Boletim das Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil

8
distribuição gratuita / a biblioteca on- line: www.bibliotecas.cm- arganil.pt ABRIL 2013 ANO XVII NÚMERO 4 B B O O L L E E T T I I M M Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

description

Boletim de atividades das Bibliotecas

Transcript of Boletim das Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil

Page 1: Boletim das Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil

distribuição gratuita / a biblioteca on-line: www.bibliotecas.cm-arganil.pt

ABRIL 2013 ANO XVII NÚMERO 4

BB OO LL EE TT II MM BBiibblliiootteeccaa MMuunniicciippaall ddee AArrggaanniill -- MMiigguueell TToorrggaa

BBiibblliiootteeccaa AAllbbeerrttoo MMaarrttiinnss ddee CCaarrvvaallhhoo

Page 2: Boletim das Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil

FINAL DO CONCURSO DE LEITURA “Lê melhor quem Lê mais”

Decorreu no dia 13 de março, a final do concurso de Leitura "Lê Lê Lê Lê melhor quem Lê maismelhor quem Lê maismelhor quem Lê maismelhor quem Lê mais". Um concurso dirigido aos alunos que frequentam o 4º ano do ensino básico e este ano com 10 finalistas das escolas de Arganil, Côja, Pombeiro da beira, S. Martinho da Cortiça, Folques, Sarzedo e Pomares. O concurso de Leitura "Lê melhor quem Lê mais" é um concurso de leitura expressiva que pretende avaliar a competência de saber ler bem e ainda transformar essa leitura num ato de prazer para quem ouve ler. O concurso decorreu em duas eliminatórias e uma final sendo que a

primeira eliminatória foi feita em sala de aula e da responsabilidade dos professores da turma. Passaram à eliminatória seguinte os três melhor classificados de cada turma. A segunda eliminatória realizada na Biblioteca da Escola, teve como júri três elementos em que dois foram técnicos das Bibliotecas Públicas e um nomeado pelo Professor responsável da Biblioteca da Escola que os candidatos frequentam. Passou à final o melhor classificado de cada turma.

À semelhança das eliminatórias anteriores, a final do concurso decorreu em duas provas. Primeiro, o aluno leu a leitura preparadaleitura preparadaleitura preparadaleitura preparada, com um texto da

sua escolha e de seguida a leitura “surpresa”leitura “surpresa”leitura “surpresa”leitura “surpresa”, que lhe foi entregue no momento. O livro selecionado para a grande final do concurso de leitura foi o livro de Irene Lisboa “Queres ouvir? Eu contoQueres ouvir? Eu contoQueres ouvir? Eu contoQueres ouvir? Eu conto” editado pela Presença (3ª edição).

Para a difícil tarefa de pontuar as diferentes leituras tivemos como júri da final do concurso a Dra. Ana Cabral - Coordenadora Interconcelhia da Rede de bibliotecas escolares, a Dra. Catarina Macedo - representante da DGLAB, Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Dra. Margarida Fróis, bibliotecária e coordenadora das bibliotecas Públicas do concelho de Arganil, a Dra. Eulália Nunes, professora bibliotecária e o Dr. Kewin Berardo, representante da Associação de Pais. Gostaríamos de felicitar todos os concorrentes que participaram no concurso e agradecer o empenho e dedicação dos professores bem como a presença dos convidados que participaram nas diferentes eliminatórias. Os premiados foram: 1º Lugar - Soraia MarquesSoraia MarquesSoraia MarquesSoraia Marques - 1º CEB de S. Martinho da Cortiça 2º Lugar - Catarina AndréCatarina AndréCatarina AndréCatarina André - 1º CEB de Arganil 3º Lugar - Leonor TavaresLeonor TavaresLeonor TavaresLeonor Tavares - 1º CEB de Arganil A Senhora Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de ArganilSenhora Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de ArganilSenhora Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de ArganilSenhora Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Arganil entregou os prémios que como não podia deixar de ser foram constituídos por livros. A Dra. ADra. ADra. ADra. Ana Cabralna Cabralna Cabralna Cabral presenteou o público com a leitura da história "Pedro, Pedro, Pedro, Pedro, o avô e o maro avô e o maro avô e o maro avô e o mar" do livro Contos de Agosto de Natércia Rocha.

1

Page 3: Boletim das Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil

XX FEIRA DO LIVRO 2013 Livreiros

A Câmara Municipal de Arganil através da Biblioteca Municipal Miguel Torga organizou a XX Feira do Livro de Arganil que decorreu de 3 a 6 de Abril. Com um programa muito rico e diversificado pensado para todos os grupos etários desde as crianças aos idosos, a Feira atraiu muitos visitantes.

Instalada no novo espaço multiusos da Cerâmica Arganilense a Feira teve a colaboração de 3 livreiros: Sílvio Passos, Júlio Pereira e a Argomagazine desta vila, que representavam muitas editoras e que expuseram ali milhares de livros.

Para além destes milhares de livros, estiveram à responsabilidade da Autarquia / Biblioteca Municipal 2554 livros enviados pelas distribuidoras: Leya, Porto Editora, Dinalivro, Gato na Lua, José de Almeida Gomes. Através destas distribuidoras os visitantes puderam comprar livros das grandes e pequenas editoras portuguesas a preços muito baixos. Livros de qualidade, muito baratos que quem foi à feira aproveitou.

Apresentação de Livros e ConferênciaApresentação de Livros e ConferênciaApresentação de Livros e ConferênciaApresentação de Livros e Conferência Com a presença do Senhor Presidente da

Câmara Municipal, Ricardo Pereira Alves assistimos na tarde do primeiro dia da feira à conferência proferida pelo Prof. Sousa Lara “A GLOBALIZAÇÃO, O

SÉCULO XXI E O FUTURO DA CRISE”, que contou também com a colaboração do nosso conterrâneo Dr. José Antunes Fernandes, natural deste concelho e co-autor no livro “Caos urbano” também ali apresentado. Uma intervenção muito interessante que a capacidade intelectual do conferencista conseguiu adaptar ao público presente onde estava uma turma de jovens que frequentam o 9º ano, transformando um tema que poderia ser considerado pesado em momentos muito interessantes, que os jovens seguiram com muita atenção.

Quando um fenómeno disruptivo abala a ordem social, seja ele de origem natural ou humana, e o sistema não tem capacidade para o resolver de forma autónoma, encontramo-nos perante um cenário de crise, tipicamente gerador de estados de turbulência, instabilidade e imprevisibilidade. Em zonas densamente povoadas, nomeadamente nas cidades, o impacto de uma crise torna-se proporcionalmente avassalador, com os seus efeitos a fazerem-se sentir na população sob a forma de ansiedade, medo e irracionalidade.

António de Sousa Lara

À noite o lançamento do livro de Francisco Ceia, “JOGO DE JANELAS” apresentado pela Bibliotecária Margarida Fróis, animou o serão. Francisco Ceia ator e músico trouxe para além do livro, a sua viola e assim esteve também presente a música.

O escritor leva-nos, através das palavras e do seu encadeado, a viver momentos de um povo em guerra, na miséria humana que este cenário sempre provoca. No entanto, por detrás deste cenário há muito mais. As ligações a outros espaços e a outros momentos estão lá. As referências para o mundo de hoje e para tantos acontecimentos que marcaram e marcam o mundo e as sociedades que nele habitam estão lá. É pois numa linguagem profundamente metafórica que este jogo de palavras abre novas

janelas, que permitem sair do espaço pré determinado e criar outros quadros que o leitor vai construindo através das palavras que o escritor nos deixa.

Margarida Fróis

2

Page 4: Boletim das Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil

XX FEIRA DO LIVRO 2013 Programa SOBE - Animação

O segundo dia foi dedicado ao Programa SOBEPrograma SOBEPrograma SOBEPrograma SOBE, uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e Direção-geral de Saúde com o Agrupamento de Escolas de Arganil, que tem por objetivo chamar a atenção para os problemas da saúde oral.

O Dr. Mário Rui Araújo oriundo deste concelho e o ilustrador Nuno Bettencourt, animaram durante o dia várias sessões para crianças.

Sessão dirigida aos PaisSessão dirigida aos PaisSessão dirigida aos PaisSessão dirigida aos Pais À noite a sessão foi para os pais e público em geral. A mesa constituída pela Senhora Vereadora da Cultura, Dr. Avelino Pedroso, Professora Maria da Graça Lopes que representava o Agrupamento de Escolas de Arganil, a Coordenadora Interconcelhia das BE Ana Cabral e o membro e gestor de projeto da Equipa de Saúde Oral da DGS Dr. Mário Rui Araújo. Participaram nesta sessão a Enf. Rosa Afonso e a Prof. Bibliotecária Maria João Cavaleiro, que apresentaram o trabalho já realizado nas Bibliotecas Escolares. A Bibliotecária Municipal Margarida Fróis falou do trabalho que a Biblioteca Municipal vai iniciar nas Bibliotecas Escolares durante o 3º período e que dará continuidade ao já iniciado.

3

Page 5: Boletim das Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil

XX FEIRA DO LIVRO 2013 Animação da Leitura

José Fanha e Nygel Filho animaram várias sessões de leitura que alunos do 2º e 3º ciclo, secundário e professores muito apreciaram.

À tarde a mesa redonda sobre a “Leitura ao longo da vida: caminhos a percorrer” contou com a presença de vários professores que vieram ouvir José Fanha e a Dra. Leonarda Tavares nomes sobejamente conhecidos no mundo literário. A mesa foi moderada pela Coordenadora Interconcelhia para as Bibliotecas Escolares, Ana Cabral. Um momento muito bom no programa da Feira do Livro.

À noite assistimos à apresentação do livro “Poesia de José Fanha” feita pelo Prof. Nuno Teixeira. De novo um momento cultural de muita qualidade.

4

Page 6: Boletim das Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil

XX FEIRA DO LIVRO 2013 Conferência sobre Irene de Vasconcelos

No último dia a referência para uma ilustre desconhecida arganilense Irene Vasconcelos numa comunicação brilhante da Doutora Isabel Baltazar “Lembrar Irene Vasconcelos”

Irene dos Anjos Brito de Vasconcelos nasceu em Arganil no dia 26 de Maio de 1886. Era filha do professor Alexandre Freire de Castro e Vasconcelos e de D. Camila de Campos Frias e Brito. Irene de Vasconcelos fez o liceu em Coimbra. Em 1915 ingressou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na qual se formaria em 1919, com alta classificação. Doutorou-se na Universidade de Paris em 1925 com a tese “L’inspiration Dantesque dans l’Arte Romantique Française” Uma vez instalada em Paris, e à margem da actividade propriamente escolar, Irene de Vasconcelos não demora a impor o seu nome através da colaboração que deu a jornais como: Diário de Lisboa (Lisboa), El

Mundo (Havana, La Nación (Madrid). Escreveu crónicas acerca da Sociedade das Nações, tendo assistido às conferências internacionais promovidas por este organismo entre 1923 – 1932, em Londres, Haia, Madrid, Colónia, entre outras. A inteligência, espírito de iniciativa e capacidade de trabalho de Irene de Vasconcelos atraíram a atenção do próprio meio universitário francês. Assim é que, o conhecido professor de Língua Portuguesa, Prof. Le Gentil não hesita em convidá-la para leitora da sua cadeira. Publicou “Giotto et les Figures Allégoriques des Vertus et des Vices”, para além de muitos artigos em jornais sobre a Europa, onde revela o seu europeísmo, tão actual e com ideias para o futuro da Europa. Tem nome de rua em Arganil ao Sobreiral: Rua Professora Doutora Irene de VasconcelosTem nome de rua em Arganil ao Sobreiral: Rua Professora Doutora Irene de VasconcelosTem nome de rua em Arganil ao Sobreiral: Rua Professora Doutora Irene de VasconcelosTem nome de rua em Arganil ao Sobreiral: Rua Professora Doutora Irene de Vasconcelos

Isabel Baltazar

Concerto de Encerramento

Encerrou a XX Feira do Livro de Arganil um magnífico concerto de piano pelo pianista Arganilense Miguel Neves acompanhado com a leitura de um poema de Florbela Espanca feita pelo Eng. Eduardo Gonçalves. A Senhora Vereadora da Cultura, A Senhora Vereadora da Cultura, A Senhora Vereadora da Cultura, A Senhora Vereadora da Cultura, Paula DinisPaula DinisPaula DinisPaula Dinis que esteve presente em

todos os momentos culturais ao longo dos vários dias, encerrou a Feira agradecendo a presença de todos os que nela participaram e referindo o facto de este ano ela se ter realizado no novo espaço cultural de Arganil.

5

Page 7: Boletim das Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil

XX FEIRA DO LIVRO 2013 Animação da Leitura para os mais novos

O programa de animação da Feira foi cumprido na íntegra proporcionando momentos muito agradáveis a quem a eles assistiu. Integrada na Semana da Leitura que o Agrupamento de Escolas de Arganil organizou, a Feira contou com a presença de vários escritores que se encontraram com crianças, jovens

e adultos.

As escritoras Manuela Ribeiro e Palmira Martins, a contadora de histórias Dolores Tavares, animaram as sessões para as crianças do 1º ciclo que de todas as escolas do concelho visitaram a feira.

Também as crianças do Pré-escolar e as que frequentam a Casa da Criança vieram à Feira e participaram em atividades de animação da leitura com as Técnicas de Animação das Bibliotecas Públicas do concelho de Arganil.

LANÇAMENTO DO LIVRO “Maria Teresinha Tavares – Peregrina de Mil Sonhos”

No Dia Mundial da Poesia o Auditório da Biblioteca Municipal encheu-se para assistir ao lançamento do livro de Maria Leonarda Tavares “Maria Teresinha Tavares – Peregrina de mil sonhos”. Foi um serão muito agradável que se iniciou com a passagem de um vídeo produzido em Moçambique por um grupo de mulheres, agradecidas pela ajuda que Maria Teresinha Tavares lhes deu enquanto membro do Movimento Graal. A Senhora Vereadora da Cultura saudou os presentes e deu inicio à cerimónia. A apresentação da obra foi feita pela Dra. Natália Cruz que falou do percurso humanístico da Biografada e felicitou a autora pelo trabalho realizado enaltecendo as suas qualidades como escritora. A Prof. Graça Moniz fez a leitura do poema da autoria de Manuela Afonso, que podemos ler logo no início da obra. Seguiu-se a intervenção da Biografada que falou do seu percurso como cidadã do mundo e nos transmitiu de uma forma deveras interessante os sonhos e as crenças que a levaram a percorrer muitos países e vários continentes auxiliando gente que precisava de amor, mas também de quem a respeitasse.

No início da cerimónia, foram distribuídos pela assistência pequenos trechos do livro apresentado, pedindo-se a sua leitura em voz alta. Assim foi, constituindo um momento de interação com o numeroso público presente. A autora explicou porque escreveu este livro e como a vida da irmã era para ela um mistério até que, numa feliz coincidência vislumbrou o que foi e o que é essa vida, chegando á conclusão que a deveria divulgar prestando assim também um tributo a uma mulher que é sua irmã, mas é acima de tudo uma cidadã do mundo empenhada em fazer bem ao próximo. O Senhor Presidente da Câmara encerrou a sessão dizendo do seu gosto em ter estado presente neste evento que a Câmara Municipal de Arganil através da Biblioteca Municipal acolheu e organizou. Realçou a qualidade da escritora e a forma como tem contribuído com os seus livros para o aumento e enriquecimento do património concelhio.

6

Page 8: Boletim das Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil

DESTAQUES SSSSOOOOBBBBEEEE NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ATRAVÉS DA BIBLIOTECA PÚBLICA

Durante o mês de abrilDurante o mês de abrilDurante o mês de abrilDurante o mês de abril

“Os amigos trazem livros para te ajudar na saúde oral”“Os amigos trazem livros para te ajudar na saúde oral”“Os amigos trazem livros para te ajudar na saúde oral”“Os amigos trazem livros para te ajudar na saúde oral” é a atividade que as técnicas de animação da Biblioteca Municipal vão desenvolver, durante o mês de Abril, nas Bibliotecas das Escolas do 1º ciclo dando seguimento ao trabalho desenvolvido no âmbito do SOBE – saúde oral e bibliotecas escolares. Nas diversas sessões as técnicas de animação vão levar livros relacionados

com a temática e vão, através das histórias, mas também de livros mais científicos reforçar a ligação entre a leitura e a saúde oral que poderemos sintetizar na mensagem que levamos às crianças: O que é que a saúde oral tem a ver com saber ler bem e gostar de ler?O que é que a saúde oral tem a ver com saber ler bem e gostar de ler?O que é que a saúde oral tem a ver com saber ler bem e gostar de ler?O que é que a saúde oral tem a ver com saber ler bem e gostar de ler?

Muitas coisas:Muitas coisas:Muitas coisas:Muitas coisas: Se souberes ler bem e gostares de leSe souberes ler bem e gostares de leSe souberes ler bem e gostares de leSe souberes ler bem e gostares de ler tens mais oportunidade de saber o que deves fazer para manter r tens mais oportunidade de saber o que deves fazer para manter r tens mais oportunidade de saber o que deves fazer para manter r tens mais oportunidade de saber o que deves fazer para manter a saúde dos teus dentes.a saúde dos teus dentes.a saúde dos teus dentes.a saúde dos teus dentes. Se souberes ler bem e gostares de ler tens mais oportunidade de teres mais sucesso escolar e tendo Se souberes ler bem e gostares de ler tens mais oportunidade de teres mais sucesso escolar e tendo Se souberes ler bem e gostares de ler tens mais oportunidade de teres mais sucesso escolar e tendo Se souberes ler bem e gostares de ler tens mais oportunidade de teres mais sucesso escolar e tendo maior sucesso escolar tens mais possibilidades de arranjares um trabmaior sucesso escolar tens mais possibilidades de arranjares um trabmaior sucesso escolar tens mais possibilidades de arranjares um trabmaior sucesso escolar tens mais possibilidades de arranjares um trabalho mais bem remunerado.alho mais bem remunerado.alho mais bem remunerado.alho mais bem remunerado. Tendo um emprego melhor remunerado poderás consultar bons dentistas e teres uns dentes mais Tendo um emprego melhor remunerado poderás consultar bons dentistas e teres uns dentes mais Tendo um emprego melhor remunerado poderás consultar bons dentistas e teres uns dentes mais Tendo um emprego melhor remunerado poderás consultar bons dentistas e teres uns dentes mais bonitos e saudáveis.bonitos e saudáveis.bonitos e saudáveis.bonitos e saudáveis. Como vês são muitas as razõComo vês são muitas as razõComo vês são muitas as razõComo vês são muitas as razões para que aprendas a ler bem e a desenvolveres o gosto pela leitura.es para que aprendas a ler bem e a desenvolveres o gosto pela leitura.es para que aprendas a ler bem e a desenvolveres o gosto pela leitura.es para que aprendas a ler bem e a desenvolveres o gosto pela leitura.

Lê porque ler dá pLê porque ler dá pLê porque ler dá pLê porque ler dá prazer e saber!razer e saber!razer e saber!razer e saber!

Dia Mundial do LivroDia Mundial do LivroDia Mundial do LivroDia Mundial do Livro nas Bibliotecas Públicasnas Bibliotecas Públicasnas Bibliotecas Públicasnas Bibliotecas Públicas

A Biblioteca Municipal de ArganilBiblioteca Municipal de ArganilBiblioteca Municipal de ArganilBiblioteca Municipal de Arganil vai festejar o Dia Mundial do Livro com o espetáculo adVERSUSadVERSUSadVERSUSadVERSUS, pela ANDANTE Associação Artística, no dia 23 de Abril

pelas 21H30, no Auditório da Biblioteca. Como dizem os autores Cristina Paiva e Fernando Ladeiras: “O adVERSUS é um concentrado de sonhos que contém substâncias activas com efeitos imediatos na forma de olharmos o mundo à nossa volta. Há quem diga que a nossa sociedade está doente. E se lhe administrarmos uma boa dose de poesia? O adVERSUS é isso mesmo. O prazer de dizer o mundo com as palavras dos poetas”.

Não percam!Não percam!Não percam!Não percam!

Na Biblioteca Alberto Martins de CarvalhoBiblioteca Alberto Martins de CarvalhoBiblioteca Alberto Martins de CarvalhoBiblioteca Alberto Martins de Carvalho estará patente a exposição “Das Pinturas Rupestres à “Das Pinturas Rupestres à “Das Pinturas Rupestres à “Das Pinturas Rupestres à Internet”Internet”Internet”Internet” que pretende fazer o percurso do livro e das Bibliotecas através dos tempos. Exposição em 8 cartazes da responsabilidade da Biblioteca Municipal de Arganil.

SERVIÇOS NA BMMT e BAMC CONTACTOS: FICHA TÉCNICA fotocópias; Biblioteca Municipal Miguel Torga EDIÇÃO: Câmara Municipal de Arganil acesso gratuito à internet; Av. das Forças Armadas - 3300-011 Arganil DIRECTOR: Presidente CMA, Ricardo Pereira Alves utilização de computadores para trabalhos; Tel.: 235200135 Fax: 235200136 COORDENAÇÃO: Margarida Fróis impressão de documentos; www.bibliotecas.cm-arganil.pt TEXTOS DE: Margarida Fróis, Miriella de Vocht, Rita Cunha ECDL - Centro de competências; [email protected] e Anabela Borges centro virtual de informação nacional e europeia. Horário: 2ª a 6ª: 9h00 – 18h30 DESIGN: Alexandra Novais Acesso gratuito à Internet sem fios Sábados: 09h30 – 13h00 IMPRESSÃO: Biblioteca Municipal de Arganil digitalizações gratuitas Biblioteca Alberto Martins de Carvalho R. Comendador Eduardo Francisco Filipe

3305-124 Coja Telefone: 235 729 489 [email protected] Horário: 2ª a 6ª: 9h00 – 18h00