Edição 42

4
Secretaria Municipal de Educação 28/08 a 03/09/2014 ANO II Nº 42 Notícias da Rede Municipal de Educação de Natal Informativo Semanal Veja nessa edição: Cinco escolas munici- pais são premiadas no concurso Escola de Lei- tores - Pág. 2 Alunos da rede munici- pal parciparam de tor- neio de voleibol do Ins- tuto Comparlhar - Pág. 2 Circuito Recreavo tem parcipação de 30 Es- colas de Natal - Pág. 3 E.M. José Melquíedes promoveu II Gincana do Estudante - Pág. 4 ÚLTIMA HORA A E.M. Juvenal Lamarne, conquistou o prêmio de melhor escola pública na etapa regional/estadual (RN) da Olimpíada Brasilei- ra de Robóca (OBR). A compeção foi realizada no domingo (24), na Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN. Parabéns aos alunos de robóca e todos que fazem parte da Escola. Mais detalhes na próxima edi- ção. A Prefeitura Municipal de Natal, através da Secretá- ria Municipal de Educação recebeu o Prêmio IEL de Estágio 2014, Etapa Regi- onal, realizado pelo Ins- tuto Euvaldo Lodi, da Fe- deração das Indústrias do RN (FIERN), na categoria Grande empresa, com o projeto desenvolvido pela estudante de pedagogia da UFRN, Joanne Kelly Araújo de Brito, no Centro Municipal de Educação Infanl (CMEI) Santa Cecí- lia, localizado no conjunto Pajuçara, zona norte de Natal. A solenidade de entrega dos prêmios foi realizada no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, na noite desta terça-feira. A estudante, a sua supervi- sora, a professora Semira Rodrigues do Nascimento e a sua orientadora, a pro- fessora Maria da Concei- ção Eneas de Souza rece- beram a premiação de se- gundo lugar, na categoria Grande Empresa, com o projeto ‘Contando e can- tando histórias: uma ponte entre o real e o imaginá- rio’, que é desenvolvido com 18 crianças, do nível II, em tempo Integral, com idade de 3 e 4 anos. O CMEI Santa Cecília atende 52 crianças, com duas tur- mas de tempo integral e duas turmas de tempo Prefeitura do Natal recebe Prêmio IEL de Estágio parcial. Para Joanne Kelly esta premiação é um incenvo aos estagiários. “Temos a oportunidade de desenvolver proje- tos maravilhosos e levarmos novas idei- as de trabalho para a sala de aula”, dis- se a estudante de pedagogia. Para a supervisora, quem mais ganha com esse prêmio é a educação. “Com o desen- volvimento de novos pro- jetos, o CMEI ganha em qualidade no planejamen- to, na interação com o alu- no e na execução do traba- lho”, disse Semira Rodri- gues. O prêmio tem o como ob- jevo valorizar e reconhe- cer as melhores prácas de estágio, através da atu- ação dos principais envol- vidos: estagiário, empresa e instuição de ensino. Dividido em quatro cate- gorias: micro e pequenas empresas; médias empre- sas; grandes empresas; e Sistema FIERN a proposta é esmular no estagiário seu espírito empreende- dor.

description

Informativo da SME, Natal, RN, Brasil

Transcript of Edição 42

Secretaria Municipal de Educação

28/08 a 03/09/2014 ANO II Nº 42 Notícias da Rede Municipal de Educação de Natal

Informativo

Semanal

Veja nessa edição:

Cinco escolas munici-pais são premiadas no concurso Escola de Lei-tores - Pág. 2

Alunos da rede munici-pal participaram de tor-neio de voleibol do Ins-tituto Compartilhar - Pág. 2 Circuito Recreativo tem participação de 30 Es-colas de Natal - Pág. 3 E.M. José Melquíedes promoveu II Gincana do Estudante - Pág. 4

ÚLTIMA HORA

A E.M. Juvenal Lamartine, conquistou o prêmio de melhor escola pública na etapa regional/estadual (RN) da Olimpíada Brasilei-ra de Robótica (OBR). A competição foi realizada no domingo (24), na Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN. Parabéns aos alunos de robótica e todos que fazem parte da Escola. Mais detalhes na próxima edi-ção.

A Prefeitura Municipal de Natal, através da Secretá-ria Municipal de Educação recebeu o Prêmio IEL de Estágio 2014, Etapa Regi-onal, realizado pelo Insti-tuto Euvaldo Lodi, da Fe-deração das Indústrias do RN (FIERN), na categoria Grande empresa, com o projeto desenvolvido pela estudante de pedagogia da UFRN, Joanne Kelly Araújo de Brito, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Cecí-lia, localizado no conjunto Pajuçara, zona norte de Natal. A solenidade de entrega dos prêmios foi realizada no auditório Albano Franco, na Casa da

Indústria, na noite desta terça-feira.

A estudante, a sua supervi-sora, a professora Semira Rodrigues do Nascimento e a sua orientadora, a pro-fessora Maria da Concei-ção Eneas de Souza rece-beram a premiação de se-gundo lugar, na categoria Grande Empresa, com o projeto ‘Contando e can-tando histórias: uma ponte entre o real e o imaginá-rio’, que é desenvolvido com 18 crianças, do nível II, em tempo Integral, com idade de 3 e 4 anos. O CMEI Santa Cecília atende 52 crianças, com duas tur-mas de tempo integral e duas turmas de tempo

Prefeitura do Natal recebe Prêmio IEL de Estágio

parcial.

Para Joanne Kelly esta premiação é um incentivo aos estagiários. “Temos a oportunidade de desenvolver proje-tos maravilhosos e levarmos novas idei-as de trabalho para a sala de aula”, dis-se a estudante de pedagogia. Para a supervisora, quem mais ganha com esse prêmio é a

educação. “Com o desen-volvimento de novos pro-jetos, o CMEI ganha em qualidade no planejamen-to, na interação com o alu-no e na execução do traba-lho”, disse Semira Rodri-gues.

O prêmio tem o como ob-jetivo valorizar e reconhe-cer as melhores práticas de estágio, através da atu-ação dos principais envol-vidos: estagiário, empresa e instituição de ensino. Dividido em quatro cate-gorias: micro e pequenas empresas; médias empre-sas; grandes empresas; e Sistema FIERN a proposta é estimular no estagiário seu espírito empreende-dor.

Página 2 Informativo Semanal

Cinco escolas municipais são premiadas no concurso Escola de Leitores

Cinco escolas municipais de Natal foram premiadas na terceira edição do concurso Escola de Leitores, uma ação do programa Prazer em Ler, do Instituto C&A. O concurso premiou 19 projetos vencedores que promo-vem a formação de leitores de litera-tura nas redes municipais de ensino de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) que serão apoiados por 18 meses. Ao todo, 207 escolas dos três estados se inscreveram para concorrer ao prêmio.

As escolas municipais Ferreira Itaju-bá, Monsenhor Joaquim Honório, Professor Carlos Bello Moreno, Pro-fessor José de Andrade Frazão e Cen-

tro Municipal de Educação Infantil Amor de Mãe re-ceberam a premi-ação durante o 8º Seminário Poti-guar Prazer em Ler.

As unidades edu-cacionais vão re-ceber R$ 15 mil cada uma para desenvolvimento

do projeto de leitura; viagem à Co-lômbia para dois representantes da equipe do projeto, onde participam de um intercâmbio de experiências de promoção da leitura; formação e acompanhamento técnico no perío-do de setembro de 2014 a novem-bro de 2015; e apoio à apresentação e divulgação do projeto em congres-sos, seminários e similares no Brasil.

O processo seletivo do concurso foi conduzido por uma comissão técnica composta por especialistas e teve três etapas: triagem inicial, avaliação técnica e visitas técnicas. O progra-ma Prazer em Ler foi criado pelo Ins-tituto C&A em 2006. Seu objetivo é

contribuir para a efetivação do direito à leitura, por meio da for-mação de leitores e da formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas.

A premiação teve a participação de professores e diretores das es-colas destacadas pelo concurso, da secretária municipal de Educação, a professora Justina Iva de Araújo, além de dirigentes do Instituto C&A e do Instituto de Desenvolvi-mento da Educação (IDE), organi-zação formadora em Natal.

Durante o evento, a secretária mu-nicipal de Educação, a professora Justina Iva de Araújo disse que o momento seria de agradecer e parabenizar ao Instituto C&A pela iniciativa de investir na área de leitura, e estendeu os agradeci-mentos ao IDE, aos gestores, pro-fessores e todos que se envolve-ram com essa atividade fundamen-tal. “Nosso plano municipal de lei-tura está em fase de elaboração e estamos aqui para apoiar todas as ações que venham fortalecer o hábito da leitura nas escolas”, des-tacou Justina Iva.

Alunos da rede municipal participaram de torneio de voleibol do Instituto Compartilhar

Alunos da rede municipal de ensino que integram o Projeto Vôlei em Re-de, do Instituto Compartilhar que funciona em parceria com a Prefeitu-ra do Natal, através da SME, participaram de mais um tor-neio interno de voleibol no ginásio do Natal Volley Club, situado na Avenida Nascimento de Castro, bairro Dix-Sept Rosado. O Projeto socioesporti-vo atende 200 alunos entre oito e 16 anos, sendo 70% desse número, de alunos matriculados nas escolas mu-nicipais de Natal.

Desta vez o torneio de voleibol con-tou com a participação de 166 alu-

nos. Foi realizado nas categorias 2 x 2 (9 e 10 anos) com 21 equipes, 3 x 3 (11 e 12 anos) com 11 equipes, 4 x 4 (13 anos) com 06 equipes e Voleibol (14 e 15 anos) com 06 equipes. Após as competições aconteceram às dis-tribuições das medalhas e lanches para todos os participantes.

Projeto Vôlei em Rede/ Natal

O Projeto Vôlei em Rede foi idealizado pelo técnico da Se-leção Brasileira de Vôlei, Ber-nardo Resende (Bernardinho). O núcleo do projeto no Nor-deste foi iniciado por meio da

parceria com o Natal Volley Club.

A parceria da Prefeitura Municipal com o Natal Volley Club existe des-de 2006. A principal exigência para que a criança participe é estar com sua matrícula ativa e ter um bom rendimento escolar.

Página 3 Notícias da Rede Municipal de Educação de Natal

Circuito Recreativo tem participação de 30 escolas de Natal

Parque das Dunas para as atividades, e a colaboração de 40 monitores das faculdades Maurício de Nassau e FA-NEC, responsáveis pelos acompanha-mentos das ações desenvolvidas.

A professora da Escola Municipal Ar-naldo Monteiro, Clésia Valentim, diz que “é uma ótima oportunidade dos alunos saírem da rotina, desenvol-vendo um senso crítico e o trabalho de equipe”. A vice-diretora da mesma escola, Ilana Diniz, acres-centou que traz os alunos todos os anos para o cir-cuito recreativo. “Aqui há uma integração das esco-las, os estudantes conhe-cem um espaço diferente de socialização com ativi-dades que estimulam a criatividade”, disse.

A aluna do 2º ano da Es-cola Municipal Maria Ma-dalena, Jarilene Alves, de sete anos, disse que as brincadeiras são legais e adorou a dança, acres-centando que era a pri-meira vez que participava do Circuito. Everton José, 12 anos, aluno do 5º ano

da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, também participa-va pela primeira vez do evento e co-mentou que gostou muito do bas-quete e da dança. Ambos reforçaram que são raras essas atividades fora das escolas, portanto, tinham que aproveitar muito esse momento de lazer.

Participam do Circuito Recreativo Fátima Medeiros as seguintes escolas municipais: Angélica Moura, Arnaldo Monteiro, Berilo Wanderley, Eudo José Alves, Francisca de Oliveira, Her-ly Parente, Ivonete Maciel, João Pau-lo II, Joseane Coutinho, Maria Cristina Ozório, Maria Madalena, Nossa Se-nhora da Apresentação, Santos Reis, Ulisses de Góis, Antônio Severiano, Ascendino de Almeida, Emanuel Be-zerra, Emília Ramos, Francisca Ferrei-ra, Irmã Arcângela, José Alves Lan-dim, José de Andrade Frazão, José do Patrocínio, Laura Maia, Lourdes Go-deiro, Mário Lira, Nossa Senhora das Dores, São José e Professor Zuza.

A alegria de participar de uma ati-vidade fora da sala de aula trouxe muita animação e empolgação pa-ra os 600 alunos participantes do XIII Circuito Recreativo Fátima Me-deiros, das escolas municipais de Natal. A atividade que teve início nesta quinta-feira (28), acontece também na sexta-feira (29), no Parque das Dunas. O evento é co-ordenado pelo Setor de Cultura e Desporto da Secretaria Municipal de Educação (SME), e as atividades são desenvolvidas em torno de oficinas de artes, jogos cognitivos, recreação e artes marciais.

Ao todo, são 30 escolas munici-pais, com 20 integrantes de cada uma, tomando parte de vivências recreativas nas diversas modalida-des lúdico-expressivas nos campos da cultura, esporte e lazer, na perspectiva de aprendizagem dos valores humanos em momentos de descontração e entretenimento. O circuito ocorre durante toda a ma-nhã desses dos dias, com estudan-tes das séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Entre os parceiros importantes, o Instituto Brasileiro de Meio Ambi-ente (IBAMA), que disponibilizou o

Carlos Eduardo Nunes Alves

Prefeito

Justina Iva de Araújo Silva

Secretária

Judineide Domingos C. Souza

Secretária Adjunta de Gestão Pedagógica

Pedro Jorge C. F. Silva

Secretário Adjunto de Gestão Escolar

Jacqueline Serafim

Assessora de Imprensa

Informativo Semanal Expediente: Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Educação

Equipe de Jornalismo

Editoria: Jacqueline Serafim

Reportagens: Ana Flávia Menezes, Jacqueline Serafim e Adrovando Claro.

Fotos: Adrovando Claro

Assistente da Comunicação: Felipe Dantas

Contato: Rua Fabrício Pedroza, 915. Areia Preta. Natal/RN

Prefeitura Municipal do Natal

Secretaria Municipal de Educação

Página 4

Para rece-ber o In-formativo, dar sua opinião e oferecer sugestões

de pauta, mande mensagem para a Assessoria de Comu-nicação da SME.

Nosso e-mail é

imprensaeducacao@gmail. com

Informativo Semanal

ano consecutivo, e dessa vez com o tema “O Caráter Conta”, que por meio dos seis pilares da Justiça tra-balhados com os alunos (responsabilidade, zelo, sinceridade, senso de justi-ça, cidadania e respeito) foram desenvolvidas diver-sas tarefas envolvendo co-nhecimentos gerais e mo-mentos de cidadania.

Segundo o vice-gestor da escola, José Américo Mati-as de Souza, algumas tare-fas desempenhadas pelas equipes da gincana foram antecipadas, dentre elas, a arrecadação de livros para-didáticos para o acervo do "Clube de Leitura" da esco-

la e a arrecadação de ali-mentos não perecíveis pa-ra doação ao abrigo Juvino Barreto. “Pelos alunos do turno matutino foram ar-recadados 675 Kg de ali-mentos, e os estudantes do turno vespertino doa-ram 525 Kg de mantimen-tos não perecíveis”, afir-mou o vice-gestor. A en-trega e doação dos 1200 kg de alimentos ao abrigo serão realizadas por uma comissão de alunos.

“É muito importante en-volver os alunos em outras atividades fora da sala de aula. Também trabalha-mos e exercitamos os seis pilares da Justiça, impor-tante na formação do alu-no para tornar-se um cida-dão de bem”, disse o vice-gestor. A gincana desen-volve nos estudantes a capacidade de organizar estratégias, a fim de po-tencializar o raciocínio ló-gico e cognitivo, compro-var o conhecimento, de-senvolver a socialização, cidadania, despertar e in-centivar: prazeres, bem-estar e emoções.

E.M. José Melquíedes promoveu II Gincana do Estudante

A necessidade e impor-tância de eventos, que motivem a permanência dos alunos na escola de forma agradável e praze-rosa, contribuindo assim com os inúmeros benefí-cios a saúde física e men-tal. Contudo proporcio-nar aos estudantes mo-mentos de recreação, por meio de atividades motivadoras que incenti-vem o trabalho em equi-pe, o respeito mútuo, através da gincana. Nes-ses contextos que a Esco-la Municipal José Melquí-ades de Macedo promo-veu a II Gincana do Estu-dante para os 720 alu-nos, dos 6º aos 9º anos da unidade de ensino.

O evento aconteceu nes-te último sábado (23), na sede da escola, situada no Conjunto Parque dos Coqueiros, bairro Nossa Senhora da Apresenta-ção. De acordo com a gestora da Escola Munici-pal José Melquíades, Je-anne Maciel da Silva, a gincana foi realizada com sucesso pelo segundo