CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE...

22
CÂMARA DE 2 VALORES IMOBILIÁRIOS DO ESTADO DE GOLAS IW Localização \ -> ,--- \ - 1 Ii 4 \ re 4- 4 \ \ \ \ - \\(/\ \ \ \\ CLIflÊ \\ -- "BOA\\ -' ///'.

Transcript of CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE...

Page 1: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

CÂMARA DE 2VALORES IMOBILIÁRIOSDO ESTADO DE GOLAS

IWLocalização

\ ->

,--- \ - 1

Ii

4

\re

4- 4\ \ \ \

-\\(/\ \ \

\\CLIflÊ

\\

--

"BOA\\ -'///'.

Page 2: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

CAMARA DE 3VALORES IMOBILIARI OSDO ESTADO DE GOIÁS

ÍNDICE / ROTEIRO

1-METODOLOGIAConceitosMétodosDocumentaçãoValidade

2-CARACTERIZAÇÃO DO OBJETOContexto Físico GeográficoContexto UrbanoContexto Sócio EconômicoDescriçãoEspecificações

3-ELEMENTOS DE CÁLCULOSFatoresIndicesDeterminação de ValoresElementos EstatísticosPesquisa

4-AVALIAÇÃO

5-CONCLUSÃO

6- ANEXOS - MAPAS / FOTOS / OUTROS

DIAGNÓSTICO DE MERCADO - IMÓVEIS SIMILARES / CONCORRENTES

Nível de Oferta Nível de Demanda Absorção Desempenho Atual do- Mercado

Alto Alto Rápida - Aquecido

Médio/Alto Médio/Alto Normal/Rápida - Normal/Aquecido

X Médio Médio Normal Normal

X Médio/Baixo X Médio/Baixo X Normal/Difícil X Normal/Recessivo

Baixo X Baixo X Difícil X Recessivo

Page 3: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

CÂMARA 05 4VAlORES MOBILIÁRIOSDO ESTADO 0€ CIOIÁS

1 - METODOLOGIA

O método adotado é O MÉTODO COMPARATIVO DEDADOS DE MERCADO, MÉTODO EVOLUTIVO, MÉTODO DARENDA, tais como definidos pelo Instituto Brasileiro de avaliações ePerícias - IBAPE, de acordo com os procedimentos gerais da Normade Avaliação de Bens - NBR 14653-1:2001 e as especificas daParte 2 - NBR 14653. para imóveis urbanos, glebas urbanizáveis eservidões urbanas.

1.1 - CONCEITOS - VALOR E PREÇO

O American Institute of Real Estale Appraisers e aSoclety for Real Estale Appraisers, na literatura do IBAPE, definemo seguinte conceito sobre valor.

"...o preço mais alto que uma propriedade alcançarianum mercado aberto e competitivo ... e assumido que o preço nãoseria afetado por estímulos indevidos."

Distinção - valor e preço:Valor é o que um imóvel vale efetivamente,

considerando-se o mercado numa situação temporal definida.Preço é o que realmente é pago pelo imóvel. Este pode

ser maior ou menor que o valor.Assim uma avaliação objetiva definir o valor do imóvel,

nem Sempre seu preço.

1.2 - CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS

Classificam-se em dois grupos - diretos e indiretos,podendo ser conjugados.

Os diretos subclassiflcam-se em:

- Comparativo de Dados de Mercado:- Custo de Reprodução.

1.3 - MÉTODO COMPARATIVO DE DADOS DEMERCADO

"0 que define o valor através da comparação comdados de mercado assemelhados quanto ás característicasintrínsecas e extrínsecas. As características e os atributos dosdados pesquisados que exercem influência na formação do valor,devem ser ponderados por homogeneização ou por inferênciaestatística, respeitados os níveis de fundamentação e precisãodefinidos nesta Norma.

É condição fundamental para aplicação deste método aexistência de um conjunto de dados que possa ser tomado,estatisticamente, corno amostra do mercado imobiliário."

O fator de comercialização seja levado em conta,admitindo-se que pode ser maior ou menor do que a unidade, emfunção da conjuntura do mercado, na época da avaliação.

1.5. ESPECIFICAÇÃO DA AVALIAÇÃO

Está em razão direta das informações que possam sercaptadas no mercado, independendo unicamente da vontade doprofissional avaliador ou do cliente.

A definição, pelo contratante, do grau defundamentação desejado objetiva alcançar um nível ideal nemsempre passível de ser atingido.

O grau de precisão depende exclusivamente dascaracterísticas do mercado e da amostra coletado, não sendopassível de fixação "a priori'.

Portanto, o presente trabalho é classificado, em seufinal, como Grau 1, II, III ou Parecer Técnico quanto àfundamentação e quanto à precisão, conforme pontuação ditadapela NBR 14653-2:2004.

1.6 - DOCUMENTAÇÃO DO IMÓVEL E PREMISSAS

Documentação fornecida pelo solicitante.Preliminarmente, considerou-se, para efeito de avaliação, os benscomo livres de hipotecas, arrestos, usufrutos, penhores e quaisquerónus ou problemas que impeçam sua utilização ou livrecomercialização.

A documentação fornecida é, portanto, consideradacorno boa, válida, legitima e correspondendo à atual situação doimóvel, não tendo sido efetuadas análises jurídicas ou medições decampo, Sendo tomada de boa fé como correta. Os documentos nãosão analisados juridicamente mas somente no âmbito concernenteaos aspectos mercadológicos dos imóveis.

Não fazem parte do âmbito do presente trabalho osestudos e análises estruturais das edificações, ambientais, deequipamentos e Instalações pertinentes ao imóvel, que foramconsiderados e presumidos corno estando em perfeito estado efuncionamento.

1.7 - DEFINIÇÃO DO VALOR ESTABELECIDO

Valor de Mercado"É o preço que uma propriedade terá, se exposta à

venda em mercado aberto, com um comprador e um vendedor.desejosos e interessados, ambas as partes plenamente informadasdas condições pertinentes e nenhuma estando sob necessidadeindevida ou constrangimento para agir."

1.8. VALOR DE LIQUIDAÇÃO FORÇADA

1,4 - MÉTODO COMPARATIVO DO CUSTO DEREPRODUÇÃO DE BENFEITORIAS

"Aquele que apropria o valor da benfeitoria, através dareprodução dos custos de seus componentes. A composição doscustos é feita com base em orçamento detalhado ou sumário, emfunção do rigor do trabalho avaliatõno. Devem ser justificados equantificados as efeitos do desgaste fisico e/ou do obsoletismofuncional das benfeitorias."

Método complementar ao comparativo, em terrenoscom benfeitorias, onde o terreno é calculado pelo método anterior eas benfeitorias por esta metodologia. Em seguida, os dois valoressão somados, aplicando-se sobre eles o terceiro componente,chamado fator de comercialização.

A composição do valor total do imóvel avaliando podeser obtida através da conjugação de métodos, a partir do valor doterreno, considerados o custo de reprodução das benfeitoriasdevidamente depreciado e o fator de comercialização, ou seja:

VI (VT+VB),FC.onde:V - Valor do Imóvel;VT - Valor do Terreno;'18- Valor da Benfeitoria;FC - Fator de Comercialização. A aplicação do métodoevolutivo exige que:

O valor do terreno seja determinado pelo métodocomparativo de dados de mercado ou, na impossibilidade deste.pelo método involutivo;

As benfeitorias sejam apropriadas pelo métodocomparativo direto de custo ou pelo método da quantificação decusto;

"É o preço que uma propriedade terá, se exposta ávenda em mercado aberto, com um comprador e um vendedorconhecendo os usos e finalidades para os quais pode ser utilizado.o comprador estando disposto, mas não compelido a comprar; ovendedor, porém, estando competido a vender."

1.9 -VALIDADE DO LAUDO

Em sentido ampliado, a validade do presente laudopermanece, mantida a estabilidade e as atuais condições queinfluem na formação do valor apurado.

Quando essas condições são alteradas, também o valoré alterado, ocorrendo, a posteriori", fatores macro-económicos,cambiais, sócio-mercadológicos, políticos ou quaisquer outros, deâmbito local ou nacional, próprios da evolução ou involução devalores imobiliárias.

A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a dataindicada no final do presente laudo.

O presente trabalho foi elaborado e é destinadosomente para uso do Cliente contratante. A sua publicação oudivulgação total ou parcial não é permitida, a não ser comautorização expressa e por escrito pela Câmara de ValoresImobiliárias do Estado de Goiás.

O presente trabalho tem validade em uma ou mais viasem papel impresso e assinado por responsável (is) técnico (5) eadministrativo (s) da Câmara de Valores do Estado de Goiás.

Não terão validade reconhecida cópias xerox comassinaturas copiadas, senda válidas somente se assinadaspessoalmente.

Também não terá validade reconhecida qualquerpossível extravio por meios eletrônicos, ou seja, laudos enviados pore-mails, internet, fax ou quaisquer outros meios eletrônicos dereprodução que não os expressamente autorizados pela Câmara deValores Imobiliárias do Estado de Goiás.

Page 4: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

Fr. Ideal0-,0

0,44580,36460,44580,36460,4476

Valor M2 Valor Total

1.500,00 70.293,00

1.500,00 57.477,00

1.500,00 67.081,50

1.500,00 57.477,00

1.500,00 70.575,00

CÂMARA DE 5VALORES IMOGIIIARIOSDO ESTADO DE GOlAS

^Nr

2 - Caracterização do Objeto

De acordo com os elementos fornecidos pelo consulente, eoutros, resultantes de pesquisas, apresentamos as características do imóvelobjeto do presente laudo.

2.1 - Localização

Localiza-se em zona mista residencial-comercial, depredominância comercial. Com altas taxas de: ocupação edificada do solo,densidade demográfica e de fluxo de trânsito.

2.2 - Infra-Estrutura Urbana

Possui infra-estrutura urbana total, de redes de energia /telefones/água /esgotos, asfalto.

2.3 - Áreas em m2

ComumM2

16,28413,31515,54013,31516,349

Matriculas Lotes ÁreaPrivativa M2

3.586 1.402 46.862

3.593 1.404 38,318

39.257 1.405 44.721

39.258 1.408 38,318

39.259 1.410 47,050Total 215,27

ÁreaTotal M2

63, 14651,63360,26151,63363,399290,07

Fonte: Cartório de Registro de Imóveis da 2a Circunscrição de Goiãnia-GO.

2.4 - Composição

5 salas comerciais no14 andar de edifício com 20 pavimentos.

Page 5: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

CÂMARA DE 6VALORES IMOBILLARIOSDO ESTADO DE GOIÁS

2.5 - Descrição / Especificações Gerais

O Edifício possui 17 pavimentos de salas comerciais maispavimentos térreo, mezanino e subsolo-garagem.

Cada pavimento-tipo contém 10 salas, corredor de circulação ehall dos 03 elevadores.

Com estrutura independente em concreto armado, fechamentosem alvenaria rebocada e pintada, forros em lajes, portas em madeira pintada,esquadrias em metalon, pisos em cerâmica e laminado melamínico tipopaviflex.

Muitas salas em todos o prédio foram reformadas e revitalizadascom acabamentos especiais, como portas em vidros blindex, pinturatexturizada, pisos diversos, em granito, porcelanato e outros.

2.5 - Descrição / Especificações do AvaliandoAs salas contêm:

- Halis de recepção;- Salas de trabalho;- W.C., com piso e paredes em azulejos;- Copa;- Com pisos em cerâmica, forros em lajes rebocadas epintadas e em gesso;

Considerações Finais

Sistemas estruturais íntegros; sistemas hidro-sanitários e elétricotelefônicos apresentam funcionamento normal.

De padrão comercial-funcional, idade aparente entre mediana,aantiga, reformadas e revitalizadas, conservação entre boa a regular.

Page 6: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

• CÁMARADE 7

DO ESTADOA VALORES IMOSIUÁRIOS

DE GOIÁS

3 - ELEMENTOS DE CÁLCULO - FATORES do IBGESINAPI - Sistema Nacional de Preços da Construção Civil -

DETERMINANTES

3.1 - CONSIDERA-SE OS SEGUINTES ELEMENTOS:

FATOR FONTE - Redução / desconto de 10% ou 20%sobre o valor ofertado,

FATOR DE ÁREA - Fator de homogeneização eequivalência de valores de áreas diferentes, seguindo aregra inversamente proporcional: maior a área, menor ovalor por m'; menor a área, maior valor por m';

FATOR DE LOCALIZAÇÃO OU DE TRANSPOSIÇÃO -Transposição e homogeneização de áreas em locaisdiferentes, segundo a escala de valores de 01 aiO.Utiliza preferencialmente locais de classificação geo-económica similar, em local e zoneamento;

FATOR TOPOGRAFIA

Declive Aclive

Até5% ............................. ....... . 0,95 Suave ....................................... 0,95De 5 a 10% 0,90 Acentuado . .......... ............ .........0,90Maior que lo% ........................ 0,80

FATOR DE INFRA-ESTRUTURA URBANA - Compatibilizaelementos com diferentes infra-estruturas, segundo a escala:

Rede de Água .................... .... 0,15 Meio-Fios /Sarjetas ................. 0,10Rede Esgoto ......................... .. . 0,10 Rede Elétrica ........................... 0,15Rede Aguas Pluviais ............... 0,05 Rede Telefónica ...................... 0,05Arborização .................. ........... 0,01 Pavimentação .......................... 0,30

Gás ................................... 0,04

FATOR DE ATUALIZAÇÃO DE VALORES - Equivalência deTempo, para atualização dos valores de inflação e outros, deacordo com dados de órgãos económicos;

FATOR PROFUNDIDADE - Adota-se a hipótese de 1-tarper

1 \0.50- F/Pa) onde:

F = Profundidade do ImóvelPa Profundidade do Avaliando

Para a determinação da depreciação, adota-se o critério deRoss-Heidecke, relacionando a idade real ou aparente da edificação eseu estado de conservação, em função da vida útil adotada.

3.1.3 - VALOR DE MERCADO E DE LIQUIDAÇÃOFORÇADA

Valor de mercado é obtido através do somatório do valor doterreno e do custo da construção, incidindo sobre eles o fator de ajuste =Fator de Comercialização;

As condições analisadas na determinação do fator decomercialização são, entre outras.

- Localização do imóvel;- Arquitetura e padrão compatível com o local;- Funcionalidade,- Equilibro econômico do empreendimento,- Condições de obsolescência.- Características geo-econõmicas da região;- Retração ou euforia do setor imobiliário;- Outros.

Para liquidação forçada estabelece-se deségio sobre valorde mercado, conforme memorial de cálculo

3.2 - USO DE FATORES DE HOMOGENEIZAÇÃO

Utiliza-se o tratamento por fatores, onde, a priori, avalidade da existência de relações fixas entre os atributos específicos eos respectivos preços é admitida.

Segundo a NBR 14653-2, os fatores utilizados devem serindicados periodicamente pelas entidades técnicas regionais, revisadosem períodos máximos de dois anos, devendo especificar claramente aregião de sua aplicabilidade.

Alternativamente, podem ser adotados fatores dehomogeneização coletados e medidos no mercado, desde que o estudoespecifico que lhes deu origem seja anexado ao Laudo de Avaliação.

Aqui utiliza-se os fatores efetivamente infiuenciantes nahomogeneização. Analisa-se o coeficiente de variação antes e depoisda aplicação de cada variável isoladamente, visando sua redução. Esteprocedimento foi utilizado, uma vez que os fatores regionais não forampublicados até o fechamento deste trabalho.

3.2.1 - TRATAMENTO ESTATÍSTICOFATOR TESTADA - Levada em conta, através da relaçãoentre frente projetada (Fp) e a de referência (Fr).

FATOR APROVEITAMENTO - Atendo no mercadoimobiliário e pala legislação pertinente de zona de uso eocupação do solo.

FATOR PONDERAÇÃO DE ÁREAS - Fator de ponderação /proporcionalidade em relação aos pavimentos.

- Subsolo;- Térreo;- Mezanino;- Sobreloja;- Superiores;- Área Coberta;- Área Descoberta.

FATOR PADRÃO CONSTRUTIVO - Considera aproporcionalidade entre os padrões construtivos diferentes.

FATOR DEPRECIAÇÃO - Considera a obsolescéncia, vidaútil e conservação das edificações.

FATOR VAGAS -, Ponderação da influência da quantidadede vagas em relação ao valor do imóvel.

TAXA DE RENDA MENSAL - Arbitrada em tomo de 1%,podendo ser maior ou menor, conforme dados do mercadoimobiliário na região analisada.

3.1.1 - ÍNDICES

A - Ocupação 8-Nível C - FatorEdificada Sócio-Econõmico Comercial

Alta 1,00 1,00 1,00Média-alta 0,90 0,90 0,90Média 0,50 0,80 0,80Média-baixa 0,70 0,70 0,70Baixa 0,60 0,60 0,60

3.1.2.- DETERMINAÇÃO DO VALOR DAS EDIFICAÇÕES

Baseado em edificações s&milems, mas não id1ime,possam representar sslJtuição das esslentes em ftnafie e capacidade.

Amescem-se custos (te fundações, urbanização, remuneraçãode construtor, ligações de serviços públicos e outros, Integrantes da obra.

Consideram-se fatores de depreciação fisica, funcional e demercado, com base no estado de conservação, idade e adequação

Utiliza - se tabelas de valores das seguintes instituições.SINDUSCON - Sindicato da Indústria da Construção Civil;Sistema PINI de Valores para a Construção Civil;

A análise e saneamento dos resultados obtidos é efetuadaadotando-se uma fama de 30% em tomo da média, descartando-se oselementos discrepantes.

Notação:

M = média aritméticaq = média saneada

O intervalo de confiança com 80% de certeza mínima(segundo NOR) calcula-se segundo a distribuição 1 de Student:

sEfi .. I(n - 1,a/'2) '1

Onde:

n = ri.* de Elementos

a 20% (100-80) (incerteza)

S = desvio padrão

Onde:

t (n-1, 10%) é a ordenada de distribuição de Student, com

(n-1) graus de liberdade.

Fórmula do Intervalo de Confiança

fC = M ± EO

"qsomente será rejeitado se: t(n-1 ) t( ri a/2)

Para o teste de hipótese:

(M - q)t(n - 1) =

S

0.5

Onde:n = n . n de ElementosM = Média Aritméticaq = Média SaneadaS = Desvio Padrão

Page 7: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

CÂMARA DE 8VALORES IMOBILIÁRIOSDO ESTADO DE GOlAS

3.3 - Ficha de Pesquisa

01-Oferta: SalaEndereço: Avenida Tocantins, Edifício São Francisco, Setor Central, Goiânia GO.Características: Sala ampla com dois banheiros, piso cerâmico, precisa concluirreforma.Infra-estrutura: CompletaÁrea do terreno:Área edificada: 70,00m2 mais 35,00m2 de mezaninoValor R$: 80.000,00Fonte: AM- Três Imóveis, fone 62-3213-1919 18402-7659 Cleuza, corretora.Data: 02106116

02-Oferta: SalasEndereço: Avenida Goiás, Edifício Banco Mercantil, Setor Central, Goiânia GO.Características: Seis salas juntas, piso variados em cerâmico e carpete, ambas combanheiros, 40 andar, laje.Infra-estrutura: CompletaÁrea do terreno:Área edificada: 39,00m2 cadaValor R$: 250.000,00 para compra de todasFonte: Karina, corretora, fone 62-8273-4413 18266-1940Data: 02106116

03- Oferta: Sala 108Endereço: Avenida Goiás, Edifício do Bradesco, Setor Central, Goiânia GO.Características: 10 1 andar com banheiro piso em cerâmico, lajeInfra-estrutura: CompletaÁrea do terreno:Área edificada: 30,00m2Valor R$: 75.000,00Fonte: Sebastião, fone 62-8466-9050Data: 02106116

04-Oferta: Sala 109Endereço: Avenida Goiás, Edifício do Bradesco, Setor Central, Goiânia GO.Características: 10 0 andar com banheiro piso em taco, lajeInfra-estrutura: CompletaÁrea do terreno:Área edificada: 30,00m2Valor R$: 65.000,00Fonte: Sebastião, fone 62-8466-9050Data: 02106116

05- Oferta: SalaEndereço: Avenida Tocantins, Edifício São Francisco, Setor Central, Goiânia GO.Características: Sala ampla com banheiro, piso em cerâmico.Infra-estrutura: CompletaÁrea do terreno:Área edificada: 70,00m2Valor R$: 80.000,00Fonte: Tereza Cristina, fone 62-9967-4651Data: 02106116

Page 8: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

CÃMARAD 9VAIORES IMEOBIUÁRIOS00 ESTADO DE GOIÁS

06- Oferta: SalasEndereço: Avenida Goiás, Edifício Pai. Comércio, Setor Central, Goiânia GO.Características: 8 saias juntas e 2 garagens no mesmo andar, 2 vagas degaragens.Vende jntas ou separadamente.Infra-estrutura: CompletaÁrea do terreno-Área edificada: 40,00m2 cadaValor R$: 80.000,00 cada uma. Cada vaga a R$ 35.000,00Fonte: Flávio, fone 62-8403 4500 13093 4500Data: 02104116http://qo.oix.com.br/qrande-qoiania-e-anapoiis/iojas-salas-e-outros/saia-comerciai-8-saias-paiacio-comercio-av-anhanquera-frente-ao-joguei-bom-para-renda-

Page 9: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

* CÂMARA oe 1 OVALORES IMOBLIAR0S00 STAD0 DE SOlAS

3.4 - Quadro de Homogeneização

vuv1.028,57 1,0

969,23 0,92.250,00 0,9(1.95000 0,9(1.028,57 1,0

1.800,00 1,0(Legenda. FA = Fator de Área Fpr = Fator ProfundidadeVUB = Valor Unitário Bruto EL = Fator Local FPC Fator Padrão ConstrutivoFAM = Fator Atualização Monetária / Locação FT = Fator Topografia FCs = Fator Consistência SoloFB = Fator Benfeitoria El = Fator Infra-estrutura FH = Fator de HomogeneizaçãoFF = Fator Fonte FG = Fator Gabarito DH = Dado HomogeneizadoVUV = Valor Unitário de Venda FFr = Fator Frente Fe = Fator Esquina

Page 10: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

CÂMARA DE 11VALORES IMOBILIÁRIOSDO ESTADO DE GOIÁS

N¥F3.4.1 - Medidas de Variabilidade e Tendências

Centrais

N = 06; N -1=05

Média

Mediana

Moda

Desvio padrão

Coeficiente de Variação

Amplitude

Mínimo

Máximo

Intervalo de Confiança

Limite Superior

Média Aritmética

Limite Inferior

Grau de Precisão

N = Número de Elementos

1.575,46

1.554,41

Amodal

333,97

21,20

737,05

1.208,48

1.945,53

207,63AM2 Valor

1.783,09 39,00 69.540,35

1.575,46 39,00 61.442,88

1.367,83 39,00 53.345,42

26,36%

3.4.2 - Dados Aceitos

Saneamento Amostral(Xi-X)IS Máximo

1 -0,80 < 1,732 -1,10 < 1,733 1,11 < 1,734 0,92 < 1,735 -0,80 < 1,736 0,67 < 1,73

Page 11: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

CAMARADE

12VALORES IMOEILIÁRIOS

Mai DO ESTADO DE GOIÁS

3.4.3 - Gráfico

2.500,00

2.000,00

E

.;; 1.500,00o

>1E)

1

1.000,00

500,00

0,00 500,00 1.000,00 1.500,00 2.000,00 2.500,00

Unitários Estimados pelo Modelo (R$ 1 m2)

Page 12: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

- CÂMARA DE 1 3VALORES IMOBILJARIOSDO ESTADO DE GOlAS

3.5 - Quadro Resumo de Cálculos

1.4021.4041.4051.4081.410Total

a PrivativaM2

46.86238,31844,72138,31847,050215,27

a ComumM2

16,28413,31515,54013,31516,349

ea TotalM2

63,14651,63360,26151,63363,399290,07

Fração Ideal%

0,44580,36460,44580,36460,4476

Valor doM2

1.575,461.575,461.575,461.575,461.575,46

Valor Total

R$ 73.829,21R$ 60.368,48R$ 70.456,15R$ 60.368,48R$ 74.125,39

ValorArredondadoR$ 74.000,00R$ 60.000,00R$ 70.000,00R$ 60.000,00R$ 74.000,00

R$ 338.000,00

Valor de LiquidezForçada

R$ 62.900,00R$ 51.000,00R$ 59.500,00R$ 51.000,00R$ 62.900,00

R$ 287.300,00

Page 13: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

CÂMARADE 1 4VALORES IMOBILJÃRIOSDO ESTADO DE GOIÁS

4- AVALIAÇÃO

A base adotada para determinação do valor, foi o VALOR DE MERCADO,

tendo analisado o imóvel sob os aspectos de: localização, área, composição,

descrição/especificações e infra-estrutura.

Avaliamos, conforme NBR 14.653-2:2011, em nível de Grau 1 de

Fundamentação e Precisão, a unidade do presente laudo, representada pelo imóvel:

Edificações / Salas Comerciais de Edifício Comercial Coletivo - Ed. Palácio doComércio - 14 1 Andar - Salas 1402/1404/1405/1408/1410 - Av. Anhanguera - n° 5674 - Quadra74 - Lotes 9-A e 11 - Setor Central - Goiânia - GO, em:

Valor Total de MercadoR$ 338.000,00 (TREZENTOS E TRINTA E OITO

MIL REAIS).

5- CONCLUSÃO

Neste laudo são expostos todos os estudos e pesquisas procedidas pela

equipe especializada da Câmara de Valores. Cumpre-nos salientar que a CÂMARA DE

VALORES IMOBILIÁRIOS DO ESTADO DE GOIÁS, conta com uma equipe de profissionais

liberais autônomos, que através dos tempos amealhou grandes conhecimentos de mercado

imobiliário brasileiro.

Go)âTlÍa-GO, 06 dejunho'\de 2016

d/daSdI4zArquiteto / Diret,or F79idente

CAIi-€Q4O292O

Page 14: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

1 0

CÃMARA 15VA(ORES MOBftIÃRIOSDO ESTADO DE GOIÁS

Fotos do Imóvel

Page 15: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

!

LL

- Lw

-^ NI:

, . -4:j

ri...Lr

: - --Li

) / \ \\

i

CÁMARA DE 1 6VALORES IMOOIUARIOSDO ESTADO DE GOIÁS

q

Vista Geral do Imóvel

»

^^ 1 ̂ ^-

Page 16: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

:1

ç--.

•IIIiI iii.

--

//\

/ L \\\_

CAMARA DE 17-

VALORES IMOBILIÁRIOSDO ESTADO 0€ GOIÁS

4

Vista Geral do Imóvel

` ^ :P A !

\ --.-

Page 17: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

1---i

1 -,

--

-

• .1

34

CÂMARA DE 1 8VALORES IMOBILIÁRIOSDO ESTADO DE GOIÁS

4

Vista Geral do Imóvel

Page 18: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ESTADO DE GOIA COMARCA DE GOJANIA.1

Registro de imóveis 2 Circunscrição

Dra. Maria Baia Peixoto Vaadão

CERTIDÃO NEGATIVA DE ÔNUS

Dra. MARIA BAÍA PEIXOTO VALADÃO, Oficial do Registrode Imóveis (Ia 2' Circunscrição (lesta Comarca de GoiâniaCapital do Estado de Goiás na forma da Lei, etc...

CERTIFICA, a requerimento verbal de parte interessada, querevendo neste Cartório, os Livros de Inscrições Hipotecárias, de RegistroDiversos, Emissão de Debêntures, Registro Especial, de Cédula Rural eIndustrial, já arquivados e os Lvs. ii. 2 de Registro Geral, constatou que nãoexistem ónus de quaisquer natureza, inclusive, Açêes Reais e PessoaisReipersecutórias, sobre o imóvel constituído da SALA COMERCIAL N 2 1.402,situada no 142 andar do EDIFICIO PALLACIO DO COENRCIO, com a seguinte divisãointerna: Uma copa e um lavabo, com área construída de 63,146m2, sendo 46,862xn2de área privativa e 16,284m2 de área comum e fração ideal de 0,4458% da áreado lote n 2 9-A/11 da Quadra n 2 74, à Avenida Anhanguera, Zona comercial, noSETOR CENTRAL, nesta Capital, com área total de 1.432,50rn2, dividindo com oslotes n 2 9, 11-A-1 e 05, de Proïriedade de: CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DOESTADO DE GOlAS, autarquia federal, nos termos da lei n 2 3.268/87 erespectivo Regulamento aprovado pelo Decreto n 2 44.045/5, sediada à Av.Anhanguera, no 142 andar do Edifício Palácio do Comercio, n 2 3.712, SetorCentral, nesta Capital, inscrita no CGC/MF sob n 2 01.010.446/0001-60, conformeR-6-3.586 d/Circunscrição. A Oical.

O referido é verdade e dou fé.

Goiânia, 01 de ovembro de 2016.

Rúbrica do expedidor.:icial

EMOLUMENTOS:R$ 29,16ISS: R$ 1,46

FESEMPS:R$ 1,17FEPADSAJ: R$ 0,58

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE GOIÁS

Selo Eletronico de Fiscalização j•.,Jl01021511050955106709605

Consulte este selo em 1htt3:i]extraiudicial.tjgo.rus.br

TAXA JUDICIARIA: R$ 12,25 FUNDESP: R$ 2,92

FUNESP: R$ 2,33 ESTADO: R$ 1,46

FUNEMP: R$ 0,87 FUNCOMP: R$ 0,87

FUNPROGE R$ 0,53 FUNDEPEG: R$ 0.58

VAL3R TOTAL R$ 54,23

http: //extrajudicial . tjgo . jus .br

Page 19: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

4'•, \.•id

L

ESTADO DE GOIÁS », ' : COMARCA DE G0IANIA..

i,.:

; -•

Registro de imóveis r Circunscrição

Dra. Maria Baia Peixoto Valadão

CERTIDÃO NEGATIVA DE ÔNUS

Dra. MARIA BAIA PEIXOT() VALADÃO, Oficial do Registrode linôveis (Ia r Circunscrição desta Comarca de GoiâniaCapital do Estado de Goiás na forma da Lei, etc...

CERTIFICA, a requerimento verbal de parte interessada, querevendo neste Cartório, os Livros de Inscrições Hipotecárias, de RegistroDiversos, Emissão de Debêntures, Registro Especial, de Cédula Rural eIndustrial, já arquivados e os Lvs. n. 2 de Registro Geral, constatou que nãoexistem 8nus de quaisquer natureza, inclusive, Ações Reais e PessoaisReipersecutórias, sobre o imóvel constituído da SALA COMERCIAL N 2 1.404,situada no 142 andar do EDIFICIO PALACIO DO COMERCIO, com a seguinte divisãointerna: Uma copa e um lavabo, com área construída de 51,633m2, sendo 38,318m2de área privativa e 13,315m2 de área comum e a fração ideal de 0,3646% da áreado lote n 2 09-A/11 da Quadra 74, à Avenida Anhanguera, Zona comercial, noSETOR CENTRAL, nesta Capital, com área total de 1.432,50m2, dividindo com oslotes n 2 s 11-A-1, 09 e 05, de Propriedade de: CONSELHO REGIONAL DE MEDICINADO ESTADO DE GOlAS - CRENEGO, com sede nesta Capital, Av. Anhanguera, n25.674, salas 140/10, Edifício Palácio do Comercio, Setor Central, inscrito noCGC/MF sob n 2 01.010.446/0001-60, conforme R-8-3.593 d/Circunscrição. AOficial.

O referido é verdade e dou fé.

Goiânia, 01 de ovembro de 2016.

Rúbrica do expedidor.:______£Of cial

EMOLUMENTOS:R$ 29,16ISS: R$ 1,46

FESEMPS:R$ 1,17FEPADSAJ: R$ 058

li

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE GOIÁS RI(JJJ() DI l\IOVLI

Selo Eletronico de Fiscalizaçac 2° CIRCUNSCRIÇAO01921511050955106709605

Consulte este selo emhttp: , Iexti,a'udicial.tigo.ius.b

TAXA JUDICIARIA: R$ 12,25 FUNDESP: R$ 2,92

FUNESP: R$ 2,33 ESTADO: R$ 1,46

FUNEMP: R$ 0,87 FUNCOMP: R$ 0987

FUNPROGE R$ 0,53 FUNDEPEG: R$ 0.58

VALOR TOTAL R$ 54,23

http: //extrai udicial . tj go. jus . br

Page 20: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ESTADO DE GOIÁS COMARCA DE GOLANIA

Registro de imóveis 2 Circunscrição

Dra. Maria Baia Peixoto Vaadão

CERTIDÃO NEGATIVA DE ÔNUS

Ora, MARIA BAÍA PEIXOTO VALADÃO, Oficial do Registrode imóveis da 2° Circunscrição desta Comarca de GoiâniaCapital do Estado de Goiás na forma da Lei, etc...

CERTIFICA, a requerimento verbal de parte interessada, querevendo neste Cartório, os Livros de Inscrições Hipotecárias, de RegistroDiversos, Emissão de Debêntures, Registro Especial, de Cédula Rural eIndustrial, já arquivados e os Lvs. ii, 2 de Registro Geral, constatou que nãoexistem ônus de quaisquer natureza, inclusive, Ações Reais e PessoaisReipersecutórias, sobre o imóvel constituído da SALA COMERCIAL N 2 1.406,situada no 142 andar do EDIFICIO PALACIO DO COEMRCIO, com a seguinte áreaprivativa de 44,721m2, com área comum de 15,540m2, com a área total construídade 60,261m2, e a fração ideal correspondente de 0,4255% do lote n° 9-A/11, daQuadra 74, à Av. Anhanguera, Zona comercial, no SETOR CENTRAL, nesta Capital,com área total de 1.432,50m2, de Propriedade de: CONSELHO REGIONAL DEMEDICINA DO ESTADO DE GOlAS, autarquia federal, nos termos da lei n° 3.268/87e respectivo Regulamento aprovado pelo Decreto n 2 44.045/5, sediada à Av.Arihanguera, no 142 andar do Edifício Palácio do Comercio, n 2 3.712, SetorCentral, nesta Capital, inscrita no CGC/MF sob n° 01.010.446/0001-60, conformeR-2-39.257 d/Circuriscriçâo. A Oficial.

O referido é verdade e dou fé.

Goiânia 01 d novembro de 2016.

Rúbr ica do expedidor.:_______fl4;1

EMOLUMENTOS:R$ 29,16ISS: R$ 1,46

FESEMPS: R$ 1,17FEPADSAJ: R$ 0,58

f.JI.s.j_ç4s

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE GOIÁS

Selo Eletrorlico de FiscaIizaçc 1uI" 1 RO Dl. l\lO\ l.l

01921511350955106709605 2° CIRCUNSCRIÇAOConsulte este selo em mia f H' Suh Ofiai

lttD.,/extraiudicial.tjqo. us.br

TAXA JUDICIARIA: R$ 12,25 FUNDESP: R$ 2,92

FUNESP: R$ 2,33 ESTADO: R$ 1,46

FUNEMP: R$ 0,87 FUNCOMP: R$ 0,87

FUNPROGE R$ 0,58 FUNDEPEG: R$ 0,58

VALOR TOTAL R$ 54,23

http: //extrajudicial .tjgo.jus.br

Page 21: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ESTADO DE GOlAS ) '; COMARCADE GOIÂNIA

Registro de imóveis 2 Circunscrição

Dra. Maria Baia Peixoto Valadão

CERTIDÃO NEGATIVA DE ÔNUS

Ora. MARIA BAÍA PEIXOTO VALADÃO, Oficial do Registrode imóveis da 2' Circunscrição desta Comarca (te GoiâniaCapital do Estado de Goiás na forma da Lei, etc...

CERTIFICA, a requerimento verbal de parte interessada, querevendo neste Cartório, os Livros de Inscriçôes Hipotecárias, de RegistroDiversos, Emissão de Debêntures, Registro Especial, de Cédula Rural eIndustrial, já arquivados e os Lvs. n. 2 de Registro Geral, constatou que nãoexistem ônus de quaisquer natureza, inclusive, Ações Reais e PessoaisReipersecutórias, sobre o imóve]. constituído da SALA COMERCIAL N2 1.408,situada no 14 2 andar do EDIFICIO PALACIO DO COEMRCIO, com área privativa de38,318m2, com área comum de 13,315m2, com área total construída de 51,633in2 ea fração ideal correspondente a 0,3646% do lote n 2 9-A/11, da Quadra 74, àAv. Anhanguera, Zona comercial, no SETOR CENTRAL, nesta Capital, com áreatotal de 1.432,50m2, de Propriedade de: CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DOESTADO DE GOlAS, autarquia federal, nos termos da lei n 2 3.268/87 erespectivo Regulamento aprovado pelo Decreto n 2 44.045/5, sediada à Av.Anhanguera, no 14 andar do Edifício Palácio do Comercio, n 2 3.712, SetorCentral, nesta Capital, inscrita no CGC/MF sob n 2 01010.446/0001-60, conformeR-2-39.258 d/Circunscrição. A Oficial,

O referido é verdade e dou fé.

Goiânia, 01 de,, , novembxo de 2016.

R€brica do expedidor.:______7Íoficial

EMOLUMENTOS:R$ 29,16ISS: R$ 1,46

FESEMPS: R$ 1,17FEPADSAJ: R$ 0,58

TIPODER JUDICIÁRIO ESTADO DE GOIÁS

Selo Eletronico de Fiscalização 1t(ISER> l)l I\1()VFIS

01921511050955106709605 2° CIRCIJrVSCFJÇ'Consulte este selo em .,,•

hto://extraiudcial.tIgo.jus.br (tli

TAXA JUDICIARIA: R$ 12,25 FUNDESP: R$ 2,92

FUNESP: R$ 2,33 ESTADO: R$ 1,46

FUNEMP: R$ 0,87 FUNCOMP: R$ 0,87

FUNPROGE R$ 0,53 FUNDEPEG: R$ 0,58

VALOR TOTAL R$ 54,23

http: //extrajudiciai. tjgo . jus .br

Page 22: CÂMARA DE VALORES IMOBILIÁRIOS IWDO ESTADO DE GOLASsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CRMGO/2016/termo_13-344938-7.pdf · A validade, portanto, em sentido estrilo, é para a

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ES FADO DL G( I I \ COMARCA DL GOIANIAr ..

..449..

Registro de imóveis 2 Circunscrição

Ora. Maria Baia Peixoto Valadão

CERTIDÃO NEGATIVA DE ÔNUS

Dra. NIARIA BAÍA PEIXOTO VALADÃO, Oficial do Registrode Imóveis da 2" Circunscrição desta Comarca de GoiâniaCapital do Estado de Goiás na forma da Lei, etc...

CERTIFICA, a requerimento verbal de parte interessada, querevendo neste Cartório, os Livros de Inscrições Hipotecárias, de RegistroDiversos, Emissão de Debêntures, Registro Especial, de Cédula Rural eIndustrial, já arquivados e os Lvs. n. 2 de Registro Geral, constatou que nãoexistem ônus de quaisquer natureza, inclusive, Ações Reais e PessoaisReipersecutórias, sobre o imóvel constituído d SALA COMERCIAL N2 1.410,situada no 142 andar do EDIFICIO PALACIO DO COERCIO, com área privativa de47,050m2, com área comum de 16,349m2, com a área total construída de 63,399m2e a fração ideal equivalente a 0,4476% do lote n 2 9-A/11 da Quadra 74, à Av.Anhanguera, Zona comercial, no SETOR CENTRAL, nesta Capital, com área total de1.432,50m2, de Propriedade de: CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DEGOlAS, autarquia federal, nos termos da lei n 2 3.268/87 e respectivoRegulamento aprovado pelo Decreto n 2 44.045/5, sediada à Av. Anhanguera, no142 andar do Edifício Palácio do Comercio, n° 3.712, Setor Central, nestaCapital, inscrita no CGC/MF sob n" 01.010.446/0001-60, conforme R-2-39.259d/Circunscrição. A Oficial.

O referido é verdade e dou fé.

Goiânia. 01 de novembro de 2016.

Rúbrica do expedidor.:______pjo icial

EMOLUMENTOS:R$ 29,16ISS: R$ 1,46

FESEMPS:R$ 1,17FEPADSAJ: R$ 0,58

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE GOlAS Il(I!l)I)l R1O VFJ'.Selo Eletronico de Fiscalização01921511050955106709505

20 CIRCUNSCRIÇÃOConsulte este selo em ' 1h (fle

htt: /extra Iudcial li go. i us. br

TAXA JUDICIARIA: R$ 12,25 FUNDESP: R$ 2,92

FUNESP: R$ 2,33 ESTADO: R$ 1,46

FUNEMP: R$ 0,87 FUNCOMP: R$ 0,87

FUNPROGE R$ 0,53 FUNDEPEG: R$ 0,58

VALOR TOTAL R$ 54,23

http://extrajudicial.tjgo.jus.br