Como falar de maneira assertiva ao dar feedback? · Como falar de maneira assertiva ao dar...

1
Como falar de maneira assertiva ao dar feedback? 1. DESCREVA O COMPORTAMENTO 2. DIGA A SUA INTERPRETAÇÃO 3. EXPRESSE SEU SENTIMENTO 4. DESCREVA AS CONSEQÜÊNCIAS 5. APRESENTE SUAS INTENÇÕES Neste ponto da conversa, você fala exatamente qual o comportamento do outro que lhe incomoda. Isso o ajudará a ser objetivo e preservar a identidade do outro, focando o problema e não a pessoa. Essa descrição não é validatória. O objetivo é descrever o que lhe incomoda. Portanto, quanto mais específico, melhor. Uma vez que você observou o comportamento do outro, o que concluiu? Ao dizer a ele qual é a sua interpretação do comportamento dele, das duas uma: (1) se você estiver certo, ele será pego de surpresa e baixará a guarda; (2) se você estiver errado, ele poderá esclarecer a posição dele ou desculpar-se. Aqui você fala francamente como se sentiu em relação ao comportamento do outro. As ações dele o deixaram envergonhado? Fizeram com que você se sentisse chateado? Ao fazer isso, a conversa ganha outra dimensão, pois mostra os efeitos do comportamento do outro em você ou nos demais colegas. Agora, você deve descrever (enumerar) as conseqüências do comportamento do outro caso ele não mude de proceder. Esta descrição tem por objetivo ajudar a pessoa a entender como e porque ela feriu os direitos dos outros com determinado comportamento. O foco é expor a dimensão do problema, não ameaçar. Por último, diga o que você pretende fazer depois desta conversa. Esta ação tem três propósitos: (1) informar sua posição em relação ao comportamento do outro; (2) expor suas solicitações - pedir que a pessoa mude de comportamento; (3) descrever como pretende agir caso a situação se repita.

Transcript of Como falar de maneira assertiva ao dar feedback? · Como falar de maneira assertiva ao dar...

Page 1: Como falar de maneira assertiva ao dar feedback? · Como falar de maneira assertiva ao dar feedback? 1. DESCREVA O COMPORTAMENTO 2. DIGA A SUA INTERPRETAÇÃO 3. EXPRESSE SEU SENTIMENTO

Como falar de maneira assertiva ao dar feedback?

1. DESCREVA OCOMPORTAMENTO

2. DIGA A SUAINTERPRETAÇÃO

3. EXPRESSESEU SENTIMENTO

4. DESCREVA ASCONSEQÜÊNCIAS

5. APRESENTESUAS INTENÇÕES

Neste ponto da conversa, você fala exatamente qual o comportamento do outro que lhe incomoda. Isso o ajudará a ser objetivo e preservar a identidade do outro, focando o problema e não a pessoa. Essa descrição não é validatória. O objetivo é descrever o que lhe incomoda. Portanto, quanto mais específico, melhor.

Uma vez que você observou o comportamento do outro, o que concluiu? Ao dizer a ele qual é a sua interpretação do comportamento dele, das duas uma: (1) se você estiver certo, ele será pego de surpresa e baixará a guarda; (2) se você estiver errado, ele poderá esclarecer a posição dele ou desculpar-se.

Aqui você fala francamente como se sentiu em relação ao comportamento do outro. As ações dele o deixaram envergonhado? Fizeram com que você se sentisse chateado? Ao fazer isso, a conversa ganha outra dimensão, pois mostra os efeitos do comportamento do outro em você ou nos demais colegas.

Agora, você deve descrever (enumerar) as conseqüências do comportamento do outro caso ele não mude de proceder. Esta descrição tem por objetivo ajudar a pessoa a entender como e porque ela feriu os direitos dos outros com determinado comportamento. O foco é expor a dimensão do problema, não ameaçar.

Por último, diga o que você pretende fazer depois desta conversa. Esta ação tem três propósitos: (1) informar sua posição em relação ao comportamento do outro; (2) expor suas solicitações - pedir que a pessoa mude de comportamento; (3) descrever como pretende agir caso a situação se repita.