antas), pelas fontes de água mineral e pelos seus parques. Por estes

valores naturais, tem sido cantada em verso e prosa, e apelidada de

“Cidade das Flores”, “Suíça Pernambucana”, “Cidade Serrana” e,

segundo o nosso Luiz Gonzaga, de “Cidade onde o Nordeste Garoa”.

Equipe paroquial realiza com êxito a primeira semana do dízimo.

Ne

lso

n W

an

de

rle

y

Página 03

Página 03

Página 03

Durante uma semana, de 11 a 19 de junho, a equipe paroquial do dízimo visitou todas as comunidades da paróquia para refletir sobre a importância do Dízimo na vida da comunidade paroquial.Um dos próximos passos a ser dado é a instituição do dízimo mirim e juvenil.

Festa de Santo Afonso na Vila Lacerdópolis

O santo fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, os Redentoristas, dá nome à comunidade católica da Vila Lacerdópolis.

Apostolado da Oração celebra o Coração de Jesus

Página 04

ELO PAROQUIAL Ano XXIV - Edição 269-JULHO 2011

EDITORIAL

Esta edição do Elo Paroquial além de mostrar algumas atividades pastorais, também apresenta a cidade de Garanhuns. Julho é mês especial na cidade, a razão disso é a realização do Festival de Inverno que atrai milhares de turistas. Pelo que se escuta a cidade parece não estar preparada para o evento, mas o seu povo continua acolhedor, ordeiro e quer mostrar o que Garanhuns tem de melhor: arte, cultura e religiosidade. Garanhuns abre as portas a todos os visitantes para conhecerem os principais templos religiosos. É a cidade do presente que aspira a novos investimentos para que todo o seu potencial sociocultural favoreça, d e f a t o , à p o p u l a ç ã o , principalmente, dos seus bairros. Entre sete colinas, com cheiro de flores e frio gostoso, a cidade deseja boa estadia a todos.

INFORMATIVO

Localizada na periferia de Garanhuns, no bairro Parque Fênix e com grande carência social, a Comunidade de São Clemente recebeu doação em dinheiro para erguer um Centro Social e pôs as mãos na massa, literalmente. A construção já está em fase de acabamento e agora, em julho, ganha o reforço de um grupo de jovens holandeses, amigos do padre Gabriel, que vem experimentar e viver a fé agindo numa realidade diferente, especialmente junto aos mais pobres. O grupo chega acompanhado do padre Humberto Spaan. O centro social vai beneficiar muitas crianças daquela comunidade.

Comunidade São Clemente constrói creche em mutirão

A pequena comunidade de São João Batista fez bonito na festa do padroeiro. Durante uma semana, de 12 a 19, a comunidade se reuniu para missas, celebrações, palestras. A quermesse joanina realizada no dia 18, reuniu muita gente. Barracas com comidas típicas, forró pé-de-serra e muita animação anteciparam a celebração da missa que encerrou os festejos no dia 19 de junho. Parabéns a todos da comunidade que trabalharam muito para começar a construir a capela de São João Batista. Obrigado a Cida e a coordenação da festa pelo zelo e empenho.

Comunidade São João Batista celebra padroeiro

02

Pe. Francisco Pároco

SAGRADAFAMÍLIA

Dias

11 - 18

SANTOAFONSO

Dias

04 - 08

SÃOCLEMENTE

Dias

05 - 06

SÃOCRISTOVÃO

Dias

12 - 15

SÃOGERALDO

Dias

04 - 06

Dias

18 - 20

SANTAQUITÉRIA

Dias

04 - 11

CRISTOREDENTOR

Dias

10 -17

SÃO JOSÉ

Preparação para o Batismo: Conferir as datas nas comunidades

Celebrações da Matriz

Igreja Matriz São Geraldo

Missa aos sábados (crianças e famílias)

às 16h

Missa às Quartas às 17h

Missa aos domingos7h - 9h - 19h 30

Missa às Quintas às 17h

Novena Perpétuaàs terças feira

6h-15h-17h-19h30

Missa às Sextas às 17h

Comunidades Dias horário

Nossa Srª. Aparecida 08 e 29 19h30

Sagrada Família 10 e 24 17h

Santo Afonso 02 e 16 19h 30

São Clemente 03 e 17 17h

São Cristovão 10 e 31 17h

São Francisco de Assis 03 e 17 15h

São João Batista 10 e 24 15h

São José 09 e 30 19h 30

São Paulo Apóstolo 10 e 24 17h

Santa Quitéria 03 e 17 17h

Sitio Muniz 03 e 24 15h

Cristo Redentor Domingos às 7h

Celebrações

Eventos Especiais

Caminhada da fé dia 05 às 5h30

na Matriz

Missa do Sagrado Coração de Jesus

dia 01 às 17h no São Geraldo

Celebrações do Batismodias 10 e 24 às 10h30

na Matriz

Preparação para o matrimôniodias 03,10 e 31 às 8h30

no São Geraldo

Reuniões e Assembléias

Formação de catequistas da Iniciação

Pastoral SocialPastoral do DízimoCAP - Equipe de AdministraçãoCPP - Pastoral da CriançaCoordenação da Catequese (Eucaristia)

EvangelizadoresApostolado da OraçãoPastoral CrismaAssembléia do EJC

Pastoral Familiar

19h3019h3019h3019h30

15h16h

02 11 04 05

09 14

8h30 05 MECE - Ministro da Comunhão

Pastoral da Juventude

19h3019h30

07 08

Coroinhas

19h3015h

19h30

15h19h30

15h

28 30 28

09 10

14

19h30 06 Apenas para Coordenador de Comunidade

Coordenadores dos Grupos de Canto15h 09

Retiro dos Agentes de Pastoral do Cristo Redentor8h 17

Festa de Santo Afonsodias 29,30 e 31 às 19h30

na Vila Lacerdópolis

ELO PAROQUIALwww.perpeptuosocorrogaranhuns.com.br

Conheça Garanhuns e seus atrativos

Missionárias de Fátima

L I V R A R I A

REDENTORISTA

Av. Dr. Idelfonso Lopes Nº:9 - Heliópolis

Fone/Fax: (87) 3763-0728

Como dizia o saudoso jornalista garanhuense Ronildo Maia Leite: “O céu existe. Entre sete Colinas. Garanhuns é de lá”. A cidade está a 896m acima do nível do mar e tem o seu ponto mais alto a 1030m. Por outro lado, é receptiva, com seu povo culturalmente acima da média normal.Destaca-se no Nordeste brasileiro por apresentar um clima com temperaturas médias em torno de 21 graus, podendo chegar a 6 graus no inverno, muitas vezes com aquela neblina que lhe concede um charme todo especial, que particularmente gosto de chamar de “Fog Garanhuense”.Suas paisagens e beleza natural se espalham pelas descidas e subidas das setes colinas (Magano, Triunfo, Quilombo, Sinai, Columinho, Ipiranga e Antas), pelas fontes de água mineral e pelos seus parques. Por estes valores naturais, tem sido cantada em verso e prosa, e apelidada de “Cidade das Flores”, “Suíça Pernambucana”, “Cidade Serrana” e, segundo o nosso Luiz Gonzaga, de “Cidade onde o Nordeste Garoa”.Ademais, está próxima de três estados brasileiros, bem como das suas principais cidades, o que lhe confere u m a c o n d i ç ã o e s t r a t é g i c a , principalmente na área do Turismo. Desta feita, Garanhuns, a cada ano, vem se profissionalizando neste setor, especialmente no turismo relacionado a eventos, como, por exemplo, os religiosos. Hoje, detém uma boa infra-estrutura turística, abarcando uma crescente rede hoteleira, pousadas, restaurantes renomados e lanchonetes, dando todas as condições necessárias a um turista. Por isso, durante o decorrer do ano, o fluxo de turistas em nossa

c i d a d e é c o n t í n u o , p o r é m , especificamente no mês de julho, o contingente é bem maior, graças à introdução do Festival de Inverno de Garanhuns no calendário turístico de Pernambuco.Este evento vem mudando a condição econômica de nossa cidade, por meio da construção de hotéis, restaurantes, e crescimento da movimentação no comércio, transformando-se no maior evento gerador de emprego e renda. É uma festa multicultural, tornando-se o Festival mais completo do Brasil, do ponto de vista cultural. Um aspecto bom que fica para os nossos jovens é a troca de idéias entre as pessoas dos mais variados lugares, pois enriquece o relacionamento humano e o conhecimento. Todavia, em julho, além do festival, o visitante pode optar por outros tipos de turismo, já que nossa cidade é vocacionada para este setor. São exemplos os principais pontos turísticos da cidade, o Ecoturismo e o turismo histórico, este realizado por meio das visitas às comunidades do Castainho, Timbó, Estivas e Estrela berço dos Quilombolas, em que podemos vivenciar com muita profundidade um pouco da nossa história. Outra opção importante que cresce continuamente em nossa cidade é a área do turismo religioso, diferente de todos os outros, já que tem como motivação fundamental a fé, estando ligado profundamente ao calendário religioso da localidade receptora do fluxo turístico. Antes, era feito de uma forma muito tímida, pois tínhamos apenas visitas às igrejas, principalmente a de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, notória

Bartolomeu Quidute, ECC Paróquial

Vila Lacerdópolis prepara festa para Santo Afonso de Ligório

O santo fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, os Redentoristas, dá nome à comunidade católica da Vila Lacerdópolis. Nos dias 29 a 31 de julho santo Afonso será homenageado. O encerramento da festa acontecerá no dia 31, iniciando com procissão motorizada às 15hs, saindo da igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para a Vila Lacerdópolis. Todos os devotos e paroquianos estão convidados para fechar o mês de julho com festa religiosa e social para o santo missionário, Afonso de Ligório.

pelo seu projeto arquitetônico moderno, que chama a atenção de todos aqueles que nos visitam, o Seminário São José, o Mosteiro de São Bento e também, pela proximidade de Garanhuns, o Santuário de Santa Quitéria das Frexeiras, no município de São João. Hoje, após a inauguração do Santuário da Mãe Rainha, que fica localizado na Colina Triunfo, este setor teve um crescimento substancial, o que tem sido feito de uma maneira mais profissional. O sucesso foi tão grande que já há necessidade de melhorar, com urgência, a infra–estrutura nas proximidades do mesmo. A cada ano, o fluxo de fiéis aumenta, e temos que criar as condições necessárias para sua visitação. Pelos motivos expostos, Garanhuns possui um potencial turístico bastante diversificado, que tem necessidade de ser explorado. Não podemos olvidar, porém, que em qualquer evento que seja realizado, o nosso povo tem o papel mais importante, pois deve proporcionar boa acolhida, representando o sucesso da cidade. Portanto, esperamos que todos participem de maneira responsável e respeitosa, para que os eventos do mês de julho sejam cobertos de êxitos.

Durante uma semana, de 11

a 19 de junho, a equipe paroquial do

d íz imo v i s i tou todas as

comunidades da paróquia

para refletir sobre a

importância do Dízimo na

vida da comunidade

paroquia l . A equipe

coordenada pelo padre

Erisson Roberto e apoiada pelo

pároco, padre Francisco de Assis

Gabriel, apresentou vídeo, panfletos,

palestras e, em cada celebração

Semana paroquial do Dízimo foi bem recebida pelos paroquianos

eucarística houve distribuição de

material alusivo à semana paroquial do

dízimo. A pretensão dessa semana

não foi aumentar a receita

p a r o q u i a l , m a s , e

principalmente, levar séria

reflexão, fundamentada na

Bíblia Sagrada sobre o Dízimo. Os

paroquianos manifestaram

contentamento com a iniciativa e alguns

frutos já começaram a ser colhidos. Um

dos próximos passos a ser dado é a

instituição do dízimo mirim e juvenil.

03

ELO PAROQUIAL Ano XXIV - Edição 269-JULHO 2011

Componentes eletrônicos e instrumentos musicais.

Direção de EdiçãoPe. Francisco e Ir. Joelma

Jornalista ResponsávelPe. Francisco, MTE 4634/PE

Marketing e Comercial Paulinho Brasileiro

Imagens e FotografiaNelson Wanderley

Design Gráfico Thiago BarrosDiego Cavalcanti

ColaboradoresBartolomeu QuiduteEdjane Cordeiro

ELO PAROQUIALInformativo Mensal da

Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro - Redentoristas

www.perpetuosocorrogaranhuns.com.br

email.: [email protected] (87)3762 9051

Av. Simoa Gomes N°27 Bairro Heliópolis - Garanhuns – PE

Tiragem: 3 mil exemplaresDistribuição gratuita

EXPEDIENTE

Comece Bem o Dia Comendo Ovos Canaã!

GRANJA

CANAÃEDIVAL VERAS DE BARROS CAMPELLO FILHO

Rodovia PE 177 - Km 23 - Zona Rural - Angelim/PE - CEP: 55.430-000Fone/Fax: (87) 3788.1161 - Insc. Est.: 18.1.285.0299912-1

ESPIRITUALIDADE

O sacerdote é um homem escolhido por Deus, chamado por Jesus, formado pela igreja, para ser intermediário direto e imediato entre Deus e os seres humanos. Daí vem o nome pontífice que significa homem feito ponte. Ponte é uma estrutura que liga margens opostas. A finalidade é possibilitar e facilitar a passagem de um lado para o outro.

Assim, o sacerdote é a ponte para facilitar a passagem da criatura humana que quer chegar a Deus. O padre é sempre um grande Dom, um precioso presente que Jesus dá à comunidade. Cura Dars escreveu: ‘‘Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus, é o maior

tesouro que o bom Deus pode conceder a uma paróquia e um dos dons mais preciosos da Misericórdia Divina’’. Ele exclamava: ‘‘Oh! Como é grande o padre! Se lhe fosse dado compreender-se a si mesmo, morreria. Deus obedece-lhe, pois pronuncia duas palavras e na sua voz Nosso Senhor desce do Céu e encerra-se numa pequena hóstia’’. Ainda, nos diz o santo: ‘‘Se compreendermos bem quem é o padre sobre na terra, morreríamos não de susto, mais de amor’’. Sem o padre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo não se atualizariam no altar eucarístico. É o padre que continua a obra da Redenção. Para que serviria uma casa cheia de ouro, se não houvesse alguém para abrir a porta? Pois bem, o padre possui a chave dos tesouros celestes, é ele que abre a porta, é o administrador na terra, dos bens celestes.

Sacerdote: ‘‘Copiosa apud eum Redemptio’’Edjane Cordeiro, Liturgia da Matriz

“A Alegria do Senhor é a nossa força”. Foi com essa mesma alegria e com muita oração que os nossos jovens EJC (Encontro de Jovens com Cristo), implantaram nos dias 10,11 e 12 de junho, o EJC da paróquia de Santa Teresinha (Magano). Como se trata de um encontro com Cristo, os valores pessoais foram confrontados com os valores do Evangelho. Também foi uma oportunidade do jovem reencontrar-se consigo, com o próximo e com

Thiago BarrosO EJC da Perpétuo Socorro implanta EJC em Santa Terezinha

Cristo. O EJC é um serviço-escola da igreja que procura construir uma consciência dos valores cristãos. Sendo assim, foi uma oportunidade para que aqueles 70 jovens que participaram pudessem mostrar seus valores e refletir com muita

alegria a sua caminhada. A nossa missão continua. E o EJC segue feliz na expectativa de seguir a Cristo na Paróquia e na Diocese.

De acordo com o s i t e o f i c i a l d o m o v i m e n t o , o “Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se unem ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção e, assim, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo”. Em nossa paróquia, o dia 1º. de julho, também a primeira sexta feira do m ê s , r e u n i u o Apostolado da Oração na Cape l a do Cen t r o Pastoral São Geraldo, para a Solenidade do Coração de Jesus. Na quinta feira, dia 30 de junho, um almoço abriu as festividades e, na celebração da missa, as novas associadas e associados receberam as fitas do apostolado.

Apostolado da Oração celebra o Coração de Jesus

04

Encontro coordenado pelo Pe. Francisco da paróquia do Perpétuo Socorro e coordenador do vicariato, acontecido no dia 24 de Maio, na Paróquia de Santa Teresinha, reuniu os párocos e vigários do Vicariato Centro. O intento foi a articulação da Pastoral da Saúde no Setor, isto é, como melhorar o atendimento aos enfermos hospitalizados e às famílias que os acompanham. As coordenações dos ministros extraordinários da comunhão eucarística foram convidadas para reunião no dia 28 de junho e, no segundo semestre, os padres farão agenda para celebrar missa semanal nos dois maiores hospitais da cidade, Dom Moura e Perpétuo Socorro. Esse foi o primeiro passo e os padres voltarão a se encontrar em Agosto para tratar do mesmo assunto.

Vicariato Centro articula pastoral da saúde