Edição 76

24
Edição 76 - 16 de junho de 2012 1 Estudantes pedem explicações sobre Lei do Passe Ano ii - Edição 76 - Itapema, 16 de junho de 2012 www.correiodomunicipio.com.br EDER LUCIANO > surfista de Itapema terminou a semana na 5ª colocação na 4ª Etapa do Mundial de Bodyboarding Foto: Thiago Muniz >> Pág 04 MINISTRO DO STJ EM SC Ministro Francisco Cesar Asfor Rocha foi homenageado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina >> Pág 07

description

Edição 76 do jornal Correior do Município

Transcript of Edição 76

Page 1: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 2012

Edição 76 - 16 de junho de 2012 1

Estudantes pedem explicaçõessobre Lei do Passe

Ano ii - Edição 76 - Itapema, 16 de junho de 2012www.correiodomunicipio.com.br

EDER LUCIANO> surfista de Itapema terminou a semana na 5ª colocação na 4ª Etapa do Mundial de BodyboardingFoto: Thiago Muniz

>> Pág 04

MINISTRO DO STJ EM SC

Ministro Francisco Cesar Asfor Rocha foi homenageado na Assembleia Legislativade Santa Catarina>> Pág 07

Page 2: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 20122

Fone: (47) 3268 6886Av. Gov. Celso Ramos, número 215

sala 103 - Centro - ItapemaCep 88220-000

escritor, e davam outro rumo para as suas representações.

O autor, intrigado com aqueles estranhos acontecimentos, largou a pena, e foi até o bar de sempre beber o seu vinho predileto, para averiguar com a devida calma o que realmente estava acontecendo com ele, e aquela turma de índios, soldados, bandidos e mocinho; os filhos de sua imaginação.

Após o vinho, um charuto e muita meditação, decidiu seguir a história como tinha planejado, sem aceitar aquela absurda pressão, e retornou ao texto resolvido a acabar logo com tão misterioso impasse.

Quando está chegando no final da narrativa, no momento que vai escrever - para acabar de vez com a história -, que três metralhadoras poderosas, novidades recém fabricadas, capazes de grandes e definitivos extermínios, estão nas mãos de uns padres pacifistas, e que estes irão liquidar impiedosamente com todos os índios, soldados, bandidos, mocinho, enfim tudo que se movesse, vê, incrédulo o autor, saírem das suas páginas escritas, armados com seus equipamentos de guerra, todas as criaturas envolvidas na trama.

E lhe cercaram, sitiaram a sua mesa de trabalho, invadiram todos os cômodos da sua casa, lotaram seu terreno, aglomeraram-se na rua. Tinha índios, soldados e bandidos as centenas, mais o mocinho, lhe ameaçando com pistolas, rifles, arcos e flechas tacapes e bordunas ( menos os padres pacificadores com suas metralhadoras de extermínio que ficaram aguardando, dentro do texto, a solução do impasse) , com caras de poucos amigos a lhe exigirem que o enredo do conto tomasse outra direção.

Se uniram, o cacique da tribo indígena, o comandante da cavalaria, o chefe dos bandidos, e o mocinho, diante do autor, e exigiram: “ - ou você muda o final desta história, ou vamos te matar. Você tem um minuto para decidir!” - Falou o mocinho.

Pensou o escritor, olhou para aquele milhar de guerreiros armados

Opinião

A REVOLTA DOS PERSONAGENS

Coluna do Juquita

Geral:Fabiano E. Soares

Comercial:Naby Bufren

Marketing:Olavo Carvalho

Administração/Finanças:J. Anselmo Vieira

Vendas:Hylton Rogério Alves

Editor-chefe:Fabiano E. Soares

Para anunciar [email protected] 47 3268 6886 e 9698-9095

O conteúdo publi-citário veiculado neste jornal é de inteira res-ponsabilidade de seus anunciantes. Os textos publicados nas colunas assinadas, são de res-ponsabilidade de seus autores, não represen-tando necessariamente a opinião deste jornal.

Achava-se o escritor em volta da sua história, se encaminhando para o desfecho, quando notou que

alguma coisa não andava bem com os seus personagens. Não que estivesse lhe faltando ideias para o enredo. Não. A trama pronta, excedia na sua cabeça. Era só uma questão de tempo para colocá-la no papel, e lhe trazer, por fim, o alívio em encerrar aquele conto.

O problema é que parecia que estava havendo uma má vontade dos protagonistas, dos antagonistas e dos figurantes da narrativa em colaborarem com o autor. Um início de boicote estava se formando. Uma evidente disposição de greve e rebelião.

Quando ele, o autor, precisava escrever naquela cena de guerra, que a flechada do índio atingiria um soldado da cavalaria, a flecha saia chocha, sem forças do arco, ziguezagueando bêbada, sem rumo. E o soldado, quando teria que alvejar um índio, a arma falhava, ou o tiro cuspia uma bala enfraquecida, que caia cansada logo adiante dos seus pés. No momento que os índios deveriam atacar uma carruagem, os seus cavalos não galopavam, mas passeavam preguiçosos em direção ao objetivo proposto. Quando os bandidos, com o seu bando, corriam em direção ao trem, para assaltá-lo, este adquiria uma velocidade supersônica, tornando impossível a rapinagem do comboio. Se, em uma encenação, a tropa militar tivesse que enforcar alguns inimigos, os soldados se negavam, até, a fazer a laçada na corda enforcadora.

E toda vez que o mocinho, apaixonado pela indiazinha, filha do cacique, pretendia sequestrá-la, para levá-la embora consigo, a moça sumia dentro da terra, para não ser mais encontrada.

Enfim, aqueles personagens tinham adquirido vida própria e não estavam de acordo, e reagiam contra, desobedecendo o destino que o autor estava lhes reservando na historia. Antes de verem suas ações e falas escritas, saltavam fora da mente do

[email protected]

até os dentes na sua frente, e concordou: “ - Tá bem! Que final vocês querem que eu dê para a história?”

O cacique, nervoso, gritou grosso: “ - Você começou. Você termina. Nós ficar aqui esperando. Vai, escreve logo, cara pálida!”

O autor assustado com as ameaças, retomou a pena, e diante dos olhares atentos dos personagens, concluiu a história, da seguinte maneira: que a guerra logo após o seu início foi encerrada, pois o cacique, o general, o chefe dos bandidos e o mocinho chegaram a um acordo de paz; que tudo não passou de um mal entendido, por conta de uma interpretação errada dos sinais de fumaça, pelos militares, que entenderam, como uma declaração de guerra feita pelos índios, bem como, também, uma tradução equivocada, feita por um índio analfabeto e mal intencionado, da carta-resposta, enviada a tribo pelo general, dizendo que aceitava o desafio para o combate; e que ninguém morreu no conflito; e que a filha do cacique não foi sequestrada pelo mocinho, e que a indiazinha continuava pura e virgem; e que os bandidos não desejavam assaltar o trem. Que eram apenas funcionários da viação férrea em greve protestando por aumento salarial e melhores condições de trabalho.

E com flechas, rifles e pistolas apontadas para a sua testa, teve ainda, o narrador, que se comprometer a arcar com as despesas da grande festa em comemoração pelo armistício, e por aquele ameno e pacífico final de história, regada com muita bebida e comida, para aquela turma de combatentes.

Desta forma, não foi morto o autor. Entretanto, o custo da festança o liquidou financeiramente. Que desde aquele dia, quando os personagens se revoltaram contra ele, se vê obrigado a escrever diuturnamente, com a urgência em conseguir meios para sua recuperação financeira.

EDITORIAL

EXPEDIENTE

DIREÇÃO:

[email protected]

Jornalismo/Redação:Rosana Radke (DRT/SC 4027 JP)

Diagramação e Projeto gráfico:Marina Bertolli (DRT/SC 2509 JP)

Circulação semanal:Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, Balneário Camboriú e Camboriú

REDAÇÃO:

Até a próxima e um abraço a todos!

Semana cheia de novidades políticas. O anúncio do Presidente da Câmara de Vereadores e do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, Giliard Reis, de apoio à candidatura a prefeito do vereador Rodrigo

Costa - Bolinha (PSDB) na última sessão da Câmara de Vereadores, ocorrida na terça-feira dia 12/06, foi surpreendente e deixou os petistas e demais candidatos apreensivos. A união dos dois partidos PMDB e PSDB, considerados os mais fortes de Itapema, cujos candidatos estão em destaque na mídia pelo excelente trabalho que estão desenvolvendo, é fator relevante para o cenário político local. O PMDB já demonstrou força política e organização administrativa através de seu presidente, e agora inteligência, ao ceder o nome de Giliard Reis como pré-candidato a Vice-prefeito juntamente com Rodrigo Costa – Bolinha que já é pré-candidato a Prefeito pelo PSDB. O apoio do PMDB ao PSDB é de fundamental importância para atingir o objetivo de mudança na administração municipal. Rodrigo Costa está otimista e muito satisfeito com o nome de Giliard Reis como seu Vice e procura agora novos aliados para fortificar ainda mais sua candidatura e campanha a majoritária. Ricardo Rosa – Rico (PPS) também é um nome forte e o apoio de Rico é esperado por todos para consagrar uma união histórica em Itapema. A vereadora Nilza Simas (PSD), que também é uma forte candidata e vem fazendo um trabalho exemplar junto a Câmara de Vereadores, já declarou seu apoio a Rodrigo Costa e Giliard Reis, e segundo as informações irá concorrer ao cargo de vereadora. Caso os quatros estiverem juntos teremos um “Quarteto Fantástico”, que dificilmente será derrotado nas urnas em razão do prestígio e qualidade de cada um, somado a força dos partidos que representam e os votos já obtidos em eleições passadas. Não podemos esquecer nossa Vice-prefeita Maria Luci da Silva (PP) e Alfredo Marin Junior (PSDC) que estão em negociação para participar desta grande união política. Segundo boatos recentes, três pré-candidatos estariam abdicando de concorrer à majoritária e apoiariam a candidatura de Bolinha e Giliard, o que seria ideal para desbancar o candidato do atual governo e qualquer outro aventureiro. Ao invés de um quarteto teríamos um “Sexteto Histórico” e forte o bastante para administrar em conjunto o município, o que para a população seria muito interessante. A união de pessoas interessadas no futuro de Itapema e que sempre deram uma contribuição importante para o desenvolvimento da cidade é realmente o que todos desejam. Agora é a hora para pensar no futuro da cidade, sem deixar o egoísmo e a ganância prevalecer. Parabéns políticos, que acima de tudo estão conseguindo deixar o orgulho de lado e olhar para Itapema e sua população. Mudando de assunto queremos agradecer a nossa ex-jornalista Rosana Radke pelos serviços prestados ao nosso jornal e dar as boas vindas a Francine Carolina Gemoski, a jornalista que estará conosco nas próximas edições. Boa semana a todos e acessem nosso site: www.correiodomunicipio.com.br.

www.correiodomunicipio.com.br [email protected]

:: Palanque ::

Page 3: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 2012

Edição 76 - 16 de junho de 2012 3

• Conforme combinado estou mandandolembranças ao amigo Luiz da Morart, santista que está triste com a derrota do seu Time, e olha que o choro maior vai ser na próxima quarta.

• Já chegam a 20 as mortes confirmadaspela Gripe A no estado, quem sabe agora resolvam liberar as vacinas pra toda a população.

• Importaçãodebensdecapital(máquinaseequipamentos), bens de informática e comunicação que não são produzidos no Brasil tiveram os impostos reduzidos para 2%. Como antes esses impostoseramde16%,ficoumaisfácilimportar...eviva a China.

• Amigo Guto segue fazendo um belotrabalho na escolinha do Avai que funciona no Morretes.

• Enquantoissosegueafaltadeabrigosnospontos de ônibus da nossa cidade.

• Inscrições para o Processo SeletivoEspecialdoSenac/SCestãoabertasatéofinaldomês,informaçõesnositewww.sc.senac.br

• Serginho Laguna continua com suascolocações sempre inteligentes e humoradas nassessõesdaCâmara.

• Porquequandoembarcamosnarodoviáriade Itapema em alguns horários, temos que pagar passagem como se estivéssemos embarcando em Tijucas? Só aqui em Itapema acontece essas coisas.

Opinião

:: Construções ::

:: Secretarias Regionais ::

:: Gotas e Pingos ::

:: Bancos ::

:: Dilema ::

:: Sub-Prefeitura ::

:: Eleições ::

:: Marginal ::

:: Multas ::

:: Iluminação ::

:: Praiana ::

Marcão

Algumas coisas são difíceis de entender, temos acompanhado a paralisação de algumas obras em Itapema fruto de alguma pendência nas licenças. Acho correto que se coloquem alguns limites nessas construções que se não forem corretamente fiscalizadas podem trazer sérios prejuízos a balneabilidade da praia ou ao meio ambiente. Mas não posso concordar com o fato de deixarem construir uma parte e depois interditar, é o que aconteceu com aquele famoso hotel no bairro Ilhota que está lá abandonado servindo de morada pra andarilhos e agora o edifício próximo do parque padre Raulino Reitz. Se não está legal não devem deixar nem começar, ou estou errado???

O governo do estado gasta anualmente cerca de 130 milhões com as despesas das Secretarias Regionais espalhadas pelo estado. Será que alguém já percebeu alguma eficiência nesse modelo ?, será que a qualidade de vida da população, (objetivo principal de todo gestor), melhorou depois disso? Acho que é necessário que o governo reconheça seus erros e faça os ajustes necessários, senão extinguir, o que acho um retrocesso nessa altura, pelo menos diminuir a quantidade das mesmas. Do jeito que está continua servindo exclusivamente como cabide de emprego.

As leis existem para serem cumpridas e quando isso não acontece somos passíveis de punições. Por exemplo: A lei determina que temos que pagar IPTU, caso contrário, ficamos impossibilitados de fazer qualquer transação imobiliária e dependendo da situação, nosso imóvel pode até ir a leilão. A lei também determina que devemos pagar alvará para podermos ter direito a comercializar qualquer produto ou serviço dentro do município, caso contrário as sanções são claras e diretas chegando até mesmo na apreensão das mercadorias. Pois bem, existe uma lei de 2006 que determina as Agências bancárias de Itapema a colocar a disposição dos clientes, pessoal suficiente no setor de caixa, para que o atendimento seja efetuado em tempo razoável. A lei segue determinando que em dias normais esse atendimento não pode ultrapassar 15 minutos. O descumprimento dessa lei acarretará diversas sanções como: advertência, multa e até suspensão do alvará.

Alguém já testemunhou algum Banco sendo notificado?, gozado, quando é para o bem do cidadão ninguém fiscaliza, quem poderá nos defender? Só o Chapolin Colorado ou Gremista, tanto faz.

O PSDB terá uma tarefa difícil para resolver nos próximos dias, isso porque dois pré-candidatos a vereador colocaram seus nomes a disposição do partido. Moradores do mesmo bairro, Tiãozinho e Sandro não abrem mão dos seus nomes e falam que irão para as disputas. Resta saber se o bairro Ilhota irá entender essa situação e votar fechado nos candidatos locais, sem esquecer que temos o Preto Vieira (PMDB) e o Paulão (DEM) da associação de moradores.

Acho que o próximo prefeito deve começar a pensar na possibilidade de uma subprefeitura no bairro Morretes. A população tem crescido muito nos últimos anos e seus problemas e carências aumentados na mesma proporção. O Bairro está próximo de 20 mil moradores e precisa urgentemente de ações que possam melhorar a qualidade de vida da população. Um posto de saúde funcionando 24 horas com médico e equipamentos dignos, máquinas para manutenção das ruas, posto policial entre outras medidas. As coisas não são difíceis de fazer, basta boa vontade.

Parece que as lições das últimas eleições foram assimiladas pela oposição. Bolinha (PSDB) e Giliard (PMDB) confirmaram aliança e vão juntos para as disputas de outubro. Outros partidos devem confirmar apoio a dupla ainda essa semana. As conversas seguem intensas com o PSD, partido do governador é a bola da vez. Deputado Dado Cherem e Secretário de Estado Paulinho Bornhausen têm colaborado nas conversas e ajudado a costurar as futuras alianças. PSC, PSL, PTN e PSB também devem aderir a coligação, aumentado assim significamente o tempo de rádio na campanha.

É vergonhoso o estado de conservação daquela marginal que fica em frente a Churrascaria Rech. Trata-se de um trecho tão pequeno, mas que sempre está abandonado, não permitindo o tráfego de automóveis. Mais um problema de empurra, empurra entre Prefeitura e Litoral Sul, enquanto isso se alguém deseja ir do posto Brava até a Câmara de Vereadores tem que usar a Av. Nereu Ramos sempre congestionada.

Acho uma aberração o que fazem Celesc e Águas de Itapema que cobram uma multa pela religação. Por que isso??, Se é serviço eles têm todo o direito de cortar por falta de pagamento, mas porque a cobrança da multa? Maior punição já teve o contribuinte ao ficar sem água ou luz. Talvez os vereadores pudessem comprar essa luta.

Vereador Vanio (PT) vem cobrando a muito tempo através de requerimentos na Câmara que a Litoral Sul, empresa que administra o trecho da BR 101 que corta nossa cidade, assim como as marginais, a iluminação das passarelas e viadutos que estão as escuras, sendo um grande incentivo aos ladrões e viciados de plantão. Muito legal a iniciativa, mas só quero lembrar ao vereador que como a empresa se nega a cumprir com suas obrigações a administração municipal pode e deve resolver.

Profundamente lamentável a iniciativa da empresa Praiana em distribuir um panfleto comunicando aos estudantes universitários as alterações que serão efetuadas pela empresa com relação aos passes. No comunicado a empresa acusa os vereadores de contribuir para esse caos que se instalou na cidade com relação a esse assunto. Quem acompanha as sessões da Câmara todas as semanas pode testemunhar que os vereadores foram terminantemente contra as alterações que foram propostas pelo executivo. Gozado como gostam de transferir responsabilidades. Fizeram bem os nobres Edis em convocar os representantes da empresa a prestar explicações nas próximas sessões.

[email protected]

:: Palanque :: Edição 75 - 16 de junho de 2012 3

[email protected]

Fotos: Marcão

Page 4: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 20124

Estudantes usam tribuna paraprotestar contra nova Lei do Passe

As mudanças propostas pela Prefeitura de Itapema na Lei Municipal nº

2830/2010, não agradaram os principais interessados pela Legislação: os estudantes do ensino universitário e técnico de Itapema. Criada em 2004 pelo então prefeito de Itapema, Giliard Reis (PMDB), a fim de incentivá-los a cursar uma faculdade em municípios vizinhos custeando o transporte intermunicipal, essa Lei passou por duas alterações nos anos seguintes, até chegar na proposta atual, alterada através do Projeto de Lei do Executivo nº 008/2012 que ainda não foi sancionada pelo prefeito Sabino Bussanello (PT). Sendo assim, pode ou não entrar em vigor, dependendo do despacho final do prefeito.

Os estudantes de Itapema lotaram o plenário durante a última sessão legislativa, realizada dia 12, e usaram a Tribuna do Povo para cobrar “explicações” dos vereadores sobre o Projeto que foi proposto pelo prefeito municipal, Sabino Bussanello (PT). Os estudantes não sabiam que a proposta é de autoria do Executivo Municipal, e que não foi formulada pela Câmara de Vereadores, como está sendo divulgado no panfleto da concessionária do transporte público de Itapema, Viação Praiana. “Esse material é no mínimo mal educado e presta um desserviço à população”, declarou o presidente do legislativo, Giliard Reis (PMDB), com a cópia do material em mãos.

O projeto citado pelos estudantes foi o PL do Executivo 008/2012, aprovado na primeira sessão de maio da Câmara Municipal, realizada dia 05.

Apesar de ter sido aprovada pelos vereadores, a matéria foi duramente criticada pela oposição durante a votação, que acusa o prefeito de pressioná-los pela aprovação, sob o argumento de que os estudantes ficariam sem passes caso a matéria fosse rejeitada. Porém, o vereador do PP, Alcionei Tridapalli lembrou que o Projeto 008/2012, em momento algum revogou a Lei dos Passes (2830/2010), portanto, ela está em vigor e deve ser cumprida. Mesmo assim, durante duas semanas de maio, os estudantes ficaram sem os passes para poder freqüentar a universidade. Segundo o líder do governo na Câmara, Luiz Carlos Vieira (PT), isso ocorreu porque o município estaria sem orçamento para custear as passagens, motivando o pedido de suplementação de verba também aprovado pelos vereadores, o que normalizou a situação.

O PL Executivo 008/2012 está, agora, em trâmite no Executivo Municipal, aguardando a sanção ou veto do prefeito Sabino. Os estudantes presentes na sessão representam os 750 itapemenses que hoje usufruem do transporte gratuito intermunicipal para fins de estudo e que se dizem lesados pela alteração proposta pelo projeto. De acordo com a nova redação, os estudantes passarão a receber “ajuda de custo mensal no valor máximo de 40 passes por mês”. O Artigo 1º deste projeto altera o Artigo 1º da Lei Municipal 2830/2010 que passa a vigorar com a seguinte redação: “Fica o poder Executivo do Município de Itapema autorizado a conceder ajuda de custo para os estudantes do Ensino Técnico Profissionalizante e Estudantes

ROSANA RADKE - [email protected]

Os estudantes Tiago e Danúbia representaramos colegas na Tribuna do Povo da Câmara de Itapema

Capa

Universitários do município de Itapema. § 1º: o valor máximo da ajuda será de 40 passagens mensais, por estudante. § 2º: ...calculando-se o valor da passagem para estudante, ou seja, no valor de cinqüenta por cento (50%) do valor da passagem”.

A grande discussão, agora, é como essa verba será repassada a cada estudante. De acordo com a Praiana, os passes deverão ser retirados nos Terminais Rodoviários de Itajaí ou Balneário Camboriú todo mês pelos universitários. Porém, os vereadores que responderam aos questionamentos dos estudantes lembraram que em nenhum momento a concessão da ajuda de custo está vinculada ao serviço da Praiana. “Nada impede dos alunos fretarem um transporte particular para fazer esse percurso, não ficando a mercê das pressões da concessionária licitada pela Prefeitura Municipal”, sugeriu o vereador Alcionei Tridapalli (PP).

Vereadores da oposição alegam que a alteração na legislação que desagradou os estudantes só foi proposta por conta da denúncia de superfaturamento na aquisição dos passes escolares pela Prefeitura de Itapema, acusação feita pelo vereador Rodrigo Costa – Bolinha (PSDB) e acatada pelo Tribunal de Contas do Estado que está investigando o caso. De acordo com a denúncia, o município teria adquirido 100 mil passes escolares da Praiana em 2011 pagando o valor cheio do bilhete, quando deveria ter recebido o desconto de 50% no passe escolar. “Ou se levava o dobro dos estudantes, ou se gastava a metade desse dinheiro”, comparou Bolinha. A nova redação do Projeto de Lei em discussão altera justamente a forma de compra dos bilhetes, para garantir que os estudantes tenham o direito à meia passagem. “Por ser pessoa jurídica o governo municipal não consegue comprar os passes com

esse desconto”, defende o líder do governo na Câmara, Luiz Carlos Vieira (PT).

A atitude da Viação Praiana, em divulgar em panfleto (cópia ao lado) a ameaça de que itinerários irão mudar, com saídas às 17h20 e não mais às 17h30 dificultando para os estudantes que trabalham, e que o número de linhas será reduzido por conta “do projeto dos vereadores”, deve-se ao fato de que receberão metade do valor que era recebido antes. “Não é papel da concessionária nos intimidar, e sim cumprir a lei e cumprir com qualidade no serviço e segurança”, enfatizou o vereador Rodrigo Costa- Bolinha (PSDB).

Os vereadores usaram a tribuna para se manifestar sobre o caso e explicar a situação aos estudantes, e já anunciaram que irão convocar a Viação Praiana para prestar os devidos esclarecimentos. Veja o pronunciamento de cada na página ao lado:

ENTENDA O CASO:

Page 5: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 2012

Edição 76 - 16 de junho de 2012 5

Panfleto distribuído aos estudantes de Itapema dentro dos ônibus da Viação Praiana, revoltou vereadores e preocupou os beneficiados pelo transporte intermunicipal

“Esse panfleto faz uma ameaça clara: a partir de tal dia, tiro ônibus e mudo a rota e a culpa vai ser dos vereadores! O que foi votado por nós, vereadores, é simples e claro e veio pra essa Casa com o objetivo de economia e quer dizer uma coisa só: o estudante tem o direito de pagar 50%, e é

esse direito que tem que ser mantido. Mas quando aprovamos em 2010 essa alteração, esse princípio de economia também era muito claro, mas não foi o que aconteceu. Penso que o que fizemos aprovando o PL 008 foi simplesmente corrigir um erro do Executivo Municipal, apontado pelo Tribunal de Contas. Os estudantes tem que entender que esse direito é de vocês, e não pode ser reivindicado por mais ninguém. E é isso que a iniciativa privada está querendo dizer, que não vai garantir esse direito e estão usando vocês, estudantes contra essa casa. Agora, se será dado o valor mensal de acordo com o gasto de cada estudante, nada priva de vocês o direito de fretarem um transporte privado para isso. Agora não podemos admitir que a Praiana use acadêmicos para fazer pressão, para que o município pague o dobro do valor, se tem direito de 50% de gratuidade nessas passagens. Proponho, convocar as pessoas responsáveis pela concessão, pra que isso seja explicado, porque o panfleto é muito claro, é uma mentira descabida”.

“Quero dizer aos estudantes que vocês não estão perdendo aula. Porque isso que vocês

estão presenciando é uma aula de cidadania. Primeiramente quero esclarecer que o trâmite

desse projeto não aconteceu como está colocado no panfleto da Praiana e dizer que aqui

ninguém vota contra o direito de ninguém. Temos o dever de garantir direitos. Segunda

questão é que entendemos que esse direito está garantido para os estudantes. Terceira, é que

a mudança proposta gerou algumas questões quanto a forma de adquirir o passe. Na época em que essa Lei foi criada, eram 44 alunos.

Foi alterando, aumentando a demanda. O Executivo fez a mudança em 2010, quando discutimos a economicidade com a nova proposta.

Mas quero registrar que até o final desse semestre vai continuar tudo como está. Com a mudança em questão, o passe continua garantido.

O que muda é a maneira que os estudantes vão receber essa ajuda de custo. Em relação a Praiana, estive com o prefeito e obtive a

notícia de que ela não vai retirar os horários. E se tem a concessão, o Deter tem que fiscalizar. É responsabilidade da Praiana atender à demanda. Não interessa o numero de estudantes, tem que levar com

qualidade para seu destino, porque não é de graça. Concordo que temos problema nessa questão, temos que encontrar a melhor solução

para repassar essa verba aos estudantes. Temos sim que pressionar a Praiana”.

“Está acontecendo a mesma coisa que aconteceu em 2010, quando chegou

aqui matéria pedindo alteração nessa Lei. Primeiro saiu bafafá de que os

vereadores trancaram o transporte dos universitários. Mas a verdade é que a Prefeitura deixou universitários sem

transporte, e depois mandou a lei pra essa casa. OS universitários estão reféns de uma

empresa. Essa não é a maneira correta de se fazer política: ou você aprovam, ou não tem mais transporte

universitário! Foi isso que foi colocado em 2010 pra nós! Falei durante a votação que esse não é o sistema correto, vamos ficar

reféns, e foi exatamente o que houve. Esse ano chega o projeto 008 mudando de novo o sistema, mas primeiro trancaram os passes.

E já começou a pressão, dizendo que o culpado são os vereadores e o vereador Bolinha. E nós explicando o que estava acontecendo. A mesma situação de 2010, ou aprova, ou os estudantes não terão

passes. Temos que convocar a Praiana a vir aqui e dar explicações, pra que se cumpra a lei. Já deixo aqui a sugestão para o prefeito,

já que a Lei ainda não foi sancionada, que vete o projeto. Caso isso não aconteça, proponho a esta casa fazer um projeto em

conjunto pra regulamentação da mesma. Temos que batalhar por um transporte justo e qualificado. Lembrando que a Praiana não é a única empresa de transporte dessa cidade, porque não tratar

com a Catarinense, para prestar esse serviço com mais respeito. A Praiana não é dona de Itapema e o que ela está fazendo não é

coisa de empresa digna e séria”.“A primeira fala, é que não concordo com a fala do vereador Vieira quando diz que os universitários não estão perdendo aula hoje, e sim tendo uma aula de cidadania. Quero dizer que quando vocês vem buscar um direito já adquirido não estão ganhando, estão perdendo. A Lei de 2010 é muito clara, quando votamos em regime de urgência

pra que os estudantes não ficassem sem passe. E vocês jamais poderiam ter ficado sem passe agora em 2012! O executivo não estava sem amparo legal pra deixar vocês sem passagem, porque este projeto de lei não revoga a Lei 2830. A nossa indignação, enquanto vereadores, é muito maior do que a de vocês, estudantes, quando vemos um panfleto desse nível feito pela “dona Praiana”, dizendo que nós, nós, mudamos a Lei! Não posso acreditar! Quero dizer que a responsabilidade nossa foi garantir esse direito e jamais tirar. Deixo aqui minha indignação com a Praiana que levou R$ 400 mil dos cofres públicos com essa história. Se tem que cobrar de alguém, é lá que tem que buscar esse direito porque é deles essa responsabilidade. A Lei garante a passagem, não fala em itinerário”.

O questionamento do vereador Rodrigo Costa, sobre o alto valor pago nesses passes, provocou essa alteração na lei 2830. Quero dizer aqui, que não estamos tirando direito dos estudantes. Estamos dando novas regras, que geram esse desconforto. Eu tive a autonomia de ligar para a Praiana, e questionar e eles me garantiram que o número de linhas será mantido. Se isso não acontecer, convoco

vocês estudantes, pra irmos juntos na concessionária e reivindicar esse direito. Me proponho, enquanto integrante da base o governo cobrar a normalização da linha, conforme vínhamos trabalhando com os estudantes. Nós vamos levar novas propostas e ver o que podemos fazer, vendo uma outra alternativa legal para manter essa lei em vigor”.

“Quero dizer que essa é uma novela que se arrasta desde 2010. A causa de vocês, estudante, é a nossa causa. Se tiver que fazer uma nova lei, podem contar comigo. Sei das dificuldades

pelas quais passei enquanto universitária e sei que esse benefício faz a diferença, auxiliando na conclusão do ensino superior. Estarei junto com os vereadores para reformular ou fazer uma nova lei”.

“Vamos ter uma lei que garante o passe de vocês. Mas não da forma que a Praiana quer. Como o vereador Bolinha já falou, a maneira correta é que essa Lei seja vetada, e que em conjunto com os maiores interessados,

os estudantes, seja feita uma nova lei. Você tem o direito de ir e vir à universidade com essa gratuidade e lamento por terem faltado aula. Quero dizer a vocês, o que votamos não é o que está nesse panfleto, e se preciso for, votaremos uma nova lei”.

Ausente por motivo de doença.

“A Lei aprovada por mim em 2004 garantia um ônibus exclusivo para levar os estudantes a Balneário ou Itajaí. Na época, eram pouco mais de 50 estudantes, só que não foi só o número de estudantes que cresceu! A arrecadação de Itapema também era menor que a de hoje. Então não importa se tiver que locar 3, 4 ou 5 ônibus para suprir

a demanda, porque a Prefeitura tem dinheiro para isso. Vai ver que economia o município está fazendo agora, com um ônibus novo parado desde novembro no pátio da Prefeitura, já depredado, sem nem emplacamento. Não levam nem estudantes da rede municipal, e nem os universitários! Quero ler este mal educado panfleto da Praiana e destaco que o terceiro item é o mais ingrato com essa legislatura e com a população: “A Praiana se exime de qualquer responsabilidade por esta lei sugerida pela Câmara”. Isso é uma inverdade, porque não fomos nós vereadores que alteramos a Lei,mas sim a Prefeitura. Só posso concordar com a ideia de que temos que formular uma nova lei. Quem pode fiscalizar o contrato com a Praiana é o Executivo, nós vereadores não temos esse poder. Estamos sempre com a faca nos dentes: ou votam, ou os estudantes estarão sem passes. Deixo claro que as duas semanas que ficaram sem bilhete, não foi por culpa dessa Casa. O mais engraçado é perceber que esse panfleto e a nota no jornal da Prefeitura chamado Litoral Catarinense, me dá a entender que foram escritos juntos, pela mesma pessoa, ou combinado por alguém.A informação é tão manipulada que não diz que a Lei dos Passes está em vigor, que o que nós fizemos foi apenas aprovar alteração na redação de um artigo. Ao deixar os estudantes de Itapema sem passe, a Prefeitura estava infringindo a legislação municipal”.

ALCIONEI TRIDAPALLI (PP)

LUIZ CARLOS VIEIRA (PT) RODRIGO COSTA (PSDB)

NILZA SIMAS (PSD)

VANIO CESAR (PT)

BELONI DA SILVA (PT)

MAURO HERCÍLIO (PPS)

ERALDO MAFRA (PMDB)

GILIARD REIS (PMDB)

Capa

Page 6: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 20126

Geral150 CÃES

ONG Amigo Bicho visita Canil Municipal de surpresa

A ONG Amigo Bicho realizou uma visita na manhã desta segunda feira, 11, ao Canil Municipal, localizado no bairro Morretes. Além da Presidente da ONG, Roselia Peroso, acompanharam a visita o Vice-presidente da Câmara de Vereadores, Vanio Cesar Vieira e colaboradores da ONG. A comitiva foi recepcionada pelo Veterinário responsável, Dr. Rubens Santana Martinêz, que mostrou às condições das instalações e dos animais que estão sob a guarda da municipalidade.

A Presidente da ONG, Roselia Peroso, mostrou preocupação com as condições das instalações, pois segundo ela, em dias de chuva os animais sofrem com alagamentos e nos finais de semana detectamos a falta de funcionários no local. “Nossa ONG reivindica ainda que seja realizado o cadastro dos animais, através de controle de entrada e saída no canil; que haja a implantação de um

programa de castração e que seja realizada, com a maior brevidade possível, pela Secretaria de Saúde, a licitação para aquisição de vacinas, em especial, a vacina anestésica”, listou Rosélia.

Após a visita, Vanio esteve em reunião com o Secretário da Saúde de Itapema, Marcelo Murilo da Rosa, que segundo o parlamentar, adiantou que tomará providências sobre a licitação das vacinas. Vanio disse que o Secretário comentou sobre o “Programa de Controle de População Urbana de Animais

na Rua”, que, em breve, deverá ser implantado na cidade.

“Estamos acompanhando atentamente o problema dos animais sem dono, principalmente dos cães, que hoje são cerca de 150 alojados no canil. Estamos desde já cobrando as devidas soluções, tanto no aspecto de infra-estrutura do canil, como também na questão dos insumos e medicamentos que a Secretaria de Saúde deverá ter em estoque.”, destacou vereador Vanio.

Deu a louca em Itapema!!! O que é isso? As Avenidas viraram uma pista de corrida!Você não pode de maneira nenhuma confiar nos motoristas para atravessar as ruas nas faixas de pedestres. Eles estão sempre com muita pressa, seus minutos são muito valiosos, as pessoas, que se danem! Os motoqueiros também, - a minoria - não querem nem saber se alguém está atravessando a rua.É muito triste o que tem acontecido. Atropelamentos com mortes, famílias sofrendo por causa das irresponsabilidades de uns e outros.

”Marcia Maria

Este é o espaço dedicado à reclamações, elogios ou suges-tões de moradores de Itapema e região. Nesta semana, a leitora Marcia entrou em contato com nossa redação para alertar sobre a violência no trânsito.

[email protected] sua sugestão ou crítica para nosso jornal. Esse é seu espaço para protestar, denunciar, elogiar e cobrar as autoridades

Page 7: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 2012

Edição 76 - 16 de junho de 2012 7

Estado

Fotos: Ricardo Pereira

HOMENAGEM

Ministro do STJ é homenageado em Santa Catarina

Nesta quinta–feira (14/06), o Governo do Estado de Santa Catarina, Assembleia

Legislativa e o Tribunal de Justiça do Estado, homenagearam o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Dr. Francisco Cesar Asfor Rocha com a mais importante condecoração do Estado, a medalha do mérito Anita Garibaldi.

A solenidade reuniu diversas autoridades do Estado e do Brasil na Assembleia Legislativa. A cerimônia de outorga foi presidida pelo Deputado Gelson Merisio (PSD). O Ministro Jorge Mussi teve a honra de iniciar a homenagem e fez o primeiro discurso, enfatizando o trabalho do homenageado, que segundo ele é um “bom Juiz e leal para com seus colegas”. O Ministro Asfor Rocha durante sua trajetória

no STJ julgou cerca de 140 mil processos na condição de Relator, 500 mil como vogal, além de 4 mil no TSE e 2 mil no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Ministro Asfor Rocha é o mais antigo, sendo o primeiro a completar vinte anos de corte. Em seu discurso Asfor Rocha agradeceu a honraria, c u m p r i m e n t a n d o p a r t i c u l a r m e n t e os Ministros Hélio Mosmamm, Paulo

Galotti e o amigo de infância e companheiro constante Jorge Mussi. “Recebo com muita honra essa medalha”, declarou. O Ministro se referiu a Anita Garibaldi como “uma mulher guerreira e exemplo singular de nossa história”. Ao final agradeceu a todos os Catarinenses pela homenagem e principalmente ao Governador Raimundo Colombo (PSD) que segundo o Ministro desenvolve “um modelo moderno de gestão pública”. O Governador foi breve em seu discurso e citou um caso julgado pelo Ministro Asfor Rocha que para ele foi um exemplo de sensibilidade e dedicação. Finalizando o Presidente da Assembleia Gelson Merisio agradeceu a presença de todos e ressaltou que “Santa Catarina está disposta a servir o Brasil”.

Page 8: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 20128

GeralJURÍDICO EM PAUTA

GIRO SCVinicius Torres AntonascioAdvogado, OAB/SC 32.673 - Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - Pós-Graduando em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior.

Direito ao sossego: chega de tanto barulho!

Segundo o mais popular dicionário da língua portuguesa, a palavra sossego significa o ato ou efeito de sossegar; ausência de agitação; estado de re-pouso; descanso, parada.

O direito de vizinhança (elencado entre os artigos 1.277 a 1.313 do Código Civil) é alicer-ce no qual se funda o direito de “ter sossego” dentro de casa. Isto porque ninguém deve ser obrigado a suportar a perturbação sonora do vizinho que ultrapassa a medida do bom senso.

Cresce a passos largos o número de pessoas, de casas, de apartamentos, de carros, de igrejas e de animais nas cidades e, como consequência, aumenta o número de casos de confrontantes que vão à Justiça em busca de uma solução para seus conflitos.

Neste sentido, o Tribunal de Justiça do Dis-trito Federal condenou recentemente ao paga-mento de indenização uma mulher que arras-tava móveis de madrugada, dava marteladas, andava de salto alto e derrubava objetos pesa-dos diariamente.

A ação foi ajuizada por um casal que residia no imóvel abaixo dela e que, apesar dos esforços para resolver o caso juntamente com a síndica, locador e imobiliária, não obtiveram êxito. Op-taram então por se mudar, apesar das benfeito-rias realizadas no apartamento recém-alugado.

Nesse quadro, concluíram os desembarga-dores que o comportamento desrespeitoso da moradora do apartamento de cima para com os vizinhos do apartamento de baixo, ao pro-vocar sucessivas perturbações nas madrugadas por longos três meses e com absoluto descaso às tentativas de resolução pacífica, extrajudicial e educada, ofendeu-lhes um dos atributos da personalidade (dignidade) e, portanto, deu-lhes direito à reparação dos danos morais sofridos.

Para Yussef Said Cahali, professor e escri-tor de obras jurídicas, tudo aquilo que molesta gravemente a alma humana, ferindo-lhe grave-

mente os valores fundamentais inerentes à sua personalidade ou reconhecidos pela so-ciedade em que está integrado, qualifica-se, em linha de princípio, como dano moral.

Na seara criminal, a responsabilidade do vizinho barulhento pode ser considerada em duas situações distintas. A primeira está assentada no artigo 42 da Lei das Contraven-ções Penais, a qual dispõe sobre a perturba-ção do trabalho ou do sossego alheio. Porém, nesta hipótese, o infrator precisa ter a vonta-de consciente de perturbar o sossego alheio para que passe a existir uma infração penal. Como segunda situação possível, tem-se o crime ambiental disposto no artigo 54 da Lei dos Crimes Ambientais. Neste caso, aquele que causar poluição (podendo ser sonora) de qualquer natureza em níveis tais que re-sultam ou possam resultar em danos a saúde humana, está sujeito a pena de reclusão de 1 a 4 anos, e multa.

No Brasil não existe uma lei federal que regule os horários em que as pessoas devem se abster de fazer barulho, ficando a cargo de cada município regular a matéria. Em Itape-ma, por exemplo, a Lei Municipal nº 1.579/98 dispõe que o horário para permissão de mú-sica ao vivo, som mecânico e funcionamento de equipamentos de diversão, lazer e entrete-nimento fica permitido até as 24:00 (vinte e quatro horas).

A qualidade de vida nos centros urba-nos está sendo continuamente agravada em decorrência do desrespeito ao direito de “ter sossego”. Às vezes, um ínfimo ruído repetido inúmeras vezes, mesmo que dentro dos índi-ces estabelecidos como normais pela ABNT, pode ser capaz de tornar insuportável a vida de uma pessoa. Hoje, vivemos um momento histórico em que o cidadão não precisa mais aceitar o dito popular do “incomodado que se mude”. Chega ao fim a imposição da vontade de poucos, contra o direto de muitos!

Diretores de Apaes participam de curso na Fundação Catarinense de Educação Especial

Programa vai fornecer tablets para professores da rede estadual

Diretores dos Centros de Atendimento Especializado de Santa Catarina, mantido pelas unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Estado, iniciaram na quarta-feira, 13, um curso de capacitação em Educação Especial no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). No total, são 33 diretores que participaram de 24 horas de curso com palestras de ministrantes convidados. Foi o terceiro grupo de direitores a receber o curso. O primeiro ocorreu entre os dias 25 e 27 de abril e o segundo de 23 e 27 de maio.

Até o final do ano, a intenção da Feapaes, entidade organizadora da iniciativa, é capacitar 1800 funcionários de todas as Apaes de Santa Catarina.

Participaram da abertura solene do curso, realizada na FCEE, além de Maria Nilza, o presidente da Feapaes, Julio César de Aguiar, a integradora Maria Stela Lopes de Simas Sumienski, a integrante da Gecea, Juliana Luchi Schmitz, e o diretor interino de Ensino, Pesquisa e Extensão, Waldemar Carlos Pinheiro e demais profissionais da FCEE.

Com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem por meio de interatividade eletrônica, a Secretaria de Estado da Educação (SED) incluirá no Programa de Ações Articuladas (PAR), a ser entregue ao Ministério da Educação (MEC) nos próximos dias, a oferta de tablets a todos os professores do Ensino Médio da rede estadual de Santa Catarina. As tratativas para o repasse dos equipamentos foram realizadas terça-feira (12), em reunião dos secretários de Educação, Eduardo Deschamps, e de Articulação Nacional, João Matos, com o secretário Executivo do Ministério, José Henrique Paim, e diretor de Programas, Romeu Caputo.

Os pequenos computadores serão integrados a lousas digitais para projeção, microfone, DVD e acesso à internet. Conforme o MEC, os tablets serão nos modelos de 7 ou 10 polegadas e permitirão ao professor trabalhar os conteúdos sem a necessidade de manuseio do teclado. “Queremos trabalhar alinhados com os projetos do MEC e esta proposta nos interessa muito”, salientou Deschamps. A intenção do Ministério da Educação é investir cerca de R$150 milhões em 2012 para a compra de 600 mil tablets a serem distribuídos no Brasil.

Page 9: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 2012

Edição 76 - 16 de junho de 2012 9

GIRO SC

Geral MAGIA FEMININA

Mulheres Empreendedoras comemoram sucesso no Surpreender 6

A sensibilidade feminina ganha cada vez mais espaço no mercado corporativo. O jeito de administrar da mulher, mais sensível as necessidade de clientes e colaboradores, perseverante, flexível para o aprendizado e menos imediatistas que o homem, é disputado pelas grandes empresas.

Essas características, evidenciada pelo poder criativo das mulheres, geram

vários negócios de sucesso. Em Itapema, o Surpreender apresentou um pouco deste mercado e várias iniciativas que crescem sobre o olhar da administração feminina. A feira promovida pelo Núcleo das Mulheres Empreendedoras da Acita – Numeit – chegou em sua sexta edição com todo o charme. Durante dois dias o Shopping Andorinha se transformou em espaço para os negócios e

CONSTRUÇÃO CIVIL

Eliomar Cachoeira

EXERCÍCIO NUMÉRICO

Esta semana, colhi alguns números para um exercício mental:1)Utilizando o aplicativo Google Hearth, traçando uma poligonal serpenteando o Rio Perequê, entre as Ruas 318 e 264, mede-se uma distância aproximada

de 1500m. 2) Segundo o site da Prefeitura Municipal de Itape-ma, no primeiro semestre de 2011, foram aprovados 311.000 m² de projetos para edificações. Se considerarmos uma área média de 250m² por apartamento, concluiremos que são lançados no mercado, por ano, em torno de 1200 apartamentos 3) Na im-plantação da Rua 402-C, no Jardim Praiamar, segundo a Prefei-tura, foram gastos R$ 398.400,00 para a implantação de 3.600 m² e de R$ 3.044.000,00 para a implantação de 11.692 m², incluindo ciclofaixa, sinalização e passeio. Dá um custo médio aproxima-do de R$ 185,00/m² de via implantada 4) Em função da nos-sa Legislação, na zona 2, em cada terreno é possível construir, em média, sete apartamentos dos quais, normalmente dois de-les são dados como pagamento do terreno numa permuta, ou seja (25%). Soltos assim, esses números parecem dizer pouco. Mas, podemos brincar um pouco com eles. Imaginemos que de-sejássemos implantar uma Avenida Beira-Rio, ligando as Ruas 318 e 264 que serviria, sem a menor sombra de dúvida, para melhorar muito o nosso trânsito. Imaginemos uma pista com 16 metros de largura, incluindo as calçadas. Os 1500 metros de extensão ocupariam 24.000 m² de via implantada que, ao custo de R$ 185,00/m² daria algo em torno R$ 4,5 milhões. Seriam necessárias ainda, analisando no Google, a desapropriação de uns 60 terrenos, que renderiam potencial construtivo de, apro-ximadamente, 420 apartamentos (7x60), sendo que 25% deles (105) serviriam para quitar a permuta. Como poderíamos, sem dinheiro, garantir essa obra? Que tal se ¨vendêssemos¨ os ín-dices construtivos dos terrenos desapropriados, transferindo-os para outros empreendimentos, em locais mais nobres? O in-corporador que desejasse aumentar o índice construtivo de seu terreno, além do atualmente permitido, poderia arcar com os custos de desapropriação e implantação da Avenida, em troca do aumento do número de unidades em seu empreendimento, na mesma proporção de sua atual permuta (25% ou 4 por 1). Numa conta de padaria, a possibilidade de elevação de índice constru-tivo em 35% nos empreendimentos assim tratada, permitiria a implantação da Avenida em apenas um ano, segundo a média de aprovação atual. E o melhor, sem criar terrenos no céu. Os índices construtivos globais manter-se-iam os mesmos uma vez que não os criaríamos, apenas os transferiríamos de um local para outro na cidade. Isso é só um exemplo simples, sem muita precisão, de como poderia se tratar a questão da outorga onerosa do direito de construir, não prevista na nossa Legislação. Uma questão mais política do que econômica.

a valorização cultural. Mais de 1500 pessoas

visitaram o Surpreender 6, conheceram produtos e serviços ofertados na feira multissetorial, prestigiaram desfiles e apresentações culturais como o Coral Infantil Vivaz, Grupo Boi de Mamão, Dança de Rua e outras atividades apresentadas pelo projeto Cultura nos Bairros da Prefeitura de Itapema.

As empresárias do Núcleo da Mulher Empreendedora da Acita, comemorando a realização da 6ª edição

A mini modelo Layla Barbosa, durante desfile da loja NicPic

Coral Vivaz marcou presença no evento

Page 10: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 201210 por Marcia Maria

[email protected]

Aniversariantes

Esteve de niver este mês, a que-rida Adda, rainha da simpatia e bondade. Enviamos um caloroso abraço e felicidades.

Nosso abraço também ao fisio-terapeuta Fabrício Fontana que completa 28 anos neste sábado, 16. Felicidades!

Quem também festejou essa sema-na, dia 12, foi Márci Krys, figura cativa do Studio de Pilates Itape-ma, sempre simpática!

Estivemos na inauguração da nova loja de calçados - Maria Namoradeira - que fica na Av. Nereu Ramos, nº 4975, sala 07. O nome já é uma graça, os sapatos, além de bonitos são cômodos, confortáveis e de boa qualidade. Elas vendem várias marcas como: Claudina, Parô, J. Gean, Usaflex, e mais... A proprietária Priscilla Corsani é de muito bom gosto, uma ca-racterística de família, sua mãe Janete também possui lojas belíssimas no mesmo ramo.

O ateliê Arte em Pano, localizado na rua 254 nº 50, também expôs seus mimos no

evento. Reparem que amor o que elas confeccionam e ensinam.

Pois é, ela está maravilhosa como sempre! Localizada este ano na Lagoa da Conceição em Floripa, continua fazendo sucesso, e a Carlinha, da Delumini, está participando com sua decoração que ilumina até a alma! Quem puder, vale a pena visitar.

Inauguração Maria Namoradeira

Relembrando o Surpreender

Vocês lembram da Casa Cor?

1.

2.

3.

Janete,Terezinha e Priscilla

Priscilla e seu marido Alex

Page 11: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 2012

Edição 76 - 16 de junho de 2012 11

Assim que as semanas de moda começam a mostrar as tendências para a próxima estação, já nos vemos sonhando com as apostas das marcas, seja nas cores, ou em novas trends. O Fashion Rio nos mostrou um pouco do que podemos esperar do

nosso verão, estampas tropicais, - olha elas aí outra vez -, neon, transparências, bustiê, tons pastéis, e uma cor que tem me chamado atenção há algum tempo em desfiles internacionais e sites de streetstyle. Estou falando da cor verde, mas não de um verde qualquer, e sim o lima – neon - e principalmente o menta, que entra na catego-ria das candy colors - os famosos tons pastéis - que são aposta para esse inverno e também para o verão. A mint green, como é chamada, fez bonito no Fashion Rio nos desfiles da Maria Bonita Extra, Coven, Ágatha, R Groove, Totem, Auslander...

Por ser um tom pastel, a cor deixa o look com uma pitada romântica, fresh e cool, e a cor tem que ter dessa e da próxima estação.

Para quem quer apos-tar nessa tendência, vale começar abusan-do dos acessórios, na bolsa, sapato, ou então comece por uma peça só, vale casaquetos, blazers, camisas, shorts, tricot. Para as mais moderninhas vale o look completo, em diferentes tons de verde, ou em companhia de outros tons pastéis, mas cuida-do! Se você tem quadril largo evite calças e shorts justos dessa cor. Para agregar um toque romântico ao look, vale misturar o menta com a cor branca, gelo, nude. Para um look elegante, invista na combinação verde menta + caramelo ou tons terrosos. Para as garotas de atitude, a dobradinha de tons escuros + o claro da menta é aposta certeira.

Moda Jornalista . Consultora de ModaAcesse: www.bubbleupstyle.com

Manoella Deschapms

Mint green!

Vamos de verde girls?

Beijos

Como usar?

Page 12: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 201212

Obentropp Conversa com a Presidente

Coluna Semanal Dilma Roussef

Há possibilida-des do governo

federal anistiar quem desmata a

natureza?

Quais são as ações do governo federal

destinadas a ace-lerar o ritmo das

obras até 2014, para a realização

da Copa do Mundo?

Ainda queassim seja.

Tereza Lindozzo, 52 anos, engenheira agrônoma em

Teresópolis (RJ)

Márcio Cândido, 39 anos, funcionário públi-

co em Teresópolis (RJ)

Um fato de domínio público e que a ninguém mais surpreende nos dias atuais, é a desconfiança

acurada pra cima do Supremo Tribunal. Do mesmo modo com as artimanhas do colegiado parlamentar no intuito de engolir pela impunidade a bandalheira que o nosso “pai” de Garanhuns plantou e ta colhendo mesmo sem a objetiva assessoria do Zé D, que ora assessora, por conta própria, outro galinheiro.

Do alto de sua credibilidade pública, pessoal e familiar, sobejamente conhecidas e reconhecidas com fé pública como verdadeiras, ele pensa ser o primeiro e único sapo barbudo honoris causa do planeta, o que absolutamente não bate com a ideia que dele fazemos nós mortais, reles portadores de um certificado da pessoa física, o tal de CPF da receita federal. Nem haveria inteligência para tanto, é não?

Virando a página dos fatos, tempos atrás houve uma ordem para aleijar na forma de corretivo um proprietário de jornal local, bocudo que só ele, acontecimento e consequências de domínio público que em nada abalaram a vida pregressa e social do mandante.

Em nosso país, meu bom leitor, tudo vira notícia de ontem. Em linguagem enroladinha, jornal velho. Obentropp não se dá por vencido. Tenta ser otimista, acreditar no amanhã, que a humanidade vai entender que correr atrás de, não leva a lugar algum, menos ainda ao espiritual ou mesmo ao cívico, como o foram o pranteado

Presidenta Dilma - Não, Tereza. No novo Código Florestal, vetei qualquer possibilidade de anistia e enviei uma nova Medida Provisória, para completar as lacunas. Nenhuma legislação nova deve enfraquecer a proteção ao meio ambiente. Vamos continuar crescendo de forma sustentável, com a preservação e a recuperação das áreas desmatadas indevidamente – margens de rios, nascentes e topos dos morros. Também mantivemos as normas do antigo Código sobre a reserva legal - área mínima que cada propriedade tem que preservar, para a conservação da biodiversidade. Todos têm que respeitar o meio ambiente e produzir de maneira sustentável. Por isso, a vegetação desmatada em áreas de proteção permanente

Presidenta Dilma - Márcio, há várias ações em curso para assegurar que as obras necessárias para a Copa estejam concluídas em 2014. São 25 órgãos federais envolvidos no planejamento e execução dos empreendimentos. Criamos o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), que tornou mais ágil e seguro o processo licitatório. Uma Matriz de Responsabilidades, assinada em 2010, delimitou as atribuições da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Um Comitê Gestor acompanha em tempo real as ações em desenvolvimento. Os 12 estádios estão em obras e estarão prontos a tempo. Criamos a Secretaria de Aviação Civil (SAC) e realizamos a concessão dos

presidente JK, diferentemente do grande baixinho suicida natural de São Borja.

Razão pela qual, nada tendo a ver uma coisa com a outra, vai daqui, fuça dali, chegou-se ao bandido executor, o mandado, detido que não abre a boca e quando o faz é para mastigar alimento. Na continuação, em razão do serviço inicial efetuado pelo comissário de plantão no caso, existe material colhido com dados interessantes de esclarecimento sobre os fatos, Inclusive dezenas de horas de escuta telefônica com ordem judicial, pra lá de cabeludas e abafadas.

Deu-se mesmo por arma de fogo o covarde corretivo e pelo tamanho do buraco deixado nas pernas do inditoso pretendente a jornalista, chegou-se à conclusão que as mesmas eram de procedência mafiosa do estado do Paraná e não continham condimentos com hortelã em seu componente. Doloroso admitir que esse mundo cibernético, interplanetário, fugaz em que habitamos, corre solto e desenfreado para um futuro que a ninguém é dado visualizar à quantas a humanidade andará ao final da presente década. Há muito se foi o lúdico! A inocência fica por conta da idade. Na sequência, o vazio de valores ou interesses fala mais alto quando nos dirigimos a uma urna eleitoral sabedores que não se tem em quem confiar, digo votar, pra garantir a sobrevivência do Gran Circo Brasil.

Vale mais pegar o boné, os chinelos, a escova dental e cair na estrada para Tilcara, Marabá ou Itacaré, tanto faz, mesmo sabendo que no cômputo geral é tudo a mesma coisa. Fui.

terá de ser recomposta. Mas isso será feito com justiça. Por exemplo, os produtores com mais de quatro módulos fiscais de área - que somam apenas 10% das propriedades mas ocupam 74% das terras - terão que recompor toda a mata nas margens de rios das áreas de preservação permanente. Já os pequenos produtores, com menos de um módulo fiscal, precisarão recompor até 10% de sua terra. Eles ocupam apenas 9% de todas as terras, mas totalizam 65% de todas as propriedades, com mais de 3,5 milhões de estabelecimentos. Tenho convicção, Tereza, de que todos trabalharão juntos para o Brasil continuar preservando o meio ambiente, incluindo socialmente e gerando empregos e oportunidades para todos.

Geral Política

aeroportos de Natal, Brasília, Guarulhos e Viracopos, para dar mais agilidade aos investimentos. Na mobilidade urbana, estão sendo investidos R$ 12 bilhões - sendo R$ 7,4 bilhões em financiamento público federal – em 51 projetos nas cidades-sede, envolvendo BRTs (sigla, em inglês, para “Ônibus de Trânsito Rápido”), Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), corredores de ônibus, terminais e monotrilhos. Sete portos terão quase R$ 900 milhões em investimentos para receber navios de cruzeiro que ampliarão a oferta de hospedagem. Tudo isso, Márcio, para que o Brasil possa fazer bonito não apenas dentro dos campos, mas também fora deles.

Page 13: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 2012

Edição 76 - 16 de junho de 2012 13

Política

Projeto homenageia figura cativa de Itapema

Nova escola da Rede Municipal de ensino vai ser batizada com o nome de Maria de Lourdes Cardoso Mallmann

(*Fonte: Gabinete Vereador Luiz Carlos Vieira (PT))

A proposta do vereador Luiz Carlos Vieira (PT), feita através do Projeto de Lei do

Legislativo nº 010/2012, presta uma homenagem a Maria de Lourdes Cardoso Mallmann, figura cativa de Itapema. Segundo a matéria aprovada pelos vereadores nesta terça, 12, com sete votos favoráveis, a Escola Municipal de Educação Básica, em construção na Rua 294, vai receber o nome da homenageada.

Professor Vieira, que é o líder do governo na Câmara Municipal, disse que essa é uma justa e merecida homenagem a esta “gaúcha de alma peixeira”, que por sua significativa contribuição à educação e cultura de Itapema, é considerada uma cidadã

itapemense. “Dona Mariazinha soube muito bem resgatar os elementos da cultura açoriana. Em inúmeras oportunidades ela nos prestigiou com belas apresentações até mesmo aqui nesse plenário, onde eu como pai, assistia as encenações de boi-de-mamão da qual minha filha participava”, registrou Vieira. O autor do projeto lembrou, ainda, do importante papel de Mariazinha na fundação da Academia Itapemense de Letras. Maria de Lourdes foi a primeira mulher a assumir a presidência da instituição e teve três livros de poesia publicados.

Por todo legado cultural de Maria de Lourdes Cardoso Mallman para Itapema, a matéria foi elogiada pelos demais legisladores, que aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei.

Saiba quem foi Mariazinha:

O vereador autor do Projeto - que só após a sanção do Executivo Municipal passará a vigorar como Lei – aproveitou a tribuna para relembrar a história de Maria de Lourdes e agradecer a presença dos familiares durante a sessão parlamentar.

“Maria de Lourdes Cardoso (Mariazinha) nasceu em Santa Rosa no dia 12 de janeiro de 1939, filha de Clotilde Assumpção Cardoso e Vicente Theodomiro Cardoso. Faleceu em 26

de dezembro de 2011. Na adolescência, quando tinha aproximadamente catorze anos caiu-lhe nas mãos uma obra de Gilda de Abreu, tendo este livro considerável parcela de influência na sua futura carreira de contista. Entusiasmada com a leitura, ela deixou fluir seu primeiro manuscrito, que teve como título “A festa dos Ciganos” (não chegou a ser editado). Como o hábito de ler pode facilmente associar-se ao prazer de aprender, tão logo

percebeu que sua meta seria a educação, ela aprendeu para poder ensinar.

No Colégio Santa Rosa de Lima, na cidade de Santa Rosa (RS) onde residia, permanecendo lá até formar-se no Magistério. Depois de fazer jus ao diploma foi trabalhar

como professora primária, alfabetizadora, e mais tarde exerceu a função de Diretora. Entretanto, paralelamente a sua função de educadora ela começou a se envolver com a dança. Então no ano de 1977 ela se especializou e se tornou professora de dança. Formou-se em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras Dom Bosco de Santa Rosa no ano de 1983 e em 1985 concluiu Relações Humanas na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre (RS).

Ao mudar-se para Itapema a inquieta Mariazinha tratou de desenvolver um projeto de danças folclóricas nas escolas da rede municipal de ensino. Este trabalho envolveu aproximadamente mil crianças, as quais trabalharam vinte e uma etnias. Ela mesma entregou-se a pesquisa, buscou trajes típicos, incentivou e organizou feiras e exposições da gastronomia e costumes que bem representassem cada país, visando possibilitar a comunidade, maior conhecimento sobre os hábitos dos países ali representados.

Na rede de ensino particular, possibilitou aos alunos o acesso aos livros e obras como os de Vincent Van Gogh, Tarsila do Amaral entre outros, além de promover o desenvolvimento da cultura catarinense do Boi de Mamão.

Sobre os seus escritos vale mencionar que ela já publicou três livros, “Tardes de Chuva”, livro de poesias, publicado em Giruá (RS), “Estigma”,

romance publicado em 1993, lançado na Feira do Livro de Porto Alegre, e “Versos que vem do Mar”, lançado em Itapema, em setembro de 2005. Além disso, participou de uma coletânea de poetisas brasileiras na obra “Mulher Poeta”.

Mariazinha é detentora também do prêmio “Maricota”, primeiro lugar e destaque feminino da literatura catarinense. Foi eleita em 2002, a primeira mulher a presidir a Academia Itapemense de Letras, onde comandou por dois anos os trabalhos.

Casou-se com Alceu Ambros Mallmann, com ele teve sete filhos: Rubem, Maurício, Bernardete, Adalgisa, Rogério, Graziela e Cristiane. A escola que receberá o seu nome terá 2.870,96 m2 , 11 salas de aula, sala para aulas especiais, pátio coberto e banheiros adaptados e quadra poliesportiva coberta, entre outros”*.

Foto: Divulgação Gabinete Vereador Luiz Carlos Vieira

Page 14: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 201214

GeralGeral

Fone: 47 - 3398 0013

Lilian Motta embarcou para França com a missão de representar a cultura de Itapema e Santa Catarina. Ela terá um encontro com o prefeito de Toulouse – Philipe Cohen - motivado pelo Cassoulet Cultural, evento realizado em Itapema e que reúne artista plásticos, literários e fãs da gastronomia . O Cassoulet é um

prato tradicional da culinária Toulouse e Francesa, um dos motivos dessa viagem e homenagem. Além da paixão pela arte e cultura, Lilian leva na bagagem material para divulgar os roteiros turísticos catarinenses e também a Costa Esmeralda.

Homenagem francesaCORAL VIVAZ

Vagas para meninos

Democratas de Itapema incentiva participação de jovens e mulheres

O Coral Infantil Municipal - Grupo Vivaz abre seleção vocal para novos cantores na sexta-feira (15). A seleção é exclusiva para meninos, entre 7 e 13 anos, com testes no Auditório da

Na última segunda-feira 08/06, estiveram reunidos no Hotel Village os integrantes do Democratas para ouvir a explanação do líder do Democratas Jovem, Clóvis José da Rocha Junior, que palestrou sobre liderança política, participação da juventude e estimativa de votos para as próximas eleições. Participou do evento Lorita Montagner, representando o Democratas Mulher, que enfatizou: “O Democratas mulher vem preencher uma lacuna, pois a participação da

Prefeitura de Itapema, localizado na Avenida Nereu Ramos, nº 134 no Centro, a partir das 18h.

O Coral Infantil Municipal – Grupo Vivaz foi criado em 1997, pela então secretaria de

mulher em todas as atividades apresenta um alto crescimento, e portanto na política não poderia ser diferente, sendo imprescíndivel nossa participação. Quero contar com a participação de todas as mulheres de todos os setores e classe sociais, para formar um atuante Democratas Mulher”. Ao final, o pré-candidato a prefeito Clóvis José da Rocha (Democratas) anunciou o dia 29/06 para a Convenção do partido a ser realizada no Restaurante Reck no Centro de Itapema.

> Grupo completou 15 anos de existência em 2012

Educação e Cultura. O grupo se reúne duas vezes por semana para ensaiar sob a regência de Jeane Barros de Souza Silva e teclados de Queila Barros de Souza Francisco. O grupo já lançou três álbuns musicais ao longo de sua história, com um repertório que vai do folclore à MPB, do Rock’n Roll às músicas que marcaram épocas.

O grupo é um dos projetos do Governo Municipal, atualmente por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. O Coral Vivaz completou 15 anos de existência em 2012, com a participação de centenas de crianças itapemenses, que construíram juntos a história do Coral Vivaz e representam o município em suas apresentações.

Page 15: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 2012

Edição 76 - 16 de junho de 2012 15

GeralGeral

A microempresa paulista L’Star Vídeo, Informática, Comércio e Importação Ltda. foi condenada ao pagamento de indenização por dano moral, no valor de R$ 8 mil, por ter denegrido a imagem de uma ex-empregada ao prestar informações sobre ela a possível novo empregador. A conversa telefônica foi gravada e serviu como prova na reclamação trabalhista. A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu do recurso da empresa, ficando mantida, assim, a decisão regional.

Na reclamação, a empregada afirmou que o dono da empresa a prejudicou na obtenção de novo emprego e manchou sua imagem junto ao novo empregador, que pedia informações a seu respeito. Condenada em primeira e segunda instâncias ao pagamento da indenização

A comissão de juristas que prepara o anteprojeto do novo Código Penal, que será enviado ao Senado, decidiu ampliar a lista dos chamados crimes hediondos, incluindo trabalho escravo e racismo. Pela Constituição, os crimes hediondos não dão direito a fiança ou anistia. A progressão de regime também é mais difícil para esses casos: só ocorre após o cumprimento da metade da pena, se o apenado for primário, e de três quintos, se reincidente. Além disso, a prisão temporária, que para os crimes não hediondos é de 15 dias, será de 30 dias para os hediondos. Durante a reunião, a comissão chegou a votar a inclusão do crime de corrupção entre os hediondos, mas a proposta foi rejeitada.

Os juristas mantiveram a pena para o crime de estelionato (de 1 a 5 anos), mas permitiram o aumento da pena de um terço até metade se o crime for cometido mediante abuso, engano ou indução de criança, adolescente, idoso ou pessoa com deficiência mental. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região reconheceu o direito pleiteado pelas autoras de não terem desconto relativo à contribuição previdenciária sobre verbas de horas extras, consideradas de caráter indenizatório. Conforme a relatora, desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, não há dúvidas de que só podem sofrer incidência da contribuição previdenciária as parcelas incorporadas ao salário do empregado para fins de aposentadoria pelo RGPS. E, para rechaçar qualquer posição contrária, a magistrada fundamentou o voto no § 9.º do art. 28 da Lei 8.212/1991, que dispõe que não integram o salário de contribuição as importâncias recebidas a título de ganhos eventuais e os abonos expressamente desvinculados do salário. Na doutrina de Maurício Godinho Delgado, a jornada extraordinária é o lapso de trabalho ou disponibilidade do empregado perante o empregador que ultrapasse a jornada padrão, fixada em regra jurídica ou cláusula contratual.

Gravação de conversa tele-fônica é aceita como prova em ação de dano moral

Trabalho escravo entra na lista de crimes hediondos

Contribuição previ-denciária não incide sobre horas extras

TST

CÓDIGO PENAL CÓDIGO PENAL

por dano moral, a microempresa recorreu ao TST, sustentando a ilegalidade da prova, obtida por meio de gravação telefônica com terceiros. Ao analisar o recurso na Primeira Turma, o relator, juiz convocado José Pedro de Camargo, constatou que o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP) considerou legal a prova apresentada pela empregada.

O entendimento do Regional foi o de que, embora a inviolabilidade das comunicações telefônicas seja assegurada pela Constituição da República (artigo 5º, inciso XXII), deve também ser preservado o direito de defesa da empregada (inciso LV do mesmo artigo), que reputou “da maior relevância diante da gravidade do dano, pois, sem a prova, seria impossível de ser exercido”.

Previdência

Adriano Nogueira

AUXÍLIO ESPECIAL MENSAL (LEI GERAL DA COPA)A Lei n.º 12.663 conhecida como Lei Geral da Copa, sancionada pela Presidente

Dilma Roussef no dia 05 de junho do corrente e publicada no Diário Oficial da União no dia 08 de junho concedeu Auxílio Especial Mensal aos jogadores das seleções brasileiras campeãs das copas de 1958, 1962 e 1970, inclusive aos reservas e mais prêmio individual em dinheiro no valor de R$ 100 mil reais.

O custeio destes benefícios constarão de programação orçamentária específica do Ministério do Esporte, no tocante ao prêmio, e do Ministério da Previdência Social, no tocante ao auxílio especial mensal. Para isso, devem ter renda menor que R$ 3.916,20, que é o benefício máximo pago pelo INSS. O valor do benefício será a diferença entre o teto do INSS e a renda do ex-atleta.

Embora existam defensores destes benefícios, uma vez que trata-se de uma Lei Or-dinária Federal que foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada pela Presiden-te da República, no entanto, embora minha opinião possa ser politicamente incorreta, entendo que tais benefícios contrariam a Constituição Federal de 1988, no tocante a Seguridade Social.

A Seguridade Social na concepção da CF de 1988 visa garantir os mínimos necessá-rios à sobrevivência, sendo instrumento de bem-estar e de justiça social, e redutor das desigualdades sociais, que se manifestam quando, por alguma razão, faltam ingressos financeiros no orçamento do indivíduo e de sua família.

E para ter direito subjetivo às prestações de seguridade social depende de preenchi-mento de requisitos específicos, por exemplo, para ter direito à proteção da previdência social é necessário ser segurado, isto é, contribuir para o custeio do sistema. O direito subjetivo à saúde é de todos, e independe de contribuição para o custeio. Já o direito subjetivo às prestações da assistência social, é dado a quem dela necessitar, na forma da lei, e também independe de contribuição, ou seja, somente para os necessitados.

Então, a Assistência Social na CF de 1988, é dado a quem dela necessitar, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social n.º 8.742/93 que disciplina a concessão destes bene-fícios, sendo no valor de um salário mínimo e tendo que comprovar uma renda familiar mensal inferior a um quarto do salário mínimo per capita. Por isso e por outras razões, como dizemos no meio jurídico, entendo ser o Auxílio Especial Mensal e o Prêmio de R$ 100 mil reais concedido aos jogadores das seleções brasileiras das Copas de 1958, 1962 e 1970 ser inconstitucional.

Homenagem francesa

Page 16: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 201216

Matheus Gehlen

CATARINENSE

O Avaí vai entrar com uma formação diferente na par-tida contra o América-MG nesta sexta-feira, às 21h, na Ressacada. A novidade está no ataque. Diego Acosta vai ganhar uma oportunidade entre os titulares do time. O atacante espera essa opor-tunidade para se firmar no time e assim ajudar o Avaí na caminhada para a Série A em 2013. O atacante espera que a partida seja complicada. O América lidera o campeonato e até agora, em cinco rodadas, ganhou 4 jogos, empatou um, e ainda não foi derro-tado.

O Figueirense tem mais dois desfalques para a partida contra o Cruzeiro neste sábado, as 18h30m. Ronny e João Paulo estão fora da partida. O meia sofreu um estiramento de grau um na panturrilha direita e fica fora dos gramados por 10 dias. Já o zagueiro João Paulo sofreu uma luxação no ombro direito, além de uma micro ruptura do tendão patelar do joelho direito. No início da próxima semana o jogador vai passar por duas cirurgias e vai ficar quatro meses longe dos campos. Além desses atletas, o clube tem mais seis jogadores no departamento médico. Niell, Héber, Hélder, Toró, Volpi e Léo.

Começaram nessa semana as partidas de ida das semifinais da Copa do Brasil, jogando em casa, o São Paulo conseguiu o gol da vitória por 1x0 contra o Coritiba nos pés de Lucas aos 43 minutos do segundo tempo em bonita jogada individual. Um ótimo começo, agora o tricolor joga pelo empate no jogo de volta na capital paranaense. Um desfalque importante é Paulo Miranda, que não joga, pois foi expulso ao erguer a perna demais e acertar a orelha de seu adversário. O provável adversário do São Paulo, é o Palmeiras que ganhou muito bem do Grêmio no Olímpico em Porto Alegre. Com dois gols no fim, o clube de Palestra Itália, ven-ceu por 2x0 e pode perder por até um gol de diferença no jogo de volta na Arena Barueri.

O Corinthians levou a melhor no jogo de ida das semifinais da Taça Liberta-dores da América, venceu por 1x0 o Santos em plena Vila Belmiro. O gol foi marcado por Emerson Sheik, o mes-mo jogador que foi expulso no jogo e desfalca o clube da capital para o jogo de volta no Pacaembu. Já na outra semifi-nal, o Boca Juniors está muito perto de mais uma final em seu currículo, venceu bem a Universidad do Chile pelo placar de 2x0, o clube contou com o apoio da torcida loucamente apaixonada na La Bombonera.

FIGUEIRENSE

Copa do Brasil Libertadores da América

EsporteEsporte

Avaí

Edson Ratinho foi apresentado oficialmente

como jogador do Inter na tarde desta quinta-

-feira, logo após treino realizado no gramado

principal do Beira-Rio. Na entrevista coleti-

va, o lateral-direito foi questionado pela falta de

sequência no São Paulo – clube em que atuou em 2011. A justificativa foi uma birra com o treinador Paulo César Car-pegiani. No Inter, o lateral utilizará a camisa 26. Escolheu o número por representar os seus 26 anos. Disse que escolheu o clube gaúcho pela capacidade de “conquistar títulos”. Ratinho também agradeceu a confiança do diretor-técnico Fernandão, o qual conheceu quando

atuava no São Paulo. Contratado por empréstimo junto ao Mogi Mirim até o final do ano, Ratinho chega para ser o reserva imediato de Nei. Até então, Dorival Júnior não tinha um jogador de ofício da posição. Elton, Jackson e até Oscar já haviam sido improvisados na

função. Antes mesmo de ser apresentado oficialmente, o jogador iniciou a rotina de treinamentos no clube gaúcho. Ratinho ingressou

no Beira-Rio às 15h50m, quando os jogadores encerravam aqueci-mento. Garante que fisicamente já se encontra apto para atuar.

Inter

SÉRIE A SÉRIE BCAMPEONATO BRASILEIRO 2012

Page 17: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 2012

Edição 76 - 16 de junho de 2012 17

A Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC) será representada por cinco ciclistas no campeonato Downhill Ranking Catarinense RK5 e XRO-Cross Country RK2. O evento acontece durante o fi-nal de semana (16 e 17) em Botu-verá e espera aproximadamente 80 competidores.

Dos atletas da FMEBC quatro competem nas categorias rígidas 1 e 2 pela modalidade Downhill e dois competem na XRO-Cross Country juvenil. Atualmente a FMEBC tem um de seus atletas em destaque no estado, o ciclista Jhonathan Mello, que encontra--se em primeiro lugar no ranking estadual rígida 1 e busca manter sua posição.

Para Luiz Estanislau, técnico

Na quinta-feira (07) o time de tênis de mesa da Fundação Municipal de Esportes de Bal-neário Camboriú (FMEBC) conquistou quatro medalhas na Liga Leste Catarinense. Realiza-da em Joinville, a etapa reuniu 13 equipes, cerca de 260 atletas, divididos nas categorias pré--mirim, mirim, infantil, juvenil, aberto e open paraolímpico,

Esporte

dos atletas, as posições adquiri-das pelos corredores vêm sendo de grande avanço. Luiz lembra também que a modalidade não

Ciclistas representam FMEBC em campeonato

catarinense

é tão conhecida no município e que ter um dos competidores na atual posição de Jhonathan é uma grande conquista.

Tênis de mesa da FMEBC conquista quatro medalhas na Liga Leste Catarinense

todas no naipe masculino e femi-nino. A FMEBC participou com 12 atletas e conquistou o 3° lugar no infantil masculino e feminino, no juvenil feminino e o 2° lugar do juvenil masculino. O próximo compromisso do time acontece em Concórdia nos dias 05, 06 e 07 de julho, onde será disputado o estadual de equipes e individu-al.

Campeões do Handebol de Itapema são recebidos pelo prefeito de Itapema, Sabino Busanello (PT)

Inter

Page 18: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 201218

Talvez pudesse

parar

e descansar.

Talvez pudesse

não ir

a nenhum lugar.

Talvez caminhar

seja apenas

caminhar.

Pedro du Bois

CAMINHAR

Poema

coisas são dotados de significação afetiva, provocando em cada ser humano reações emocionais de caráter subjetivo.” Márcio Almeida reflete, “Que objeto é objetivo (referencial) e desconstruído pelo sujeito que o tem sob a educação dos sentidos?”, enquanto J. Lourenço de Oliveira pergunta, “o objeto impõe o espaço ao sujeito e o sujeito impõe o tempo ao objeto?”

Quantas serão as salas de jantar que têm a proeza de deixar o vento refletir-se nas pessoas ao redor da mesa? Jorge Tufic responde, “Somente os grandes poetas / me fazem sentar à mesa/ e libertar meus dedos da ferrugem, //... somente os grandes amigos/ me fazem trocar tudo, tudo mesmo, / por um cavaco de prosa.”

E nós, ao nos envolver, pensamos em plantar sonhos: criar e recriar os objetos. É nesse ponto que tomamos um caminho diferente, que aceitamos o convite para as grandes aventuras do intelecto, onde cada pessoa reinventa o prato em seu cotidiano,

Por costume, a casa tem sala de jantar. Espaço a garantir que ela seja ocupada em momentos importantes: o consumo e a

reunião ao redor da mesa, onde o ar atravessa a cortina como fruto do encontro. “... Lá fora o vento morno impõe o riso / de quem degusta estrelas: e há licores / na sombra onde comer não é preciso...” (Jorge Tufic).

Na sala de jantar podemos alternar ideias com camadas de alta reflexão ao adicionarmos pitadas de alegria e carinho, em embalagem longa vida. E não podemos deixar faltar iniciativa e criatividade, o que geralmente é demonstrado através da poesia, por vezes inspirada na alma da sala de jantar.

Pedro Du Bois, no livro Os objetos e as Coisas, mostra que “... da transformação da matéria terá o objeto transitado como coisa, antes ideia...”. Segundo Marco Aqueiva, “Os objetos e as

Tânia Du Bois

Literatura

passando pelo desafio de frequentar a sala de jantar. “... Não é tanto o prato que os atraí, / mas a sutileza da sintaxe...” diz Alexandre R. Da Costa

Não importa qual prato é servido, mas sim, a reunião das pessoas e, o que se ensina e aprende. Por isso, na sala de jantar podemos imaginar que ao dividir a mesa com os outros, eles mostram suas ideias detalhadamente e tentam transformar e modelar suas experiências por estarem na sala de jantar, tendo o conhecimento como criação.

“Alguns dizem que se deve ler à mesa / sem essa tal sutileza da sintaxe, dando à refeição / certa distância...” (Alexandre R. Da Costa)

A sala de jantar é o objeto do processo onde a compreensão do pensamento desemboca em uma situação, tarefa que nos conduz a raros momentos em que as palavras são inventadas para esconder o cotidiano.

“Sala de jantar // A mesa diz: sim, mas você tem que se cuidar um pouco mais // ... E há também um bufê cheio / de taças. O que quer que digam, / diz, creio que ficarei satisfeito... ”(Joan Brossa)

Page 19: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 2012

Edição 76 - 16 de junho de 2012 19Variedades

Arte Culinária da Vovó Ofélia

Horóscopo da semana

Torta de carne moída com maionese

MADAGASCAR 3: OS PROCU-RADOS 13:30-15:30-17:30-19:30-21:303D: 13:20-15:40-18:00-20:10-22:10

PROMETHEUS (3D)13:50-16:40-19:10-21:50

BRANCA DE NEVE E O CAÇA-DOR14:00-16:30-19:20-22:00

HOMENS DE PRETO 314:10-19:00

OS VINGADORES16:15-21:10

CINEMA - sábado e domingoGNC BALN. CAMBORIÚ SHOPPING

Sábado (16) e domingo (17):

Ingredientes:. 3 ovos. 1 lata de creme de leite. Sal e pimenta-do-reino a gosto. 1/2 xícara (chá) de amido de milho. 500 g de batatas cozidas e amassadas. 2 colheres (sopa) de óleo. 1 cebola picada. 300 g de carne moída. 1/4 de xícara (chá) de maionese. 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadasde confeiteiro para polvilhar

Modo de fazer: 1. No liquidificador, bata os ovos, o creme de leite, o sal, a pimenta e o amido de milho. 2. Incorpore a batata até ficar uma mistura homogênea. 3. Em uma panela, aqueça o óleo, doure a cebola e refogue a carne moída até secar. Desligue o fogo, tempere com o sal, misture a maionese e a azeitona. 4. Em um refratário untado e enfarinhado, coloque metade da massa, a carne e cubra com o restante da massa. 5. Leve para assar no forno, preaquecido, a 200 ºC durante 30 minutos ou até dourar. Dica: substitua a carne por peito de frango moído ou cortado em cubos pequenos.

Roteiro cultural:

:: 13/06 - Japa Te-makeria ::** Festival de Sashimi, Sushi e Pratos Quentes Informações e reservas: 47 3056 6878 Local: Japa Temakeria Av. Atlântica, 3200, es-quina com a rua 2900 - Balneário Camboriú/SC

:: 13/06 - OBS Concept ::Atrações: - Sem Abuso - Pagode Social Informações: 47 3340 0136 Local: OBS Concept Rua Antônio da Veiga, 171 - Blume-nau/SC

:: 14/06 - Didge ::Atrações: Possitive Vibe Informações: 47 3361 6414 Local: Didge Rua 4450, 143 - Barra Sul - Balneário Camboriú/SC

:: 14/06 - Taj Bar ::Happy Hour Atrações: Música ambiente com Dj e James McAliser no saxofone Horário de abertura da casa: 18h Informações: 47 3264 0464 www.tajbar.com.br Local: Taj Bar Av. Atlântica, 5710 - Barra Sul - Balneário Camboriú/SC

:: Palco Giratório ::Espetáculo “INSTÂNTANEOS”Grupo Cia Bondrés (RJ)Local: Teatro Municipal de ItajaíHorário: 20h - Data: 19/06Ingresso: gratuitoSaiba mais: O espetáculo aborda o ser humano e suas relações através de situ-ações cotidianas. No palco, cinco atores vivem diferentes máscaras, revelando de forma simples e lúdica a maneira como habitamos o mundo. Instantes de vida.

:: Sonora Brasil “BANDA DE CONGO PANELA DE BARRO” ::Banda de Congo Panela Velha (Salvador/BA)Local: Teatro Municipal de ItajaíHorário: 20h - Data: 24/06Ingresso: gratuitoSaiba mais: As bandas de congo estão presentes em várias cidades do litoral do Espírito Santo, sendo a principal mani-festação da tradição oral nesse estado.

Eventos

Page 20: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 201220

APTOAndar terreo, Centro, valor:

R$ 160 mil

ALUGASala comercial na rua

270, frente para Segunda

Avenida, ao lado do Res-

taurante Dom Andradre.

Tratar: 9618- 0249

BARBADAClio 1.6, ano 2007/08, 4 portas. Completo:

ar, direção, ABS, Air Bag, trava elétrica.Em ótimo estado de conservação.

Cor prata. R$ 23.800 Tratar pelo fone: 47 8422-5690

CONTRATA-SECorreio do Município contrata: vendedor de

publicidade para região de Porto Belo e Bombi-nhas. (47) 9947 3206

[email protected]: 3268-6886

Gráfica admite parainício imediato:

Encartadores/Intercaladores / Oferecemos: Registro em carteira e Treinamento. Idade de 18 a 35 anos. (SEXO MASCULINO)

Período noturno. Em Itapema. Comparecer à Rua 288 – nº 615 (em frente à Fabro Bebidas) – Meia Praia – SOMENTE APÓS 20

hs. Falar com Viviane - 8896-9238 (Tim)

(Cod. 270) ALTO SÃO BENTO- Ótima oportunidade!!!Terreno com 88 m² e com benfeitorias. R$50.000,00(Cod. 183) ALTO SÃO BENTO - Vende-se casa com 02 dorms + dependências + Vaga para garagem. R$130.000,00, aceita-se financiamento.

(Cod. 090) ALTO SÃO BEN-TO – Casa com 02 dorms + dependências + Vaga para Garagem. R$135.000.00, aceita-se financiamento.

(Com. 230) ALTO SÃO BENTO – Casa com 02 dorms e de-mais dependências, terreno com área total de 385,00m² e amplo espaço nos fundos.

VENDA

VENDOApto de 02 DT – 3º

andar R$ 150.000,00

VENDOApto de 02 DT – 2º

andar R$ 170.000,00

Fone: (47) 3368 0185Av. Nereu Ramos, 4062 - sala: 02 - Meia Praia

email: [email protected]

LivrosPapelariaRevistasJornaisFotocópia

JULIANO CORREA - CORRETOR DE IMÓVEISCRECI - 16.353

IGREJA LUZ E VIDACOMUNIDADE EVANGÉLICA

Um lugar de paz e esperança!

Rua 418, esq. rua 412 A, Morretes . Fone: (47) 9161 8649

FINANCIAMENTO PELA CAIXA!

Fone: (47) 9992-8133

Ministério Pastor Carlos e Pastora NeuzaCultos a partir das 19h30 Terças, Quintas, Sábados e Domingos

e nas Quartas, após às 18h.

Bem aventurado o homem cuja força está no Senhor - Sl. 84:5

Aceita financiamento bancá-rio. R$180.000,00.

(Cod. 91) VÁRZEA – Casa com 02 dorms ( sendo uma suíte), demais dependências e Vaga para Garagem. Acei-ta financiamento bancário. R$165.000,00 .

(Cod.267)MEIA PRAIA- APTO DE 01 DORM + 01 SUÌTE+ Dependências e vaga para garagem.Ótima localização.R$215.000,00

(Cod. 254) MEIA PRAIA – APTO DE 01 DORM + 01 SU-ÍTE + Dependências + Gara-gem Privativa, com excelente localização. R$ 285.000,00 valor á vista.

(Cod. 259) MEIA PRAIA - APTO 02 DORMS + 01 SUÍTE + Dependências + Garagem Privativa. R$ 315.000,00 aceita-se Financiamento.

(Cod. 272) MEIA PRAIA - APTO DE 02 DORMS + 01SU-ÍTE + Dependências +Garagem Privativa. R$370.000,00 aceita-se Fi-nanciamento.

(Cod. 261) PEREQUÊ - Casa com 04 dorms (sendo02 suí-tes), demais dependências e vaga para garagem, terreno com área total de 300m², contendo espaço nos fun-dos. Rua pavimentada. R$ 260.000,00

CONSULTE CRÉDITOS DE FINANCIAMENTOS

Rua 246, no 297 – sala 3 – Meia Praia – Itapema/SC (47)3268-1047 / 3368-2639Visite nosso site: www.corretoraribeiroimoveis.com.br

ANUNCIEAQUI!

ANUNCIE AQUI!CLASSICorreio

CLASSICorreio

VENDO1) Vendo VW Gol MI 8V – Ano: 1997 –

Cor: Marrom Básico – R$ 10.000,00TRATAR: Israel Fone: (47) 9976.3983

AULAS DE PINTURAPinte lindos quadros! Decore sua casa com

peças únicas e artesanais. Contato: 9915-2759 –

Falar com Doralice

Fazemos sua festa acontecer!

Garçom para festasde aniversário e

casamentos.Contato:

48 9963-9413 Jair

ALUGA-SE OUTDOORcom dois lados,de 21 m2 cada.

Tratar com Paulo:47 - 9199-3699

LAVANDERIA ITAPEMA

ÁREA 5.200M2 / LOCAL: SERTÃO DO TROMBUDO

Rua: Antônio Oliveira

Área de terra arborizada e com vista para o mar

TRATAR: FONE (47) 9947.3206

Astra Confort Preto 2005 - 4 portas - completo!Ótimo estado! Aceito carro menor.

Só R$ 25.000,00. (47) 3268 6886

VENDO TERRENO

VENDO CARRO

Page 21: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 2012

Edição 76 - 16 de junho de 2012 21

ANUNCIE AQUI!

VENDO CARRO

CLASSICorreio

479

Page 22: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 201222

(47) 9652 - 6889Avenida Nereu Ramos, 2861 Sala: 03 e 04

ALESSANDRA TERESA GOMESOAB SC 29.577 . [email protected]

CLASSICorreio

MARMORARIA CUKI

Mármores - Granitos - EscadariasSoleiras de Janelas - Pias de

Mármores e Granitos

Page 23: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 2012

Edição 76 - 16 de junho de 2012 23

Rolamentos e RetentoresAv. Nereu Ramos, nº 505 – Centro - Itapema

ANUNCIE AQUI!

CLASSICorreio

Page 24: Edição 76

Edição 76 - 16 de junho de 201224

MODA

O SEU DIREITO

Nossa colunista apresenta a tendênciada cor “mint green”

Conheça a empresa de Itapema que está na Casa Cor

Conheça o auxílio mensal especial para ex-jogadores da Seleção

>> Pág 11

>> Pág 15

>> Pág 10

COLUNA SOCIAL COM MARCIA MARIA