BIÓPSIA

2
Biopsia iópsia é um procedimento simples, fiável, de ampla aplicabilida e fácil execução. É realizado rotineiramente e consiste na oção de tecidos para posterior estudo anatomo-patológico . Os cos de realizá-la são mínimos e superam, em muito, as sequências de um diagnóstico erróneo ou inadequado. ndicado para o diagnostico de vários tipos de doenças, desde as s inofensivas, até as mais complicadas, como neoplasias. Porém, oria dos resultados finais são compatíveis com patologias ples. Assim, nem sempre a solicitação de uma biopsia estará acionada com diagnósticos mais preocupantes. a a execução de uma biopsia é fundamental a selecção do local opriado, tendo em vista que as características histológicas pod iar em lesões não uniformes. biopsias podem ser classificadas de acordo com fragmento removi

description

biopsia

Transcript of BIÓPSIA

Leses Bucais - Exames Complementares - Bipsia

Parte superior do formulrio

Parte inferior do formulrio

BiopsiaA bipsia um procedimento simples, fivel, de ampla aplicabilidade e de fcil execuo. realizado rotineiramente e consiste na remoo de tecidos para posterior estudo anatomo-patolgico. Os riscos de realiz-la so mnimos e superam, em muito, as consequncias de um diagnstico errneo ou inadequado.

indicado para o diagnostico de vrios tipos de doenas, desde as mais inofensivas, at as mais complicadas, como neoplasias. Porm, a maioria dos resultados finais so compatveis com patologias simples. Assim, nem sempre a solicitao de uma biopsia estar relacionada com diagnsticos mais preocupantes.

Para a execuo de uma biopsia fundamental a seleco do local apropriado, tendo em vista que as caractersticas histolgicas podem variar em leses no uniformes.

As biopsias podem ser classificadas de acordo com fragmento removido em:

Excisionais: quando h remoo completa da leso

Incisionais: quando apenas parte da leso removida.

O material deve ser conservado em soluo de formol a 10%, em frasco previamente identificado, com os dados do paciente e enviado a um laboratrio especializado. O resultado emitido em forma de relatrio denominado histopatolgico, onde constam caractersticas macroscpicas e aspectos histolgicos sugerindo ou indicando em muitos casos um diagnstico seguro e definitivo.

Geralmente, o tempo necessrio entre a remoo da leso e o diagnstico do Patologista de 5 a 10 dias. Todavia, existem leses de difcil diagnstico e outras situaes (bipsia do osso) nas quais o resultado pode ser um pouco mais demorado.

De posse do resultado, o profissional tem condies de fornecer um diagnstico final ou solicitar outros exames complementares que considerar necessrios.