Ergonomia

3
serviços e Exames Ação Ergonômica / Ergonomia “Costumo dizer que a Ergonomia está intimamente ligada à economia, uma vez que não apenas reduz acidente de trabalho, mas também aumenta a produtividade. A empresa moderna precisa estar atenta aos custos que as doenças ocupacionais geram, desde a questão financeira até o tempo de treinamento de um novo funcionário.” Hal Hendrick, PhD, ergonomista americano A importância de proporcionar bem-estar, adaptando o meio ao homem é tanta que há uma disciplina científica específica sobre o assunto, chamada Ergonomia. A ergonomia ajuda na compreensão das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. É a profissão que aplica a teoria, os princípios, os dados e os métodos a essa necessidade de harmonia, a fim de melhorar o bem-estar humano e o desempenho do sistema total. A Ergonomia contribui no projeto e na avaliação das tarefas, dos trabalhos, dos produtos, dos ambientes e dos sistemas, a fim fazê-los compatíveis com as necessidades, as habilidades e as limitações dos povos (definição adotada pela IEA - International Ergonomics Association em 2000). Para minimizar a complexidade, apresentamos a ergonomia subdividida em três domínios: ERGONOMIA FÍSICA É responsável por estudar os fatores físicos do posto de trabalho, atividades e ferramentas que podem ocasionar lesões músculo-esqueléticas ao home, como:

description

 

Transcript of Ergonomia

Page 1: Ergonomia

serviços e Exames

Ação Ergonômica / Ergonomia

“Costumo dizer que a Ergonomia está intimamente ligada à economia, uma vez que não apenas reduz acidente de trabalho, mas também aumenta a produtividade. A empresa moderna precisa estar atenta aos custos que as doenças ocupacionais geram, desde a questão financeira até o tempo de treinamento de um novo funcionário.”

Hal Hendrick, PhD, ergonomista americano

A importância de proporcionar bem-estar, adaptando o meio ao homem é tanta que há uma disciplina científica específica sobre o assunto, chamada Ergonomia.

A ergonomia ajuda na compreensão das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. É a profissão que aplica a teoria, os princípios, os dados e os métodos a essa necessidade de harmonia, a fim de melhorar o bem-estar humano e o desempenho do sistema total. A Ergonomia contribui no projeto e na avaliação das tarefas, dos trabalhos, dos produtos, dos ambientes e dos sistemas, a fim fazê-los compatíveis com as necessidades, as habilidades e as limitações dos povos (definição adotada pela IEA - International Ergonomics Association em 2000).

Para minimizar a complexidade, apresentamos a ergonomia subdividida em três domínios:

ERGONOMIA FÍSICA

É responsável por estudar os fatores físicos do posto de trabalho, atividades e ferramentas que podem ocasionar lesões músculo-esqueléticas ao home, como:

Repetição;

Vibração;

Altura;

Força;

Moveis;

Ferramentas com dimensões inadequadas.

Page 2: Ergonomia

ERGONOMIA DE PRODUTO

É a área de estudo destinada a adaptar de maneira funcional e harmônica a interface entre homem e produto ou ferramenta de trabalho.

ERGONOMIA COGNITIVA

Refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção,cognição, controle de dados que interferem na relação dos seres com outros elementos que Ergonomia cognitiva: efere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle de dados que interferem na relação dos seres com outros elementos que pertencem a um sistema.

ERGONOMIA ORGANIZACIONAL

É responsável por buscar o equilíbrio entre a organização, as pessoas e tecnologia, abordando de maneira ampla as relações entre estas diversas áreas, sendo conhecida também por macroergonomia. Existem tópicos relevantes nesta área, como:

Micro- pausa: é um curto intervalo de tempo das atividades de trabalho destinado á restabelecer o sistema- músculo- esquelético, normalizando a capacidade funcional do corpo e diminuindo a possibilidade de comprometimento do mesmo. A micro-pausas é regulamentada pela NR-17.

Rodízio de Tarefas: É um procedimento utilizado como ferramenta que trás vários benefícios: redução da fadiga e dos fatores biomecânicos desfavoráveis devido ao uso alternado de movimentos e posturas, sobrecarga existente em diversas operações e diversificação da carga cognitiva. Todos estes fatores ajudam a prevenir as DORT`s (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho).

LAUDO ERGONÔMICO

O Laudo Ergonômico é um documento necessário á todas as empresas, pois atende a NR-17, ou seja, estabelece os parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho ao funcionário de maneira á proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficien

Page 3: Ergonomia