Estudo da ergonomia, resenha.

7
1 ERGONOMIA 1.DEFINIÇÃO: Ergonomia é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de proporcionar um máximo conforto, segurança e desempenho eficiente do sistema. A ergonomia é dividida em três domínios de especialização. São eles: Ergonomia Física: que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões músculo-esquelética. Ergonomia Cognitiva: também conhecida engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Tópicos relevantes incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento. Ergonomia Organizacional: ou macroergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos. Tópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética. 2.PRINCIPAIS RISCOS ERGONÔMICOS: São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

description

Definição, riscos e classificação.

Transcript of Estudo da ergonomia, resenha.

1

ERGONOMIA1.DEFINIO:Ergonomia uma disciplina cientfica relacionada ao entendimento das interaes entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e aplicao de teorias, princpios, dados e mtodos a projetos a fim de proporcionar um mximo conforto, segurana e desempenho eficiente do sistema.A ergonomia dividida em trs domnios de especializao. So eles:Ergonomia Fsica: que lida com as respostas do corpo humano carga fsica e psicolgica. Tpicos relevantes incluem manipulao de materiais, arranjo fsico de estaes de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetio, vibrao, fora e postura esttica, relacionada com leses msculo-esqueltica. Ergonomia Cognitiva: tambm conhecida engenharia psicolgica, refere-se aos processos mentais, tais como percepo, ateno, cognio, controle motor e armazenamento e recuperao de memria, como eles afetam as interaes entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Tpicos relevantes incluem carga mental de trabalho, vigilncia, tomada de deciso, desempenho de habilidades, erro humano, interao humano-computador e treinamento.Ergonomia Organizacional: ou macroergonomia, relacionada com a otimizao dos sistemas scio-tcnicos, incluindo sua estrutura organizacional, polticas e processos. Tpicos relevantes incluem trabalho em turnos, programao de trabalho, satisfao no trabalho, teoria motivacional, superviso, trabalho em equipe, trabalho distncia e tica.2.PRINCIPAIS RISCOS ERGONMICOS:

So considerados riscos ergonmicos: esforo fsico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rgido de produtividade, situao de estresse, trabalhos em perodo noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposio de rotina intensa. Os riscos ergonmicos podem gerar distrbios psicolgicos e fisiolgicos e provocar srios danos sade do trabalhador porque produzem alteraes no organismo e estado emocional, comprometendo sua produtividade, sade e segurana, tais como: LER/DORT, cansao fsico, dores musculares, hipertenso arterial, alterao do sono, diabetes, doenas nervosas, taquicardia, doenas do aparelho digestivo (gastrite e lcera), tenso, ansiedade, problemas de coluna, etc.3. CLASSIFICAO DOS PROBLEMAS ERGONMICOS:Os problemas ergonmicos geralmente podem ser classificados em cinco categorias:

- Categoria 1- aqueles de soluo simples, classificados como pequenas melhorias; por exemplo, elevao da altura da mquina em n centmetros visando corrigir os problemas posturais dos trabalhadores;

- Categoria 2 - aqueles de soluo conhecida (embora nem sempre de baixo custo) - por exemplo, adquirir uma paleteira eltrica para movimentar pallets mais pesados que 700 kg; ou uma talha eltrica para movimentar peas de 25 kg.

- Categoria 3 - aqueles que demandam um estudo mais profundo visando esclarecer a melhor soluo ou que demandam um detalhamento mais profundo do projeto de melhoria. Enfim, que exigem amadurecimento.

- Categoria 4 - aqueles decorrentes de problemas na organizao do trabalho. Por exemplo, falta de mo-de-obra com horas extras e sobrecarga para os existentes; mo-de-obra mal treinada e entrando no processo produtivo sem o devido perodo de adequao; falta de manuteno em equipamento originando movimentos forados; material em ms condies, vindo do fornecedor sem a devida lubrificao e portanto ocasionando esforo excessivo; falta de material, ocasionando horas extras e jornadas prolongadas quando os mesmos chegam; problemas tecnolgicos em determinado processo ocasionando uma srie de defeitos ou rebarbas e a conseqente movimentao excessiva de membros superiores para o retrabalho.

- Categoria 5 - aqueles que no tm soluo de engenharia e que demandam apenas uma soluo administrativa (como rodzio nas tarefas, pausas, seleo de pessoal, treinamento sobre posturas corretas e ginstica laboral). 4.IDENTIFICAO DE PROBLEMAS ERGONMICOS:

Problema 01: A imagem a seguir representa um problema ergonmico identificado em uma obra na cidade de Montes Claros no bairro Morrinhos, onde um trabalhador foi identificado no segundo andar de um estabelecimento, prximo a afiaes eltricas sem usar nenhum equipamento de proteo individual (EPI).

Imagem 01: Trabalhador sem proteo 1 Imagem 02: Trabalhador sem proteo 2

indubitvel que a falta de proteo representa um risco iminente segurana deste trabalhador e a terceiros. A seguir, foram listados os principais EPIs utilizados em obras civis como possveis intervenes para este problema ergonmico identificado:PRINCIPAIS EPIs UTILIZADOS EM OBRAS CIVIS

Capacete: Proteo do crnio contra impactos e choques eltricos. O conjunto formado por capacete, carneira e jugular.

culos de Segurana: Proteo dos olhos contra partculas, fascas, respingos de produtos qumicos. Os culos de lentes escuras protegem contra radiao solar. No mercado tem culos de lentes transparentes e lents escuras de diversos modelos.

Luva de Raspa: indicada para atividades de manipulao de materiais desgastantes ou perfurantes, como transporte de blocos de concreto.

Bota de Segurana: Tem a funo de proteger os ps do profissional de quedas materiais, perfuraes (pregos, por exemplo), tores e picadas de animais peonhentos.

Protetor Auricular: Tem a funo de proteger e/ou abafar os rudos de mquinas e equipamentos. Existem no mercado dois tipos de protetor auricular: protetor auricular de concha e protetor auricularde plug.

Mscara Respiratria: Tem a funo de proteger contra gases, nvoas, vapores e poeiras.

Cinto de Segurana:Tem a funo de proteger o profissional contra quedas quando este est fazendo trabalhos em altura. Para que isto acontea o cinto de segurana deve estar preso linha de vida ou cabo vida.

Tabela 01: Principais EPIs utilizados em obras civis.

Imagem 03: EPIs para Operrios de construo civil.Problema 02: Outro problema ergonmico identificado, considerado um dos mais comuns pelos ergonomistas, a postura incorreta ao sentar-se. A maioria das pessoas no utiliza o encosto da cadeira adequadamente, forando a coluna. Fator que pode acarretar srios problemas de sade. A imagem abaixo mostra um exemplo de postura inadequada ao sentar-se:

Imagem 04: Postura incorreta ao sentar-se.

A postura correta recomendada pelos ergonomistas esta representada a seguir:

Imagem 05: Postura incorreta ao sentar-se.Ao sentar-se o indivduo deve manter as costas retas, apoiadas no encosto. Os braos devem estar sobre o apoio da cadeira, e os ombros relaxados. Os ps devem estar no cho ou sobre um apoio. Mas no s isso, os joelhos da pessoa devem fomar um ngulo de 90 em relao aos quadris, como mostrado na imagem a seguir:

Imagem 06: a) Postura incorreta, b) Postura correta.