A Colheita 45

36
Revista de Conexão Missionária da JMM ANO IX - Nº 45 MAIO/JUNHO 2012 REMETENTE: JUNTA DE MISSÕES MUNDIAIS DA CBB Rua Senador Furtado, 71 - Praça da Bandeira Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20270-021 Mobilização missionária impacta líderes batistas Onde Missões Mundiais está presente há 41 anos O mais impactante congresso missionário de todos os tempos ENVELOPAMENTO AUTORIZADO. Pode ser aberto pela ECT.

description

Revista de Conexão Missionária da JMM

Transcript of A Colheita 45

Revista de Conexão Missionária da JMM ANO IX - Nº 45 MAIO/JUNHO 2012

RE

ME

TE

NT

E: J

UN

TA D

E M

ISS

ÕE

S M

UN

DIA

IS D

A C

BB

Ru

a S

enad

or

Furt

ado,

71

- P

raça

da

Ban

dei

ra

Rio

de

Jan

eiro

- R

J -

CE

P: 2

0270

-021

Mobilização missionária impacta líderes batistas

Onde Missões Mundiais está presente há 41 anos

O mais impactante congresso missionário de todos os tempos

ENV

ELO

PAM

ENTO

AU

TOR

IZA

DO

.Po

de s

er a

bert

o pe

la E

CT.

Onde Deus quer nos usar

Missão para os Voluntários Sem Fronteiras

SEJA UM MISSIONÁRIO

RADICAL

Você está convocado a impactar os campos missionários

na África, na América Latina e, futuramente, na Ásia com

o Evangelho, seus dons e talentos. Seja mais um jovem a

integrar o Projeto Radical – Voluntários sem Fronteiras.

Não fique de fora do que Deus está fazendo no mundo!

RADICALLATINO-AMERICANO

RADICAL ÁFRICA

RADICAL LUSO-AFRICANO

RADICAL ÁSIA

2122-1901 0800 709 1900 jmm.org.br [email protected](cidades com DDD 21) (demais localidades)

TENHA UMA ATITUDE RADICAL E FAÇA PARTE DESTA MISSÃO.

Tempo de avançar

Caro leitor,

A obra missionária mundial continua avançan-do. Nesta edição, destacamos a carência do povo africano. Veja entrevista e matéria com os coor-denadores de missionários na África (páginas 3 a 7). Nas unidades do PEPE em campos africanos, 7.150 crianças foram atendidas. A obra missionária avança também no oeste e centro da África, onde recentemente abrimos três campos: Camarões, Chade e Togo. Desta forma, somamos hoje 727 missionários em 64 países!

Louvamos a Deus pelas igrejas batistas do Brasil que sustentam com orações, ofertas e engajamento nosso avanço missionário no mundo. Agradece-mos ao Senhor por esse exército de missionários que, convictos de seu chamado, estão nos campos a ganhar almas para Cristo. Rogamos ao dono da se-ara que continue vocacionando vidas e nos dando a visão e as condições para seguirmos capacitando, mobilizando e avançando na conquista do mundo para Cristo.

Com o crescimento da obra, temos mais vitó-rias nos campos, mas também crescem as neces-sidades. Confira também as seções Notícias dos Campos, JMM Jovem e Espaço Nova Geração.

Boa leitura!

A Colheita

Editorial

Diretor Executivo: Pr. João Marcos Barreto SoaresGerente de Comunicação e Marketing: Jaci MadsenCoordenação Editorial: Jaci MadsenJornalista Responsável: Márcia Pinheiro (22582/DRT/RJ)Redação: Ailton de Faria (20975/DRT/RJ) Willy Rangel (31803/DRT/RJ)Projeto Gráfico e editoração: Equipe de criação JMMFotos: Arquivos JMMTiragem: 145.000 exemplaresContato: [email protected]

Rua Senador Furtado, 71 Praça da Bandeira Rio de Janeiro - RJ CEP 20270-021 [email protected]@jmm.org.br Tel.: (21) 2122-1900 Fax: (21) 2122-1944PAM: Tel. (21) 2122-1901 su

már

io

36

910

1213

14

15

16

19

202223242526

28

Especial ÁfricaMissões na ÁfricaDepois de 40 anos, colheita e crescimento

Mais missionários para a ÁfricaEntrevista com Pr. Ruy Oliveira

pepeNovos desafios na Guiné Equatorial

Notícias dos CamposVeja os destaques dos campos da América, África, Ásia e Europa

Espaço do Voluntário

Missões: prioridade máxima!Entrevista com Luiz Carlos de Barros

Igrejas que amam Missões

Diário de Oração (encarte)

PIM Orar para avançar

Campanha 2012Mobilização Missionária

De Pastor para PastorÚltima parte do artigo do Pr. Ronaldo Lidório

Seja Luz para o mundo Campanha de 100 dias de oração

Espaço do Adotante

Espaço Radical

JMM Jovem

Espaço FM

Especial SIM, Todos Somos Vocacionados

Entre Aspas

2

Capacitar, mobilizar e avançarA s igrejas batistas do Brasil, que se unem para o cumprimento do “ide” através de Missões

Mundiais, já entenderam que, para conquistarem o mundo para Jesus, precisam focar nas ações de capacitar, mobilizar e avançar!

Capacitar os líderes das igrejas, bem como os vocacionados e selecionados por Deus para seguirem aos campos é tarefa de fundamental importância para Missões Mundiais. Duas ferra-mentas somam-se aqui: Conexão Missionária e Acampamentos para Pastores e Promotores. Por meio destes dois eventos, milhares de crentes têm sido impactados e orientados no desenvolvi-mento do trabalho missionário desde as igrejas espalhadas por todo o Brasil.

Mobilizar os crentes e as igrejas é a ação objetiva, que precisa acontecer com acertividade, a fim de que o Brasil batista cresça em oração, interação, contribuição e envolvimento efetivo com a evangelização do mundo! Para este fim, contamos com os missionários mobilizadores, que atu-am em todo o país e agora também no exterior, como pontes entre as igrejas e os campos.

Avançar é a ação que não admite interrupção ou retrocesso. Há um movimento ascendente claro e inquestionável em Atos 1.8 – “Tanto em... como em... e até os confins da terra.”

Quando o assunto é Missões, a ordem é avançar; e pela ação misericordiosa de Deus estamos avançando! A sétima turma do Radical África está evangelizando no Oeste da África – Níger e República da Guiné; a oitava seguiu para o Senegal e acaba de entrar em cena o Radical Ásia. O PEPE (programa socioeducativo) já registra 231 igrejas mantenedoras e 7.150 crianças atendidas no continente africano. A obra missionária avança, também, na África Central e Ocidental onde acabamos de abrir três novos campos: Camarões, Chade e Togo. Desta forma somamos hoje 727 missionários em 64 países!

Louvamos a Deus pelas igrejas batistas do Brasil que sustentam com orações, ofertas e en-gajamento o nosso avanço missionário no mundo. Agradecemos ao Senhor por esse exército de missionários que, convictos de seu chamado, estão nos campos a ganhar almas para Cristo. Rogamos ao dono da seara que continue vocacionando vidas e dando-nos a visão e as condições para seguirmos capacitando, mobilizando e avançando na conquista do mundo para Cristo.

Pr. João Marcos Barreto SoaresDiretor Executivo da JMMapre

sent

ação

2

Foco nas ações definidoras de Missões Mundiais

Missões na

África

D esde 1971, os batistas brasileiros, através de Missões Mundiais, anunciam Cristo, a paz que liberta, à África, seu quarto campo mis-sionário aberto, alcançado após Portugal,

Bolívia e Paraguai.

Após 41 anos de intenso trabalho que envolve orações, recursos financeiros e dedicação de vidas, a obra mis-sionária na África registra grandes avanços. Hoje são 63 missionários efetivos, 34 locais e 18 Voluntários sem Fronteiras no continente. Eles falam do amor de Deus, o qual vivem através de projetos que levam às comuni-dades serviços nas áreas de saúde, educação, esportes, entre outras.

A ação missionária dos batistas brasileiros na África é coordenada pelos pastores Mayrinkellison Wanderley e Ruy de Oliveira. Eles enfatizam que o estreitamento das relações com lideranças locais têm melhorado o diálo-go entre as Convenções nacionais, colaborando para a conquista da África para Cristo em mais cinco novos campos: Togo, Chade, República Centro-Africana, Ser-ra Leoa e Camarões.

Depois de quarenta anos, colheita e crescimento

avança a obra missionária na África!

Estamos investindo na capacitação de 10 seminaristas que serão futuros missionários entre os povos não alcançados do Togo. Além disso, todos os missionários locais precisam de sustento para o alcance dos muçulmanos, em franco crescimento no país.

Togo

Uma unidade do PEPE, programa socioeducativo, já foi implantada em Lungi, próximo à capital. Temos apoiado os missionários-educadores, mas pretendemos ampliar suas ações sustentando três missionários locais no interior do país, em regiões de maioria muçulmana. O orçamento é desafiador, mas o Pr. Mayrinkellison Wanderley acredita que é possível realizar um bom trabalho em parceria com a Convenção Batista em Serra Leoa.

Serra Leoa

O norte de Camarões é quase totalmente muçulmano, poucas missões investem nessa importante parcela da população camaronesa. Missões Mundiais iniciou a ação no país com o missionário local, Pr. Pierre Celestin. Ele deixou seu ministério na PIB Dacar, no Senegal, para investir sua vida na evangelização de não alcançados.

camarões

Em convênio com a Igreja Evangélica Batista do Chade, mantemos ali o missionário Joël Bekayo. Ele promove contatos para a evangelização das comunidades de língua árabe. O nosso missionário também atuará na formação de líderes e de evangelistas. Há ainda um grande clamor por pessoas dispostas a trabalhar entre os muçulmanos, que são maioria no país.

chade

Neste novo campo, a missionária Maria Ilza desenvolve o projeto Maison Prisca (Casa Priscila), alcançando mulheres e crianças. Atuamos no país a partir de dados que mostram como o islamis-mo tem avançado neste país, considerado cristão. Recentemen-te, Missões Mundiais decidiu apoiar cinco missionários locais que evangelizam comunidades distantes da capital e que agem para chegar aos povos da floresta.

república centro-africana

conquistando os africanos

Investindo em projetos, Missões Mundiais chega a muitas comunidades animistas e muçulmanas. Enquanto ajudam a melhorar a qualidade de vida dos africanos, os missionários falam de Cristo, a paz que liberta.

Recentemente foi inaugurado o primeiro templo batista de São Tomé e Príncipe. A PIB de São Tomé fica no distrito de São Marçal. Também no país, a “novela da igreja batista”, como os santomenses chamam o seriado “Re-viravolta”, dirigido pela missionária Re-nata Santos, tem tido uma ótima aceita-ção em São Tomé.

O Pr. Mayrinkellison Wanderley destaca ainda a compra de um terreno e o início da construção da primeira igreja batista de participação de batis-tas brasileiros em Guiné Equatorial. No mesmo terreno está sendo construído um espaço para o PEPE.

Outras grandes conquistas recentes na África são: a consolidação das ativi-dades do projeto Consolo, em Moçam-bique, através de uma clínica móvel; o início das atividades da clínica odon-tológica em Guiné-Bissau; a plantação de uma igreja batista entre os animistas na Gâmbia e os primeiros batismos em Mbour, no Senegal.

O Pr. Ruy de Oliveira louva a Deus por tantas vitórias alcançadas na África graças a pessoas que dedicam suas ora-ções e ofertas à obra de evangelização no continente, assim como pela vida daqueles que se dispõem a seguir para os campos. Ele cita os novos missioná-rios que seguiram a países africanos: Pr. José Roberto e Sônia Santos (Guiné--Bissau); Pr. Robson e Zelma dos San-tos (África do Sul) e Jacqueline Santos (Moçambique), além de mais 10 Radi-cais – Voluntários Sem Fronteiras.

Com a permissão de Deus e o apoio dos crentes brasileiros, Missões Mun-diais objetiva chegar, em breve, a outras regiões da África. Há possibilidades concretas de abertura de novos cam-pos no Gabão, Benin, Ruanda, Burun-di e Zâmbia. A África concentra grande parte dos 3 mil povos que precisam ser alcançados pela paz que liberta.

4

Acesse e confira: jmm.org.br/campanha2012

Para abençoar crianças senegalesas!

O Senegal tem mais de 10 milhões de habitantes, dos quais 50% estão na faixa de menos de 14 anos. Na capital do país, Dacar, há um número exorbitante de crianças de rua que não têm o mínimo de condições adequadas para viver. O país tem o islamismo como religião predominante (92%), o que faz da poligamia um fato cultural que contribui diretamente para o aumento do número de filhos por família, tornando a situação ainda mais crítica.

Muitas famílias doam seus filhos do sexo masculino para líderes muçulmanos a fim de estudarem o Alcorão desde cedo. As crianças também são obrigadas a mendigar uma quantia diária que deve ser entregue aos líderes responsáveis por sua criação. Se a cota diária não é atingida, são espancadas. O resultado deste tipo de situação é a fuga de muitos pequeninos, que passam a perambular pelas ruas.

Para ajudar a amenizar a lamentável situação de crianças senegalesas que vivem nas ruas, o casal missionário Dr. Humberto e Dra. Elisangela Chagas criou o Projeto Fábrica de Esperança. O objetivo desse projeto é proporcionar, a essas crianças, atividades e recursos para seu desenvolvimento físico, moral, social e espiritual. O Projeto oferece também, às comunidades, atendimento médico, odontológico e oportunidade para prática desportiva.

Ajude a levar esperança a crianças que vivem nas ruas de Dacar.

(21) 2122-1901Cidades com DDD 21

0800 709 1900Demais localidades

[email protected] Senador Furtado, 71Praça da Bandeira, RJCEP: 20270-021

Adote este projeto:

6

H á dois anos, o Pr. Mayrinkellison Wanderley coordena a

ação missionária dos batistas brasileiros no continente africano. Em novembro de 2011, Missões Mundiais convocou o Pr. Ruy Oliveira para dividir a coordenação com o Pr. Mayrinkellison e assim estabelecer bases para um maior crescimento. Mesmo sendo um campo que atrai grande número de vocacionados, a África continua sendo um tremendo desafio missionário. Esta foi uma das conclusões a que os coordenadores chegaram em viagem recente ao campo.

A Colheita ouviu o Pr. Ruy sobre sua nova experiência em Missões Mundiais. Confira os principais momentos da entrevista.

A Colheita: O que o levou a aceitar o convite para integrar a coor-denação dos missionários dos batistas brasileiros no continen-te africano?

Ruy Oliveira: A direção de Deus. Desde 2003 eu era pastor auxiliar voluntário na Igreja Batista em Perdizes, em São Paulo/SP. Em fevereiro de 2011, comecei a pastorear a congregação da Igreja na Barra Funda. Também trabalhei durante 15 anos na área de ga-rantia de qualidade na indústria farmacêutica. Mas no ano passa-do, fui desafiado a fazer parte do time de Missões Mundiais e con-tribuir na gestão do trabalho missionário na África, com foco em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Prínci-pe, Angola, Botsuana, África do Sul e Moçambique. Ao receber o convite, minha família, o pastor da igreja e eu oramos muito. Entendemos a direção de Deus para aceitar o desafio.

A Colheita: Qual foi a sua primeira grande experiência com o continente?

RO: Foi durante o meu primeiro contato com os missionários da região no retiro de missionários, realizado em Cabo Verde, no ano passado. Fui impactado de forma abençoadora através de seus tes-temunhos. O continente africano realmente chama a atenção pela necessidade da presença da graça e da paz que liberta. Devemos amar as pessoas através da promoção do conhecimento de Cristo a todos os povos e etnias, estratégias, projetos e programas, mas principalmente por meio de nossa vida, seja intercedendo, con-tribuindo, aceitando o chamado (como efetivo ou voluntário), ou seja, na gestão do trabalho missionário.

Entrevista com o Pr. ruy Oliveira

Mais missionários para a África

A Colheita: Como foi a experiência de acompanhar o trabalho desenvolvido nos campos durante sua recente viagem à África?

RO: Foi abençoadora e emocionante. Fiquei feliz ao ob-servar os diversos aspectos do trabalho missionário nos países que visitamos. O primeiro é o amor dos missionários pela missão. Na verdade, o amor deles pelas pessoas.

A Colheita: Quais são os desafios missionários mais urgentes na África?                     

RO: Precisamos despertar e treinar líderes e pastores nacionais para que possam auxiliar e conduzir o tra-balho nos países onde estamos presentes. Precisamos discipular estes líderes para serem missionários no fu-turo, não apenas locais, mas em âmbito mundial. Há ainda uma grande carência por vocacionados evange-listas brasileiros. O avanço do islamismo é relevante em todo o continente, o que tem preocupado as lide-ranças cristãs. Embora não seja maioria, há uma pre-dominância de muçulmanos no Norte da África e nos países próximos ao Deserto do Saara.

A Colheita: Na África constantemente são registrados conflitos étnicos e políticos. Como Missões Mundiais atua em situações assim?

RO: Temos um plano de contingência. Se necessário, re-tiramos todos os nossos missionários do campo com urgência. Eles são orientados para não se envolverem em questões políticas, tampouco em conflitos civis. Também recebem instrução que se concentrem em uma outra região no próprio campo se possível, ou até em cidade ou país vizinho, caso necessário. Como os nossos missionários fazem registro nas Embaixadas brasileiras em cada país onde chegam, em caso de con-flitos, eles precisam seguir as orientações das próprias representações diplomáticas.

A Colheita: Onde na África a ação missionária tem obtido resultados mais consistentes e onde a carência é maior?

RO: São Tomé e Príncipe é o campo mais próspero. No-vas congregações têm sido plantadas e já preparadas para organização; líderes nacionais estão sendo trei-nados e novos vocacionados despertados. O trabalho batista tem crescido em visibilidade através do projeto “Reviravolta” (veja box). Posso dizer que o Níger é o mais carente. Há muita pobreza no país, o islamismo

é muito forte entre as famílias e o agravante de não termos vocacionados dispostos a trabalhar no país. O Níger clama por missionários.

A Colheita: Quais os planos de Missões Mundiais para a África?

RO: Avanço missionário para alcançarmos novos pa-íses, bem como expandir a ação missionária onde iniciamos a parceria com missionários locais, procu-rando, sempre que possível, atuar em parceria com convenções estaduais e outras agências missionárias. Precisamos ainda consolidar as missões já existentes, promovendo o desenvolvimento da liderança local, com visão missionária. Assim os próprios africanos cuidarão de levar a todo o continente o Evangelho de Jesus Cristo, a paz que liberta.

Em São Tomé e Príncipe, seriado ‘"Reviravolta"‘ alcança vidas

Nossa missionária Renata Santos de Oliveira, que atua em São Tomé e Príncipe, dirige a série “Reviravol-ta”, que estreou em janeiro no único canal de televisão do país. O programa é um seriado jovem e divertido que trata os problemas sociais vividos pelos santomenses à luz da Bíblia.

Segundo a missionária, “Reviravolta” é fruto de muita oração em São Tomé e no Brasil, pois só estreou após dois anos depois da gravação do piloto.

“Muitos irmãos no Brasil e ao redor do mundo se uni-ram à equipe missionária em São Tomé e Príncipe, for-mando assim um grande grupo de intercessão por este projeto, que nasceu primeiramente no coração de Deus”, conta Renata, que vendo a situação vivida por grande par-te da população santomense, começou a pensar em uma estratégia para divulgar o Evangelho no país.

Segundo ela, a estreia de “Reviravolta” foi um sucesso, e o programa tomou proporção tal que a emissora passou a exibir o seriado três vezes por semana, às terças-feiras, sábados e domingos, inclusive no horário nobre.

“Deus tem nos abençoado. A igreja batista está aju-dando a construir parte importante da história desse país, e o nome do nosso Deus está sendo glorificado”, conclui Renata.

Ore para que Deus mantenha esta porta aberta e supra as necessidades da ação missionária dos batis-tas brasileiros em São Tomé e Príncipe.

TELEViSÃO MiSSiONÁria

OfereçaOfereça amparo a crianças carentes na África

Acesse e confira: jmm.org.br/campanha2012

Moçambique é um país com baixos índices de escolaridade e muitos analfabetos, além de

registrar altas taxas de mortalidade e desnutrição infantil. A Aids também assola o país, deixando

muitos órfãos e crianças desamparadas.

O projeto Pequenas Sementes, desenvolvido por Missões Mundiais naquele local, oferece educação

de qualidade, acompanhamento nutricional e educacional, além de, essencialmente, apresentar

às crianças e seus familiares, a paz libertadora que só Cristo oferece.

O Pequenas Sementes faz parte de um complexo que inclui creche e unidades escolares, atendendo

a mais de 600 crianças.

Missões Mundiais conta com você para plantar a semente de esperança no coração

desses pequeninos. Interceda e adote este projeto.

(21) 2122-1901Cidades com DDD 21

0800 709 1900Demais localidades

@missoesmundiais

facebook.com/missoesmundiais

www.jmm.org.br

A missionária Terezinha Can-dieiro, coordenadora do PEPE

(programa socioeducativo promo-vido por Missões Mundiais) visi-tou a Guiné Equatorial em feverei-ro. Ela estava acompanhada pelos pastores Mayrinkellison Wanderley e Ruy Oliveira, coordenadores dos nossos missionários na região. O convite para a visita partiu das mis-sionárias brasileiras em terras gui-néu-equatorianas, Maria Lucinalva Dias e Nely Soares, e da liderança batista local. Eles queriam conhe-cer melhor esta ferramenta que tem abençoado crianças e suas famílias, e transformado comunidades em várias partes do mundo.

A implantação do PEPE em Guiné Equatorial surge diante de uma necessidade do bairro onde a Igreja Batista Missionária de Bata está sendo plantada pelas missioná-rias brasileiras. No local há muitas crianças sem acesso à pré-escola.

“Em poucos dias conhecemos a realidade local. Embora seja um país de maioria declarada cristã, há um sincretismo religioso muito for-te. Somente na região onde as mis-sionárias trabalham há mais de 20 centros de bruxaria. As carências

na área da educação são muitas, pois, devido à pobreza, pouquís-simas crianças têm acesso a uma educação de qualidade”, relata Te-rezinha Candieiro.

As missionárias Maria Lucinal-va e Nely Soares se sentiram movi-das a desafiar as igrejas brasileiras para o cumprimento da missão in-tegral entre aqueles povos tão neces-sitados. Com ofertas enviadas pelas igrejas brasileiras elas conseguiram comprar um terreno amplo, e atual-mente trabalham para a construção do templo e a projeção das salas do PEPE, como também a construção do Posto de Saúde da Família.

A coordenadora internacional do PEPE aproveitou os dias na Gui-né Equatorial para, durante uma conferência para a liderança evan-gélica, apresentar o PEPE como uma das maneiras das igrejas ser-virem e estarem inseridas de forma viva e ativa em suas comunidades.

Terezinha conta que recebeu publicamente o apoio da coorde-nadora da educação pré-escolar daquela região de Guiné Equa-torial. Na oportunidade, um ato simbólico, mas muito significativo,

foi realizado: o livro do PEPE foi oferecido à coordenadora da edu-cação local, e Terezinha recebeu de presente o livro do UNICEF que é utilizado na educação infantil em alguns lugares daquele país e do continente africano.

Para a coordenadora do PEPE, segundo o que foi ouvido das pró-prias autoridades, a educação das crianças nos seus lares tem sido fei-ta com muito descaso, sem limites, e sem princípios cristãos verdadei-ros. Muitos líderes se sentiram de-safiados e sensibilizados a se envol-verem na implantação do PEPE em suas comunidades, a fim de ajudar na reconstrução de lares e facilitar o desenvolvimento integral das crianças e suas famílias.

“Louvo a Deus por mais esta oportunidade, por mais este novo campo em que iniciamos o processo de implantação do programa. Ainda há grande necessidade de orações por este trabalho, pois a batalha es-piritual é grande. Mas cremos que maior é nosso Deus que deseja esten-der Seu Reino. Que todos conheçam a Jesus como Senhor e Salvador”, diz Terezinha Candieiro.

Novos desafios na Guiné Equatorial

Ocasal missionário Hans e Elaine Behrsin manda notícias do campo na Letônia, onde está à frente

da igreja em Riga, capital do país, há mais de um ano e tem motivado os irmãos a investirem mais em evange-lismo e comunhão.

“Graças a Deus a frequência aos cultos de domingo tem aumentado”, conta o Pr. Hans, e acrescenta que no final de 2011 foi realizado um treinamento para planta-ção de pequenos grupos nas casas dos irmãos.

Os missionários pedem oração pois, em geral, o povo na Letônia é muito fechado e teme abrir suas casas para outros irmãos e vizinhos. “Mas já temos quatro famílias dispostas a fazerem isso”, comemora o nosso missionário. “Um exemplo disso é que em uma das reuniões que tivemos, embora a temperatura estivesse próxima de 20 graus negati-vos, 11 irmãos participaram do encontro”, acrescenta.

Além da igreja em Riga, o Pr. Hans apresenta os novos missionários da terra na Letônia, Kristaps e Kristine Kul-pe, que têm dois filhos e vivem em uma pequena cidade próxima à fronteira com a Lituânia.

Pr. Hans pede orações pelos novos missionários, principalmente por Kristine, que enfrenta problemas de saúde. Atualmente, Kristaps está plantando uma igreja na cidade onde mora e de lá pretende estabelecer novos pontos de pregação.

“Contamos com suas orações. Ore para que possamos ampliar ainda mais nosso apoio aos missionários da terra”, conclama o Pr. Hans, e conclui: “Recentemente recebemos pedidos de adoção para a Estônia, onde também existe um movimento de plantação de igrejas”.

A missionária e doutora Maria da Conceição Antonio, que atua em Moçambique, levou a clínica móvel do

Projeto Consolo à localidade de Chibabel, a 230 quilôme-tros de Maputo no final de fevereiro e início de março.

Durante os 15 dias em que permaneceu lá com a ajuda da também missionária Otília da Silva, a equipe do projeto atendeu 766 pessoas, inclusive com entrega de medicamentos.

A clínica móvel foi instalada em um local bem ru-dimentar em Chibabel, onde a missionária realizou um trabalho com as escolas locais com palestras sobre hi-giene bucal e doenças sexualmente transmissíveis.

A ida do Projeto Consolo a Chibabel impactou aquela localidade com o Evangelho, pois a equipe teve a oportu-nidade de falar abertamente da Palavra de Deus e apre-sentar o plano de salvação a cerca de 3.900 alunos.

LETÔNIAPequenos grupos alavancam trabalho

MoçambiqueClínica móvel

M issões Mundiais atua há mais de 100 anos para anunciar Cristo, a paz que liberta, àqueles que ainda não conhecem o Salvador. Para isso, mantém mais de 700 missionários em 64 países na África, América, Ásia e Europa.

As notícias que compartilhamos nesta edição de A Colheita são frutos do trabalho árduo de nossos missionários e foram separadas para você ficar por dentro das novidades.

Que essas notícias dos campos venham em boa hora e sejam motivo de alegria e estímulo para que você ore e se dedique ainda mais à expansão da obra de evangelização mundial.

NOTÍCIAS DOS CAMPOS10

M issões Mundiais se prepara para en-viar a primeira família missionária

ao Vietnã, país no Sudeste da Ásia, fechado ao Evangelho.

Os missionários, cujos nomes serão omitidos por questão de segurança, vi-sitaram o Vietnã em 2011, conheceram o campo, e agora se preparam para seguir definitivamente em junho.

O Programa Esportivo Missionário (PEM), uma iniciativa que tem sido muito eficaz para anunciar Cristo, a paz que li-berta, em regiões hostis ao Evangelho, será uma das ferramentas estratégicas que os nossos missionários usarão no Vietnã.

“Realmente vemos e cremos que o espor-te é uma grande ferramenta que Deus tem usado para a evangelização. Sendo um país fechado ao Evangelho, entraremos utilizando projetos relacionados ao futebol e à criação de uma escolinha”, conta o missionário.

Trata-se de um país comunista, com 50% da população adepta do budismo. Se-gundo a Missão Portas Abertas, o Vietnã é o 19º em uma lista de 50 países onde se corre risco de vida por pregar o Evangelho. Precisamos colocar este novo campo mis-sionário em nossa agenda diária de oração!

“Mas algo muito especial tem acontecido no Vietnã. Sendo um país conhecido por guer-ras e por um regime que o mundo reprova, o governo tem tentado, de todas as formas, bus-car ajuda de vários países para a transforma-ção da sociedade”, conta o missionário. “Com essa oportunidade, podemos ir com a ajuda solicitada e com o que há de mais precioso e transformador: o amor de Jesus”, conclui.

Glorifiquemos a Deus pelo avanço em Missões Mundiais, prestes a fincar a ban-deira do Evangelho no Vietnã!

VIETNÃFutebol ajudará alcançar vietnamitas para Jesus

CHILEGol para Cristo

(21) 2122-1901Cidades com DDD 21

0800 709 1900Demais localidades

Central do Adotante JMM

N a região de Iquique, no norte do Chile, os nossos missioná-rios Luiz César e Deise Queiroz desenvolvem o projeto Gol

para Cristo, que consiste em oferecer treinamento às igrejas locais para que elas criem ministérios esportivos como instrumentos de evangelização.

“O projeto apresenta como principais objetivos alcançar pes-soas para Cristo e viabilizar o crescimento da igreja local, tendo em vista que a linguagem universal do esporte é uma ferramenta poderosa para comunicação de valores bíblicos”, explica o mis-sionário Luiz César.

Em Iquique, nossos missonários entram em contato com as igrejas para organizar treinamentos, que consistem em dois dias de atividades com exposições teóricas, apresentação do projeto e aplicação prática com participação de crianças e jo-vens da comunidade local. Uma vez iniciado o ministério de esportes na igreja, a cada seis meses são realizados eventos es-portivos evangelísticos.

“Cada viagem que faço é motivo de muita alegria, pois vejo os ministérios de esporte criando raízes e crescendo em número e em qualidade de vidas comprometidas com o Reino”, diz Luiz César, informando ainda que as duas escolas de futebol mantidas pelo projeto continuam realizando amistosos, promovendo amizade e comunhão.

No bairro de Alto Hospicio, em contato com outras igrejas evangélicas locais, o Pr. Victor Núñez, da Primeira Igreja Ba-tista de Iquique, promoveu um torneio quadrangular de futebol chamado Unidos por Cristo, viabilizando assim o entendimento entre as demais igrejas sobre a utilização do esporte como meio de evangelismo e maturidade cristã.

NOTÍCIAS DOS CAMPOS 11

Embarque em mais uma

viagem missionária

ESPAÇO DO VOLUNTÁRIO

M issões Mundiais oferece mais duas oportunidades para você levar Cris-

to, a paz que liberta, a povos de outras na-ções. Vêm aí uma nova caravana de volun-tários para o Haiti e o Tour of Hope 2012.

As inscrições para a caravana ao Haiti foram abertas em 1 de maio. Os interessa-dos devem entrar em contato com o Setor de Voluntários de Missões Mundiais atra-vés do e-mail: [email protected].

Esta será a quinta caravana que orga-nizamos ao país, a quarta depois que foi atingindo pelo devastador terremoto que causou a morte de cerca de 300 mil pesso-as, em 2010.

O Haiti é  o único país para onde en-viamos uma caravana de voluntários por ano, dada à carência e situação da nação. Estas caravanas já impactaram a comuni-dade local com ações nas áreas de saúde, educação, esportes, capelania, recreação e assistência social.

Nesta viagem, marcada para a primei-ra quinzena de outubro, o coordenador do Setor de Voluntários, Pr. Marcos Grava, pretende levar aproximadamente 40 pes-soas. Todos devem ser crentes em Jesus Cristo, comprometidos com Deus e com a sua igreja; membro atuante de uma igreja evangélica por, pelo menos, um ano; ter vida cristã exemplar, firmeza doutrinária, aptidão comprovada para evangelização, e ser submisso à liderança; ter completado, pelo menos, o Ensino Fundamental; ser saudável física, mental e psicologicamente e ter idade mínima de 16 anos.

Em uma parceria com o PEM, uma equipe de  fu-

tebol de alto nível formada por jogadores e ex-jogadores profissionais  do ministério Atletas de Cristo seguirá no final de agosto para a re-gião da Ásia e Pacífico Sul onde, além de fazerem o que mais sabem em campo, promoverão clínicas para teste-munhos e visitas a igrejas. O grupo  é formado por 20 missionários, entre atletas e treinadores.

O Tour of Hope já levou o Evangelho, nossa maior es-perança, a países afetados por tragédias e fechados à pre-sença de missionários como o Vietnã, Malásia e Mian-mar, onde em 2008, após a passagem de um devastador ciclone, atletas do Tour of Hope conseguiram entrar no país para a realização de jogos beneficentes; fato que nem a Cruz Vermelha e a ONU estavam conseguindo. Logo após a realização dos jogos, uma equipe de mis-sionários da área de saúde foi autorizada a entrar para ajudar as vítimas.

Você também pode participar deste projeto divi-no que está revolucionando o trabalho missionário no mundo, e de forma criativa, nos ajudar a superar as di-versas barreiras  religiosas e governamentais que im-pedem a pregação do Evangelho. Interceda especifica-mente pelo nosso próximo Tour. Além disso, você pode contribuir para o alcance de milhares de pessoas, mui-tas das quais jamais ouviram do Evangelho. Caso você seja profissional da área de saúde, esportes ou educa-ção, cadastre-se e prepare-se. Em caso de necessidade, contataremos você.

Para orar, contribuir ou se cadastrar, escreva para: [email protected].

12

Missões: prioridade máxima!

A Colheita: O que Missões tem a ver com finanças?

Luiz Carlos de Barros: Cuidar de um missionário com res-ponsabilidade e dignidade requer visão e investimento financeiros. Desde o envio do vocacionado ao campo até sua manutenção e suporte, implica em significativo aporte de recursos.

A Colheita: Como nossos missionários são sustentados?

LCB: Respeitando as diferenças regionais e a realidade cultural de cada campo, os missionários que as igrejas batistas do Brasil mantêm no exterior através de Mis-sões Mundiais recebem o suficiente para viverem com equilíbrio e dignidade. O sustento geral, no entanto, envolve os encargos sociais no Brasil, fundo ministe-rial, abono anual, passagens de ida e volta ao campo, instalação, compra e manutenção de veículo missioná-rio, moradia, educação dos filhos, vistos e taxas inter-nacionais, além do sustento pessoal.

A Colheita: Isso é tudo ou o cuidado com nossos missio-nários implica em mais investimentos?

LCB: Missões é uma tarefa que não pode ser cumprida de qualquer maneira, sem responsabilidade e previdên-cia. O como fazer precisa seguir os mesmos princípios da tarefa a ser feita: amor, honra, dignidade, respon-sabilidade, compromisso, integridade e abnegação. Não podemos enviar o missionário e abandoná-lo no campo. Por isso que Missões Mundiais frequentemen-te administra situações imprevistas como internações urgentes, traslados de um país para o outro em função da precariedade do serviço médico local, despesas mé-dicas ambulatoriais, ações imediatas em caso de con-frontos ou guerras, cataclismos, entre outros.

INVESTIMENTO EM MISSÕES

Por que a igreja local deve priorizar Missões?

Zelando pela administração financeira de Missões Mundiais por mais de 36 anos, Luiz Carlos de Barros falou com A Colheita sobre a importância da priorização de Missões pela igreja local. Confira.

A Colheita: Do ponto de vista financeiro, a ação missio-nária dos batistas brasileiros aponta para um avanço?

LCB: Embora ainda não tenhamos alcançado todos os povos do mundo, a concretização plena do novo mo-delo de ações desenvolvido por Missões Mundiais, notadamente no que diz respeito aos projetos, minis-térios e categorias missionárias, tem melhorado muito a qualidade do serviço, o que nos faz ter uma visão otimista e de crescimento, desde que as igrejas enten-dam a necessidade de priorizar Missões em sua ges-tão financeira.

A Colheita: Como deve ser esta priorização?

LCB: Peter Drucker, tido como o pai da Administração moderna, disse que “nosso produto não é um par de sapatos, nem um regulamento eficaz. Nosso produto é um ser humano mudado”. Então, devemos investir em Missões para transformar vidas! Sem o compromisso das igrejas e de seus membros, através do Dia Espe-cial, do Programa de Adoção Missionária (PAM) e do Plano Cooperativo a ação missionária mundial estaria seriamente comprometida.

A Colheita: Qual seu conselho aos que lideram e adminis-tram as igrejas batistas em todo o Brasil, no que concer-ne à necessidade de avançarmos ainda mais em Missões?

LCB: Meu conselho e meu desejo é que façamos de Mis-sões a “prioridade máxima” em nossas igrejas! Vamos investir tempo, orações, talentos e também financeira-mente no avanço missionário. Uma boa forma é con-tribuirmos para os projetos de Missões Mundiais ao redor do mundo. Assim, ajudaremos a transformar as pessoas e os povos!

13

IGREJAS QUE AMAM MISSÕES

Esta afirmação já foi isenta de dúvidas um dia. Hoje, nem todas as igrejas batistas podem dizer que amam Missões, mas muitas ainda podem e, na verdade, nem precisam dizer, pois suas ações demonstram esse amor. As três igrejas que destacamos nesta edição amam Missões. São igrejas diferentes, de realidades distintas, mas com o mesmo amor pela tarefa evangelizadora delegadas por Jesus à Sua igreja.

Fazendo Missões segurando as cordas...

Os jovens da Igreja Batista de Novo Horizonte/GO realizaram o “McLanche Missionário” em sua igreja

e postaram no Facebook esta mensagem ilustrada: “Esta foi uma ação que fez parte da Campanha de Missões Mundiais 2012 visando arrecadar fundos para a continuidade e expansão da obra missionária mundial, que inclui centenas de projetos sociais na América Latina, África e Ásia”.

Se a sua igreja ama Missões, mande o seu

depoimento para a Redação de A Colheita

para que outras igrejas sejam inpactadas e

muitas vidas alcançadas para Cristo, a paz

que liberta!

Ser uma igreja batista implica em amar Missões

E a oferta missionária não para de crescer...

Pode-se dizer que a Primeira Igreja Batista de São João de Meriti/RJ tem missões em seu DNA. Organizada há 87 anos pelo missionário

Salomão Ginsburg, a igreja participa ativamente da obra de evangelização dos batistas brasileiros no Brasil e no mundo.

No ano passado, a igreja realizou um congresso missionário que aju-dou a fortalecer a sua visão missionária. Depois do evento, um encontro reuniu 40 pessoas para tirar dúvidas sobre vocação, chamado missionário e como envolver-se com missões. Ela também programa e incentiva seus membros a participarem de projetos missionários. O estabelecimento de metas para adoções tem feito crescer o número de adotantes.

Como resultado dessas ações, a PIB de São João de Meriti vem aumen-tando a participação nas ofertas para Missões Mundiais. Em 2011, as ofertas aumentaram 76% em relação a 2010. Para o Pr. Cláudio José Farias de Souza, “é muito gratificante ver o avanço missionário da igreja”. E a líder do Minis-tério de Evangelismo e Missões, Marly de Souza, afirma: “É um privilégio saber que nossas ações missionárias alcançam vários lugares do mundo.”

Jerusalém, Judeia e até os confins da terra...

Um grupo da Primeira Igre-ja Batista do Centenário de

Ananindeua/PA já realizou duas viagens missionárias ao Chile (2008 e 2010), o que despertou o desejo de novas viagens. “Agora temos um grupo de irmãos que desejam ir à África para apoiar o trabalho da mis-sionária Maria Ilza Lopes” (Repúbli-ca Centro-Africana). “Nossa igreja tem menos de 120 membros e con-ta com uma entrada mensal menor que 20 mil reais. Mesmo assim, a cada dois anos, enviamos um grupo de voluntários ao campo”, informa o Pr. Mesaque da Silva Rêgo, líder da PIB Centenário há 15 anos.

Segundo o pastor, a expectativa para 2013 é enviar 20 membros a uma nova viagem ao Chile e mais sete para a África. “A primeira via-gem missionária para outro país foi um desafio lançado por nossa igreja nas comemorações dos seus 20 anos de organização. Cada integrante do projeto levanta os re-cursos para as despesas com pas-sagens, alimentação e transportes; além disso eles contribuem men-salmente com a obra missionária”, explica o Pr. Mesaque.

Depois dessas ações, a igreja percebeu que houve um cresci-mento nas ofertas missionárias, que são entregues mensalmente. “Hoje nossa igreja possui duas congregações e uma frente mis-sionária, isto é, não descuida do trabalho local. Nossa oração é que Deus nos dê o privilégio de prosse-guir em novos projetos missioná-rios”, finaliza o Pr. Mesaque.

14

� 01/06: HAITI – Interceda pelos cristãos e líderes do Haiti. A reconstrução do país segue a passos lentíssi-mos, e a igreja tem marcado presença no atendimento e cuidado aos necessitados. Ore pelo PEPE, para que seja canal de bênção e salvação no país. (Patrícia San-ches – Portugal; Márcio Fontes – Escritório; Orelina de Barros – Representante JMM Nordeste) Jó 28-30

� 02/06: CUBA – Ore pelo missionário Emerson Mo-reno, pelo projeto de plantação de novas igrejas e pela vida espiritual das congregações. (Pr. Fernando Pasi – Itália) – Jó 31-33

� 03/06: SUDESTE DA ÁSIA – Ore pela missionária Mali, que coordena o Projeto ELA. Peça por todas as mulheres que estão sendo tocadas ao redor do Brasil para se juntar à missionária neste projeto. Que o Se-nhor agilize o envio de mais missionários para a Ásia. (Silvânia Maria – Timor- Leste; Márcia de Paula – Es-critório) Jó 34-36

� 04/06: RIO DE JANEIRO – Interceda pela Radical Fabíola Dutra, que se encontra no Brasil fazendo pro-moção nas igrejas. Que Deus a guarde e que cada visi-ta seja uma bênção e alcance muitos corações. Jó 37-39

� 05/06: TIMOR-LESTE – Ore pelo missionário Eval-do Teixeira e pela compra de um terreno para a cons-trução de um templo. Estrangeiros não podem ter propriedades no país. Clame para que o Senhor mos-tre o local certo e dê sabedoria ao missionário para fechar um contrato de compra e venda. Jó 40-42

� 06/06: ROMÊNIA – Ore pelo missionário da terra Cornel Sugubeata, que enfrenta problemas com espa-ço para os cultos. O grupo se reúne em um salão de 50m2. Que Deus ajude na construção de um templo com espaço suficiente para atender às necessidades do local Sl 1-5

� 07/06: SUL DA ÁSIA – Ore pelos missionários Samir e Fátima, para que Deus lhes dê sabedoria na constru-ção de novas cisternas e que, através dessa obra, eles demonstrem o amor de Deus. Há vários lugares que não veem chuva há meses, e as pessoas têm que cami-nhar quilômetros para buscar água. Sl 6-10

� 08/06: PORTUGAL – Interceda pelo missionário Pr. José Calixto, para que o Senhor confirme em seu cora-ção a visão de começar um ministério de ação social e beneficência na cidade de Vila Real. (Pr. Josué Rodri-gues Pacheco – Níger) Sl 11-15

� 09/06: GUINÉ EQUATORIAL – Ore pela missioná-ria Maria Lucinalva, que está à frente do desafio da compra de um terreno próprio para a construção do templo. Interceda pelo PEPE, que servirá de modelo para os demais a serem implantados. (Lucinete Silva – Portugal) Sl 16-20

� 10/06: MALI – Ore pela missionária Veralúcia Fer-reira e agradeça a Deus pelo avanço na construção da escola de N’Darala, que abençoará muitas crianças. (Sônia Tomaz – Romênia; Lyubomyr Matgveyev – Ucrânia; Nathalia Freitas – Escritório) Sl 21-25

� 11/06: GÂMBIA – Interceda pela missionária Edna Dias e Luciana Marques, que precisam comprar um terreno. Foi oferecido um que, além de ser longe, é caro. Ore para que Deus mostre um terreno no village e perto da estrada para melhor acesso. Sl 26-30

� 12/06: ANGOLA – Ore pela missionária Rosângela Teck e pela expansão do ministério com surdos em Huambo, para que Deus levante mais obreiros em Angola. (Walber de Assis – Escritório) Sl 31-35

� 13/06: LETÔNIA – Ore pelo missinário Hans Behr-sin, pela situação econômica, social e política dos pa-íses bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia). Interceda para que haja paz, e que as igrejas evangélicas reflitam a luz de Cristo. Sl 36-40

� 14/06: PORTUGAL – Interceda pelo missionário Milton Sanches. Ele irá solicitar a nacionalidade espa-nhola, por ser também neto e filho de espanhóis. Ore para que tudo ocorra dentro do centro da vontade de Deus. (Pr. Elton Rangel – Espanha; Drª Teresa Cristi-na Pagaciov – Paraguai) Sl 41-45

� 15/06: CHILE – Ore pela missionária Marlene Tiede. Peça pela campanha 40 Dias com Propósito, para que o povo de Deus se comprometa com Cristo e Sua igre-ja. (Ang Hwi – Sul da Ásia) Sl 46-50

DIÁRIO DE ORAÇÃOJUNHO 2012

“Ore até orar de verdade.” A. W. Tozer

� 16/06: SUL DA ÁSIA – Ore pelo missionário Gabriel Azam e pela nova estratégia que ele desenvolve para anunciar o Evangelho na região onde atua. Sl 51-55

� 17/06: PORTUGAL – Ore pelo missionário César Corsete e família, para que Deus possa lhes dar sa-bedoria no desenvolvimento de um trabalho social para alcançar idosos. Portugal é o país europeu com maior índice de envelhecimento e passa por uma cri-se. Sl 56-60

� 18/06: FILIPINAS – Ore pelo missionário Jonatas Caldeira, que necessita de recursos financeiros para a compra de três lotes para a construção de templos em três províncias e pelo preparo e fortalecimento dos futuros líderes das igrejas. Sl 61-65

� 19/06: PEPE – Interceda pelos missionários-educa-dores, envolvidos nas unidades do PEPE na América Latina. Peça ao Pai que lhes renove as forças, preserve sua saúde e por suas famílias. Ore pelos alunos e seus familiares, para que haja conversões e mudanças de vida. Sl 66-70

� 20/06: PARAGUAI – Ore pelo missionário Pr. Elbio Márquez, pelo trabalho de coordenação do Projeto Radical Latino-Americano e para que a ação missio-nária dos Voluntários Sem Fronteiras cause impacto e transforme vidas em muitos países. Sl 71-75

� 21/06: MOÇAMBIQUE – Ore pela missionária Ma-ria da Conceição e pelo ministério social e evangelís-tico que a médica-missionária realiza no país. Interce-da por sua saúde física, emocional e espiritual. (Ana Paula Pereira – Senegal) Sl 76-80

� 22/06: ORIENTE MÉDIO – Ore pelos obreiros da terra e peça para que o Senhor desperte novos missio-nários para serem enviados e pelo fim da perseguição religiosa. (Gabriele Santos de Souza – Mali). Sl 81-85

� 23/06: COLÔMBIA – Interceda pela missionária Carmen Lígia, por sua saúde física, emocional e espi-ritual. Ore pelo Projeto Calçada, implantado por ela em Medellín e que, este ano, pretende alcançar mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilida-de social. (Pr.Hans Behrsin – Letônia) Sl 86-90

� 24/06: GUINÉ EQUATORIAL – Interceda pela mis-sionária Nely Soares de Souza, pela abertura de novos projetos já idealizados pela missionária, para que se concretizem. (Ruth Barbosa – Aposentada; Pr. Ema-nuel Monteiro – Cabo Verde; Marianne Cerqueira – Escritório) Sl 91-95

� 25/06: BOLÍVIA – Ore pelo missionário José Gena-rio, por sua saúde e a de seus filhos. Ore também pelo Convênio Macro, que está sendo feito para o PEPE na Bolívia, sem o qual não poderão seguir funcionando, e agradeça a Deus pela conclusão da obra do salão de cultos no Quior. Sl 96-100

� 26/06: PARAGUAI – Interceda pela missionária Ma-ria Rejane e pelos recursos necessários para a cons-trução de duas salas de aula e suprimento das ne-cessidades que tem enfrentado na igreja e na escola. Salmos 101-115

� 27/06: ROMÊNIA – Ore pelo missionário Ion Mihan, que vem fazendo um esforço para adquirir material escolar para crianças carentes. Interceda pelas crian-ças ciganas, que passam por privações, mas que são desejosas de aprender. Esta é a oportunidade que elas têm de ouvir a Palavra de Deus. Sl 116-118

� 28/06: MOÇAMBIQUE – Interceda pelo missionário Daniel Soler, que deseja levar estudantes de Medicina e Enfermagem que estão sendo discipulados por ele para evangelizarem no hospital e começarem a com-partilhar o que têm aprendido. Ore por esse desafio. (Pr. Ubirajara da Silva – Aposentado; Pr. Josias Ma-chado – Aposentado) Sl 119

� 29/06: ÁFRICA – Ore pela situação das crianças da África e de todo mundo para que Deus levante pesso-as e projetos na área de saúde para amenizar o sofri-mento dessas crianças. (Olga Friesen – Treinamento JMM) Sl 120-125

� 30/06: DESAFIOS – Ore para que Deus levante mais vocacionados, para que as igrejas enviem e cuidem de seus jovens vocacionados e que cada crente brasileiro seja um missionário onde estiver. (Márcia Pinheiro – Escritório; Mayre Rangel – Chile) Sl 126-130

DIÁRIO DE ORAÇÃO FEVEREIRO 2012

“Ore até orar de verdade.” A. W. Tozer

DIÁRIO DE ORAÇÃO JUNHO 2012

MARÇO 2012

� 01/07: FILIPINAS – Ore pelo ministério do missio-nário Roland Jorquia. Um dos alvos de sua igreja é comprar um lote para a construção do templo e de algumas salas para serem utilizadas como centro de treinamento de líderes. (Pr. Diego Lopes – África do Sul; Ibhahim – Oriente Médio) Sl 131-135

� 02/07: ITÁLIA – A Igreja Batista de Mântova tem passado por mudanças internas, visando o crescimen-to em maturidade para alcançar o maior número de pessoas. Ore pelo missionário Fábio Pegas e por sua igreja, que tem passado por muitas transformações. Sl 136-138

� 03/07: GUINÉ-BISSAU – Ore pelo missionário Fre-ddy Ovando. A Missão Batista que ele lidera precisa comprar algumas placas solares para fornecer energia para a igreja, diretoria e sala de professores. (Ana Lu-cia Montovani – Escritório) Sl 139-141

� 04/07: NORTE DA ÁFRICA – Ore pelos desafios que a missionária Viola tem enfrentado no país, tais como rebeliões nas ruas e o desejo de guerra, que corre no sangue do povo. Que Deus acalme a grande ira atra-vés de nossas orações. (Débora de Oliveira – Norte da África) Sl 142-144

� 05/07: OFERTA MISSIONÁRIA – Ore para que o Senhor abençoe financeiramente Seu povo e dê cria-tividade no levantamento de recursos. Precisamos fa-zer um grande movimento de envio de obreiros. (Júlia – Sul da Ásia) Sl 145-148

� 06/07: REPÚBLICA DOMINICANA – Ore pela vida do missionário Jorge Tejada e sua família. Inter-ceda pelo ministério na nova Igreja Casa de Oração em Hato Maior, na cidade de Santiago. (Elenice Fer-nandes – Portugal) Sl 149-150

� 07/07: SUDESTE DA ÁSIA – Ore pelos missionários Ael e Bel. Peça a Deus que lhes dê sabedoria e discer-nimento em seu ministério. Que tenham oportunida-des de ouvir e ver o que Deus está fazendo naquela região do mundo. Pv 1-4

� 08/07: ANGOLA – Interceda pela missionária Ro-sangela Teck e pelo ministério com surdos. O Projeto Pamosi agora está voltado para preparar jovens surdos para a vida e se integrarem à igreja e à sociedade. Pv 5-7

� 09/07: GUINÉ-BISSAU – Interceda pelo missionário Cornel Sugubeatsa. Sua igreja tem passado por gran-des provações, e as famílias por grandes dificuldades. Que Deus lhe dê sabedoria ajudá-los a passar por es-ses momentos difíceis. Pv 8-10

� 10/07: NÍGER – Interceda pelos Radicais. Louve a Deus pelas portas que se abrem a cada dia, pelo amor que têm espalhado, trazendo impacto na vida dos mo-radores muçulmanos e animistas, e pelos convertidos. (Juliana Gonçalves – Escritório; Zelma dos Santos – África do Sul) Pv 11-13

� 11/07: PEPE – Ore agradecendo a Deus pelo cresci-mento do PEPE no mundo. Peça a Deus que desperte o desejo no coração daqueles que podem participar como voluntário, intercessor ou ajudando financeira-mente. Pv 14-16

� 12/07: CABO VERDE – Ore pelo missionário Rodri-go Moreno, para que Deus dê sabedoria na realização de seu trabalho e para que mais vidas sejam converti-das em Achada Ponta. Pv 17-19

� 13/07: BOTSUANA – Ore pela abertura de novos campos e o retorno do contato com a Convenção em Botsuana. A saída do antigo presidente fez com que a comunicação retrocedesse. Pv 20-22

� 14/07: SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – Ore pelo missio-nário Levi Godinho, para que consiga mais apoio fi-nanceiro para a concretização de um templo batista em São Tomé. (Adilene Marques – Paraguai) Pv 23-25

� 15/07: MOÇAMBIQUE – Interceda pelo irmão Davi Paganhe, novo coordenador do PEPE no país; peça pelos professores; muitos deles, pela pouca formação escolar, sentem dificuldades nos primeiros dias de classes no PEPE. (Ludmila Gaspar – Norte da África) Pv 26-28

MARÇO 2012

“Ore até orar de verdade.” A. W. Tozer

DIÁRIO DE ORAÇÃOJULHO 2012

� 16/07: CRISTÃOS – Coloque sua vida e família dian-te de Deus, assim como a de seus irmãos em todo o mundo para que, através de nós, Jesus Cristo real-mente nasça e se torne Senhor dos corações de ho-mens, mulheres e crianças em todo o mundo. (Lícia Machado – Aposentada) Pv 29-31

� 17/07: PARAGUAI – Ore pela missionária Maria Re-jane. Peça a Deus pelo crescimento e fortalecimento do Reino de Deus no Paraguai e pela evangelização de novos vizinhos. Ec 1-3

� 18/07: FILHOS DE MISSIONÁRIOS – nterceda pe-los filhos de missionários, em todo o mundo. Peça a Deus pela saúde física, emocional e espiritual, para que sejam fortalecidos por Jesus e que nenhum deles se perca. (Pr. Horácio Wanderley – Espanha) Ec 4-6

� 19/07: ROMÊNIA – Ore pela saúde do obreiro da ter-ra Moise Marin que está com uma hérnia umbilical. Ele precisou ser operado com urgência e ainda está em processo de recuperação. Ec 7-9

� 20/07: PROJETOS – Interceda pelos projetos Água para os Sedentos, Por um Novo Haiti, ELA, Jeevan Sach, Socorro Oportuno ao Suicida, Pequenas Semen-tes, entre outros, que atendem a um público em áreas de conflitos, de influência de líderes religiosos e são afligidos pela miséria e fome. Ec 10-12

� 21/07: CABO VERDE – Ore pelo missionário Elton Rangel Jr. Em seu campo de atuação há muçulmanos vindos de vários países; eles se reúnem em um bairro para realizar uma festa pagã. Peça a Deus que preser-ve a vida do missionário e o use para levar Cristo a esses não alcançados. Ct 1-3

� 22/07: ÁFRICA DO SUL – Ore pela expansão do PEPE no país, para que Deus levante coordenadores locais e por recursos para as viagens de promoção desse programa. (Astride Bottega – Itália) Ct 4-6

� 23/07: SAÚDE – No ano de 2011 muitos missionários, famílias e familiares caíram doentes. Ore para que o Senhor cerque a saúde de seus servos, protegendo suas vidas. Ct 7-8

� 24/07: SUDESTE DA ÁSIA – Ore pelos missionários Lian e Ana Godoy, que coordenam o Projeto Bíblias

para China. A cada dia, 20 mil pessoas são batizadas, e há mais de 50 milhões de crentes sem acesso à Pala-vra de Deus. (Ruth Barbosa – Aposentada) Is 1-3

� 25/07: MUÇULMANOS – Ore para que Jesus se re-vele aos muçulmanos em todo mundo, através de Seus filhos ou de outro instrumento que Ele queira usar. (Mirelli Montes – Radical África) Is 4-6

� 26/07: NORTE DA ÁFRICA – Ore pela saúde física e espiritual dos missionários Pr. Caleb e Rebeca Muba-rak. Eles estão à frente do projeto Oásis de Esperança e neste ano pretendem atingir a meta de realizar, pelo menos, cinco iniciativas do projeto. (Sônia Santos – Guiné-Bissau) Is 7-9

� 27/07: CUBA – Ore pelo missionário da terra Ángel Delgado, por seu ministério com jovens. Ele pretende iniciar um trabalho com casais pela organização do Ministério de Pequenos Grupos e precisa de recursos para a compra de um equipamento de áudio para esse trabalho. Is 10-12

� 28/07: PORTUGAL – Interceda pelos missionários José Calixto e Sueli Patrício. Ore para que o Senhor confirme em seus corações a visão de começar um mi-nistério de ação social e beneficência na cidade de Vila Real. (Kellen Rangel – Cabo Verde) Is 13-15

� 29/07: BOTSUANA – Ore pelos missionários Pr. Al-ceir e Cenilza Ferreira. Peça pelo processo de autori-zação para a construção do templo pelas autoridades da vila de Palapye e por recursos para sua construção. (Consuelo Mattos – Escritório) Is 16-18

� 30/07: ÁFRICA DO SUL – Ore pela família do mis-sionário Cleber Balaniúc. Agradeça a Deus pelas ma-ravilhas feitas no orfanato onde os obreiros atuam. O local estava enfrentando problemas de falta de espa-ço, mas em uma bela manhã chegou um caminhão cheio de material e com homens dizendo que tinham ordens para construir um quarto. Ore para que o Se-nhor continue suprindo as necessidades do orfanato. Is 19-21

� 31/07: GUINÉ – Ore pela sétima turma do Radical África, que apoia as escolas primárias do local. Pela primeira vez os alunos estão tendo acesso às aulas de Educação Física e Artes. Is 22-24

JULHO 2012DIÁRIO DE ORAÇÃO

“Ore até orar de verdade.” A. W. Tozer

No dia 7 de março, crentes no Brasil e no mundo se uniram pelo Dia de Oração por Missões Mundiais. Foram 24 horas de inter-cessão e joelhos dobrados em clamor pelos povos não alcançados

e pelos missionários, bem como pedir a Deus que crie oportunidades para que Cristo, a paz que liberta, seja anunciado às nações.

Na sede de Missões Mundiais, no Rio de Janeiro, os colaboradores se revezaram em grupos de oração durante todo o horário de expediente.

No Brasil, várias igrejas organizaram momentos de oração que cobri-ram por 24 horas a obra missionária mundial.

A promotora de Missões da Segunda Igreja Batista de Peruíbe/SP, Va-léria Mendes, disse que apesar de ser um grupo pequeno, a igreja fez ques-tão de se mobilizar para o Dia de Oração por Missões Mundiais.

“Nossa proposta foi que a partir das 7h até 21h, um irmão estaria inter-cedendo a cada trinta minutos por Missões Mundiais. Alguns irmãos apai-xonados por Missões e que são aposentados se comprometeram a separar um horário pela manhã e outro à tarde”, conta Valéria.

No domingo após o Dia de Oração, alguns irmãos compartilharam como foram seus momentos a sós com Deus.

Segundo a promotora de Missões da Primeira Igreja Batista em Janaú-ba/MG, Karla Jeaniny, o Dia de Oração na igreja foi uma bênção. De meia em meia hora, grupos se revezaram para interceder por Missões Mundiais.

“Foi muito edificante. Durante todo o dia os irmãos iam à igreja para orar. Pudemos sentir os corações de pessoas que nunca tinham ido a um culto de oração na igreja”, conta a nossa promotora.

“Ao término do momento de oração, fizemos um cartaz com os irmãos onde eles, com tinta, ‘carimbavam’ suas mãos no papel e escreviam o nome, marcando assim a obra missionária em nossa igreja. Temos certeza de que Deus já está agindo através das nossas orações”, acrescenta Karla.

Os missionários dos batistas brasileiros também se mobilizaram no Dia de Oração. O casal Lyubomyr e Natasha Matveyev, que atua na Ucrâ-

Confira pedidos de oração de Missões Mundiais em

facebook.com/MissoesMundiais e no Diário de Oração.

Cadastre-se também no PIM em jmm.org.br ou ligando para a a Central do Adotante:

2122-1901 (cidades com DDD 21)

0800-709-1900 (demais localidades).

nia, mobilizou a igreja a passar um dia maravilhoso com os irmãos em Cristo.

“Fizemos um culto de oração por Missões Mundiais e pelo avanço missionário no mundo. Foram mo-mentos lindos e inesquecíveis”, con-ta Lyubomyr.

Por todo o envolvimento no Dia de Oração por Missões Mundiais, louvamos ao Senhor e agradecemos a Ele pela participação de todos que, de alguma forma, se esforça-ram para interceder pela expansão da obra missionária no mundo.

avançarDia de Oração por Missões Mundiais

Orar para

PIB em Janaúba, MG PIB em Janaúba, MG SIB de Peruíbe, SP

F eliz e impactado com o resultado dos Acampamentos de Promotores realizados no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, São Paulo, Pará, Paraná e Goiás, o Pr. Adilson San-

tos, coordenador dos missionários mobilizadores, externou sua expectativa e oração: “Devemos orar para que o impacto espiritual desses eventos acompanhe os promotores de Missões e pastores du-rante toda a Campanha e que os frutos possam ser contabilizados na eternidade”.

Fevereiro e março de 2012 foram meses dedicados à capacita-çao, inspiração, informação e comunhão de um verdadeiro exér-cito de crentes batistas que decidiram dedicar suas vidas servindo a Deus como promotores de Missões em suas igrejas, associações e convenções.

Somente entre Rio de Janeiro e São Paulo foram cerca de 1.000 promotores reunidos! Em São Paulo, para atender a demanda, foi criado um espaço alternativo com barracas de camping; e quem não conseguiu inscrever-se a tempo precisou acompanhar o even-to, em tempo real, via internet.

Nos outros estados a participação de promotores nos acampa-mentos também foi expressiva: Ceará (350), Espírito Santo (115) e na Região Sul (220). Até o fechamento desta edição, os acampa-mentos da Região Centro-Oeste e o de Minas Gerais ainda esta-vam por acontecer.

Nesses acampamentos, pastores e pro-motores têm a oportunidade de conhecer mais sobre a Campanha 2012 de Missões Mundiais. Esses encontros são excelentes oportunidades para os promotores troca-rem experiências e crescerem mutuamente.

Quem participou pode falar!Na avaliação da maioria dos participantes as palavras mais usadas para definir os eventos foram: maravilhoso, impactante, interessante, gratificante.

“No acampamento do Rio de Janeiro chegamos com uma grande expectativa. Mas saímos com uma bagagem maravilhosa para implantar a Campanha 2012 de Missões Mundiais em nossas igrejas. Deus falou tremendamente conosco. A Ele toda honra e toda glória!”

Jefferson dos Santos Souza promotor de Missões da PIB em Paciência, Rio de Janeiro/RJ

Quase 2.000 batistas comprometidos com a

mobilização missionária

16 CAMPANHA 2012

“O acampamento para promotores e pastores realizado em São Paulo foi maravilhoso! Fomos agraciados pela mensagem do Pr. João Marcos e com o testemunho da Dini (Indonésia). A mensagem do Pr. Pedrão, ‘Vencendo Gigantes’, levou o auditório a repensar sua fé. Enfim, foram momentos de grandes alegrias e também de assumirmos compromisso com a obra de Deus”

Pr. Edison Gomes da Silva coordenador da Associação Batista de Osasco e Adjacências/SP

“Voltei do Acampamento de Promotores muito animada e motivada! Quero compartilhar que a Campanha de Missões Mundiais em nossa igreja está uma bênção. Estamos com muitos planos e fazendo uma ótima mobilização na igreja! Glória a Deus por isso!”

Vânia promotora de Missões da PIB de Três Passos/RS

“O 5º Acampamento para Promotores de Missões capixaba foi muito inspirador! Esse foi, com certeza, um dos melhores eventos missionários já realizados em nosso Estado”

Lindolfo Stuhr promotor de Missões da IB em Santa Maria de Jetibá/ES

Missões é para todas as idades

Um momento de grande emoção no Acampamento em Rio Bonito/RJ foi a apresentação da promotora mais nova e da mais experiente: Mariana da Silva Santana (12 anos) e Orquídea de Oli-veira (78 anos). Mariana é membro da Primeira Igreja Batista de Duque de Caxias, e Orquídea da Primeira Igreja Batista do Rocha. Todos, independente-mente da idade, podem e devem participar da obra missionária!

Pastores impactados com a evangelização mundial

Em março foi realizado o 1° Acampa-mento de Missões para Pastores do Sul Fluminense, em Piraí/RJ. O encontro, que foi coordenado pelo Pr. Deivison Costa, missionário mobilizador, reuniu centenas de pastores daquela região.

“Os pastores voltaram para suas igrejas impactados com o que Deus está fazendo no mundo e felizes por saberem como Ele tem usado Missões Mundiais como uma ponte entre os missionários e as igrejas no Brasil. Foram dois dias marcantes para todos os pastores que saíram do encontro com um gostinho de quero mais”, disse o Pr. Deivison.

Os acampamentos para pastores e promotores de Missões Mundiais são considerados um marco na mobilização missionária e têm impactado milhares de vidas. Envolva-se com a tarefa evangeli-zadora. Em 2012, participe dos eventos de mobilização promovidos por Missões Mundiais!

Calendário Conexão e Acampamentos de Promotores 2012

DATA EvENTO LOCAL04 e 05/05 Conexão PIB Mantiquira/RJ04 e 05/05 Conexão PIB Juiz de Fora/MG04 a 06/05 Conexão SIB Goiânia/GO05 e 06/05 Conexão PIB Ponta Grossa/PR11 e 12/05 Acamp. de Promotores Faculdade Equatorial – Belém/PA

12/05 Conexão PIB Manhuaçu/MG12 e 13/05 Conexão IB Boas Novas – Novo Hamburgo/RS18 a 20/05 Conexão PIB Cidade Morumbi – São José dos Campos/SP18 a 20/05 Conexão IB Estoril – Bauru/SP18 a 20/05 Conexão SIB Jardim/MS

19/05 Conexão PIB Governador valadares/MG19 e 20/05 Conexão PIB Palhada – RJ19 e 20/05 Conexão PIB Barretos/SP19 e 20/05 Conexão IB Boas Novas – Hortolândia/SP25 e 26/05 Conexão Magé/RJ25 a 27/05 Conexão PIB Sumaré/SP25 a 27/05 Conexão PIB votuporanga/SP26 e 27/05 Conexão PIB Itaguaí/RJ01 e 02/06 Conexão PIB São João de Meriti/RJ01 a 03/06 Conexão IB Central Nova Friburgo/RJ01 a 03/06 Conexão PIB São Sebastião/SP01 a 03/06 Conexão PIB Suzano/SP01 a 03/06 Conexão PIB Cumbica – Guarulhos/SP01 a 03/06 Conexão Ponta Porã/MS02 e 03/06 Conexão IB Liberdade - São Paulo/SP07 a 09/06 SIM Estância Árvore da vida – Sumaré/SP08 a 10/06 Conexão PIB Itambi – Itaboraí/RJ15 e 16/06 Conexão PIB Mesquita/RJ15 e 16/06 Conexão IB Central Resende/RJ15 a 17/06 Conexão SIB Casimiro de Abreu/RJ15 a 17/06 Conexão IB Ilha – São Francisco do Sul – SC15 a 17/06 Conexão SIB Campos/RJ15 a 17/06 Conexão IB Liberdade – Araraquara/SP22 a 24/06 Congresso vocacionados Acampamento Batista – Rio Bonito/RJ22 a 24/06 Conexão IB Estreito – Florianópolis/SC24 a 28/06 Conexão PIB Macaé/RJ29 e 30/06 Conexão PIB Queimados/RJ

07/07 Conexão Colégio Batista Americano – volta Redonda/RJ

(Atualizado em abril de 2012)

17CAMPANHA 2012

SC

RS

PR

AM

RR

ROAC

PA

TO

MT

MS

GO DF

BA

MA

PI

RJ

AP

SP

CERN

PBPE

ALSE

ES

MG

Luis Henrique Silva CarvalhoTel. (91) 8146.2346@ [email protected]

/AP

Edgar Custódio FrancoTel. (73) 3215.1609 / 9100.0898@ [email protected]

BA

Riedson Alves de OliveiraTel. (71) 8892.5753 / 9609.1311@ [email protected]

BA

Alex Campinas UemuraTel. (11) 3672.3018 / 8128.3782 (21) 8055.1819@ [email protected]

SP

Andrea Espirito SantoTel. (11) 8721.5170 / (21) 8055.1888@ [email protected]

SP

Cíntia Santos da SilvaTel. (11) 4545.1780 / 6061.0421 (21) 8055.5665@ [email protected]

SP

Reinaldo JuniorTel. (11) 7770.3663 / (21) 8055.1718@ [email protected]

SP

Nill SoaresTel. (21) 8216.7960 (92) 9355.8686 / 8156.6363@ [email protected]

AC/R

OAM

/RR

André Barros Tel. (85) 3263.4310 / 9645.0579 (21) 8055.5005@ [email protected]

MA

PI/C

E

Os missionários mobilizadores promovem a obra de Missões Mundiais nos estados brasileiros. Seu objetivo é exercer o ministério de promoção e aproximação da JMM com igrejas, associações, convenções estaduais e vice-versa. Através deles desejamos também ouvir os cristãos brasileiros para que possamos servir suas igrejas cada vez melhor.

Adilson Santos - SPCoordenador dos Missionários Mobilizadores Tel. (11) 9949.9110 (21) 8055.1818 / 9949.9110@ [email protected]

David PinaTel. (71) 3012.7422 / 8610.1971 (21) 8055.1918@ [email protected]

BA SE/A

L

Kleber GomesTel. (67) 9218.3044@ [email protected]

MS

Henrique DavansoTel. (61) 8115.5789 / (21) 8055.5577@ [email protected]

/GO

MT/

MS

Cláudio AndradeTel. (41) 3027.2745 / 9185.8886 (21) 8055.5551@ [email protected]

PRSC

/RS

William Ricardo VielTel. (19) 9775.3492 9419.8062 / 3201.2395@ [email protected]

SP

JMM

Jov

em

Analzira NascimentoTel. (11) 8600.0580@ [email protected]

Cláudio ElivanTel. (11) 8600.0580 (21) 8055.1777@ [email protected]

Alexandre PeixotoTel. (31) 3442.2026 / 8689.1731 (21) 8055.5656@ [email protected]

MG

Fábio DanielTel. (27) 3323.1416 / 9924.2314 (21) 8055.5558@ [email protected]

ES

Antônio GalvãoTel. (21) 3353.0175 9416.9272 / 8368.8000@ [email protected]

RJ

Paulo Roberto GonzagaTel. (21) 3901-7676 / 8055-1717@ [email protected]

RJ

Sílvio CamiloTel. (22) 2644.6067 / 8826.9484 9738.1264 / (21) 8055.1919@ [email protected]

RJ

Sebastião AugustoTel. (22) 2623.3535 / 9911.1442 9825.6202@ [email protected]

RJ

Tiago Lincoln de AlmeidaTel. (21) 2205.4955 8107.3357 / 8055.1900@ [email protected]

RJ

Deivison CostaTel. (24) 3348.8897 / 8839.8100 (21) 8055.1920@ [email protected]

RJ

Adriano Borges Tel. (81) 9497.7496 / (87) 9636.6955 @ [email protected]

, RN

PB

DE PASTOR PARA PASTOR

T rata-se da expectativa de boa parte da antropologia mundial, mesmo os não

cristãos. Pressupõe que a maioria dos grupos étnicos se desdobra em várias tribos com especificidades linguísticas e culturais, a exemplo dos frafras no noroeste da África. Este é também dos macus, na Amazônia que apresentam quatro etnias. Estudos da Universidade de Londres mostraram que 70% dos grupos isolados que sofreram uma abordagem antropológica nas últimas cinco décadas, cada um escondia, em média, outros três. É possível que haja de 5 mil a 8 mil grupos isolados, e não 2 mil.

A incapacidade de evangeliza-ção por igrejas locais é outra nova fronteira com a qual lidaremos nas próximas décadas. Devemos lem-brar que nem todos os países ex-perimentam um bom crescimento da igreja evangélica como Brasil e Nigéria. Segundo David Barrett, há mais de 4 mil grupos étnicos (mais de 1 bilhão de pessoas) onde a igreja local não se mostra forte o suficiente para alcançar seu pró-prio povo. Também é alarmante vermos que o número de pessoas

Povos não alcançadospelo Evangelho

Pr. Ronaldo Lidório

(Parte 3)

“”

Se não cuidarmos da alfabetização e da tradução bíblica ao mesmo tempo, corremos o risco de termos mais bíblia traduzida e menos leitores em potencial nas 2.500 línguas mais necessitadasdo Evangelho

O desdobramento étnico entre os isoladosnascidas em países não cristãos é de 48 milhões por ano de acordo com a Global Report Magazine.

É preciso repassar esses 4 mil grupos por uma nova avaliação de avanço missionário, caso contrário terminaremos as próximas duas décadas com um número expressi-vo de etnias onde o Evangelho, já exposto a eles, permanece desco-nhecido pela maioria. Seriam eles realmente alcançados?

Também há uma diversidade linguística entre grupos minori-tários. Das 6.528 línguas vivas no mundo, 366 possuem a Bíblia com-pleta, 928 só o Novo Testamento e outras 918 com grandes porções. A Bíblia está expressivamente presente em 2.212 línguas. Mas há cerca de 4 mil línguas que não possuem sequer uma porção da Palavra, e 4 mil das 6.528 línguas existentes são faladas por apenas 6% da população mundial, e é aí que está o nosso desafio!

Ainda hoje existem 2 bilhões de pessoas que não conseguem ler ou escrever por analfabetismo. Se não cuidarmos da alfabetização e da tradução bíblica ao mesmo tempo, corremos o risco de termos mais

Bíblia traduzida e menos leitores em potencial.

Chegamos à conclusão que o desafio que temos pode ser descrito como 2 mil povos não alcançados que poderão ser fragmentados em um número até três vezes maior. É, portanto, parte da nossa missão conhecer tais barreiras e transpô-las conhecendo os tempos e discernindo as épocas para a glória de Deus.

SC

RS

PR

AM

RR

ROAC

PA

TO

MT

MS

GO DF

BA

MA

PI

RJ

AP

SP

CERN

PBPE

ALSE

ES

MG

Luis Henrique Silva CarvalhoTel. (91) 8146.2346@ [email protected]

/AP

Edgar Custódio FrancoTel. (73) 3215.1609 / 9100.0898@ [email protected]

BA

Riedson Alves de OliveiraTel. (71) 8892.5753 / 9609.1311@ [email protected]

BA

Alex Campinas UemuraTel. (11) 3672.3018 / 8128.3782 (21) 8055.1819@ [email protected]

SP

Andrea Espirito SantoTel. (11) 8721.5170 / (21) 8055.1888@ [email protected]

SP

Cíntia Santos da SilvaTel. (11) 4545.1780 / 6061.0421 (21) 8055.5665@ [email protected]

SP

Reinaldo JuniorTel. (11) 7770.3663 / (21) 8055.1718@ [email protected]

SP

Nill SoaresTel. (21) 8216.7960 (92) 9355.8686 / 8156.6363@ [email protected]

AC/R

OAM

/RR

André Barros Tel. (85) 3263.4310 / 9645.0579 (21) 8055.5005@ [email protected]

MA

PI/C

E

Os missionários mobilizadores promovem a obra de Missões Mundiais nos estados brasileiros. Seu objetivo é exercer o ministério de promoção e aproximação da JMM com igrejas, associações, convenções estaduais e vice-versa. Através deles desejamos também ouvir os cristãos brasileiros para que possamos servir suas igrejas cada vez melhor.

Adilson Santos - SPCoordenador dos Missionários Mobilizadores Tel. (11) 9949.9110 (21) 8055.1818 / 9949.9110@ [email protected]

David PinaTel. (71) 3012.7422 / 8610.1971 (21) 8055.1918@ [email protected]

BA SE/A

L

Kleber GomesTel. (67) 9218.3044@ [email protected]

MS

Henrique DavansoTel. (61) 8115.5789 / (21) 8055.5577@ [email protected]

/GO

MT/

MS

Cláudio AndradeTel. (41) 3027.2745 / 9185.8886 (21) 8055.5551@ [email protected]

PRSC

/RS

William Ricardo VielTel. (19) 9775.3492 9419.8062 / 3201.2395@ [email protected]

SP

JMM

Jov

em

Analzira NascimentoTel. (11) 8600.0580@ [email protected]

Cláudio ElivanTel. (11) 8600.0580 (21) 8055.1777@ [email protected]

Alexandre PeixotoTel. (31) 3442.2026 / 8689.1731 (21) 8055.5656@ [email protected]

MG

Fábio DanielTel. (27) 3323.1416 / 9924.2314 (21) 8055.5558@ [email protected]

ES

Antônio GalvãoTel. (21) 3353.0175 9416.9272 / 8368.8000@ [email protected]

RJ

Paulo Roberto GonzagaTel. (21) 3901-7676 / 8055-1717@ [email protected]

RJ

Sílvio CamiloTel. (22) 2644.6067 / 8826.9484 9738.1264 / (21) 8055.1919@ [email protected]

RJ

Sebastião AugustoTel. (22) 2623.3535 / 9911.1442 9825.6202@ [email protected]

RJ

Tiago Lincoln de AlmeidaTel. (21) 2205.4955 8107.3357 / 8055.1900@ [email protected]

RJ

Deivison CostaTel. (24) 3348.8897 / 8839.8100 (21) 8055.1920@ [email protected]

RJ

Adriano Borges Tel. (81) 9497.7496 / (87) 9636.6955 @ [email protected]

, RN

PB

19

A campanha 100 Dias que Impactarão o Brasil pretende mudar a história do nosso país com o poder da oração. Com o tema “Seja Luz”, a

campanha é promovida pela Convenção Batista Brasi-leira, sob liderança de Missões Nacionais, e conta com o apoio de Missões Mundiais e de todas organizações batistas. Durante 100 dias, até o dia 31 de julho, irá conclamar todo povo de Deus para orar e proclamar o nome do Senhor.

“Cremos que se orarmos Deus agirá e mudanças profundas acontecerão em nossa pátria. Por isso vamos dedicar 100 dias, 2.400 horas, 144 mil segundos, para dobrar os joelhos, orar, clamar, interceder, suplicar e buscar a face do Senhor pelo Brasil”, afirmou o Pr. Fer-nando Brandão, diretor de Missões Nacionais.

Foi lançado um manual de oração onde você en-contrará 100 temas pelos quais oraremos durante a campanha. No 15º dia (7 de maio), estaremos interce-dendo pelo mundo e seus mais de 3.000 povos ainda não alcançados. Com o tema “As nações clamam por Cristo”, o Pr. João Marcos desafiou os leitores a orarem para que mais brasileiros se convertam e se envolvam com a pregação do Evangelho no mundo.

Você não pode ficar de fora desta grande campa-nha. Inscreva-se e: assuma uma hora de oração, ore em família, leia um capítulo da Bíblia, interceda por

Seja Luz para o mundo

10 amigos que gostaria que se convertessem e todos os dias, ao meio-dia, ore por um minuto em prol da salvação da nossa pátria. Sua igreja também pode se inscrever e assumir uma vigília de oração.

E na última fase da campanha, faça parte do exér-cito de 100 mil voluntários na MegaTrans 2012. Sai-ba como participar no site www.sejaluz.com e assista ao programa Seja Luz que já está sendo veiculado em todo Brasil.

Rede Gênesis – Sábado 17h Rede NGT – Domingo 13hRede Boas Novas – Domingo 14hRede Super – Domingo 15h

Seja Luz na TV

Livro “Sua agenda pessoal de oração nestes 100 dias”

ESPAÇO DO ADOTANTE

conhecer, orar e contribuir“Hoje conheci mais sobre Missões Mundiais e fiquei

surpreso e apaixonado pelo trabalho de seus missionários. Decidi que vou sempre orar pelos missionários e colaborar financeiramente sempre que puder. Tenho certeza que, ao dobrar os joelhos para orar ou ao contribuir, o estarei fa-zendo por uma grande causa. Parabéns a cada missionário dos batistas brasileiros que desenvolve seu ministério com muita dedicação, levando o conhecimento de Deus as pes-soas deste mundo. Desejo que todos fiquem com Deus para todo o sempre. Amém!”

Wilson Carlos Lucas da Conceição, por e-mail

“Sempre oro pelos nossos missionários. Mas foi a partir de 2009 que passei a fazer parte do exército dos que oram, sistematicamente, por Missões Mundiais. Todos os domin-gos, falamos um pouco sobre a obra missionária mundial; também aderimos ao real missionário, sugerido na ‘Revis-ta da Campanha’ de 2012. Na ‘Revista Criança & Missões’ veio a foto da família missionária pela qual já oro há alguns anos, Pr. Hélio e Maria Miúra (Japão). Para a honra e glória de Deus, nossas crianças gostam de ofertar e me sinto grati-ficada com o trabalho missionário. Louvo a Deus pelo que a equipe de Missões Mundiais vem realizando.”

Eleni de Oliveira Oshiro, membro da IB Boas Novas, Aquidauana/MS

futsal missionário ajuda igreja a fazer Missões

“É com alegria que compartilho uma das ações desenvol-vidas em minha igreja na Campanha de Missões Mundiais 2012. Realizamos um amistoso de futsal missionário que deu muito certo! Houve muita união entre igrejas, além de muita diversão e alegria em Cristo; e o amor por Missões cresceu. Arrecadamos mais de 20kg de alimentos e levantamos ofertas para Missões Mundiais. Com certeza essa ação será muito edificante para a sua vida como foi na minha.”

Allison Henrique da Silva, promotor de Missões da IB Renascer, Goianinha/PE

amor pelas coisas de Deus

“Durante três meses, estarei destinan-do 15% do valor arrecadado em minha loja virtual, www.arteepresente.merca-doshops.com.br, para a Campanha de Mis-sões Mundiais. O importante não está na quantidade que se arrecada, mas no amor pelas coisas de Deus! Eu amo Missões, por isso sou promotora em minha igreja!”

Mércia Melo Araújo, Goiânia/GO

Família missionária no Japão

igreja registra 72% de crescimento no PaM

Louvamos a Deus pelo envolvimento das igrejas e irmãos que têm adotado o trabalho missionário através do Programa de Adoção Missionária (PAM) de Missões Mundiais. Segundo um gráfico publicado no boletim da Igreja Batista Memorial de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, os adotantes do PAM vêm crescendo a cada ano. Em cinco anos, as ofertas para o PAM evoluíram cerca de 72%. O grande desafio dos irmãos para este ano é ultrapassar esta marca histórica. Além disso, a igreja – pastoreada pelo Pr. Rui Barbosa – adota missionários através do PAM e promove o Dia Especial por Missões.

Observação: Os depoimentos contidos nesta página refletem a opinião de seus autores.

22

E S P A Ç O

Rumo ao SenegalVoluntários sem Fronteiras - Radical África

InscriçõesInscreva-se já para a 9ª turma do projeto Voluntários Sem Fronteiras - Radical África, que será iniciada em agosto. As inscrições podem ser feitas pelo site jmm.org.br ou pelo e-mail: [email protected] até 15 de maio.

Após nove meses em treinamento no Rio de Janeiro, os jovens missionários da 8ª turma do projeto Voluntários Sem Fron-teiras – Radical África estão prestes a seguirem ao Senegal,

onde iniciarão o aprendizado do francês e o processo de imersão na cultura africana. A viagem está prevista para a primeira quin-zena de maio. Como parte da preparação, esses nove jovens, que em breve estarão vivendo o amor de Deus entre povos do oeste africano, visitaram igrejas no Rio de Janeiro e em São Paulo, mo-bilizando jovens e adultos e incentivando-os a se envolverem cada vez mais com Missões. Se você sente o desejo de servir a Deus com seus dons e talentos num projeto de quatro anos na África, tem entre 18 e 33 anos, é solteiro (a) e concluiu, pelo menos, o ensino médio, não perca esta oportunidade!

InscriçõesInscreva-se já! As aulas estão previstas para começar em fevereiro de 2013. Mais informações pelo site jmm.org.br ou pelo e-mail: [email protected].

Mais um projeto está sendo lançado: Voluntários Sem Fron-teiras - Radical Ásia. Terá a duração de quatro anos, sendo sete meses de preparação no Brasil e três meses em um

país do continente asiático. No Brasil a ênfase da preparação será dada aos aspectos missiológicos, antropológicos, teológicos e ainda um curso básico de inglês. Na Ásia, os voluntários passarão por uma imersão cultural do país onde trabalharão, bem como por um aprendizado intensivo da língua inglesa. Esse é mais um desafio do Voluntários Sem Fronteiras. O Radical Ásia é para você que gosta de estudar, tem entre 21 e 30 anos, ensino médio completo, é soltei-ro (a) e deseja participar daquilo que Deus quer fazer na Ásia.

Viajar. Pra dentro de si, descobrindo qual a sua vocação, o seu lugar neste mundo, para que Deus se expresse nele através

de você. Ou... viajar pelo mundo, para levar Cristo às pessoas. No JMMJovem a gente quer participar do que Deus está fazendo: descobrir o que Ele tem realizado e, com nossas habilidades e talentos, encontrarmos o nosso lugar no Seu projeto, para servirmos a pessoas onde houver oportunidade.

O jovem brasileiro é multitalentoso, simpático, prestativo, otimista e tem entendido cada vez melhor que ser cristão implica em ser servo, reproduzindo o viver de Cristo na vida, sendo útil às pessoas por meio do que gosta e sabe fazer.

Através das Viagens Missionárias, o JMMJovem quer criar oportunidades para que a juventude batista brasileira tenha uma experiência transcultural e sirva no campo missionário por um período. Deseja ainda, e por isso tem orado, ajudar os voluntários a se imaginarem no campo por mais tempo, ao se entenderem VOCACIONADOS por Deus para Missões Mundiais através do contato transcultural com o campo.

A experiência da viagem missionária a Angola em 2011, em parceria com a Juventude Batista Brasileira, deu muito certo. O sorriso de quem voltou demonstrando um coração agradecido

MOCHILA NAS COSTAS, AMOR NO CORAÇÃOe obstinação por servir a deus

pelo despertamento de Deus foi a resposta de que precisávamos.

Seguimos em frente! Como jovens, estamos em busca do que faça sentido, tenha valor e significado! Vale a pena dedicar a vida a ser mais parecido com Jesus, em em todos os cantos do mundo.

Em 2012, o jovem terá mais oportunidades para atuar em outras culturas. Alianças têm sido feitas, Deus tem agido e jovens atendido ao chamado. De 1 a 15 de julho, 20 jovens da Juventude da Convenção Batista Pioneira terão este sorriso diferente no rosto. A galera vai para a Itália com o JMMJovem e, no campo, vai perceber como alinhar seus talentos e habilidades às necessidades locais. Além disso, os voluntários serão instrumentos de Deus para fortalecer o trabalho de Missões Mundiais que já existe lá. Também está programada uma viagem missionária à Colômbia, de 16 a 30 de julho, em parceria com a Faculdade Teológica Batista de Campinas/SP, e a Cabo Verde, de 9 de setembro a 15 de outubro.

As viagens missionárias também são oportunidades de levar aos missionários dos batistas brasileiros ideias, motivação, fôlego e amizade. Os benefícios são mútuos e múltiplos!

Você também pode SE LIGAR no JMMJovem! Seja um missionário voluntário temporário!

A pequena Ana Raquel, de 7 anos, FM - filha dos mis-sionários - Pr. Aleksei e Ana Paula Faria, que atuam em Antofagasta, no Chile, apesar da pouca idade tem

sido uma grande testemunha do amor de Deus. A FM tem sido usada pelo Senhor na recuperação do Matías,

um coleguinha de turma, antes considerado rebelde. O menino não se interessava pelos estudos até sua professora colocá-lo ao lado de Ana Raquel, que passou a aconselhá-lo e animá-lo.

Após conhecer a FM, Matías se animou em estudar e também passou a tirar boas notas. Ele sempre diz à missionária Ana Paula: “¡La Anita es mi buena suerte!” (Aninha é minha boa sorte!).

Durante uma reunião de pais, a mãe de Matías agradeceu pu-blicamente à missionária pela vida de Aninha.

Em outra reunião, a professora comunicou que a Ana Raquel havia sido escolhida a aluna integral da classe e disse que ela é um exemplo, pois lê, escreve e fala espanhol melhor que os outros alu-nos. O interessante é que, no início de 2011, esta mesma professora não queria fazer a matrícula da Ana Raquel, porque achava que ela deveria ler e escrever espanhol, e a família missionária tinha acabado de chegar ao Chile.

“A obra missionária é realizada por toda nossa família, porque eu e minha casa servimos ao Senhor”, diz a missionária Ana Paula.

O casal missionário ainda tem outros dois filhos: Davi, 13 anos, e Miriã, de 5. Todos participam do que Deus está fazendo naquela região do Deserto do Atacama.

por MissõesCriança em pé

por Missões

O Espaço FM, onde fi-lhos de missionários contam suas experi-

ências na evangelização dos po-vos, tem sido um grande incen-tivo às crianças e adolescentes que desejam fazer missões aon-de quer que estejam, mesmo não sendo filhos de missioná-rios. Um exemplo é Maribely F. S. de Sousa. Ela tem apenas 16 anos, mas uma grande vontade de levar Cristo, a paz que liber-ta, ao mundo. Ela já começou a fazer isso a partir de sua igreja, a Primeria Igreja Batista de Ma-tão, em Sumaré/SP. A adoles-cente, que é vocalista do Minis-tério de Louvor Quero Adorar, faz parte do exército de inter-cessores por Missões Mundiais através do PIM – Programa de Intercessão Missionária.

“Sinto-me honrada em ser intercessora da obra missioná-ria mundial. Tenho sido muito abençoada por isso. Agradeço pe-lo calendário 2012 com reflexões diárias, que Missões Mundiais me enviou. Deus continue aben-çoando vocês tremendamente”, escreveu Maribely. Cada um tem uma vocação para ganhar pessoas para Jesus. Maribely sente que o seu chamado é pa-ra interceder. E você, tem usado seus dons e talentos para falar sobre Jesus? Conte-nos como. Escreva para [email protected]. Seu relato poderá ser o próxi-mo a ocupar este espaço!

Adolescente ajoelhada

25fmespaço

filhos de missionários

Este é um espaço dedicado aos filhos de missionários, conhecidos como FMs, e

para os adotantes do PAM Kids e Teen.

SIM, UM TEMPO ESPECIAL

SIM, UMA ESTRATÉGIA INTERATIVA E DINÂMICA

Missões Mundiais e Missões Nacionais estão unidas na organização do congresso que vai possibilitar o desenvolvimento da consciência de que cada um é colaborador de Deus no cumprimento da missão, independentemente da profissão.

De 7 a 10 de junho, a Estância Árvore da Vida, em Sumaré/SP, receberá um grupo de pessoas que, como você, não querem ficar de fora do que Deus está fazendo no mundo!

A programação contará com tendas temáticas, que vão ajudar você a aperfeiçoar seu estilo de vida missional.

Incentive sua igreja a enviar jovens e adolescentes – principalmente, mas não somente – ao congresso que acontecerá entre os dias 7 e 10 de junho na cidade de Sumaré/SP, na Estância Árvore da Vida, e que aguarda um público de 3.000 pessoas.

Na parte da manhã, após o estudo bíblico, você vai participar de reuniões em pequenos grupos para discutir o tema do dia. À tarde, você poderá escolher a tenda da qual quer participar. E à noite, adoração, palavra de inspiração e desafio.

FALAR

CONExãO – SERVIçO – VOCAçãOMISSãO – DOM – PROFISSãO

Dons, talentos e vocação

Experiência e vocação

Ação, oportunidade e vocação

Oração e vocação

SENTIR

PROVAR

ESCUTAR

Não fique de fora do que Deus está fazendo no mundo

ED RENÉ PASTOR PEDRãO jARbAS FERREIRA MIChEL PIRAGINE MARCOS GRAVA

ADILSON SANTOS FERNANDO bRANDãO ANALzIRA NASCIMENTO FERNANDINhO hUMbERTO MAChADO(CRISTOLÂNDIA)

SIM, ELES NãO ESTãO DE FORA DO QUE DEUS ESTÁ FAzENDO NO MUNDO

√ SIM, EU SOU VOCACIONADO E QUERO PARTICIPAR DESSE CONGRESSO!

VEjA COMO SE INSCREVER:

O SIM, Todos Somos Vocacionados promoverá uma grande conscientização sobre COMPROMISSO, frutificando crentes mais engajados com a obra de Deus, não apenas nos campos missionários, mas no cotidiano das famílias e igrejas.

Agora chegou a hora de você dizer...

VALO

RES D

E INS

CRIç

ãO

PACOTE COMPLETOhospedagem, alimentação e material

Inscrição Individual (a partir de 11 anos)

Crianças de 05 a 10 anos

R$ 450,00

R$ 270,00

Inscrição Individual (a partir de 11 anos)

Crianças de 05 a 10 anos

R$ 350,00

R$ 210,00

R$ 400,00

R$ 240,00

R$ 300,00

R$ 180,00

PACOTE PARCIALalimentação e material

Valorpromocional*

Valorpromocional*

*Prorrogado até o final das inscrições.

ACESSEfacebook.com/SIMTSV

1 INSCREVA-SE Preencha o formulário e escolha a forma de pagamento.boleto ou em até 3 vezes no cartão de crêdito.

3CLIQUE na aba INSCRIçõES até 31 de maio

2

ENTRE ASPAS

O objetivo geral do SIM é conscientizar que cada cristão é um missionário, tendo clareza de que precisa ter um estilo de vida missional onde quer que esteja.

Analzira Nascimento coordenadora do JMMJovem

“””

Continue orando pelo Mali e por todas as decisões que serão tomadas. Eu e a missionária Gabriele Santos estamos bem, graças a Deus, guardadas pelo Senhor. Ele é a nossa torre forte, para quem corremos. Aleluia!

Veralucia Rochamissionária no Mali

““ ”

No Chile, a taxa de suicídio é uma das mais altas do mundo. Semanalmente lemos ou ouvimos sobre pessoas que se matam. Ore pelos chilenos que temos evangelizado, que começam a demonstrar sensibilidade à Palavra, mas ainda enfrentam grandes batalhas espirituais.

Pr. Claudinei Godoi missionário no Chile

Há muitas pessoas e localidades ainda não alcançadas pelo Evangelho. Os cabo-verdianos são hospitaleiros e abertos à pregação da Palavra de Deus. É tempo de agir! Não podemos demorar, pois representantes de várias seitas têm chegado ao país.

Pr. Elton Rangel Junior missionário em Cabo verde

“”

28

(21) 2122-1901Cidades com DDD 21

0800 709 1900Demais localidadesEn

tre em

cont

ato:

Pois o seu poder alcançará os lugares mais distantes do mundo.

E ele trará a paz Miquéias 5.4b e 5

– Ideograma chinês que significa PAZ

@m

isso

esm

undi

ais

face

book

.com

/mis

soes

mun

diai

s

[email protected] Senador Furtado, 71Praça da Bandeira, RJCEP: 20270-021

www.jmm.org.br

Estão abertas as inscrições para o SIM, Todos Somos Vocacionadoso congresso para refletir e descobrir o sentido bíblico de vocação.

Inscrições até 31 de maio emfacebook.com/simtsv

PRESENÇAS CONFIRMADAS

E OUTROS CONVIDADOS

Analzira Fernandinho Pastor Pedrão Ed René Fernando Brandão

PACOTE COMPLETOhospedagem, alimentação e material

Inscrição Individual (a partir de 11 anos)

Crianças de 05 a 10 anos

R$ 400,00

R$ 240,00

R$ 450,00

R$ 270,00

Inscrição Individual (a partir de 11 anos)

Crianças de 05 a 10 anos

R$ 300,00

R$ 180,00

R$ 350,00

R$ 210,00

PACOTE PARCIALalimentação e material

VALORES DE INSCRIÇÃO

Em até

3xno cartão

7 a 10 de JUNHO de 2012QUANDO?

Estância Árvore da VidaEstrada Granja Portão Pesado, s/nº, Sumaré - SP

ONDE?

Inscriç

ões

até 31

de maio

Valorpromocional*

Valorpromocional*

*Prorrogado até o final das inscrições.