A Urgência Da Apologética Cristã

3
A Urgência da Apologética Cristã Por Eguinaldo Hélio de Souza Apologética vem de apologia, palavra que quer dizer defesa. Os primeiros escritores cristãos posteriores aos apóstolos foram apologistas. Eles estavam entrando com as Escrituras para proclamar o Evangelho ao mundo de cultura pagã, grecoromana, cuja forma de pensar e ver o universo era bem contrário à Palavra de Deus. Nosso tempo está se tornando cada vez mais semelhante àquele. Nossa sociedade já foi definida há algumas décadas como sendo póscristã. Hoje ela está se tornando cada vez mais anticristã. E não apenas pelo que ela faz ou pelo que ela diz, mas antes de tudo pelo que ela pensa e particularmente pelo que ela pensa acerca do cristianismo. Em meio a tantas ideias circulantes sendo defendidas, porque as verdades do cristianismo devem ser abraçadas? Eis o papel da apologética cristã: criar um ambiente intelectual no qual a revelação bíblica se mostre coerente e capaz de responder às indagações da atualidade. A apologética trata de prover uma defesa da fé, fornece razões para crer e dá respostas às questões da atualidade, escreveu James White em seu livro Uma mente cristã em um mundo sem Deus1. Como disse C. S. Lewis, autor de Crônicas de Nárnia e talvez o maior apologista do século XX, a apologética não produz fé, mas cria um ambiente onde ela pode se desenvolver. Por que inúmeros jovens entram para a faculdade como crentes e saem como incrédulos? Por que o número dos sem religião é maior entre os jovens do que entre os mais maduros? Se as Escrituras Sagradas são corretas e verdadeiras sobre todos os assuntos sobre os quais se pronuncia, porque o que ouvimos ao nosso redor é justamente o contrário? O cristão em geral não percebe que há uma guerra intelectual acontecendo nas universidades, nas revistas especializadas e nas sociedades acadêmicas. O cristianismo tem sido taxado de irracional ou absoleto, e milhões de estudantes – nossa futura geração de líderes – têm absorvido esse ponto de vista. (…) Falsas ideias são o maior obstáculo à recepção do evangelho. 2 Engano e erro estão ao nosso redor por falta de conhecimento das Escrituras (Mateus 22.29). As verdades fundamentais acerca de Deus, do homem e do universo foram substituídas por ideologias

description

A Urgência da Apologética Cristã

Transcript of A Urgência Da Apologética Cristã

  • AUrgnciadaApologticaCristPorEguinaldoHliodeSouza

    Apologtica vem de apologia, palavra que quer dizer defesa. Os primeiros escritores cristosposterioresaosapstolosforamapologistas.ElesestavamentrandocomasEscriturasparaproclamaroEvangelhoaomundodeculturapag,grecoromana,cujaformadepensareverouniversoerabemcontrrioPalavradeDeus.Nossotempoestsetornandocadavezmaissemelhantequele.

    Nossasociedadejfoidefinidahalgumasdcadascomosendopscrist.Hojeelaestsetornandocadavezmaisanticrist.Enoapenaspeloqueelafazoupeloqueeladiz,masantesdetudopeloqueela pensa e particularmente pelo que ela pensa acerca do cristianismo. Em meio a tantas ideiascirculantessendodefendidas,porqueasverdadesdocristianismodevemserabraadas?Eisopapeldaapologtica crist: criar um ambiente intelectual no qual a revelao bblica se mostre coerente ecapazderespondersindagaesdaatualidade.

    Aapologticatratadeproverumadefesadaf,fornecerazesparacreredrespostassquestesdaatualidade,escreveuJamesWhiteemseulivroUmamentecristemummundosemDeus1.Comodisse C. S. Lewis, autor de Crnicas de Nrnia e talvez o maior apologista do sculo XX, aapologticanoproduzf,mascriaumambienteondeelapodesedesenvolver.

    Porqueinmerosjovensentramparaafaculdadecomocrentesesaemcomoincrdulos?Porqueonmero dos sem religio maior entre os jovens do que entre osmaismaduros? Se as EscriturasSagradassocorretaseverdadeirassobretodososassuntossobreosquaissepronuncia,porqueoqueouvimosaonossoredorjustamenteocontrrio?

    O cristo em geral no percebe que h uma guerra intelectual acontecendo nas universidades, nasrevistasespecializadasenassociedadesacadmicas.Ocristianismotemsidotaxadodeirracionalouabsoleto, emilhes de estudantes nossa futura gerao de lderes tm absorvido esse ponto devista.()Falsasideiassoomaiorobstculorecepodoevangelho.2

    Engano e erro esto ao nosso redor por falta de conhecimento das Escrituras (Mateus 22.29). Asverdades fundamentais acercadeDeus, dohomemedouniverso foram substitudas por ideologias

  • nocristseanticrists.Esse tipodediscursoerradopredominapelafaltadodiscursocristosobreassuntos essenciais. preciso que omundo ao nosso redor no apenas saiba o que ns cremos.precisoquesaibaporquecremosnoquecremosereconheaacoernciadenossascrenas.precisoqueconheamarazodaesperanaquehemns(1Pedro3.15)

    A apologtica se tornou urgente porque ns vivemos em um caldo ideolgico complexo, ondeinmeras formas de pensar, contrrias verdade de Deus, envolvem as pessoas como em umredemoinho.Elas esto se afogando nessas guas intelectuais e ns no temos oferecido umbarcoondepossamseagarrar.NossoDeusumaRochatambmparaamentehumana.

    Umavidaapologtica

    Nada h que chegue aos coraes semque antes tenha passado pela nossamente. E a apologticacrist com certeza inclui o uso da nossa mente santificada para apresentar de forma coerente asverdadesdivinas.

    Noentanto,averdadedivina,almdeumconjuntodeafirmaescorretassobretudo,umaverdadepara ser vivida. O apstolo Joo escreveu: Porque muito me alegrei quando os irmos vieram etestificaramdatuaverdade,comotuandasnaverdade(2Joo3).SeuelogioaGaionoeraporqueelesabiaaverdadeouensinavaaverdade,masporqueeleavivia.

    No estaremosdefendendo a verdade crist se novivermosumavida crist.Comonos ensinouoapstoloPedro,antesdedarumarespostaatodoaquelequevospedirarazodaesperanaquehemvs,eleexortasantificainosvossoscoraesaCristo,comoSenhor(1Pedro3.15TraduoBrasileira).Viver sobo senhoriodeCristo viver de forma apologtica,mostrandoque a verdadereveladaumaverdadeaservivida.

    Amelhorapologticaaproclamao

    Esse outro ponto que no pode ser negligenciado. Antes de defender as verdades divinas,precisamos proclamlas aos quatro ventos e de todas as formas. No devemos pressupor que oshomensduvidarodela.Elas precisam ser pregadas, ensinadas, escritas.Devemestar presentes nasconversas corriqueiras, nos ambientes populares, nas obras literrias, nos centros acadmicos, nasredessociais,nosprogramasderdioeTV,nosdebatesdetodaanatureza.Precisaencherosmeiosdecomunicao,asrepartiespblicas,asescolas,asuniversidades.Nopodesercolocadadeladoouconsideradacomosendosomenteareligiodepessoasfanticaseirracionais.

    Precisamos anunciar aomundoquehumnicoDeus,Criadorde todas as coisas,Soberano sobretodasascoisas,diantedoqual todosterodeprestarcontas.PrecisamosproclamarqueaBbliaaPalavraeternae infalveldeDeus,que JesusCristooFilhodeDeusqueveioaomundo,morreupelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia. Devemos ensinar a realidade do pecado e anecessidadedearrependimentoe f.Essasverdadesfundamentaisprecisamestarpresentesemtudoaquiloquehumanoenoficarrestritoaosnossosedifcios,nossasreunies,nossaliteratura,enfim,nopodeficarlimitadonossasubculturaevanglica.

    Arsenalapologtico

    Eento, tendovividoeproclamadoasverdadesdeDeuspodemosesperarqueos indagadoreseoscontestadores surjam. Eles vociferaro e lanaro as mais duras palavras contra o cristianismo.Escrevero e atacaro, apoiados em suas ideologias e seus pressupostos intelectuais. Tentarodesmerecereobscurecerarevelaodivinacomumarsenaldeargumentosquenonadafracooudesprezvel.

    nessa hora que temos de estar preparados para responder commansido e temor (novamente 1Pedro 3.15). Falando, ensinando, debatendo, escrevendo. Se isso for feito com sabedoria, com

  • inteligncia, com graa e uno, com certeza o resultado ser excelente. No significa que osoponentes

    sero convencidos ou que todos abraaro o Evangelho. Significa que a verdade de Deus foidefendida por pessoas que sabem porque crem no que crem e se dedicaram com empenho paraentendereexplicaraoutrosdeformacoerente.

    AchoqueumdosexemplosmaisclarosdanecessidadedaapologticasejaolivroUmateugarante:Deusexiste,lanadonoBrasilpelaEdiouro.Seuautor,AntonyFlew,foiporcinqentaanosumdosmaioresdefensoresintelectuaisdoatesmo.ApsumasriededebatescomapologistascristoscomoAlvinPlatingaeWilliamCraigelesetornouumtesta,algumquecrnaexistnciadeDeus.Tendopercebidoahonestidadeeacapacidadeintelectualdaquelesquesediziamcrentes,apesardetodooseuarsenalatesta,tevedeserender.

    Sehomensdetalenvergaduraintelectualtiveramsuamaneiradepensarmudada,quantosquehojeseagarramamodismosmaterialistas,marxistaseocultistasnopoderoenxergaraverdade revelada?Basta que estejamos preparados, que saibamos refutar todos os argumentos enganosos que criamobstculos nas mentes e nos coraes das pessoas, impedindoas de reconhecer a verdade e acoernciadaverdade.Nossopasestsetornandomaisculto,entonossamensagemtambmtemqueaacompanhartaldesenvolvimento,demodoqueomundoveja,ouaecreia.

    Asarmascomasquaislutamosnosohumanasaocontrrio,sopoderosasemDeusparadestruirfortalezas.DestrumosargumentosetodapretensoqueselevantacontraoconhecimentodeDeus,elevamoscativotodopensamento,paratornloobedienteCristo.(2Corntios10.4)

    ________________________________________________________

    1WHITE, James Emery. Umamente crist em ummundo semDeus. So Paulo: Vida, 2010 22Citado porCRAIG,WilliamLane.Apologtica para as questes difceis da vida. SoPaulo:VidaNova,2010,p.16.