Fichamento Notas de Campo

2
BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Notas de Campo. In: ______. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, 1994. p. 150-175. Durante o texto os autores entram na temática notas de campo, um instrumento de cunho qualitativo em pesquisas. Esta, que é ligada à descrição, seja de pessoas, acontecimentos, locais, entre outros, acontece em forma de registro de ideias e reflexões. Segundo Bogdan e Biklen (1994), notas de campo são: “o relato escrito daquilo que o investigador ouve, vê, experiencia e pensa” (p.150) Para os autores, a prática de realizar uma nota de campo se torna mais aprimorada conforme o tempo, através da prática. Segundos estes, a nota de campo pode se dividir em parte descritiva – parte extensa em que os detalhes sobre sujeitos, espaços, ações ocorridas são escritas, usando-se palavras concretas; E reflexiva, sendo esta mais subjetiva, constando impressões do autor, reflexões, problematizações, entre outros elementos. Os aspectos descritivos, segundo Bogdan e Biklen (1994) são: “ Retratos dos sujeitos – aparência, maneira de vestir-se, de agir, suas particularidades; Reconstrução dos diálogos – conversas entre sujeitos e entre sujeito-pesquisador; Descrição do espaço – descrição dos objetos, espaços percorridos; Relatos de acontecimentos particulares – relatos de quem participava da ação, o que acontecia, de qual maneira; Descrição das atividades – tanto das atividades quanto do comportamento de cada indivíduo; e Comportamento do observador” (p. 163-164) Já os aspectos reflexivos são: “ Reflexões sobre a análise – especular o que está investigando; Reflexões sobre o método – procedimentos e estratégias utilizados, para melhor solucionar de problemáticas relacionadas; Reflexões sobre conflitos e dilemas étnicos – auxiliam a resolver

description

Fichamento Notas de Campo: BOGDAN; BIKLEN, 1994.

Transcript of Fichamento Notas de Campo

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Notas de Campo. In: ______. Investigao qualitativa em educao. Porto: Porto, 1994. p. 150-175.

Durante o texto os autores entram na temtica notas de campo, um instrumento de cunho qualitativo em pesquisas. Esta, que ligada descrio, seja de pessoas, acontecimentos, locais, entre outros, acontece em forma de registro de ideias e reflexes.Segundo Bogdan e Biklen (1994), notas de campo so: o relato escrito daquilo que o investigador ouve, v, experiencia e pensa (p.150)Para os autores, a prtica de realizar uma nota de campo se torna mais aprimorada conforme o tempo, atravs da prtica. Segundos estes, a nota de campo pode se dividir em parte descritiva parte extensa em que os detalhes sobre sujeitos, espaos, aes ocorridas so escritas, usando-se palavras concretas; E reflexiva, sendo esta mais subjetiva, constando impresses do autor, reflexes, problematizaes, entre outros elementos.Os aspectos descritivos, segundo Bogdan e Biklen (1994) so:

Retratos dos sujeitos aparncia, maneira de vestir-se, de agir, suas particularidades; Reconstruo dos dilogos conversas entre sujeitos e entre sujeito-pesquisador; Descrio do espao descrio dos objetos, espaos percorridos; Relatos de acontecimentos particulares relatos de quem participava da ao, o que acontecia, de qual maneira; Descrio das atividades tanto das atividades quanto do comportamento de cada indivduo; e Comportamento do observador (p. 163-164)

J os aspectos reflexivos so:

Reflexes sobre a anlise especular o que est investigando; Reflexes sobre o mtodo procedimentos e estratgias utilizados, para melhor solucionar de problemticas relacionadas; Reflexes sobre conflitos e dilemas tnicos auxiliam a resolver problemticas relacionadas aos sujeitos e preocupaes do observador; Reflexes sobre o ponto de vista do observador os observadores apesar de tentarem, no tm um pensamento neutro acerca de diversas situaes e sujeitos. Pensar sobre estes pontos de vista e modificar quando necessrio so importantes para a pesquisa; Pontos de clarificao frases ou notas que esclarecem o que ficar confuso. (BOGDAN; BIKLEN, 1994, p. 166-167)

Um elemento importante a refletir a neutralidade deste instrumento, sendo importante um equilbrio entre descrio e reflexo em sua nota. Quanto ao seu formato, segundo os autores, deve conter um cabealho em sua primeira pgina, com informaes sobre a nota (horrio, observao, entre outros).Outro elemento que os autores enfatizam so as informaes da nota. Esta deve ser realizada subsequente aos acontecimentos e em locais tranquilos, uma vez que todos os elementos esto ainda vivos na memria do observador, realizando ento um relato rico em detalhes.Um recurso citado pelos autores para o auxlio da realizao das notas de campo so os gravadores. O uso gravador traz uma nota mais completa, uma vez que o mesmo registra toda a conversa/entrevista realizada, transcrita em sequencia, sendo este um trabalho minucioso e detalhista para que todas as informaes sejam obtidas. Dicas como ter em mos um gravador em bom estado, de fcil manuseio, que produza gravaes de udio claras, realizao de teste antes de utiliz-lo, alm de cabealho nas gravaes so dadas por Bogdan e Biklen (1994), auxiliando este tipo de pesquisa.