Ética no Antigo Testamento 2

20
Conceito de Ética

Transcript of Ética no Antigo Testamento 2

Page 1: Ética no Antigo Testamento 2

Conceito de Ética

Page 2: Ética no Antigo Testamento 2

Conceito de Ética

• Ética (do grego ethos, significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. De acordo com Champlin e Bentes, ética é “ A teoria da natureza do bem e como ele pode ser alcançado”. Para Claudionor de Andrade, é o “Estudo sistemático dos deveres e obrigações do indivíduo, da sociedade e do governo.(Dicionário Teológico, pg.121).

• A Ética diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

Page 3: Ética no Antigo Testamento 2

O objetivo da Ética

• “Estabelecer o que é certo e o que é errado”. (Dicionário Teológico, pg.121).

Page 4: Ética no Antigo Testamento 2

Definição da Ética Cristã • A palavra “ética” vem do grego ETHOS e se

refere aos costumes ou práticas que são aprovados por uma cultura.

• A ética é a ciência da moral ou dos valores e tem a ver com as normas sob as quais o individuo e a sociedade vive, podem variar de uma cultura para a outra, o que vai depender da fonte de autoridade que lhes serve de fundamento.

Page 5: Ética no Antigo Testamento 2

A Ética cristã tem elementos distintivos em relação a outros sistemas. • O teólogo Emil Brunner declarou que a ética cristã é a ciência da conduta humana

que se determina pela conduta Divina. (Deus). • • (L.S Keyser)... A ciência que trata das origens, princípios, e praticas do que é certo

e do que é errado a luz das escrituras. • • Os fundamentos da ética Cristã encontram-se nas escrituras do Antigo Testamento

e do Novo Testamento, entendidas como a revelação especial de Deus aos seres humanos.

• • Para os que crêem em Jesus Cristo como Salvador e Senhor de suas vidas, o certo

ou o errado devem ter como base a Bíblia Sagrada, considerada como “regra de fé e prática”, conforme bem a definiram Lutero e outros reformadores.

• Ética Cristã não é patrimônio de um povo ou de uma civilização, mas o guia para todos os povos, o Supremo Mestre da moralidade, Jesus Cristo, é “A Luz do mundo, que ilumina a mente de todo mundo” (Is 9.2).

Page 6: Ética no Antigo Testamento 2

Importância da Ética Cristã

• A ética

cristã ajuda as pessoas a encarar seus valores e deveres de uma perspectiva correta, a perspectiva de Deus. Ela mostra ao ser humano o quanto está distante dos alvos de Deus para a sua vida, mas o ajuda a progredir em direção esse ideal.

Page 7: Ética no Antigo Testamento 2

A ÉTICA DO ANTIGO TESTAMENTO

Page 8: Ética no Antigo Testamento 2

Primeira falta de Ética do Homem

Page 9: Ética no Antigo Testamento 2

O Pecado do Éden

• Desde a Criação do mundo, do homem, da mulher e a confiança em ambos depositada pelo Criador logo definiu qual deveria ser o padrão de conduta para merecer o recebimento das bênçãos Divinas: um compromisso estabelecido, uma palavra dada sempre devem ser mantidos. Esta é uma entre tantas lições que se aprende do pecado ocorrido no Éden.

Page 10: Ética no Antigo Testamento 2

Exemplo de Ética do homem

Page 11: Ética no Antigo Testamento 2

O dilúvio

• O Dilúvio que devastou o mundo a fim de purificá-lo com suas águas, poupou um único homem bom e justo, Noé e sua família, fornecendo uma prova ímpar sobre a importância de quem se conduz com moralidade no mundo.

Page 12: Ética no Antigo Testamento 2

O Resultado

Page 13: Ética no Antigo Testamento 2

Jacó e Labão

Page 14: Ética no Antigo Testamento 2

Cumprimento de compromisso

• Jacó, apesar de tantas vezes ter sido enganado por seu sogro Labão, homem sem escrúpulos, que trocava um sem número de vezes sua palavra, cumpriu compromissos mesmo duvidosos a fim de manter intacta sua integridade, o que o levou a sacrificar 20 anos de sua vida trabalhando sem trégua.

Page 15: Ética no Antigo Testamento 2

O caráter ético de Deus

• A religião dos judeus tem sido descrita como “monoteísmo ético”. O Velho Testamento fala da existência de um único DEUS, o criador e Senhor de todas as coisas. Esse Deus é pessoal e tem um caráter positivo, não negativo ou neutro. Esse caráter se revela em seus atributos morais. Deus é Santo (Lv 11, 45; Sl 99, 9), justo (Sl 11, 7; 145, 17), verdadeiro (Sl 119, 160; Is 45, 19), misericordioso (Sl 103, 8; Is 55, 7), fiel (Dt 7, 9; Sl 33, 4).

Page 16: Ética no Antigo Testamento 2

FUNDAMENTOS DA ÉTICA NO ANTIGO TESTAMENTO

Page 17: Ética no Antigo Testamento 2

O Caráter Ético de Deus

• A religião dos judeus tem sido descrita como “monoteísmo ético”. O Velho Testamento fala da existência de um único DEUS, o criador e Senhor de todas as coisas. Esse Deus é pessoal e tem um caráter positivo, não negativo ou neutro. Esse caráter se revela em seus atributos morais. Deus é Santo (Lv 11, 45; Sl 99, 9), justo (Sl 11, 7; 145, 17), verdadeiro (Sl 119, 160; Is 45, 19), misericordioso (Sl 103, 8; Is 55, 7), fiel (Dt 7, 9; Sl 33, 4).

Page 18: Ética no Antigo Testamento 2

A natureza moral do homem • A Escritura afirma que Deus criou o ser

humano à sua semelhança (Gn 1, 26-27). Isso significa que o homem partilha, ainda que de modo limitado, do caráter moral de seu Criador. Embora o pecado haja distorcido essa imagem divina no ser humano, não a destruiu totalmente. Deus requer uma conduta ética das suas criaturas: “Sede santos porque eu sou santo” (Lv 19, 2; 20, 26).

Page 19: Ética no Antigo Testamento 2

A Lei de Deus

• A lei expressa o desejo que Deus tem de que as suas criaturas vivam vidas de integridade. Há três tipos de leis no Antigo Testamento: cerimoniais, civis e morais. Todas visavam disciplinar o relacionamento das pessoas com Deus e com o seu próximo. A lei inculca valores como a solidariedade, o altruísmo, a humildade, a veracidade, sempre visando o bem-estar do indivíduo, da família e da coletividade.

Page 20: Ética no Antigo Testamento 2

Os Dez Mandamentos

• A grande síntese da moralidade bíblica está expressa nos Dez Mandamentos (Ex 20, 1-17; Dt 5, 6-21). As chamadas “duas tábuas da lei” mostram os deveres das pessoas para com Deus e para com o seu próximo.