Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção...

20
Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME e SETEC/MCTI José Augusto Vieira Costa/MME [email protected]

Transcript of Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção...

Page 1: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico,

Formalização e Organização da Produção Mineral para

Sustentabilidade dos APL de Base Mineral

SGM/MME e

SETEC/MCTIJosé Augusto Vieira Costa/[email protected]

Page 2: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

    

AGRADECIMENTOS

              DTTM/SGM

SETEC

Page 3: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

 2014

 2013

Eventos mais Recentes de Apoio a Sustentabilidade dos APLs de Base Mineral

Page 4: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

SGM/MME, em parceria com a SETEC/MCTI, adotou como diretriz de atuação a abordagem do Processo Prospectivo para elaboração do planejamento estratégico e do plano de ação, em médio e

longo prazo, visando ao desenvolvimento sustentável dos arranjos produtivos locais (APL) de base mineral.

 A SGM identificou que a metodologia do processo prospectivo (Godet, 2001)como sendo a que preencheria essas condições, exigências, orientações e objetivos propostos. 

Nesse contexto, a primeira ação da SGM foi ofertar um curso de Prospectiva nas dependências do MME. Capacitou servidores de seus dptos com a participação de membros de orgãos vinculados.

Planejamento Estratégico,Formalização e Organização da Produção Mineral para

Sustentabilidade dos APL de Base Mineral –- SGM/MME e SETEC/MCTI

Curso do Prospectiva no MME. Jul/2012

Oficina

Análise das ideias  

Síntese das oficinas

Page 5: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

Processo Prospectivo

Criar a Governança do Planejamento de Longo

Prazo do APL

Antônio Luís Aulicino, PhD

Page 6: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

Sensibilizar e conscientizar, no início do processo, com o objetivo de MOBILIZAR e

Conduzir a Mudança

Antônio Luís Aulicino, PhD

GODET e DURANCE (2011)

Processo Prospectivo

Page 7: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

Técnicas e métodos pedagógicos, participativos com apropriação e rigorosos, gerando a network (rede)

Antônio Luís Aulicino, PhD

Integração e Interação dos diversos tipos de agentes sociais (stakeholders) do APL 

Processo Prospectivo

Page 8: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

Proporcionar a apropriação : • Aquisição de conhecimento sobre o APL e o Território• Motivação de ver juntos• Desenvolvimento do comprometimento• Objetivo de construir a visão estratégica do futuro possível,

desejável e realizável

Antônio Luís Aulicino, PhD

GODET e DURANCE (2011)

Processo Prospectivo

Page 9: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

Antônio Luís Aulicino, PhD9

Futuro possível, desejável e realizável

Futuro não desejável

A Construção dos Cenários deve ser contrastante e

confrontante

Visão Estratégica do Futuro

GODET e DURANCE (2011)

Processo Prospectivo

Page 10: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

Definir as Ações Estratégicas, Políticas

Públicas e os respectivos Projetos

http://gestaodeprojetos10.blogspot.com.br/

2009/11/estrategia-e-projetos.html

Antônio Luís Aulicino, PhDALBRIGHT (2008)

Processo Prospectivo

Page 11: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

AÇÕES DO MME / MCTI - PROCESSO PROSPECTIVOPLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO

- Tem assento no Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais GTP APL MDIC:Participação nas reuniões do GTP APL MDIC com atuação nos Comitês Temáticos - Comitê Temático Observatório Brasileiro de APLs, e representação na

Comissão de Direção;

Criou o Comitê Técnico para aprofundamento da análise das Variáveis Chave do Processo Prospectivo- APL Cerâmica Vermelha do Norte Goiano-Uruaçu/GO: Nesse contexto ocorreu a aplicação da metodologia do Processo Prospectivo no APL de Cerâmica Vermelha do Norte Goiano em 2014, como um projeto piloto de planejamento estratégico para o desenvolvimento do APL

Page 12: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

A Região Norte do Estado de Goiás apresenta grande vocação para a cadeia produtiva de Produtos cerâmicos como insumos para a construção civil A partir de 1999 quando foi criada a Associação dos Ceramistas do Norte do Estado de Goiás – ASCENO, abarcando 22 municípios todos com indústria oleira propiciou um cenário para desenvolver o setor com novas oportunidades em relação ao mercado interno da cerâmica do Norte de Goiás e com o avanço no desenvolvimento tecnológico poderá consequentemente gerar alto valor agregado aos produtos podendo lançar-se no mercado externo.

O processo teve início com o Seminário Processo Prospectivo - APL Cerâmica Vermelha do Norte Goiano, Uruaçu/GO, ocorrido em 23 a 25/01/2014; ede 6 Oficinas, ocorridas no período de janeiro a setembro de 2014, no IFG-GO, no município de Uruaçu/GO.

Nesta experiência, foi adotado um planejamento de 20 anos do referido território, que propiciaram a participação e envolvimento de diversos agentes sociais

Page 13: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

Mapa do norte goiano e relação dos municípios

Page 14: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

Plenaria após oficinas (C. Técnico)

Seminário em Uruaçu – Go (C. Gestor)

Orientações em relação as oficinas que seriam feitas ao longo do Processo

Oficina Caça às Ideias

Essa experiencia gerou relatórios inerentes as oficinas realizadas hospedadas no sítio do www.idsust.com.br , bem como um artigo no boletim regional, urbano e ambiental | 10 | jul. - dez. 2014 ipea

Of. Caça às ideias

Page 15: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

Definido o Cenário desejado 

realizável/possível

Modificado de www.idust.com.br

Elabora umProjeto

Análise de Possíveis Riscos 

Plano de Ação p/ minimizar Riscos

Elaboração e Cronograma das 

Ações

O que pode dar errado ?

Quem faz o que ?

Quando Fazer ?

E o que podemos fazer ?

Procedimentos Após a Construção de Cenários Globais

Page 16: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

Ações Atuais e Previsão de novas aplicações no Planejamento Estratégico de Longo Prazo

O MME atua em parceria com o MCTI, CETEM e IBICT no apoio a programas, ações, atividades para o desenvolvimento sustentável dos APL de Base Mineral por meio da Coordenação-Geral da Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral - RedeAPLmineral e do Grupo de Trabalho para Arranjos Produtivos Locais - GTP APL/MDIC. Atualmente estão cadastrados na base de dados do Governo Federal 88 APLs de Base Mineral.

Page 17: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

Eventos e Fórum de Apoio ao Desenvolvimento dos APLs de Base Mineral: Seminários Nacionais de APL de Base Mineral Encontros da RedeAPLmineral Conferências Brasileiras de APL Convênios de Cooperação Técnica entre SGM/MME e Entidades Nacionais e Estaduais dos

Segmentos Priorizados: ANICER, IBGM Sindusgesso. SESI/Dpto. Nacional SINDIROCHAS/ES (2015). Prêmio Melhores Práticas em APLs de Base Mineral Portal da RedeAPLmineral. www.redeaplmineral.org.br e integração com o Observatório

Brasileiro de APL; Elaboração, publicação e divulgação de informações técnicas em parceria com CETEM e disponíveis no sítio do MME. www.mmegov.br

Apoio ao desenvolvimento tecnológico e inovação e sua transferência e difusão de informação e conhecimento para as empresas de mineração organizadas em APL, com incentivo da RedeAPLmineral (MME/MCTI/GTP APL/MDIC), dentre outras ações.

Cont.

Page 18: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

PPA 2016 – 2019 / Programa 2041Objetivo 0481 - Promover o desenvolvimento da pequena e média mineração por meio de ações de extensionismo mineral, formalização, cooperativismo e arranjos produtivos locais.Meta 043T - Elaborar e implantar o programa de apoio ao desenvolvimento sustentável de Arranjos Produtivos Locais - APLs de Base Mineral SGM/MMEIniciativa: 04SH - Realização do planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável de 4 APLs de Base Mineral pela aplicação da metodologia de processos prospectivos.Obs.: Já estamos em negociação com o APL de R.O. de Cachoeiro de Itapemirim/ES.Parceria e Cooperação do DTTM/SGM na criação do Núcleo de Apoio à Pesquisa de Planejamento de Longo Prazo (NAPLP), Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, bem como de capacitação e qualificação do quadro do DTTM.

Cont

Page 19: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

A adoção de um Programa de Planejamento Estratégico de Longo Prazo, por meio do Processo Prospectivo, que possa contemplar os APLs de base mineral em todo o território utilizando a metodologia, tendo o mérito de promover o desenvolvimento regional a partir do território em que está localizado o APL. Esse processo implica em conscientização para mobilização, participação e apropriação pelos diversos atores envolvidos no processo.

Conclusão

Page 20: Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.

Grato pela Atenção

[email protected]