Eti cid sus_13_pdf

11
Objevos Específicos • Idenficar como a globalização cria desigualdades sociais, interfere nas relações de trabalho e na responsabilização sobre os problemas socioambientais Temas Introdução 1 Prenúncios da cultura-mundo: novos rumos 2 Soluções para as cidades 3 Modelos de soluções no brasil: indústria que reuliza água Considerações finais Referências Mônica Rodrigues da Costa Éca, Cidadania e Sustentabilidade Aula 13 Professor Globalização II

Transcript of Eti cid sus_13_pdf

Page 1: Eti cid sus_13_pdf

Objetivos Específicos• Identificarcomoaglobalizaçãocriadesigualdadessociais,interferenasrelações

detrabalhoenaresponsabilizaçãosobreosproblemassocioambientais

Temas

Introdução

1Prenúnciosdacultura-mundo:novosrumos

2Soluçõesparaascidades

3Modelosdesoluçõesnobrasil:indústriaquereutilizaágua

Consideraçõesfinais

Referências

Mônica Rodrigues da Costa

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

Aula 13

Professor

Globalização II

Page 2: Eti cid sus_13_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

2

Introdução

Nesta aula estudaremos conceitos sobre a segunda etapa da globalização, a cultura-mundo,esuasconsequênciasnavidadohomem,individualmenteeemsociedade,etambémosimpactosambientaisprovocadospelofenômenodaglobalização.

Estudo realizadoapartirdopensamentodoeconomista e ambientalistaHervé Juvin,queapresentaasameaçasdacultura-mundo,emquesemoldaummododevidaquetemcomoprincípioaeconomiacompetitivaeoindividualismo.Paraoautor,aculturaocidentalépautadapelaproduçãoepeloconsumo.Aculturaemquevivemospassaaserumaquestãodepreço.Anaturezaéameaçada.

O estudo também feito a partir do geógrafo e ambientalistaMaurícioWaldman, quediscuteproblemasdomeioambientenasgrandescidadesbrasileiras.Vemoscomoestudodocapítulo“CidadaniaAmbiental”,dolivroHistória da cidadania,escritoporJaimePinskyeCarlaPinsky,queocrescimentodesordenadodasregiõesmetropolitanascomprometeosriosemananciais,entreoutrasconsequênciasgraves.

ParacontrabalancearosefeitosnegativosdaglobalizaçãoedocrescimentodesordenadoapresentadosporJuvineWaldman,trazemosexemplosdeiniciativasquebuscamsolucionarproblemas e impedir novosmalefícios adotando práticas sustentáveis, apresentadas pelojornalistaAndréTrigueironoprogramaCidades e soluções,darededeTVpagaGlobonews.Assim,verificamoscomooproblemadaescassezdaáguaérevertidopormeiodotratamentodoesgoto,nosEstadosUnidos,e tambémcomouma indústriadebebidascomoaAmbevreutilizaaáguanosseusprocessosdetrabalho–oquerepresentaeconomiasfinanceirasebenefíciosambientais.

ApresenteaulatraçaumpanoramasobrealgumasfacetasdoséculoXXI.Deumlado,o individualismo, a competitividade, o liberalismo econômico. De outro, o crescimentodesordenado.Ainda,algumassoluçõesparaproblemasambientais.Conhecerarelaçãoentretaisconceitoserealidadesnosfazperceberondeestamoseaondequeremoschegar.

Bonsestudos!

1 Prenúncios da cultura-mundo: novos rumos

Estudamosanteriormenteacultura-mundo,conceitoexploradoporGillesLipovetsky,fazpartedoqueoautorchamade“segundaetapadaglobalização”,queincluitambémaideiade“capitalismocultural”.

No capítulo “Cultura e Globalização”, do livro Globalização ocidental: controvérsia sobre a cultura planetária,oeconomista,ensaístaepresidentedaempresadeconsultoriaEurogroupHervé Juvin apresentaalgumas consequências sociais e ambientaisprovocadas

Page 3: Eti cid sus_13_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

3

pelaadoçãodacultura-mundo.

No século XXI, explica Juvin, deparamo-nos com a sensação de que o mundo épequeno–ciência,tecnologiae informaçãonostornamcientesdisso.Recebemosnotíciasinstantaneamente como seestivéssemosemumaaldeia global – conceitodo cientistadacomunicaçãoMarshallMcLuhan.Mas percebemos que está em curso o esgotamento danatureza.Anoçãodecrescimentoépostaemxeque.Hoje,notamosalgoquepossivelmentenossosantepassadosnãopercebiam:anaturezaéfinita.

Se os recursos se esgotam pouco a pouco, tornam-se crescentes a disputa e acompetitividadeporaquiloquerestadanaturezaparaaproduçãoeasobrevivência.ParaJuvin,aescassezdeixaevidente“espectrodamorte”e,assim,originam-senovosmundos:

Asuperabundância,agratuidadeealiberdadedanaturezachegamaofim.Asurpresanão é pequena. Ao cabo do abandono das correlações de força e dos efetivosinteresses pela compaixão e pelos bons sentimentos, irrompem desordens, ódios,caos,fenômenossobreosquaisarazãoteráperdidoocontrole.Aocabodoprocessodedescaracterizaçãodos indivíduosem favordealgoquenãodiz respeitoao seuquerer,dá-seochoqueapropósitodaescassezdosbensfundamentais,eemergeoespectrodamorte.Defato,arevelaçãodequeamorteestásempreàvista,queéumarealidadeintransponível(equeatépoderiaprovirdaforçaquenosimpeleadiantehátrêsséculos),éaconsequênciamaissurpreendenteemaistrágicadaglobalização.Elainterpelaacultura-mundoporquemodificaascondiçõesconcretasdeseuespraiar-se,assimcomodeseupoderdeatração.Edáorigemaummundonovo.(LIPOVETSKY,2012,p.105).

Esse novomundo de que fala Juvin possui quatro facetas. A primeira faceta faz “umretorno à vida física e ao real”, em que “a escassez dos bens essenciais (arroz,madeira,água,ar)passaasero fatoeconômicodecisivo”. Juvin (2012,p.106)chamaesseperíodo,queeleprevêcomoodospróximosdezanos,de“culturadaescassez,daeconomiaedoprotecionismo”. A segunda faceta é a do “mundo calculado, pequeno, limitado”, que é omundosembensessenciaissuficientesparatodaahumanidade;aescassezprovocaefeitosimprevisíveis. A terceira faceta é a do “mundo revirado de cabeça para baixo”, emque oocidenteperdeaconcentraçãodariquezaglobalemsuasmãoseperdeadireçãodomundo.Juvinafirmaqueem2030apopulaçãoeuropeiaserátrêsvezesinferioràafricana.Oautorconsideraaberranteofatodeessapopulaçãosermenoretermaisriqueza.

AquartafacetaéadoAquartafacetaéado“mundodadecomposição-recomposiçãodocomum”.Juvinexplicaqueaconsequênciadessemundoemdecomposição-recomposiçãoseráadabuscapelasobrevivência:ascoletividadespassamapriorizarosustentoemvezdepriorizarideologiasequestõesambientais.”.Juvinexplicaqueaconsequênciadessemundoemdecomposição-recomposiçãoseráadabuscapelasobrevivência:ascoletividadespassamapriorizarosustentoemvezdepriorizarideologiasequestõesambientais.

Page 4: Eti cid sus_13_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

4

Figura 01: Mundo de quatro facetas

Sob a camada (com graus de espessura diversos) ideológica do liberalismo, háuma corrente que emerge das profundezas. Esta se acha mais voltada para apreocupaçãocorrente–sobreviver–doqueparaasquestõesambientais.Aprimeiradas instabilidades previsíveis, direta ou indiretamente, pelos efeitos que provocasobreoscomportamentoscoletivosou individuais,seráadosustento.Elaprocedemuitosimplesmentedasincertezasquantoàviabilidadedesobrevivênciadosseremhumanosemseumeio.Sobaégidedasobrevivência,emnomedapolíticadoexistir,umfenômenobemdiversodacorrenteliberalsedelineia.(JUVIN,2012,p.109).

Essa política do existir e do sustento, para Juvin, desenha um fenômeno comquatrocaracterísticas destacadas pelo autor. São elas: a “superação da economia tradicional”, a“voltaàsterrasdeorigem”,a“desestabilizaçãodaordemeconômica”ea“buscapelopoder”.Destacamosaquiofenômenodasuperaçãodaeconomiatradicional,afetadapelanoçãodequeanaturezaeseusrecursosnãosãoinfinitos,fazendovaler,conformeexplicaJuvin,novosmodelosnaeconomia:

Era essa noção em que se fundavam as comparações internacionais, as medidasde desenvolvimento, sobretudo aquilo que tomou de fato a dianteira de nossosorganismossociais,apartirdomomentoemqueoliberalismotransformouanoçãodecrescimentonumdeverabsoluto.Iremosreaprenderqueomercadoéumainstituição,

Page 5: Eti cid sus_13_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

5

istoé,umaentidademoraldotadadeumpoderconvencionadoentre todos,assimcomo reaprenderemosqueanossaeconomiademercadocessoudeexistir sobosmoldes configurados pela primeira revolução industrial. Até então, ela postulava agratuidadedanaturezaedosrecursosnaturais.Masestessãolimitados,encontrando-seademaisemprocessodeextinção.Porisso,aquestãodasobrevivênciaéopontocapitalaserdiscutido;easegundaserefereàsgarantiasesperadas.Acorridaaosbensreaisjácomeçouetraráconsequênciasincríveis.Vivernoisolamento,afastar-sedosdemais,sobreviversozinho,eisoquesetornaráexceçãoàregra.Defato,aquiloqueasaturaçãodomundorealcoíbesomenteserápossívelnomundovirtual.(JUVIN,idem).

Arespeitodavoltaàsterrasdeorigem,Juvin(2012,p.110)explicaquesetratadoretornoaoterritóriocomomeiooubuscaporumnovomododevida,voltadoparaoquerealmenteimporta:“Viver,respirar,proteger-se,alimentar-se,encontrar-se”,conformeelencaoautor.

Juvindestacaofatodequeasobrevivênciapassaaserassociadaaoterritórioe,comoconsequênciadisso,ospadrõesdacultura-mundo–associadosàsinstânciasinternacionais–mudamdemodoareforçareadarmaior importânciaaosdomínios territoriaisdecadaEstado.

A política da sobrevivência não será nada mais do que uma política territorial,relativaàcidadeeàsautoridades locais.Descobrimosesteparadoxo:pararesolverosproblemasuniversaisecoletivosdomeioambiente, importabemmaisquehajaEstadoscomplenodomíniosobreosseusterritóriosdoqueumamiríadedeinstânciasinternacionais.AquientraporinteirootemadoState’sbuilding,queocupapapeldedestaqueentreosprincípiosnorteadoresdoMinistériodaDefesadosEstadosUnidos.(JUVIN,2012,p.110).

HervéJuvinapresentaohomemdaatualidadecomoumprodutor-consumidor.Oautorafirmaqueninguémestáasalvode“prestarcontasdesuaprodutividade”–oquerealmenteimporta não são valores ou culturas milenares, por exemplo, mas, sim, uma atuação doindivíduoemnomedoprogressoeconômico:

Omundoéconvocadoparaprestarcontasdesuaprodutividade.Nadaficaasalvodessa sanha avassaladora: terra, vegetal, animal, tudo que vive, move-se, cresce,respira,nestemundo,échamadoaotribunaldoutilitarismoeconômico.Tudoserápesado,medidoe julgado.Eaculturasetransformanaquiloquefazrecrudesceroprogressoeconômico.(JUVIN,2012,p.11).

Ovalordohomemécalculadopormeiodaquiloqueeleproduz.Cadahomem,emumambienteaomesmotempoindividualizadoeglobalizado,consomeeinterferenanatureza,limitada,demodoquetalveznempercebaosefeitosdesuasações.

Os impactosqueohomemprovocananaturezasãoreduzidospelouniversovirtualeindividualizado.Virtualmente,nãosepercebemoslimitesdomeioambienteeindividualmente,nãoépossívelperceberosefeitosdaaçãodohomemnomeioambiente.Assim,compoucapercepçãosobrearealamplitudedosproblemasambientaisedarealsituaçãodanatureza,

Page 6: Eti cid sus_13_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

6

ações e participações políticas também ficam comprometidas pelos aspectos econômicosqueregemavidadohomemnaTerra.DizJuvin(2012,p.120):“Cabeimaginarqueacultura-mundocorrespondeaoespaçovirtualque,de formaacelerada, substituiosespaços reaislimitados e raros, o que torna a política (tal qual a conhecemos e como alguns ainda aentendem)umdispêndioinútilevãodedinheiro”.

Paraentendermelhorotextocontextualizador,acesseaBibliotecaDigitaleleiaolivroHistória da cidadania,entreaspáginas545e550.

Entreosassuntosabordadospeloprofessor,pesquisadoreconsultorambientalMaurícioWaldmanestáacidadaniaambiental.Paraoautordocapítulo“CidadaniaAmbiental”,dolivroHistória da cidadania, organizadopor JaymePinskyeCarla Pinsky, a cidadania ambientalvaialémdaconsciosabordadospeloprofessor,pesquisadoreconsultorambientalMaurícioWaldmanestáacidentizaçãodohomemacercadoslimitesderecursosdanaturezaoumeioambiente,comoafloresta,osbichoseosmares,porexemplo.Acidadaniaambientaltambémtemsuaessêncianacidade,amoradadohomemenãoapenasforadela.

“No Brasil, as cidades estão no centro da problemática ambiental, a qual se articulatambémcomoquadrode exclusão social que tem se aprofundadonasúltimasdécadas”,afirmaWaldman(2010,p.550),que,entreoutrosassuntos,apresentaummapeamentodapopulaçãoquemoraemfavelas,loteamentosilegaiseáreasinvadidas.

Conforme explicaWaldman (2010, p. 551), o crescimento da população nas regiõesmetropolitanasrepresentaumriscodesordenadoporquecausaimpactosambientais.ExemplodissoéoqueaconteceemSãoPauloeCuritiba,porexemplo,ondeapopulaçãocresceemÁreasdeProteçãodosMananciais,oque“comprometeoabastecimentodeáguadocedessasmetrópoles”. Explica o autor (2010, p. 551): “Esta formadeocupação territorial contribuidecisivamenteparaacentuarprocessosdeassoreamentodaredehídricadosreservatóriosdeáguadoce,intensificandotambémoefeitodedeterminadosprocessosnaturais,taiscomoaerosãoeacontaminaçãodaságuasdasrepresas”.

Os problemas urbanos aparecem indissociáveis de problemas ambientais. Surgem, apartirdeentão,questõescomoadestinaçãodosresíduossólidos,dosrecursoshídricosedapoluiçãodoar,conformeelencaWaldman(2010,p.551):“Naausênciadessacompreensão,asproposiçõesambientalistastornam-sesimplesmenteelitistasedesfocadasdosproblemasambientaisquedefatoacometemoconjuntodapopulaçãodonossopaís”.

Page 7: Eti cid sus_13_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

7

Nas cidades, homens e mulheres trabalham e, com o dinheiro, consomem os maisdiversosprodutos.Surgeaquestãodoconsumodeembalagens,daindústriadeembalagensedotipodematerialutilizadoparaaproduçãodasembalagens,comooplásticoeoalumínio,porexemplo.Outrosproblemas sérios,noquediz respeitoaomeioambienteeà cidade,estãoassociadosaolixogeradoedescartadobemcomoaosaneamentobásico.

OsresultadosdaanálisedeWaldmanmostramqueolixonosbairrosricosécoletado;o lixodosbairrospobresédescartadodequalquermaneira,nasruasouterrenosbaldios,contaminando o solo, provocando doenças e impactos ambientais. Sobre o saneamento,aponta o autor que apenas 10% do total do esgotamento sanitário recebe tratamentoadequado.Dessemodo,osrios,osolo,oslençóisfreáticoseomarsãocontaminados:

Estima-seemcemmiltoneladasdiáriasaquantidadedelixoproduzidonascidadesbrasileiras,dasquaiscercadedozemil toneladassãogeradaspelacapitalpaulista.Dolixourbanobrasileiro,cercade60%écoletado,geralmente,nosbairrosdemaiorpoder aquisitivo, permanecendo o restante junto às casas ou atirados nas ruas,terrenosbaldios,encostas,mananciais,córregoserios.Nesseslugares,popularmentedenominados lixeiras, vazadouros ou lixões, são comuns os deslizamentos, asenchentes,os focosdedoenças, cheirospestilentoseumapaisagem infernal.Nãofosse suficiente, existe também a calamitosa situação da disposição ilegal de lixoindustrial. Além dos rumorosos caos envolvendo a construção de moradias emterrenoscontaminados,sãoregistradoscomfrequênciairregularidadesquepodemcomprometer efetivamente a saúde de milhões de brasileiros. Outra questãorelacionadaà expansãourbanaé ado saneamentobásico.Os esgotos constituemuma causa de notórios problemas ambientais. Nas grandes e médias cidades, osrios, córregos, lagos, mangues e praias tornaram-se canais ou destino das águasservidasdomésticas.Mesmoconsiderandoqueoesgotamentosanitárioatinge54%dosdomicíliosemtodooBrasil,noentanto,apenas10%dototalrecebetratamentoadequado.Orestanteélançadoin naturanosrios,contaminandotambémosolo,oslençóisfreáticose,finalmente,asmassasoceânicas.(WALDMAN,2010,p.552)

2 Soluções para as cidades

AutorescomoMaurícioWaldmaneHervéJuvinapresentamoaspectocríticodomeioambienteedodesenvolvimentodasociedadequesegueemcursoeéreflexo,namaioriadasvezes,docrescimentodesordenadoquevisaapenasaolucro,àproduçãoeaoconsumoe que, tambémnamaioria das vezes, descarta o planejamento e as preocupações comanatureza,comoseestafosseumafonteinfinitaderecursos.

Page 8: Eti cid sus_13_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

8

Apesardejápresenciarmososimpactosnegativosdetalcrescimentonanatureza,comoapoluiçãodosriosedoar,apobrezaeoproblemadolixo,oséculoXXIapresentaalgumasiniciativasvoltadasparaasustentabilidade.

AlgumasdessasaçõessãonoticiadaspelojornalistaAndréTrigueironoprogramaCidades e soluções,apresentadonaTVGlobonews.Sãoideiasquedeveriamserpassadasadiantepormuitasempresas,comoadereduçãodoconsumodaágua,odestinoadequadodosresíduoseareciclagem.

Nomêsdemarçode2013,Trigueiro(GLOBONEWS,2013)apresentouoespecialSemana mundial da água, combasenadefiniçãodaONUdeque2013éo “Ano InternacionaldeCooperaçãopelaÁgua”.Assim,eletraçouoseguintepanorama:70%dasuperfícieterrestreécompostaporágua;3%dessetotalédeáguadoce;e,dessetotal,grandepartenãoépotável.

No programa, tomamos conhecimento de que “a demanda da água aumenta navelocidadedocrescimentopopulacional”.Emtalcontexto,agrandedificuldadeéfazercomqueaofertadaáguaacompanheocrescimentodapopulação,levandoemconsideraçãodequeasaçõesdohomem,naatualidade,subtraemnúmerosdessaequação.

Sanjay Wijesekera, do departamento de Água e Saneamento do Fundo das NaçõesUnidasparaaInfância(Unicef),dizqueaONUvemrealizandoaçõesparapromoveroacessoàáguapelaspessoase,dessemodo,nosúltimos20anos,aproximadamente2bilhõesdepessoasconseguiramteracessoaessebemnatural.Mesmoassim,revelaoprograma,quase800milhõesdepessoasaindanãotêmacessoàáguapotável.

2.1 Exemplo: norte-americanos transformam água de esgoto em

água potável

Umexemplodesoluçãoparaofornecimentodeáguapotávelparasituaçõesemquetalrecursoéescasso,apresentadonoprogramaCidades e soluções,érealizadonoCondadodeOrange,naregiãosuldaCalifórnia,tidacomoumadasregiõesmaissecasdosEstadosUnidos.

Durante anos, a águaque chegava a essa área para abastecer a populaçãode quase2,5milhõesdehabitanteseraprovenientedonortedoestado,pormeiodeumprocessoeconomicamente custoso. Para reverter à situação, foi desenvolvido um sistema quetransforma o esgoto doméstico em água potável. Foi criada uma estação de tratamento

Page 9: Eti cid sus_13_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

9

capazdeproduzir280milhõesdelitrosdeáguapotávelpordia.Atualmente,talsistemaéresponsávelpeloabastecimentode20%dapopulaçãodessaregião.

Dequemodoissoéfeito?Passoapasso,oprogramamostraquetantoaáguadadescargacomo a água que escorre para as sarjetas e também da pia passam por um engenhosoprocessoquevisa transformaressaáguaemalgosaudávelparaoconsumo.Basicamente,primeirosãoremovidasaspartessólidas;depoisaáguapassaporumprocessobiológicodemicrofiltragemparareduziramatériaorgânicaeretirarbactérias(equalquercoisaquesejamaisespessadoqueumfiodecabelo);depoispassaporumprocessodeosmosereversapararetiraroutroselementosorgânicos,comovírus,porexemplo,einorgânicos,comocálcio,magnésioeprodutosfarmacêuticos.

Nofinaldesseprocesso,aáguaficatãolimpaqueéprecisoreadicionaralgunsmineraiseaumentarsuaalcalinidadeeopH,pormeiodeumbanhodeluzderaiosultravioletasdealta intensidade, a partir de um reator. Emuma sala de controle, todos os processos sãoacompanhadospor24horas,todososdiasdasemana.

Porfim,aáguapurificadavoltaparaoslençóisfreáticosdemodoasermisturadaàfontenatural.Aestaçãodetratamentoestáemetapadeexpansãoefuturamenteabastecerá900milpessoasdoCondado,ouseja,poucomaisdeumterçodapopulaçãolocal.

OprogramaCidades e soluçõesmostrouquetalmododetratardaáguaededistribuí-laproduziu,aolongodequatroanos,400bilhõesdelitrosdeáguaereduziuoscustosdoCondadocomgastosdetransportedaáguadorioColoradoparaaregião.TalmodelojáfoicopiadopelogovernodeCingapuraeestásendoreplicadoporoutrascidadesamericanas,comoSanDiego–fatoquecomprovaosucessodainiciativa.

3 Modelos de soluções no brasil: indústria que reutiliza água

Dando continuidade ao especial Semana mundial da água, apresentado e aindausandooexemplodoprogramaCidades e soluções,daGlobonews(2013),comandadopelojornalista André Trigueiro, há um panorama da situação da água no Brasil. Com base naAgênciaNacionaldeÁguas,senãoforeminvestidosR$22bilhõesaté2015naproteçãodenascentesemananciaiseemmelhoriasnasredesdedistribuiçãodeágua,haveráproblemasdeabastecimentoemmaisdametadedosmunicípiosbrasileiros,alertaojornalista.

Exemplosdeiniciativasquebuscamcontornaressasituaçãopormeiodagestãoeficientedeáguapodemserencontradosnaindústriaenaagricultura,entreoutrossetores.

ConformeapresentaTrigueiro,amaioriadasgrandes indústriasnacionais,dediversossetoreseconômicos,reciclaaáguautilizada.Talmedida,explicaojornalista,reduzcustosemelhoraaqualidadedaáguaservida.

AAmbevdeCampoGrande,nazonaoestedoRiodeJaneiro,éexemplodisso.Afábrica

Page 10: Eti cid sus_13_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

10

capta a água na bacia do rio Guandu e a bombeia em dutos até sua própria estação detratamento.Conformeareportagem,aproximadamente14milhõesdelitrosdeáguapordiasãotratadosebombeadosparaafábrica.

Entreas41fábricaspertencentesaogruponoBrasil,aAmbevdeCampoGrandefoieleitaamaiseficienteemtermosdereduçãodeconsumodeágua.Noquadromundial,essafábricaéumadastrêscommelhoresdesempenhosnotratamentodaágua.Trata-sedequaseumadécadadereduçãoefetivadoconsumodeáguanaslinhasdeprodução,compercentualdereduçãodovolumedeáguapossivelmentede50%.Assim,atualmente,aAmbevdeCampoGrandeconsome3,5litrosdeáguaparaaproduçãode1litrodeproduto–antigamente,hádezanos,eramconsumidossetelitrosd’águaporcadalitrodeproduto.

Como a fábrica conseguiu economizar tanta água? A reportagem revela que isso foipossívelgraçasàinstalaçãodocircuitodeáguafechado,quepermiteoreusodaáguaparamúltiplasaplicações,excetoparaacomposiçãodasbebidas,ressaltaojornalista.

Sãoconsumidos14millitrosdeáguanobrepordia,contra21millitrosdeáguanobreconsumidosanteriormentenamesmaoperação,comomesmovolumedebebidasproduzido.Issopormeiodamelhoriadosprocessoscomutilizaçãodaágua,naslavagensdegarrafasenosistemadepasteurização,graçasaocircuitofechado,quedeixadecaptaraáguadorioininterruptamente.

Oscustosforamreduzidos,masaproduçãodebebidasnãoparou.AtéousodegarrafasPETrecicladasajudounaeconomiadeágua, reduzindo22%oconsumo.Noanode2013,explicaoCidades e soluções,40%detodasasembalagensderefrigeranteserãofeitascommaterialreciclado.

Buscandopadronizarboaspráticas,aAmbevpretendelevaromodeloparaoutrasfábricas.Valeressaltarque,nasindústriasdebebidas,aáguarepresenta95%damatéria-prima.

Considerações finais

Na presente aula, vimos com o economista Hervé Juvin que a cultura é ameaçada àmedidaqueanaturezaédestruídapelodesenvolvimentoeconômicopredatórioepelomododevidaimpostopeloliberalismoeconômico.Vimosqueohomemperdeuvaloresmilenareseosensopolíticoeéticoqueoguiavaanteriormente.Perdeu-se,tambémdeacordocomoautor,osensodecoletividadeehouveumasupervalorizaçãodocapital–soboparadigmadaprestaçãodecontasdaprodutividadehumanaeempreendedoraaqualquercusto.

O geógrafo e ambientalista Maurício Waldman mostra as ameaças do crescimentodesordenadonasgrandescidadescontraomeioambiente.Observa-seque,quantomenosenvolvidoohomemestiver–socialepoliticamente–,maisalheioestarádosacontecimentosemsuacidadeenomundoe,assim,maispropensoestaráàsatividadesquecontribuempara

Page 11: Eti cid sus_13_pdf

Senac São Paulo - Todos os Direitos Reservados

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

11

prejudicaranatureza.

Ohomemmalinstruídonãosepreocupacomolixoquejoganaruaounorio.Elenãoseimportacomasituaçãodeseuvizinho–maispobreoumaisrico,maistristeoumaisfeliz;ohomemeticamentemalinstruídoapenasseimportacomaprópriafelicidadee,àsvezes,passaporcimadeoutrohomemparaatingirtalfim.

Ohomemmalinstruídonãopercebeque,quandodesperdiçaágua,ameaçaofuturodoplaneta.Elenãoseimportaseasempresasemquetrabalha,ouquelhefornecemprodutos,sãopredadores. Tambémnão se importa comaemissãodepoluentesnoarnemcomosanimais.Nãovêqueamisériamoraaoladoeédesprovidodevaloreséticosemoraisquesejamfortesosuficienteparaguiá-loaoBemSupremo,conformedefineAristóteles–assuntodaAula1.

Ahumanidadeestáperdida?Não,porqueaindaestamosvivosesobrevivemosaduasguerrasmundiais; sobrevivemosaditaduras; a catástrofes ambientais e, felizmente, aindavemos organizações, coletivos e pessoas realmente conscientizadas e preocupadas emreverter situações difíceis nas sociedades – como aqueles que oferecem soluções paraquestõesambientaisapresentadaspelojornalistaAndréTrigueiro,porexemplo.

É importante, no entanto, ressaltar queos problemas ambientais não são problemasefetivamentedanatureza.Suaessênciaseencontranointeriordopróprioindivíduo,deseugrupoesuacidade.Nãosetratadepeixes,pássaros, insetos,águaeSol.Trata-sedeumatransformaçãoqueprecisasurgirdedentroparafora.Dizrespeitoaumabusca,umaanáliseeumestudosobreorealsentidodavida,queéefêmera,maspodeserboaselutarmosparaisso–pensandoemnósmesmosenosoutros,para,assim,atingirmosafelicidadesuprema–objetomaiordaéticaconformeAristóteles.

Referências

Cidades e soluções. Especial: “SemanaMundial da Água”. Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-news/cidades-e-solucoes/platb/2013/03/21/especial-semana-mundial-da-agua/>.Acessoem:18mar.2013.

____________________.. Especial: “Semana Mundial da Água 2”. Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-news/cidades-e-solucoes/platb/2013/04/01/especial-semana-mundial-da-agua-2/<.Acessoem:18mar.2013.

LIPOVETSKY, G.; JUVIN, H. Globalização ocidental: controvérsia sobre a cultura planetária.TraduçãodeArmandoBraioAra.Barueri:Manole,2012.

WALDMAN, Maurício. “Cidadania Ambiental”. In: PINSKY, J.; PINSKY, C.B.(Org.). História da cidadania.5.ed.SãoPaulo:Contexto,2010.