Diario

3
Você vai ler fragmentos de um diário muito conhecido. O diário de Zlata foi traduzido em vários países. Zlata Filipovic escreveu seu diário ao longo de dois anos, de setembro de 1991 a outubro de 1993, em meio à terrível Guerra da Bósnia (1992-1995). Leia um pouco sobre o que Zlata viveu naquele terrível período de guerra. O Diário de Zlata (fragmentos) Segunda-feira, 2 de setembro de 1991. Atrás de mim, um longo e quente verão, dias de férias sem pensar em nada; e diante de mim, um novo ano escolar. Vou para a sexta série. Estou impaciente para rever minhas colegas, reencontrá-las na escola e fora da escola. Algumas não vejo desde que o sinal tocou no fim do ano. Estou contente, a gente vai poder falar outra vez da escola e dividir nossas pequenas desgraças e grandes alegrias. Mirna, Bojana, Marijana, Ivana, Masa, Azra, Mirela, Nadza – estamos de novo todas juntas. [...] Zlata. Domingo, 4 de outubro de 1992. Dear Mimmy, YESSSS! Não tem mais água! YESSSS! Não tem mais luz! YESSSS! YESSS! YESSS! Mas sabe quem está aqui? Mirna, Minha super, superamiga MIRNA!!!! [...] Zlata. Terça-feira, 12 de outubro de 1993.

Transcript of Diario

Page 1: Diario

Você vai ler fragmentos de um diário muito conhecido. O diário de Zlata foi traduzido em vários países. Zlata Filipovic escreveu seu diário ao longo de dois anos, de setembro de 1991 a outubro de 1993, em meio à terrível Guerra da Bósnia (1992-1995).

Leia um pouco sobre o que Zlata viveu naquele terrível período de guerra.

O Diário de Zlata(fragmentos)

Segunda-feira, 2 de setembro de 1991.

Atrás de mim, um longo e quente verão, dias de férias sem pensar em nada; e diante de mim, um novo ano escolar. Vou para a sexta série. Estou impaciente para rever minhas colegas, reencontrá-las na escola e fora da escola. Algumas não vejo desde que o sinal tocou no fim do ano. Estou contente, a gente vai poder falar outra vez da escola e dividir nossas pequenas desgraças e grandes alegrias. Mirna, Bojana, Marijana, Ivana, Masa, Azra, Mirela, Nadza – estamos de novo todas juntas. [...]

Zlata.Domingo, 4 de outubro de 1992.

Dear Mimmy,

YESSSS! Não tem mais água!YESSSS! Não tem mais luz!YESSSS! YESSS! YESSS!Mas sabe quem está aqui?Mirna,Minha super, superamigaMIRNA!!!! [...] Zlata.

Terça-feira, 12 de outubro de 1993.

Dear Mimmy,

Não sei mais se já lhe contei que no verão passado mandei uma carta, através da escola, para um amigo desconhecido dos Estados Unidos, eu não sabia se era menino ou menina.

Hoje recebi a resposta. De um menino. O nome dele é Brandon, tem doze anos como eu e mora em Harrisburg, na Pensilvânia. Estou maravilhada. Não sei quem inventou as cartas e o correio, mas aqui vai um grande “obrigada”! Agora tenho um amigo nos Estados Unidos e Brandon tem uma amiga em Sarajevo. Das cartas que já recebi, é a primeira que atravessou o Atlântico. Na carta também havia um envelope para a resposta e uma linda caneta.

Page 2: Diario

Hoje, durante a aula de educação física, chegou uma equipe de televisão canadense e uma jornalista do Sunday Times (Janine). Eles me deram dois chocolatinhos. Um banquete. Fazia muito tempo que eu não comia uma coisa tão deliciosa.9

Zlata, que ama você.

O diário é como um grande amigo que sabe guardar segredos.Pense num vexame que você tenha dado, numa paixão que jamais tenha revelado,

numa tristeza sobre a qual não falou o suficiente ou num segredo para se guardar até o fim da vida. Tente se lembrar de como você se sentiu num desses episódios e conte, numa página de diário, seus sentimentos e impressões sobre ele.

Analisando o texto

1- Você colocou a data no início do seu texto?2- A linguagem está próxima de uma conversa com um amigo? Não se esqueça de que

num diário a linguagem deve ser espontânea, semelhante àquela que você usa para conversar com alguém íntimo.

3- Verifique outros aspectos do texto, como: pontuação, ortografia, uso de parágrafos, letra maiúscula para escrever nomes próprios e fique atento a todas as orientações para a produção.