Edição 205 ° - Jornal Hoje

6
Distribuição Gratuita www.hojeonline.com.br 25 de outubro de 2013 Ano 9 - Nº 205 Diretor Executivo: Mário de Freitas em notícias Última página ITAPECERICA DA SERRA TABOÃO DA SERRA Reformas De Pinturas Comercial E Residencial Fazemos Texturas [email protected] www.pinturasmorumbi.com.br pinturasmorumbi.blosport.com.br [email protected] www.pinturasmorumbi.com.br pinturasmorumbi.blosport.com.br Gesso - Elétrica - Azulejo Gesso - Elétrica - Azulejo Gesso - Elétrica - Azulejo César 11-4771-2901 11-98593-3023 11-7780-1536 ID 92*241595 César 11-4771-2901 11-98593-3023 11-7780-1536 ID 92*241595 Rua Durvalina Firmino Alves, 29 - Pq. Pinheiros - Taboão da Serra - SP Rua Durvalina Firmino Alves, 29 - Pq. Pinheiros - Taboão da Serra - SP Mário de Freitas - Hoje Página 5 Página 4 @JHemnoticias Jornal Hoje em notícias MOTORISTA CARRETEIRO AMBOS OS SEXOS Requisitos: CNH E, MOPP e Experiência com carreta (desejável) Atrativos da vaga: Plano de Saúde Unimed (Nacional); Seguro de vida; Caminhões de última geração; Contrato CLT; Filiais equipadas no Brasil; Pacote de benefícios interessante. Interessados deverão comparecer na Estrada Louis Pasteur, 152 (Esquina com a Rod. Régis Bittencout) – Embú das Artes/SP, nos dias 30 e 31 de Outubro de 2013, às 08hr30min para seleção. ENCAMINHAR CURRÍCULO PARA: [email protected] Pessoas com deficiência são bem-vindas no Grupo Scapini. Nem mesmo o prefeito foi na primeira abertura das portas do Itapecerica Shopping. Ameaçados pelo Termo e Ajustamento de Conduta – TAC assinado no dia anterior com o Ministério Público – MP, a administração abre o magazine parcialmente com metade das lojas ainda fechadas, sem cinema, entulhos de resto de obra e um estacionamento pra lá de caro. Itapecerica Shopping abre as portas parcialmente e sem festa M oradores ficaram revoltados com a TV Globo durante a entrevista com o prefeito Fernando Fernandes sobre a Praça Luiz Gonzaga, na quinta-feira, 24, no SPTV 1ª Edição. Eles foram impedidos de acompanhar a reportagem por causa dos tapumes que estão cercando a obra na praça e também pela Guarda Municipal. O prefeito disse para os jornalistas que aquilo não é praça. E, promete entregar o Poupatempo durante campanha eleitoral, em julho de 2014. A Secretaria de Gestão Pública do Estado diz que ainda não foi assinado o convênio com a prefeitura para a instalação do Poupatempo. A TV Globo isolou populares durante entrevista com Fernando Fernandes “É inviável fazer o trevo no 276. Nós fizemos um levantamento de desapropriação ali; estamos falando em R$ 150 milhões e uma encrenca sem fim”, diz superintendente da Autopista Régis Bittencourt.

description

 

Transcript of Edição 205 ° - Jornal Hoje

Distribuição Gratuita www.hojeonline.com.br

25 de outubro de 2013 Ano 9 - Nº 205

Diretor Executivo: Mário de Freitas em notícias

Última página

ITAPECERICA DA SERRA

TABOÃO DA SERRA

Reformas De Pinturas Comercial E Residencial

Fazemos Texturas

pinturasmorumbi@ig.com.brwww.pinturasmorumbi.com.brpinturasmorumbi.blosport.com.br

pinturasmorumbi@ig.com.brwww.pinturasmorumbi.com.brpinturasmorumbi.blosport.com.br

Gesso - Elétrica - AzulejoGesso - Elétrica - AzulejoGesso - Elétrica - Azulejo

César11-4771-2901

11-98593-302311-7780-1536ID 92*241595

César11-4771-2901

11-98593-302311-7780-1536ID 92*241595

Rua Durvalina Firmino Alves, 29 - Pq. Pinheiros - Taboão da Serra - SPRua Durvalina Firmino Alves, 29 - Pq. Pinheiros - Taboão da Serra - SP

Mário de Freitas - Hoje

Página 5 Página 4

@JHemnoticias Jornal Hoje em notícias

MOTORISTA CARRETEIRO AMBOS OS SEXOS

Requisitos: CNH E, MOPP e Experiência com carreta (desejável)

Atrativos da vaga: • Plano de Saúde Unimed (Nacional); • Seguro de vida; • Caminhões de última geração; • Contrato CLT; • Filiais equipadas no Brasil; • Pacote de benefícios interessante.

Interessados deverão comparecer na Estrada Louis Pasteur, 152 (Esquina com a Rod. Régis Bittencout) – Embú das Artes/SP, nos dias 30 e 31 de Outubro

de 2013, às 08hr30min para seleção.

ENCAMINHAR CURRÍCULO PARA: [email protected]

Pessoas com deficiência são bem-vindas no Grupo Scapini.

Nem mesmo o prefeito foi na primeira abertura das portas do Itapecerica Shopping. Ameaçados pelo Termo e Ajustamento de Conduta – TAC assinado no dia anterior com o Ministério Público – MP, a administração abre o magazine parcialmente com metade das lojas ainda fechadas, sem cinema, entulhos de resto de obra e um estacionamento pra lá de caro.

Itapecerica Shopping abre as portas parcialmente e sem festa

Moradores ficaram revoltados com

a TV Globo durante a entrevista com o prefeito Fernando Fernandes sobre a Praça Luiz Gonzaga, na quinta-feira, 24, no SPTV 1ª Edição. Eles foram impedidos de acompanhar a reportagem por causa dos tapumes que estão cercando a obra na praça e também pela Guarda Municipal. O prefeito disse para os jornalistas que aquilo não é praça. E, promete entregar o Poupatempo durante campanha eleitoral, em julho de 2014. A Secretaria de Gestão Pública do Estado diz que ainda não foi assinado o convênio com a prefeitura para a instalação do Poupatempo.

A TV Globo isolou populares durante entrevista com Fernando Fernandes

“É inviável fazer o trevo no 276. Nós fizemos um levantamento de desapropriação ali; estamos falando em R$ 150 milhões e uma encrenca sem fim”, diz superintendente da Autopista Régis Bittencourt.

• Taboão da Serra, 25 de outubro de 20132 www.hojeonline.com.br

EXPEDIENTE:Editor ResponsávelJosé Cássio C. Mello

Editor de ArteDouglas de Freitas

Impressão:LTJ Editora Gráfica

Departamento JurídicoOscar Ribeiro Colas

Uma publicação da empresa da Art Pro Market e Editora LtdaRedação: Praça MIguiel Ortega, 322 - cj 4 - Taboão da Serra - SP CEP.: 06754-160 - Fone:4787-4225email: [email protected] - Site: www.hojeonline.com.br

Diretor ExecutivoMário de Freitas

ColaboradoresMário de Freitas, Márcio Amêndola, Alexandre Oliveira, Douglas de Freitas, José Cassio C. Mello

ReportagensMário de Freitas

Circula nos municípios de São Paulo, Taboão da Serra, Embu, Cotia Itapecerica, Embu-Guaçu, São Lourenço, Juquitiba e Vargem Grande Paulista

OPINIÃO

A de

UM JORNAL QUE TEM OPINIÃO

Bronca do leitor

Mande sua Bronca pelo telefone: (011)4787-4225

ou mande um email para [email protected]

As

resp

osta

s da

s Pa

lavr

as C

ruza

das

Na penúltima sessão da Câmara Municipal de Itapecerica (dia 15/10), o vereador e Presidente Cícero Costa, se dirigiu de forma irônica e desrespeitosa ao único vereador de oposição da Casa de Leis, o vereador Edicarlos Sangue-Bom.

Durante a fala do vereador Sangue-Bom, este demonstrou indignação sobre a maneira jocosa com que a mesa lia seus requerimentos em plenário. Poste-

riormente, Edicarlos, teceu críticas à administração Chuvisco. Fazendo uso da tribuna, em seguida, Cícero Costa iniciou seu discurso ironizando os citados requerimentos de Sangue-Bom. Segundo o Presidente, estes continham erros de português, o que justificaria as caras feias dos integrantes da mesa. E, o que é pior: Cícero pretendeu dar lição de moral ao vereador da oposição, afirmando que Sangue, como professor, deveria dar exemplo.

Agora, vamos analisar a total falta de respeito e incoerên-cia do Presidente da Câmara itapecericana. Primeiramente, o último vereador que poderia dar aulas de português, seria o próprio Cícero. Este, nas suas falas e discursos, demonstra total desconhecimento do plural, assim como, da concordância verbal. Não há sessão em que ele não dispare pérolas da língua pátria, como esta: “os caminhoneiro procurou a câmara..." ou” os funcionário da prefeitura...". Vamos dar um desconto para Cícero Costa. A língua portuguesa é, sem dúvida, muito difícil, reconhecemos que erros gramaticais e lexicológicos são

Cícero vs Sangue BomÁlvaro de Melo

comuns. Até o grande Rui Barbosa disse: “não há escritor sem erros. Dos clássicos mais antigos aos mais modernos, todos os perpetraram".

Com relação às críticas que Sangue-Bom fez ao governo do Prefeito Chuvisco, mais uma vez, Cícero foi incoerente, afirmando isto: “o vereador só critica... em dez meses que está aqui, não mostrou um projeto." Quanto a esta observação, cabe aqui outra análise. Projetos existem milhares. Das coisas mais absurdas a aquilo que é necessário e factível. O problema é que a maioria não serve para nada! E, digamos a verdade, até mesmo aqueles que viraram lei não são e nunca serão postos em prática. Vejamos, por exemplo, a lei ficha limpa para fun-cionários públicos, de autoria do vereador José Martins. Foi colocada em prática? Não. A lei 026/12, que institui a altura limite para as novas construções foi posta em prática? Não. Basta ver a altura do Shopping Itapecerica.

Agora, o que muitos não sabem, é que o vereador Sangue-Bom enviou, há meses, um projeto para punir com rigor aqueles que praticarem o famigerado "bota fora" do entulho na cidade. Onde está o projeto? Com o advogado da Câmara (indicado pelo Presidente). Este está dando a devida celeridade ao andamento do processo? Não.

Então, caro Presidente Cícero Costa, se atenha aos fatos! Se quiser defender o Prefeito Chuvisco, faça-o, no terreno da política, e não no terreno do ataque pessoal.

Álvaro de Melo é economista e comerciante em Itapecerica da Serra

Geraldo Cruz

Geraldo Cruz é deputado estadual na bancada do PT e foi prefeito de Embu das Artes entre o

periodo de 2000/2004 e 2005/2008

Nas últimas semanas nossa região tem sido palco de debates em torno de ações que serão implementadas, respectivamente, pelos governos estadual e federal. Há alguns meses, por solicitação de nosso mandato, técnicos da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), órgão vinculado ao go-verno federal responsável pelas obras em rodovias federais, reuniram-se conosco e com lideranças comunitárias dos bairros próximos ao Km 276 da BR-116, para

discutir a instalação de uma alça de acesso (retorno).Embora seja uma antiga demanda de moradores, empresas

e comércios instalados em bairros como o Jd. São Judas, em Taboão da Serra, e Vista Alegre, em Embu das Artes, o “re-torno”, como vem sendo chamada a obra, beneficiará todas as pessoas que transitam pela BR-116, Regis Bittencourt, entre os dois municípios.

Algumas pessoas tentaram partidarizar o diálogo, instigando a população de Taboão da Serra contra o governo federal e nos-so mandato, alegando que estamos tentando beneficiar apenas Embu das Artes. Felizmente, a disposição de dialogar do governo federal, e nosso bom senso em não responder às mentiras que parecem visar as eleições do próximo ano, têm superado os discursos tão inflamados quanto vazios acerca da obra.

Em menos de 10 dias, a ANTT, por solicitação de nosso mandato, reuniu-se três vezes com prefeitos e lideranças comunitárias de toda a região para discutir o assunto. Todos os que se dispuseram a dialogar puderam opinar e, inclusive, fazer outras reivindicações. No próximo dia 30, técnicos do órgão virão reunir-se mais uma vez com as equipes técnicas dos municípios que compõem o Conisud. Aliás, há anos este é um tema exaustivamente debatido neste Consórcio, criado justamente para pensar o desenvolvimento regional, superando vaidades pessoais de políticos que em nada contribuem para melhorar a vida das pessoas.

Chamo a atenção para o fato de o governo federal, por meio da ANTT, não fugir dos debates e não partidarizar críticas e sugestões. Por exemplo, mesmo optando por não participar das conversas coletivas e transparentes por meio das reuniões, a prefeitura de Taboão da Serra, administrada pelo PSDB, re-cebeu atenção individualizada, sendo atendida em conversas

Dois governos, duas formas de relacionamento com os municípios

individuais com o órgão.Em sentido oposto, o anúncio da instalação de uma unidade

do Poupatempo na Praça Luiz Gonzaga, em Taboão da Serra, feito pelo governo estadual na última semana, foi acompa-nhado de truculência. Pessoas que saudaram a iniciativa, mas que reivindicaram dialogar para definir o melhor local, foram hostilizadas.

Pessoalmente considero o Poupatempo um serviço de im-portância inestimável para a população. Tanto assim que, em 2001, quando prefeito de Embu das Artes e membro do Conisud, demandei a instalação do órgão na região.

Fico feliz que 12 anos depois o governo estadual tenha de-cidido atender a reivindicação. No entanto, acredito que todo gestor público deve estar preparado para ouvir e ponderar so-bre as observações feitas às suas atitudes, por melhores e bem intencionadas que sejam.

Neste caso, lamento que, depois de tanto tempo de espera, a população tenha de abrir mão de um dos únicos equipamentos de lazer existentes em Taboão da Serra para acessar o Poupa-tempo. Considerando toda a carência de equipamentos públicos em nossa região, penso ser imprudência – ou incompetência –, desativar uma praça, que deveria ser revitalizada, para a instalação de um serviço tão importante.

Por que a população tem de ser penalizada? Por que, para acessar um direito, deve abrir mão de outro?

Há, em Taboão da Serra, inúmeros terrenos que poderiam ser disponibilizados para o Poupatempo. Sugiro que o gover-no estadual aprenda com o governo federal e abra o diálogo, ouvindo a comunidade e também as autoridades, eleitas para representar os anseios da população.

Assim, a exemplo do que vem ocorrendo com a discussão da instalação da alça de acesso, o debate em torno da localização do Poupatempo poderá constituir-se numa excelente oportunidade para se discutir benefícios para a região em geral, e Taboão da Serra em particular.

Para tanto, basta superar as vaidades pessoais e se fazer a opção pela gestão pública orientada para os interesses públicos.

Momento em que a Rua Major Telles era desbloqueada pelos funcionários da prefeitura de Itapecerica da Serra

Mario de Freitas - Hoje

O que era para ser uma reportagem para a comunidade acabou sendo uma entrevista direcionada. A TV Globo foi pautada pelos moradores do entorno da Praça Luiz Gonzaga sobre a questão de acabar com a praça e virar um pátio de serviços. No entanto, os moradores ficaram de fora da entrevista com o prefeito, sem o direito reivindicatório. Por fim, virou mais um bate papo com o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) do que uma questão da comunidade. E, ainda temos que tolerar a tietagem de alguns vereadores que se esbaldaram com fotos do Márcio Canuto junto com os 'nobres' nas redes sociais.Ainda falando do prefeito de Taboão, ele tentou embarcar na canoa do Partido da República - PR, induzindo o Senador da República, Antônio Carlos Rodrigues a convencer o superintendente do DNIT, Ricardo Madalena a fazer um retorno na rodovia Régis Bittencourt, no km 276. Um quilômetro longe do outro, já projetado pelos técnicos da ANTT. O PR é aliado do Governo Federal, deveria dar uma atenção maior para o seu parceiro direto, o PT. Entretanto, flerta com o PSDB.Quem deveria presidir a Câmara Municipal de Taboão da Serra seria um vereador eleito pelo povo para fiscalizar o executivo. Mas, os pitacos de Fernando Fernandes parecem falar mais alto.E por fim, em Itapecerica da Serra, o governo Chuvisco não tem propostas para administrar a cidade. O Presidente da Câmara, Cicero Costa (PSDB) vive pedindo para o único vereador da oposição na casa, Sangue Bom (PDT) projetos e o programa de governo do PDT. Oposição não tem que fazer proposta. Tem que fiscalizar o executivo e exigir que faça direito e honestamente. Ao que parece o governo de Chuvisco (PMDB) ainda não engrenou na administração. Ganhou o PMDB, do Amarildo, mas tudo indica que quem comanda a cidade é o PSDB de Lacir Baldusco. É, ou não é, uma inversão e valores?

Inversão de valores

3 www.hojeonline.com.br• Taboão da Serra, 25 de outubro de 2013 POLÍTICA

Mário de [email protected]

[email protected]

Vivá AutomóveisVeículos Seminovos e OKM

Nacionais e Importados

Rua Francisco Celso, 231 - Vilas das Oliveiras CEP 06765-430 - Taboão da Serra – SP

Redação do [email protected]

REGIÃO

Redação do [email protected]

Foto: Mário de Freitas - Arquivo do Hoje

Reprodução

O vereador Edicarlos Bispo dos Santos, Sangue bom (PDT) disse em tribuna durante a últi-ma sessão que está preparando um projeto pedindo o volta da Tribuna Livre, Resolução 047 de 2002, artigo 282 do Regimento Interno da Câmara. Artigo revogado em 2005. Para o vereador, é muito importante ouvir a voz do povo e nada mais justo do que voltar com Tribu-na Livre. “Sobre a proposta de mudança de regimento, abriu oportunidade única da volta da Tribuna Livre que foi revogada em 5/3/2005”, disse o vereador em Tribuna.

Depois em entrevista exclu-siva ao jornal Hoje, o vereador

ITAPECERICA DA SERRA

Vereador Sangue bom quer a volta da Tribuna LivreTribuna Livre foi revogada em março de 2005 pelos vereadores época

disse que vai fazer uma campa-nha maciça para o povo voltar da Casa de Leis. “Acho o povo tem que falar. Estou naquela casa dizendo que o governo tá ruim. Que tem três prefeitos na cidade. Duas Câmaras. Já é hora do povo ecoar suas vozes e a Tribuna Livre é uma gran-de ferramenta”, argumentou Sangue bom.

O vereador José Martins (PMDB), presidente da Câma-ra na época não foi encontrado para dizer porque houve o revogação do artigo.

Classificado como único da oposição, Sangue bom não se cansa de falar e denunciar o governo de Chuvisco. “É a única arma que tenho. Como oposição, não tenho regalias. A denúncia na tribuna da Câmara fica registrada e qualquer um pode pedir a gravação. Tenho

dito que renuncio o meu man-dato se for fazer acordo com o prefeito. Não tenho cargos na prefeitura como dizem, acho isso fora da Lei e um ataque ao povo de Itapecerica da Serra”, ataca.

A Tribuna Livre é usada em várias Câmaras da região, Taboão da Serra, Embu das Artes, São Lourenço da Serra. Nessas casas, os munícipes têm cinco minutos de exposi-ção de ideias.

Vereador Sangue bom em Tribuna da Câmara de Itapecerica

Reprodução

Lei da Tribuna Livre, no Regimento Interno da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra e, posteriormente a sua revogação

O ministro Aldo Rebelo (PCdoB) esteve nesta segunda-feira, 21, nas cidades Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, para anunciar que o ministério irá fazer investimentos no setor de esportes da região de quase R$ 10 milhões no esporte.

O ministério disse fará in-vestimentos para a criação do Centro de Iniciação Esportiva (CIE) para a prática de esportes nas cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.

O CIE vai contar com giná-sio poliesportivo com medidas oficiais e quadra coberta, um complexo de atletismo e mais uma área de apoio dependendo do espaço disponível e poderá atender até três mil pessoas por semana.

Aldo Rebelo anuncia investimento de R$ 10 milhões para o esporte na região

Em média os equipamentos terão entre 2,5 mil m² a 7mil m².

De acordo com o Aldo Rebelo, os recursos já estão disponíveis no Ministério, e ainda este ano será repassado para os municípios.

Os municípios não precisa-rão apresentar contrapartida, porque essa é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Social.

Em todo o Brasil, 200 mu-nícipios serão comtemplados com um CIE.

“Já temos os recursos, pre-tendemos entregar os recursos ainda este ano. Esse espaço tem capacidade para atender três mil pessoas por semana e um dos requisitos é que o ginásio deve ser construído em uma área carente do município. É uma área de lazer para atender a população e promover com-petições”, declarou Rebelo.

TABOÃO DA SERRA

Visando às eleições do ano que vem, petistas e tucanos resolve-ram mostrar as garras e brigar pela construção de um viaduto, com retorno, na Rodovia Régis Bittencourt. A distância entre um projeto e o outro é pouco mais de um quilometro. Petistas querem no quilometro 277,6 e os tucanos no 276. O PR que mantém o Mi-nistério dos Transportes está no meio da discussão e é usado com partido de manobra para buscar a solução regional. A concessioná-ria Autopista da Régis Bittencourt – Arteris já afirmou que mantém o projeto aprovado na ANTT e que seria inviável a construção no quilômetro 276. Segundo o superintendente da Arteris, isso é uma briga local e não vão mudar a concepção do projeto.

A briga entre o Presidente do Consórcio Intermunicipal Sudo-este da Região Metropolitana de São Paulo - Conisud, prefeito de Embu das Artes, Chico Bri-to (PT) e o prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes (PSDB) ganhou novos capítulos na última semana. De olho nas eleições de outubro de 2014. Brito não poupou o prefeito de Taboão pela ingerência feita na Câmara Municipal na quinta-feira, 17, em reunião na Câmara de Embu das Artes. A reunião prevista inicial-mente para Câmara de Taboão da Serra foi transferida para Embu das Artes por recusa do Presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega (PR). Nóbrega nega a ingerência, mas admitiu que aceitou o pedido do prefeito.

Já não é a primeira vez que políticos da região interferem em estudos técnicos para viabilizar o desenvolvimento da região. Engenheiros da Autopista Régis Bitencourt – Arteris disseram que a briga com o ex-prefeito de Ta-boão da Serra, Evilásio Farias so-bre a municipalização da rodovia retardou as obras do dispositivo de acesso e retorno na região. O iní-cio das obras estava previsto para o final de 2012. “Se perdeu tempo tentando municipalizar a rodovia para depois desistir quando se deu conta do custo de manutenção”, afirmou o engenheiro da Arteris, Ruy Pergolato, à época.

Agora, em manobra política visando às eleições do ano que vem, o prefeito Fernando Fer-nandes (PSDB) resolveu entrar na briga pela alça de acesso na rodovia federal. O prefeito mon-tou uma comitiva no início do mês de setembro e foi à Brasília buscar ações Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e no Departamento Nacional de In-

PT e PSDB disputam a paternidade do viaduto na Régis Bittencourt

fraestrutura de Transporte - DNIT.O grupo voltou otimista em

relação à possibilidade de cons-trução de um retorno no km 276, da rodovia Régis Bittencourt, Segundo publicado em portais de notícias da cidade, Foram várias visitas em gabinetes políticos, como a do senador Antônio Carlos Rodrigues (PR) que está flertando com os tucanos. “A ida à Brasília foi um passo importante porque conseguimos o apoio do senador, tivemos a oportunidade de conversar com os deputados e encontrar lideranças importantes como o meu amigo Aécio Neves”, contou Fernandes.

O PT tratou logo de se proteger e negociou com o presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Eduardo Nóbrega uma reunião de esclarecimento no ple-nário da cidade. Nóbrega chegou a dizer em tribuna que estaria com o PT nas próximas eleições. “O Picolé de Chuchu [Alckmin] já cansou. O PR estará de braços dados com o PT na eleição de 2014. A segurança pública não está a altura e o PSDB está no poder há quase 30 anos”, atacou.

Fernandes voltou à carga e usou a sua força política para se-gurar o PR de Eduardo Nóbrega. O presidente recuou e cancelou a reunião na Câmara. Ele argumenta que tentou a conciliação. “O meu maior interesse nesse processo é que a alça de retorno do São Judas seja realizada. No tocante às divergências políticas, o meu intuito de unificação se discurso e harmonização entre as classes po-líticas continua irretocável. Nesse sentido foi necessário solicitar a alteração do local da reunião para não se criar um desconforto entre o legislativo e o executivo local. Na medida em que nosso grupo político entende que essa unifi-cação tem que se dá de maneira global”, disse Nóbrega.

Presidente do Conisud, Petista Chico Brito afirmou que quem quer fazer briga política vai se dá mal. “Vamos lutar pelos dois via-dutos. Mas se no final só um deles puder ser construído iremos optar pelo que melhor atende à popula-ção de Taboão da Serra. Estamos unindo prefeitos e vereadores de toda a região e desmistificando a ideia de que Embu era contra o retorno der Taboão. Quem está tentando criar disputa política nesse assunto quebrou a cara”, atacou Brito. Mas, não poupou o prefeito Fernando Fernandes e nem o Presidente da Câmara Eduardo Nóbrega

O presidente do Conisud cha-mou uma nova reunião para 30 de outubro, em Taboão da Serra.

A discussão está longe de acabar.

• Taboão da Serra, 25 de outubro de 20134 www.hojeonline.com.br CIDADES

No geral, apro-veite as noites para carregar baterias, evite demasiadas ati-vidades sociais. Aproveite ainda

para refletir sobre alguns assun-tos que esperam uma resolução.

Horóscopo semanal previsão para 26 a 31 de outubro

No geral, esta semana apro-veite para me-ditar sobre as suas últimas decisões. Não tema reformu-

lar algumas posturas se chegar à conclusão que é necessário.

No geral, terá de tomar algu-mas decisões apesar do con-flito que podem gerar com algu-

mas pessoas muito próximas. Faça aquilo que considere mais adequado para o seu futuro.

No geral, esta semana po-derá ser algo delicada para si, sobretudo porque estará bastante pre-

ocupado pelo estado de saúde de um familiar seu.

No geral, irá receber no de-correr desta semana uma boa notícia que dará um novo

impulso à sua saúde. Todos os eventos de caráter social e cultural estarão beneficiados.

No geral, você é uma pessoa que necessita de muita ener-gia para fun-cionar dando o melhor de si.

Por isto será muito urgente fa-zer uma vida mais saudável.

No geral, terá de suportar novos de-safios na sua vida, mas em algumas ocasiões terá de se esquivar a vários

obstáculos ao mesmo tempo.

No geral, você não terá proble-mas para tomar decisões no en-tanto, deverá tomar tempo para refletir e to-

mar as opções mais acertadas.

No geral, esta-rá suportando uma situação frenética com muitas mudan-ças importan-tes na sua vida.

Por isso será muito impor-tante atuar com toda a calma.

No geral, esta semana tenha todo o cuidado na maneira como gasta o seu di-nheiro, aprovei-te para controlar

mais as suas despesas. Não tome nenhuma pessoa co-nhecida como referência.

No geral, deve-rá saber agrade-cer o apoio que todo o mundo à sua volta lhe tem dado. Saber ser humilde e reco-nhecer a ajuda dos

outros será fundamental para si.

No geral, tudo aquilo que se proponha fazer durante esta se-mana será al-cançado. A sua forte determina-

ção será a chave do êxito.

DISQUE DENÚNCIA:

181 SUA IDENTIDADE

SERÁ PRESERVADA

Caso de Polícia

Horizontais Verticais2.Que não sabe governar-se9.Que nasceu depois da morte do pai10. Que se parcelou11.Que se lavrou15.Que se enxerga com dificuldade17.Que se justificou18.Que não se mexe19.Que não é transparente

1.Que origina o frio3.Que não tem ordem4.Que se enganou5.Que se faz reciprocamente entre duas ou mais pessoas6.Que remunera7.Que pertence ou se refere à arte de navegar8.Que revela imaginação viva9.Que se estende muito para baixo ou abaixo da superfície12.Que pertence ou se refere ao metro ou à metrificação13.Que provém do cruzamento de espécies, raças ou variedades diferentes14.Que se ferrou16.Que se isolou

As respostas das Palavras Cruzadas estão na página 2.

Redação do [email protected]

Ian Fagundes - Hoje

Manifestantes fazem um barreira humana simbolizando uma defesa para a Praça Luiz Gonzaga

“Se o homenageado da praça estivesse vivo, ele engrossaria o coro de Ta-boão ”, disse Márcio Canuto durante reportagem sobre a Praça Luiz Gonzaga. Mas, populares foram impedidos de acompanhar a entrevista do prefeito Fernando Fer-nandes para a Rede Globo de Televisão. O isolamento da praça pelos tapumes e a guarda municipal impe-diram que as pessoas que assistiam a reportagem no local ouvissem a entrevista do prefeito. A reportagem completa foi ao ar nesta quinta-feira, 24, no SPTV 1ª Edição.

O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) garante que o deputado Estadual Geraldo Cruz (PT) e o Par-tido dos Trabalhadores estão fazendo política sobre o equipamento público, Pou-patempo. Mas, quando foi perguntado sobre a entrega

Sem pressão popular, Fernandes diz que vai entregar o Poupatempo durante campanha eleitoralE, Secretaria de Gestão Pública do Estado diz que ainda não foi assinado o convênio com a prefeitura para a instalação do Poupatempo.

da obra disse que seria em julho de 2014, durante a campanha eleitoral.

A Secretaria de Gestão Pública do Estado informou que “A placa ‘galpão mul-tiuso’ está sendo utilizada provisoriamente, até que o termo de convênio seja assinado”. Disse, ainda que, após a assinatura do convênio “define a prefei-tura como responsável por identificar o local de insta-lação e cedê-lo ao Estado por um período de 20 anos, para uso na disponibilização de serviços do Poupatempo. O local definido deve, ne-cessariamente, comportar a estrutura do Poupatempo”, diz a assessoria da Secretaria de Gestão Pública, em nota do dia 10 de outubro.

A Nota da secretaria leva a crer que ainda não fora assinado o convênio. Portanto, o futuro da praça segue incerto: “Um Galpão Multiuso”.

Em entrevista concedida à imprensa local. Fernandes

afirma que as obras estão de “vento em polpa” e a previsão é de que até março de 2014 estejam concluí-das, porém na seqüência, os equipamentos serão montados pelo Estado. De acordo com ele no mês de julho começam a funcionar definitivamente. “Na data de hoje estacas deveriam ser batidas para começar as fundações, mas devido a um problema no caminhão que vinha de São Paulo, não começou. Acredito que hoje à tarde as obras retomam”, explicou.

Para o prefeito, o Poupa-tempo e Bom Prato na praça representarão desenvolvi-mento econômico, geração de emprego e renda. Além disso, ele pontuou que vai transformar o local, em uma praça de verdade “porque praça que não tem árvore, banco, playground e equi-pamentos da 3ª idade não é praça”, frisou.

Moradores reivindicamOs moradores aguarda-

vam do lado de fora, o pre-feito Fernando Fernandes, secretários municipais e diversos vereadores o início

do quadro dentro do espaço que será instalado o Pou-patempo e o Bom Prato. A não participação dos deles, uma vez que a entrevista ao quadro havia sido gra-vada na semana passada, desagradou a todos. Um dos moradores chegou a subir em uma árvore para acom-panhar tudo que acontecia lá dentro. Ele gritou palavras de ordem em um megafone.

“Não entendi porque não pudemos acompanhar lá dentro a entrevista. Fomos nós que chamamos a Glo-bo”, disse Nayara Cristina.

De acordo com ela, a praça é o único lugar que dá para ter lazer na região.

O jovem Gabriel Hen-rique ressaltou que já tem poucos espaços de cultura na cidade. “Agora acaba com mais um. Como os pais vão trazer seus filhos aos finais de semana e os jovens praticarem esporte? Para isso vamos ter que andar 2 km”, se referindo ao Centro Cultural.

Com informações do portal jornalnanet.com.br

TABOÃO DA SERRA

O corpo de um bebê recém-nascido foi encontrado sem vida na terça-feira, 22, na avenida Rotary, em Embu das Artes. Policiais acreditam que o menino foi jogado no local logo depois de nascer. A polícia

Corpo de um bebê sem vida é encontrado em Embu das artes

não tem pistas de quem teria jogado o menino no meio da rua. Não se sabe se o bebê estava vivo ou morto quando foi lançado no mato onde foi achado. O caso será investi-gado pela Delegacia Central

Dois assaltantes foram pre-sos em flagrante no momento em que praticavam o roubo à residência na Vila Iasi, em Taboão da Serra, na manhã de segunda-feira, 21. Uma equipe de policiais militares foi até a residência após uma denúncia anônima. Na sala do local eles encontraram a vítima, um taxista de 77 anos, que os informou que a dupla de assaltantes estava no quintal dos fundos da casa. Os dois foram presos e acabaram con-fessando que haviam acabado de pegar o dinheiro da vítima.

Dupla é presa em flagrantes tentado roubar casaA Polícia Civil localizou em

Taboão da Serra na terça-feira, 22, uma carga de notebook roubada na cidade de Ouri-nhos, próximo à divisa com o Paraná. A carga foi localizada após denuncia anônima no

Polícia localiza em Taboão da Serra carga de notebooks

estacionamento de uma obra localizada na Estrada de São Francisco. Segundo a polícia a carga de notebooks estaria equipada com localizador que apontou o local onde estavam. Ao todo a polícia localizou

120 notebooks. A operação de resgate da carga avaliada em mais de R$ 200 mil foi coman-dada por policiais do GOE de São Paulo. Dois helicópteros foram utilizados na operação. Ninguém foi preso.

Cruzadas de hoje

5 www.hojeonline.com.br• Taboão da Serra, 25 de outubro de 2013 CIDADES

UM JORNAL QUE BRIGA POR VOCÊ

Reprodução da Internet

[email protected]

Vivá AutomóveisVeículos Seminovos e OKM

Nacionais e Importados

Rua Francisco Celso, 231Vilas das Oliveiras – CEP 06765-430Taboão da Serra – SP

REGIÃO

Engenheiros da Autopista Régis Bitencourt – Arteris já se posicionaram em relação aos dispositivos de acesso de retorno da Rodovia Régis Bittencourt. Em nota envia-da para o portal de notícias, jornalnanet.com.br, a con-cessionária deixa clara a sua intenção. ARTERIS “Não está elaborando estudo para construir retorno na Régis em Taboão da Serra, mas sim um estudo para apresentar os principais entraves que comprovam a inviabilidade da sua implantação tanto no km 275,4 como no km 276, pois os locais não são propí-cios para a construção desse tipo de empreendimento”.

A Arteris alega, ainda, cumprir integralmente o Contrato de Concessão firmado com o Governo Federal. Também que a alte-ração do local originalmente previsto para implantação do viaduto na região do São Judas, ou seja, do km 276 para o km 277,6 da Rodovia Régis Bittencourt, foi apro-vada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da Re-solução n.º 3.622/2010, de 15/12/2010.

Em entrevista para um jornal na cidade, o supe-rintendente Eneo Palazzi disse que seria inviável um dispositivo de acesso no 276. “É inviável fazer o trecho no 276. Nós fize-mos um levantamento de desapropriação ali, estamos falando em R$ 150 milhões e uma encrenca sem fim”, ar-

Arteris diz que estudo sobre o retorno na rodovia Régis Bittencourt já está pronto“É inviável fazer o trevo no 276. Nós fizemos um levantamento de desapropriação ali, estamos falando em R$ 150 milhões e uma encrenca sem fim”, diz superintendente.

gumentou. “Eles [usuários] farão o retorno no 277 e não mais no 276, vão andar um quilômetro a mais. Então é um problema da cidade que não está misturado com a Rodovia, a cidade precisa arrumar um jeito de fazer realmente as transposições”, disse Eneo para o jornal Gazeta SP.

Para o Síndico do Condo-mínio Iolanda, em Taboão da Serra, Milton Esteves quem perde é só o povo. “Em vez de unirem em benefício da população ficam lavando roupa suja entre partidos, e uma população de mais de 200.000 habitantes pode ser prejudicada. O que será de nós taboanenses e embuenses com esta briga partidária. Políticos pensem no povo, nós pagamos os respectivos salários tanto dos Prefeitos como dos Vereados e dos Deputados Estaduais”, disse Esteves através de e-mail.

Para o padre Lulinha, defensor do retorno no qui-lômetro 276, disse é preciso união. “A meta é que uma cidade ajude a outra e tenha-mos o retorno no 276”, disse.

O Líder do Movimento Social, Paulo Félix disse que a luta quem ser avalia-da também na sociedade. “Não estamos procurando divergências. Não vamos permitir que se joguem uma cidade contra outra. Nós queremos as duas alças. Se uma beneficia o parque industrial onde estão os empregos a outra atende 70% dos moradores de Taboão. As duas são essenciais”, afirma.

O partido dos Trabalhadores usa a força e influência de Geraldo Cruz, ex-prefeito de Embu das Artes e deputado Estadual e também o ex-vereador de Taboão da Serra, Paulo Felix, atualmente presidente do PMDB municipal para organizar a massa popular. Fernandes usa o PR que detém o Ministério dos Transportes, através do senador Antônio Carlos Rodrigues e do chefe da Superintendência do DNIT em São Paulo, Ricardo Rossi Madalena, além de Eduardo Nóbrega, presidente da Câmara. Madalena esteve em Taboão da Serra na terça-feira, 01, a convite do prefeito e do presidente da Câmara e garantiu que o órgão poderá viabilizar a construção do retorno na região do Jardim São Judas caso à ANTT não consiga realizar a obra. Ele visitou ao lado do prefeito de Taboão da Serra e uma comitiva de vereadores da cidade o

O Superintendente do DNIT em São Paulo, Ricardo Rossi Madalena foi condenado por peculato a dois anos e quatro meses de prisão por desviar sacos de cimento da Prefeitura de Ipaussu, no interior paulista, quando seu pai era prefeito (1989 a 1992). Ele recorreu e conseguiu cumprir a pena, re-duzida há um ano e dois meses, em regime aberto. Também foi apontado pelo Tribunal de Contas da União – TCU com gestor de obras superfaturadas no Rodoanel.

Engenheiro civil, Mada-lena era secretário de Obras no município, único cargo público que ele ocupou antes de assumir a superintendência do Dnit. A sentença foi em 1991. Além dele, outros dois funcionários da prefeitura foram condenados. Em sua defesa, Madalena disse que a condenação ocorreu por-que "apenas cinco sacos de cimentos" que haviam sido emprestados os moradores da cidade pela prefeitura não foram devolvidos. “Acho que sou uma pessoa ficha limpa. Eu não tenho nada a esconder. Isso faz 20 anos. Nós tivemos uma crise de cimento na época, e a prefeitura decidiu ajudar mu-nícipes que iam aos depósitos e não encontravam o material. Emprestamos cimento e depois eles devolviam. Apenas cinco

km 276. Madalena disse que a vistoria comprovou a necessidade do viaduto de retorno e garantiu que vai apoiar a construção. Madalena pretende disputar uma cadeira na Assembleia paulista, nas próximas eleições. “Se depender de mim Taboão vai ter essa obra. Fiquei 20 minutos parado no trânsito. Vi a necessidade da obra. Estou aqui a pedido do ministro do Transporte e a convite do presidente da Câmara, se depender de mim a cidade terá essa obra”, afirmou Ricardo Madalena. A deputada Analice Fernandes (PSDB) assiste de longe o trabalho de Fernando Fernandes. “Sempre me manifestei favorável ao retorno na região do São Judas. Estou à disposição da comunidade para que os governos estadual e federal se unam para construir essa obra que é fundamental para os moradores de toda a região”. (MF)

Políticos regionais fazem grandes articulações

Superintendente do DNIT já foi condenado por peculato e é acusado de superfaturar obras no Rodoanel

sacos nunca foram devolvi-dos”, disse o dirigente do Dnit.

A promotoria não aceitou a alegação de empréstimo na época. "As retiradas de materiais de construção do almoxarifado não podem ser consideradas como emprésti-mos, uma vez que não houve

Reprodução do portal de notícias globo.com

em nenhum momento qual-quer estipulação de prazo de restituição desses materiais. Salientando-se que os mesmos só o foram quando da abertura do inquérito policial e conse-quente oitiva dos envolvidos", diz trecho da sentença.

Apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), como gestor em obra superfaturada no Rodoanel Paulista. Mada-lena aparece num processo sobre irregularidades na obra do Rodoanel, de responsabili-dade dos governos paulista e federal com notas superfatu-radas em 2008. O relatório de irregularidades divulgado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) mostrou as irregulari-dades, mas decidiu não pedir a paralisação da obra, recomen-dando, porém, a retenção do pagamento de parte do valor.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/politica/superintendente-d o - d n i t - e m - s p - j a - f o i -condenado-cumpriu-pena-d o - r i o - t a m b e m - d o - p r -2710490#ixzz2iDxMIs4M

Ian Fagundes - Hoje

A alça de acesso do Rodoanel para a Régis Bittencourt foi mal concebida e o prejuízo é enorme. Supeita-se de superfaturamento

Mário de [email protected]

• Taboão da Serra, 25 de outubro de 20136 www.hojeonline.com.br CIDADES

Mário de Freitas

Mario de Freitas - Hoje

UM JORNAL

QUE BRIGA

POR VOCÊ

[email protected]

Veículos Seminovos e OKMNacionais e Importados

Rua Francisco Celso, 231 - Vilas das Oliveiras CEP 06765-430 - Taboão da Serra – SP

Vivá Automóveis

O Ministério Público – MP autoriza a abertura do Itapece-rica Shopping após a prefeitura e a administração do shopping assinarem um Termo de Ajus-tamento de Conduta – TAC no Inquérito Civil de 3.334/13. Nesse termo o shopping se compromete a realizar todas as obras assinaladas pelo Promotor de Justiça, Gustavo Albano Dias da Silva em um prazo de 270 dias. Obras como regularização das calçadas. Para outras obras, o prazo má-ximo de 120 dias. A prefeitura prometeu para o MP que vai apresentar um novo projeto de revitalização urbanística no centro, substituindo as obras na Rua Major Telles.

A MP vai fiscalizar o projeto e a obra para não ter super-faturamento. A Promotoria remeterá para o CAEX – órgão criado a partir do Ato 532/08, que oferece suporte técnico-operacional e serviços de informação/inteligência às

Após dias de bloqueio a Rua Major Telles, maior cen-tro comercial em Itapecerica da Serra foi reaberta na tarde de quinta-feira, 17, para os carros. A via foi bloqueada por barreira no início, na Praça João Pessoa, para construir um calçadão. Revoltados os comerciantes iniciaram uma verdadeira batalha contra a atitude da prefeitura. O vere-ador oposicionista Sanguebom (PDT) chegou a dizer em tri-buna que iria tirar na marra. Já que segundo ele era ilegal.

A luta dos comerciantes foi intensa e Sanguebom foi o único vereador a criticar e exigir que a rua fosse aberta. “A abertura, hoje, da rua é uma vitória nossa. Têm co-merciantes aqui que tem mais de 40 anos trabalhando nesta rua. Foi um grande feito ter reaberto a Major Telles, por que eles precisavam vender. Tem comerciante que teve um prejuízo em mais de 40%. Foi à vitória do povo e esse vereador sempre ficará do lado do povo.

Itapecerica inaugura shopping com lojas fechadas e exigências do MP

ITAPECERICA DA SERRA

Mário de [email protected]

Promotorias e Procuradorias de Justiça do Estado de São Paulo. Caso a prefeitura ou o Shopping descumpra um termo do TAC, o Ministério Público fixou uma multa de Mil reais por dia de atraso. O TAC foi assinado no dia 21 de outubro, um dia antes da aber-tura das portas do shopping.

A inauguração do Shopping

de Itapecerica da Serra, na terça-feira, 22, foi marcada por uma longa espera que chegou há durar duas horas. Somente às onze horas o empreendimento começou a receber os consumidores. Eles aguardaram em pé e do lado de fora, todo este período, e não escondiam a expectativa em conhecer o mais novo centro

de compras, entretenimento e lazer da cidade. Nem ao menos as autoridades e convidados marcaram presença na inau-guração. De acordo com Luiz Ivan Brito, superintendente do empreendimento, a diretoria desmarcou a solenidade, que deve ser marcada dentro de 15 dias.

O Itapecerica Shopping foi

aberto, com 55 das 100 lojas do empreendimento funcionando. As lojas da Marisa e C&A foram as principais lojas que abriram assim que o shopping foi inaugurado. A praça de alimentação, no 2º andar, só contava com a Cervejaria, mas foi de lá que muitos dos mo-radores conseguiram apreciar a vista panorâmica de parte da cidade. No 3º andar, será o cinema. Muitas lojas ainda estão em reforma assim como os resquícios das obras.

O superintendente do empreendimento, Luiz Ivan afirmou que o shopping está regularizado com Habite-se e, ainda o alvará parcial do Corpo de Bombeiros. “Deve ser re-novado no prazo de um ano”, disse. Ele garantiu também que não encontrará dificuldades para atender as exigências feitas pelo Ministério Público, como por exemplo, de adequa-ção da calçada, na Rua São João e ao redor do shopping, próximo ao jardim, frisando que não vai precisar quebrar as paredes do empreendimento para tais obras.

Ainda com várias lojas fechadas e o cinema em obras, Itapecerica Shopping supera no custo do estacionamento com outros magazines, como o Shopping de Taboão e Granja Viana. Enquanto os shoppings das duas cidades vizinhas cobram para deixar o carro estacionado o preço fixo de R$ 6,00, a garagem do Itapecerica Shopping custa R$ 8,00 por duas horas e um adicional de R$ 2,00 por hora excedida. O Shopping Campo Limpo por sua vez custa R$ 5,00 pelo período de 6h. Já o Raposo Shopping, o mesmo valor, mas por 4h de permanência. Desse jeito, é melhor ir para o shopping a pé.

Shopping tem o estacionamento mais caro da região

Rua Major Telles é reaberta após protesto de comerciantes

Curiosos observam a fila formando em frente a porta fechada do Itapecerica Shopping.

Prometi isso em tribuna e aqui estou”, disse Sanguebom.

O vereador acompanhou todo o tempo em que funcio-nários da prefeitura tiravam a barreira na rua.

Para o comerciante Álvaro Melo foi uma vitória parcial. “Foi uma vitória importante, mas parcial. A Major Telles tem que voltar a ser o que era antes: só descia. Está muito confuso. Mudar o sentido da rua é muito ruim e se o objetivo era desafogar o trânsito isso não está ocorrendo”. Disse o comerciante Álvaro.

A prefeitura, através da secretaria de Trânsito anda fazendo testes no viário do centro de Itapecerica da Serra. O Objetivo é a tentativa de desafogar o trânsito que poderá ocorrer após a inauguração do Shopping Itapecerica.

Região adianta em uma hora os relógiosDesde domingo, 20, os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão adiantados em uma hora, com a entrada em vigor do horário de verão. O governo federal estima que até o dia 16 de fevereiro, data em que a medida perderá a validade, o horário de verão possibilitará uma economia de R$ 4,6 bilhões em investimentos que deixarão de ser feitos em geração e transmissão de energia, e de R$ 400 milhões devido ao não acionamento de usinas térmicas.Na região, o novo horário é aprovado. “Estou contente com o novo horário, principalmente no final da tarde. A gente aproveita mais com a família”, disse Oswaldo de Jesus, morador de Itapecerica. O horário de verão é adotado no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, Espírito Santo, em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. No Brasil, a medida foi instituída pela primeira vez no verão de 1931/1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. Ela é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol. Na última temporada (2012/2013), o horário de verão gerou economia de 4,5% no período de pico nos estados em que foi adotado.

Mário de [email protected]

Mario de Freitas - Hoje

Veeador Edicarlos Sangue Bom acompanha a retirada dos bloquetes que interrompia a passagem de carros na Rua Major Telles

O Largo da Matriz de Itapecerica da Serra recebeu no domingo, 20, o Encontro de Carros Antigos. Cerca de 30 carros, além de motos e bicicletas antigas estiveram em exposição no período da tarde, com som ambiente e muita tranquilidade entre os participantes e visitantes.

O Encontro, realizado pela Equipe Juninho Tatoo em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, foi um teste para que participantes e organizadores pudessem ver

Encontro de Carros Antigos é realizado no Largo da MatrizRedação do [email protected]

a viabilidade da realização desse evento periodicamente, movimentando o Largo da Matriz aos domingos.

De acordo com o secretário de Turismo de Itapecerica da Serra, Carlos Nery, “o Encontro foi aprovado por

unanimidade entre todos os participantes”.

O evento contou ainda com a Equipe Magrelas Bike Club, Social Club Ratlook e o apoio da Secretaria de Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes.

Reprodução