Aula 04 (Tabulação)

4
Prof. Me. Ari Jr. 1

description

Aula 04 (Tabulação)

Transcript of Aula 04 (Tabulação)

Page 1: Aula 04 (Tabulação)

Prof. Me. Ari Jr.

1

Page 2: Aula 04 (Tabulação)

TABULAÇÃO

Introdução:Feita a coleta e a crítica dos dados, com a respectiva

apuração, devemos efetuar a apresentação desses dados, o que é feito normalmente através de tabelas ou gráficos. Trataremos inicialmente das tabelas, e, um postulado básico que se deve obedecer é que: "Uma tabela deve propiciar um máximo de esclarecimentos com um mínimo de espaço e tempo."

Estruturação:No Brasil as regras para construção de tabelas e

gráficos são regidas pelo IBGE. Uma tabela é constituída de título, cabeçalho, corpo, coluna indicadora e rodapé. No cabeçalho devemos ter as informações sobre o que está apresentado na tabela (o que, onde e quando...). No corpo da tabela temos as células, onde estarão os dados representativos do fenômeno estudado. No rodapé, recomenda-se que se coloque a fonte das informações. Consta ainda da norma específica que as tabelas não sejam fechadas nas extremidades (esquerda e direita).

Exemplo: Tabela 1

No corpo de uma tabela , que é representado por uma série de colunas e subcolunas, estão colocados os dados apurados. O corpo pode ser dos tipos: Entrada Simples; Dupla Entrada (contingência) e de Múltipla Entrada.

No rodapé da tabela devemos colocar as legendas e convenções usadas, fornecer a fonte dos dados, de modo a dar maior autenticidade à tabela e, se necessário, as observações que se fizerem necessárias.

Exemplos: Entrada Simples

Entrada Dupla

Observação:De acordo com a deliberação 886, da fundação IBGE,

nas casas ou células de uma tabela valem as convenções: Um traço horizontal ( - ) quando o valor do dado for zero.

Três pontos ( ... ) quando não temos os dados.

Um ponto de interrogação(?) quando temos dúvida quanto à exatidão de determinado valor.

Zero (0) quando o valor é muito pequeno para ser expresso pela unidade utilizada.

Séries Estatísticas:Denominamos série estatística a toda tabela que

apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos, em função da época, do local ou da espécie dos dados.

Disso, podemos concluir que as variáveis: tempo, local e espécie são os componentes fundamentais de tais séries, e elas poderão ser denominadas: Históricas, Geográficas ou Específicas, respectivamente, dependento do elemento variável.

Série Histórica, Cronológica , Temporal ou Marcha .. A variável é o tempo.

SérieGeográfica, Espacial, Territorial ou de localização. ..A variável é o local.

Série Específica , Qualitativa ou Categórica .. A variável é o fato ou categoria, permanecendo fixos o local e o tempo.

Séries Mistas ou Conjugadas. São composições de duas ou mais das anteriores.

Exemplo: Classificar as séries estatísticas, representadas pelas tabelas seguintes:

Série ________________________________.

Série ________________________________.

2

Corpo

Título

Rodapé

Coluna Indicadora

Cabeçalho

Coluna Indicadora

Page 3: Aula 04 (Tabulação)

Série ________________________________.

Série ________________________________.

EXERCÍCIOS

Exercício 1De acordo com o IBGE (1988), em 1986 ocorreram, em acidentes de trânsito, 27306 casos de vítimas fatais, assim distribuídos: 11712 pedestres, 7116 passageiros e 8478 condutores. Faça uma tabela para apresentar esses dados.

Exercício 2De acordo com o Ministério dos transportes, em 1998, o tamanho das malhas de transporte no Brasil e, assim distribuído: 320480 km de Rodovias (estradas municipais não estão incluídas), 29700 km de Ferrovias (inclui as linhas de trens urbanos) e 40000 km de Hidrovias (desse total, apenas 8000 km estão sendo usados de fato). Faça uma tabela para apresentar esses dados.

Exercício 3De acordo com Ministério da Educação a quantidade e alunos matriculados no ensino Fundamental no Brasil nos de 1990 a 1996 em milhares de alunos, são: 19.720 – 20.567 – 21.473 – 21.887 – 20.598 – 22.473 – 23.564. Faça uma tabela para apresentar esses dados.

Exercício 4Estabelecimentos de ensino da região norte do Brasil em 1982. A região norte subdivide-se em: Rondonia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá e possuem um total de 29, 13, 78, 4, 10 e 9 estabelecimentos de ensino, respectivamente, segundo o MEC. Faça uma tabela para apresentar esses dados.

Exercício 5De acordo com o IBGE (1988), a distribuição dos suicídios ocorridos no Brasil em 1986, segundo a causa atribuída, foi a seguinte: 263 por alcoolismo, 198 por dificuldade financeira, 700 por doença mental, 189 por outro tipo de doença, 416 por desilusão amorosa e 217 por outras causas. Apresente essa distribuição em uma tabela.

Exercício 6Muitos sistemas escolares fornecem o acesso a Internet para seus estudantes hoje em dia. Desde 1996, o acesso à Internet foi facilitado a 21.733 escolas elementares, 7.286 escolas do nível médio e 10.682 escolas de nível superior (Statistical Abstract of United States, 1997). Existe nos Estados Unidos um total de 51.745 escolas elementares, 14.012 escolas do nível médio e 17.229 escolas do nível superior. Faça uma tabela para apresentar esses dados.

Exercício 7A chance de uma campanha publicitária atingir sucesso a ponto de ser comentada nas ruas e até incorporada ao vocabulário da população é muito baixa. De acordo com estudos essa probabilidade se altera de acordo com o meio de comunicação utilizado. Numa amostra de 30.000 campanhas publicitárias de Rádio (8mil), TV (10mil) e Rádio+TV (12mil), verificou-se que, das 2800 que atingiram tal sucesso, 1200 foram veiculadas no rádio e na TV e 500 apenas no rádio. Apresente esses dados em uma tabela.

Exercício 8: Classifique as series dos exercicios 1 ate 5.

3