6 Como Avaliar a Distancia

5
 Unidade Didática 6 – Avaliação da Aprendizagem em EaD 6 COMO AVALIAR À DISTÂNCIA?  Para refletir Você deve estar se perguntando como fazer para conseguir avaliar corretamente à distância. Dependendo do modelo de EaD usado talvez você nunca veja nenhum dos seus alunos, ou, pelo menos, os verá muito pouco. Como fazer para avaliá-los? Como ter certeza de que você está avaliando de fato o aluno que está matriculado e não alguém que esteja realizando as atividades por ele? 6.1 MOMENTOS DE AVALIAÇÃO a) Avaliação processual contínua Em primeiro lugar, a avaliação em EaD não pode nunca ser baseada em uma ferramenta nem em um momento únicos. Ela deverá utilizar recursos múltiplos e ocorrer em diferentes níveis. Antes de qualquer outra coisa, a avaliação deverá ser contínua e processual, isto é, ocorrer continuamente ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem. Nesta etapa o seu papel de tutor é fundamental, pois você é o personagem que estará acompanhando de mais perto o progresso do aluno. Esta avaliação contínua e processual é realizada através de múltiplas ferramentas e atividades, incluindo todas as manifestações do aluno: dúvidas, críticas, comentários, atividades de autoavaliação, realização de trabalhos escritos individuais e em grupo, participação em fóruns e chats. Estas informações devem ir sendo registradas, do modo mais assíduo, imparcial e fiel possível, em uma ficha individual do aluno, de modo que se vai delineando um perfil pessoal de cada um, ao longo do trajeto. O sistema de registro em fichas tem o benefício adicional de, na eventualidade de uma troca de tutor ao longo do processo, não se perderem as informações subjetivas tão necessárias a um justo processo de avaliação da pessoa do aluno. A avaliação processual contínua permite determinar se o aluno está conseguindo assimilar o conteúdo, quais os tipos de dificuldades que

Transcript of 6 Como Avaliar a Distancia

7/23/2019 6 Como Avaliar a Distancia

http://slidepdf.com/reader/full/6-como-avaliar-a-distancia 1/5

Unidade Didática 6 – Avaliação da Aprendizagem em EaD 

6 COMO AVALIAR À DISTÂNCIA? 

Para refletir 

Você deve estar se perguntando comofazer para conseguir avaliar corretamenteà distância. Dependendo do modelo deEaD usado talvez você nunca vejanenhum dos seus alunos, ou, pelo menos,os verá muito pouco.

Como fazer para avaliá-los? Como tercerteza de que você está avaliandode fato o aluno que está matriculadoe não alguém que esteja realizandoas atividades por ele? 

6.1 MOMENTOS DE AVALIAÇÃO

a) Avaliação processual contínua 

Em primeiro lugar, a avaliação em EaD não pode nunca ser baseada em uma

ferramenta nem em um momento únicos. Ela deverá utilizar recursosmúltiplos e ocorrer em diferentes níveis.

Antes de qualquer outra coisa, a avaliação deverá ser contínua eprocessual, isto é, ocorrer continuamente ao longo de todo oprocesso de ensino-aprendizagem.

Nesta etapa o seu papel de tutor é fundamental, pois você é o personagemque estará acompanhando de mais perto o progresso do aluno.

Esta avaliação contínua e processual é realizada através de múltiplasferramentas e atividades, incluindo todas as manifestações do aluno:

dúvidas, críticas, comentários, atividades de autoavaliação,realização de trabalhos escritos individuais e em grupo, participaçãoem fóruns e chats. Estas informações devem ir sendo registradas, domodo mais assíduo, imparcial e fiel possível, em uma ficha individual doaluno, de modo que se vai delineando um perfil pessoal de cada um, aolongo do trajeto.

O sistema de registro em fichas tem o benefício adicional de, naeventualidade de uma troca de tutor ao longo do processo, não se perderemas informações subjetivas tão necessárias a um justo processo de avaliaçãoda pessoa do aluno.

A avaliação processual contínua permite determinar se o aluno estáconseguindo assimilar o conteúdo, quais os tipos de dificuldades que

7/23/2019 6 Como Avaliar a Distancia

http://slidepdf.com/reader/full/6-como-avaliar-a-distancia 2/5

apresenta, se ele consegue ou não, e com que grau de dificuldade, realizaras atividades propostas e se é capaz de relacionar os novos conhecimentoscom sua prática profissional (NEDER, 2007).

Anote em sua Agenda 

A avaliação do processo possui umaspecto formativo e diagnóstico,permitindo acompanhar o progressoindividual de cada aluno e verificar atéque ponto os objetivos propostos estãosendo alcançados. Ela permiteidentificar dificuldades isoladas deaprendizagem bem como problemasna estratégia didática adotada.Porém, acompanhando todo o percursoda unidade de estudo e do curso comoum todo, ela vai além da avaliação daaprendizagem do aluno, permitindo

também avaliar aspectos como aadequação da metodologia, aqualidade do material didático, doplano de trabalho e da eficácia dosistema de tutoria. Fornece, assim,subsídios para repensar todo o processoensino-aprendizagem. 

b) Avaliação final 

A avaliação final é um momento de síntese e reflexão  dos conteúdosaprendidos. Deve ser um momento formal de avaliação, que permita ao

aluno expressar a consolidação das idéias e conhecimentos desenvolvidos e adquiridos ao longo do curso, bem como o progressoalcançado desde o início do aprendizado.

Esta avaliação final deve ocorrer também em vários níveis. Primeiro, deve-se considerar uma avaliação ao final de cada uma das unidadesdidáticas compreendidas no curso. Deve ser formulada de modo a permitirque o aluno elabore uma síntese analítica e integradora do que aprendeunessa unidade.

Ao final do curso deve haver uma avaliação final geral, que permita aoaluno demonstrar que consegue estabelecer as inter-relações entre os vários

conteúdos aprendidos e utilizá-los na resolução de problemas complexosassociados à sua prática profissional. Esta avaliação final geral é usualmentefeita através de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Saiba Mais 

Um aspecto importante que deve ser ressaltado éque, de acordo com o artigo 4º do Decreto no 5.622, de 19 de dezembro de 2005, o projeto deavaliação de qualquer curso à distânciaobrigatoriamente deverá compreender momentosde exames presenciais.Atualize-se sobre este e outros aspectos da atual

legislação sobre EaD consultando o Decreto nº5.622 no site:

7/23/2019 6 Como Avaliar a Distancia

http://slidepdf.com/reader/full/6-como-avaliar-a-distancia 3/5

 http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm  

Este decreto regulamenta o art. 80 da Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996, queestabelece as diretrizes e bases da educaçãonacional, revogando o Decreto nº 2.494, de 10de fevereiro de 1998, e o Decreto nº 2.561, de27 de abril de 1998.

6.2 CUIDADOS NA EXECUÇÃO DA AVALIAÇÃO

Quando se pensa no contexto da EaD, com as características que lhe sãopeculiares e que você agora já conhece bem, alguns cuidados importantesdevem ser tomados ao planejar e realizar a avaliação:

Para Refletir 

Você lembra com clareza dos aspectos quecaracterizam um sistema de EaD? Seachar necessário, reveja o que vocêaprendeu na Unidade Didática 2 do seucurso.

•  Os critérios de avaliação devem ser expostos e explicados noinício de cada módulo 

O objetivo primário da avaliação é diagnosticar o grau de aprendizado doaluno e sua capacidade para utilizar de forma prática este aprendizado. Porvezes o aluno não faz uma determinada abordagem de uma questãosimplesmente porque desconhecia que esse aspecto específico seriaconsiderado. A exposição dos critérios que serão considerados na avaliaçãopermite que o aluno saiba o que se espera dele, e aja de acordo.

•  Os objetivos das questões de avaliação devem ser claros 

Em uma prova presencial geralmente o professor lê as questões para aturma, apresenta algum esclarecimento que julgue necessário e pergunta se

alguém tem alguma dúvida antes que os alunos iniciem a resolução. Porém,quando o aluno executa uma atividade à distância ele se encontra sozinho.Isto significa que ele conduzirá a sua resposta em um sentido diferente doesperado pelo professor ou que um tempo precioso será desperdiçado nacomunicação de ida e volta com o tutor em busca de um esclarecimento.Por isso os objetivos das questões devem ser explicitados com muitaclareza.

•  Todos os assuntos abordados devem ser relevantes 

Num sistema de avaliação sério e responsável, não faz sentido centrar aavaliação em pormenores de pouca relevância – as famosas “pegadinhas” –

o que só serviria para gerar descontentamento, desconfiança e revolta noaluno. Isto é válido para todas as modalidades de ensino, mas, de certo

7/23/2019 6 Como Avaliar a Distancia

http://slidepdf.com/reader/full/6-como-avaliar-a-distancia 4/5

modo, mais ainda para a EaD, que atende principalmente um público compouco tempo disponível e muito para aprender.

Para Refletir 

Você é aluno de um curso à distância.Como você se sentiria se, ao se dispor arealizar uma atividade de avaliação,depois de um dia de trabalho,sacrificando horas de lazer e descanso, sedeparasse com conteúdos fúteis, inúteis?Que impacto isso teria sobre suamotivação? 

•  As questões devem ser elaboradas em linguagem acessível aoaluno 

A linguagem do professor e a do aluno são diferentes, por causa da

diferença de seus contextos sociais e domínio do conhecimento específico.Parte do que caracteriza a condição de aluno é justamente não ter aindaalcançado o nível de linguagem do professor. Se o professor desconsiderareste aspecto, o aluno poderá apresentar uma solução inadequada para oproblema proposto, não porque não domine o conhecimento suficiente parasolucioná-lo, mas por não ter entendido qual o problema. Esta diferença deníveis de linguagem deve também ser levada em conta pelo tutor nomomento da correção pois, obviamente, a resolução será apresentada nalinguagem do aluno.

•  As questões devem ser elaboradas de modo a permitir aexpressão de todos os aspectos relacionados à competência 

Devem ser evitadas provas pontuais, cujo objetivo é quantificar acapacidade de memorização e reprodução de um conteúdo determinado. Naseção 5.1 foi aprofundado o estudo dos principais aspectos associados àcompetência.

•  Devem ser utilizados múltiplos e variados instrumentos deavaliação 

Como vimos, um dos principais objetivos do professor ao avaliar deve serdelinear um quadro tão amplo quanto possível do processo de aprendizagemde seus alunos. Isto não pode ser obtido por uma prova única. Inúmeros

fatores externos ao processo de ensino-aprendizagem podem prejudicar oresultado de uma determinada atividade de avaliação. Doenças, problemasfamiliares, um acidente no trânsito são contratempos do dia-a-dia quepodem afetar a capacidade de concentração, reflexão e análise,comprometendo o desempenho até mesmo do melhor aluno. Cabe aoprofessor ter isto presente quando planeja o seu sistema de avaliação e aotutor quando faz a correção da atividade.

•  O professor não deve reprovar um aluno por alguns décimos denota 

Se se pretende que a nota represente o nível de conhecimento alcançado

pelos alunos, alguns décimos de nota teriam de corresponder a “algunsdécimos de conhecimento”, o que, evidentemente, não faz nenhum sentido.

7/23/2019 6 Como Avaliar a Distancia

http://slidepdf.com/reader/full/6-como-avaliar-a-distancia 5/5

 

6.3 BURLAS E TRAPAÇAS: A “COLA”

O primeiro passo para evitar a cola é tornar o aluno cúmplice voluntário doprocesso de avaliação. Se ele entender este processo como parte integrantedo processo maior de ensino-aprendizagem no qual ele está engajado,participará voluntariamente e de bom grado da avaliação, sem tentar burlá-la.É importante que ele reconheça que o maior prejudicado, o maior enganado, éele mesmo, pois é a ele que realmente importa se aprendeu ou não, é o seupróprio sucesso e competência futura que estão em jogo.

O aluno deve saber de antemão como será o processo de avaliação, que tipose quais os objetivos das atividades que serão propostas. As questões devemser sempre elaboradas com clareza não deixando dúvidas quanto aosobjetivos, e sem “pegadinhas”.

Por outro lado, se o projeto de avaliação for realmente contínuo e processual,obrigando o aluno a manifestações freqüentes e de caráter diversificado, quesolicitem contribuições críticas e diretamente inseridas no seu contexto social eprofissional. A trapaça de identidade, que é uma das maiores preocupações dequem atua em EaD, torna-se muito difícil, se não impossível. Seria necessárioque a outra pessoa tivesse estudado exatamente os mesmos conteúdos, istoé, tivesse feito o mesmo curso inteiro, e tivesse a mesma experiência de vida.

Referências 

NEDER, M. L. C. Avaliação na Educação a Distância: Significações paradefinição de percursos.  Disponível em: <http://www.nead.ufmt.br/documentos/AVALIArtf.rtf>. Acesso em: 17 mar. 2007.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto 5.622. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>. Acessoem: 17 mar. 2007.