APRESENTAÇÃOvocacional.salesianos.br/uploads/_gc_Repositorio/... · Apresentamos os subsídios...

8

Transcript of APRESENTAÇÃOvocacional.salesianos.br/uploads/_gc_Repositorio/... · Apresentamos os subsídios...

Page 1: APRESENTAÇÃOvocacional.salesianos.br/uploads/_gc_Repositorio/... · Apresentamos os subsídios nº 6 para os encontros do Despertar Vocacional do mês de julho. Com o tema “afetividade
Page 2: APRESENTAÇÃOvocacional.salesianos.br/uploads/_gc_Repositorio/... · Apresentamos os subsídios nº 6 para os encontros do Despertar Vocacional do mês de julho. Com o tema “afetividade

Pastoral Juvenil Salesiana - Julho / 20182

APRESENTAÇÃO

Estimados Salesianos e Leigos,Saúde, Santidade e Sabedoria!

Apresentamos os subsídios nº 6 para os encontros do Despertar Vocacional do mês de julho. Com o tema “afetividade e sexualidade, abertura para o amor” queremos ajudar os nossos adolescentes e jovens a aprofundarem o conheci-mento de si e a integrarem-se como pessoa a partir da dádiva da Criação, numa compreensão mais integral da afetividade e sexualidade como Dom de Deus.O Papa Francisco ressalta na Exortação Apostólica Amoris laetitia (Alegria do amor) que “o próprio Deus criou a sexualidade, que é um presente maravilho-so para suas criaturas”.Todos os temas precisam ser sempre bem preparados. Mas, este exigirá mais ainda de nós educadores. Não podemos nos basear apenas neste subsídio para realizar o encontro sobre a afetividade e sexualidade. É preciso ir mais além, pesquisando, estudando, consultando especialistas. Por isto, a preparação do encontro será o segredo para o seu sucesso e para evitar compreensões errô-neas e até polêmicas.

Alguns casos de sucesso podem ajudar a melhorar a utilização deste subsídio:

a. Na Presença Salesiana de Vitória – ES, por exemplo, os educadores viven-ciam primeiro o encontro, partilham, estudam. Depois aplicam para os adolescentes e jovens. O efeito formativo para os educadores é muito in-teressante. Assim, eles têm mais propriedade e conhecimento do assun-to para tratar dele com os adolescentes. Conseguem, inclusive, melhorar o subsídio e criar novas ideias, enriquecendo-o;

b. No CESAM – DF, o educador estuda e aprofunda o tema e aplica para o grupo da Juventude Missionária Salesiana (JMS). Depois, os adolescentes da JMS se encarregam de realizar o encontro durante uma semana intei-ra, nos intervalos, com aqueles adolescentes que desejam. Os próprios adolescentes da JMS, após vivenciarem o encontro com o educador, pas-sam de sala em sala convidando os demais adolescentes para os encon-tros nos intervalos e coordenam totalmente os encontros, preparam o ambiente e conduzem as dinâmicas, adaptando-as à realidade local.

Page 3: APRESENTAÇÃOvocacional.salesianos.br/uploads/_gc_Repositorio/... · Apresentamos os subsídios nº 6 para os encontros do Despertar Vocacional do mês de julho. Com o tema “afetividade

Pastoral Juvenil Salesiana - Julho / 2018 3

A sua Presença / Obra está realizando os encontros do Despertar Voca-cional e quer partilhar a sua experiência? Entre em contato no e-mail [email protected] para que possamos divulgar a ajudar as outras Presen-ças a realizarem os encontros.A divulgação das fotos dos encontros nas Redes Sociais e no Acontece também são muito importantes, pois ajudam a animar outras Obras a realizarem.Estamos vivenciando a alegre expectativa da visita do Reitor-Mor dos Salesianos e 10º Sucessor de Dom Bosco, Pe. Ángel Fernández Artime, à Inspetoria São João Bosco, entre os dias 6 e 12 de agosto. Será uma oca-sião de animação e de oportunidade do encontro com Deus, com Dom Bosco e com o outro, superando o individualismo e a solidão. Incentivemos os nossos educadores a participarem do Congresso Sale-siano Internacional de Educação, em BH, de 6 a 8 de agosto, e os nossos jovens a participaram do Encontro com a Juventude Salesiana, de 10 a 12 de agosto, em Brasília – DF. Serão momentos muito especiais de um verdadeiro Despertar Vocacional.Que Nossa Senhora auxiliadora e São João Bosco nos ajudem no cum-primento da nossa missão de escutadores e acompanhantes dos adoles-centes e jovens na nossa ação educativa-pastoral.

Deus os(as) abençoe!

PE. JOSÉ RICARDO MOLE, SDBDelegado Inspetorial

Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), Animação Vocacional (AV) e Articulação da Juventude Salesiana (AJS)

Page 4: APRESENTAÇÃOvocacional.salesianos.br/uploads/_gc_Repositorio/... · Apresentamos os subsídios nº 6 para os encontros do Despertar Vocacional do mês de julho. Com o tema “afetividade

Pastoral Juvenil Salesiana - Julho / 20184

6. AFETIVIDADE E SEXUALIDADE, ABERTURA PARA O AMOR

ACOLHIDA: (por conta do animador ou da animadora)

ORAÇÃO: (ambiente: Bíblia, figuras de pessoas)

SUgESTõES: 1. PROCURANDO...- Descobrir o valor e a beleza do corpo humano;- aprender a respeitar as próprias emoções e desejos- aprender a comunicar afeto, respeitando a liberdade do outro.

2. EXPERIMENTANDO E DESCOBRINDO...a) Aquecimento- Preparar um ambiente de relaxamento, onde todos possam se deitar no chão

confortavelmente. Música ambiente suave.

b) Orientar o relaxamento:- Pedir que se concentrem numa parte do corpo, de preferência dos pés à cabeça,

em sequência, pedir para que sintam o peso, a forma, o sangue correndo nas veias, e por fim, soltando a parte do corpo no chão.

- Quando o relaxamento estiver concluído, aumentar um pouco o volume da mú-sica e deixar mais alguns minutos.

c) Experiência pessoal: Desenvolver a seguinte série de exercícios:- De pé, cada um vai beliscando delicadamente o próprio corpo. O(a) animador(a)

vai orientando: os braços, a barriga, as pernas...;- Andando pelo ambiente, sentir a própria postura. Andar imitando os passos de

uma pessoa feliz, cheia de esperança;- Passar a imitar o andar de uma pessoa infeliz, pessimista e sem fé;- Voltar a andar com espontaneidade, sentindo o que mudou na própria postura. 3. PARTILHA DA EXPERIêNCIA: Em grupos de três ou cinco participantes, partilhar as sensações vividas. Durante os exercícios, as seguintes questões podem ajudar: - Qual a parte do corpo que mais gosto?- Qual a parte do meu corpo que acabei de descobrir?- Que luz o texto bíblico traz?

Page 5: APRESENTAÇÃOvocacional.salesianos.br/uploads/_gc_Repositorio/... · Apresentamos os subsídios nº 6 para os encontros do Despertar Vocacional do mês de julho. Com o tema “afetividade

Pastoral Juvenil Salesiana - Julho / 2018 5

Sugestões: Soneto do amor eterno - Soneto 116 - William Shakespeare https://www.youtube.com/watch?v=Nj5zF7Q-mZQ

Soneto do amor total – Vinícius de Morais https://www.youtube.com/watch?v=AIzu59oDBiw

ANIMADO/ANIMADORAR: Contemplemos a beleza da natureza criada por Deus. Homem e Mulher se complementam na reciprocidade de relacionamentos.

Leitura: Fil. 2, 1-4

Em pequenos grupos responder: • Que relacionamento Cristo espera entre rapazes e moças?

PARTILHA: OPÇÃO 1 A Criação do homem e da mulher nos mostra o valor “infinito” da afetividade,

da amizade e da ternura. Somos sexuados na totalidade do nosso ser. A sexuali-dade manifesta que o ser humano não é um ser fechado em si , mas ser para o outro e ser para a outra. Sendo abertura e comunhão a sexualidade é criadora de ser (de mim e do outro). A narração bíblica do homem e da mulher situa-se num contexto de relações. A Bíblia associa a sexualidade com o problema da solidão. “Não é bom que o homem esteja só, vou lhe dar uma auxiliar igual a ele”(Gn 2,18). Tratando de afetividade não podemos esquecer o colorido dos nossos relacionamentos. Os sentimentos, as emoções são a beleza da nossa vida em relação. Na vida em relação a amizade e a ternura são importantes e harmoniza a convivência.

Page 6: APRESENTAÇÃOvocacional.salesianos.br/uploads/_gc_Repositorio/... · Apresentamos os subsídios nº 6 para os encontros do Despertar Vocacional do mês de julho. Com o tema “afetividade

Pastoral Juvenil Salesiana - Julho / 20186

Conversar em dupla. • Que entende por sentimento? • Quais sentimentos você percebe mais presentes em você? • Escreva em faixas dois sentimentos.

O animador ou animadora motiva o grupo para a leitura dos sentimentos es-critos em faixas de papel; em seguida coloca as faixas no chão formando um painel.

- Comentar e explorar o que há de belo naqueles sentimentos colocados sobre o chão.

O animador poderá apresentar para concluir um cartaz: Vamos olhar para Jesus:

a) Sente como é dolorosa a rejeição, o desprezo. Os samaritanos não o querem: Lc. 9,51-56; mas Ele não se aborrece com isso.

b) Jesus foi muito bem recebido na Galiléia - Mc 10,13-16 c) O lava-pés é dos simbolos, o mais humano de amizade e de afeto - Jo 13,1-20.

EM gRUPOS: VER UM DOS TEXTOS

• Procurar identificar como Jesus se sente neste acontecimento. • Você já viveu alguma situação semelhante? Como se sentiu?

Somos corpo sexuado. Por isso, todo o nosso modo de pensar, querer, fazer, sentir, enfim, todo modo de ser, revela a nossa sexualidade; somos sexuados por inteiro: corpo, alma, carne, mente, espírito. Dos pés a cabeça. A sexualidade pode ser expressa em partilha, diálogo, comunhão, fecundidade, procriação.

A afetividade, os sentimentos, as emoções são uma realidade, uma energia muito forte que atinge toda a vida da pessoa. E pela ternura, pelos afetos que a pessoa pode chegar a conhecer-se e a conhecer melhor quem são os outros.

Nosso amadurecimento vai acontecendo dia a dia quando procuramos nos conhecer, conhecer os outros, no confronto com as situações da vida, nos rela-cionamentos, nas alegri-as, nas tristezas, nas mais diversas situações.

Que quer dizer uma pessoa madura? (deixar um tempo para o grupo responder)

Page 7: APRESENTAÇÃOvocacional.salesianos.br/uploads/_gc_Repositorio/... · Apresentamos os subsídios nº 6 para os encontros do Despertar Vocacional do mês de julho. Com o tema “afetividade

Pastoral Juvenil Salesiana - Julho / 2018 7

Anotar as respostas do grupo e acrescentar se for preciso: • É uma pessoa feliz e realizada. • E uma pessoa bem humana, sensível aos outros. • E uma pessoa que mantém o equilíbrio entre o seu mundo interior e o seu exterior. • E uma pessoa criativa, com capacidade de recriar a cada dia a sua vida, a sua história. • E uma pessoa capaz de amar de verdade a todos. • E uma pessoa capaz de se comprometer seriamente na luta pela justiça e defesa da vida

OPÇÃO 2: guia para o desenvolvimento do tema

Objetivos: Conscientizar-se das próprias características da sexualidade e afetivida-de, assumi-las como valores pessoais e ocupar o lugar que temos na sociedade.

TEXTO: A afetividade é a qualidade de quem é afetivo (relativo a afeto, a sentimen-

to...); para entender a afetividade é necessário compreendermos antes alguns elementos do mundo psíquico: as representações, as vivências, as reações vi-venciais e os sentimentos. Durante toda nossa vida, os fatos ou acontecimentos vividos por nós serão nossas experiências de vida e passarão a fazer parte de nossa consciência. Dos fatos e acontecimentos teremos lembranças e sentimen-tos, assim como também teremos lembranças desses sentimentos, portanto, lembraremos não apenas se elas foram agradáveis ou não, prazerosas ou não. Embora diferentes pessoas possam viver os mesmos fatos e acontecimentos, elas sentirão tais fatos e acontecimentos de maneira diferente e pessoal. Perder um mesmo objeto, sofrer a perda de um mesmo familiar, passar por um assal-to, ouvir uma mesma música, comer uma mesma comida, etc., poderão causar diferentes sentimentos em diferentes pessoas.

São muitas as crises nas pessoas porque não compreendem a sua sexualidade e afetividade, nem compreendem as suas manifestações no complexo de sua personalidade. Os homens não conhecem as mulheres e elas não conhecem os homens. Seus conhecimentos se limitaram, muitas vezes, aos momentos do

Page 8: APRESENTAÇÃOvocacional.salesianos.br/uploads/_gc_Repositorio/... · Apresentamos os subsídios nº 6 para os encontros do Despertar Vocacional do mês de julho. Com o tema “afetividade

Pastoral Juvenil Salesiana - Julho / 20188

REFERêNCIAS

ALZATE, Maria de Jesus. Grupos juvenis e vocacionais / Maria de Jesus Alzete; [tradução de Ivone de Jesus Barreto]. - São Paulo: Paulus, 2002.

INSPETORIA SÃO JOÃO BOSCO: Subsídio para Animadores Vocacionais. Belo Ho-rizonte: CESAP: 2011, p. 30-32.

namoro e às experiências ocasionais de ordem sexual. A falta desse conheci-mento mais profundo da pessoa e das suas características produz exigências indevidas por parte de uns e de outros. Os homens e as mulheres são iguais como pessoas humanas, porém, o fato de serem sexuados os torna diferentes em suas manifestações espirituais, psicológicas e fisiológicas. Essa diversidade faz a riqueza de ambos os sexos, a reciprocidade do amor humano, a causa da atração irresistível de um pelo outro. Dentro dessa diferenciação sexual existe uma harmonia misteriosa, na qual se combinam e se harmonizam as forças e onde homem e mulher, encontram o equilíbrio mais perfeito.

A orientação pedagógica refere-se à integração de nossa sexualidade em nossa personalidade e em nossa espiritualidade. O trabalho de integração de nossa sexualidade é um processo que deve ser começado no lar com nossos pais.

Os pais deveriam iniciar seus filhos no processo da integração sexual em dois campos:

1) na aceitação da sexualidade e da genitalidade como algo positivo e bom; 2) na aceitação de que não se é uma ilha e não se foi criado para viver sozinho,

sem atenção, amizade e carinho;

Se essas duas coisas acontecerem, a pessoa cresceu normalmente na integra-ção de sua sexualidade. Quem não recebeu de seus pais uma orientação normal sobre esses dois assuntos, experimenta certos problemas para amar e ser ama-do na área afetiva, sexual e espiritual de sua personalidade.

ANIMADOR/ANIMADORA: Motiva e entrega o folheto n° 6 – “Afetividade e Sexua-lidade - para jovens” e convida o grupo a cantar ou rezar Sl 103.