CONTEÚDOS HISTÓRICOS

12

Transcript of CONTEÚDOS HISTÓRICOS

Page 1: CONTEÚDOS HISTÓRICOS
Page 2: CONTEÚDOS HISTÓRICOS
Page 3: CONTEÚDOS HISTÓRICOS

SOBRE O SENTIDO E A NATUREZA DOS CONTEÚDOS

A compreensão dos processos de transmissão, aquisição e apropriação de cultura, hominização, socialização de indivíduos onde o desenvolvimento humano e o seu par – educação: é preciso destes fundamentos para dar sentido ao que seja o CONTEÚDO.

A natureza dos conteúdos, tem se limitado a três dimensões, e todas elas, em conjunto, podem ser resumidas ao conhecido conceito de cultura cunhado por Émile Durkheim: modos padronizados de pensar, agir e sentir. A relação entre os conceitos é clara: desenvolvimento humano/educação escolar e processo de produção de cultura.

Page 4: CONTEÚDOS HISTÓRICOS

Diante do psicólogo contemporâneo Cesar Coll, os conteúdos do ensino escolar seriam:

saber coisas

saber fazer coisas

e saber ser, estar e comportar-se perante si mesmo e os outros

Assim concebe os conteúdos como Elementos de três ordens:

1.fatos, conceitos e princípios; 2. procedimentos, habilidades e estratégias; 3. valores, atitudes e normas.

Page 5: CONTEÚDOS HISTÓRICOS

Os conceitos, grupos conceituais e as proposições (generalizações ou princípios) que eles viabilizam, repito, são matéria prima da História disciplina escolar. Mas que conceitos devemos selecionar? Que tipo de conceitos podem ser trabalhados no ensino de História?

Conteúdos conceituais

Para essas duas questões a resposta é a mesma: depende das finalidades atribuídas à disciplina que, por sua vez, depende do perfil humano que se quer cultivar.

Page 6: CONTEÚDOS HISTÓRICOS

A facilidade no trabalho com os textos narrativos de diferentes versões, com bruscos deslocamentos no tempo medido em séculos, assim como a necessidade de inserir o adolescente no mundo social mais amplo, de conhecer e assumir responsabilidades com a sociedade e o Estado, de tomar posição em seu meio, de construir ou consolidar identidades nacional e de classe, entre outras, justificam, por fim, a predominância dos conteúdos do tipo conceitual no ensino de História para as séries finais. Mas como funciona nos anos iniciais?

O ensino de História para as crianças inexiste sem os conceitos.

Page 7: CONTEÚDOS HISTÓRICOS

UMA TIPOLOGIA PARA OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS

Conteúdos conceituais

Os conteúdos conceituais substantivos

Conceitos substantivos – termos que medeiam a compreensão do mundo no tempo – e conceitos meta-históricos – termos que medeiam a compreensão da atividade do historiador e da natureza da ciência da história (tempo, causa, conseqüência, fonte, interpretação,por exemplo).

Ensina procedimentos que viabilizem a compreensão do conhecimento histórico.

Ensinar conceitos que os auxiliem a nomear e classificar a experiência dos homens em tempos e em espaços diferentes – inclusive a sua própria experiência.

Page 8: CONTEÚDOS HISTÓRICOS

CONTEÚDOS CONCEITUAIS META-HISTÓRICOS: TEMPO, FONTE E META-HISTÓRICOS: INTERPRETAÇÃO PARA AS CRIANÇAS

O trabalho com noções de tempo, fonte e interpretação fundamenta um princípio: o ensino de História como pesquisa.

Eles são conceitos que auxiliam na compreensão da natureza da História, aceleram a compreensão do discurso do historiador e – extrapolando as dimensões conceituais e procedimentais – e ajudam a desenvolver comportamentos fundamentais para a manutenção dos valores democráticos: a crítica, posicionamento perante o mundo e o respeito às posições divergentes.

Page 9: CONTEÚDOS HISTÓRICOS

A NOÇÃO DE TEMPO

Grande parte dos historiadores recorre freqüentemente, à palavra tempo para caracterizar o conhecimento histórico e, em conseqüência disso, indicar as limitações e as diferenças da História em relação às demais ciências humanas.

Para a maioria dos profissionais da História, não há como pensar historicamente sem a idéia de passagem, deslocamento, transformação, e essa sensação só é possível por meio da abstração chamada tempo.

Page 10: CONTEÚDOS HISTÓRICOS

A NOÇÃO DE FONTE

O uso da fonte histórica, portanto, diferencia a natureza do trabalho histórico do relato ficcional e, sobretudo por isso, deve ser estimulado no ensino das crianças.

Fonte histórica eram os vestígios deixados pelos homens, voluntária ou involuntariamente; uma estátua na praça, uma carta, Hoje em dia, fonte é também uma cadeia de DNA, um dente humano perdido há 5 mil anos. Seu sentido mudou, mas sua função e importância são as mesmas. Ela é a base das informações do passado.

Page 11: CONTEÚDOS HISTÓRICOS

A NOÇÃO DE INTERPRETAÇÃO

Toda a escrita do historiador resulta de uma leitura que ele e seu grupo, ou classe, fazem sobre esses instrumentos. O conhecimento histórico não é fruto de uma revelação, não é psicografado, não é adivinhado e nem previsto matematicamente. O conhecimento histórico é uma interpretação.

No ensino de História, são vários os artefatos e as atividades que auxiliam no desenvolvimento da noção de pluralidade de interpretações, desvendando o processo de fabricação do acontecimento histórico.

Tais práticas possibilitam não somente o estudo da estrutura narrativa e as razões e possibilidades para a reescrita da história, mas também o desenvolvimento das capacidades de criticar valores e de diferenciar fato de ficção.

Page 12: CONTEÚDOS HISTÓRICOS

Fim