AAACL Newsletter nº 2 . Dezembro 2011

7
A prevenção pode evitar a maior parte dos acidentes Todos os anos na época do Natal e da passa- gem do Ano ocorrem muitos acidentes que originam elevado número de mortes, feridos com gravidade e incapacitados para o resto das suas vidas. O ano passado morreram 937 pessoas em consequência de acidentes rodoviários e, só entre 23 e 30 de Dezembro, registaram-se nas estradas portuguesas 309 acidentes com vítimas, dez das quais mortais. A maior parte destes acidentes podem ser prevenidos e é importante fazer os possíveis para os evitar. Adopte uma atitude preventiva, tendo em atenção o seguinte: Não conduza, se dormiu pouco, se sente fadiga ou se tiver consumido bebidas alcoóli- cas, medicamentos ou outras substâncias que diminuam a atenção, os reflexos e a coordenação motora. Se a viagem for longa, faça paragens regulares e descanse alguns minutos, em especial durante a noite. Cumpra o Código da Estrada! Utilize sempre o cinto de segurança e assegure-se de que as crianças viajam com os sistemas de retenção (cadeirinha) adequados. Não utilize o telemóvel enquanto conduz. Quando conduzir, pense naqueles que lhe são queridos! DESTAQUE > Operação “Família Feliz” > Constituição da AAACL > Jantar de Natal > Cursos SBV Conteúdo Conteúdo Constituição da AAACL 2 Jantar de Natal dos AACL 2 Cursos Suporte Básico de Vida 3 Facebook 500 3 Segurança: Frio Intenso 4 SegKids: Incêndios na Escola 5 Tributo ao Dr. David Rodrigues 6 Lápis & Marcadores 7 news news Publicação Periódica da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamas Nº 2 | Dezembro 2011 A ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DO COLÉGIO DE LAMAS deseja BOAS FESTAS aos colegas e amigos, à Direcção, docentes, alunos, colaboradores, Associação de Estudantes e Associação de Pais, do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, assim como às entidades parceiras da AAACL. Contactos Contactos Rua do Colégio 4536-904 Santa Maria de Lamas [email protected] www.AAACL.eu www.Facebook.com/AAACL OPERAÇÃO “FAMÍLIA FELIZ” OPERAÇÃO “FAMÍLIA FELIZ” AAACL

description

Publicação Periódica da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamas

Transcript of AAACL Newsletter nº 2 . Dezembro 2011

Page 1: AAACL Newsletter nº 2 . Dezembro 2011

A prevenção pode evitar a maior parte dos acidentes Todos os anos na época do Natal e da passa-gem do Ano ocorrem muitos acidentes que originam elevado número de mortes, feridos com gravidade e incapacitados para o resto das suas vidas. O ano passado morreram 937 pessoas em consequência de acidentes rodoviários e, só entre 23 e 30 de Dezembro, registaram-se nas estradas portuguesas 309 acidentes com vítimas, dez das quais mortais. A maior parte destes acidentes podem ser prevenidos e é importante fazer os possíveis para os evitar.

Adopte uma atitude preventiva, tendo em atenção o seguinte: • Não conduza, se dormiu pouco, se sente fadiga ou se tiver consumido bebidas alcoóli-

cas, medicamentos ou outras substâncias que diminuam a atenção, os reflexos e a coordenação motora. Se a viagem for longa, faça paragens regulares e descanse alguns minutos, em especial durante a noite.

• Cumpra o Código da Estrada! Utilize sempre o cinto de segurança e assegure-se de que as crianças viajam com os sistemas de retenção (cadeirinha) adequados. Não utilize o telemóvel enquanto conduz.

Quando conduzir, pense naqueles que lhe são queridos!

DEST

AQUE

> Operação “Família Feliz”

> Constituição da AAACL

> Jantar de Natal

> Cursos SBV

ConteúdoConteúdo

Constituição da AAACL 2

Jantar de Natal dos AACL 2

Cursos Suporte Básico de Vida 3

Facebook 500 3

Segurança: Frio Intenso 4

SegKids: Incêndios na Escola 5

Tributo ao Dr. David Rodrigues 6

Lápis & Marcadores 7

newsnews Publicação Periódica da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamas Nº 2 | Dezembro 2011

A ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DO COLÉGIO DE LAMAS deseja BOAS FESTAS aos colegas e amigos, à Direcção, docentes, alunos, colaboradores, Associação de Estudantes e Associação de Pais, do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, assim como às entidades parceiras da AAACL.

ContactosContactos

Rua do Colégio 4536-904 Santa Maria de Lamas

[email protected]

www.AAACL.eu

www.Facebook.com/AAACL

OPERAÇÃO “FAMÍLIA FELIZ”OPERAÇÃO “FAMÍLIA FELIZ”

AAACL

Page 2: AAACL Newsletter nº 2 . Dezembro 2011

No dia 23 de Dezembro de 2011, foi formalmente constituída a Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamas. O Acto de Constituição decorreu no Cartório Notarial de Espinho e foi outorgado pelos Sócios-Fundadores:

> Mestre Américo Azevedo; > Mestre Ana Almeida; > Dra. Arsénia Silva; > Dra. Carmen Ferreira; > Dra. Filipa Dias; > Engº Joaquim Fontes; > Dra. Paula Coelho Fontes; > Dr. Paulo Jesus; > Dr. Samuel Reis.

04 FEVFEV 2012 NÃO

ESQUECER!

MARCA NA

TUA AGENDA

2 “Honrar, dignificar, respeitar e conservar as mais elevadas tradições do Colégio de Lamas"

CONSTITUIÇÃO DA AAACLCONSTITUIÇÃO DA AAACL

JANTAR DE NATAL DOS ANTIGOS ALUNOSJANTAR DE NATAL DOS ANTIGOS ALUNOS

No passado dia 10 de Dezembro, realizou-se o Jantar de Natal dos Antigos Alunos do Colégio de Lamas. Foi mais um momento de confraternização e, principal-mente, de reencontro de colegas que já não víamos, em alguns casos, há 25 anos. Neste jantar, participaram colegas que ingressaram no Colégio de Lamas na década de 70. Foi um belo momento que permitiu congregar colegas e amigos das décadas de 70, 80 e 90. Já está planeado realizar-se outro jantar no dia 4 de Fevereiro de 2012, mas este será diferente de todos os outros...

Até ao dia 4 de Fevereiro!Até ao dia 4 de Fevereiro!

[email protected] > www.AAACL.eu > www.Facebook.com/AAACL

Visite a FotoGaleria no nosso Sítio, veja as fotos destes eventos e muito mais...

notíciasnotícias

Page 3: AAACL Newsletter nº 2 . Dezembro 2011

Nº 2 > Dezembro 2011

Venha Venha aprender aprender connosco connosco Gestos que Gestos que

Podem Salvar Podem Salvar Vidas.Vidas.

3

CURSOS DE SUPORTE BÁSICO DE VIDACURSOS DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA

O Suporte Básico de Vida (SBV), é um conjunto de procedimentos que podem ser realizados até à chegada do socorro, com o objectivo de preservar vidas em situação de emergência.

No registo nacional de paragem cardio-respiratória, verifica-se que 95% das paragens cardio-respiratórias ocorrem sem SBV.

A existência de SBV imediato é um dos factores com maior impacto positivo na sobrevivência das vítimas de paragem cardio-respiratória.

A formação é gratuita e irá decorrer durante o mês de Janeiro, em horário e em locais a definir (de acordo com as inscrições).

Vamos ser Solidários! O curso é gratuito.

Ofereça um género ali-mentício que depois será oferecido a instituições de solidariedade social da região.

Obrigado Diana Martins e a todos os nossos colegas, que aderiram à nos-sa Página do Facebook.

Em pouco mais de um mês, ultrapassámos as 500 adesões, tendo sido a Diana Martins a nº 500.

Queremos que a nossa Página seja um meio de reencontrarmos colegas, ser o nosso ponto de encontro, disponibilizar informação e, em especial, fotografias dos Antigos Alunos do Colégio de e dos eventos organizados pela AAACL.

OBRIGADO… ULTRAPASSÁMOS AS 500 ADESÕESOBRIGADO… ULTRAPASSÁMOS AS 500 ADESÕES

Não estudou no Colégio de Lamas?

Quer participar nas nossas actividades de Solidariedade Social?

Inscreva-se como Sócio(a) Extraordinário

JunteJunte--sese a nós!a nós!

Quota anual 6 € Jóia 5 €

Page 4: AAACL Newsletter nº 2 . Dezembro 2011

Antes da época de frio

Autoprotecção

Segurança

Segurança

Nº 2 > Dezembro 2011

4

FRIO INTENSO Esteja atento às informações

meteorológicas.

Cumpra as recomendações das entidades competentes.

Uma descida brusca da tem-peratura pode obrigar à adopção de medidas de auto-protecção.

COLABORE! a protecção começa em si.

Perigos em Casa Viajar de Automóvel Ligue 112

SAIBA MAIS EM

www.AA

ACL.e

u

Facecook.com/AAACL

Reduções significativas da temperatura, por vezes repentinas, podem afectar a saúde de qualquer pessoa, quer esta se encontre dentro ou fora de casa. Os gru-pos de maior risco são as crianças, idosos, doentes crónicos (do foro respiratório ou cardíaco) e os sem abrigo. O frio extremo pode estar associado a queda de neve, ventos fortes e formação de gelo. Ao proteger-se tenha isso em atenção.

Se vive em zonas afectadas por frio inten-so e prolongado ou que possam ficar isoladas pela neve, faça reserva de: Água potável; Alimentos ricos em calorias (chocolate, frutos secos, etc.); Comida enlatada ou embalada (que não necessite de confecção ou refrigeração); Combustível de uso doméstico (ex.: botija de gás ou lenha).

Prepare um estojo de emergência com rádio e lanterna a pilhas, pilhas de reser-va, material de primeiros socorros e medi-camentos essenciais.

Perigos em casa

INTOXICAÇÃO por monóxido de carbono tenha especial cuidado com aquecimentos a lenha (lareiras, braseiras e salaman-dras). Para evitar a acumulação deste gás venenoso, que pode ser mortal, abra uma janela para renovação do ar. INCÊNDIOS podem ter origem na má utili-zação de aquecedores eléctricos ou sobre-carga da rede eléctrica devido ao funcio-namento simultâneo de vários aparelhos. QUEIMADURAS previna-as e redobre a atenção comas crianças e idosos.

Quando sair de casa

Evite manter-se ao frio durante muito tempo e lembre-se que as diferenças de temperatura entre a rua e os interiores muito aquecidos desidratam a pele, o que pode causar lesões dolorosas nos lábios, rosto e mãos. Para evitar quedas tente não caminhar sobre gelo ou neve. Vista várias camadas de roupa, em vez de uma única peça muito quente. Evite as que fazem transpirar e as muito justas. Proteja a boca e o nariz para impedir a entrada de ar muito frio nos pulmões e, se necessário, use luvas, chapéu e cachecol. Opte por calçado apropriado. Mantenha-se seco. Não exerça actividades físicas vio-lentas.o tentar desempanar o carro ou limpar neve).

Antes de iniciar viagem

Faça a revisão do nível de gasolina, luzes e travões. Coloque um líquido anticongelante no radiador. Utilize correntes para a neve, se for caso disso. Diga a alguém qual o percurso que vai seguir. Leve um estojo de primeiros socorros, agasalhos, alimentos, um pano colorido e telemóvel.

Em viagem

Conduza a velocidade reduzida. Tenha especial cuidado com as zonas mais sombrias da estrada, pois é onde se forma mais gelo.

Se a viatura ficar imobilizada

Fonte : ANPC

Ligue 112. Chame a atenção, se necessário. Coloque o pano (ou algo colorido) na antena ou preso na janela. Permaneça dentro do veículo. Estará mais protegido do frio e trovoada. Abra a fresta de uma janela oposta ao vento. De hora a hora ligue o aquecimento cerca de 10 minutos. Mantenha o tubo de escape limpo de neve. Movimente-se. Mexa as pernas, braços e dedos, para activar a circulação sanguí-nea. Evite adormecer.

Page 5: AAACL Newsletter nº 2 . Dezembro 2011

É importante que a tua Escola tenha um Plano de Evacuação para que todos saibam o que fazer em caso de incên-dio. Depois de feito, há que o treinar regularmente com os professores e os colegas. A prática permite aperfeiçoá-lo de maneira a que, numa situação de emergência, todos saiam do edifício rapidamente e em segurança. O fogo só por si não é perigoso mas se sai fora do nosso controlo, transforma-se em incêndio e dá origem à liberta-ção de gases e fumos tóxicos. Um incêndio na Escola pode causar graves problemas. Todo o cuidado é pouco. Respeita as indicações sobre segu-rança e não danifiques os equipamen-tos de combate a incêndio.

Sinal de alarmeSinal de alarme

Assim que toca o ALARME deve seguir-se a evacuação, de forma rápida e sem confusões. Se detectares fogo dá o alarme. PEDE AJUDA a um adulto e nunca tentes apagá-lo se começar a ficar fora de controlo.

Aprende a usar os extintores.

EvacuaçãoEvacuação A coordenação é feita pelo professor e um aluno escolhido. O aluno é o Chefe de Fila, que vai à frente da fila. O professor é o Cerra Fila, e é o últi-mo a sair. O Sinaleiro é alguém que se encontra nos pontos críticos, como escadas e saídas. Segue sempre as suas indica-ções. O Ponto de Encontro é o local que a Escola já tem combinado, geralmente no exterior do edifício.

SegSegKIDS

KIDS

Nº 2 > Dezembro 2011

INCÊNDIOS NA ESCOLA SEGUE ESTESSEGUE ESTES CONSELHOSCONSELHOS

TreinaTreina--os com os os com os teus colegas eteus colegas e professoresprofessores

COLABORA! a protecção começa em ti.

Como sairComo sair

Regra da EvacuaçãoRegra da Evacuação

RÁP IDA>ORDEIRA>SILENCIOSA

SE O PROFESSOR NÃO ESTIVER QUANDO TOCAR O ALARME, OU SE NÃO TE ENCON-TRARES NA SALA DE AULA, NÃO FIQUES À ESPERA. VAI PARA O PONTO DE ENCONTRO, RESPEITANDO TODAS AS REGRAS DE SEGURANÇA.

!!!!ColaboraColaboraColaboraColabora!!!!ColaboraColaboraColaboraColabora Treina com os teus colegas e professores

Sem te preocupares com o material escolar, deixa-o ficar onde estiver.

Em fila indiana.

Encostado à parede.

Passo apressado, mas sem correr porque alguém pode cair e magoar-se. Silenciosamente, portanto, sem gritar.

Nunca fiques parado junto a portas e escadas porque devem estar livres para dar passagem.

Se houver um sinaleiro cumpre as sua indicações. Ele ajuda-te a identificar o melhor caminho.

Dirige-te para o Ponto de Encontro e não saias de lá, seja por que motivo for, até te serem dadas novas indica-ções pelo professor ou Direcção da Escola.

Fon

te: A

NPC

Vamos aprender com o Mickey

Incêndios na escola

5

Page 6: AAACL Newsletter nº 2 . Dezembro 2011

TESTEMUNHOS

Nº 2 > Dezembro 2011

6

memóriasmemórias Tributo ao nosso querido Dr. David O nosso querido professor, Dr. David, partiu para junto de Deus. Esta é uma singela homenagem ao grande Homem, Mestre, Amigo e Conselheiro: O tempo e o espaço não conta para nós, antigos alunos do Dr. David. Desaparecido, mas não essquecido, a sua presença é sentida nos nossos corações, tal a influência marcante que imprimiu neles. Obrigado Dr. David por todos os ensinamentos que nos transmitiu e por ter enriquecido a nossa formação Humana. Jamais o esqueceremos!

Page 7: AAACL Newsletter nº 2 . Dezembro 2011

Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamas

Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas

Rua do Colégio > 4536-904 S. M. Lamas

[email protected] > www.AAACL.eu

www.Facebook.com/AAACL

Nº 2 > Dezembro 2011

7

Lápis & marcadores

Escreve o nome dos desenhos nos quadradinhos

Fonte: FORESTIS